QUESTÃO SOBRE URBANIZAÇÃO IV

 

1. (Prefeitura de Arapiraca – AL 2018) O Atlas Geográfico Escolar do IBGE apresenta, além de mapas do país e do mundo, ilustrações animadas sobre temas relacionados à Geografia e à Cartografia. Com isso, o mesmo classifica as cidades em metrópoles globais, metrópoles nacionais, metrópoles regionais e centros regionais. As cidades de São Paulo e Recife são classificadas, respectivamente, como:

A) Metrópole global e metrópole regional

B) Metrópole nacional e centro regional.

C) Metrópole global e metrópole nacional.

D) Metrópole nacional e metrópole regional.

E) Ambas as cidades são metrópoles globais.


 

2. (EDUCA 2020) A urbanização no Brasil, constitui um fenômeno da segunda metade do século XX e pode ser considerada um fenômeno recente. As características desse fenômeno estão expressas na paisagem urbana das cidades e metrópoles brasileiras e são decorrentes de vários fatores:

São considerados fatores da urbanização:

I. O êxodo rural, que, por sua vez, está ligado ao excedente de mão-de-obra do campo. II. A industrialização tardia e a modernização das atividades agrícolas, conjugadas à concentração de pessoas nas grandes cidades. III. O aumento do poder aquisitivo da população, favorecidos pela expansão do capital financeiro na economia. IV. A inovação tecnológica e o aumento da produtividade das indústrias de bens de consumo, para suprirem as necessidades da vida urbana.

Estão CORRETAS:

A) I, II.

B) II, III, IV.

C) I, III, IV.

D) III, IV.

E) I, II, III, IV.


 

3. (EDUCA 2020) Hierarquia urbana é a maneira como as cidades organizam-se dentro de uma escala de subordinação. Por meio dela pode-se conhecer a importância de uma cidade e a sua relação de subordinação ou influência sobre as outras que estão à sua volta. A hierarquia urbana é composta por estruturas categorizadas na seguinte classificação:

Assinale a alternativa CORRETA:

A) Metrópole e Centros Regionais.

B) Centros Regionais, Cidade Local e Vila.

C) Metrópole, Metrópole Regional e Centro Estadual.

D) Metrópole Nacional, Centro Estadual e Vila.

E) Metrópole Nacional e Regional, Centros Regionais, Cidade local e Vila.


 

4. (EDUCA 2020) A urbanização no Brasil, constitui um fenômeno da segunda metade do século XX e pode ser considerada um fenômeno recente. As características desse fenômeno estão expressas na paisagem urbana das cidades e metrópoles brasileiras e são decorrentes de vários fatores:

São considerados fatores da urbanização:

I. O êxodo rural, que, por sua vez, está ligado ao excedente de mão-de-obra do campo. II. A industrialização tardia e a modernização das atividades agrícolas, conjugadas à concentração de pessoas nas grandes cidades. III. O aumento do poder aquisitivo da população, favorecidos pela expansão do capital financeiro na economia. IV. A inovação tecnológica e o aumento da produtividade das indústrias de bens de consumo, para suprirem as necessidades da vida urbana.

Estão CORRETAS:

A) I, II.

B) II, III, IV.

C) I, III, IV.

D) III, IV.

E) I, II, III, IV.


 

5. (IBADE 2020) A urbanização tem como centro os conceitos de êxodo rural e industrialização, no entanto, eles são fatos complementares que ocorrem em áreas distintas. Assinale a alternativa, que apresenta respectivamente, suas definições.

A) Fenômeno espacial urbano que atrai pessoas em busca de empregos pós-Revolução industrial / transferência de pessoas do campo para a cidade.

B) Aglomerado com mais de 20 mil habitantes / desenvolvimento de atividades industriais e criação de atividades de apoio.

C) Desenvolvimento de atividades industriais e criação de atividades de apoio / fenômeno espacial urbano que atrai pessoas em busca de emprego

D) Transferência de pessoas do campo para a cidade / fenômeno espacial urbano que atrai pessoas em busca de empregos pós-Revolução Industrial.

E) Relação entre campo e cidade, determinada pela quantidade de crescimento da população / transferência de pessoas do campo para a cidade.


 

6. (AMEOSC 2020) O conceito de macrocefalia urbana utilizado por especialistas de6signa:

A) O crescimento populacional exponencial em ritmo contrário à industrialização

B) O inchamento dos espaços urbanos em razão da concentração das atividades econômicas e sociais.

C) O crescimento desordenado das atividades industriais que não é acompanhado pelo crescimento populacional.

D) A dispersão dos espaços urbanos por fluxos migratórios em direção às chamadas cidades satélites, fora das regiões urbanas.


 

7. (FACET Concursos 2020) O processo de urbanização no Brasil ocorreu de forma concentrada e intensa, gerando inúmeros problemas urbanos, como a segregação sócioespacial, macrocefalia urbana, déficit habitacional, entre outros. Por sua vez, historicamente, a luta pela Reforma Urbana vem tentando promover uma maior justiça social na cidade. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA:

A) A primeira grande política urbana implementada no Brasil deu-se na Constituição de 1988, nos artigos 182 e 183, que definiam as políticas de desenvolvimento urbano e regulamentação do uso e da propriedade do solo urbano.

B) O MTST é o principal movimento social no Brasil pela Reforma Urbana, além da luta por moradias populares à população sem-teto.

C) O Estatuto da Cidade, aprovado em 2001, é o principal marco na política urbana brasileira, pois, além da consolidação da política de regulamentação propriedade e uso do solo urbano, prevê a obrigatoriedade da participação popular no planejamento e gestão urbanos.

D) O chamado orçamento participativo é uma das ferramentas disponíveis no processo de participação popular no planejamento e, sobretudo, gestão das cidades brasileiras.

E) O Plano Diretor é o instrumento básico da política de planejamento e desenvolvimento no Brasil, sendo obrigado sua elaboração aos municípios com mais de 50 mil habitantes, além de outros fatores como estar inserido em áreas metropolitanas, de potencial turístico ou mesmo de impacto ambiental.


 

8. (FACET Concursos 2020) José Eli da Veiga, no começo deste século, publicou um livro com um título chamativo: “Cidades imaginárias: O Brasil é menos urbano do que se calcula”. Apesar do pouco rigor científico, pois se tratava de uma coletânea de artigos de opinião para um grande jornal, o livro gerou inúmeros debates por “tocar na ferida” de uma problemática conceitual fundamental à Geografia: o entendimento sobre a definição do rural e urbano no Brasil. Historicamente, no país, em especial o IBGE (e seus respectivos estudos e coletas de dados censitários), para fins de gestão do território, considerou esses espaços pela/o:

A) tamanho populacional, ou seja, o urbano seria definido pela concentração populacional enquanto o rural por sua dispersão.

B) dimensão político-administrativa, ou seja, na existência limites oficiais de diferenciação, considerando o rural e o urbano como adjetivos territoriais.

C) densidade demográfica, ou seja, pelo número de habitantes por quilômetros quadrados, modelo esse adotado à semelhança da OCDE.

D) natureza das atividades econômicas, ou seja, o rural com predominância de atividades primárias e o urbano de secundárias e/ou terciárias.

E) funcionalidade urbana, ou seja, o espaço urbano tem que ofertar uma série de serviços que são exclusivos ao espaço urbano em detrimento do rural.



9. (Alternative Concursos 2021) Em escala local ou regional, a área polarizada por uma cidade é sua área de influência, que pode ser maior ou menor conforme seu poder de atração. De modo geral, uma cidade exerce influência sobre outras cidades menores e suas áreas rurais. Em 2007, o IBGE (O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) definiu uma nova dinâmica da rede urbana brasileira. Nela, quantas grandes redes que abrangem municípios de estados diferentes são encontradas:

A) 12

B) 10

C) 7

D) 5

E) 3


 

10. (IDIB 2020) Leia o trecho de D. Harvey (1980, p. 86):

Necessidade é conceito relativo. As necessidades não são constantes porque elas são categorias da consciência humana e desde que a sociedade se transforma, a consciência da necessidade transforma-se também. O problema é definir exatamente em que a necessidade é relativa, e entender como as necessidades surgem. As necessidades podem ser definidas a respeito de um número de diferentes categorias de atividade – permanecendo estas completamente constantes no tempo; podemos enumerar nove delas: 1 alimento, 2 habitação, 3 cuidados médicos, 4 educação, 5 serviço social e ambiental, 6 bens de consumo, 7 oportunidades de lazer, 8 amenidades de vizinhança, 9 facilidades de transporte. (HARVEY, David. A Justiça Social e a Cidade. Hucitec 1980, p. 86).

O argumento de D. Harvey sobre o que é necessidade, pode representar um processo específico da cidade capitalista que produz desigualdades e injustiças sociais, principalmente em metrópoles e cidades de países latino-americanos:

A) A revaloração do espaço, que considera as necessidades dos equipamentos urbanos para atribuir novos valores às porções do espaço.

B) A expansão urbana, considerando as necessidades como eixos de vetores de configuração territorial e arranjo de infraestrutura.

C) A verticalização, que atribui valores de uso e de troca para um único espaço da cidade, transformando todos os equipamentos urbanos de necessidade em mercadoria.

D) A segregação socioespacial, que afasta os sujeitos dos serviços públicos essenciais, bem como indica a diferenciação da estratificação social.


 

11. (AV MOREIRA 2020) As Nações Unidas calculam que 68% da população mundial será urbana e irá concentrar-se majoritariamente na Índia, China e Nigéria. Até 2050, dois terços da população mundial viverão nas cidades. Algumas cidades, a exemplo de Tóquio, Mumbai e São Paulo, possuem mais de 10 milhões de habitantes, por isso são consideradas:

A) Cidades Globais.

B) Megacidades.

C) Megalópoles.

D) Metrópoles Globais.

E) Tecnopolos.


 

12. (FEPESE 2021) Sobre o processo de metropolização do Brasil, é correto afirmar:

1. Em um primeiro momento, a urbanização brasileira caracterizou-se pelo crescimento dos maiores centros urbanos, que correspondiam, na maioria das vezes, às capitais estaduais ou aos centros industriais de maior expressão, como por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre, entre outros.

2. O forte incremento populacional urbano fez nascer as principais metrópoles de nosso país, cidades com mais de um milhão de habitantes, caracterizadas pela concentração de capitais e da produção e por uma diversificada infraestrutura de serviços como saúde, educação e lazer.

3. O grande afluxo de migrantes em direção às metrópoles brasileiras gerou um processo de crescimento exagerado e desordenado de suas áreas urbanas, que em muitos casos uniram-se às áreas urbanas de cidades próximas, criando grandes aglomerações.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A) É correta apenas a afirmativa 1.

B) É correta apenas a afirmativa 3.

C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.


 

13. (FAU 2019) Assinale a alternativa correta para o seguinte texto:

Pode-se dizer que as cidades são fruto da capacidade de oferecer, aos seus cidadãos a livre circulação entre as diferentes áreas urbanas. Entretanto, o aumento da população urbana mundial tem colocado em xeque a capacidade das cidades garantirem o deslocamento das pessoas no meio urbano. Esse crescente aumento populacional vem acompanhado da elevação do trânsito de veículos individuais e coletivos, provocando o inchaço do trânsito. Esse fato ocorre em especial nas áreas urbanas que concentram a maior parte de serviços e empregos, dificultando a locomoção entre essas zonas comerciais, industriais e as zonas domiciliares. Uma das consequências da redução da capacidade de mobilidade urbana é.

A) "... o stress populacional, o qual é responsável por inúmeras patologias e pela eficiência econômica e social das cidades".

B) “... é a indissociabilidade do conhecimento das causas que facilitam a mobilidade urbana, a qual deve ser tratada monodiciplinarmente, pois não é mais possível tratar o crescimento e desenvolvimento das cidades sem desconsiderar a capacidade de garantir a mobilidade da industrialização”.

C) “... é o incremento de vias destinadas a indústria cuja intervenção nas sociedades é tão elevado que até as suas modalidades de produção, ou seja, a forma predominante com que suas linhas de produção atuam, interferem na organização do espaço, gerando mais ou menos produtos e empregos, entre outros elementos, o que indiscutivelmente melhora a saúde e reduz o stress urbano”.

D) “... a melhoria da qualidade de vida da população urbana, que é responsável pela melhoria da saúde populacional através da concentração de equipamentos médicos, o que melhora a eficiência econômica e social da população urbana”.

E) “... o stress populacional, o qual é responsável por inúmeras patologias e pela ineficiência econômica e social das cidades”.


 

14. (CONSESP 2017) Considere o texto.

"Esses lugares têm como objetivo facilitar a criação e o melhoramento de produtos. São absorvidos pela indústria de alta tecnologia que se instalam nos mesmos lugares ou cidades. O Vale do Silício, na Califórnia, é uma região que está situada um conjunto de empresas implantadas com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas."

Assinale a alternativa que corresponde ao que foi descrito no texto acima.

A) Região Geoeconômica.

B) Entorno Industrial.

C) Cidades satélites.

D) Tecnopolos.


 

15. (Crescer Consultorias 2017) A evolução da paisagem, de acordo com a expansão do espaço geográfico urbanizado que culmina na conurbação, cria uma situação onde a paisagem:

A) Urbana divisa espaço com a paisagem rural entre os municípios que divisam suas zonas limítrofes.

B) Natural deixa de ter presença nas áreas de dívidas entre municípios e cidades, criando uma paisagem urbana contínua.

C) É criada em um contexto urbano organizado e desenvolvido, pois tal resultado só é obtido através de um planejamento urbano sério.

D) Sofre com as fatalidades naturais e inevitáveis do desmatamento, da urbanização indevida e da falta de estrutura social regional.