1. (UEMG - Adaptada) “No tempo sem tempo da infância, o trabalho dos relógios demarcando a vida é coisa dos adultos, é a hora imposta de fora. Nós, entre os intervalos de correrias e agitação, contemplamos. Tudo é possível nessa fase: o tempo em curso, de que nos falam as vozes que parecem vir de tão longe, pode ser apenas uma invenção malévola dos bem intencionados adultos para nos controlar. Só aos poucos o dentro e fora de nós assumirá desenhos e figuras, o fluir das águas se impõe – e terá início a nossa história(...).” LUFT, 2014, p. 23

Mesmo sem o saber, a criança do texto fala da invenção do controle tempo. Criamos, é claro, as horas como uma forma de contar o tempo para podermos gerenciar nossas atividades diárias. Em 1883, numa conferência internacional, em Roma, foi elaborado um sistema de fusos horários, conforme a representação no mapa abaixo: Antes desse sistema ser criado, o horário era definido pelo relógio de sol, onde o meio-dia era observado, quando os raios solares estavam a pino.

Com relação aos fusos horários, é CORRETO afirmar que

a) mesmo tendo um total de 24 horas dentro do sistema de fusos, cada país, independentemente de seu tamanho, possui um único horário.

b) usando-se o número de graus existentes nos meridianos, sabemos que a Terra gira 24 graus a cada 1 hora.

c) o uso do fuso horário é extremamente rígido em cada território, não sendo permitido adaptá-lo às necessidades de sua população.

d) o sistema foi criado a partir da necessidade de se organizar as atividades humanas relacionadas com as diferenças de horas geradas pelo movimento de rotação da Terra.

 

 

 

2. (EM/CVU 2007) Assinale a alternativa correta sobre os fusos horários.

a) A Terra foi dividida em doze “gomos” ou faixas de paralelos, com 30 graus cada faixa, totalizando todas elas 360 graus.

b) O fuso inicial situa-se no hemisfério norte, na latitude de Greenwich, à qual se convencionou o valor zero.

c) O Brasil é atravessado por quatro fusos horários, sendo o horário de Brasília correspondente ao segundo fuso do território brasileiro, com três horas de diferença com relação a Greenwich.

d) A linha internacional de mudança de data corresponde ao meridiano de Greenwich.

e) Os fusos delimitam horários adiantados a oeste de Greenwich e horários atrasados a leste dessa linha.

 

 

 

3. (UFMG 1997) Sobre os fusos horários, é INCORRETO afirmar que,

a) no Brasil, como em qualquer outro país do Ocidente, a hora legal está adiantada em relação à hora legal dos países do Oriente.

b) no Brasil, como no mundo inteiro, os fusos horários são definidos em relação ao fuso horário inicial que, por convenção, é o delimitado pelo meridiano de Greenwich.

c) no Brasil e em muitas outras áreas do globo, os limites teóricos são substituídos por limites práticos que levam em conta fronteiras políticas.

d) no Brasil e em muitos outros países do globo, as diferenças de fusos horários devem-se à grande extensão longitudinal de seus territórios.

 

 

4. (PUCPR) Sobre a variação das horas entre as diferentes regiões do Globo, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Os fusos horários são limitados por meridianos.

b) A amplitude de 15° dos fusos horários resulta da latitude dos trópicos.

c) O fuso horário-base é o que contém o meridiano de Greenwich.

d) O aumento das horas para Leste é consequência do sentido de rotação da Terra.

e) A Linha Internacional da Data corta o Oceano Pacífico.

 

 

 

5. (UFJF) O sistema de fusos horários foi estabelecido no Brasil pelo Decreto nº 2784, de 18 de junho de 1913. Já a hora local depende da hora referida do meridiano local comparada com a hora do:

a) fuso horário que compreende o local.

b) fuso de referência adotado pelo governo.

c) meridiano de Greenwich.

d) relógio atômico do Observatório Nacional.

 

 

6. (UFPR 2006) Sobre fusos horários e hora legal, é correto afirmar:

a) Nem sempre os limites teóricos dos fusos são aplicados. Por vezes e por conveniência, como no caso brasileiro, consideram-se as fronteiras políticas.

b) No Brasil, a hora legal está adiantada em relação à hora legal dos países do Oriente.

c) Os fusos horários são definidos em relação a um fuso inicial que marca permanentemente 12 horas (meio-dia).

d) O fator que determina a hora legal é o comprimento do meridiano pelo qual passa o fuso horário.

e) O meridiano de Greenwich passa pela Inglaterra devido à posição estratégica desse país quanto à incidência da luz solar.

 

 

 

7. (PROSEL/UNCISAL) “Os fusos horários foram criados, em outubro de 1884, por meio de uma reunião de 24 países, na cidade de Washington. Nessa ocasião, estabeleceram-se 24 fusos de uma hora, tendo como referência o tempo em que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do seu próprio eixo, percorrendo os 360° de sua circunferência, aproximadamente 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4 segundos).”

CARVALHO, Edilson Alves de; ARAÚJO, Paulo César. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas I. Natal, RN. EDUFRN, c2008. 248 p. (adaptado).

Sabendo que duas cidades distantes entre si 105° de longitude, a distância entre elas, em horas, é de

a) 8 h.

b) 7 h

c) 9 h.

d) 10 h.

e) 6 h.

 

 

 

8. (UFRGS/2017) Uma das partidas de Voleibol Sentado, disputada durante as Paraolimpíadas em setembro de 2016, às 22h, no Rio de Janeiro, foi transmitida, simultaneamente, a que horas em Fernando de Noronha e no Amazonas?

a) 23h e 21h.

b) 23h e 20h.

c) 22h e 21h.

d) 21h e 23h.

e) 21h e 20h.

 

 

9. (UNITAU/SP – 2015) Assumindo que as coordenadas geográficas de São Paulo e Manaus sejam, respectivamente (24 °S, 45 °W) e (3 °S, 60 °W), e que um voo direto entre São Paulo e Manaus dure 4 horas, a que horas um passageiro chega a Manaus, se o avião decolar de São Paulo às 8h?

(Desconsidere-se o horário de verão).

a) 10h

b) 14h

c) 13h

d) 12h

e) 11h

 

 

10. (MACK) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, A e B, encontram-se, respectivamente, a 105° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de A às 14h30min e chegou a B depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em B foi:

a) 18h30min da quarta-feira.               

b) 19h30min da quarta-feira.                      

c) 23h30min da quarta-feira.

d) 0h30min da quinta-feira.                  

e) 2h30min da quinta-feira.

 

 

 

11. (MACK) Um jatinho particular levanta voo de uma cidade localizada a 15º oriental do Meridiano de Greenwich às 22h do dia 10 de janeiro, em direção à cidade de São Paulo. Depois de nove horas do início da viagem, o avião pousa na capital paulista. Sabendo que grande parte do território brasileiro estava participando do horário de verão, indique, abaixo, a alternativa que corresponda ao dia e à hora em que o avião pousou em São Paulo (horário local):

a) 3h do dia 11 de janeiro.                           

b) 5h do dia 11 de janeiro.                    

c) 3h do dia 10 de janeiro.

d) 4h do dia 10 de janeiro.                          

e) 4h do dia 11 de janeiro.

 

 

12. (UEL) Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio à 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus - AM. A duração do voo é de nove horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hora e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.

a) 22 h do sábado.                       

b) 23 h do sábado.                    

c) 01 h do domingo.        

d) 10 h do domingo.                      

e) 12 h do domingo.

 

 

13. (UFCE) Sobre o sistema de fusos horários, é verdadeiro afirmar que eles são 24, cada um deles:

a) equivalendo a 15° de longitude.         

b) equivalendo a 10° de longitude.    

c) correspondendo a 10° de latitude.

d) correspondendo a 15° de latitude.

e) estabelecido segundo a linha do Equador

 

 

14. (UFJF) "Enquanto os paulistanos estão tomando café da manhã (9 horas), os franceses almoçam (1 da tarde), os indianos tomam o chá da tarde (5 horas), os tailandeses jantam (7 da noite) e os australianos de Sidney se preparam para dormir (10 da noite)".

Marcelo Duarte Marque a alternativa INCORRETA:

a) somente os lugares localizados sobre um mesmo meridiano têm a mesma hora solar.

b) a Terra está dividida em 24 faixas longitudinais que equivalem a quinze graus (15°) cada. Essas faixas constituem os fusos horários.

c) como a Terra gira de leste para oeste, o Sol "nasce" primeiro nos lugares a oeste em relação aos lugares a leste.

d) fuso e meridiano não são a mesma coisa: meridiano é uma linha; fuso é uma faixa. Cada fuso contém 15 meridianos com 1° de afastamento um do outro.

 

 

15. (UFJF) Se viajarmos em direção ao Ocidente, estamos correndo contra o tempo. Saímos tarde e chegamos mais cedo. Por isso, adotou-se a Linha Internacional de Mudança de Data. Se ela é cruzada de Leste para Oeste, o momento é o dia seguinte. Marque a alternativa que apresenta onde se situa a Linha Internacional de Mudança de Data:

a) a 90° de Longitude Oeste.      

b) a 180° de Longitude.            

c) a 90° de Longitude Leste.

d) a 360° de Longitude.                               

e) no Meridiano de Greenwich.

 

 

16. (PUCRS 2003) Se os relógios dos habitantes de uma cidade localizada a 26° Oeste de Greenwich estiverem marcando 13 horas, que hora solar ou verdadeira será?

a) 13 horas.

b) 13 horas e 16 minutos.

c) 12 horas.

d) 12 horas e 4 minutos.

e) 12 horas e 44 minutos.

 

 

17. (UNESP 2003) Que horas devem marcar os relógios em Nova York, que fica no quinto fuso a oeste de Greenwich, quando em São Paulo, que fica no terceiro fuso, também a oeste, são doze horas, no horário de verão?

a) Duas horas.

b) Nove horas.

c) Treze horas.

d) Quinze horas.

e) Dezenove horas.

 

 

18. (PUCRS 2004) Duas cidades, A e B, possuem uma diferença horária de uma hora, entre elas. Considerando que pela cidade A passa o Meridiano de Greenwich, é correto supor que as cidades A e B são, respectivamente,

a) Los Angeles e Nova York.

b) Londres e Paris.

c) Roma e Istambul.

d) Dakar e Nairóbi.

e) San Diego e Tegucigalpa.

 

 

19. (UFRN 2005) Um grupo de pesquisadores partiu de Brasília às 08 horas, rumo à cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Sabendo-se que a diferença entre as duas cidades é de 05 fusos horários e que o voo durou 08 horas, os pesquisadores chegaram a São Francisco às:

a) 23 horas.

b) 16 horas.

c) 13 horas.

d) 11 horas.

 

 

20. (UERJ 2004) Com a morte do imperador do Japão à 1 hora e 25 minutos do dia 25 de dezembro de 1926, um fato bastante curioso aconteceu. No dia 24 de dezembro, a embaixada daquele país, no Rio de Janeiro, decretava o luto pela morte do soberano, e os jornais brasileiros anunciavam: "Faleceu hoje o imperador do Japão".

A confusão provocada, no Brasil, com o anúncio da morte do imperador do Japão, naquele ano, pode ser esclarecida pela seguinte explicação geográfica:

a) Utilização do Fuso Horário Civil em trechos do território brasileiro.

b) Posição do Brasil a leste da Linha Internacional de Mudança de Data.

c) Adoção diferenciada do Horário Universal de Greenwich em cada país.

d) Localização do Brasil a oeste do limite aceito como Horário Fracionado.

 

 

21. A linha imaginária considerada o marco 0° dos fusos horários é:

a) Linha do Equador  

b) Trópico de Capricórnio 

c) Meridiano de Greenwich 

d) Trópico de Câncer

 

 

22. Ao dividir os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de __________, o resultado é 15 graus. A cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora. Assim, cada uma das 24 divisões da Terra corresponde a um __________.

Para que o texto fique adequadamente preenchido, as lacunas devem ser completadas, respectivamente, por:

a) translação e meridiano

b) translação e paralelo 

c) rotação e círculo  

d) rotação e fuso horário

 

 

23. O Brasil possui uma relativa diversidade em termos de horas legais, ou seja, aqueles horários oficialmente adotados para as diferentes localidades. Essa característica pode ser explicada por um fator territorial brasileiro e um aspecto geofísico da Terra, que são, respectivamente:

a) ampla extensão longitudinal – movimento de rotação

b) posição territorial específica – formato geoide do planeta

c) longa distanciação norte-sul – movimento em torno do sol

d) expansão colonial interna – transformações geomorfológicas

e) fragmentação sociopolítica – deslocamento aparente do sol

 

 

24. Assinale a alternativa que descreve corretamente a metodologia utilizada na elaboração dos fusos horários:

a) Divisão dos 360º da circunferência terrestre em 24 partes, cujos limites entre uma e outra são de 15º, o que equivale à uma hora do dia.

b) Divisão dos 180º da Terra em 12 partes, que se tornam dia conforme a presença da luz do sol e se tornam noite conforme a ausência desta.

c) Mapeamento do movimento de translação, que resulta na sucessão das horas, e registro do momento exato em que a luz solar incide sobre cada ponto da Terra.

d) Observação do movimento aparente do Sol que, por definição, nasce às 6h e se põe às 18h.

e) Criação de uma convenção em que se padronizou o horário mundial com base na hora legal da cidade de Nova York.

 

 

25. Um terremoto de 6,9 graus de magnitude abalou a costa leste do Japão nesta quarta-feira, sem provocar alerta de tsunami, anunciou a agência sismológica japonesa. O tremor, às 9h19min no horário local, ocorreu a 400 km de profundidade no oceano Pacífico, a cerca de 600 km ao sul de Tóquio, onde os prédios balançaram.

Jornal Zero Hora, 03/09/2013.

Sabendo que a região afetada pelo terremoto citado na reportagem acima se situa na longitude de 135º Leste, podemos dizer que, no horário de Brasília (45º Oeste), o incidente ocorreu às:

a) 07h19min do dia seguinte

b) 19h19min do dia anterior

c) 09h19min do dia anterior

d) 06h19min do dia seguinte

e) 21h19min do dia anterior

 

 

26. Ainda é 31 de dezembro no Brasil quando a televisão noticia a chegada do ano Novo em diferentes países. Entre os países que comemoram a chegada do Ano Novo antes do Brasil, encontram-se a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão. Temos, aí, a principal evidência da diferença entre os fusos-horários nos diversos locais do mundo. Este fato se deve:

a) à inclinação do eixo terrestre.

b) ao movimento de rotação terrestre.

c) ao movimento de translação terrestre.

d) à maior proximidade do sol no verão.

e) à diferença de latitude entre esses países e o Brasil.

 

 

27. Na divisão do planeta em diversos fusos horários, acrescenta-se 1 hora a leste do Meridiano de Greenwich e retira-se 1 hora a oeste desse mesmo meridiano a cada:

a) 25º                       

b) 05°                       

c) 10°                        

d) 15º                         

e) 20º

 

 

28. Entre outubro e fevereiro, a cada ano, em alguns estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os relógios permanecem adiantados em uma hora, passando a vigorar o chamado horário de verão. Essa medida, que se repete todos os anos, visa:

a) promover a economia de energia, permitindo um melhor aproveitamento do período de iluminação natural do dia, que é maior nessa época do ano.

b) diminuir o consumo de energia em todas as horas do dia, propiciando uma melhor distribuição da demanda entre o período da manhã e da tarde.

c) adequar o sistema de abastecimento das barragens hidrelétricas ao regime de chuvas, abundantes nessa época do ano nas regiões que adotam esse horário.

d) incentivar o turismo, permitindo um melhor aproveitamento do período da tarde, horário em que os bares e restaurantes são mais frequentados.

e) responder a uma exigência das indústrias, possibilitando que elas realizem um melhor escalonamento das férias de seus funcionários.

 

 

29. Um time de futebol do estado de São Paulo (localizado no fuso 45° O) irá realizar uma partida em Boa Vista (60° O), capital de Roraima. A equipe irá embarcar às 14h e a viagem terá duração de 6 horas. Considerando o horário de Roraima, a que horas os jogadores de São Paulo desembarcarão em seu destino final:

a) 17h                       

b) 18h                          

c) 19h                       

d) 20h                    

e) 21h

 

 

30. Se viajarmos em direção ao Ocidente, estamos correndo contra o tempo. Saímos tarde e chegamos mais cedo. Por isso, adotou-se a Linha Internacional de Mudança de Data. Se ela é cruzada de Leste para Oeste, o momento é o dia seguinte.

Marque a alternativa que apresenta onde se situa a Linha Internacional de Mudança de Data:

a) a 90° de Longitude Oeste;

b) a 180° de Longitude;

c) a 90° de Longitude Leste;

d) a 360° de Longitude;

e) no Meridiano de Greenwich.

 

 

31. A cidade de Crato está localizada no fuso de 45º de longitude Oeste. Sendo assim em quantas horas a cidade de Crato está atrasada em horas do meridiano de Greenwich?

a) 2 horas                  

b) 4 horas                   

c) 5 horas                

d) 3 horas                

e) 7 horas

 

 

32. A distância, em graus, entre Brasília e Roma é de 45°. Se em Brasília são 15 horas, que horas são em Roma? Lembre-se de que o horário, em Roma, está sempre adiantado em relação ao de Brasília.

a) 10 horas                

b) 11horas                  

c) 12 horas              

d) 18 horas               

e) 19 horas

 

 

33. Madri e Santiago estão 60° distantes. Se em Madri são 10 horas, que horas são em Santiago? Lembre-se de que o horário, em Santiago, está sempre atrasado em relação ao de Madri.

a) 6 horas                 

b) 7 horas                   

c) 12 horas              

d) 13 horas               

e) 5 horas

 

 

34. Em Brasília, são 23 horas. Que hora será no Acre?

a) 21 horas               

b) 22 horas                  

c) 20 horas              

d) 2 horas                 

e) 19 horas

 

 

35.  Em Portugal, são 15 horas. Qual o horário na Rússia, que está 6 fusos horários para leste?

a) 21 horas               

b) 20 horas                  

c)  22 horas             

d) 23 horas   

e) 19 horas

 

36. (GSA CONCURSOS 2020) Sobre os fusos horários: Alguns países estabeleceram modificações no traçado dos fusos para que as horas coincidissem dentro de limite de países, estados, etc. A essa prática, dá-se o nome de:

A) fuso horário técnico;

B) fuso horário político ou civil;

C) fuso horário cronológico;

D) fuso horário analítico;

E) fuso horário natural.

 

 

37. (AMEOSC 2018) Sabe-se que as diferentes horas do planeta são determinadas a partir do:

A) Meridiano de Greenwich.

B) Trópico de Capricórnio.

C) Linha do Equador.

D) Estreito de Gibraltar.

 

 

38. (FEPESE 2021) Analise as afirmativas abaixo sobre fusos horários.

1. As diferenças de horários existentes nos diversos países e entre regiões de um mesmo país devem-se ao movimento de translação da Terra.

2. Cada fuso horário é determinado teoricamente pelo intervalo de 16º entre dois meridianos.

3. O observatório astronômico de Greenwich, na Holanda, é ponto de referência para a definição das horas em nosso planeta.

4. A demarcação dos fusos horários não segue linhas retas, pois acompanha os limites territoriais definidos pelos diversos países.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A) É correta apenas a afirmativa 4.

B) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

C) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

 

 

39. (SELECON 2021) Sobre os fusos horários, é correto afirmar que o Brasil apresenta:

A) 1 fuso horário

B) 2 fusos horários

C) 3 fusos horários

D) 4 fusos horários

 

 

40. (CETREDE 2019) Sobre os fusos horários do Brasil, analise as afirmativas.

I. Os fusos horários do Brasil são três, sendo eles, Brasília, Centro-Oeste e Norte, Amazonas/Acre.

II. O Brasil possui um amplo território, logo suas limitações territoriais de longitude são muitas, sendo de -30º à -165º.

III. Os fusos horários não interferem diretamente no cotidiano das pessoas, inclusive nas áreas da Região Norte.

IV. O Estado do Acre possui dois fusos horários, -4 e -5, em relação ao meridiano de Greenwich.

V. O fuso horário mais adiantado do Brasil é o de Brasília.

Marque a opção que apresenta as afirmativas INCORRETAS.

A) I – II – III – IV – V.

B) II – III – V.

C) II – III – IV – V.

D) III – IV – V.

E) I – II – IV – V.

 

 

41. (IDECAN 2016) Na segunda metade do século XIX, praticamente o mundo inteiro já era conhecido e intensificaram-se as relações entre os diversos pontos do planeta com o desenvolvimento dos meios de comunicação e de transporte. Em tais circunstâncias, a padronização de um sistema universal de referência horária tornava-se cada vez mais necessária. Sobre os fusos horários, analise as afirmativas a seguir.

I. Cada fuso é delimitado por dois meridianos, e todas as localidades situadas dentro dos limites de cada fuso têm o mesmo horário.

II. O fuso referencial para a determinação das horas é o de Greenwich, cujo centro é 0°. Os limites desse fuso são os meridianos 7° 30’ leste e 7° 30’ oeste.

III. Apesar de os limites teóricos (hora legal) dos fusos horários serem estabelecidos em faixas de 15°, cada país define os limites práticos (hora oficial) dos seus fusos, de acordo com suas necessidades.

Estão corretas as afirmativas

A) I, II e III.

B) I e II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

 

 

42. (CESPE / CEBRASPE 2021) Quando estamos almoçando no Brasil, muito dos japoneses já estão dormindo há algumas horas.

Acerca da frase precedente, assinale a opção que aponta as características do espaço geográfico terrestre que justifica essa diferença.

A) a latitude e o movimento de translação da Terra.

B) a altitude e as coordenadas geográficas terrestres.

C) a longitude e o movimento de rotação da Terra.

D) os paralelos e os pontos cardeais.

E) os meridianos e as estações do ano.

 

 

43. (Aprender - SC 2018) Sobre os fusos horários brasileiros, leia com atenção as proposições abaixo e responda:

I. O Brasil possuía quatro fusos horários até que em 2008 foi extinguido o quarto fuso, correspondente ao estado do Acre e alguns municípios do Amazonas;

II. O Horário de Brasília é considerado o horário oficial do Brasil, e corresponde às regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além dos estados de Goiás, Tocantins, Pará, Amapá e Distrito Federal;

III. O Brasil tem um fuso horário pra regiões atlânticas insulares, como Atol das Rocas, Fernando de Noronha, Trindade e Martins Vaz;

IV. O horário de verão procura aproveitar a maior duração do dia, marcado pelo solstício de verão, e não ocorre apenas no Brasil, pois é uma medida internacional de redução do consumo de energia.

Dos itens acima:

A) Apenas os itens I, II e III estão corretos.

B) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.

C) Apenas os itens I e IV estão corretos.

D) Apenas os itens II e III estão corretos.

 

 

44. (AGIRH 2019) A distância longitudinal de cada fuso horário, teoricamente, é:

A) 25°

B) 20°

C) 15°

D) 10°

 

 

45. (FUNDATEC 2019) Analise as assertivas abaixo sobre a Linha Internacional da Data (LID):

I. É a linha que marca o local onde começa oficialmente o dia.

II. A partir dessa “linha”, o novo dia estende-se para o oeste.

III. Esse movimento das horas em direção ao oeste é criado pelo giro da Terra em direção ao Leste sobre seu eixo.

IV. O lado oeste da linha está um dia atrás do lado leste.

Quais estão INCORRETAS?

A) Apenas II.

B) Apenas IV.

C) Apenas II e III.

D) Apenas I, II e III.

E) I, II, III e IV.