1. (Instituto Ânima Sociesc 2017) Leia a notícia abaixo:

“Emissões de gases de efeito estufa no estado do Rio crescem 40% em dez anos...”

08/06/2017 18h42 Rio de Janeiro

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil

O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Esse fenômeno ajuda a manter a Terra aquecida. Nos últimos tempos, a intervenção humana sob diversas maneiras possibilitou o aumento desse fenômeno deixando o nosso planeta cada vez mais quente.

Com relação a esse tema, assinale a alternativa INCORRETA sobre dados gerais do assunto:

A) Os Estados Unidos da América e a China são os principais países emissores de gases de efeito estufa, devido ao grande volume de suas atividades econômicas, por isso participaram ativamente do Protocolo de Kyoto, o que possibilitou uma redução significativa na emissão de gases poluentes no planeta.

B) Com o aumento demasiado da temperatura do nosso planeta, vários problemas podem vir a ocorrer, como o derretimento das calotas polares.

C) A extinção de alguns animais e plantas, que sofrem pelas más condições de seus habitats também é uma das consequências do efeito estufa.

D) A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também chamada de Eco-92, possibilitou melhor entendimento sobre o tema efeito estufa.

E) Uma das saídas para amenizarmos o desequilíbrio do efeito estufa é reflorestarmos cada vez mais áreas que estejam devastadas.

 

2. (Instituto Consulplan 2019) Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra, que pode ser consequência de causas naturais e atividades humanas. Em relação ao efeito estufa, analise as afirmativas a seguir.

I. Corresponde a uma camada de gases que cobre a superfície da Terra. 

II. É um fenômeno natural fundamental para a manutenção da vida na Terra, pois, sem ela, o planeta poderia se tornar muito frio, inviabilizando a sobrevivência de diversas espécies. 

III. Muitas atividades humanas emitem uma grande quantidade de gases formadores do efeito estufa (GEEs); esta camada tem ficado cada vez mais espessa, retendo mais calor na Terra.

Assinale a alternativa correta.

A) Todas as afirmativas estão corretas.

B) Apenas uma afirmativa está correta.

C) Apenas uma afirmativa está incorreta.

D) Apenas duas afirmativas estão corretas.

 

3. (Crescer Consultorias 2018) No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “saneamento básico” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia, que lhes permitam ser capazes de:

A) Reconhecer a existência do campo magnético terrestre.

B) Conhecer o funcionamento de bússola.

C) Identificar diferentes tipos de resíduo.

D) Verificar que um fio percorrido por corrente elétrica possui campo magnético.

 

4. (IBADE 2020) O fenômeno de acumulação de sedimentos devido aos processos erosivos causados pelas águas, ventos, processos químicos, antrópicos e físicos, que desagrega os solos e rochas formando sedimentos que serão transportados é chamado:

A) assoreamento.

B) erosão.

C) transposição.

D) poluição.

E) eutrofização.

 

5. (FUNRIO 2017) As seguintes afirmações sobre perfuração de poços de petróleo são corretas, EXCETO:

A) uma das principais funções do fluido de perfuração é gerar uma pressão hidrostática que impeça o fluxo dos fluidos contidos nos poros da rocha para dentro do poço durante a perfuração.

B) a configuração de poço tipo slender geralmente proporciona redução de tempo em relação à configuração convencional. Sua aplicação é mais viável em áreas bem conhecidas, onde a chance de surpresas geológicas é mais baixa.

C) geralmente, na construção de poços em lâmina de água profunda a mesma sonda é usada para perfurar e completar o poço.

D) sondas com sistema rotativo tipo top driver são geralmente mais adequadas à perfuração de poços horizontais do que sondas com sistema rotativo tipo mesa rotativa e Kelly.

E) o BOP (Blowout Preventer) é um equipamento que fica na cabeça do poço e é composto por um conjunto de válvulas operadas pela UEP (Unidade Estacionária de Produção).

 

6. (FUNDATEC 2019) No Brasil, a Lei nº 9.985/2000 instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que reúne todos os instrumentos e normas sobre o assunto. O SNUC estabelece as categorias de manejo das unidades de conservação do país em dois grandes grupos, segundo as suas possibilidades de aproveitamento direto ou indireto de uso de seus recursos. Assim, as de proteção integral têm como objetivo proteger frações de ecossistemas naturais sem nenhuma interferência do homem, enquanto, nas de uso sustentável, a exploração dos recursos é permitida. Nesse sentido, NÃO corresponde a uma Unidade de Uso Sustentável:

A) Parque Nacional.

B) Floresta Nacional.

C) Reserva de Fauna.

D) Área de Proteção Ambiental.

E) Área de Relevante Interesse Ecológico.

 

7. (Instituto Access 2020) A Cúpula do Clima (COP 25), realizada em Madri de 2 a 13 de dezembro de 2019, foi organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visava formular um grande acordo climático global para minimizar o Aquecimento Global.

Assinale a opção que define corretamente o fenômeno do Aquecimento Global.

A) O Aquecimento Global corresponde a uma área onde há muitos terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado no Norte do Oceano Pacífico.

B) O Aquecimento Global corresponde à teoria que afirma que a terra é plana e cercada por um grande anel de gelo nas bordas que impede a passagem de barcos, de veículos terrestres e de aeronaves.

C) O Aquecimento Global é o processo de derretimento das geleiras do Ártico e da Antártida que acabam por elevar o nível dos oceanos.

D) O Aquecimento Global corresponde à cobertura de gás ozônio presente na atmosfera terrestre que protege o planeta das radiações ultravioletas prejudiciais aos seres vivos.

E) O Aquecimento Global corresponde ao aumento da temperatura média do planeta Terra, causado pelo acúmulo de gases poluentes na atmosfera.

 

8. (AOCP 2018) A poluição emitida da superfície para a atmosfera em regiões metropolitanas pode apresentar maior concentração e causar mais danos à saúde humana durante os períodos de inverno nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, devido, principalmente, à

A) inversão térmica causada pela diminuição da temperatura do ar com a altitude, no início da manhã.

B) diminuição da temperatura do ar com a altitude em grandes massas de ar sobre a região.

C) diminuição da turbulência do ar associada ao aumento da rugosidade do terreno.

D) inversão térmica causada pela subsidência de grande escala de massas de ar de níveis superiores da atmosfera.

E) inversão térmica causada pela diminuição da umidade do ar com a altitude.

 

9. (AOCP 2018) As grandes regiões desérticas e chuvosas do globo terrestre estão associadas a quais movimentos das células de circulação meridional global?

A) Movimento descendente do ar, próximo às latitudes de 60 graus (nos hemisférios norte e sul) e em latitudes equatoriais, e movimento ascendente próximo às latitudes subtropicais (nos hemisférios norte e sul).

B) Movimento descendente do ar nas regiões polares, próximo às latitudes de 60 graus (nos hemisférios norte e sul), e movimento ascendente nas regiões equatoriais.

C) Movimento ascendente do ar nas regiões polares, próximo às latitudes de 30 graus (nos hemisférios norte e sul), e movimento descendente nas regiões equatoriais.

D) Movimento ascendente do ar, próximo às latitudes de 60 graus (apenas no hemisfério sul) e em regiões equatoriais, e movimento descendente do ar próximo às latitudes subtropicais (apenas no hemisfério sul).

E) Movimento ascendente do ar, próximo às latitudes de 60 graus (nos hemisférios norte e sul) e em regiões equatoriais, e movimento descendente do ar próximo às latitudes subtropicais (nos hemisférios norte e sul).

 

10. (AOCP 2018) Com base no modelo tricelular de circulação meridional da atmosfera terrestre, é possível classificar as células de Hadley, Ferrel, Polar como termicamente diretas e termicamente indiretas. Diante do exposto, é correto afirmar que

A) as células Hadley e Polar são classificadas como células termicamente diretas, com base no fato de que o ar frio se eleva e o ar quente subside.

B) a célula de Ferrel de latitudes médias é dinamicamente dirigida pelas duas células que a margeiam (Hadley e Polar), além de ser termicamente indireta.

C) as células Hadley e Ferrel são classificadas como células termicamente diretas, com base no fato de que o ar frio subside e o ar quente se eleva.

D) as células Hadley e Polar são classificadas como células termicamente indiretas, com base no fato de que o ar frio subside e o ar quente se eleva.

E) a célula de Ferrel de latitudes médias é dinamicamente dirigida pelas duas células que a margeiam (Hadley e Polar), além de ser termicamente direta.

 

11. (AOCP2018) Eventos de El Niño podem ser descritos corretamente por quais características? (Obs.: Anomalia de uma variável qualquer representa seu desvio em relação à média climatológica.)

A) Aquecimento anômalo da região equatorial do Pacífico centro-leste; diminuição dos ventos alísios no Pacífico equatorial; aprofundamento da termoclina no leste do Pacífico e diminuição da pressão ao nível do mar na região de Taiti.

B) Resfriamento anômalo da região equatorial do Pacífico centro-leste; diminuição dos ventos alísios; aprofundamento da termoclina no leste do Pacífico e diminuição da pressão ao nível do mar na região de Darwin.

C) Aquecimento anômalo da região equatorial do Pacífico centro-leste; intensificação dos ventos alísios; aprofundamento da termoclina no leste do Pacífico e diminuição da pressão ao nível do mar na região de Taiti.

D) Resfriamento anômalo da região equatorial do Pacífico centro-leste; intensificação dos ventos alísios; aprofundamento da termoclina no leste do Pacífico Sul e diminuição da pressão ao nível do mar na região de Darwin.

E) Aquecimento anômalo da região equatorial do Pacífico centro-leste; diminuição dos ventos alísios; diminuição da profundidade da termoclina no leste do Pacífico e aumento da pressão ao nível do mar na região de Taiti.

 

12. (AOCP 2018) Considerando-se as mesmas imagens de satélite da questão anterior, nº50, quais sistemas atmosféricos de escala sinótica podem ser identificados nessa data?

A) Frente fria que atinge o estado do Rio Grande do Sul; convecção local sobre a região norte do Brasil; vórtice ciclônico sobre o nordeste do Brasil.

B) Convecção local sobre a região norte do Brasil; vórtice ciclônico sobre a região nordeste do Brasil; sistemas convectivos sobre o nordeste do Brasil.

C) Frente fria sobre o sul da Argentina; convecção local sobre o norte da Argentina e Uruguai; vórtice ciclônico sobre a região nordeste do Brasil.

D) Frente fria que atinge os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul; convecção local sobre a região norte do Brasil; vórtice ciclônico sobre o nordeste do Brasil.

E) Corrente de jato sobre o setor leste do Pacífico Sul; convecção local sobre a região norte do Brasil; linhas de instabilidade sobre o Uruguai.

 

13. (AOCP 2018) Considerando as observações históricas da temperatura global, qual dos períodos listados a seguir tem maior probabilidade de mostrar tendência de diminuição da temperatura?

A) 10 anos.

B) 30 anos.

C) 100 anos.

D) 1000 anos.

E) 100 000 anos.

 

14. (AOCP 2018) Sobre qual dos seguintes efeitos das mudanças climáticas existe um forte consenso na comunidade científica?

A) A frequência das secas regionais diminuirá devido ao maior conteúdo de umidade na atmosfera.

B) A velocidade do vento aumentará globalmente em resposta ao aumento da temperatura.

C) Os extremos de precipitação diminuirão na maior parte do globo.

D) A temperatura média global subirá no decorrer do século XXI.

E) As geleiras andinas desaparecerão completamente entre 2020 e 2030.

 

15. (AOCP 2018) Em geral, as consequências físicas e/ou bióticas relativas ao aquecimento global, observadas no planeta Terra no último século, estão associadas

A) ao surgimento de novas espécies bióticas devido às alterações dos intervalos de temperatura e umidade do ar aos quais estão adaptadas.

B) à maior alcalinidade dos oceanos pela maior absorção de CO2 da atmosfera.

C) à maior frequência de eventos climáticos intensos, como chuvas mais intensas e mais frequentes e secas mais severas; escorregamentos em relevos com encostas vulneráveis; ondas de calor e frio mais intensas.

D) à maior frequência de tsunamis no Pacífico ocidental.

E) ao aumento da extensão de gelo na região do Ártico.