PDF


9º Ano – Prova sobre o continente asiático

 

1. Apresente as características do relevo e cite dois tipos de clima encontrados no Japão.

2. Alguns países localizados no leste e no sudeste da Ásia têm obtido grande destaque industrial nas últimas décadas. Trata-se dos países agrupados sob o nome de Tigres Asiáticos.

Marque um X na afirmativa com os países que compõem os Tigres Asiáticos.

a) Hong Kong, Taiwan, Cingapura e Coreia do Sul.

b) Índia, Japão, China e Coreia do Norte.

c) Brasil, Rússia, Cingapura e Taiwan.

d) Alemanha, Somália, Cingapura e Taiwan.

 

3. Com base no que você estudou, marque X na opção que apresenta os fatores que possibilitaram o rápido crescimento econômico da China.

a) Elevados investimentos estatais em agropecuária, obras de infraestrutura e educação.

b) Investimentos na monocultura do arroz, extinção das ZEEs e abertura econômica aos países capitalistas, com oferta de mão de obra barata, isenção de impostos e insumos de baixo custo.

c) Diversificação da produção agrícola e abertura para o capital externo, com a instalação de novas indústrias nas ZEEs, baixo custo de mão de obra, profissionais qualificados, isenção de imposto e fraca legislação trabalhista.

d) A concentração dos investimentos no setor terciário, na área de tecnologia de ponta e nas indústrias estatais, limitando a entrada de capital estrangeiro.

 

4. Observe os mapas a seguir e explique como os aspectos naturais do continente asiático influenciam na distribuição da população.

 


5. Sobre a população do filho único, marque X na afirmativa correta.

a) Instituída na década de 1970, é vigente até os dias de hoje.

b) Foi implantada para incentivar casais chineses a terem mais de um filho.

c) Imposta com o intuito de aumentar o número de jovens.

d) O rígido controle imposto pelo governo chinês no passado repercutiu na diminuição significativa do número de jovens e, nas últimas décadas, no aumento do número de idosos.

 

6. A partir do século XIX, a Grã-Bretanha exerceu o imperialismo em países africanos e asiáticos, como foi o caso da Índia, colônia inglesa até 1947, quando conseguiu a independência.

Marque X na influência inglesa presente na cultura indiana.

a) O predomínio do idioma inglês.

b) A religião hindu.

c) O sistema de castas.

d) A criação do Partido Comunista Indiano.

 

7. Analise o infográfico e marque X na afirmativa correta sobre a produção de petróleo no Oriente Médio.

a) Todos os países do Oriente Médio participam da Organização dos Países Exportadores de
Petróleo (Opep).

b) Os principais produtores de petróleo na região são Arábia Saudita, Iraque e Catar.

c) Os maiores produtores de petróleo são Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irã.

d) Síria, Iêmen e Omã apresentam a maior produção petrolífera da região.

 

8. Apresente duas características da religião islâmica.

 

9. Analise os mapas e marque X na opção correta sobre o conflito na Palestina.

a) Durante a Segunda Guerra Mundial, não houve aumento do fluxo de judeus para a Palestina.

b) Em 1947, a ONU dividiu a Palestina em dois Estados, uma parte para os judeus e outra para os árabes palestinos.

c) Em 1993, foi estabelecido um tratado de paz entre Israel e Palestina que perdura até os dias atuais.

d) O conflito entre Palestina e Israel não recebe influência de forças militares e órgãos internacionais.

 

10. Explique como ocorreu a criação do Estado de Israel, em 1947.

 

Gabarito e orientações com base nas respostas dos alunos

 

1. Habilidade avaliada: Essa questão avalia a habilidade de identificar as características físicas (relevo, clima) do Japão.

Habilidades relativas à BNCC: (EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que o Japão apresenta um relevo predominantemente montanhoso, com as poucas planícies, quase todas litorâneas, intensamente ocupadas pela população, a qual se concentra principalmente nos grandes centros urbanos do país. Os climas predominantes são: frio, subtropical e temperado.

Caso os alunos apresentem respostas diferentes, retome o conteúdo com base no material didático. Utilize o mapa político da Ásia para que eles possam identificar o Japão. Depois, entregue uma folha de papel sulfite e peça-lhes que desenhem o mapa do Japão. Com o auxílio do mapa de clima da Ásia, oriente-os a colorir o mapa desenhado com as cores que representem os climas, fazer a legenda do mapa e desenhar também os paralelos. Em outra folha de papel sulfite, solicite que reproduza o mapa físico do Japão. Por fim, peça-lhes que expliquem oralmente as características físicas dos dois mapas e justifique. Por exemplo, as montanhas se dão em razão do encontro de quatro placas tectônicas na região e os tipos de clima são influenciados pela latitude.

 

2. Habilidade avaliada: Essa questão avalia a habilidade de reconhecer os países que compõem os Tigres Asiáticos. 

Habilidade relativa à BNCC: (EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.

Resposta: Alternativa A.

Caso os alunos marquem a alternativa B, C ou D, possivelmente eles apresentam dificuldades para reconhecer os países que compõem os Tigres Asiáticos. A B está incorreta porque Índia, Japão, China e Coreia do Norte não fazem parte dos Tigres Asiáticos. A C está incorreta porque Brasil e Rússia não fazem parte dos Tigres Asiáticos. A D está incorreta porque Alemanha e Somália não fazem parte dos Tigres Asiáticos.

Retome o conteúdo e explique o processo de formação dos Tigres Asiáticos. Peça aos alunos que pesquisem em livros ou sites a origem e as características e os objetivos de atuação de cada país que compõe o grupo. Oriente-os a expor oralmente as informações pesquisadas. Depois, apresente a eles as informações sobre os Novos Tigres Asiáticos e peça que, com base no que aprenderam, diferenciem os dois grupos.

 

3. Habilidade avaliada: Essa questão avalia a habilidade de identificar os fatores que possibilitaram o rápido crescimento econômico da China.

Habilidade relativa à BNCC: (EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

Resposta: Alternativa C.

Caso os alunos marquem a alternativa A, B ou D, possivelmente eles apresentam dificuldades para identificar os fatores que possibilitaram o rápido crescimento econômico da China. A alternativa A está incorreta porque houve investimentos em infraestrutura e diversificação agrícola, porém os investimentos em pecuária e educação não assumiram papel de destaque. A B está incorreta porque não houve a extinção das ZEEs (Zonas Econômicas Especiais), que são fundamentais para o crescimento econômico do país. A D está incorreta porque não houve a limitação da entrada de capital estrangeiro, e sim abertura econômica para empresas multinacionais.

Retome o conteúdo e peça aos alunos que leiam o material didático e, em seguida, elaborem no caderno um mapa mental (diagrama) com as principais ideias e palavras-chaves sobre os fatores que impulsionaram o desenvolvimento econômico da China. Solicite que expliquem oralmente o diagrama que elaboraram. Depois, sugira que pesquisem em revistas ou sites e escrevam no caderno o nome de cinco empresas multinacionais que se instalaram na China nos últimos 20 anos.

 

4. Habilidade avaliada: Essa questão avalia a habilidade de compreender como os fatores naturais influenciam na distribuição da população na Ásia.

Habilidade relativa à BNCC: (EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que a população asiática está distribuída irregularmente no território, concentrando-se nas planícies próximo aos rios, no litoral e nas áreas de planalto. Enquanto China e Índia concentram a maior parte da população, as regiões desérticas e montanhosas contam com a menor densidade demográfica.

Caso os alunos apresentem respostas diferentes, retome o conteúdo com base no material didático. Utilize o mapa de densidade demográfica e o mapa físico da Ásia para explicar a distribuição da população. Selecione e apresente a eles as imagens impressas das diferentes partes da Ásia, como centros urbanos, área rural, montanhas e desertos (frio ou quente). Distribua as imagens e peça-lhes que as colem no caderno e descrevam as características delas, relacionando-as com a distribuição da população.

 

5. Habilidade avaliada: Essa questão avalia a habilidade de compreender a política do filho único na China.

Habilidade relativa à BNCC: (EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.

Resposta: Alternativa D.

Caso os alunos marquem a alternativa A, B ou C, possivelmente eles apresentam dificuldades para compreender a política de filho único imposta pelo governo chinês. A afirmativa A está incorreta porque a política do filho único deixou de ser vigente em 2013. A B está incorreta porque a política do filho único impunha que as famílias chinesas tivessem um único filho por casal. A C está incorreta porque, em virtude da política do filho único, houve controle do crescimento demográfico, baseada, sobretudo, em medidas severas de contenção da natalidade.

Retome o conteúdo apresentando aos alunos a pirâmide etária (impressa ou digital) da China. Peça-lhes que a interpretem, elaborem e registrem no caderno hipóteses sobre a qualidade de vida da população e os obstáculos econômicos com o envelhecimento da população. Depois, solicite a eles que pesquisem no material didático, em livros ou em sites informações sobre a qualidade de vida da população e os obstáculos que a China enfrentará com o envelhecimento da população. Os alunos deverão comparar suas hipóteses com as informações levantadas nas pesquisas e verificar se estão corretas.

 

6. Habilidade avaliada: Essa questão avalia a habilidade de reconhecer as influências inglesas na formação cultural da Índia.

Habilidade relativa à BNCC: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

Resposta: Alternativa A.

Caso os aluno marquem a alternativa B, C ou D, possivelmente eles apresentam dificuldade para reconhecer as influências inglesas na formação cultural da Índia. A afirmativa B está incorreta porque a religião hinduísta é originária da Índia. A C está incorreta porque o sistema de castas é uma das características do hinduísmo. A D está incorreta porque a criação do Partido Comunista Indiano se formou na Índia como forma de lutar a favor dos mais pobres.

Retome o conteúdo com base no material didático. Depois, solicite aos alunos que verbalizem suas impressões sobre a Índia e que façam uma pesquisa em livros e sites sobre os aspectos culturais do país.

 

7. Habilidade avaliada: Essa questão avalia a habilidade de identificar os principais países produtores de petróleo do Oriente Médio.

Habilidade relativa à BNCC: (EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

Resposta: Alternativa C.

Caso o aluno marque a alternativa A, B ou D, possivelmente eles apresentam dificuldades para identificar no infográfico os principais países produtores de petróleo do Oriente Médio. A afirmativa A está incorreta porque não são todos os países do Oriente Médio que participam da Opep, composta por Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuwait e Catar. A B está incorreta porque Iraque e Catar não estão entre os três maiores produtores. A D está incorreta porque Síria, Iêmen e Omã apresentam as menores produções de petróleo do Oriente Médio.

Retome o conteúdo com base no material didático. Peça aos alunos que utilizem os dados do infográfico para elaborar uma tabela a fim de ilustrar de forma clara o ranking dos maiores produtores de petróleo da região. Solicite que pesquisem em livros ou em sites informações sobre a Opep, a fim de compreender os objetivos dessa organização.

 

8. Habilidade avaliada: Essa questão avalia a habilidade de apresentar as características da religião islâmica.

Habilidade relativa à BNCC: (EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que o Islamismo é uma religião monoteísta, fundada no século VII pelo profeta Maomé e que tem como livro sagrado o Alcorão. Atualmente, há duas vertentes do Islamismo: os xiitas e os sunitas — o último, aderido por 85% dos muçulmanos. Essa religião é a que mais cresce no mundo.

Caso os alunos apresentem respostas diferentes, retome o conteúdo com base no material didático. Em seguida, peça-lhes que façam uma pesquisa em livros ou sites sobre as características da religião islâmica, anotem as informações no caderno e coletem imagens. Em sala de aula, oriente-os a elaborar, em uma cartolina, um cartaz sobre o Islamismo, com imagens e texto, explicando as características da religião. Depois, exponha o cartaz na parede na sala de aula para socializar o conhecimento com os demais alunos.

 

9. Habilidade avaliada: Essa questão avalia a habilidade de analisar o mapa e compreender o conflito na Palestina. 

Habilidade relativa à BNCC: (EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.

Resposta: Alternativa B.

Caso os alunos marquem a alternativa A, C ou D, possivelmente eles apresentam dificuldades para compreender e analisar o mapa com as informações sobre o conflito na Palestina. A afirmativa A está incorreta porque, durante a Segunda Guerra Mundial, a imigração de judeus para a Palestina aumentou consideravelmente, visto que os judeus estavam sendo perseguidos. A C está incorreta porque, em 1993, foi assinado um tratado de paz entre Palestina e Israel, sendo criada a Autoridade Nacional Palestina (ANP), mas em 2008 e 2015 houve atentados israelenses à Faixa de Gaza, que está sob o poder palestino, o que pôs fim à paz na região. A D está incorreta porque recebe influência militar e de organizações internacionais, como dos Estados Unidos e da Organização das Nações Unidas (ONU).

Retome o conteúdo com base no material didático. Peça aos alunos que façam uma pesquisa em livros ou em sites sobre os conflitos na Palestina. Depois, solicite a eles que elaborem no caderno um mapa mental (diagrama) com a sequência dos fatores mais relevantes para compreender o conflito.

Por fim, entregue aos alunos uma folha de papel sulfite e peça que criem uma charge sobre o conflito na Palestina. 

 

10. Habilidade avaliada: Essa questão avalia a habilidade de compreender e explicar o processo de criação do Estado de Israel.

Habilidade relativa à BNCC: (EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que a Palestina é o berço de três religiões: Judaísmo, Islamismo e Cristianismo. Os primeiros a ocuparem a Palestina foram os hebreus, que fundaram o Judaísmo, mas depois foram expulsos dessa terra, que mais tarde passou a ser ocupada pelos árabes islâmicos. No entanto, durante o século XX, em especial durante a Segunda Guerra Mundial, os judeus passaram a retornar à Palestina, onde não foram bem aceitos. Em 1947, por decisão da ONU, foi criado o Estado de Israel (para os judeus), ou seja, a Palestina foi dividida e a cidade de Jerusalém se tornou um território internacional. Porém, os conflitos internos ainda continuam.

Caso os alunos apresentem respostas distintas, retome o conteúdo com base no material didático. Depois, peça que façam uma pesquisa em livros ou sites sobre a criação do Estado de Israel e elabore uma história em quadrinhos que ilustre o processo histórico que ocorreu para a criação desse país.