PDF


7º Ano – Prova sobre as regiões Norte e Centro-Oeste

1. Observe a imagem a seguir e descreva como a atividade retratada ocasiona problemas ambientais para a Região Norte, principalmente para a Floresta Amazônica.

 


2. Marque um X na alternativa que descreva corretamente os problemas que são enfrentados por Brasília e pelas cidades-satélite.

a) As cidades-satélite não apresentam problemas urbanos, pois foram planejadas.

b) Brasília não necessita da mão de obra da população que vive nas cidades-satélite.

c) As cidades-satélite foram planejadas para serem centros industriais e núcleos com autonomia política.

d) O crescimento desordenado tanto de Brasília quanto das cidades-satélite ocasionou problemas de atendimento às necessidades básicas da população.

 

3. Antes da chegada dos portugueses ao território brasileiro, esta terra já era habitada pelos povos indígenas que, aos poucos, foram dizimados e perderam seu território. Em 1973, foi criado o Estatuto do Índio, no qual se estabeleceu o direito dos povos indígenas ao seu território e determinou um prazo de cinco anos para a demarcação definitiva de todas essas terras pela Funai.

Sabendo disso, responda: qual a importância da demarcação das terras para os povos indígenas?

 

4. Leia as frases a seguir e assinale (A) para as características das matas de terra firme e (B) para as características das matas de igapó.

(___) Desenvolvem-se em áreas mais próximas de rios e igarapés.

(___) São áreas raramente atingidas pelas cheias dos rios.

(___) Recobrem cerca de 70% da Amazônia e localizam-se nas áreas de altitudes mais elevadas.

 

5. A Floresta Amazônica não se encontra somente em território brasileiro, estendendo-se também por outros países. Marque um X na alternativa que indique países pelos quais a Floresta Amazônica se estende.

a) Argentina, Colômbia, Equador, Peru e Chile.

b) Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Bolívia.

c) Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

d) Uruguai, Argentina, Equador, Peru e Bolívia.

 

6. O Cerrado está presente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. É composto de uma diversidade de espécies vegetais e animais.

Descreva como o desenvolvimento das atividades agropecuárias tem interferido na formação vegetal do Cerrado na região Centro-Oeste e quais as consequências para a fauna e a flora dessa região.

 

7. Assinale com X a alternativa que descreve corretamente as características da atividade industrial da região Centro-Oeste.

a) A atividade industrial tem entrado em decadência na região por falta de matérias-primas.

b) Vem ocorrendo uma expansão da atividade industrial na região, principalmente, de agroindústrias.

c) A decadência da atividade industrial é decorrente da decadência das atividades agropecuárias na região.

d) As atividades da agricultura e da pecuária não estão relacionadas à atividade industrial do Centro-Oeste.

 

8. Marque um X na alternativa que apresente três das medidas tomadas pelo governo federal para integrar o Centro-Oeste ao restante do país.

a) Construção de Brasília, expansão de atividades agropecuárias, investimento na rede viária.

b) Expansão de atividades industriais, financiamento para a compra de terras, novas leis ambientais.

c) Construção de mais indústrias, expansão de atividades agropecuárias, investimento na rede viária.

d) Construção de Brasília, expansão de atividades agropecuárias, novas leis ambientais.

9. Sobre os aspectos naturais da região Centro-Oeste, assinale (V) para as frases verdadeiras ou (F) para as falsas.

(__) O clima da região Centro-Oeste apresenta duas estações bem definidas: uma seca e uma chuvosa.

(__) As principais formações vegetais nativas dessa região são a Caatinga e a Floresta Amazônica.

(__) A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) reconheceu, em 1993 e 2000, respectivamente, a formação de Cerrado e do Pantanal como patrimônios naturais da humanidade.

 

10. Marque um X na alternativa que apresenta informações corretas sobre as populações ribeirinhas.

a) A concentração de empresas nas margens dos rios atrai as populações das comunidades ribeirinhas.

b) A população ribeirinha, ou povo ribeirinho, reside nas proximidades dos rios em casas chamadas palafitas.

c) A pesca e a coleta de produtos da floresta são as principais atividades dessas comunidades.

d) A população ribeirinha tem um modo de vida urbano e sua relação com a natureza é quase inexistente.

e) Os rios não fazem parte do cotidiano das populações ribeirinhas, pois não dependem dele para obter alimento e renda.

 

Gabarito e orientações com base nas respostas dos alunos

 

1. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de identificar os problemas decorrentes do desmatamento na Floresta Amazônica.

Habilidades relativas à BNCC: (EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

Resposta: Atividade da pecuária, provoca desmatamento para a formação de pastagens e, consequentemente, extermina espécies animais e vegetais.

O aluno que apresentar respostas muito diferentes da esperada, possivelmente apresenta dificuldades de identificar os problemas ambientais decorrentes do desmatamento.

Nesse caso, é necessário retomar o conteúdo. Escreva na lousa os problemas que o desmatamento pode acarretar na Floresta Amazônica, como erosão, extinção de espécies de animais, empobrecimento dos solos, ou seja, os solos perdem seus nutrientes e tornam-se impróprios para o plantio, e perda de biodiversidade da fauna e da flora nativas.

Abra uma discussão com o aluno visando à proposta de algumas soluções, como leis ambientais mais rígidas, aumento da fiscalização, campanhas de conscientização para o replantio e evitar a compra de gado de regiões oriundas de desmatamento.

Após a discussão, oriente o aluno a escrever frases que motivem a preservação da Floresta Amazônica, como “Preservar a Floresta Amazônica é preservar a vida”; “Diga não ao desmatamento da Floresta Amazônica”.

2. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de identificar problemas urbanos em Brasília e nas cidades-satélite.

Habilidades relativas à BNCC: (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

Resposta: Alternativa D.

Caso o aluno marque a alternativa A, B ou C, possivelmente está com dificuldade de identificar os problemas urbanos enfrentados em Brasília e nas cidades-satélite. Nesse caso, é necessário retomar o conceito. Por meio de um mapa, oriente o aluno a identificar algumas cidades-satélite de Brasília. Algumas RA’s (Regiões Administrativas): Gama; Taguatinga; Brazlândia; Sobradinho; Planaltina; Paranoá; Núcleo Bandeirante; Ceilândia; Guará; Cruzeiro; Samambaia; Santa Maria; São Sebastião; Recanto das Emas; Lago Sul; Riacho Fundo; Lago Norte; Candangolândia.

As cidades-satélite, atualmente, abrigam uma população equivalente a 2,3 milhões de habitantes, ou seja, cerca de 81% da população do Distrito Federal. Como a oferta de emprego é menor em relação ao número de habitantes, a maioria dos moradores das cidades-satélite passa o dia trabalhando em Brasília. Por conta do intenso crescimento urbano, essas cidades enfrentam problemas de atendimento às necessidades básicas da população e com a violência.

Traga manchetes ou reportagens de jornais que abordem esse assunto e abra um debate em sala, solicitando aos alunos que deem sugestões de soluções que podem ser reivindicadas pela população dessas cidades. Faça analogias dos problemas estudados com o lugar onde vivem.

3. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de compreender a importância da demarcação de terras indígenas para a preservação de suas gerações, culturas e tradições.

Habilidades relativas à BNCC: (EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

Resposta: A demarcação das terras indígenas é importante, principalmente para preservar as culturas e as tradições dos povos indígenas. Além disso, é um espaço que deve garantir a sobrevivência por meio do plantio, do extrativismo e da caça.

O aluno que apresentar resposta muito diferente da esperada, possivelmente está com dificuldade de associar a função da terra para as comunidades indígenas com a importância da demarcação.

Mostre ao aluno o mapa das terras indígenas no Brasil e solicite que pesquise no site da Funai a definição do que é uma terra indígena (TI).

Na definição da Funai:

“Terra Indígena (TI) é uma porção do território nacional, de propriedade da União, habitada por um ou mais povos indígenas, por ele(s) utilizada para suas atividades produtivas, imprescindível à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e necessária à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições. Trata-se de um tipo específico de posse, de natureza originária e coletiva, que não se confunde com o conceito civilista de propriedade privada.

O direito dos povos indígenas às suas terras de ocupação tradicional configura-se como um direito originário e, consequentemente, o procedimento administrativo de demarcação de terras indígenas se reveste de natureza meramente declaratória. Portanto, a terra indígena não é criada por ato constitutivo, e sim reconhecida com base em requisitos técnicos e legais, nos termos da Constituição Federal de 1988.”

Disponível em: <http://livro.pro/jruqqf>. Acesso em: 1º set. 2018.

Depois da leitura, peça ao aluno que escreva no caderno a importância da terra para as comunidades indígenas e, da mesma forma, a importância da terra para os não indígenas. Espera-se que o aluno escreva que a terra para os indígenas serve para retirar o sustento, sua produção é pensada de forma coletiva, respeitando os ciclos e produzindo somente o suficiente para a aldeia, não sendo explorada para obter qualquer forma de lucro, diferentemente dos não indígenas que veem na terra a possibilidade de produzir excedente para ter lucro.

 

4. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de identificar as diferenças entre as matas de terra firme e as matas de igapó.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

Resposta: B, A, B.

Espera-se que o aluno identifique as características das matas de igapó e as características das matas de terra firme.

As matas de igapó são aquelas sujeitas à invasão das águas dos rios com vegetação adaptada para sobreviver por longos períodos de submersão. Já as matas de terra firme são matas que raramente sofrem inundações dos rios.

O aluno que apresentar resposta muito diferente da esperada, possivelmente está com dificuldade de identificar as diferenças entre as matas de terra firme e as matas de igapó. Peça ao aluno que pesquise imagens de matas de igapó e de terra firme. Solicite que, em uma folha de cartolina (pode ser papel kraft), faça uma tabela com duas colunas. No topo de cada coluna, peça ao aluno que coloque o nome das matas (mata de terra firme e mata de igapó). Embaixo de cada nome de mata, o aluno deve colar imagens referentes a cada uma e escrever as características da mata.

Após organizar a tabela, solicite ao aluno que exponha na sala de aula o trabalho desenvolvido.

 

5. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de localizar os países que, além do Brasil, abrigam parte da Floresta Amazônica.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

Resposta: Alternativa C.

Caso o aluno apresente a alternativa A, B ou D, possivelmente está com dificuldade de localizar os países que possuem Floresta Amazônica além do Brasil. Nesse caso, é necessário retomar o conteúdo. Nessa atividade, é fundamental que se trabalhe com o mapa da América do Sul, para que o aluno possa identificar os países por onde se estende a Floresta Amazônica: Brasil, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, além do território da Guiana Francesa.

Imprima um mapa da América do Sul e oriente o aluno a identificar os países em que a Floresta Amazônica se estende. Em seguida, peça que escrevam no caderno os nomes dos países.

Se possível, complemente o estudo solicitando ao aluno que pesquise o que é biodiversidade (grande variedade de formas de vida – animais e vegetais – que é encontrada nos mais diferentes ambientes) e que traga imagens de animais e de vegetações da Floresta Amazônica. Essas imagens podem ser coladas em cartolina que será exposta em sala de aula.

 

6. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de reconhecer as características da vegetação do Cerrado e a importância das queimadas naturais nesse tipo de ambiente.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

Resposta: O desenvolvimento da atividade agropecuária vem desmatando extensas áreas de Cerrado no Centro-Oeste. A prática das queimadas, ainda, é utilizada para abrir áreas de plantio de soja, arroz, milho e para pastagem, sobretudo para a criação de gado bovino. As queimadas têm alterado significativamente a extensão original do Cerrado. Além disso, com a destruição da vegetação nativa do Cerrado, muitos animais estão perdendo seu hábitat natural.

O aluno que apresentar resposta muito diferente da esperada, possivelmente está com dificuldades de compreender o efeito prejudicial das queimadas e dos desmatamentos para a implantação de atividades agropecuárias.

Solicite ao aluno que pesquise e anote, no caderno, quais são as vegetações do Cerrado, suas principais características e a degradação do meio ambiente do Cerrado. Peça também ao aluno que aponte ações que podem contribuir para amenizar esse cenário que o Cerrado enfrenta nos dias atuais.

 

7. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de compreender o avanço do setor industrial na região Centro-Oeste do Brasil.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

Resposta: Alternativa B.

Caso o aluno marque a alternativa A, C ou D, possivelmente, apresenta dificuldade de compreender as características e a importância do setor industrial para a região Centro-Oeste. Nesse caso, retome o conceito. Para isso, solicite ao aluno que pesquise textos e imagens sobre a expansão da atividade industrial na região, sobretudo no setor das agroindústrias. Aproveite para explicar a intensa relação entre a produção agropecuária da região ao desenvolvimento desse setor de agroindústrias.

Peça que escrevam um texto com o resultado da pesquisa e colem-no, com as imagens, em uma cartolina e compartilhe o que descobriu com os colegas da sala de aula.

 

8. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de reconhecer as medidas do governo federal para integrar o Centro-Oeste ao restante do país.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

Resposta: Alternativa A.

Caso o aluno marque a alternativa B, C ou D, possivelmente apresenta dificuldade de reconhecer o processo histórico de ocupação e povoamento do Centro-Oeste por meio das medidas promovidas pelo governo. É necessário retomar o conceito. Faça um mapa conceitual sobre o processo de ocupação da região Centro-Oeste com os seguintes tópicos: construção de Brasília, expansão de atividades agropecuárias, investimento na rede viária, financiamento para a compra de terras e introdução de técnicas mais modernas na produção. Articule tais medidas e retome a repercussão de cada uma delas no povoamento e na integração da região Centro-Oeste.

 

9. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de identificar as características naturais da região Centro-Oeste.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

Resposta: V, F, V.

Caso o aluno apresente resposta muito diferente da esperada, possivelmente está com dificuldade em identificar as características naturais da região Centro-Oeste. Retome o conceito, mostrando um vídeo sobre a biodiversidade do Pantanal e do Cerrado, o regime de chuvas e as belezas naturais que tornaram essas formações reservas da biosfera.

Se considerar necessário, complemente solicitando aos alunos que pesquisem quais animais estão ameaçados de extinção no Pantanal. Peça que tragam imagens desses animais. Oriente a organização dessas imagens em uma cartolina e peça que seja elaborada uma frase de conscientização para a preservação desses animais.

 

10. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de compreender as principais características das populações ribeirinhas.

Habilidades relativas à BNCC: (EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

Resposta: Alternativa B.

Caso o aluno marque a alternativa A, C ou D, possivelmente está com dificuldade de compreender o modo de vida da população ribeirinha. Oriente o aluno a fazer uma pesquisa sobre o modo de vida dos ribeirinhos, enfocando as atividades desenvolvidas por eles, como artesanato, pesca e pecuária. Para que o aluno possa compreender as dificuldades enfrentadas pelos alunos ribeirinhos ao acesso à escola, mostre vídeos que apresentem essa realidade.