Preservação das paisagens naturais 

As paisagens naturais ou com pequenas intervenções humanas devem ser preservadas, já que muitas delas contêm espécies vegetais e animais ameaçadas de extinção, fornecem possibilidades para pesquisas científicas, possuem plantas com propriedades medicinais e são importantes para o desenvolvimento do turismo. Também são lugares onde comunidades humanas vivem de modo tradicional, mudando pouco o ambiente, e devem ter sua cultura mantida. Isso é especialmente relevante no caso das comunidades ribeirinhas do rio Amazonas.

Essas paisagens podem estar em propriedades particulares, que devem ser protegidas pelos proprietários, ou em terras do Estado, que deve garantir a conservação e a preservação desses locais, limitando o seu uso.

Para preservar as paisagens, é responsabilidade do Estado criar leis de proteção ambiental e estabelecer mecanismos de fiscalização e controle das áreas naturais protegidas.

As áreas naturais protegidas são áreas de terra ou mar que são dedicadas à proteção e à manutenção da diversidade da flora e da fauna, bem como da população e cultura locais. São conhecidas como unidades de conservação e podem ser divididas em duas categorias: unidades de uso sustentável, que visam combinar a conservação da natureza e o uso sustentável de parte de seus recursos; e unidades de proteção integral, que objetivam preservar a natureza, proibindo a exploração de seus recursos.

Elaborado com base em: Ser Protagonista GEOGRAFIA REVISÃO