O QUE É ARTE?
Arte é uma atividade humana que compreende a expressão e a representação de sensações ou da natureza, de forma criativa e estética, ou seja, é a “ciência do belo”.
Segundo o filósofo alemão Hegel (1770-1831), há várias concepções de arte:
- Imitação da natureza;
- Despertar da alma;
- Função moralizadora.
Seja como for e em que tempo ocorreu, sabemos que:
- As obras de arte não são produtos naturais, mas sim realizações humanas;
- São criadas pelo homem, baseadas no mundo sensível e dirigidas aos sentidos do ser humano.
Ao longo da História, a produção artística transformou-se de acordo com o modo de organização social e econômica e com as descobertas técnicas e científicas. Portanto, a arte não pode e não deve ser compreendida de forma alienada da própria História da Humanidade.
Hoje, quando se fala em arte, é preciso especificar exatamente sobre o que está se falando, uma vez que as formas de expressão artística são muitas. Fala-se em sétima arte - o cinema - mas existem mais formas de expressões artísticas, algumas ainda nem definidas.
O termo Belas-Artes costuma indicar as artes plásticas, principalmente a pintura, a escultura e a arquitetura. Porém, vamos destacar outras formas de expressão artística como a dança, a música, o teatro, o cinema, além das formas derivadas e compostas de expressão artística.
ESCULTURA - Arte tridimensional que utiliza rochas variadas como granito, marfim, mármore, metais, madeira, chifres, conchas, penas, dentes de animais e, no final do século XX, materiais sintéticos, para a elaboração de peças e imagens representativas.
PINTURA - Expressão plástica bidimensional que compreende as representações pictóricas (retratos, paisagens, cenas, objetos ou elementos da natureza), as formas geométricas e representações abstratas (não-figurativas). A pintura é responsável por registros históricos desde o tempo em que o homem habitava as cavernas.
ARQUITETURA - Arte de construir e edificar, é a expressão artística que identifica de forma mais imediata e externa toda uma sociedade ou período. A arquitetura revela muito da história, do modo de organização, dos hábitos, das dificuldades de uma sociedade. E pode ainda ser vista como uma “obra de arte”.
DANÇA - Forma de arte que utiliza, basicamente, a expressão corporal. A dança, juntamente com a música, em alguns momentos da História do homem, esteve vinculada aos rituais de magia, festas profanas e religiosas. Atualmente, há várias formas e estilos de dança, uso de terminologia específica e a atividade ganhou status de espetáculo. As danças folclóricas e os folguedos continuam a fazer parte da vida social de algumas comunidades, porém, nos centros urbanos, dançar tornou-se sinônimo de cuidado com o corpo e lazer.
MÚSICA - Expressão artística que utiliza sons produzidos e organizados pelo homem com ou sem uso de instrumentos. Já existia nos rituais mágicos das sociedades primitivas e continua tendo uma participação importante nas comunidades religiosas. Pode se manifestar por meio de orquestras, corais, bandas, solistas vocais ou instrumentais, e sofreu importantes transformações nas últimas décadas com o advento de instrumentos elétricos, dos sintetizadores e das modernas técnicas de gravação.
TEATRO - A palavra teatro pode significar o imóvel onde se realizam espetáculos ou a arte de representar, em que se faz necessária a presença de três elementos: o ator, o texto e o público. De posse desses três elementos, a expressão teatral ocorre, podendo fazer uso de recursos de outras “artes” como a música, a literatura, a dança, a pintura, a escultura, a arquitetura, e também o vídeo, a fotografia, o cinema. O teatro popular, de rua, de bonecos, nas pequenas cidades, é um catalisador cultural.
CINEMA - É também considerada uma forma de arte dramática como o teatro, porém utiliza-se de uma tecnologia mais recente, como câmeras e técnica de edição. Além destas formas de expressão, podemos ainda citar a fotografia, uma precursora do cinema; as modernas “instalações”, que são um misto de cenografia e escultura; as performances, que podem ser consideradas uma forma de teatro relâmpago, etc.
Atividade
1) Leia o trecho da música Sambada dos Mestres, de Antônio Nóbrega e Wilson Freire, e responda as questões a seguir:
As sete chaves das artes
Eu trago todas comigo.
Com elas na minha mão
Enfrento qualquer perigo.
As tenho como presentes
dos mestres, grandes amigos.
O que quer dizer as sete chaves das artes?
Quais seriam estas sete chaves?
Por que elas possibilitam enfrentar qualquer perigo?
Quais são os mestres do texto? Qual a relação com as histórias da Idade Média?
2) Faça uma coletânea de fotos, ilustrações, desenhos ou imagens que representem as diversas formas de expressões artísticas e monte uma exposição de cartazes.
3) Cada grupo deverá trazer um cartaz, contendo uma pequena história de uma expressão artística, destacando o nome de um artista brasileiro com fotos ou desenhos ou, se houver, de artistas da região.
4) Monte um mini-festival de arte e cultura brasileira:
- Teatro: prepare uma apresentação de texto de autor brasileiro ou escreva seu próprio texto sobre o tema das artes no Brasil ou “coisas” do Brasil;
- Dança: monte com seu grupo uma pequena coreografia, utilizando música brasileira;
- Música: prepare uma apresentação de canções brasileiras. Organize um coral ou construa os instrumentos musicais com sucatas;
- Cinema: organize uma mostra de filmes brasileiros. Sugestões: Bye, bye Brasil; Central do Brasil; A Hora da Estrela ou outros filmes que destaquem a cultura e a arte do Brasil;
- Exposições: organize exposições de fotografias, artesanato ou outras modalidades de arte local.
5) Viagem pela música: cada grupo de alunos deve pesquisar três canções brasileiras que falem de três lugares diferentes. Apresentar para a sala de aula, localizando os lugares em um mapa e expondo características gerais do local: geografia, história, curiosidades.

Fonte: CAMINHOS DO FUTURO

PDF