1. (CESPE 2017) Com relação aos estágios do desenvolvimento da linguagem segundo Vygotsky, assinale a opção correta.
A) O falar para si mesmo é uma função associada ao estágio social.
B) O controle do comportamento do outro e a expressão de pensamentos simples estão em conformidade com o estágio social.
C) A possibilidade de direcionamento do pensamento, assim como o controle da própria criança, associa-se ao estágio egocêntrico.
D) O controle do comportamento pela própria criança está associado ao estágio interno.
E) A expressão de emoções simples e a direção do pensamento estão associadas aos estágios egocêntrico e social, respectivamente.
 
2. (CESPE 2017) O psicólogo russo Lev Vygotsky denomina o espaço entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela fará a partir da mediação do professor de
A) equilibração.
B) prontidão.
C) quociente de inteligência.
D) zona de desenvolvimento imediato.
E) andaime.
 
3. (CESPE 2017) Assinale a opção em que a proposta de atividade descrita adéqua-se a uma situação de ensino-aprendizagem com crianças de seis anos de idade, em uma aula acerca do conhecimento pessoal, cujos métodos e técnicas de ensino estejam embasados na perspectiva de aprendizagem defendida por Vygotsky.
A) No laboratório de ciências, o professor mostrou um esqueleto humano articulável. Em seguida, abordou os músculos presentes no corpo humano, apresentou às crianças alguns vídeos e propôs que elas, observando suas próprias características, construíssem bonecos de si mesmas.
B) O professor trouxe uma caixa com bonecos e diversos brinquedos, colocando-os à disposição das crianças, para que elas tirassem suas próprias conclusões acerca do corpo e de suas características pessoais.
C) Foi criada uma situação para que as crianças conversassem entre si e com o professor acerca do corpo humano. Os pais foram convidados para participar da atividade colaborando, assim, com a internalização dos conhecimentos trabalhados na aula.
D) O professor planejou atividades que envolviam graus crescentes de dificuldade. Para realizar a atividade seguinte, as crianças deveriam comprovar que compreenderam a atividade recém-finalizada. A cada etapa superada, as crianças eram premiadas.
E) O professor fez a impressão de alguns desenhos de partes do corpo humano para que as crianças pudessem colorir e nomear.
 
4. (Prefeitura de Bom Retiro - SC 2016) Lev Semenovitch Vygotsky foi um pensador importante em sua área e época, foi pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. São ideias de Vygotsky, EXCETO:
A) A linguagem representa a cultura e depende do intercâmbio social.
B) Para Vygotsky, a cultura molda o psicológico, isto é, determina a maneira de falar.
C) Pessoas de diferentes culturas têm diferentes perfis psicológicos.
D) As funções psicológicas de uma pessoa são desenvolvidas ao longo do tempo e mediadas pelo social, através de símbolos criados pela cultura.
 
5. (AMAUC 2016) Para Vygotsky às experiências são adquiridas durante a vida do sujeito, uma vez que o sujeito caracteriza-se como um ser que se relaciona com o mundo e com a cultura, por meio de instrumentos físicos e simbólicos. Assim, o controle consciente do comportamento, a atenção e lembrança voluntária, a memorização ativa, o pensamento abstrato, o raciocínio dedutivo, a capacidade de planejamento, etc., são exemplos destas funções, tipicamente e unicamente humanas, chamadas de:
A) Funções psicológicas elementares
B) Funções psicológicas superiores
C) Funções psicológicas inferiores
D) Funções psicológicas básicas
E) Funções psicológicas intermediárias


 GABARITO

1:B - 2:D - 3:C - 4:B - 5:B


6. (VUNESP 2015) Para Piaget, segundo De La Taille (1992), quando as crianças de 6 a 7 anos acreditam que as regras morais são imutáveis como as leis físicas e que, mesmo em se tratando de regras de jogos infantis (como bola de gude), nenhuma modificação é permitida, esse seu modo de pensar e agir indica que a criança está na fase
A) autônoma.
B) heterônoma.
C) indiferenciada.
D) individualista.
E) determinista.
 
7. (CEPS-UFPA 2015) Um dos pilares do pensamento de Vygotsky é
A) a relação homem-mundo é mediada por sistemas simbólicos.
B) a educação deve acentuar o ensino humanístico.
C) a realidade contém suas próprias leis.
D) a relação homem-mundo é centrada na auto realização.
E) a realidade leva à autodescoberta e induz ao autoconhecimento.
 
8. (IF-SP 2015) Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992).
I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante.”
II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização.”
III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a se virtualizar em ato mental.”
Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.
A) I - Vygotsky; II- Piaget; III- Wallon.
B) I - Piaget; II- Wallon; III- Vygotsky.
C) I - Wallon; II- Vygotsky; III- Piaget.
D) I- Vygotsky; II- Wallon; III- Piaget.
E) I - Piaget; II - Vygotsky; III- Wallon.
 
9. (FADESP 2014) O conceito de mediação simbólica de Vygotsky na educação trata da concepção de intermediação, da relação homem-mundo, que acontece por meio de duas formas:
A) linguagens e pensamentos.
B) instrumentos e comunicação.
C) comunicação e categorização.
D) instrumentos e signos.
 
10. (CESPE 2013) O método construtivista, no que se refere ao ensino das ciências naturais,
A) ampara a continuidade dos modelos arcaicos de ensino, considerando os alunos entidades vazias de conhecimento, que devem ser preenchidas pelo professor detentor absoluto da informação inquestionável.
B) oferece um imperativo moral para a desconstrução das concepções objetivistas tradicionais acerca da natureza da ciência, da matemática e do conhecimento e para a reconstrução de suas epistemologias pessoais, práticas de ensino e relações pedagógicas com os alunos.
C) oferece alternativas didáticas estritas para aulas práticas, estabelecendo os conceitos fundamentais de biossegurança e orientação para a utilização de equipamentos de proteção individual, o que garante a manutenção da integridade física dos estudantes durante a execução das atividades em sala de aula.
D) estabelece a visão mecanicista e objetivista tradicional acerca das ciências e do conhecimento, gerando uma relação hierárquica entre o professor e os alunos na qual a informação e o conhecimento transitam em uma única direção.
E) postula que o ensino deve seguir o fluxo do professor para o estudante, sendo as experiências pessoais indiferentes para o enriquecimento do aprender.


GABARITO
6:B - 7:A - 8:A - 9:D - 10:B