---

    1. (PUC RS/2001) Com base nas afirmativas sobre a situação do Iraque hoje, transcorridos dez anos da Guerra do Golfo.

    I. O país passou a sofrer sanções econômicas, e a população civil sofre com falta de recursos para a saúde e de investimentos em infraestrutura.

    II. O presidente Saddam Hussein continua no poder, embora tenha se sujeitado ao programa de controle de fabricação de armas imposto pelo presidente Clinton.

    III. Os curdos xiitas e sunitas convivem hoje em harmonia com os vizinhos do Kuwait.

    IV. O auxílio da ONU ao setor educacional tem proporcionado às crianças iraquianas o acesso às escolas, e o índice de analfabetismo vem caindo nos últimos anos.

    A análise das afirmativas permite concluir que é correta a alternativa:

    a) I e II

    b) I e III

    c) I e IV

    d) II e III

    e) II e IV

     



    2. (UEG GO/2005) As ações terroristas, a invasão do Iraque pelas tropas norte-americanas e a imagem de inúmeros soldados e civis mortos no Iraque formaram o pano de fundo da mais importante eleição em que se defrontaram republicanos e democratas na disputa pela presidência dos Estados Unidos. Nessa direção, a eleição assumiu a forma de um plebiscito acerca da política externa do governo Bush. Julgue os itens:

    I. A guerra sem limites contra o terror se constituiu em emblema do partido republicano, relegando a um plano secundário a defesa dos direitos individuais da população norte-americana.

    II. A guerra do Vietnã aparece como peça de propaganda das campanhas políticas, favorecendo o governo Bush graças à participação direta do presidente nesse conflito.

    III. A guerra contra o Iraque consolidou a imagem resoluta do líder republicano, uma vez que a prisão de Saddam Hussein minimizou a onda de conflitos políticos no Oriente Médio.

    Marque a alternativa CORRETA:

    a) Apenas a proposição I está correta.

    b) Apenas a proposição III está correta.

    c) As proposições II e III estão corretas.

    d) As proposições I e II estão corretas.

    e) Todas as proposições estão corretas.

     



    3. (UFMT/2004) Assinale a afirmativa que NÃO caracteriza o recente conflito entre os Estados Unidos e o Iraque.

    a) O governo americano invadiu o Iraque argumentando que este possuía armamentos de destruição em massa, tais como armas químicas, biológicas e atômicas.

    b) Os Estados Unidos receberam apoio total do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para deflagrar o conflito armado no Iraque.

    c) A política de segurança nacional americana argumentou a favor da guerra preventiva, aquela na qual se mata o adversário para evitar que mais cedo ou mais tarde ele ataque a supremacia dos países mais poderosos por meio de atentados terroristas.

    d) A economia norte-americana beneficia-se de forma positiva no período pós-guerra, uma vez que empresas americanas firmam contratos de construção de estradas, ferrovias e complexos de comunicação.

    e) Cogitou-se que os Estados Unidos buscaram, por meio do conflito armado, maior controle sobre os vastos campos petrolíferos do Iraque.

     



    4. (UFMS/2007) Em fevereiro de 2006, uma explosão destruiu a Mesquita Dourada, em Samarra, templo reverenciado pela população xiita. Embora não tenha causado mortes no momento, o atentado serviu para acirrar conflitos entre as comunidades locais. Nas semanas seguintes, bombas e chacinas mataram centenas de pessoas, tanto entre a maioria xiita quanto entre sunitas, as duas vertentes do islamismo presentes nesse país que, ocupado desde março de 2003 pelas forças da coalizão formada pelos Estados Unidos e Reino Unido, vive situação próxima à de uma guerra civil. Assinale a alternativa que corresponde ao país do qual trata o texto.

    a) Afeganistão.

    b) Palestina.

    c) Líbano.

    d) Irã.

    e) Iraque.

     



    5. (UECE/2008) A invasão do Kwait por tropas do Iraque, iniciada em 02 de agosto de 1990, deu início à Guerra do Golfo. Sobre esse conflito militar são feitas as seguintes afirmações:

    I. Sem a sanção da ONU, o conflito teve uma longa duração. Não foram utilizados armamentos ou técnicas avançadas de guerra. Os Estados Unidos não se preocuparam em empregar armas sofisticadas e avançadas tecnologicamente.

    II. Ficou conhecida como “a guerra pós-moderna” devido a utilização de sofisticados equipamentos eletrônicos, bombas guiadas a laser e mísseis teleguiados. Se constituiu em uma intervenção militar eficaz e rápida.

    III. Foi travada por uma coalização internacional liderada pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha e países do Oriente Médio, como Arábia Saudita e o Egito, contra o Iraque. Obteve a sanção da ONU.

    Assinale o correto.

    a) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.

    b) Apenas as afirmações I e III são falsas.

    c) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.

    d) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.

     



    6. (UFLA MG/2008) Em um rap contra o terrorismo, um “George Bush” virtual assume que o que faz, na luta contra o terror, é correto e que ele próprio irá esmagar os insurgentes.

    Num trecho da música, “Bush” afirma: “Veja só o Iraque. Já disse que os libertei? Vocês todos podem me agradecer por isso.”

    Marque a alternativa CORRETA sobre a alusão que a letra da música faz ao momento político vivenciado pelo Iraque.

    a) Ao fim do regime do Taleban, que, a partir da intolerância religiosa, governava todos os países do Oriente Médio.

    b) Ao conflito da Caxemira, devido às disputas pelo controle do petróleo nessa região iraquiana.

    c) À derrubada de Sadan Hussein após a invasão das forças americanas, sem a permissão da ONU.

    d) À invasão da Península do Sinai pelo Iraque, que passou a controlar as armas químicas e biológicas produzidas a partir de então.

     



    7. (UFU MG/2008) Leia, a seguir, alguns dos trechos do discurso de George W. Bush sobre o início da Guerra no Iraque, na madrugada do dia 20 de março de 2003.

    Meus companheiros cidadãos, neste momento as forças norte-americanas e de coalizão estão no estágio inicial da operação militar para desarmar o Iraque, libertar sua população e defender o mundo de um grave perigo.

    [...]

    Nós entramos no Iraque com respeito a seus cidadãos, sua grande civilização e às crenças religiosas que praticam. Não temos ambições no Iraque, a não ser remover uma ameaça e restaurar o controle do poder a seu próprio povo.

    [...]

    Que Deus abençoe nosso país e todos que o defendem.

    Folha Online, 20/03/2003 - 01h18 www1.folha. uol.com.br.Trad. de Luciana

    Coelho e Cristina Amorim.

    A respeito da Guerra no Iraque e, considerando os trechos acima, pode-se afirmar que

    I. é um conflito que teve “como estopim” os ataques aéreos ao território americano no dia 11 de setembro de 2001. Desde então, o presidente norte americano George W. Bush investiu na liderança da luta contra o que se resume no termo “terrorismo”, quer seja no plano interno quer seja no plano externo.

    II. a invasão do Iraque, pelos Estados Unidos e seus aliados, não pode ser explicada apenas pela necessidade de “desarmar o Iraque, libertar sua população e defender o mundo de um grave perigo”, como afirma o trecho acima. Deve-se considerar, também, os interesses norte-americanos no acesso e controle dos recursos petrolíferos iraquianos.

    III. o poderio norte-americano é calcado unicamente em ideais humanitários e na forte capacidade militar que os EUA têm para resolver conflitos em outros países, com uma experiência acumulada desde a Guerra Fria, quando iniciaram suas intervenções internacionais.

    IV. mesmo agindo sob mandato da ONU, a decisão dos Estados Unidos de invadirem o Iraque foi condenada pelos países europeus, como a Inglaterra, Itália, França e Alemanha, tradicionais aliados de Saddam Hussein, que temiam o alastramento do conflito para todo o Oriente Médio.

    Marque a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

    a) III e IV

    b) I e II

    c) I e III

    d) II e IV

     



    8. (UNIMONTES MG/2008) Esgotadas as tentativas de solução pacífica para que o Iraque desocupasse o Kuwait, a ONU autorizou o uso da força por parte dos Estados Unidos e seus aliados em 1991.

    Sobre esse conflito e a atual intervenção dos EUA no Iraque, pode-se afirmar que

    I. o objetivo da ONU, aprovando a guerra, não era ocupar o país, mas expulsar as forças de Saddam Hussein do Kuwait e aplicar sanções econômicas ao Iraque.

    II. a guerra se caracterizou pela morte de milhares de soldados e civis, de ambos os lados beligerantes, devido ao emprego de armas químicas e biológicas por parte de Saddam Hussein.

    III. a semelhança entre a Guerra do Golfo, em 1991, e a que teve início em 2003, movida pelos EUA, foi o apoio da ONU aos Estados Unidos e aliados para realizarem a ação bélica.

    IV. o Iraque invadiu o Kuwait sob o argumento da necessidade de retificar a fronteira com esse país, traçada pelas antigas potências imperialistas, e melhorar seu acesso ao mar.

    Estão CORRETAS as afirmativas

    a) I e IV, apenas.

    b) II e III, apenas.

    c) II, III e IV, apenas.

    d) I e II, apenas.

     



    9. (ESPCEX/2011) “Em 1980, o Iraque, aproveitando-se da instabilidade do Irã, invadiu-o (...). O Conflito resultou em elevado número de mortos e em consequências desastrosas para ambos os países”.

    A invasão iraquiana objetivava

    a) dominar a região do Chatt-el-Arab, na confluência dos rios Tigre e Eufrates.

    b) derrubar o Xá Reza Pahlevi, que dominava o Irã havia mais de 50 anos.

    c) impor o islamismo ao Irã, tradicional reduto cristão na Ásia.

    d) reconquistar a Península do Sinai, perdida nos conflitos entre ambos, no ano de 1967.

    e) liberar o canal de Suez, para facilitar o escoamento da produção petrolífera do Iraque.

     

    GABARITO

    1:A

    2:A

    3:B

    4:E

    5:C

    6:C

    7:B

    8:A

    9:A