1. (NUCEPE 2018) Crise migratória: cresce fluxo de migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil. (Fonte: uol, 05/01/2018). Entretanto, no mundo todo, o número de migrantes passa dos 243 milhões, caso morassem todos no mesmo país, seria o quinto mais populoso do mundo, à frente do Brasil. É muita gente, e os países são impactados por estas idas e vindas migratórias. Sobre essa questão migratória é INCORRETO afirmar:
2. (IBADE) A Venezuela, um dos maiores produtores de petróleo, sofreu um baque econômico com a queda de preço do óleo; a economia afundou, inviabilizando as políticas sociais estabelecidas durante o governo de Hugo Chávez. Isso detonou uma crise político-econômica levando venezuelanos a buscar outras regiões para viver. A maioria dos venezuelanos chega ao Brasil em busca de produtos e de emprego, pela fronteira dos dois países, através de:
3. (VUNESP) O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, disse nesta quinta-feira (17) que a operação Acolhida, que cuida de postos de atendimento e de 13 abrigos para refugiados venezuelanos na principal fronteira com o Brasil será mantida até março de 2020.
A operação de assistência aos refugiados venezuelanos
A) ocorre em Roraima, estado brasileiro mais atingido pela crise migratória venezuelana.
B) ocorre no Acre, principal fronteira ilegal de refugiados venezuelanos.
4. (VUNESP) A solução para a crise de refugiados que entram no Brasil é a interiorização dos imigrantes que chegam em Roraima para outras áreas do país, concordam o governo federal e a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Na manhã de quarta-feira, 19 de junho, a Acnur reuniu representantes da agência, do governo federal e da prefeitura paulistana para discutir os números e ações de auxílio às pessoas forçadas a migrar por causa de conflitos, guerras e perseguições. (Veja – https://bit.ly/2Fuo9ui – Acesso em 21.06.2019 – Adaptado)
A) haitianos.
5. (VUNESP) O venezuelano que chega ao Brasil não o faz por outra razão, senão a falta de alternativas de subsistência. Deseja recomeçar, ter condições mínimas de sobrevivência para sua família e isso não lhe pode ser negado. Somos um país tradicionalmente acolhedor e devemos nossa riqueza cultural a isso.
Sobre a crise humanitária e política que ocorre no Brasil decorrente do grande número de imigrantes provenientes da Venezuela, é correto afirmar:
A) apesar do alarde criado pela mídia, o número de imigrantes que cruza a fronteira com o Brasil não altera a dinâmica das cidades fronteiriças que os acolhem no Estado de Roraima.
0 Comentários