
1. (Avança SP) Na atualidade, pode-se perceber que as expressões visuais se têm ampliado, realizando novos intercâmbios e criando novas modalidades, dentre as quais:
A) figurinos, fotografia e internet.
B) museu virtual, videoclipe, performance e multimídia.
C) cinema, teatro de sombras e exposição de telas.
D) exposição de telas, stand-up e grafite.
E) clipes musicais, curta metragem, espaços alternativos para exposições.
 
2. (IFPE) Os elementos sintáticos da linguagem visual são fundamentais para a construção dos significados das narrativas visuais, colaborando com os processos de percepção do espectador. Tendo em vista esse tema, relacione as colunas a seguir, marcando a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
1. Equilíbrio
2. Tensão
3. Nivelamento e aguçamento
4. Atração e agrupamento
5. Positivo e Negativo
( ) Relação entre dominância e passividade dos elementos de uma composição.
( ) Estratégia compositiva que provoca o espectador a completar conexões relacionando unidades semelhantes.
( ) Processos de estabilização entre os eixos verticais e horizontais de uma composição visual.
( ) Resultado da relação entre equilíbrio e harmonia.
( ) Estratégia utilizada para ressaltar um propósito e uma intenção. Normalmente se apresenta como um elemento que desestabiliza a harmonia de uma composição.
A) 1 - 2 - 3 - 4 - 5
B) 4 - 5 - 1 - 3 - 2
C) 5 - 4 - 3 - 2 - 1
D) 1 - 4 - 5 - 3 - 2
E) 5 - 4 - 1 - 3 – 2
 
3. (IFPE) Uma composição visual é composta a partir de uma lista básica de elementos, que também são conhecidos como estruturas morfológicas da linguagem visual. Analise as alternativas a seguir, assinalando a que traz informações CORRETAS sobre o assunto.
A) A forma é o resultado da ação das linhas. Nos estudos da linguagem visual, há representações básicas: quadrado, retângulo e triângulo.
B) O ponto é a unidade da composição visual mais complexa e é conhecido por sua forma arredondada.
C) A linha é o resultado da proximidade entre pontos. Ela é o elemento responsável pelo movimento de uma composição.
D) A cor é bastante utilizada em mensagens visuais, embora não estabeleça nenhuma relação com emoções humanas.
E) A textura é o resultado de variações mínimas na superfície de uma composição. Por estar relacionada ao tato, não é utilizada em desenhos e pinturas, apenas em esculturas.
 
4. (IFPE) “Diferente do projeto modernista, que na década de 1920 tinha como foco principal a construção da nação, interessando-lhe tudo o que dizia respeito à brasilidade e ao “abrasileiramento dos brasileiros”, como dizia Mario de Andrade, em 1950, o Concretismo renuncia à busca por um espírito nacional a caminho de si mesmo e, nos seus próprios contornos, tenta romper com o círculo de ferro imposto pela herança do programa das gerações anteriores para legitimar, no seu próprio tempo, concepções igualitárias, universalistas e progressistas.”
BÔAS, Glácia Kruse Villas. Concretismo. In: BARCINSKI, Fabiana Werneck. (org.) Sobre arte brasileira: da Pré-História aos anos 1960. Edições SESC São Paulo. Editora WMF Martins Fontes, 2015. p. 263 - 292.
Tendo em vista o contexto da produção de artes visuais no Brasil, na década de 1950, e as características estéticas das produções concretas, assinale a alternativa CORRETA.
A) O Concretismo renunciou às representações figurativas, demonstrando mais interesse pela forma, linha, cor e pelo plano, considerados elementos universais.
B) Embora os artistas concretistas não fossem figurativos, eles buscavam através da cor e da forma uma identidade brasileira, como faziam os artistas modernos.
C) Não interessa aos artistas concretos romper com a construção renascentista do espaço estruturada na perspectiva.
D) O Concretismo no Brasil foi contemporâneo à criação e ao desenvolvimento de muitos espaços expositivos. Contudo, seu espírito progressista não enxergava nesses espaços uma possibilidade de expor seus trabalhos.
E) O estilo de arte concreta se fortaleceu no Brasil a partir do pensamento homogêneo dos artistas que o integravam.
 
5. (UECE) Considerando que os códigos são elementos das estruturas das diversas linguagens artísticas e é através deles que produzimos e interpretamos processos de comunicação em arte, analise as seguintes afirmações sobre estética e códigos em artes visuais:
I. São estruturas morfológicas: ponto, linha, forma, plano, textura, cores (primária, secundária, complementar, quente, fria), entre outras.
II. As estruturas sintáticas são as seguintes: efeitos de movimento, ritmo, peso e direção visual, efeitos de volume, profundidade espacial, representação em perspectiva, entre outras.
III. Os fundamentos da linguagem visual formam o conteúdo do ensino de artes visuais dos currículos de ensino superior, com base nos quais são montados os de ensinos fundamental e médio.
Está correto o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I e II apenas.
C) I e III apenas.
D) II e III apenas.
GABARITO
1:B - 2:E - 3:C - 4:A - 5:A
6. (UFCE) É comum o uso de imagens nos artefatos gráficos produzidos tanto para tiragens em larga ou em baixa escala. Em relação ao tratamento e gestão da imagem digital em softwares gráficos, é correto afirmar:
A) Arquivos do tipo .AI são vetoriais. Por isso, não podem ser abertos em software de edição de imagem, como o Adobe Photoshop.
B) A imagem vetorial não pode ser estruturada por meio de camadas, já que imagens com camadas são classificadas como bitmap.
C) Com características de software “paginador”, o Adobe Indesign permite uma gestão das imagens por meio de vínculos (links), o que permite uma melhor performance n a manipulação do arquivo diagramado e diálogos de trabalho com outros softwares da suíte Adobe.
D) A incompatibilidade de diálogo de trabalho entre os softwares Adobe Illustrator, Adobe Indesign e Adobe Photoshop dificulta a variação de finalização entre arquivos vetoriais e arquivos bitmaps, sendo possível abrir arquivos do tipo bitmaps somente no Adobe Photoshop.
E) Em imagens do tipo vetorial, o designer customiza a imagem, por meio de pontos. Assim, consegue desenvolver imagens vetoriais com dimensão, escala e estrutura de acordo com o objetivo da peça gráfica. Em ferramentas como Adobe Ilustrador, o profissional de design consegue manipular o vetor, mas não exporta em bitmap.
 
7. (UFCE) Ferramentas de redes sociais como Facebook e Twitter são cada vez mais comuns n o cotidiano de produção de peças digitais. Entre essas composições, as chamadas fanpages do Facebook, aceitam como formatos de arquivos de imagens em movimento:
A) Arquivos no formato TIFF e JPEG 2000 são utilizados como formatos de vídeos, por conta da estrutura natural desses arquivos, os vetores.
B) Os arquivos no formato Graphics Interchange Format podem ser finalizados no Photoshop, gerando assim, um arquivo simples de animação amigável para estruturas digitais.
C) Arquivos no formato Matroska (mkv) não são com patíveis com plataformas digitais, pois são produzidos por softwares com tratamento de imagens em movimento.
D) Tipos de arquivo gerados como Portable Document Format são ideais para imagem em movimento, caso sejam produzidos em softwares gráficos amigáveis à s plataformas digitais.
E) Arquivos no formato dat (vídeo DVIX) são compatíveis com páginas eletrônicas como Facebook, mas devem ser tratados em programas como After Afects, gerando assim, um arquivo dat amigável com páginas eletrônicas.
 
8. (UFCE) Entre os processos de impressão, a pré impressão depende do processo de finalização do arquivo que deve ser reparado para a produção da prova. Em relação à produção e aprovação dessa etapa, é correto afirmar:
A) Apesar de funcionar como um protótipo de impressão, as provas gráficas nã o precisam acompanhar os acabamentos propostos no projeto gráfico.
B) A prova de chapa, também conhecida como sherpa, indica possíveis erros de impressão de forma precisa, sem necessidade de verificação de impressão no papel.
C) Provas de impressão (ou de contrato) que também são conhecidas como prova de máquinas são realizadas após a preparação da impressora (tonalidade de cores, registro coincidente e etc.) e garante uma alta fidelidade em relação as peças gráficas que serão entregues.
D) Provas de impressão (ou de contrato) que também são conhecidas como prova de máquinas são realizadas sem necessidade de acompanhamento pelo produtor gráfico, já que o arquivo gerado, ao ser entregue à gráfica já deve ser codificado com o FDP brasileiro de impressão.
E) Devido ao alto custo, provas de impressão são evitadas na indústria gráfica, pois modelos de impressão digital offset , por exemplo, garantem uma leitura dos dados criptografados dos arquivos para impressão, sem riscos de erros na preparação das impressoras. Neste sistema, não existe produção e utilização de uma matriz de impressão.
 
9. (CONSULPLAN) Ponto, linha, forma, cor, luminosidade, espaço são elementos das artes visuais. Através da exploração desses elementos articulados, assinale a afirmativa correta.
A) O desenho é um elemento tradicional ensinado nas escolas, sem apresentar muitas possibilidades de aprendizado.
B) As imagens formadas através dos elementos das artes visuais não apresentam possibilidades de transmitirem movimento.
C) Relacionamos bidimensionalidade e tridimensionalidade, criando texturas, tonalidades, variações entre luz e sombras, valores cromáticos e movimentos.
D) Se propõe à exploração de texturas, tonalidade, variações entre luz e sombras, valores cromáticos e movimento somente em suportes bidimensionais.
 
10. (CONSULPLAN) Sobre a experiência estética é correto afirmar que
A) é vivenciada somente nas artes visuais, música e teatro.
B) é importante somente para aqueles que desejam se dedicar a profissões relacionadas à arte.
C) envolve a cognição, a emoção e a memória e acontece quando estamos em estado de estesia.
D) acontece igualmente, para qualquer pessoa, diante de uma obra de arte e somente a beleza faz parte da mesma.
 GABARITO
6:C - 7:B - 8:C - 8:C - 10:C
11. (UEG) A cor é uma linguagem individual. Não obstante, ela possui uma sintaxe que pode ser transmitida, isto é, ensinada. Essa sintaxe rege os elementos que constituem a mensagem plástica, a saber: a cor possui, assim como a luz, o movimento, o peso, o equilíbrio e o espaço. Eles são as leis que definem sua utilização. O valor da expressividade da cor a torna um elemento importante na transmissão de ideias, e que a reação do indivíduo a ela não tem fronteiras espaciais ou temporais. Assim, o impacto produzido pela cor não sofre as barreiras impostas pela
A) sintaxe.
B) língua.
C) semântica.
D) física.
 
12. (VUNESP) Para Ostrower (2004), são vocábulos da linguagem visual:
A) linha e superfície.
B) linha, superfície e volume.
C) linha, superfície e cor.
D) linha, superfície, volume, luz e cor.
E) linha, superfície, volume, luz, cor e textura.
 
 
13. (VUNESP) Uma das relações colorísticas é a relativa às “temperaturas” cromáticas. Sua origem remonta às experiências humanas imemoriais. São consideradas cores quentes primárias:
A) vermelha e amarela.
B) verde e vermelha.
C) azul e verde.
D) vermelha e azul.
E) marrom e vermelha.
 
14. (VUNESP) São consideradas cores complementares do azul, do vermelho e do amarelo, respectivamente:
A) roxo, verde e laranja.
B) verde, roxo e marrom.
C) laranja, verde e roxo.
D) marrom, verde e azul.
E) amarela, azul e verde.
 
15. (IFB) A partir de um levantamento de classificação e nomenclatura das cores, estão corretas todas as afirmativas abaixo, EXCETO.
A) Cor geratriz ou primária: é cada uma das 3 cores indecomponíveis, que, misturadas em proporções variáveis, produzem todas as cores do espectro.
B) Cor dióptrica: é a cor reduzida pela dispersão da luz sobre os vários corpos refratores – prisma, lâminas delgadas (bolhas de sabão, manchas de óleo sobre à água) etc.
C) Cor cambiante: é a cor que destoa do conjunto.
D) Colorido: diz-se da distribuição das cores na natureza. Efeito da aplicação da cor pigmento (ou cor tinta) sobre uma superfície.
E) Cor irisada: é a que apresenta fulgurações analógicas às cores espectrais, comuns nas asas de borboletas e nas refrações de um modo geral.
GABARITO
11:B - 12:D - 13:A - 14:C - 15:C
16. (IFB) As grandes indústrias de corantes e de iluminação produziram cada vez mais possibilidades cromáticas. Todas as afirmativas relacionadas abaixo estão corretas, EXCETO:
A) As mensagens de todos os tipos, sempre mais coloridas, inauguram uma era cultural em que a luz alucinante e psicodélica das grandes metrópoles contribui para a poluição visual.
B) A complementar do vermelho, em cor-luz, é o ciano e, em cor-pigmento, o verde.
C) O vermelho foi a cor de Dionísio para os pagãos e a do amor divino para os cristãos.
D) Na experiência química, o azul surge do escurecimento progressivo do branco.
E) Em cor-pigmento, o amarelo exige como complementar o violeta.
 
17. (IFB) Para o estudo da cor, a parte da psicologia que mais interessa é a experimental. Diante disso, marque a alternativa INCORRETA.
A) Em toda sua história, a comunicação sempre se valeu de símbolos. Os sinais (sonoros, visuais ou gestuais) gerados de memorização das formas terminavam por constituir códigos.
B) O princípio fundamental comum a todas as correntes psicológicas gestaltistas é o reconhecimento do valor científico, explicativo e heurístico da aplicação das noções de estrutura, forma ou totalidade, ao estudo dos fenômenos psicológicos.
C) A corrente gestaltista é a que exerce maior atração aos comunicadores atuais que utilizam a forma e a cor como modo de expressão.
D) Para representar ideias, situações e objetos cada vez mais complexos, os comunicadores, procurando aperfeiçoar seus códigos, criaram símbolos tão desenvolvidos que chegaram a rivalizar com a fotografia e com a descrição analítica.
E) Antigamente, os símbolos empresariais na sua maioria abstratos, dialogavam muito mais com a Gestalt, demonstrando a força dessa corrente.
 
 
18. (IFB) Os grandes coloristas de todos os tempos valeram-se da humanização dos cinza- neutros e dos tons rompidos para elevar ao máximo a vibração de suas cores. Diante disso, leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
A) Uma cor primária com sua complementar contém, juntas, todos os elementos cromáticos da natureza, por isso, a mistura de ambas em equilíbrio óptico produz cinza-neutro.
B) Os tons rompidos mais comuns são os produzidos pela mistura do vermelho com o laranja, mais a adição do branco.
C) Quando vários cinza-neutros estão ao lado da cor violeta, influenciam-se mutuamente, fazendo com que o cinza escuro pareça mais escuro.
D) Na presença de um tom puro (no caso o branco), temos a formação do cinza colorido.
E) Quando bem aplicado, o cinza-neutro provoca a sensação de veladura, da cor- luz em potencial em ritmo de desenvolvimento
 
19. (FCC) A arte enquanto linguagem é constituída por elementos compositivos e cada linguagem artística possui seus próprios vocábulos. Nas artes visuais há cinco elementos expressivos fundamentais, com os quais, segundo Fayga Ostrower em Universo da arte, formulam-se todas as obras visuais nas suas mais diversas variedades de correntes estilísticas. São eles:
A) linha, texturas sensoriais, cor, luz e sombra e volumes bidimensionais e tridimensionais.
B) movimento, dimensão, temática, profundidade e composição.
C) emoção, sensibilidade, temática, intenção e criação.
D) composição, ritmo, estrutura espacial, materiais expressivos e linha.
E) linha, superfície, volume, luz e cor.
 
20. (CESPE/CEBRASPE) Considerando a mistura das cores, é correto afirmar que a soma das cores primárias aditivas produz uma cor
A) azul.
B) magenta.
C) preta.
D) branca.
E) violeta.
GABARITO
16:D - 17:E - 18:A - 19:E - 20:D
 
 
0 Comentários