1. (Fuvest-2000)
“Estou enfiado na lama
É um bairro sujo
Onde os urubus têm casas
E eu não tenho asas
Mas estou aqui em minha casa
Onde os urubus têm asas
Vou pintando, segurando as paredes do
mangue do meu quintal...”
Manguetown, Chico Science.
Os mangues estendem-se desde o Amapá até Santa Catarina. Esse ecossistema
I. desenvolve-se nos litorais protegidos de ondas e na desembocadura de rios.
II. apresenta somente plantas adaptadas ao excesso de luminosidade.
III. tem solo salino, pelo alagamento durante a maré cheia.
IV. é área de procriação de várias espécies pela alta porcentagem de matéria orgânica.
V. sofre degradação pela instalação de indústrias e pela urbanização.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I, II e III.
b) I, III, IV e V.
c) I, III e V.
d) II, III, IV e V.
e) III, IV e V.
 
2. (UECE) Assinale a alternativa que corresponde ao ecossistema fluviomarinho, muito rico em biodiversidade.
a) matas ciliares
b) dunas fixas
c) manguezais
d) plataforma continental
 
3. (UNIRIO-RJ) Manguezal ameaçado – A construção de um aterro às margens da Linha Vermelha pode ameaçar uma das últimas áreas de manguezal da Baía de Guanabara (...)
JORNAL do Brasil, 10 set. 1999.
Os constantes aterros e os despejos de esgoto residencial e industrial são as maiores ameaças aos manguezais cariocas. Quanto à importância desse ecossistema, é correto afirmar que:
a) são verdadeiros berçários da vida marinha, pois muitos peixes e crustáceos têm, nos manguezais, o estágio inicial de sua cadeia alimentar.
b) servem de proteção às áreas de restinga, pois diminuem os processos de sedimentação marinha.
c) constituem essenciais fornecedores de enxofre para a atividade petroquímica do estado do Rio de Janeiro.
d) desempenham a função de catalisadores de oxigênio para a formação dos bancos de coral.
e) possuem uma vegetação rica em madeira de lei, muito utilizada na fabricação de móveis.

 
4. (ENEM 2013) O manguezal é um dos mais ricos ambientes do planeta, possui uma grande concentração de vida, sustentada por nutrientes trazidos dos rios e das folhas que caem das árvores. Por causa da quantidade de sedimentos — restos de plantas e outros organismos — misturados à água salgada, o solo dos manguezais tem aparência de lama, mas dele resulta uma floresta exuberante capaz de sobreviver naquele solo lodoso e salgado.
NASCIMENTO, M. S. V. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 3 ago. 2011.
Para viverem em ambiente tão peculiar, as plantas dos manguezais apresentam adaptações, tais como
a) folhas substituídas por espinhos, a fim de reduzir a perda de água para o ambiente.
b) folhas grossas, que caem em períodos frios, a fim de reduzir a atividade metabólica.
c) caules modificados, que armazenam água, a fim de suprir as plantas em períodos de seca
d) raízes desenvolvidas, que penetram profundamente no solo, em busca de água.
e) raízes respiratórias ou pneumatóforos, que afloram do solo e absorvem o oxigênio diretamente do ar.
 
5. (UFV 2011) A chegada das novas atividades econômicas, como a criação de caranguejo para o mercado, a geração de energia eólica e o turismo na comunidade Sítio Cumbé, município de Aracati, no estado do Ceará, resultou na destruição de um ecossistema local, com consequências socioambientais para a população ribeirinha, diminuindo, assim, a pesca e a coleta de mariscos.
Assinale a afirmativa CORRETA que indica o ecossistema destruído:
a) Caatinga.
b) Mangue.
c) Floresta de babaçu.
d) Recife de corais.

GABARITO
1:B - 2:C - 3:A - 4:E - 5: B

6. A ostra e o caranguejo são espécies muito comuns no bioma:
a) Cerrado
b) Mata Atlântica
c) Manguezal
d) Caatinga
e) Pantanal
 
7. (FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE) Os manguezais ou mangues são biomas litorâneos, de vegetação arbustiva característica, onde o solo é lodoso e salgado. Formam-se junto a desembocaduras de rios e em litorais protegidos da ação direta do mar, tais como baías de águas paradas ou litorais guarnecidos por diques de areia. Sobre os manguezais é CORRETO afirmar que:
a) o mangue-vermelho (Rhizophora mangle) é um arbusto facilmente identificado por suas raízes- escora, uma nítida adaptação ao solo pouco firme do manguezal.
b) o solo do manguezal caracteriza-se por ser úmido, salgado, lodoso, rico em oxigênio e muito pobre em nutrientes. Por possuir grande quantidade de matéria orgânica em decomposição, por vezes apresenta odor característico.
c) a distribuição dos manguezais mostra que esse bioma é muito afetado pelo clima, e suas características se devem predominantemente a fatores fitofisiográficos.
d) estima-se que no Brasil existam cerca de 172.000 km² de manguezais. Desse total, cerca de 15%, ou seja, cerca de 26.000 km2, distribuem-se pelo litoral dos Estados do Amapá, Pará e Maranhão.
e) o Estado do Maranhão detém aproximadamente 50% dos manguezais da região Norte-Nordeste, o que equivale a 500 km2 Já a Ilha de Fernando de Noronha é possuidora da menor extensão de manguezal no país.
 
8. (UECE) Nas desembocaduras fluviais dos rios da região Nordeste do Brasil, ocorrem os ambientes estuários que abrigam um importante ecossistema costeiro conhecido como manguezal.
Considerando as características desse ecossistema, assinale a afirmação verdadeira.
a) Quando comparados a outras florestas tropicais, os manguezais do nordeste brasileiro são pobres em espécies, condição, em parte, relacionada à elevada salinidade que impede a ocorrência de espécies de água doce nestes ambientes.
b) Os solos indiscriminados de mangue, que são compostos majoritariamente por sedimentos finos, são ricos em oxigênio e representam um fator determinante para a distribuição abundante da vegetação nestes ambientes.
c) Estes ambientes ocorrem indistintamente em todo o litoral brasileiro, desde os estados da região Sul, no limite com o Uruguai, até o estado do Amapá onde apresentam maior porte e diversidade de espécies.
d) A distribuição da vegetação halófila adaptada a este tipo de ambiente, ocorre de forma uniforme, não obedecendo a critérios topográficos e oceanográficos como temperatura e salinidade.
 
9. [Fuvest 2015] Leia o seguinte texto.
O quilombola Francisco Sales Coutinho Mandira até tentou sair da lama, mas logo percebeu que o mangue era o seu lar. Tivesse investido em continuar como ajudante de pedreiro, quando ficou dois anos fora do quilombo que leva seu sobrenome, certamente hoje não conheceria África do Sul, Dinamarca e Itália. Tudo porque organizou os quilombolas para fazer uso racional dos recursos naturais. Fez tão bem que virou exemplo internacional (…). A mudança começou em 1993, quando pesquisadores da USP e órgãos do governo passaram a divulgar o conceito de reserva extrativista, em que populações tradicionais continuam retirando seu sustento da natureza, mas de forma planejada.
Revista Unesp Ciência, maio de 2014.
Sobre o ecossistema manguezal, é correto afirmar:
a) É formado por uma rica biodiversidade vegetal, com presença principal de coníferas e nele vivem sobretudo crustáceos, os quais servem de alimento e renda para populações costeiras.
b) Define-se como formações rasteiras ou herbáceas que atingem até 60 cm, constituindo ambiente propício à reprodução de espécies marinhas e favorável à pesca artesanal, fonte de renda para populações tradicionais.
c) É constituído de solo predominantemente lodoso, deficiente em oxigênio, com espécies vegetais adaptadas à flutuação de salinidade, onde se reproduzem espécies de peixes, moluscos e crustáceos, fonte de alimento e renda para populações tradicionais.
d) Corresponde a cordão arenoso coberto por vegetação rasteira, rico em nutrientes, onde se alimentam mamíferos, aves, peixes, moluscos e crustáceos, constituindo-se fonte de alimento e renda para populações costeiras.
e) Caracteriza-se por vegetação caducifólia, predominantemente arbustiva, de raízes muito profundas e galhos retorcidos, abrigando o mineral ferro, com grande valor de mercado, o qual constitui fonte de renda para populações tradicionais.
 
10. (UFABC/2007) Sobre o bioma manguezal, são feitas as afirmações:
I. o solo é rico em O2, sendo formado por lodo e areia fina, com variado teor de sal, dependendo da proximidade com o mar;
II. nesse bioma, não é comum vegetação rasteira, havendo predomínio de vegetação arbustiva;
III. os vegetais desse bioma apresentam raízes que emergem do solo na busca por maior luminosidade. É correto o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) II e III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) III, apenas.
e) II, apenas

GABARITO
6:C - 7:A - 8:A - 9:C - 10:E

11. (PUC-RIO 2005) "As espécies dessa formação vegetal apresentam raízes que funcionam como escoras. O emaranhado de raízes diminui a velocidade das correntes marinhas, criando um depósito de lama e argila, fundamental para a reprodução da vida marinha."
Adaptado de PGC / Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
O texto está se referindo à seguinte formação vegetal:
a) Manguezal
b) Cerrado
c) Caatinga
d) Restinga
e) Pantanal
 
12. (ENEM- 2012) Os manguezais são ecossistemas mediterrâneos com vegetação característica, onde o solo é lodoso e salgado. No Brasil os manguezais se estendem por toda a costa, com interrupção nas regiões de litoral rochoso. Os manguezais são considerados berços de várias espécies, pois possui alta disponibilidade de nutrientes minerais e matéria orgânica, dentre elas peixes, caranguejos e moluscos. Consequentemente são encontrados diversas aves que estão em busca desses organismos que se alimentam nesses locais.
De acordo com o texto descrito acima:
a) Os manguezais são ecossistemas sem importância, pois possui muita lama.
b) Os mangues são biomas brasileiros, e ocorrem principalmente em litoral rochoso.
c) Os manguezais possuem uma grande importância ecológica por serem berços de muitas espécies.
d) Os manguezais são locais rochosos, que possui muita disponibilidade de alimento.
e) Os manguezais possuem vegetação típica.
 
13. (CEPERJ) Os mangues são biomas compostos por ecossistemas litorâneos onde o solo é lodoso e salgado e apresentam vegetação característica. A maioria dos manguezais apresenta três tipos de vegetação arbórea:
a) babaçu, xiquexique e avicênia
b) rizófora, mangue-manso e avicênia
c) rizófora, juazeiro e gramíneas
d) mangue-manso, ipê e peroba-do-campo
e) seringueira, bromélias e orquídeas
 
14. (UECE) Assinale com V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que é dito sobre o mangue.
(__) No mangue, quando a maré está baixa, a água salgada prevalece no rio, mas quando a maré sobe, a água se torna salobra.
(__) O solo lodoso dificulta a fixação das plantas do mangue e, por esse motivo, elas desenvolvem estruturas denominadas raízes escoras ou aéreas, que se aprofundam na lama até conseguirem se firmar para suportar a entrada das marés altas e as enxurradas dos rios.
(__) Poucos peixes e crustáceos marinhos desovam no mangue, pois é um ambiente bastante adverso,
pobre em oxigênio, com elevado número de predadores.
(__) A vegetação de mangue é chamada de halófila, pois suas plantas são adaptadas à constante variação de sal na água e no solo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) V – F – F – V.
b) F – V – F – V.
c) V – F – V – F.
d) F – V – V – F.
 
15. (G1 - col. naval) Leia o texto abaixo que apresenta características do um tipo de bioma brasileiro.
“Próprio de regiões tropicais, caracteriza-se como um ponto de ligação entre os ambientes de água doce, marinha e terrestre. Nesse bioma ocorre uma intensa deposição de detritos orgânicos e inorgânicos que, misturados água doce e à água salgada, formam um solo movediço e lamacento.
O solo é pobre em oxigênio, apresenta alta salinidade e abriga plantas que se desenvolvem bem em terrenos salgados.”
Dentre os biomas brasileiros, qual apresenta todas as características descritas acima?
a) O pantanal.
b) O pampa.
c) O cerrado.
d) O manguezal.
e) A restinga.

GABARITO
11:A - 12:C - 13:B - 14:B - 15:D