1.(ADM&TEC 2019) Leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com o IBGE, a População Economicamente Ativa (PEA) é a população que exerce atividade remunerada nas formas da lei. Essa classificação é determinante para identificar e conhecer diversos indicadores econômicos e sociais, como a taxa de desemprego, o índice de inflação e estimar a perspectiva de crescimento econômico para o médio prazo de uma nação.

II. As características próprias dos planetas do nosso sistema solar, como, por exemplo, massa, tamanho, gravidade e densidade, não influenciam na sua órbita em torno do Sol.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras.

B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D) As duas afirmativas são falsas.

 

2. (VUNESP 2019) O processo de transição demográfica e transição epidemiológica, no Brasil, configura-se por

A) lenta transição demográfica, com manutenção das taxas de fertilidade e singela diminuição das taxas de mortalidade decorrente da ampliação das políticas públicas, e inversão epidemiológica, com a erradicação de condições infectocontagiosas e aumento da expectativa de vida.

B) acelerada transição demográfica, com aumento significativo da população idosa, e acumulação epidemiológica, ou dupla carga de doenças, caracterizada pela persistência de doenças infecciosas e desnutrição e pela escalada rápida das doenças crônicas.

C) acelerada transição demográfica, com aumento significativo da população com menos de 30 anos, e transição epidemiológica marcada por amplo processo de estabilização e enfrentamento das doenças crônicas associado a menor índice de episódios agudos.

D) inversão da pirâmide demográfica, com a base, representada por pessoas com menos de 30 anos, mais estreita que o topo, representado por pessoas com mais de 80 anos, e transição epidemiológica marcada pelo avanço das deficiências e condições crônicas de saúde, advindas do envelhecimento.

E) lenta transição demográfica, tendo o Brasil uma das menores projeções de envelhecimento do mundo, e lenta transição epidemiológica, com manutenção de altas taxas de episódios agudos e traumáticos e doenças infecciosas, com baixos índices de doenças crônicas.

 

3. (VUNESP 2019) O envelhecimento é um fenômeno mundial, que tem maiores efeitos nos países em desenvolvimento. São duas particularidades importantes sobre tal fenômeno:

A) o crescente número de idosos com mais de 80 anos e o processo de feminilização da velhice, ou seja, o maior número de mulheres nesse grupo.

B) o crescimento gradual e planejado dessa população no Brasil e o processo de masculinização da velhice, ou seja, o maior número de homens no grupo com mais de 80 anos.

C) a inversão da pirâmide etária que já ocorre nos países desenvolvidos e o distanciamento maior dessa inversão nos países em desenvolvimento.

D) a migração maciça da população idosa para os grandes centros urbanos em busca de cuidados médicos e o amplo processo de institucionalização de idosos.

E) a diminuição do número de idosos na faixa etária de 60 a 80 anos e o aumento do número de idosos com mais de 100 anos.

 

4. (VUNESP 2018) Segundo Milton Santos (1996), as migrações brasileiras, vistas pelo ângulo da sua causa, são verdadeiras migrações forçadas. O autor acrescenta que muitas migrações

A) são estimuladas por eventos de forte impacto ambiental, principalmente no Sudeste e no Sul.

B) estão ligadas ao consumo e à inacessibilidade a bens e serviços essenciais no local de origem.

C) representam o esvaziamento das periferias metropolitanas, antes inchadas e carentes.

D) recebem apoio direto do governo, principalmente os grupos que exercem pressão sobre atividades extrativas.

E) resultam do fechamento de frentes pioneiras em áreas com infraestrutura obsoleta ou inexistente.

 

5. (IBADE 2019) A abordagem aos moradores é um momento crítico da coleta, onde o informante faz um primeiro “julgamento” do Recenseador. Portanto, o recenseador NÃO deve:

A) Vestir-se de forma adequada e discreta, e estar sempre portando o crachá de identificação.

B) Ser objetivo e falar brevemente o que deseja.

C) Cumprimentar o informante, demonstrando que é uma pessoa credenciada e treinada para realizar a coleta pelo IBGE.

D) Demonstrar profissionalismo e credibilidade.

E) Falar informalmente, com o uso de gírias, para que o informante fique mais à vontade.

 

6. (IBADE 2019) Em caso de resistência à prestação de informações ao IBGE, é necessário que o Recenseador consiga apresentar argumentos convincentes ao informante relutante. Entretanto, se mesmo assim a recusa persistir, o que o Recenseador deve fazer?

A) Retornar no dia seguinte à residência do informante que se recusou a prestar informações para uma nova tentativa.

B) Solicitar apoio policial para exigir que o informante preste as informações necessárias.

C) Multar o informante por recusa de atendimento.

D) Comunicar a recusa ao Supervisor para receber novas orientações.

E) Solicitar ao supervisor que abra um processo administrativo para avaliar a conduta do informante.

 

7. (IBADE 2019) Quem exercerá as tarefas de supervisão da operação censitária, com atenção às questões técnicas e de informática, exercendo, quando necessário, tarefas administrativas, como renovação de contratos e avaliação de recenseadores?

A) Coordenador do senso

B) Agente Censitário Supervisor

C) Coordenador de área

D) Agente Censitário Municipal

E) Coordenador Censitário de Subárea

 

8. (IBADE 2019) A data de referência para o Censo Experimental 2019 é o dia:

A) 31 de outubro de 2019.

B) 23 de setembro de 2019.

C) 01 de agosto de 2019.

D) 22 de novembro de 2019.

E) 31 de agosto de 2019.

 

9. (IBADE 2019) Maria e Joana são recenseadoras. Maria perguntou a Joana se seu filho José poderia usar, no seu trabalho de escola, alguns dados da pesquisa realizada no censo demográfico, como nomes e endereços dos informantes. Joana deverá responder que:

A) sim, pois os dados podem ser usados para fins educacionais.

B) não, pois as informações têm caráter sigiloso e usadas exclusivamente para fins estatísticos.

C) sim, pois não há nenhuma previsão legal sobre sigilo das informações.

D) não, pois os outros pais podem não gostar da divulgação dos seus nomes e reclamarem com o Diretor da escola.

E) sim, pois a violação do sigilo por recenseadores do IBGE não está sujeita a qualquer punição.

 

10. (IBADE 2019) Qual o instrumento que reúne os conceitos, as definições, os procedimentos e as orientações necessárias ao desempenho das atividades de um recenseador e ao registro das informações?

A) Dispositivo Móvel de Coleta (DMC)

B) Mapa do setor censitário (em papel)

C) Manual do Recenseador

D) Mapa do setor censitário digital

E) Questionário básico

 

11. (IBADE 2019) Entre as principais pesquisas feitas pelo IBGE, encontra-se o Censo Demográfico, que é a operação realizada a cada:

A) 15 anos.

B) 10 anos.

C) 5 anos.

D) 20 anos.

E) 2 anos.

 

12. (VUNESP 2018) A crise do sistema de regulação fordista no final do século XX gerou importantes impactos no espaço geográfico em escala global. As migrações, por exemplo, apresentam novas características, afetadas

A) pela modernização do campo e pela mecanização.

B) pela abertura das fronteiras e pelo fim das barreiras migratórias.

C) pelo empobrecimento dos antigos países desenvolvidos.

D) pela desindustrialização e pelo desemprego tecnológico.

E) pela expansão econômica da Ásia e da África.

 

13. (FEPESE 2018) O processo de formação do território brasileiro congregou diferentes grupos humanos. Analise as afirmativas abaixo acerca da formação étnica da população brasileira.

1. Nos primeiros séculos da nossa história o processo de formação étnica da população brasileira envolveu principalmente os povos indígenas que originalmente habitavam as terras brasileiras; os portugueses que vieram se apropriar das riquezas existentes nas terras indígenas e os povos africanos trazidos para trabalhar como mão de obra escrava.

2. O encontro entre os povos indígenas, os europeus – a princípio os portugueses – e os africanos ocorreu de forma pacífica.

3. A partir da segunda metade do século XIX é que povos de outras etnias passaram a fazer parte da composição da população brasileira; eram os imigrantes europeus e asiáticos, povos que, fugindo de guerras e da pobreza que assolava seus países de origem, aportaram no Brasil em busca de melhores condições de vida.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A) É correta apenas a afirmativa 3.

B) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

 

14. (FCC 2019) Em 29 de agosto de 2018, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentou os seguintes dados:

População brasileira ultrapassa 208 milhões de pessoas. Os três estados mais populosos estão no Sudeste; enquanto os cinco menos populosos, no Norte do País. (Disponível em: www.brasil.gov.br)

A respeito dos dados apresentados, é correto afirmar que a população brasileira

A) é formada, predominantemente, por jovens.

B) está mal distribuída pelo território nacional.

C) destaca-se como a maior do continente americano.

D) cresce de 2 a 3% ao ano, desde o início da década.

E) apresenta reduzida mobilidade inter-regional.

 

15. (IF-SP 2019) O Endemismo pode ser entendido como uma situação na qual um organismo ocorre exclusivamente em uma única área. Esse fato é complexo, pois um grupo de animais, por exemplo, pode ter tido uma distribuição ampla no passado e ter-se extinguido em várias regiões, mantendo, atualmente, uma distribuição restrita a uma área. Ao contrário do que ocorre com o endemismo, e também mais raro, há situações nas quais alguns organismos estão amplamente difundidos pelo mundo.

ROSS, J. L. S. (Org.). Geografia do Brasil. 6. ed. São Paulo: Edusp, 2014.

Assinale a alternativa que aponte a definição correta dessa situação oposta ao endemismo.

A) Difusionismo.

B) Cosmopolitismo.

C) Regionalismo.

D) Dispersão.