PDF

1. Analise as questões entre a relação dos povos indígenas e os colonizadores durante o processo de colonização em território brasileiro. Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas.

(__) Na época da chegada dos colonizadores portugueses, os povos indígenas distribuíam-se pelo território que viria a ser o Brasil.

(__) Durante o processo de colonização, os povos indígenas mostraram aos portugueses todos os seus conhecimentos na manipulação de metais utilizados na confecção de espadas, facas, enxadas, entre outros artefatos.

(__) O convívio entre os povos indígenas que habitavam as terras brasileiras e os portugueses não foi amistoso, já que muitas tribos foram dizimadas.

 

2. Na constituição brasileira de 1988, em seu artigo 231, encontramos as regras sobre a demarcação das terras indígenas:

 

§ 1º - São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.

 

Disponível em: <http://livro.pro/jywhzb>. Acesso em: 25 ago. 2018.

 

Marque um X na alternativa que indica o objetivo da demarcação das terras indígenas.

a) A demarcação serve para delimitar o espaço para que os turistas possam adquirir os produtos artesanais indígenas.

b) As demarcações de terras indígenas têm a função de delimitar o início das áreas rurais e urbanas dos municípios.

c) As demarcações de terras indígenas servem para que os indígenas não usufruam dessas áreas.

d) As terras indígenas são demarcadas para que diferentes povos indígenas possam ocupá-las e viver nelas conforme seus costumes.

 

3. Marque um X na sequência das palavras que completam corretamente o texto a seguir.

Calcula-se que quando os ______________ chegaram ao Brasil em 1500 começou uma intensa extração de _________________ que, junto ao cultivo de cana-de-açúcar e a expansão urbana, devastaram quase toda a ___________________; atualmente restam somente 3% de sua floresta original.

a) africanos, pau-brasil, Floresta de Araucária.

b) indígenas, ipê roxo, Floresta Amazônica.

c) portugueses, pau-brasil, Mata Atlântica.

d) espanhóis, peroba, Mata Ciliar.

 

4. Observe a imagem abaixo.

 

a) Escreva uma legenda descrevendo a foto acima, indicando que tipo de problema ambiental ela retrata.

 

b) O que pode ocorrer com a biodiversidade existente nas áreas das diferentes formações vegetais que ainda restam no território brasileiro?

 

c) Indique uma proposta possível para amenizar os problemas ocasionados pelo desmatamento.

 

5. Marque um X na alternativa que apresenta as cinco grandes regiões do IBGE.

a) Região Norte, Região Nordeste, Região Centro-Oeste, Região Sudeste, Região Sul.

b) Região Nordeste, Região Centro-Sul, Região Sudeste, Região Sul, Região Norte.

c) Região Nordeste, Região do Semiárido, Região Centro-Oeste, Região Sudeste, Região Sul.

d) Região Norte, Região Nordeste, Região Centro-Oeste, Região Sudeste, Amazônia.

 

6. Historicamente, a mecanização e os avanços tecnológicos presentes no campo estão diretamente relacionados às revoluções industriais, na medida em que proporcionaram avanços nos meios de produção. Sabendo disso, responda:

a) Quais as consequências dessa modernização para a área rural?

 

b) Como se chama o deslocamento do trabalhador da área rural para a área urbana? Quais problemas esse deslocamento provoca na área urbana?

 

7. Mesmo tendo alguns avanços, as mulheres ainda enfrentam muitos desafios que precisam ser superados. Aponte alguns deles.

 

8. O intenso crescimento das cidades resultou em vários problemas urbanos. Quais os problemas urbanos decorrentes do processo de industrialização? Aponte algumas soluções para esses problemas.

 

9. Marque um X na alternativa que descreve corretamente informações sobre conurbação.

a) O crescimento acelerado da área rural em decorrência, principalmente, da elevada industrialização.

b) Fenômeno urbano que ocorre com base na união de dois ou mais municípios, resultando em uma única malha urbana.

c) A ocorrência de conurbação não está relacionada à formação de uma região metropolitana.

d) A área de contato entre o espaço urbano e o espaço rural de um mesmo município caracteriza conurbação.

 

10. O espaço rural e o espaço urbano, ao mesmo tempo em que são diferentes, mantêm relações de interdependência. Sabendo disso, associe cada característica descrita a seguir ao meio rural (A) ou ao meio urbano (B).

(__) Concentra atividades voltadas aos setores secundário e terciário.

(__) Nele são desenvolvidas atividades que abastecem os supermercados e, por consequência, a mesa dos cidadãos.

(__) Apresenta contrastes, algumas áreas com produção agrária de elevada tecnologia e outras com produção agrária rudimentar.

 

 

Gabarito comentado

 

1. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de identificar como se deu a relação entre colonizados e colonizadores.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

Resposta: V, F, V.

Caso o aluno apresente respostas muito diferentes da esperada, possivelmente apresenta dificuldade em diferenciar os papéis exploratórios dos indígenas e dos colonizadores, no caso os portugueses. Retome o conteúdo e mostre que os povos indígenas ocupavam o território que hoje se chama Brasil muito antes da chegada dos europeus.

Oriente o aluno que a resposta falsa (F) é a da segunda alternativa porque os indígenas não dominavam os conhecimentos sobre a manipulação de metais, muito menos mantiveram uma relação amistosa, pois os colonizadores tinham o intuito de dominar suas terras e a eles como escravos.

Peça que pesquisem quais instrumentos os povos originários utilizavam na pesca, na caça e na agricultura e qual relação eles tinham com a natureza e seus recursos. Ajude os alunos a organizar as pesquisas em cartolinas e exponha-as na escola.

Você também pode mostrar ao aluno dados sobre a presença indígena no Brasil. Segundo pesquisadores, durante a ocupação europeia havia entre 2 a 6 milhões de indígenas. No censo de 2000, o IBGE apontou pouco menos de 730 mil indígenas vivendo no país.

Mostre imagens das comunidades indígenas que retratem o período colonial, como os artefatos produzidos nas tribos e alguns costumes.

Para complementar o conteúdo, você também pode sugerir e mostrar imagens de artesanato, culinária e alguns costumes de tribos indígenas de sua região.

 

2. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de reconhecer o direito à terra dos povos indígenas.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

Resposta: Alternativa D.

Caso o aluno marque a alternativa A, B ou C, possivelmente está com dificuldade em reconhecer o direito à terra dos povos indígenas. Dessa forma, retome esse conceito. Transcreva na lousa o papel da demarcação das terras indígenas. Segue o link e o texto da Fundação Nacional dos Índios (FUNAI) sobre a demarcação:

“Terra Indígena (TI) é uma porção do território nacional, de propriedade da União, habitada por um ou mais povos indígenas, por ele(s) utilizada para suas atividades produtivas, imprescindível à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e necessária à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições. Trata-se de um tipo específico de posse, de natureza originária e coletiva, que não se confunde com o conceito de propriedade privada.

O direito dos povos indígenas às suas terras de ocupação tradicional configura-se como um direito originário e, consequentemente, o procedimento administrativo de demarcação de terras indígenas se reveste de natureza meramente declaratória. Portanto, a terra indígena não é criada por ato constitutivo, e sim reconhecida a partir de requisitos técnicos e legais, nos termos da Constituição Federal de 1988.”

Disponível em: <http://livro.pro/jywhzb>. Acesso em: 25 ago. 2018.

Peça ao aluno que pesquise um conflito entre indígenas e agricultores sobre a as invasões das terras demarcadas no Brasil. Oriente essa pesquisa e esclareça que será apresentada em forma de seminário. Explique ao aluno que ele deve indicar, em sua apresentação, a região em que ocorreu o conflito, o ano e se houve pessoas feridas. Solicite ao aluno que organize em cartolina os dados pesquisados para a exposição.

Peça que desenhe no caderno uma área urbanizada e, no mesmo desenho, demarque o território indígena.

 

3. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de identificar a devastação da Mata Atlântica desde a formação inicial do território brasileiro.

Habilidades relativas à BNCC:

(EF07GE12) Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (florestas tropicais, cerrados, caatingas, campos sulinos e matas de araucária).

Resposta: Alternativa C.

Caso o aluno marque a alternativa A, B ou D, possivelmente está com dificuldade de identificar a devastação da Mata Atlântica. Nesse caso, retome o processo de ocupação do território brasileiro e a exploração do pau-brasil na época da colonização.

Trabalhe com o mapa Vegetação original do Brasil e com o mapa Vegetação atual do Brasil. Identifique com o aluno as vegetações que foram mais devastadas.

Explique também as principais características da Mata Atlântica: localizada principalmente na costa do Brasil e apresenta clima tropical quente e úmido. Informe que desde a chegada dos portugueses e com o avanço do processo de urbanização na região, a Mata Atlântica passou a ser devastada e atualmente está quase extinta.

Oriente o aluno a pesquisar algumas árvores que encontramos na Mata Atlântica (pau-brasil, cedro, peroba etc.) e quais animais têm risco de extinção (onça-pintada, bugio, tamanduá-bandeira, tatu-canastra). Peça que desenvolva uma frase sobre a importância da preservação da Mata Atlântica e escreva-a no caderno.

 

4. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de compreender a importância de preservar a natureza.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE12) Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

a) Espera-se que o aluno descreva que a fotografia retrata uma área com problema ambiental de desmatamento.

b) Espera-se que o aluno explique que, com o desmatamento, reduz-se a biodiversidade existente nas formações vegetais, que ficam ameaçadas de extinção.

c) Espera-se que aluno associe entre as respostas: o reflorestamento; a punição às pessoas que desmatam sem critério, entre outros.

Proponha uma pesquisa sobre os problemas ocasionados pelo desmatamento. Se possível e tiver espaço na escola, faça uma atividade de plantio de árvores.

Peça uma pesquisa sobre áreas de preservação e a importância da Amazônia para o Brasil. Organize, com os alunos que não apresentaram a resposta esperada, atividades de elaboração de cartazes para serem expostos na escola.

 

5. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de distinguir e nomear as grandes regiões do IBGE.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

Resposta: Alternativa A.

Caso os alunos tenham assinalado resposta diferente, retome a divisão regional proposta pelo IBGE, apresentando os critérios, a utilidade, a importância dessa regionalização. Isso porque, para os estudos posteriores, é necessário que o aluno diferencie essas regiões ou saiba como consultar material para pesquisar tais informações. Para tanto, apresente atlas em que o mapa das grandes regiões brasileiras do IBGE seja apresentado e realize atividades utilizando reportagens que tratem das regiões a fim de que se familiarizem com esse importante conceito.

 

6. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de compreender as consequências do processo de modernização do campo.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

a) Espera-se que o aluno responda que a modernização da área rural aumenta a produtividade e, por consequência, o lucro do produtor. Da mesma forma que aumenta a devastação dos recursos e da concentração de terras nas mãos de poucas pessoas.

b) Espera-se que o aluno responda êxodo rural e os problemas que acarreta: o trabalho em atividades mal remuneradas, o desemprego e o aumento do número de moradias precárias em áreas impróprias, como nas encostas de morros e em áreas de mananciais.

Caso o aluno apresente uma resposta muito distinta, possivelmente está com dificuldade em compreender as consequências do processo de modernização do campo e as consequências advindas do êxodo rural. Retome o conceito e oriente o aluno a desenvolver uma pesquisa com familiares questionando se há na família alguma pessoa que veio do campo, se sim, qual o motivo para a vinda para a área urbana; questionar também se o entrevistado pensa em voltar para a área rural, se sim, qual o motivo que o impede de retornar.

Caso o aluno não tenha nenhum parente próximo que veio do campo, esclareça que a entrevista pode ser feita com outra pessoa do ciclo de amizade da família (oriente o aluno que pergunte aos pais ou a outros familiares que indiquem algum conhecido para a pesquisa).

 

7. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de compreender as conquistas e os desafios para as mulheres no mercado de trabalho.

Habilidade relativa à BNCC:

(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

Espera-se que o aluno aponte como avanço no mercado de trabalho para as mulheres o fato de assumirem cargos de importância, mas ainda receberem menos que os homens que ocupam o mesmo cargo.

Grande parcela das mulheres, além do trabalho fora, acumula o trabalho doméstico, a educação dos filhos e o cuidado com os idosos da casa.

Pergunte se o aluno conhece alguma mulher que trabalhe em atividades que antigamente eram ocupadas somente por homens, como pedreiro, azulejista, mecânica, entre outras atividades. Peça que anote a resposta no caderno e discuta em sala de aula.

Solicite que formule frases que valorizem a presença de mulheres no mercado de trabalho e exponha-as no colégio (exemplos: salários justos a todos, independentemente do sexo; a limpeza da casa é um dever de todos, então participe).

 

8. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de identificar os problemas decorrentes do intenso processo de urbanização.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

Espera-se que o aluno associe como problemas decorrentes do processo de industrialização: a poluição do ar e da água; o desmatamento; aumento do desemprego, pelo fato de as indústrias não absorverem toda a mão de obra vinda do campo; aumento da violência. Espera-se que o aluno aponte como propostas: investimento na educação ambiental e políticas ambientais mais severas para as empresas poluidoras, investimento na qualificação de mão de obra dos trabalhadores.

Caso o aluno apresente uma resposta muito diferente da esperada, possivelmente está com dificuldade em identificar os problemas decorrentes do processo de industrialização. Nesse caso, retome esse conceito.

Pergunte quais fatores positivos e negativos o processo de industrialização trouxe à população.

Peça ao aluno que traga imagens (já recortadas) que relacionem o processo de industrialização aos problemas urbanos, e oriente-o na organização de um painel.

Explique que, após observar as imagens que colou no painel, escreva no caderno os problemas urbanos que estão presentes nas imagens pesquisadas.

 

9. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de compreender o conceito de conurbação.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

Resposta: Alternativa B.

Caso o aluno marque a alternativa A, C ou D, possivelmente está com dificuldade em compreender o conceito de conurbação.

Retome as explicações, apresente exemplos das proximidades, explicando que a junção das áreas urbanas de dois municípios caracteriza uma conurbação. Se possível, apresente mapas com áreas urbanizadas de dois ou mais municípios unidas para exemplificar aos alunos.

 

10. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de reconhecer as diferenças entre áreas rural e urbana.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

Respostas: B, B, A.

Caso o aluno apresente resposta diferente da esperada, possivelmente está com dificuldade em reconhecer as diferenças entre área urbana e área rural. Retome o conceito e diferencie os setores primário, secundário e terciário.

Organize na lousa um mapa conceitual colocando as características da área rural (uso de mão de obra braçal, concentração de terras, produção de alimentos, mecanização do campo etc.) e da área urbana (transformação da matéria-prima explorada no campo, poluição, desenvolvimento tecnológico etc.).

Oriente o aluno na pesquisa sobre as principais atividades industriais que contribuem na produção do campo, por exemplo: biotecnologia, desenvolvimento tecnológico e pesquisa nas áreas rurais. Solicite que, após a pesquisa, elaborem um pequeno texto sobre as diferenças entre áreas rural e urbana.