1. (IBADE 2020) Com relação à consistência do escoamento para classificar os cursos d’água, existe um tipo que está relacionado aos cursos d’água que contém água durante todo o tempo, o lençol subterrâneo mantém uma alimentação contínua e não desce nunca abaixo do leito do curso d’água, mesmo durante as secas mais severas. Este curso d’água é chamado de:
A) intermitente.
B) perene.
C) efêmero.
D) montante.
E) jusante.

 

2. (IBADE  2020) É o maior reservatório transfronteiriço da América do Sul, situado entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, com uma extensão de 1,2 milhão de quilômetros quadrados e capacidade para armazenar até 160 trilhões de litros de água:
A) Cabeças.
B) Alter do chão.
C) Urucuia-areado.
D) Sistema Aquífero Guarani.
E) Furnas.

 

3. (IBADE 2020) Os rios brasileiros são utilizados para produção de energia elétrica, navegação, pesca, turismo, irrigação e abastecimento de água potável para as cidades. São ações predatórias do homem que prejudicam o abastecimento de água potável, EXCETO:
A) desperdício de água.
B) poluição.
C) ocupação irregular.
D) assoreamento dos rios.
E) controle do desmatamento.

 

4. (IBADE 2020) A bacia hidrográfica brasileira que ocupa territórios de nove países da América do Sul e possui maior capacidade de navegação é a:
A) Nordeste Oriental.
B) Amazônica.
C) Tocantins Araguaia.
D) Nordeste Ocidental.
E) Parnaíba.

 

5. (FUNDATEC 2019) A respeito das regiões hidrográficas brasileiras, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Região Hidrográfica do Paraguai: é a maior bacia brasileira genuinamente de planície. Seu rio principal, o Paraguai, nasce no Brasil e atravessa terras paraguaias e argentinas. Suas cheias são responsáveis pela paisagem do Pantanal mato-grossense.
( ) Região Hidrográfica do São Francisco: seu principal rio nasce na serra da Canastra, em Minas Gerais, atravessa áreas de clima tropical de altitude e desemboca no Oceano Atlântico, na divisa de Alagoas e Sergipe. O rio São Francisco é tipicamente um rio de planície.
( ) Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia: é a maior bacia hidrográfica inteiramente brasileira. Seus dois rios formadores nascem no estado de Goiás e nela se encontra a maior ilha fluvial do mundo, a ilha do Bananal.
( ) Região Hidrográfica do Paraná: é a região hidrográfica de maior aproveitamento hidrelétrico do país. Seu rio principal, o Paraná, é formado pela junção dos rios Grande e Parnaíba, e deságua fora do território nacional.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) V – F – V – F.
B) F – V – F – V.
C) V – V – F – F.
D) V – V – V – F.
E) V – F – V – V.

 

6. (VUNESP 2019) Em relatório divulgado nesta segunda-feira (18.mar), a ONU aponta que mais de dois bilhões de pessoas não têm acesso a água potável e mais de quatro bilhões não têm acesso a esgoto sanitário. Além disso, a demanda por água seguirá crescendo e pode afetar a produção de alimentos e gerar conflitos.
(G1-Globo. https://glo.bo/2FfmYOp. Acesso em 25.jun.2019. Adaptado)
Dentre as informações do relatório, é importante destacar que
A) a indústria (incluindo a geração de energia) é a maior consumidora de água globalmente.
B) a Europa é o continente onde a água encanada e o saneamento básico são considerados universais.
C) a escassez de água deverá aumentar devido ao crescimento populacional e às mudanças climáticas.
D) as áreas de baixo estresse hídrico são aquelas com maior intervenção de organismos internacionais, como o Banco Mundial.
E os conflitos envolvendo o abastecimento de água no período entre 2010-2018 diminuíram com o uso da dessalinização.

 

7. (VUNESP 2019) A água consumida pelo brasileiro está cada vez mais envenenada. É o que revelam dados do Ministério da Saúde, em 24 de abril, compilados pela ONG Repórter Brasil, pela Agência Pública e a organização suíça Public Eye, que apontaram a contaminação da água de uma em cada quatro cidades do país.
Com base em amostras das empresas de abastecimento de 1 396 municípios, há vários elementos altamente tóxicos e associados ao desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer, malformação fetal e disfunções hormonais e reprodutivas.
(Rede Brasil Atual – https://bit.ly/2ZlINnF)
As águas estão contaminadas, principalmente, por
A) agrotóxicos.
B) ozônio.
C) chorume.
D) radioatividade.
E) anfetaminas.

 

8. (VUNESP 2019) “... definida como uma área de captação da água de precipitação, demarcada por divisores topográficos, onde toda a água captada converge para um ponto de saída, o exutório. ... é um sistema físico onde podemos quantificar o ciclo da água”.
(Teixeira, W. et. al. (org.) Decifrando a Terra, 2000, p. 116. Adaptado)
Discute-se aqui o seguinte conceito, amplamente trabalhado nos estudos voltados à Geografia Física:
A) nascentes dos rios.
B) interflúvios.
C) água subterâneas.
D) bacia hidrográfica.
E) vertente.

 

9. (FEPESE 2019) É a maior bacia hidrográfica totalmente localizada no território brasileiro. Ela abriga a Usina de Tucuruí, no Estado do Pará.
A bacia hidrográfica descrita é a:
A) Bacia do Tocantins-Araguaia.
B) Bacia Amazônica.
C) Bacia do Paraná.
D) Bacia do Uruguai.
E) Bacia do São Francisco.

 

10. (CONTEMAX 2019) Um dos principais desafios para os próximos gestores do país consiste em garantir o acesso à água de qualidade a todos os brasileiros. Nesse contexto, no final de 2018 foi veiculado na imprensa que em várias regiões do país, já são sentidos diferentes impactos, como escassez, desaparecimento de nascentes e rios, aumento da poluição da água. Os especialistas alertam que os problemas podem se agravar se não forem tomadas medidas urgentes e se a sociedade não mudar sua percepção e comportamento em relação aos recursos naturais. (Agência Brasil, 25 de out. de 2018). Analise as afirmativas abaixo e assinale (V) ou (F) nos parênteses, conforme a assertiva seja verdadeira ou falsa, respectivamente, de cima para baixo a respeito desta notícia acima mencionada:
(____) O Brasil tem 12 regiões hidrográficas que passam por diferentes desafios para manter sua disponibilidade e qualidade hídrica.
(____) As regiões Sul e Nordeste enfrentam déficit hídrico.
(____) Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), mais de 35 milhões de pessoas ainda não têm acesso a água tratada no Brasil e o sistema de abastecimento de água potável gera 37% de perdas, em média.
(____) Os especialistas apontam que uma das principais causas para a crise hídrica é o uso inadequado do solo.
(____) Considerando as metas estabelecidas pelos objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, do qual o Brasil é signatário, uma das principais preocupações com relação a água é garantir a universalização do saneamento.
Assinale a sequência CORRETA:
A) V – F – V – V - V
B) F – V – F – F - V
C) V – F – V – F - F
D) V – V – V – V - V
E) F – F – F – F – F

 

11. (FUNDATEC 2019) Relativo às bacias hidrografias e suas descrições, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Montante.
2. Jusante.
3. Interflúvio.
4. Talvegue.
Coluna 2
( ) Linha de relativa sinuosidade localizada no fundo de um vale, originária a partir da junção de duas superfícies, formando um ângulo.
( ) É a direção de um ponto mais baixo para o mais alto, parte onde nasce o rio.
( ) Lado para onde se dirige a corrente de água.
( ) Relevo estreito, alongado e semelhante a um planalto ou cume entre dois vales.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) 1 – 2 – 3 – 4.
B) 2 – 3 – 1 – 4.
C) 2 – 3 – 4 – 1.
D) 4 – 1 – 2 – 3.
E) 3 – 4 – 2 – 1.

 

12. (VUNESP 2019) Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de aquífero.
A) Reservatório de água subterrânea que delimita bacias hidrográficas superficiais.
B) Conjunto de rochas porosas e permeáveis capaz de reter água no subsolo.
C) Águas salinas acumuladas em profundidade, resultado de períodos geológicos pretéritos.
D) Conjunto de rochas impermeáveis que asseguram a disponibilidade de água em superfície.
E) Águas subterrâneas acumuladas sob o solo dos grandes centros urbanos, geralmente contaminadas.

 

13. (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019) O Brasil é um dos países que possuem a maior disponibilidade de água doce do mundo. Isso traz um aparente conforto, porém os recursos hídricos estão distribuídos de forma desigual no território, espacial e temporalmente. Esses fatores, somados aos usos da água pelas diferentes atividades econômicas nas bacias hidrográficas brasileiras e os problemas de qualidade de água, geram áreas de conflito.
Agência Nacional de Águas – ANA. 2017. Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil: 2017. Brasília: ANA. 169 p.
A respeito dos diferentes cenários e desafios relativos aos recursos hídricos nas regiões hidrográficas (RHs) brasileiras, assinale a alternativa incorreta.
A) Quanto à disponibilidade hídrica superficial, a RH Amazônica encontra-se numa situação relativamente confortável, pois apresenta níveis altos de precipitação e disponibilidade hídrica superficial, associados a menores problemas com a qualidade das águas.
B) Na RH do São Francisco, o Alto São Francisco apresenta grande “produção” de água (regime de chuvas maior em relação ao restante da RH), o que garante a qualidade das águas nas demais unidades hidrográficas da RH, apesar da carga de esgoto lançada nelas.
C) As RH do Paraná e Atlântico Sudeste concentram problemas relacionados à quantidade e à qualidade de água, principalmente por conterem os estados mais desenvolvidos, com grande densidade populacional em regiões metropolitanas importantes.
D) A RH Atlântico Sul destaca-se quanto à alta vazão de retirada, em especial, devido à alta demanda de uso para irrigação, sobretudo, para o cultivo do arroz inundado, o que explica o estresse hídrico quantitativo nessa RH.

 

14. (AOCP 2018) Sobre as bacias hidrográficas, manejo e análise ambiental, assinale a alternativa correta.
A) O interflúvio é definido como o ponto de maior profundidade de um rio.
B) O rio Jacuípe é um afluente da margem direita do rio Paraguaçu.
C) Bacia hidrográfica pode ser definida como planície de inundação, pois é nessa área que ocorrem as cheias mais elevadas, denominadas enchentes, limitando-se ao alcance do leito maior do rio.
D) O rio de 1ª ordem é o principal da bacia hidrográfica, aquele que recebe água direta ou indiretamente de todos os outros rios da Bacia.
E) De acordo com o Novo Código Florestal, áreas no entorno das nascentes e dos olhos d’água perenes são consideradas Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, qualquer que seja sua situação topográfica, no raio mínimo de 50 (cinquenta) metros.

 

15. (JBO 2019) Qual das alternativas abaixo encontra-se INCORRETA sobre as Bacias Hidrográficas do Brasil?
A) A bacia hidrográfica do São Francisco é a que possui a maior possibilidade de navegação no Brasil.
B) Com 7 milhões de quilômetros quadrados, a bacia hidrográfica Amazônica é considerada a maior do planeta.
C) No Brasil, a bacia hidrográfica do Paraguai está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tendo o Paraguai como principal rio.
D) Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina abrigam a bacia hidrográfica do Uruguai, que possui grande potencial hidrelétrico.

 

16. (JBO 2019) A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:
A) o conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água baixa.
B) o aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal.
C) o lago formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes.
D) o conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes.

 

17. (IBFC 2019) As bacias hidrográficas são muito mais que uma porção de terra. Há presença de nascentes e canais secundários de escoamento superficial e subterrânea para um canal principal. São espaços públicos dotados de bens comuns, onde todos que compõem uma estrutura social pública ou privada têm direito de participação ativa nos processos decisórios de gestão. Sobre as bacias hidrográficas, assinale a alternativa correta.
A) são correntes naturais de água, que deságuam em outra similar, em um lago ou mar.
B) são compostas por um conjunto de superfícies e de uma rede de drenagem formadas por cursos de água que separam, resultando em vários leitos no seu exutório.
C) área de captação natural de água de precipitação que faz convergir o escoamento para um único ponto de saída.
D) áreas urbanas, industriais, agrícolas ou de preservação fazem parte de alguma bacia hidrográfica, nesses locais não são realizadas atividades humanas.

 

18. (IBFC 2019) Relacione as informações contidas na coluna
A – Bacias hidrográficas brasileiras, com a coluna B – Características das bacias hidrográficas.
Coluna A
Bacias hidrográficas brasileiras
1. Bacia Amazônica
2. Bacia do rio São Francisco
3. Bacia do rio Uruguai
4. Bacia do rio Paraná
Coluna B
Características das bacias hidrográficas
I. Seu rio principal nasce na Serra Geral, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e segue até desaguar no rio da Prata.
II. Considerado um dos mais importantes rios brasileiros e chamado de rio da integração nacional. Tem sua nascente em Minas Gerais e seu rio principal perpassa a Bahia e o Pernambuco, até chegar a sua foz, localizada entre os estados de Sergipe e Alagoas.
III. Maior bacia hidrográfica do mundo. Seu principal rio nasce no Peru, percorre trecho da Colômbia e chega ao Brasil, atravessando a região Norte até desaguar no oceano Atlântico.
IV. Esta bacia drena parte das terras dos estados brasileiros, como Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. O rio Tietê, um de seus afluentes, atravessa a cidade de São Paulo, maior metrópole da América Latina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
A) 1-III, 2-II, 3-I, 4-IV
B) 1-III, 2-II, 3-IV, 4-I
C) 1-II, 2-III, 3-I, 4-IV
D) 1-II, 2-III, 3-IV, 4-I

 

19. (FURB 2019) Os Mares e Oceanos presentes no Planeta Terra, ao lado dos rios, lagos e lagoas, preenchem as massas líquidas que banham os continentes e são formados por grandes porções de água salgada, cobrindo aproximadamente 71% da superfície terrestre. Os mares, por exemplo, podem ser classificados em: Mares Abertos, Mares Costeiros e Mares Interiores. O Mar Morto, classificado como um mar fechado, está localizado:
A) Na Ásia Central.
B) Na África Meridional.
C) No Oriente Médio.
D) Na Europa Setentrional.
E) Na Ásia Menor.

 

20. (AMEOSC 2019) Considerando-se as características da hidrografia brasileira, a única alternativa que apresenta informações incorretas é:
A) O Brasil não apresenta lagos tectônicos, pois as depressões tornaram-se bacias sedimentares.
B) Todos os rios encontrados em território brasileiro possuem regime simples pluvial.
C) Considerando-se os rios de maior porte, só encontramos rios temporários no sertão nordestino, onde o clima é semiárido.
D) Na região amazônica os rios tem grande importância como vias de transporte.