1. (CONSESP 2018) No Brasil, há dois períodos importantes quando se fala de industrialização no século XX, a Era Vargas e a Era JK. Assinale a alternativa que apresenta a característica de uma dessas fases da industrialização brasileira.

A) Durante a Era Vargas, houve a revolução industrial brasileira propriamente dita, com a implantação da indústria de base.

B) O Plano de Metas foi o programa implantado por Getúlio Vargas que criou a Petrobras.

C) A desindustrialização ocorreu a partir da década de 1930, pois todo o território paulista já estava industrializado.

D) Na Era Vargas, houve uma demanda muito grande com o capital externo, pois a entrada de multinacionais foi exagerada e Vargas perdeu o controle da dívida externa.

 

2. (Itame 2019) Quando falamos dos avanços científicos e tecnológicos, o período entre 1850 até 2010 pode ser analisado por etapas. Com relação a essas etapas, denominou-se de primeira, segunda e terceira revolução industrial. Assinale a alternativa correspondente ao desenvolvimento das atividades industriais.

A) a terceira revolução industrial refere-se ao período em que houve uma intensidade na produção têxtil, metalúrgico e na mineração.

B) foi na segunda revolução industrial que o uso do carvão motivou a invenção dos trens.

C) a integração entre tecnologia e ciências resultou no processo produtivo, envolvendo setores da cibernética, telecomunicações e microeletrônica.

D) a primeira revolução indústria, ficou conhecida como uma resposta ao embate ideológico entre Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

 


3. (Itame 2019) A separação entre “mão e cérebro” corresponde ao sistema de produção, caracterizado pela produção em massa e padronizada em linhas de montagem. O método foi adotado principalmente a partir do século XX, em indústrias de bens de consumo, como a de automóveis e eletrodomésticos. O sistema de produção apresentado ficou denominado de

A) volvismo.

B) iluminismo.

C) fordismo.

D) Toyotismo

 


4. (UPENET/IAUPE 2-17) De acordo com a evolução da produção industrial, analise as afirmativas sobre as fases da Revolução Industrial.

I. 2ª Fase: profundas transformações industriais no século XX, com informatização dos sistemas de produção, inclusive com robotização.

II. 1ª Fase: transição entre a produção agrária e início da industrialização a partir do século XVIII.

III. 3ª Fase: aperfeiçoamento do potencial produtivo com polos industriais até primeira metade do século XX.

IV. 3ª Fase: o trabalho com máquinas permitiu a substituição de muitos funcionários, o que reduziu custos.

V. 1ª Fase: a substituição do trabalho artesão por novas técnicas como o uso da energia a vapor.

Está CORRETO, o que se afirma, apenas, em

A) I, II e IV.

B) II, III e V.

C) I e II.

D) II, IV e V.

E) III, IV e V.


 

5. (CONSESP 2018) Considere o texto.

“Esse modelo de produção em massa constitui o aumento de produção, possibilitando a baixa dos preços, que, por outro lado, aumentam as vendas e ajudam o produto a se manter com preços baixos. É baseado em economias de escala.”

O modelo de produção que condiz com o enunciado é

A) a Administração Científica

B) o Taylorismo.

C) o Volvismo.

D) o Fordismo.

 


6. (CONSESP 2018) Em meados dos anos de 1930, São Paulo tornava-se uma grande metrópole industrial em que estavam presentes todos os tipos de fabricação. Desde então, foram criadas condições de formação para concentração industrial no que conhecemos como ABCD.

A sigla ABCD refere à nomenclatura dada para os municípios industriais de:

A) Americana, Barueri, Capão Bonito e Duartina.

B) Santo André, São Bento do Sapucaí, São Carlos e Diadema.

C) Anhembi, Barretos, Campinas e Diadema

D) Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema.


 

7. (FUNDATEC 2017) “Na África os processos de integração regional são prejudicados pelo grave quadro de desagregação do continente”. (MOREIRA, 2011). Dentre os fatores que dificultam o processo de integração no continente africano, estão, EXCETO:

A) Dependência econômica.

B) Baixo nível de industrialização.

C) Guerras civis.

D) Carência de matérias-primas.

E) Epidemias.


 

8. (FUNDATEC 2019) Um ________________ é uma associação de duas empresas ou mais por um certo período de tempo, com o objetivo de conquistar mercados, sem que haja danos a nenhuma delas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

A) Holding

B) Truste

C) Cartel

D) Joint venture

E) Monopólio


 

9. (IBADE 2018) A Zona Franca de Manaus possui significativa importância socioeconômica, tanto para Manaus e região, como para o Brasil. Entre os subsetores industriais a seguir, assinale o que, nos últimos cinco anos possuiu a maior porcentagem de faturamento, segundo a SUFRAMA.

A) Madeireiro

B) Eletroeletrônicos

C) Brinquedos

D) Termoplástico


 

10. (Cepros 2017) No Brasil, as indústrias, em um primeiro momento, concentraram-se na região Sudeste, e, posteriormente, se dispersaram para outras regiões. Com referência ao tema, analise as alternativas abaixo.

1) O processo de dispersão industrial no Brasil começa no final da década de 1980, tanto no território nacional, como na região Sudeste.

2) A chamada “guerra fiscal” foi um fator decisivo para o processo de descentralização industrial no Brasil.

3) O Espírito Santo, em 2003, obteve o mais alto índice de crescimento da região; mesmo assim, é o Estado menos industrializado do Sudeste.

4) A região Sul é a segunda região brasileira mais industrializada, tendo como característica a aglutinação de suas indústrias em polos industriais.

5) A Região Nordeste ocupa, atualmente, a terceira posição, em relação ao total do desempenho industrial nacional.

Estão corretas apenas:

A) 1, 2, 3 e 5

B) 1, 3 e 4

C) 1, 2 e 4

D) 2, 4 e 5

E) 1, 3 e 5


 

11. (IF Sul Rio-Grandense 2021) Leia o excerto abaixo.

“A atividade industrial está intimamente ligada aos padrões estéticos. Arte e técnica sempre caminharam de forma inseparável. Ao desenhar um produto a ser industrializado e colocado no mercado, o produtor tem que levar em consideração o gosto do consumidor em relação aos aspectos estéticos do produto. Portanto, o processo de industrialização tem implicações muito mais amplas do que as de natureza econômica”. (ROSS, 2019).

Considerando a exposição do autor em relação ao processo de industrialização e o fato de que o Brasil é um país capitalista industrializado em desenvolvimento, e que o papel do Estado como intermediador desse processo, consolidou-se como agente

A) monopolizador dos mercados.

B) descentralizador, que privilegia a presença de recursos naturais.

C) concentrador de empresas junto aos mercados consumidores.

D) promotor do bem-estar social.


 

12. (FUNDEP - Gestão de Concursos 2019) Na primeira metade do século XX, o Estado passou a estimular a industrialização no Brasil.

Sobre a caracterização da espacialização dessa atividade, assinale a alternativa incorreta.

A) A ocidentalização do processo de ocupação do espaço nacional se deu, principalmente, pela expansão da atividade industrial.

B) A persistência do grande latifúndio no Nordeste se transformou em um obstáculo ao desenvolvimento da indústria na região.

C) O modelo adotado na colonização da região Sul favoreceu a distribuição equilibrada de renda e a formação de um mercado consumidor para industrializados.

D) Os poderes político e econômico, concentrados no Sudeste, além de oferecerem condições infra estruturais para sustentar a industrialização, favoreceram a liderança da região no processo industrial.


 

13. (FUNDATEC 2018) “O ambiente onde a sociedade humana desenvolve as suas relações, chamado meio geográfico, é resultante das alterações que os seres humanos introduziram na natureza por meio de técnicas. Sob o ponto de vista histórico, o meio geográfico pode ser dividido em três períodos: meio natural, meio técnico e meio técnico-científico-informacional. Cada um desses períodos corresponde a uma etapa da evolução técnica pela qual passou a sociedade humana.” (LUCCI, 2014). Ao analisar o período denominado “meio técnico”, identificamos que ele teve início com a Revolução:

A) Industrial.

B) Urbana.

C) Agrícola.

D) Comercial.

E) Verde.


 

14. (FUNDATEC 2018) Ao analisar o processo de industrialização da Argentina, do México, da África do Sul e da Índia, Almeida (2013) identifica que esses países compartilharam as seguintes características:

I. São países de industrialização tardia.

II. Iniciaram sua industrialização através do processo de substituição de importações. III. A partir da segunda metade do século XIX são classificados como plataformas de exportação.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas I e II.

C) Apenas I e III.

D) Apenas II e III.

E) I, II e III.

 


15. (FUNDATEC 2018) São países que expandiram suas economias e se industrializaram com a participação do capital japonês e dos Tigres Asiáticos, sendo, por isso, chamados novos Tigres Asiáticos, EXCETO:

A) Coreia do Norte.

B) Indonésia.

C) Malásia.

D) Filipinas.

E) Tailândia.