1. (AMEOSC 2018) São Paulo é o estado mais populoso do Brasil, depois dele, temos:

A) Mato Grosso do Sul.

B) Minas Gerais.

C) Rio Grande do Sul.

D) Amazonas.

 

Resposta

2. (FURB 2020) “O IBGE divulgou as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2020. Nessa data, a população do Brasil chegou a 211,8 milhões de habitantes” (AGÊNCIA IBGE, 2020). Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta quanto às regiões que se encontram, correta e respectivamente, os estados mais e menos populosos:

A) Sudeste e Norte.

B) Nordeste e Sul.

C) Sul e Centro-Oeste.

D) Centro-Oeste e Nordeste.

E) Norte e Sudeste.

 

Resposta

3. (NUCEPE 2019) Oportunidades e fatalidades que se sucedem ao longo do ciclo vital das pessoas modelam suas biografias, e as situações em que ocorrem refletem-se nas configurações familiares, quando examinadas em um momento dado [...]. Do ponto de vista demográfico interagem, nesse caso, processos que resultam da “evolução dos níveis e padrões da fecundidade”, do “quantum do tempo da nupcialidade”, das separações e divórcios e dos recasamentos, das alterações das curvas de mortalidade e seus diferenciais por sexo e idade, e da intensidade dos deslocamentos espaciais da população. (BERQUÓ, Elza. Arranjos familiares no Brasil: uma visão demográfica. In: SCHWARCZ, Lilian Moritz. História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p.186)

Os arranjos familiares no Brasil sempre foram marcados por grande dinamicidade. Entre os fatores que contribuem para a alteração da estrutura familiar, destaca-se

A) o crescimento do índice de escolaridade entre as mulheres a partir da década de 70, bem como seu ingresso no mercado de trabalho, fato que contribui para o aumento de idade ao casar.

B) o fato de os homens casarem-se com mulheres mais velhas, principalmente a partir dos anos 80, o que é uma constante universal, contribuindo assim para a redução do número de mulheres casadas em idade fértil.

C) a redução da taxa bruta de nupcialidade legal a partir de fins dos anos 70, o que sugere uma reação social ao aprofundamento da crise econômica que sucedeu o milagre brasileiro, assim como uma readaptação dos arranjos familiares ao momento vivido.

D) a redução do crescimento no número de casamentos não legalizados, no período posterior aos anos 80, fato que se aprofunda ainda mais com o advento do novo Código Civil de 2002, na medida em que este não reconhece a coabitação sem vínculos legais.

E) o aumento no número de casamentos religiosos, mais comum entre os estratos mais pobres da população, em oposição à redução da coabitação sem vínculos legais, frequente entre os estratos mais ricos.

 

Resposta

4. (FEPESE 2020) A capital do Estado mais populoso do Brasil é:

A) São Paulo.

B) Rio de Janeiro.

C) Belo Horizonte.

D) Porto Alegre.

E) Salvador.

 

Resposta

5. (FEPESE 2020) O país mais populoso do mundo concentra aproximadamente 1/7 da população mundial. Esse país é:

A) A Índia.

B) A China.

C) A Rússia.

D) O Vietnã.

E) Os Estados Unidos da América.

 

Resposta

6. (NUCEPE 2019)  Há consenso entre os especialistas sobre a constatação de que, a partir dos anos 80, ocorrem acentuadas transformações nos volumes, fluxos e características dos movimentos migratórios no Brasil, sintetizados num menor crescimento das metrópoles, numa maior predominância de migrações a curta distância e intrarregionais, numa incidência acentuada de migrações de retorno – sugerindo uma circularidade de movimentos –, na tendência a um crescimento de cidades de porte médio e na configuração generalizada de periferias no entorno dos centros urbanos maiores, nas distintas regiões do país.

PATARRA, N. L. Movimentos migratórios no Brasil: tempos e espaços. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Ciências Estatísticas/IBGE, 2003.

A configuração dos processos migratórios brasileiros a partir da década de 1980, conforme trata o texto, é marcada por transformações importantes. Nesse contexto, constata-se que

A) na região Norte, tanto os fluxos inter-regionais quanto intrarregionais ganham intensidade, exacerbando um processo de urbanização que assume a característica de "adensamento pontualizado" nas sete capitais estaduais, especialmente em Manaus.

B) na região Nordeste, houve significativas mudanças nos rumos das migrações, com grandes fluxos intrarregionais e de retorno de outras regiões, em função da recente dinamização da economia, especialmente no setor agroindustrial, com ampla diversificação e modernização.

C) no Centro-Oeste a pecuária de corte e a vasta e moderna produção agrícola funcionam como atrativos importantes, que estimulam o setor terciário e a atividade industrial, com reflexos importantes na urbanização da região, tendendo à metropolização.

D) no Sudeste, apesar da recente reconfiguração dos fluxos migratórios brasileiros, continua com a maior taxa de crescimento, com especial destaque para as áreas rurais, que atraem um grande contingente de migrantes graças à força econômica do chamado “novo rural brasileiro”.

E) na região Sul, verifica-se o menor crescimento demográfico do país, mas um intenso fluxo migratório interno, especialmente para os estados do Paraná e Rio Grande do Sul, com saldos migratórios positivos, enquanto Santa Catarina vem apresentando saldo negativo.

 

Resposta

7. (AMEOSC 2018) Assinale a alternativa que apresenta os países por ordem crescente de população por milhões de habitantes:

A) Índia – Malásia – Tanzânia.

B) Tanzânia – Malásia – Índia.

C) Índia – Tanzânia – Malásia.

D) Malásia – Tanzânia – Índia.

 

Resposta

8. (AMEOSC 2018) Assinale a alternativa que apresenta as unidades da federação brasileira em ordem crescente por população:

A) Mato Grosso – Pernambuco – Amapá.

B) Mato Grosso – Amapá – Pernambuco.

C) Amapá – Mato Grosso – Pernambuco.

D) Pernambuco – Mato Grosso – Amapá.

 

Resposta

9. (AMEOSC 2018) Êxodo rural:

I - Migração em massa da população do campo para a cidade durante um determinado período;

II - Uma migração esporádica de campo para a cidade também é contemplada pelo conceito.

Sobre os itens acima:

A) Apenas o item I está correto.

B) Apenas o item II está correto.

C) Ambos estão corretos.

D) Ambos estão incorretos.

 

Resposta

10. (AMEOSC 2018) É a unidade da federação mais populosa dentre as abaixo:

A) Santa Catarina.

B) Roraima.

C) Piauí.

D) Rio Grande do Sul.

 

Resposta

11. (AMEOSC 2018) Qual dos países abaixo é o mais povoado, por densidade demográfica?

A) Mônaco.

B) Maldivas.

C) Índia.

D) Japão.

 

Resposta

12. (AMEOSC 2019) Assinale a alternativa que apresenta os países por ordem crescente de população absoluta:

A) Índia – Irã – Tanzânia.

B) Índia – Tanzânia – Irã.

C) Tanzânia – Irã – Índia.

D) Irã – Tanzânia – Índia.

 

Resposta

15. (AMEOSC 2019) Não é uma etnia europeia:

A) Hititas.

B) Visigodos.

C) Vândalos.

D) Suevos.

 

Resposta

14. (AMEOSC 2018) Em Geografia, crescimento natural também pode ser chamado de:

A) Exponencial.

B) Residual.

C) Vegetativo.

D) Equânime.

 

Resposta

15.(UNESC 2020) Diariamente, milhares de brasileiros saem de suas casas localizadas na periferia para o centro da cidade, ou das cidades-satélites para as metrópoles, retornando após a jornada de trabalho. Que tipo de migração é essa?

A) Transumância.

B) Nomadismo.

C) Temporária.

D) Pendular.

Resposta