1. (AOCP 2018) Sobre as características geográficas do litoral brasileiro, assinale a alternativa correta.
A) De acordo com a classificação de Koppen-Geiger, ocorre predominantemente no litoral brasileiro o clima Cwa, mesotérmico, úmido, com verão brando.
B) A grande umidade encontrada em toda extensão litorânea do Brasil está associada à dinâmica da massa de ar tropical continental.
C) O solo mais comum na faixa litorânea é o Chernossolo, conhecido também como massapê.
D) Os fiordes, paredões esculpidos pela ação da erosão marítima, são muito comuns no litoral nordestino.
E) O relevo é formado comumente por planícies, superfícies essencialmente planas, nas quais o processo de sedimentação supera o de erosão.


 
2. (Quadrix 2018) O chefe de pesquisa e desenvolvimento, Vinicius Benites, e o  pesquisador  Enio  Fraga  da  Silva,  ambos  da Embrapa Solos  (Rio de  JaneiroRJ), estiveram na Etiópia – o segundo país mais populoso da África, com cem milhões de habitantes –, entre os dias 3 e 9 de junho último, a convite da Agência  Brasileira  de  Cooperação  (ABC),  para  levar  àquele país africano a expertise brasileira em manejo de solos ácidos, em projeto com duração de dois anos.
Internet: <www.embrapa.br>.
Um problema típico de solos de regiões tropicais é a acidez. Nessa área, a Embrapa tem larga experiência. Uma técnica utilizada em diversas regiões do Brasil para corrigir esse fator limitante dos solos é o(a).
A) implementação de mecanismos de irrigação, já que os solos ácidos são sempre secos.
B) calagem, que consiste em adição de cálcio e magnésio ao solo, corrigindo a acidez e otimizando seu aproveitamento agrícola.
C) terraceamento, evitando a perda da camada superficial do solo e a lixiviação.
D) adubação simples com alumínio, fósforo e potássio (NPK).
E) implantação das curvas de nível, que impedem a laterização, principal causadora da acidez dos solos.
 

3. (IBADE 2018) O solo é o resultado de mudanças ocorridas nas rochas, chamadas de intemperismo. A análise do perfil do solo é realizada pela observação de camadas denominadas horizontes. A respeito dos horizontes que compõem o solo, assinale a alternativa correta.
A) O horizonte O é formado por uma camada de pouca matéria orgânica.
B) O Horizonte R corresponde a região pobre em matéria orgânica rica em compostos de ferro.
C) O Horizonte A e formado por minerais de quartzo e rochas.
D) O Horizonte C é a camada mineral pouco ou parcialmente alterada, mas que pode estar bem intemperizada.
E) O Horizonte B é formado pela rocha matriz que deu origem ao solo.
 

4. (ADM&TEC 2019) Leia as afirmativas a seguir:
I. Solo é a coletividade de indivíduos naturais, na superfície da terra, eventualmente modificado ou mesmo construído pelo homem, contendo matéria orgânica viva e servindo ou sendo capaz de servir à sustentação de plantas ao ar livre. Na superfície terrestre, podemos encontrar diversos tipos de solo. Cada tipo possui características próprias, tais como densidade, formato, cor, consistência e formação química.
II. A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. A água em estado líquido passa para a atmosfera em forma de vapor, em um processo chamado de sublimação. É abundante no universo, inclusive na Terra, onde cobre grande parte de sua superfície, sendo o maior constituinte dos fluidos dos seres vivos.
Marque a alternativa CORRETA:
A) As duas afirmativas são verdadeiras.
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
D) As duas afirmativas são falsas.
 

5. (ADM&TEC 2019) Leia as afirmativas a seguir:
I. O clima tropical não está presente no território brasileiro, pois caracteriza-se pelas temperaturas altas.
II. As placas tectônicas são os imensos blocos que formam o núcleo do nosso planeta, sustentando os continentes, apenas.
Marque a alternativa CORRETA:
A) As duas afirmativas são verdadeiras.
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
D) As duas afirmativas são falsas.
 

6. (IF-SP 2019) Habitamos a superfície da Terra e dependemos, para viver, dos materiais disponíveis. Esses, em sua maior parte, são produtos das transformações que a crosta terrestre sofre na interação com a atmosfera, a hidrosfera e biosfera, ou seja, são produtos do intemperismo.
TEIXEIRA, W., et al. (org.). Decifrando a Terra, 2009.
A formação das “juntas de alívio” é associada a qual tipo de intemperismo:
A) Intemperismo biológico.
B) Intemperismo químico.
C) Intemperismo físico.
D) Intemperismo orgânico.
 

7. (FUMARC 2018) Ao se aplicar uma carga na superfície de um terreno, numa área bem definida, os acréscimos de tensão numa certa profundidade não se limitam à projeção da área carregada. Nas laterais da área carregada também ocorrem aumentos de tensão, que se somam às anteriores devido ao peso próprio.
Considerando essas tensões verticais devidas a cargas aplicadas na superfície do terreno, é CORRETO afirmar:
A) A área atingida diminui com a profundidade.
B) A somatória dos acréscimos de tensões verticais, nos planos horizontais, em qualquer profundidade, é crescente.
C) Os acréscimos das tensões abaixo da área carregada diminuem à medida que a profundidade aumenta.
D) Quando se unem os pontos no interior do subsolo em que as tensões são de mesmo valor, têm-se linhas chamadas de bulbos de tensões.
 

8. (FUMARC 2018) A capacidade de infiltração, característica da infiltração, é a quantidade máxima de água que um solo, sob uma dada condição, pode absorver na unidade de tempo por unidade de área horizontal
É uma grandeza NÃO característica da infiltração:
A) Distribuição Granulométrica.
B) Escoamento subsuperficial.
C) Porosidade.
D) Retenção Específica.
 

9. (CESGRANRIO 2018) São microfósseis utilizados em análises bioestratigráficas de estratos mesozoicos e cenozoicos:
A) acritarcas e radiolários
B) acritarcas e dinoflagelados
C) foraminíferos e nanofósseis calcários
D) foraminíferos e conodontes
E) nanofósseis calcários e conodontes
 

10. (CESGRANRIO 2018) Em uma sequência de Vail, o trato de sistemas de mar alto é limitado, na base, pela
A) discordância erosiva
B) superfície transgressiva
C) superfície de ravinamento
D) superfície de regressão forçada
E) superfície de inundação marinha máxima
 

 
11. (CESGRANRIO 2018) Dobras podem ocorrer em regime de deformação
A) distensivo, apenas
B) transcorrente, apenas
C) compressivo, apenas
D) compressivo e transcorrente, apenas
E) compressivo, distensivo e transcorrente
 

12. (IDHTEC 2019) Sobre espodossolos é INCORRETO afirmar:
A) Apresentam diferenciação significativa entre os horizontes e, na maioria das vezes, tem um horizonte espódico de cores escurecidas ou avermelhadas/amareladas, precedidos de um horizonte eluvial e (muitas vezes albico).
B) O horizonte espódico ocorre a profundidades variáveis, e em alguns pontos da região Amazônica encontra-se a profundidades superiores a 3 metros.
C) São em geral muito ricos no tocante a nutrientes minerais e tem textura arenosa predominantemente.
D) Encontram-se distribuídos esparsamente ao longo da costa leste brasileira, sendo sua mais expressiva ocorrência na região Amazônica (Amazonas, Roraima) e no Pantanal Mato-grossense.
E) Quando muito, são explorados com pastoreio extensivo de gado bovino.
 

13. (ADM&TEC 2020) Analise as afirmativas a seguir:
I. O cerrado localiza-se em uma região na parte central do Brasil e apresenta características de vegetação, de solo, de clima e de topografia homogêneos em toda a sua extensão. O cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira, superado apenas pela floresta amazônica.
II. Para o desenvolvimento dos seres vivos, são necessários calor e água. O ciclo vegetativo e a fenologia da biosfera são reguladas nas regiões intertropicais pelo regime de precipitação e, nas regiões extratropicais, pelo regime térmico.
III. No sul do Brasil, a vegetação composta por campos limpos é chamada de estepes úmidas. De um modo geral, o campo limpo é destituído de árvores, com uma composição bastante uniforme e com arbustos espalhados e dispersos. O solo dessa região é revestido de gramíneas, subarbustos e ervas.
Marque a alternativa CORRETA:
A) Nenhuma afirmativa está correta.
B) Apenas uma afirmativa está correta
C) Apenas duas afirmativas estão corretas.
D) Todas as afirmativas estão corretas.
 

14. (CONSESP 2018) Apesar dos contrastes no seu clima, geografia e solos o Canadá é um dos mais importantes no comércio internacional representado por seus excelentes grãos, sementes oleosas, verduras e legumes, carnes e lacticínios.
Assinale a alternativa que explica como o Canadá consegue produzir cereais para gerar excedente para a exportação.
A) A produção de cereais é feita em estufas que impedem o congelamento das plantas e diminui a incidência de pragas.
B) Nas planícies centrais do sul do país, o frio é menos rigoroso e o solo de Prairie é fértil; a produção de cereais é realizada em grandes propriedades e muito mecanizada.
C) O país desenvolveu pesquisas nanotecnológicas e transgênicas possibilitando cultivar em pequenas áreas, inclusive em áreas urbanas.
D) Como no Sul o inverno é rigoroso, a agricultura só é possível nas planícies de solo úmido do Norte, realizadas em grandes propriedades mecanizadas e monocultoras.
 

15. (IBADE 2020) Para a construção de pequenas barragens de aterro, a caracterização geológico-geotécnica deve incluir informações relativas à geologia, à sismicidade, às condições de fundação e aos materiais de construção. É recomendada a consideração da geologia regional e local, da sismicidade, do potencial de escorregamento na zona do reservatório e das condições de fundação para as estruturas e os órgãos hidráulicos. Em fundações rochosas aflorantes poderá ser dispensada a realização de ____________________. Entretanto, se existir solo com alguma espessura, será necessário proceder a ________________________ designadamente, através de sondagens quando a espessura do solo de cobertura ultrapassar 3,5 m.
Os termos que completam corretamente o texto acima são, respectivamente:
A) prospecção superficial / prospecção profunda.
B) escavação/ escavação com britadeira.
C) revestimento em concreto/ revestimento em concreto no vertedouro.
D) entrada de vertedouro/ revestimento em concreto no vertedouro.
E) prospecção em profundidade/ prospecção subsuperficial.