1. (Ufmg 95) Todas as alternativas contêm características do processo de modernização das atividades agrárias no Brasil, ocorrido a partir da década de 70, EXCETO
a) A incorporação de novos espaços agrícolas, ocupados anteriormente por matas e cerrados, e a adoção de tecnologias nos processos produtivos, de armazenagem, de distribuição e de transformação.
b) A ocorrência de desequilíbrios ecológicos, provocados pelo uso inadequado de insumos e defensivos agrícolas, e pela utilização predatória do meio rural.
c) A estreita vinculação ao setor industrial, responsável pela dinamização de áreas do setor agrícola, devido ao fornecimento de insumos e máquinas e à transformação da produção agrícola.
d) A reestruturação do espaço agrário brasileiro, especialmente em áreas das regiões Sudeste e Sul, e em áreas limitadas do Centro-Oeste e Nordeste.
e) As mudanças na estrutura fundiária e nas formas de emprego da mão-de-obra rural, que reduziram a oposição latifúndio/minifúndio e aumentaram os empregos permanentes.
 
2. (Ufrs 96) Acerca de modernização e expropriação na agricultura e fronteiras agrícolas no Brasil, leia o texto a seguir e escolha a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
"Os trabalhadores rurais expulsos das áreas agrícolas mais antigas funcionam como vanguarda de expansão das _______________. Instalam-se como __________________ ou pequenos proprietários, em regiões distantes, onde são abertas novas entradas e existem ______________ em abundância. Nessas áreas novas, a estrutura fundiária costuma exibir intensa fragmentação, e a paisagem predominante é a dos sítios e roças familiares".
a) fazendas mecanizadas de soja - Empresários agrícolas - Terras cultivadas
b) pequenas propriedades - Posseiros - Cidades de porte médio.
c) fronteiras da economia rural - Fazendeiros - Pequenas propriedades
d) fronteiras da economia rural - Posseiros - Terras devolutas
e) terras devolutas - Posseiros - Fazendas coletivas
 
3. (Pucmg 97) A modernização da agricultura brasileira provocou a expropriação de pequenos produtores, em particular daqueles que detinham formas precárias de acesso à terra, como os posseiros, parceiros e pequenos arrendatários.
PORQUE
A modernização da agricultura brasileira implicou a mecanização do campo, acentuando a tendência de concentração da terra.
Assinale:
a) se as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é justificativa da primeira.
b) se as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não é justificativa da primeira.
c) se a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
d) se a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
e) se a primeira e a segunda afirmativas são falsas.
 
4. (Pucmg 97) A modernização da agricultura brasileira é parcial.
PORQUE
A modernização da agricultura atinge alguns produtos, algumas fases do ciclo produtivo e algumas regiões.
Assinale:
a) se as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é justificativa da primeira.
b) se as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não é justificativa da primeira.
c) se a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
d) se a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
e) se a primeira e a segunda afirmativas são falsas.
 
5. (Furg 96) Um dos resultados do processo de modernização na agricultura, iniciado nos anos de 1960, no Brasil, é:
a) a desarticulação da produção por regiões.
b) a autonomia da produção por regiões.
c) a regionalização de produção.
d) a menor circulação de mercadorias.
e) o aumento do uso de máquinas e implementos agrícolas importados.


GABARITO
1:E - 2:D - 3:A - 4:A - 5:C

6. (PUCS 99) Pesquisa recente, coordenada por José Graziano da Silva, especialista na questão agrária, constatou mudanças na estrutura agrária brasileira. Desperta a atenção o fato de o estado de São Paulo ter sofrido aumento de população no campo. Todavia, trata-se de um aumento de população dedicada a atividades não-agrícolas, pois o contingente ocupado em funções agrícolas continua diminuindo. Outra verificação é que também estão havendo alterações nas formas clássicas de divisão do trabalho.
(MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA, IN AGB-INFORMA, 2º TRIMESTRE DE 1997.)
Leia as considerações abaixo e assinale a alternativa que possui as afirmações que reforçam as conclusões da pesquisa.
I - Certas culturas agrícolas que demandam grande quantidade de trabalhadores, em especial na fase de colheita, estão cada vez mais inseridas no processo de mecanização da agricultura, liberando contingentes importantes para outras funções.
II - Nos últimos anos tem ocorrido, no campo, a expansão de atividades não-agrícolas, gerando empregos ligados ao turismo, lazer e em residência (especialmente em condomínios de alta renda e hotéis fazenda).
III - Em muitas propriedades rurais familiares, apenas alguns membros trabalham na agricultura. Mulheres e crianças, por exemplo, realizam, na unidade produtiva atividades não-agrícolas, como a montagem de peças por encomenda e a fabricação caseira de alimentos.
a) Somente a I reforça.
b) Somente a III reforça.
c) Todas reforçam.
d) I e III reforçam.
e) II e III reforçam.
 
7. (Fuvest 2000) As alternativas seguintes descrevem características de personagens da estrutura agrária brasileira. Assinale a correta.
a) Posseiro: pessoa que se apropria ilegalmente de terras e apresenta título falsificado de propriedade.
b) Gato: trabalhador organizado em busca de acesso a terra.
c) Latifundiário: proprietário de grandes extensões de terras.
d) Sem Terra: trabalhador rural que tem posse da terra, mas não o documento de propriedade da terra.
e) Grileiro: pessoa que contrata trabalhadores braçais como mão-de-obra para as fazendas ou projetos agropecuários.
 
8. (Pucmg 2001) As opções a seguir descrevem corretamente características de elementos presentes na estrutura agrária brasileira, EXCETO:
a) AGRICULTURA ITINERANTE: feita em pequenas propriedades, descapitalizada, baixa fertilidade do solo, baixa produtividade, com uso de queimadas e ocupação de novas áreas.
b) AGRICULTURA INTENSIVA: modernas técnicas de preparo do solo, de cultivo e de colheita, elevados índices de produtividade e bom grau de capitalização.
c) PLANTATIONS: pequenas e médias propriedades policultoras, cuja produção alimentar é destinada ao abastecimento dos centros urbanos mais próximos.
d) POSSEIROS: invasores de terras improdutivas, que atualmente estão organizados no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
 
9. (FUNDATEC) Sobre a concentração de terras no Brasil, Almeida (2013) faz as seguintes considerações:
I. A maior concentração de terras está na região Nordeste. Além da herança colonial, a região passou por um processo de modernização agrícola que introduziu a empresa rural de grandes propriedades. II. A menor concentração de terras está na região Sul e está relacionada à colonização europeia que reproduziu o modelo de pequenas propriedades de agricultura familiar, principalmente na Serra gaúcha e no Oeste catarinense.
III. Na região Centro-Oeste predominam as grandes propriedades de pecuária extensiva, de soja e de algodão.
IV. Na região Norte, pequenas propriedades de ribeirinhos e posseiros disputam espaço com as grandes propriedades que têm se instalado na nova fronteira agrícola.
Quais estão corretas?
a) Apenas I e III.
b) Apenas II e IV.
c) Apenas I, II e III.
d) Apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
 
10. (FUNDATEC) Segundo Almeida (2013), uma das principais características da estrutura fundiária brasileira é a concentração de terras. A região que apresenta os maiores índices dessa concentração é o _______, enquanto a menor concentração está na região _______.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
a) Norte – Sudeste
b) Nordeste – Sul
c) Centro-oeste – Norte
d) Sudeste – Nordeste
e) Sul – Norte

GABARITO
6:C - 7:C - 8:C - 9:E - 10:B