1. (PUC-MG-2002) A caatinga cobre uma extensa área do território brasileiro, especialmente na região Nordeste. Trata-se de um tipo de vegetação complexa, não se constituindo em um tipo exclusivamente florestal ou herbáceo. Nesse caso, ela se assemelharia ao cerrado. A caatinga se distingue do cerrado principalmente por sua acentuada:
a) xerofilia.
b) altimetria.
c) homogeneidade.
d) higrofilia.
2. (ENEM 2013) A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupando cerca de 7% a 10% do território nacional. Nesse ambiente seco, mesmo quando chove, não há acúmulo de água, pois o solo é raso e pedregoso. Assim, as plantas desse bioma possuem modificações em suas raízes, caules e folhas, que permitem melhor adaptação a esse ambiente, contra a perda de água e de nutrientes. Geralmente, seus caules são suculentos e suas folhas possuem forma de espinhos e cutículas altamente impermeáveis, que apresentam queda na estação seca.
Disponível em: www.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 21 maio 2010 (adaptado).
Considerando as adaptações nos órgãos vegetativos, a principal característica das raízes dessas plantas, que atribui sua maior adaptação à Caatinga, é o(a)
a) armazenamento de nutrientes por um sistema radicular aéreo.
b) fixação do vegetal ao solo por um sistema radicular do tipo tuberoso.
c) fixação do vegetal ao substrato por um sistema radicular do tipo sugador.
d) absorção de água por um sistema radicular desenvolvido e profundo.
e) armazenamento de água do solo por um sistema radicular do tipo respiratório.
3. (UERN 2015) Sobre a caatinga, analise as afirmativas.
I. Bioma que apresenta chuvas irregulares, secas prolongadas e temperaturas elevadas.
II. Bioma que apresenta plantas denominadas xeromórficas.
III. Segundo maior bioma brasileiro.
IV. Apresenta plantas adaptadas ao fogo, com gemas subterrâneas, troncos com grossas epidermes e sementes com germinação induzidas pelo calor.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) III e IV.
4. (OBB 2017) O Bioma caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente dos recursos do bioma para sobreviver. A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país. A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrossilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos.
(http://www.mma.gov.br/biomas/caatinga)
A opção que caracteriza o bioma mencionado no texto é:
a) A vegetação predominante é a floresta ombrófila.
b) É uma região de áreas planas cobertas por gramíneas.
c) O solo é relativamente fértil.
d) Suas plantas têm raízes profundas.
e) A flora conta com o pau-brasil.
5. (FMJ) É um mosaico de coberturas vegetais que formam uma diagonal que separa as duas florestas tropicais do Brasil: a noroeste a Floresta Amazônica e a leste a Mata Atlântica. Esse mosaico se desenvolve numa área de baixas pluviosidades. As causas da pouca chuva e sua distribuição irregular estão associadas aos fortes ventos alísios, que não trazem umidade para a região.
(José Bueno Conti e Sueli Angelo Furlan. Geografia do Brasil, 2005. Adaptado.)
O domínio morfoclimático tratado pelo texto é o
a) das pradarias.
b) das caatingas.
c) das araucárias.
d) dos cerrados.
e) dos mares de morros.
GABARITO
1:A - 2:D - 3:A - 4:C - 5:B
6. (UNIMONTES) Sobre as características da região de ocorrência do bioma da Caatinga, assinale a alternativa CORRETA.
a) A Caatinga tem como área de ocorrência o semiárido brasileiro, notadamente no sertão nordestino.
b) O baixo dinamismo econômico da região da Caatinga é causado pela seca.
c) A Caatinga tem índice pluviométrico semelhante ao da região de ocorrência do Cerrado.
d) A falta de água na área de Caatinga provoca a formação de desertos na região Nordeste.
(Euclides da Cunha, Os Sertões. Rio de Janeiro: FBN, p. 102.)
No texto, as caatingas são apresentadas como aliadas do sertanejo. Essa vegetação está associada a
a) locais onde a evapotranspiração potencial é maior que a evapotranspiração real durante praticamente todo o ano, gerando grande déficit hídrico, o que resulta em uma vegetação espinhenta e sem folhas na maior parte do ano.
b) locais onde raramente chove, o que determina uma vegetação que em nenhuma época do ano apresenta folhas verdes, e que nasce em solos pouco desenvolvidos e férteis.
c) locais secos durante seis meses por ano, o que permite a presença da vegetação com folhas durante a maior parte do ano, embora todas as folhas caiam no período de seca.
d) locais com precipitação maior que a evapotranspiração potencial, o que determina um ambiente quase que permanentemente seco ao longo do ano, com poucos dias em que a vegetação apresenta folhas verdes.
ROSS, Jurandyr. Geografia do Brasil. 4 ed. São Paulo: Edusp, 2001. p. 174. (Adaptado)
O texto acima descreve as características da vegetação de:
a) Mata Atlântica.
b) Araucária.
c) Coxilhas.
d) Estepes.
e) Caatinga.
a) do cerrado.
b) da caatinga.
c) da Mata Atlântica.
d) da campanha gaúcha.
João Arthur Seyffarth Coord. Núcleo Caatinga/ MMA.
Sobre a caatinga é correto afirmar:
I - É apontada como um dos biomas mais críticos em termos de conservação da biodiversidade no país. Ainda assim é o ecossistema brasileiro mais desprotegido.
II - Mais de 50% da área da caatinga já foi alterada por lavouras e pastagens, sua biodiversidade ameaçada pela presença humana, e em muitas regiões tenda a transformar-se em deserto.
III - Domina em toda a região nordestina. Essa vegetação resiste às mais prolongadas secas, até mesmo sobre terrenos impermeáveis.
IV - Os cactos, xiquexiques, mandacarus são espécies da caatinga, pobres em folhas e ricas em espinhos. Estão corretas somente as opções:
a) I, II e III
b) II, III e IV
c) III e IV
d) I, II e IV
GABARITO
6:A - 7:A - 8:E - 9:B - 10:D
11. (UVA 2010) Predomínio do intemperismo físico, drenagem intermitente, vegetação xerófila e presença de tabuleiros terciários são características que definem o domínio morfológico brasileiro:
a) do Cerrado
b) da Caatinga
c) do Pantanal
d) da Floresta temperada úmida
a) A caatinga é constituída por árvores baixas, arbustos com poucas folhas, cactáceas e bromeliáceas.
b) Os pampas, vegetação característica do estado do Paraná, são predominantemente formados por pinheiros do gênero Araucária.
c) A floresta amazônica é uma região cuja vegetação é característica de ambientes costeiros, com predominância de cactáceas.
d) Formação arbórea aberta com vegetação herbácea abundante e presença de árvores geralmente pequenas com tronco retorcido e de casca grossa são características predominantes da caatinga.
e) A mata atlântica possui vegetação com arbustos de pequeno porte de poucas folhas e com muitas gramíneas.
Sobre a caatinga, o segundo bioma mais degradado do Brasil, não é correto afirmar:
a) A caatinga tem uma fisionomia de deserto, com índices pluviométricos muito baixos, em torno de 500 a 700 mm anuais.
b) A vegetação do bioma é extremamente homogênea, incluindo além das caatingas, vários outros ambientes associados.
c) A caatinga é um tipo de formação vegetal com características bem definidas: árvores baixas e arbustos que, em geral, perdem as folhas na estação das secas (espécies caducifólias), além de muitas cactáceas.
d) O aspecto geral da vegetação, na seca, é de uma mata espinhosa e agreste e abrangem de forma contínua o sertão dos estados do Nordeste e parte do Norte de Minas Gerais.
a) Predomina na região semiárida nordestina e caracteriza-se pela formação de matas abertas, com árvores baixas e espinhosas.
b) Por causa da adversidade das condições climáticas, apresenta-se como uma das regiões menos habitadas do país, o que lhe confere a vantagem de sofrer menor alteração das condições naturais, quando comparada com outros domínios vegetais brasileiros.
c) É formada por plantas xerófilas, ou seja, adaptadas a lugares secos, entre as quais predominam as cactáceas (como o mandacaru, o xiquexique etc).
d) A cobertura vegetal apresenta grande heterogeneidade, conforme as condições de maior ou menor umidade no interior da sua área de abrangência.
e) Apresenta uma rede hidrográfica caracterizada pela predominância de rios intermitentes e sazonais.
a) A vegetação é composta por plantas xerófitas que se adaptaram em um ambiente com poucas chuvas e baixa umidade. No bioma são comuns árvores baixas e arbustos, e a presença de espinhos em muitas espécies vegetais reduz a perda de água pela transpiração.
b) A Caatinga está localizada em uma região com clima semiárido com árvores que, em geral, não perdem as folhas na estação das secas (espécies caducifólias).
c) O bioma tem sido desmatado de forma acelerada, devido ao consumo de lenha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável para fins domésticos e indústrias, ao sobrepastoreio e a conversão para pastagens e agricultura.
d) Um estudo realizado pelo IBAMA determinou os três principais ecótonos no Brasil: o Cerrado-Amazônia, o Caatinga-Amazônia e o Cerrado-Caatinga.
e) A Caatinga está localizada em uma região com clima semiárido com árvores que, em geral, perdem as folhas na estação das secas.

0 Comentários