PDF


1. Observe a ilustração a seguir.

Relacione cada uma das potências (Japão, Índia e Rússia) representadas na ilustração com a influência geopolítica europeia.

 

2. Os chamados Tigres Asiáticos (Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Singapura) receberam essa denominação por causa do rápido crescimento econômico pelo qual passaram. Esse crescimento é explicado, entre outros fatores por:

a) investimentos da Europa Ocidental, motivada a exercer influência geopolítica na região.

b) um tratado feito com os Estados Unidos durante o período da Guerra Fria, em que os quatro tigres se comprometiam a não se tornarem socialistas.

c) influência chinesa, cujo grande crescimento econômico extrapolou as fronteiras, chegando aos tigres.

d) instalação de indústrias japonesas, atraídas pela mão de obra disciplinada e barata.

 

3. A história da Coreia é marcada por interesses geopolíticos externos em seu território. Explique a afirmação.

 

4. A Coreia do Sul é considerada por alguns analistas econômicos como o primeiro país que deixou de ser emergente e se tornou desenvolvido.

Essa corrente de estudiosos avalia que a Coreia do Sul se tornou desenvolvida porque:

a) o país passou a desenvolver tecnologia própria, com grandes multinacionais, e a exercer influência cultural em outros lugares do mundo.

b) o país atingiu um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito alto, fato restrito a países desenvolvidos.

c) o país situa-se entre as dez maiores economias da Terra.

d) o país lidera o bloco econômico dos Tigres Asiáticos, ampliando sua influência regional.

 

5. Analise a pirâmide etária do Japão e explique o problema social relacionado à composição da população que o país enfrenta.


6. Analise o mapa a seguir.

 

No mapa, estão localizadas as principais Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) da China. Sobre elas, é correto afirmar que:

a) localizam-se no litoral por causa da forte dependência de insumos externos, já que a China é pobre em matéria-prima.

b) foram criadas com o objetivo de atrair o capital estrangeiro, diminuindo seus impostos e facilitando a entrada e saída de insumos e produtos.

c) fazem parte da estratégia socialista de expandir as indústrias, do país.

d) são áreas densamente industrializadas, que se localizam no litoral para utilizar a energia das marés (maremotriz).

 

7. Observe o mapa a seguir

Em 2010, o PIB (Produto Interno Bruto) da China ultrapassou o do Japão, tornando-a a segunda maior economia do mundo. Economistas afirmam que em poucos anos a China ultrapassará também os Estados Unidos. No entanto, todo esse vigor econômico, em geral, não se traduz nos índices sociais. Explique essa afirmação analisando o mapa acima.


8. Leia o texto a seguir.

[...] A existência de milhares de pequenos agricultores tem sido ameaçada pela intensa privatização no país, que permite 100% de investimento estrangeiro direto no setor agrícola e no varejo indiano, além da promoção de contratos agroindustriais, em geral por preços predeterminados. Só no último ano, as perdas registradas por esses pequenos produtores indianos chegaram a assustadores US$ 3,88 trilhões. [...]

PRASANTH, R. Pequenos agricultores lideram resistência contra avanço neoliberal na Índia. Brasil de fato. Disponível em: <www.brasildefato.com.br/2018/06/18/pequenos-agricultores-lideram-resistencia-contra-avanco-neoliberal-na-india/> Acesso em: 13 nov. 2018.

O texto permite reconhecer dois modelos agrícolas diferentes que coexistem na Índia. Explique cada um deles.


9. O mapa a seguir evidencia o uso do solo na Austrália. Na legenda, lê-se que a área em laranja apresenta limitações para o uso agrícola. Explique por que isso ocorre.

 

10. Observe o mapa a seguir.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente os climas da Ásia e da Oceania.

a) Pela proximidade, o clima da Indonésia também ocorre no norte da Austrália.

b) O tipo climático do sudoeste da Austrália predomina no litoral da China.

c) O clima da Nova Zelândia assemelha-se ao clima do norte do Japão.

d) As elevadas médias de temperatura fazem com que o clima do Oriente Médio seja o mesmo da Melanésia.

 

GABARITO COMENTADO

 

1. Habilidade trabalhada: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

Resposta: A Europa tem uma história geopolítica extensa com a Rússia, desde a aproximação do país com o modo de vida europeu no período dos últimos czares, até alianças com Reino Unido e França e guerra contra a Alemanha, a Itália e o Japão. Outra relação é a grande influência da antiga União Soviética sobre a Europa Oriental. O Japão, além de ter sido aliado da Alemanha e da Itália na Segunda Guerra Mundial, passou a integrar o bloco capitalista juntamente com a Europa Ocidental, durante a Guerra Fria. A Índia foi colonizada pela Inglaterra durante o período imperialista do continente europeu.

 

2. Habilidades trabalhadas: (EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

(EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.

Resposta: Alternativa D. Os Tigres Asiáticos tiveram seu acelerado crescimento econômico motivado pelos fortes investimentos externos, entre outros fatores.

Distratores: A alternativa A está incorreta, pois a influência da Europa Ocidental é bem menor nos Tigres Asiáticos que a dos países das demais alternativas. A alternativas B está incorreta, pois não houve esse tratado declarado com os Estados Unidos. A alternativa C está errada, pois o grande crescimento chinês iniciou-se concomitantemente ao surgimento dos Tigres Asiáticos, sendo impossível a formação desses países ter sido consequência do desenvolvimento chinês.

 

3. Habilidade trabalhada: (EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.

Resposta: A península coreana foi dominada pelos chineses do século XIV até 1910. Com a decadência da China no início do século XX e com o expansionismo econômico japonês no mesmo período, o Japão ocupou a Coreia, mantendo seus domínios contra os interesses chineses e russos na península. No entanto, com a derrota na Segunda Guerra Mundial, o Japão perdeu a posse sobre a Coreia, que passou a ser dividida entre a influência da União Soviética e dos Estados Unidos.

 

4. Habilidade trabalhada: (EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

(EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.

Resposta: Alternativa A. As transnacionais de origem coreana e manifestações culturais originárias do país, como o k-pop e o dorama, exercem influência ao redor do globo.

Distratores: A alternativa B equivoca-se, pois IDH muito alto não é indicativo necessariamente de país desenvolvido. A Coreia do Sul não está entre as dez maiores economias, e esse não é um critério para definição de desenvolvimento, invalidando a alternativa C. A alternativa D está errada, pois os Tigres Asiáticos não são um bloco econômico.

 

5. Habilidade trabalhada: (EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

Resposta: A pirâmide etária japonesa é típica de país desenvolvido, com uma base estreita, indicando baixa natalidade, e um topo alto e largo, que indica a grande quantidade de idosos. Essa composição da população traz desafios para o Japão, pois o percentual da População Economicamente Ativa é relativamente pequeno e há os custos sociais maiores devido a serviços específicos para idosos e aposentadorias.

 

6. Habilidade trabalhada: (EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

(EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

Resposta: Alternativa B. As ZEEs foram criadas como áreas onde o capital estrangeiro poderia ser implantado na China socialista, como forma de industrializar o país e criar postos de trabalho.

Distratores: A alternativa A está errada, pois a China é grande produtora de matéria-prima. A alternativa C equivoca-se, pois as ZEEs recebiam indústrias capitalistas. A China não utiliza energia das marés em grande quantidade, invalidando a alternativa D.

 

7. Habilidade trabalhada: (EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

Resposta: O IDH da China é inferior aos do Estados Unidos e do Japão. Isso se deve principalmente aos indicadores sociais.

 

8. Habilidade trabalhada: (EF09GE13) Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.

Resposta: Com uma enorme população, grande parte dos trabalhadores indianos vive no campo, onde se dedicam a uma produção com técnicas tradicionais voltada para o mercado interno (agricultura familiar). No entanto, desde o período colonial, sucessivos governos investem mais em grandes empresas produtoras rurais, com produção voltada à indústria e ao mercado externo (grande agricultura comercial).

 

9. Habilidade trabalhada: (EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

Resposta: A região identificada no mapa em amarelo é o grande deserto da Austrália. Sua baixíssima pluviosidade é o principal fator físico-natural que dificulta a atividade agrícola.

 

10. Habilidade trabalhada: (EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.

Resposta: Alternativa C. Tanto a Nova Zelândia quanto o norte do Japão apresentam clima temperado.

Distratores: A alternativa A está errada, pois não há clima equatorial na Austrália. A alternativa B está errada, pois não existe clima mediterrâneo na China. A alternativa D equivoca-se, pois no Oriente Médio predominam os climas semiárido e árido, enquanto na Melanésia o domínio é equatorial.