1. (IBADE) As práticas artísticas estão mudando em termos de fundamentos, meios e gêneros em nova configuração sobre o olhar social e político para um grande número de artistas. Nesse aspecto, no tocante aos estudos da cultura visual, parece adequado que essas mudanças ocorram em termos do enfoque dado às práticas em:
D) escolas e organizações não governamentais.
2. (AOCP) O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), localizado na cidade de Campina Grande, visa preservar e difundir as heranças da musicalidade, das artes manuais, da literatura de cordel, da xilogravura e da cantoria, características do povo nordestino e suas miscigenações. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é a grande aliada e defensora do Museu, a qual auxiliou na construção do edifício, sendo atualmente responsável pela administração e por projetos de pesquisa. Sobre essa questão, assinale a alternativa que apresenta o nome popular atribuído ao MAPP.
B) Museu da Cultura Popular.
3. (FGV) As mídias sociais, aplicadas ao campo do patrimônio e dos museus, se tornam ativos estratégicos para democratização do acesso à cultura e à informação, com a capacidade de:
D) limitar o acesso à informação para controlar setores da população;
4. (FUMARC) Os patrimônios culturais podem ser materiais e imateriais, consistindo o primeiro na reunião de coisas tangíveis de uma sociedade, como construções arquitetônicas, parques, praças, artefatos, objetos de arte, entre outros. Já as produções culturais imateriais são
C) elementos encontrados por paleontólogos e arqueólogos.
5. (FCC) Em A cultura ante as culturas na escola e na vida, publicado em Horizontes culturais: lugares de aprender, do Programa Cultura é Currículo, Rejane Coutinho elabora considerações para pensar o processo de institucionalização de bens culturais patrimoniais. Nesse contexto, considere:
A) I, II, III, IV e V.
B) I, II, IV e V, apenas.
6. (Zambini Instituto) Sobre os museus podemos afirmar que
C) A potencialidade cultural dos museus é nula
7. (FUNIVERSA) Um determinado museu encontra-se em situação de ruínas e precisa ser restaurado. Para realizar o diagnóstico de conservação, os conservadores planejaram diversas fases: 1ª fase: Coleta de informações a fim de fornecer aos avaliadores das coleções e da arquitetura dados sobre a instituição, o edifício, as coleções, os funcionários e as atividades. 2ª fase: Os avaliadores deverão examinar vários aspectos ligados ao meio ambiente, observando as condições existentes, as coleções e fazendo uma revisão da documentação do edifício. 3ª fase: Depois de identificar as áreas chave que precisam de mais investigação ou análise, os avaliadores das coleções e do edifício deverão rever essas áreas em conjunto, diagnosticar as causas prováveis das áreas problemáticas atuais ou potenciais. 4ª fase: Elaboração de texto que contemple as avaliações das coleções e da arquitetura com as devidas recomendações mutuamente compatíveis.
A) avaliação diagnóstica, sondagem, elaboração de relatório, avaliação do processo.
E) preparação, avaliação diagnóstica, análise do grupo, sondagem.
8. (FUNIVERSA) Avalie os conceitos e classifique-os.
A) tombado, tutelado e preservado.
C) tutelado, tombado e preservado.
9. (FUNIVERSA) Quando se fala de conservação preventiva em museus, têm se três alvos: o edifício, a coleção e o público. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
E) Em uma instituição, diversas pessoas estão envolvidas com as coleções e, desta forma, além de competência técnica, é fundamental que a equipe encarregada da implantação de um plano de conservação preventiva desenvolva capacidade de trabalho em equipe, combinando experiência técnica, científica, de gerenciamento e de comunicação.
10. (FUNIVERSA) Acerca do diagnóstico de conservação bem-sucedido, assinale a alternativa correta.
B) Os processos analíticos de gestão ambiental devem ser padronizados para atender à maioria dos museus.
11. (FUNIVERSA) O Decreto n° 3166, de 14 de setembro de 1999, promulgou a Convenção da UNIDROT, concluída em Roma, em 24 de junho de 1995. De acordo com o artigo segundo dessa Convenção, entendem-se como culturais aqueles que, a título religioso ou profano, se revestem de uma importância para a arqueologia, a pré-história, a história, a literatura, a arte ou a ciência. Essa Convenção aplica-se a solicitações de caráter internacional
I de apoio internacional a ações nacionais de preservação, fiscalização e valorização de patrimônios culturais.
D) Há apenas três itens certos.
12. (FUNIVERSA) Acerca dos preceitos constitucionais na área de Patrimônio Cultural, assinale a alternativa correta.
B) É competência concorrente da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios a proteção dos documentos, das obras e de outros bens de valor histórico, artístico e cultural, bem como dos monumentos, das paisagens naturais notáveis e dos sítios arqueológicos.
13. (FUNIVERSA) Quanto à saída, para o exterior, de obras de arte e ofícios produzidos no Brasil de que trata a Lei n° 4845, de 19 de novembro de 1965, assinale a alternativa correta.
B) É proibida a saída do Brasil, para todos os fins, de obras de artes e ofícios tradicionais, produzidas no país até o fim do período monárquico, abrangendo pinturas, desenhos, esculturas, gravuras, elementos de arquitetura, obras de talha, imaginária, ourivesaria, mobiliário e outras modalidades.
14. (FUNIVERSA) Acerca da Lei n° 5.471, de 9 de julho de 1968, que dispõe sobre a exportação de livros antigos e conjuntos bibliográficos brasileiros, e o Decreto n° 65.347, de 13 de outubro de 1969, assinale a alternativa incorreta.
15. (FUNIVERSA) Acerca da Lei. ° 5.471, de 9 de julho de 1968, que dispõe sobre a exportação de livros antigos e conjuntos bibliográficos brasileiros, e o Decreto n° 65.347, de 13 de outubro de 1969, assinale a alternativa incorreta.
C) A autoridade federal competente tomará as providências adequadas, se for verificado o não retorno ao país das obras raras saídas para fins de interesse cultural. Para isso, invocará se esta for a hipótese, o artigo 3. ° da Lei n.º 5.471, que manda punir a infringência de suas disposições.
GABARITO
11:C - 12:A - 13:A - 14:E - 15:B

0 Comentários