1. (Fuvest-2001) Dentre os vários aspectos que justificam a diversidade biológica da Mata Atlântica, encontram-se:
I - Concentração nas baixas latitudes, associada a elevadas precipitações.
II - Distribuição em áreas de clima tropical e subtropical úmido.
III - Ocorrência apenas em planícies litorâneas, que recebem umidade vinda dos oceanos.
IV - Ocorrência em diferentes altitudes.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
2. (CESGRANRIO 2011) O bioma Mata Atlântica é formado por um complexo conjunto de ecossistemas que conferem uma grande diversidade à paisagem. Qual dos ecossistemas a seguir NÃO é encontrado na Mata Atlântica?
a) Campos de Altitude
b) Restinga
c) Floresta Estacional Semidecidual
d) Floresta Ombrófila Densa
e) Savana Tropical
3. (Mack-2004) Não foram só os ciclos econômicos (da extração do pau-brasil à cafeicultura) que se lançaram violentamente sobre a Floresta Tropical (Mata Atlântica) durante os cinco séculos de ocupação do território brasileiro. Após a metade do século XX, intensificaram- se, entre outras atividades econômicas, as relacionadas abaixo, que colaboraram para esse intenso desmatamento.
I. No estado do Paraná, a instalação da indústria de papel e celulose substituiu, por completo, essa vegetação natural por intensas áreas de reflorestamento, utilizando o eucalipto.
II. No estado de São Paulo, o complexo industrial de Cubatão vem contribuindo para a devastação, devido à urbanização local e à ocorrência das chuvas ácidas.
III. No Estado do Rio de Janeiro, a Cia. Siderúrgica Vale do Rio Doce, localizada em Volta Redonda, muito se utilizou da madeira de suas proximidades para abastecer seus altos-fornos.
IV. Ao longo de todo o litoral e de suas encostas, a devastação tem se acelerado em virtude da intensa especulação imobiliária.
Estão corretas:
a) apenas I e III.
b) apenas II e III.
c) apenas I e IV.
d) apenas II e IV.
e) I, II, III e IV.
4. (CESGRANRIO 2012) Que bioma brasileiro sofreu um grande processo de fragmentação e apresenta a restinga como um dos seus ecossistemas?
a) Amazônia
b) Cerrado
c) Mata Atlântica
d) Pampas
e) Pantanal
5. (UFJF-2000) Na festa do "Brasil - 500 Anos", o ecossistema da Mata Atlântica, talvez seja o que tenha menos motivos para comemorar.
Sobre esse ecossistema, fatores de degradação e principais impactos, assinale a alternativa INCORRETA:
a) antes do processo de colonização, estendia-se por todas as encostas montanhosas que acompanham o litoral atlântico do país, do Amapá ao Rio Grande do Sul.
b) os altos níveis de biodiversidade foram prejudicados pelas devastações consequentes dos ciclos econômicos do pau-brasil, da cana-de-açúcar e do café.
c) em São Paulo, a implantação do Polo Petroquímico de Cubatão, tornou-se conhecida como exemplo de poluição e degradação ambiental.
d) além de abrigar a maioria das cidades e regiões metropolitanas do país, a área original da floresta sedia também os polos industriais e portuários do Brasil.
GABARITO
1:D - 2:E - 3:D - 4:C - 5:A
6. (UVA 2016) A Mata Atlântica foi a primeira formação vegetal brasileira submetida ao extrativismo e à devastação:
a) por se tratar de uma floresta densa e homogênea.
b) por se tratar de uma floresta aberta e homogênea.
c) por causa de sua localização próxima ao litoral e peia existência de madeiras nobres.
d) por causa da presença de inúmeras espécies vegetais, típicas das florestas europeias.
O texto refere-se ao bioma
a) Mata Atlântica.
b) Caatinga.
c) Cerrado.
d) Pantanal.
e) Floresta Amazônica.
a) Ombrófila Densa
b) Ombrófila Mista
c) Ombrófila Aberta
d) Estacional Decidual
e) Estacional Semidecidual
I. Encontra-se associada a ecossistemas de restinga e de mangue.
II. Devido a ser um ambiente muito úmido, suas árvores apresentam folhas largas e perenes.
III. É um dos biomas mais devastados pela exploração humana, principalmente para obtenção da madeira de várias espécies e também da extração do látex, no caso da seringueira.
IV. Abriga uma grande diversidade de epífetas, como várias espécies de bromélias e de orquídeas.
verifica-se que
a) somente III e IV são verdadeiras.
b) somente II é verdadeira.
c) somente I, II e IV são verdadeiras.
d) I, II, III e IV são verdadeiras.
e) somente II e IV são verdadeiras
a) Mata de Araucária.
b) Mata Atlântica.
c) Floresta Amazônica.
d) Floresta Latifoliada Perenifólia.
e) Floresta Ombrófila Densa.
GABARITO
6:C - 7:A - 8:B - 9:C - 10:B
11. (UDESC 2013) A Mata Atlântica é uma cobertura vegetal que se estende ao longo do litoral brasileiro desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul e possui uma diversidade biológica, que se justifica por estar localizada em áreas:
a) com muitas unidades de conservação.
b) litorâneas com bastante umidade.
c) de diferentes altitudes.
d) de clima tropical e subtropical úmido e diferentes altitudes.
e) de diferentes altitudes com ocorrência de chuvas regulares.
12. (UFRR 2016) A Mata Atlântica originalmente cobria uma área de 1 milhão 2 de km, estendendo-se ao longo do litoral, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Este é o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da história do Brasil, reduzindo-se a cerca de 7% de sua área original. Analise as afirmações a seguir.
I. o desmatamento da Mata Atlântica teve início com a chegada dos colonizadores ao Brasil, quando os portugueses extraíam o pau-brasil, uma árvore de coloração avermelhada da qual retiravam um corante muito apreciado na Europa.
II. apesar da perda de uma vasta área, a Mata Atlântica não sofre com problemas de extinção, uma vez que as espécies endêmicas da região se encontram protegidas por Unidades de Conservação.
III. a expansão da agricultura, principalmente ligada à produção de cana-de-açúcar no Nordeste e café no Sudeste, foi um dos fatores que levaram à supressão de vastas áreas da Mata Atlântica.
Após a leitura, marque a opção com a(s) assertiva(s) corretas.
a) III
b) I
c) I e II
d) I e III
e) Todas as afirmativas são incorretas
13. (UNIOESTE 2011) Sobre o domínio de vegetação formado pela Mata Atlântica, assinale a alternativa correta.
a) A floresta atlântica é fisionomicamente semelhante ao domínio de vegetação do cerrado.
b) Em toda sua extensão de abrangência a rede hidrográfica caracteriza-se pela predominância de rios intermitentes e sazonais.
c) Originalmente, antes de ter a maior parte de sua área devastada, o território ocupado por esse tipo de vegetação estendia-se da faixa litorânea da região sul até a fronteira com a Bolívia, dominando a paisagem do centro-oeste brasileiro.
d) Desenvolve-se predominantemente em áreas de baixo índice pluviométrico e de solo arenoso.
e) Apesar da redução significativa de sua área de abrangência, ao longo de séculos de ocupação, ainda destaca-se pela grande biodiversidade encontrada por hectare nos fragmentos de mata preservados.
14. (UNESP 2017) A Mata Atlântica desempenha uma extraordinária função social. Cobrindo parcela significativa do território brasileiro, a biodiversidade da Mata Atlântica fornece serviços ecológicos essenciais para cerca de 145 milhões de pessoas (70% da população brasileira) e constitui a base de recursos para uma parcela considerável do produto interno bruto do país. (José M. C. Silva et al. “Conservação da Mata Atlântica brasileira”.
In: Diogo C. Cabral e Ana G. Bustamante (orgs). Metamorfoses florestais, 2016. Adaptado.)
Considerando a função social destacada no excerto, são exemplos de serviços ecológicos prestados pela Mata Atlântica preservada:
a) a produção de oxigênio e a purificação do ar.
b) a seleção de espécies com valor econômico e a polinização das culturas.
c) a proteção contra a erosão e a recuperação de áreas agricultáveis.
d) a decomposição de rejeitos urbanos e o fornecimento de madeira.
e) a regulação do clima e o tratamento da água.
15. (UNESP) O pau-brasil foi a primeira matéria tintorial vinda da América a ser comercializada na Europa [...] A exploração do pau-brasil é reconhecida como o primeiro ciclo econômico da história do Brasil. [...] Foi explorado pelas maiores potências comerciais de então (portugueses, franceses, holandeses e ingleses, entre outros). [...] Em 1501, dom Manuel declarou o pau-brasil monopólio da Coroa portuguesa. [...] Embora tenha sido oficialmente designado como espécie em perigo de extinção, o pau-brasil continua sendo alvo de comércio ilegal e também avança incessantemente o desmatamento de seu hábitat natural. [...] A redução da área original é o fator que mais coloca em risco a sobrevivência do pau-brasil, implacavelmente devastada ao longo dos últimos 500 anos.
(Eduardo Bueno. Pau-Brasil, 2002. Adaptado.)
O hábitat natural do pau-brasil é o bioma
a) Amazônico.
b) Cerrado.
c) Mata Atlântica.
d) Caatinga.
e) Pantanal.
GABARITO
11:D - 12:A - 13:E - 14:A - 15:C

0 Comentários