01. (UEM) Sobre a história dos indígenas do Paraná, assinale o que for correto.

A) Os indígenas encontrados pelos europeus no território paranaense apresentavam um estágio de desenvolvimento cultural muito próximo dos Incas do Peru, dominando, por exemplo, a metalurgia e sofisticadas técnicas de construção em alvenaria.

B) Grande parte dos indígenas paranaenses que habitava o litoral e a região de Curitiba foi morta na guerra de extermínio empreendida pelos portugueses, em 1680, para sufocar a rebelião dos índios tamoios, que ficou conhecida como Confederação dos Tamoios.

C) Os Tupi-Guaranis constituíam uma das grandes famílias indígenas que já habitavam o Paraná antes da chegada dos europeus. Eles eram o grupo culturalmente mais desenvolvido, que dominava a navegação fluvial, a cerâmica, a agricultura etc.

D) Pode-se dizer que o processo de colonização portuguesa no Paraná resultou na total destruição da cultura indígena, impedindo qualquer transmissão de costumes, vocabulários e usos indígenas para a cultura civilizada erigida pelos portugueses.

E) Na primeira metade do século XX, os grandes responsáveis pela política de extermínio dos indígenas do Paraná foram o Marechal Cândido Rondon e o sertanista Cláudio Vilas Boas.

 

02. (UEM) A respeito da História do Paraná, assinale o que for correto.

A) Nos últimos anos, o estado do Paraná incrementou e diversificou suas atividades econômicas, passando, inclusive, a contar com um parque industrial automobilístico.

B) O estado do Paraná teve sua emancipação política formalmente reconhecida no século XIX, mas continua, até hoje, dependente da Província de São Paulo em vários aspectos administrativos.

C) O estado do Paraná sedia o Porto de Paranaguá, o maior porto do Brasil em volume de exportações e importações.

D) Durante o governo de Jaime Lerner, foi criado o Anel de Integração, com várias praças de pedágios estatais, com o objetivo de arrecadar fundos para construir novas rodovias pavimentadas.

E) Em função dos problemas gerados pela globalização, a região metropolitana de Curitiba sofreu um grande êxodo populacional nas duas últimas décadas do século XX.

 

03. (UEM) A respeito da colonização do Paraná e da participação dos imigrantes no desenvolvimento da região, assinale o que for correto.

A) Já no século XIX, foram fundados núcleos de colonização com a participação de imigrantes europeus.

B) A forte presença de imigrantes asiáticos e europeus, no Norte do Paraná, foi responsável por tornar a região um polo produtor exclusivo de frutas e de legumes.

C) Além dos migrantes de outras regiões do país e dos escravos africanos, o Paraná recebeu apenas imigrantes alemães, no século XIX, e japoneses, no século XX.

D) Como o Norte do Paraná foi colonizado pela Companhia de Terras Norte do Paraná, pertencente à empresa inglesa Paraná Plantation, foi dada preferência na compra dos lotes aos imigrantes ingleses, levando os imigrantes de outros países a procurarem outros Estados da Federação para fundarem suas colônias.

E) O Norte do Paraná contou também com a participação de quase cem mil curdos oriundos do Iraque, que para cá vieram em um acordo realizado entre os empresários ingleses, o governo da Inglaterra e o governo de Vargas.

 

04. (UEM) A respeito da produção cafeeira no Estado do Paraná, assinale a alternativa incorreta.

A) A cultura do café se constituía em uma importante fonte geradora de empregos, uma vez que a produção cafeeira exigia uso intensivo de mão-de-obra.

B) No final da década de 1950, o Estado do Paraná ocupava o posto de maior produtor nacional de café.

C) O processo de erradicação do café no Estado do Paraná, ocorrido na década de 1960, contribuiu para a redução da produção nacional do produto.

D) O maior golpe sofrido pela cafeicultura paranaense foi a política de concessão de subsídios, por parte do governo federal, àqueles agricultores que se interessassem em produzir soja.

E) O Norte foi a região do Estado do Paraná com maior área dedicada à plantação do café, uma vez que estava menos sujeita à ocorrência de geadas.

 

05. (UEM) A respeito da História do Paraná, assinale a alternativa correta.

A) Devido à opção de seus governantes pela produção de bens primários, o estado do Paraná ainda não possui um setor industrial capaz de produzir bens que possam ganhar mercado em outros estados ou no exterior.

B) A prosperidade econômica do município de Curitiba se deve ao fato de a região ter sido colonizada pela companhia inglesa Paraná Plantation, que projetou a Cidade Industrial de Curitiba.

C) Durante o primeiro governo de Vargas, o Estado do Paraná foi governado pelo interventor Manoel Ribas por um período de 13 anos.

D) Desde o início da colonização, o café foi o principal produto da economia paranaense.

E) Devido às extensas áreas de preservação ambiental e às reservas indígenas, o Noroeste do Paraná possui pouquíssimas áreas agricultáveis.

 

06. (FAUEL 2017) Segundo dados do IBGE, a extensão do território paranaense é de, aproximadamente, 200.000 km². Assinale a alternativa que indica um país que possui um território menor do que o do Paraná:

A) Argentina.

B) China.

C) Portugal.

D) Rússia.

 

07. (FAU 2017) Dentre os municípios abaixo, qual NÃO está na região conhecida como Campos Gerais:

A) Ponta Grossa.

B) Castro.

C) Palmeira.

D) Carambeí.

E) Cascavel.

 

08. (FAU 2017) A E-Paraná Comunicação, por cooperação, está vinculada à Secretaria de Estado:

A) da Saúde.

B) da Educação.

C) da Cultura.

D) da Segurança Pública.

E) da Comunicação Social.

 

09. (CONSULPLAN 2016) “O povoamento da região paranaense desenvolveu-se muito lentamente. No século XVII uma importante atividade econômica atraiu um grande número de pessoas para o interior do atual Paraná, especificamente na região onde hoje está localizada a cidade de Paranaguá.” Essa atividade econômica foi:

A) A indústria.

B) A mineração.

C) A criação de gado.

D) A produção da erva-mate.

E) A extração das madeiras de lei.

 

10. (CONSULPLAN 2016) Localizado na região Sul do Brasil, cortado pelo trópico de Capricórnio, o Paraná NÃO

A) tem sua cultura marcada pelo tropeirismo.

B) foi governado por Beto Richa, reeleito no primeiro turno com mais de 55% dos votos.

C) possui a maior área de remanescentes das matas de araucária, típicas do sul do Brasil.

D) recebeu grande influência da cultura açoriana na região próxima com a fronteira com o Paraguai.

E) teve o Parque Nacional do Iguaçu, declarado pela Unesco como patrimônio natural da humanidade.

 

11. (CONSULPLAN 2016) Sobre o estado do Paraná, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) Entre os principais rios do estado estão Iguaçu, Paranapanema e Doce.

(__) O Pico Paraná é o ponto mais elevado do estado, estando localizado na Serra do Mar.

(__) O revelo do estado possui baixada no litoral, planalto a leste e oeste, além de depressão no centro.

(__) Com clima subtropical, o estado tem entre os municípios mais populosos a capital, Londrina, Campinas, dentre outros.

A sequência está correta em

A) F, F, V, V.

B) F, V, V, F.

C) F, V, F, V.

D) V, F, V, F.

E) V, V, F, F

 

12. (CONSULPLAN 2016) No desenvolvimento histórico do estado do Paraná desde o século XVI até os dias atuais são registros significativos:

I. A expansão cafeeira no século XX atraiu imigrantes de outros estados para o Paraná, além de europeus e japoneses.

II. No período do Império, o estado do Paraná tornou-se uma província independente, tendo sua economia impulsionada pelo cultivo da erva-mate.

III. Grandes companhias de colonização, como a Paraná Plantation, do Reino Unido, atuaram no estado derrubando matas e abrindo caminhos para lavouras e cidades. É correto o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, somente.

C) II, somente.

D) I e III, somente.

E) II e III, somente.

 

13. (FAU 2016) Nascido em Valença (BA), foi o primeiro presidente da Província do Paraná, ainda no período imperial. Estamos falando de:

A) José Antonio Vaz de Carvalhaes.

B) Manoel Antonio Ferreira.

C) Luiz Francisco da Camara Leal.

D) Agostinho Ermelino de Leão.

E) Zacarias de Góes e Vasconcelos.

 

14. (CONSULPLAN 2016) A região Sul do Brasil apresenta um quadro natural marcado principalmente pelas características climáticas, sendo a região que possui as mais baixas temperaturas do país. Sobre os aspectos climáticos e suas relações com a natureza dessa região, é INCORRETO afirmar que:

A) Predomina nessa área o clima subtropical.

B) A maior parte de suas terras fica localizada na Zona Temperado Sul.

C) É responsável pelas maiores amplitudes térmicas registradas no país.

D) A influência do clima afeta os índices pluviométricos, considerados os mais baixos do Brasil.

E) A Mata das Araucárias se refere a formações vegetais adaptadas ao clima regional e por isso caracterizam a paisagem dessa região.

 

15. (FAFIPA 2015) Assinale a alternativa que contempla a melhor descrição do litoral do Paraná:

A) O litoral paranaense divide terras com o litoral paulista, refere-se ao litoral sul do estado de São Paulo e é composto basicamente pelas seguintes regiões: Litoral norte, microrregião de Paranaguá, e litoral Sul, Região de Garuva em Santa Catarina.

B) O litoral paranaense tem cerca de 100 km de extensão, com cenários bem diversificados, desde a foz do rio Ararapira (ao norte), até a do Saí-Guaçu (ao sul). É delimitado pelas baías: ao norte, a de Paranaguá, e, ao sul, a de Guaratuba.

C) Grande parte do litoral está localizada ao norte no estado de São Paulo e só tem comunicação com o Paraná pelo vale do rio Ribeira. 

D) O Litoral Paranaense se destaca pela presença dos manguezais na porção sul, pela grande quantidade de ilhas espalhadas por toda a baía de Guaratuba, Guaraqueçaba e Superagui.

 

16. (FAFIPA 2015) As exportações de grãos no Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, cresceram 20% no primeiro trimestre de 2014 em comparação ao mesmo período de 2013. Os dados foram divulgados pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Quais produtos lideram a exportações do Porto de Paranaguá?

A) Algodão, soja e petróleo.

B) Soja, madeira, frango e veículos.

C) Soja, café, algodão e automóveis.

D) Soja, milho e farelo de soja.

 

17. (FAFIPA 2015) Com base nas informações contidas em relatórios IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os cadernos municipais do IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social e o Censo Agropecuário, qual das alternativas mais se assemelha às condições das áreas do Litoral Paranaense?

A) Morretes, Caiobá, Antonina e Guaraqueçaba e Paranaguá são municípios voltados ao meio rural, ou seja, a maioria da população vive em áreas rurais e depende exclusivamente das atividades agropecuárias. Segundo a base de dados censitária, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos nove municípios que compõem o litoral paranaense são os menores do Estado. Guaraqueçaba, por sua vez, possui o menor IDH (0.659) estado do Paraná.

B) Somente Guaraqueçaba é município voltado ao meio rural, ou seja, a maioria da população vive em áreas rurais e depende exclusivamente das atividades agropecuárias. Já Pontal do Paraná e Guaratuba apresentam-se como municípios com características urbanas. Segundo a base de dados censitária, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos sete municípios que compõem o litoral paranaense são os menores do Estado. Guaraqueçaba, por sua vez, possui o menor IDH (0.659) e ocupa a 392º posição no estado do Paraná, sendo que o Paraná é constituído por 412 municípios, o que quer dizer que está em nível de pobreza social.

C) Matinhos, Antonina e Guaraqueçaba são municípios voltados ao meio rural, ou seja, a maioria da população vive em áreas rurais e depende exclusivamente das atividades agropecuárias. Já Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná apresentam-se como municípios com características urbanas. Segundo a base de dados censitária, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos sete municípios que compõem o litoral paranaense são os menores do Estado. Guaraqueçaba, por sua vez, possui o menor IDH (0.659) e ocupa a 492º posição no estado do Paraná, sendo que o Paraná é constituído por 399 municípios, o que quer dizer que está em nível de pobreza social.

D) Morretes, Antonina e Guaraqueçaba são municípios voltados ao meio rural, ou seja, a maioria da população vive em áreas rurais e depende exclusivamente das atividades agropecuárias. Já Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba apresentam-se como municípios com características urbanas. Segundo a base de dados censitária, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos sete municípios que compõem o litoral paranaense são os menores do Estado. Guaraqueçaba, por sua vez, possui o menor IDH (0.659) e ocupa a 392º posição no estado do Paraná, sendo que o Paraná é constituído por 399 municípios, o que quer dizer que está em nível de pobreza social.

 

18. (FAFIPA 2015) Em recentes trabalhos realizados pela UFPR, nas áreas rurais do litoral do Paraná, os moradores da Comunidade São Joãozinho apontaram suas necessidades imediatas para melhoria de sua qualidade vida. Quais ações são imediatas para atender as necessidades dessas populações?

A) Segurança de suas residências, evitando a entrada de bichos, curso de alfabetização para adultos, retorno na comunidade à liberdade sobre o uso do espaço, sem a necessidade de demarcação de áreas individuais, acesso à organização social e acesso à saúde bucal de seus filhos.

B) São Joãozinho não é comunidade rural do Litoral do Paraná, é uma área urbana do município de Matinhos.

C) Os moradores rurais do litoral do Paraná já são assistidos pelos convênios com o Governo Federal e o Ministério da Saúde, por meio da FUNASA, que atende em todos os itens a essas reivindicações dos moradores.

D) Por pertencerem à área do Parque Nacional de Superagui, a comunidade de São Joãozinho não pode interferir no manejo do parque procedendo a melhorias. Todos os serviços devem ocorrer fora das áreas da Unidade.

 

19. (FAFIPA 2015) É uma ilha brasileira localizada no município paranaense de Guaraqueçaba. Situada próximo à divisa entre os estados do Paraná e de São Paulo, em 1953, a então península ficou separada do continente. É conhecida por abrigar um Parque Nacional, declarado Reserva da Biosfera em 1991 e Patrimônio da Humanidade em 1999, pela UNESCO. Estamos nos referindo a:

A) Ilha de Valadares.

B) Ilha Cotinga.

C) Ilha do Mel.

D) Ilha de Superagui.

 

20. (FAUEL 2015) Em qual das seguintes regiões geográficas do Brasil está situado o Estado do Paraná?

A) Sul.

B) Sudeste.

C) Centro-Oeste.

D) Norte.

 

21. (FAFIPA 2015) Esta atividade econômica do litoral do Paraná está associada a ecossistemas florestais naturais remanescentes, geralmente ocupados por populações tradicionais como índios, caiçaras, quilombolas, caboclos e faxinais. Qual atividade econômica está associada ao texto?

A) Pesca artesanal e processamento do pescado.

B) Exploração de salinas, extração de palmito e banana.

C) Extrativismo de produtos florestais não madeiráveis.

D) Exploração de pinus, palmito, pescado e batatas.

 

22. (Fundação de Apoio à UNESPAR 2015) Dentre as atividades econômicas de destaque do litoral do Paraná, cabe salientar a localidade de Pontal do Sul, há tempos conhecida apenas como ponto de embarque para a Ilha do Mel, Tal localidade está sendo descoberta pela sua beleza natural muito preservada e pelas qualidades naturais que oferecem excelentes condições de navegação, tanto que o balneário já é considerado a Capital Náutica do Paraná, com 22 marinas e cerca de 1.200 embarcações registradas. Há também uma unidade offshore da companhia italiana Techint Engenharia e Construção S/A, que fabrica plataformas de exploração de petróleo e emprega entre centenas e alguns milhares de pessoas, conforme a demanda de trabalho existente. Também está em fase de implantação, o complexo portuário no município, com previsão de término das obras para 2017. A que município refere-se o texto em questão?

A) Paranaguá.

B) Antonina.

C) Praia de Leste.

D) Pontal do Paraná.

 

23. (CISLIPA 2014) Conforme o Censo do ano de 2010 os três municípios mais populosos da região litorânea do Estado do Paraná são: (Os municípios estão dispostos em ordem crescente)

A) Paranaguá, Matinhos e Guaratuba.

B) Paranaguá, Guaratuba e Matinhos.

C) Paranaguá, Guaratuba e Pontal do Paraná.

D) Paranaguá, Pontal do Paraná e Matinhos.

 

24. (FAFIPA 2014) Assinale a alternativa correta sobre as unidades de relevo do Paraná.

A) Podem ser classificadas em: primeiro planalto paranaense (da Serra do Mar até a Serrinha), segundo planalto paranaense (da Serrinha até a Serra Geral) e terceiro planalto paranaense (da Serra Geral até o talvegue do rio Paraná).

B) Podem ser classificadas em: primeiro planalto paranaense (da Serra do Mar até a Serrinha), segundo planalto paranaense (da Serrinha até Serra Geral), terceiro planalto paranaense (da Serra Geral até o talvegue do rio Paraná) e quarto planalto (até o limite com Santa Catarina).

C) Podem ser classificadas em baixada paranaense, Serra do Mar, Serra Cristalina, planalto paleozoico e planalto basáltico.

D) O planalto basáltico, ou segundo planalto do Paraná, também chamado de planalto de Curitiba, é a mais extensa das unidades de relevo do estado e também é representado por rochas da Bacia do Paraná.

 

25. (CISLIPA 2014) As principais rodovias de acesso ao Litoral Paranaense são:

A) PR 407 - BR 277 - BR 116 - BR 412

B) BR 407 - BR 116 - BR 508 - PR 412

C) PR 277 - PR 508 - PR 376 - BR 412

D) BR 277 - PR 508 - PR 407 - PR 412

 

26. (IBFC 2014) Sobre o relevo do território do Estado do Paraná e hidrografia, assinale a opção correta:

A) As bacias hidrográficas do Paraná são: do Rio Paraná, do Rio Paranapanema, do Rio Iguaçu, do Rio Iguarapé, do Litoral Paranaense e do Rio Tibagi.

B) As unidades de relevo são: a baixada litorânea, a Serra do Mar, o 1º Planalto, o 2º Planalto, o 3º Planalto e a Planície do Rio Paraná.

C) O Planalto basáltico, ou Planalto de Guarapuava, é constituído por rochas ígneas eruptivas que deram origem às 'terras roxas'.

D) Os arenitos de Vila Velha e Furnas situam-se na região dos Campos Gerais, no Planalto paleozoico, a mais extensa das unidades de relevo do Paraná.

 

27. (NC-UFPR 2014) Da criação da Província do Paraná, em 1853, aos dias atuais, a atividade industrial desenvolvida no estado passou por diversas modificações, com vários setores sendo incorporados à economia. Atualmente, a grande diversidade da produção industrial no estado se reflete na existência de distintos setores, que vão da agroindústria à petroquímica. A respeito do desenvolvimento da indústria no Paraná, assinale a alternativa correta.

A) As primeiras atividades industriais desenvolvidas no Paraná, de representatividade econômica, foram as de beneficiamento da erva-mate e da madeira.

B) O cultivo do café no norte e sudoeste do Paraná foi primordial para o desenvolvimento da agroindústria ligada ao beneficiamento desse produto nessas regiões.

C) A instalação da refinaria Getúlio Vargas em Araucária, na década de 1980, reforçou a tendência de concentração industrial na Região Metropolitana de Curitiba.

D) A instalação das indústrias de produção de automóveis na década de 1990 foi relevante para o desenvolvimento de uma indústria de capital local especializada na fabricação de autopeças.

 

28. (TJ-PR 2013) Sobre a história política do Estado do Paraná, considere as seguintes afirmativas: 1. São senadores pelo Estado do Paraná: Roberto Requião e os irmãos Álvaro Dias e Osmar Dias. 2. Maurício Fruet foi governador do Paraná na época da ditadura militar. 3. José Richa foi Prefeito de Curitiba nas primeiras eleições diretas depois de 1964. 4. De 1991 a 2010, o poder executivo paranaense foi chefiado, fora interinidades e vices, por apenas dois governadores titulares, Roberto Requião e Jaime Lerner. 5. Ney Braga foi uma das mais importantes lideranças políticas do Paraná da segunda metade do século XX, destacando-se na ocupação de cargos municipais, estaduais e federais. Foi formador e organizador de um grande grupo político, no qual boa parte da elite política inicia-se na vida política, administrativa e governamental do Paraná. Assinale a alternativa correta

A) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

B) Somente as afirmativas 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

C) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

D) Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras.

 

29. (COPS-UEL 2010) Leia o texto a seguir:

No segundo lustro da década de 1990, a economia paranaense passou por grandes transformações em sua estrutura produtiva após atração, através de mecanismo governamental, de grandes montadoras de automóveis multinacionais e, consequentemente, de um grande número de fornecedores que colocaram o Paraná em uma posição de destaque na economia nacional. Em consequência da ascendência de setores com maior conteúdo tecnológico que possuem maior dinamismo econômico (especialmente da indústria de material de transporte e eletromecânica), consolida-se o declínio tendencial das atividades industriais tradicionais. No entanto, a agroindústria paranaense continua como fator de sustentação de grande parte das atividades econômicas no interior do Estado.

(MIGLIORINI, S. M. dos S. Indústria paranaense: formação, transformação econômica a partir da década de 1960 e distribuição espacial da indústria no início do século XXI. Revista Eletrônica Geografar, Curitiba, v.1, n.1, p. 62-80, jul./dez. 2006)

De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre o tema é correto afirmar:

A) a transferência, para o Paraná, de indústrias de maior conteúdo tecnológico se deve à crise geral da economia brasileira dos anos 1990;

B) o desenvolvimento industrial das últimas décadas no Estado do Paraná se processou de modo diferenciado nas várias regiões;

C) o surgimento do parque industrial paranaense está vinculado à dinâmica de exportações agrícolas que permitiu a expansão do mercado interno estadual;

D) as atividades industriais tradicionais foram substituídas por setores econômicos mais dinâmicos devido à dinâmica do mercado nacional;

E) o declínio de atividades industriais tradicionais, especialmente da agricultura faxinal, estimulou a implantação de grandes industrias no Estado;

 

30. (COPS-UEL 2010) Leia o texto a seguir:

Considerando-se que a emancipação da província do Paraná ocorreu em 1853, o fenômeno da urbanização no estado é recente. Em 1940 apenas 24% da população vivia em cidades, em 2000, 82% dos paranaenses residiam em zonas urbanas. A população total do estado era de 1.236.270 em 1940 e passou a 9.564.643 em 2000.

(ARIAS NETO, J. M. O Eldorado: representações da política em Londrina. 2 ed. Londrina: EDUEL, 2008, p. 100. IBGE. Censo 2000. Disponível em: acesso em 14 jan. 2010).

Como base nos dados e nos conhecimentos sobre a urbanização do Paraná é correto afirmar:

A) a expansão do cultivo da soja e do trigo, da extração de madeira bem como da agricultura familiar explicam o crescimento urbano entre os anos de 1940 e 2000.

B) o aumento da população urbana no Paraná decorre mais da diminuição da população rural do que efetivamente do crescimento das cidades.

C) o desenvolvimento industrial e a expansão da agroindústria permitem compreender o processo de urbanização contemporânea do Estado.

D) a crise agrícola dos anos cinquenta, que levou à erradicação do café e da erva-mate, permite explicar o decréscimo da população rural do Paraná.

E) os conflitos rurais resultantes dos processos de colonização nos anos cinquenta, causaram a redução da população do Estado.

 

31. (COPS-UEL 2010) Leia o texto a seguir:

E se foi o pinheiro a árvore providencial de nossos primeiros dias, é ainda aquela que pela sua utilidade possibilitou a colonização sistemática do solo, e assim, a figura será também para a população de todas as origens que aqui habita o símbolo integrador do passado ao presente e alvorada promissora de nossa atualidade a esse futuro que há de ser fatalmente grandioso, porque grandiosas também são as linhas da estrutura física e moral da nossa terra e da nossa gente.

(MARTINS, R. Editorial da Revista Ilustração Paranaense, 1927. Apud PETERS, A. P. O movimento paranista. In REZENDE, C. J.;TRICHES, R. I. (Orgs.). Paraná: espaço e memória. Curitiba, Editora Bagozzi, 2005, p 273.)

O movimento paranista procurou criar uma identidade para o Paraná. Neste discurso de Romário Martins o pinheiro simbolizaria o Estado inclusive

A) como elemento de unificação do passado e do presente dos povos que, através do trabalho, construíam o presente e preparavam o porvir.

B) como concepção que articulava as várias regiões do estado dado a sua importância na economia do século XX.

C) no destaque dado ao discurso universalista que fundava no extrativismo a identidade paranaense no século XIX e XX.

D) na expressão da formação moral de homens e mulheres que naquele período começavam a colonizar o norte do Paraná.

E) na narrativa mítica de fundação, pois, segundo os guaranis, do pinhão haviam nascido os primeiros homens e mulheres da terra.

 

32. (CESPE/CEBRASPE) Manifestações relevantes para a memória, identidade e formação da sociedade podem ser registradas e protegidas como patrimônio cultural imaterial. No estado do Paraná, integram essa categoria de patrimônio

A) as cataratas do Iguaçu, na tríplice fronteira.

B) o barreado e a cachaça morretiana do litoral paranaense.

C) o Largo da Ordem e o centro histórico de Curitiba.

D) o café e o chimarrão produzidos no interior do estado.

E) as reservas de mata atlântica e a Ilha do Mel.

 

33. (CESPE/CEBRASPE) O governo do estado do Paraná e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) começaram a trabalhar em conjunto para acelerar a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030. Esses objetivos buscam efetivar as conquistas dos direitos humanos e alcançar a igualdade de gênero e foram moldados para ser integrados e indivisíveis, a partir de três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Internet: www.aen.pr.gov.br (com adaptações).

A estratégia adotada atualmente no estado do Paraná para atingir esses objetivos consiste em

A) tornar o estado membro da OCDE a fim de influenciar no processo de avaliação dos ODS.

B) desenvolver políticas públicas independentes da mensuração dos indicadores socioeconômicos.

C) elaborar um pacto de responsabilidade para, a partir da próxima década, acelerar o processo de integração aos ODS.

D) seguir as decisões do governo federal no âmbito da OCDE, uma vez que o Brasil é membro fundador dessa organização.

E) estruturar o plano governamental em torno dos ODS e integrar os municípios ao desenvolvimento sustentável.

 

34. (CESPE/CEBRASPE) O Paraná é o primeiro estado do Brasil a receber autonomia para administrar contratos de exploração de áreas dos portos organizados. Com a medida, a gestão dos arrendamentos de instalações portuárias, que antes era decidida pela Secretaria Nacional de Portos, passa a ser controlada pela empresa pública Portos do Paraná. O arrendamento consiste de um contrato de cessão de área para exploração privada da atividade portuária. O processo prevê a realização de editais de concorrência, leilão na Bolsa de Valores de São Paulo, gestão dos contratos e a fiscalização da execução desses contratos.

Internet: www.aen.pr.gov.br (com adaptações).

A receita gerada nos processos licitatórios referidos nesse texto será de propriedade

A) da União.

B) do estado do Paraná.

C) da Secretaria Nacional de Portos.

D) dos municípios portuários.

E) da empresa pública Portos do Paraná.

 

35. (CISPAR/PR) Assinale a alternativa que apresenta os autores da letra e música, respectivamente, do hino do Estado do Paraná:

A) Cândido de Abreu e Bento Munhoz da Rocha Neto.

B) Domingos Sanches e Adalberto Mossurunga.

C) Dario Nascimento e Barreto Mossurunga.

D) Clemente Ritz e Lacerda pinto.

E) Domingos Nascimento e Bento Mossurunga.

 

36. (UEM) No início do século XX, ocorreu, no Paraná, um sangrento conflito armado que ficou conhecido como A Guerra do Contestado. A respeito da Guerra do Contestado, assinale a alternativa incorreta.

A) Foi uma guerrilha camponesa inspirada no movimento maoísta chinês que visava implantar no Paraná um modelo camponês de revolução.

B) As raízes da revolta estavam na situação de descontentamento da população pobre da região, somada à ação da empresa Brazil Railway, que demitiu 8 mil trabalhadores após a conclusão da ferrovia São Paulo-Rio Grande do Sul.

C) A Guerra do Contestado ocorreu na divisa do Paraná com Santa Catarina entre os anos de 1912 e 1916 e resultou na morte de 20 mil combatentes camponeses que participaram do levante.

D) O Movimento teve como grande líder o místico José Maria, que falava na formação de uma "monarquia celeste" e prometia o retorno do rei dom Sebastião para fazer justiça aos pobres e oprimidos.

E) A chamada Guerra do Contestado terminou com a vitória das tropas oficiais, lideradas pelo general Setembrino, sobre os guerrilheiros.

 

37. (UEM) A respeito da História do Paraná, assinale a alternativa correta.

A) O processo de imigração para o Paraná, que teve início no século XIX, formou uma população heterogênea, composta por descendentes de muitas nacionalidades.

B) O estado do Paraná conquistou sua emancipação política no início do século XIX, antes mesmo do processo de independência do Brasil.

C) A produção cafeeira do estado do Paraná foi impulsionada pela utilização de mão-de-obra escrava barata e abundante para ser utilizada no cultivo do produto.

D) Devido à política econômica desenvolvimentista implementada por sucessivos governos paranaenses durante o regime militar (1964-1985), o estado se consolidou como o principal produtor de aço do país.

E) As indústrias automobilísticas que se instalaram no Norte, com o apoio do governo Jayme Lerner, constituem um importante item da produção industrial do Paraná.

 

38. (UEM) Nos séculos XVIII e XIX, o tropeirismo foi uma das atividades importantes das economias brasileira e paranaense. A respeito dessa atividade e do seu impacto no desenvolvimento da sociedade paranaense, assinale a alternativa incorreta.

A) As tropas de muares mostraram-se adequadas e economicamente viáveis para o transporte terrestre de mercadorias, tendo em vista as condições reinantes na época.

B) A principal rota do tropeirismo utilizava-se da chamada "estrada da mata", que ligava Viamão (no atual Rio Grande do Sul) a Sorocaba (Capitania de São Paulo), atravessando extenso território do atual estado do Paraná.

C) O tropeirismo contribuiu para a ocupação luso-brasileira de parte do território que hoje corresponde ao estado do Paraná, dando origem a inúmeras cidades como Rio Negro, Lapa, Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva etc.

D) Embora os principais polos de produção que alimentavam o movimento de tropas no sentido Sul-Sudeste fossem o Rio Grande do Sul e a região das Minas Gerais, o tropeirismo estimulou várias atividades econômicas no território paranaense.

E) Por sua localização marginal em relação às principais rotas do comércio entre o Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, Curitiba nada ganhou com o tropeirismo, permanecendo uma vila estagnada até ser declarada Capital da Província do Paraná (1853).

 

39. (UEM) A respeito da História do Paraná e de seus conflitos bélicos, assinale a alternativa correta.

A) O chamado período provincial do Paraná foi de 1853, data da emancipação, até 1889, quando o Brasil se tornou republicano.

B) A Guerra de Porecatu foi um conflito organizado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) visando ao estabelecimento de uma sociedade socialista no Paraná.

C) A Revolução Farroupilha foi uma guerra civil liderada pelos paranaenses visando conquistar a independência política da província do Paraná em relação ao Império.

D) A utilização do trabalho escravo em grande escala foi responsável pelo surto de desenvolvimento vivido pelo Paraná no século XIX.

E) A chamada Guerra do Contestado foi um conflito bélico ocorrido na segunda década do Século XX na divisa entre Paraná e São Paulo.

 

40. (UEM) A respeito da história do Paraná, assinale a alternativa correta.

A) O Paraná tem hoje grande parte de suas rodovias terceirizadas. As companhias concessionárias cobram pedágios dos usuários e, em contrapartida, fazem a conservação da malha asfáltica.

B) Durante a gestão do governador Jayme Lerner, a onda de privatizações atingiu o Paraná e o Estado vendeu à iniciativa privada a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).

C) A primeira eleição direta para o governo do Paraná depois do golpe militar de 1964 elegeu Álvaro Dias governador do Estado no pleito de 1982.

D) A emancipação política do estado do Paraná ocorreu em 1912, no mesmo ano em que foi criada a Universidade Federal do Paraná.

E) Durante a gestão de Getúlio Vargas na Presidência da República, o Paraná foi o único Estado a manter o sistema de eleição direta para governador, impedindo, assim, a nomeação de interventores para administrar o Estado.

 

41. (FAU 2017) Dentre os políticos mencionados nas alternativas abaixo, identifique aquele que NÃO foi presidente da Assembleia Legislativa do Paraná:

A) Nelson Justus.

B) Hermas Brandão.

C) João Arruda.

D) Orlando Pessuti.

E) Aníbal Khury.

 

42. (CONSULPLAN 2016) Sobre o estado do Paraná, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) Tem como sede do governo do Estado o Palácio Iguaçu.

(__) O setor agropecuário compreende mais de 50% da composição do PIB do Estado.

(__) Entre os produtos mais exportados pelo Estado estão: soja, carne bovina e minério de ferro.

(__) A vegetação é formada por mangue no litoral, mata atlântica, floresta tropical a oeste e mata de araucária no centro.

A sequência está correta em

A) F, F, V, V.

B) F, V, V, F.

C) V, F, V, F.

D) V, V, F, F.

E) V, F, F, V.

 

43. (FAU 2017) A instituição da E-Paraná Comunicação, pessoa jurídica de direito privado, deu-se sob a modalidade de:

A) Serviço Social Autônomo.

B) Fundação.

C) Autarquia.

D) Sociedade de Economia Mista.

E) Nenhuma das alternativas anteriores.

 

44. (FAU 2017) Operação da PF que investiga corrupção e irregularidades na produção de carnes e na fiscalização de frigoríficos. Esta operação, deflagrada no mês de março de 2017, recebeu o nome de:

A) Carne crua.

B) Boi Verde.

C) Carne Fraca.

D) Corte na Carne.

E) Carne Brava.

 

45. (FAU 2017) A primeira constituição do Estado do Paraná, foi promulgada no ano de:

A) 1860.

B) 1891.

C) 1837.

D) 1937

E) 1917.

 

46. (Fundação de Apoio à UNESPAR 2015) Quem visita o litoral paranaense não pode deixar de visitar alguns pontos turísticos da cidade de Antonina e Guaratuba, como a Ponta da Pita, a praia do Nunes e a Igreja de Bom Jesus, em Antonina, e o Morro do Cristo e as praias de Caieiras, Brejatuba e Barra do Saí, em Guaratuba. Assinale a alternativa que contempla a fundação destas duas cidades.

A) Antonina, em 1714 e Guaratuba, em 1765.

B) Antonina, em 1912 e Guaratuba, em 1965.

C) Ambas foram fundadas no século XIX, no ano 1837

D) desmembradas de Paranaguá, em 1967 quando ocorre a emancipação política desses municípios.

 

47. (FAFIPA 2015) Qual é a economia básica dos municípios do litoral paranaense?

A) O ouro de aluvião encontrado nas areias da baía de Paranaguá.

B) Todo o petróleo que está sendo produzido no pré-sal.

C) Atividade mineradora.

D) Desenvolvimento de ações voltadas para o turismo sustentável.

 

48. (Fundação de Apoio à UNESPAR 2015) O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência, com o Samu/192. Com este serviço, está se reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. São sete (7) unidades básicas que compõem o território de abrangência do SAMU 192 - regional litoral do Estado do Paraná, com um total de 265.392 habitantes, com sede em Paranaguá. Foram habilitados:

A) Pela portaria nº 1.621, de 26 de julho de 2012 do Ministério da Saúde.

B) Pela Central de Regulação das Urgências e as Unidades de Suporte Básico - Portaria 32/2015, do Secretário de Saúde do Paraná.

C) Pelo Decreto Presidencial – Ministério da Saúde.

D) Pela Central de Regulação das Urgências e as Unidades de Suporte Básico.

 

49. (CISLIPA 2015) Antonina, Guaratuba, Guaraqueçaba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná são respectivamente:

A) Áreas metropolitanas e serranas que abrigam atividades portuárias de importância econômica regional.

B) Polos regionais que abrigam as atividades pesqueiras e artesanais.

C) São os municípios que compõem os espaços geográficos pertencentes ao litoral do Paraná, possuem uma área física de 6.057 Km², entre o Oceano Atlântico e a Serra do Mar.

D) Áreas urbanas que, segundo dados censitários do IGBE e IPARDES, não são sedes de comarcas.

 

50. (FAFIPA 2015) Habitada inicialmente por índios carijós e sendo que os primeiros povoadores datam de 1648 e 1654, esta cidade do litoral paranaense de extraordinária beleza natural paisagística oferece, ainda, diversos atrativos turísticos e seus habitantes naturais são denominados capelistas. Trata-se de:

A) Paranaguá.

B) Antonina.

C) Guaraqueçaba.

D) Matinhos.

 

51. (FAFIPA 2013) Com relação à economia paranaense, assinale a alternativa INCORRETA.

A) O setor de serviços é, proporcionalmente, o principal responsável pelo Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, seguindo-se o setor industrial e, por último, o setor agropecuário.

B) Outras fontes que também são geradoras de renda, no Estado, são os setores de transporte, as hidrelétricas, o turismo, a área mineradora, e a extração da madeira.

C) Embora tenha menor importância, quando relacionada com outros ramos de atividade, a agropecuária paranaense é representativa em termos econômicos, atingindo participação superior à registrada pelo setor primário, em nível nacional.

D) As maiores vendas externas são de soja, material de transportes e carne.

E) A indústria automobilística tem destaque nos municípios de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu.

 

52. (FUNPAR/UFPR) O êxodo rural, no Paraná, é um fenômeno que se intensificou a partir da década de 70 do século XX. Sobre as suas causas e consequências, é correto afirmar:

A) Uma das consequências da vinda do grande contingente populacional do meio rural para Curitiba e Região Metropolitana foi a melhoria significativa do padrão de vida da cidade-polo.

B) O êxodo rural foi um dos propulsores da industrialização da Região Metropolitana de Curitiba, que se constitui hoje em uma megalópole.

C) Uma das causas do êxodo rural foi o programa de governo de financiamento da casa própria, tendo em vista que, no campo, os pequenos agricultores eram agregados.

D) Os trabalhadores do campo, agregados ou boias-frias, à medida que envelhecem, migram para Curitiba, influenciando nos índices de envelhecimento da população urbana.

E) Dentre as causas do êxodo rural no Paraná, destaca-se a mecanização da agricultura, liberando mão-de-obra sem especialização para os centros urbanos.

 

53. (FUNPAR/UFPR) Sobre a localização industrial no estado do Paraná, é INCORRETO afirmar:

A) No interior do estado predominam indústrias de beneficiamento de grãos, as agroindústrias, gerenciadas por grandes cooperativas.

B) As indústrias de papel e celulose paranaenses concentram-se junto ao centro consumidor, em municípios circunvizinhos de Curitiba, devido à presença da Mata de Araucária.

C) Ponta Grossa é um dos centros industriais do sul do país, com destaque na agroindústria e no beneficiamento de madeira.

D) As indústrias localizadas em São José dos Pinhais são menos poluentes do que as indústrias localizadas no município de Araucária.

E) Campo Largo se destaca pela indústria cerâmica e de cimento.

 

54. (FUNPAR/UFPR) A produção animal no estado do Paraná, de acordo com os dados do IBGE no ano de 2004, apresentou os seguintes destaques em ordem decrescente em relação ao número cabeças:

A) bovinos - suínos - aves - ovinos - equinos.

B) suínos - bubalinos - bovinos - ovinos - equinos.

C) suínos - codornas - ovinos - equinos - bovinos.

D) galos, frangos e pintos - bovinos - suínos - ovinos - equinos.

E) bovinos - suínos - ovinos - galos. frangos e pintos - equinos.

 

55. (FUNPAR/UFPR) Sobre a produção agrícola do Paraná nos anos de 2003 e 2004, de acordo com dados do IBGE, é correto afirmar:

1. A área colhida de banana reduziu em cerca de 500 hectares, enquanto a área colhida de erva-mate aumentou em cerca de 6 mil hectares.

2. A área colhida de palmito reduziu em cerca de 96 hectares, enquanto a quantidade produzida aumentou em cerca de 81 toneladas.

3. As culturas permanentes que apresentam maior área plantada em hectares no estado do Paraná são café em coco (116.759) e erva-mate (44.773), enquanto as culturas temporárias que apresentam maior área plantada em hectares são soja em grão (4.011.021) e milho (2.470.151).

4. As culturas permanentes que apresentam maior área plantada em hectares no estado do Paraná são palmito (200.759) e uva (124.773), enquanto as culturas temporárias que apresentam maior área plantada em hectares são soja em grão (2.011.021) e cana-de-açúcar (1.470.151).

Assinale a alternativa correta.

A) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

B) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras

C) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

D) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

E) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

 

56. (FUNPAR/UFPR) Curitiba apresenta a maior concentração populacional do estado do Paraná com cerca de 1.587.315 habitantes segundo dados do IBGE/2000. Além da capital paranaense apenas quatro outros municípios concentram população acima de 250 mil habitantes, são eles:

A) Apucarana, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu.

B) Apucarana, Londrina, Paranaguá, Foz do Iguaçu

C) Londrina, Paranapoema, Maringá, Foz do Iguaçu

D) Pinhas, Guaratuba, Maringá, Foz do Iguaçu.

E) Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu.

 

57. (CISLIPA 2014) A história do Aquário Marinho de Paranaguá começou em 15 de novembro de 2004, devido a um acidente ambiental de grande porte. Qual seria esse acidente?

A) inundações devido as fortes chuvas na região

B) derramamento de óleo das embarcações portuárias

C) problemas técnicos com as empresas estabelecidas na região

D) explosão na região portuária do navio chileno Vicunã.

 

58. (FUNPAR/UFPR) Os Indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - 2004 no estado do Paraná evidenciam que:

1. A população residente por cor ou raça apresenta 74,7% de brancos, 22,2% de pardos, 2,3% de pretos, 0,7% de amarelos e 0,1% de indígenas.

2. As pessoas de 5 anos ou mais - alfabetizadas - representam 90,9% da população residente.

3. As mulheres representam 50,8% da população residente e 62,7% das pessoas de 10 anos ou mais ocupadas.

4. As pessoas de 10 anos ou mais - economicamente ativas - que recebem de 5 a 10 salários mínimos representam 34% da população residente.

Assinale a alternativa correta

A) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

B) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

C) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras

D) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

E) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

 

59. (UFPR 2009) Ao se lançar um olhar geográfico sobre o estado do Paraná, verifica-se que estão contidos em seu território espaços diferenciados que fazem ver que existem diversos “Paranás”. São espaços que se interconectam, que se completam ou que se opõem.

(FONTE: Modificado de Revista Paranaense de Desenvolvimento. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. n. 82, 1994. Curitiba: IPARDES, 31–66.)

Sobre esse tema, é correto afirmar:

A) Os municípios da mesorregião sudoeste são os mais urbanizados do estado do Paraná, tendo em vista o êxodo de sua população rural para outros estados, como Rondônia, nesta última década.

B) Os municípios da região litorânea são considerados desenvolvidos, com IDH elevado, porque estão na área de influência do porto de Paranaguá.

C) Alguns espaços do Paraná, tal como o corredor da moda, que compreende os municípios de Cianorte, Maringá, Apucarana e Londrina, são hoje polos industriais em franca ascensão, ocupando a mão-de-obra ociosa resultante das mudanças na agricultura paranaense.

D) Os municípios de maior renda per capita do estado do Paraná concentram-se na mesorregião sudeste, devido aos condicionantes físicos, como solo e clima.

E) Imigrantes oriundos de regiões muito pobres da Europa se instalaram em terras da porção nordeste do estado do Paraná e reproduziram a miséria de seus países de origem, determinando o atraso e impedindo o progresso dessa área.

 

60. (FAU 2017) O município de Ivaiporã foi desmembrado de:

A) Pitanga.

B) Manoel Ribas.

C) Cândido de Abreu.

D) Londrina.

E) Ortigueira.

 

 

 

 

GABARITO

01:C

02:A

03:A

04:D

05:C

06:C

07:E

08:E

09:B

10:D

11:B

12:A

13:E

14:D

15:B

16:D

17:D

18:A

19:D

20: A

21:C

22:D

23:C

24:A

25:D

26:C

27:A

28:D

29:B

30:C  31:A

32:B

33:E

34:E

35:E

36:A

37:A

38:E

39:A

40:A

41:C

42:E

43:A

44:C

45:B

46:A

47:D

48:A

49:C

50:B

51:E

52:E

53:B

54:D

55:B

56:E

57:D

58:A

59:C

60:B