1. Abaixo, temos uma sequência de fotos de um eclipse solar anular, similar ao que ocorreu em fevereiro de 2017 e foi visível como parcial em parte do Brasil.


Assinale a afirmação correta a respeito dos eclipses solares.

a) Ocorrem somente quando a Lua estiver na fase cheia.

b) Ocorrem quando a Terra se encontra entre o Sol e a Lua.

c) Ocorrem somente quando a Lua estiver na fase nova.

d) Ocorrem quando o Sol está passando entre a Terra e a Lua.

 

2. Ao longo de um mês, podemos observar que a Lua nos apresenta um aspecto diferente a cada dia. A esses diversos aspectos que a Lua nos apresenta damos o nome de fases da Lua. Por que a Lua apresenta fases?

a) Porque enquanto gira ao redor da Terra ela é iluminada pelo Sol.

b) Porque enquanto gira ao redor da Terra ela entra na sombra da Terra.

c) Porque enquanto gira ao redor da Terra ela entra na sombra do Sol.

d) Porque ela apresenta luz própria.

 

3. Imagine que você é um astronauta e resolve tirar um mês inteiro de férias na fase da Lua que fica voltada para a Terra. Com passar dos dias, você nota que, vista da Lua, a Terra apresenta fases como as da Lua quando vista da Terra. Qual “fase da Terra” você veria quando fosse Lua Cheia para um observador na Terra? E quando fosse Lua Nova para um observador na Terra? Justifique suas respostas.

 

4. Pedro, morador da cidade de Oiapoque, no extremo norte do estado do Amapá, e Antônio, morador da cidade de Chuí, no extremo sul do estado do Rio Grande do Sul, são dois amigos astrônomos amadores. Em um determinado dia do ano ocorrerá um eclipse solar total que será visível para Pedro, mas não para Antônio. No mesmo ano, em outro dia, ocorrerá um eclipse lunar que será visível para ambos os amigos. Explique por que os eclipses lunares são visíveis em mais lugares na superfície da Terra do que os eclipses solares.

5. Com relação aos fenômenos dos eclipses e das fases da Lua, julgue as afirmações abaixo em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

I. (___) A Lua tem 29 fases, mas só quatro têm nomes especiais.

II. (___) O Sol não ilumina a Lua em sua fase nova.

III. (___) A Lua mostra sempre a mesma face para nós, porque ela não gira sobre ela mesma.

IV. (___) O eclipse lunar total é visto por todos que estão na parte noturna da Terra.

V. (___) A fase da Lua nova não é observada da Terra porque está na sombra da Terra.

VI. (___) Quando vemos a Lua cheia no Brasil, os japoneses também a viram cheia na noite anterior.

VII. (___) Quando os eclipses solares estão ocorrendo, eles podem ser vistos por todos na Terra.

VIII. (___) Os eclipses solares e lunares estão relacionados com os solstícios e equinócios, respectivamente.

 

6. Entre as figuras a seguir, qual delas melhor representa o fenômeno das estações do ano? Justifique sua resposta.

 

7. Qual alternativa completa corretamente a frase a seguir?

Como você já sabe, os planetas giram em torno do Sol em uma órbita elíptica. Se a órbita da Terra fosse um círculo perfeito, de modo que a distância ao Sol nunca variasse, as estações do ano...

a) não existiriam, já que não haveria períodos em que a Terra ficaria perto e longe do Sol.

b) continuariam existindo e seriam ainda mais intensas que as atuais.

c) continuariam existindo, pois o que as determina é a inclinação do eixo terrestre.

d) não existiriam, pois a Terra ficaria sempre com uma mesma face voltada para o Sol.

 

8. As estações do ano ocorrem pelo fato da Terra ter o seu eixo de rotação inclinado em relação à perpendicular do plano de sua órbita. Conforme a Terra se movimenta ao redor do Sol, ela vai sendo iluminada diferentemente a cada dia. O que ocorreria com as estações do ano se o eixo de rotação da Terra fosse exatamente perpendicular ao seu plano de translação ao redor do Sol? Justifique suas respostas.

 

9. As diferentes durações dos dias e das noites ao longo do ano ocorrem pelo fato do eixo de rotação da Terra estar inclinado com relação à perpendicular do plano de sua órbita e, assim, conforme a Terra se movimenta ao redor do Sol, ora o dia é mais comprido que a noite ora a noite é mais comprida que o dia. Qual o nome dado ao dia do ano em que o dia tem a mesma duração da noite?

a) Solstício de verão.

b) Equinócio de primavera ou outono.

c) Solstício de inverno.

d) Equinócio de verão.

 

10. Com relação aos fenômenos das estações do ano e dos dias e das noites, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.

I. (___) O inverno e o verão dependem de a Terra estar mais longe ou mais perto do Sol.

II. (___) Nos equinócios (Sol sobre o equador celeste) a noite dura 12 horas.

III. (___) No verão as noites duram mais de 12 horas.

IV. (___) O Sol gira ao redor da Terra, isso explica a alternância entre dia e noite.

V. (___) No inverno as noites duram mais de 12 horas.

VI. (___) Em uma determinada época do ano, os dias e as noites têm a mesma duração para qualquer localidade da Terra.

 

PROVA SOBRE FASES DA LUA, ECLIPSES E MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO

 

GABARITO

 

1. Habilidade trabalhada: (EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

Resposta: Alternativa C. Os eclipses solares ocorrem somente quando a Lua está entre a Terra e o Sol, de modo que a face iluminada (face voltada para o Sol) não pode ser vista da Terra, ou seja, neste momento é Lua Nova.

Distratores: As alternativas A e B estão incorretas, pois quando a Terra se encontra entre o Sol e a Lua, a Lua está na fase cheia e, consequentemente, a sombra da Terra seria projetada sobre a superfície da Lua produzindo um eclipse lunar. A alternativa D é incorreta, porque não é o Sol que se movimenta em torno da Terra ou da Lua, mas, sim, o sistema Terra – Lua que se movimenta em torno do Sol.

 

2. Habilidade trabalhada: (EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua. 

Resposta: Alternativa A. Conforme a Lua se movimenta ao redor da Terra, durante esse trajeto, a Lua ocupa várias posições em relação à Terra e ao Sol variando as formas como a Lua é iluminada, ocasionando assim suas fases.

Distratores: A alternativa B está incorreta, pois as fases da Lua são os diferentes aspectos que ela apresenta quando iluminada. A alternativa C é incorreta, porque o Sol é uma fonte de luz e não produz sombra sobre a Lua. A alternativa D é incorreta, pois a Lua não apresenta luz própria.

 

3. Habilidade trabalhada: (EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

Resposta sugerida: De maneira semelhante à explicação das fases da Lua, a Terra, quando vista da Lua, também apresenta fases, de modo que as “fases da Terra” dependem da posição relativa da Terra entre o Sol e a Lua. Assim, quando for Lua Cheia para um observador terrestre será “Terra nova” para um observador na Lua, pois Terra e Sol, vistos da Lua, estão na mesma direção e, portanto, a face iluminada da Terra não poderá ser vista da Lua. Quando for Lua Nova para um observador terrestre será “Terra Cheia” para um observador na Lua, pois, agora, Terra e Sol, vistos da Lua, estão em direções opostas e, consequentemente, a face iluminada da Terra estará voltada para a Lua.

 

4. Habilidade trabalhada: (EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

Resposta sugerida: A sombra relativamente pequena da Lua cobre apenas uma pequena parte da superfície terrestre. Assim, somente pessoas localizadas em locais que se encontram na sombra da Lua durante um eclipse solar podem observá-lo. Já a sombra da Terra cobre completamente a Lua durante um eclipse lunar e pode ser observado por quem estiver na parte noturna da Terra.

 

5. Habilidade trabalhada: (EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

Resposta:

A afirmativa I é verdadeira, pois o ciclo lunar é de, aproximadamente, 29 dias, de modo que a cada dia a Lua tem um aspecto (fase) diferente.

A afirmativa II é falsa porque na Lua nova, apesar da face da Lua que está voltada para Terra não ser iluminada, a sua face oculta está sendo iluminada.

A afirmativa III é falsa, pois o movimento de rotação da Lua ocorre no mesmo tempo em que ela gira ao redor da Terra, de modo que ela sempre apresenta a mesma face para a Terra.

A afirmativa IV é verdadeira, pois como a sombra da Terra é relativamente grande e cobre a Lua por inteira, todos que estão na parte noturna da Terra podem ver o eclipse lunar.

A afirmativa V é falsa porque, na fase da Lua Nova, a face da Lua que está voltada para a Terra não é iluminada pelo Sol.

A afirmativa VI é verdadeira, pois as fases da Lua não dependem da posição do observador na superfície terrestre.

A afirmação VII é falsa, pois a sombra da Lua é relativamente pequena e, consequentemente, ela cobre uma pequena parte da superfície terrestre, inviabilizando a observação do fenômeno por todos na Terra.

A afirmação VIII é falsa, pois a ocorrência dos eclipses deve-se às posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

 

6. Habilidade trabalhada: (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

Resposta sugerida: A figura C é a que melhor representa o fenômeno das estações do ano. Para que as estações do ano ocorram é necessário que, além da inclinação, o eixo de rotação da Terra mantenha-se sempre paralelo a si mesmo, ou seja, a direção do eixo de rotação da Terra não muda, é sempre a mesma.

 

7. Habilidade trabalhada: (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

Resposta: Alternativa C. As estações do ano ocorrem devido à inclinação do eixo de rotação da Terra de, aproximadamente, 23° em relação à perpendicular ao plano da sua órbita e a constância da direção desse eixo.

Distratores: A alternativa A está incorreta, pois as estações do ano não ocorrem devido a aproximação ou o afastamento da Terra em relação ao Sol, mas devido à inclinação e à constância da direção do seu eixo de rotação. A alternativa B está incorreta, pois, apesar da órbita da Terra ser uma elipse, a sua excentricidade é muito pequena, de modo que a variação da distância Terra-Sol é ínfima para se perceber variações na incidência da luz solar. A alternativa D também está incorreta, pois a Terra ainda continuaria a executar seu movimento de rotação.

 

8. Habilidade trabalhada: (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

Resposta sugerida: Não haveria estações do ano, pois os dois hemisférios da Terra seriam igualmente iluminados e a luz solar atingiria os mesmos pontos da Terra sempre com a mesma intensidade. O aluno tanto poderia responder que não haveria estações do ano quanto que haveria somente uma estação do ano. O importante é que ele perceba a constância da incidência dos raios do Sol na superfície terrestre.

 

9. Habilidade trabalhada: (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

Resposta: Alternativa B. Nos dias de equinócios, os dois hemisférios da Terra são iluminados igualmente pelo Sol, de modo que nesses dias o Sol permanece, exatamente, 12 horas acima e 12 horas abaixo do horizonte.

Distratores: A alternativa A e C estão incorretas, pois nos dias de solstícios as durações dos dias e das noites são desiguais. A alternativa D é incorreta, pois não existe equinócio de verão, apenas de primavera ou outono.

 

10.Habilidade trabalhada: (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

Resposta: I. (F); II. (V); III. (F); IV. (F); V. (V); VI. (F).

A afirmativa I é falsa, pois a ocorrência das estações do ano depende da inclinação do eixo de rotação da Terra.

A afirmativa II é verdadeira, pois nos dias de equinócios, os dois hemisférios da Terra são iluminados igualmente pelo Sol, de modo que nesses dias o Sol permanece, exatamente, 12 horas acima e 12 horas abaixo do horizonte.

A afirmação III é falsa, pois no verão os dias duram mais de 12 horas.

A afirmativa IV é falsa, pois a alternância entre dia e noite deve-se ao movimento de rotação da Terra. A afirmativa V é verdadeira, uma vez que no inverno, a duração dos dias é menor que a das noites.

A afirmação VI é falsa, pois a duração dos dias e das noites dependem da latitude onde se encontra o observador, de modo que quanto mais afastado da linha do equador, maior é a diferença entre a duração dos dias e das noites.