1. (UFRGS-RS) A coluna da esquerda, abaixo, apresenta o nome de duas das principais projeções cartográficas; a da direita, características relacionadas a uma ou a outra dessas projeções.
Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.

1. Projeção de Mercator

2. Projeção de Peters

(__) Mantém as formas dos continentes.

(__) As regiões polares aparecem muito exageradas.

(__) Dá destaque ao mundo subdesenvolvido.

(__) É excelente para a navegação.

 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) 1 – 1 – 1 – 2.
b) 1 – 1 – 2 – 1.
c) 2 – 1 – 2 – 1.
d) 2 – 2 – 1 – 1.
 
2. (UFRGS-RS) A projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica (a Terra) em um plano (o mapa). Por isso, todas as projeções apresentam deformações, devendo o geógrafo escolher o tipo de projeção que melhor atenda aos objetivos do mapa. Sobre essa temática são feitas as seguintes afirmações.
I. Na eurocêntrica projeção de Mercator, os paralelos e os meridianos formam ângulos retos, o que permitiu traçar rotas de navegação em linha reta que auxiliam os grandes descobridores a incorporar novas terras.
II. a projeção de Peters reproduz bem o tamanho e o formato das áreas situadas na zona intertropical, porém exagera na representação dos continentes situados nas zonas temperadas e polares.
III. Tanto a projeção de Mercator quanto a de Peters são projeções cilíndricas, ou seja, caracterizam-se por apresentarem os paralelos e os meridianos retos e perpendiculares entre si.
Quais estão corretas?
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e III.
e) apenas II e III.
 
3. (Fuvest-SP) Analise os mapas abaixo e assinale a alternativa que indica a resolução cartográfica mais adequada para representar, com precisão, as distâncias da cidade de são Paulo em relação às várias localidades do mundo.

a) I – Projeção azimutal equidistante (Soukup).
b) II – Projeção cilíndrica conforme (Mercator).
c) III – Projeção equivalente interrompida (Goode).
d) IV – Projeção equivalente (com base em Mollweide).
e) V – Projeção cilíndrica equivalente (Peters).
 
4. (Unifesp) Observe o mapa.

A superfície terrestre está representada segundo a projeção
a) De Peters, criada na época das navegações.
b) De Mercator, elaborada no século XVI.
c) Azimutal, que permite uma visão estratégica.
d) De Mercator, que facilita a navegação.
e) De Peters, que privilegia a área em detrimento da forma. 
 
5. (Unifesp) Observe o mapa a seguir, centrado num ponto do Brasil, que pode ser empregado para uma avaliação estratégica do país no mundo.

Esse mapa foi desenhado segundo a projeção:
a) de Mercator.
b) cônica equidistante.
c) de Peters.
d) Azimutal.
e) de Mollweide. 

GABARITO
1:B - 2:D - 3:A - 4:E - 5:D


6. Sobre as projeções cartográficas, é correto afirmar que:
a) são meios de se representar o espaço terrestre, havendo uma possibilidade ainda não encontrada de não realizar distorções da forma ou das áreas da superfície.
b) são formas de representar a Terra em uma superfície de iguais características externas (forma, tamanho e área)
c) são formas de representar a Terra, que é esférica, em um plano. Por conta disso, sempre haverá distorções.
d) dividem-se apenas em projeções planas e projeções polares.
e) graças às distorções, não podem ser utilizadas para representar a superfície dos continentes da Terra, apenas os oceanos.
 
7. Sobre a Projeção de Mercator, podemos afirmar que:
a) trata-se de uma projeção cilíndrica, caracterizada por ser do tipo equivalente, que mantém a proporção das áreas dos continentes e, em contrapartida, sacrifica suas formas.
b) trata-se de uma projeção cilíndrica, caracterizada por ser do tipo semelhante, que mantém a forma das áreas dos continentes e altera a proporção das áreas representadas.
c) trata-se de uma projeção cilíndrica, caracterizada por ser do tipo anafilática, que não mantém nem a forma e nem a área dos continentes e oceanos, mas que minimiza as alterações.
d) trata-se de uma projeção cônica, caracterizada por ser do tipo equivalente, que mantém a proporção das áreas dos continentes e, em contrapartida, sacrifica suas formas.
e) trata-se de uma projeção cônica, caracterizada por ser do tipo semelhante, que mantém a forma das áreas dos continentes e altera a proporção das áreas representadas.
 
8. Caracteriza-se por ser um tipo de projeção que ordena os paralelos e os meridianos em um invólucro arredondado que é desenrolado e posto em uma superfície plana. Os mais famosos exemplos são as projeções de Mercator, de Peters e de Robinson. Nessa projeção, minimizam-se as distorções nas regiões próximas ao Equador, que se elevam nas regiões mais próximas aos polos. Estamos falando da:
a) Projeção Cônica
b) Projeção Cilíndrica
c) Projeção Azimutal
d) Projeção Equatorial
e) Projeção Circular
 
9. (UESC) Os conhecimentos sobre projeções cartográficas e uso de mapas possibilitam afirmar:
a) A projeção azimutal fornece uma visão eurocêntrica do mundo e, por isso, ela não é mais utilizada.
b) As distorções da representação, nas projeções cilíndricas, são maiores no Equador e menores nos polos.
c) A projeção de Peters é a única que não pretende privilegiar nenhum continente, porque ela reproduz rigorosamente a realidade.
d) A projeção cônica só pode ser utilizada para representar grandes regiões, porque as distorções são pequenas entre os trópicos, não representando, portanto, a realidade das áreas mapeadas.
e) As projeções cartográficas permitem que, na construção dos mapas temáticos, os meridianos e os paralelos terrestres sejam transformados de uma realidade tridimensional para uma realidade bidimensional.
  
10. (FGV/2017) Considerando a cartografia enquanto um conjunto de técnicas, temos nas projeções cartográficas o desafio de representar em um plano o formato geoide do planeta Terra. Quanto ao tipo de superfície de projeção, aquela cujas distorções aumentam conforme nos afastamos da linha do Equador denomina-se projeção
a) polissuperficial.
b) cônica.
c) cilíndrica.
d) azimutal.
e) poliédrica.

GABARITO
6:C - 7:B - 8:B - 9:E - 10:C


11. (Mackenzie SP/2015) Em relação às projeções cartográficas, considere as assertivas abaixo:
I. Todas as projeções cartográficas utilizadas atualmente resultam de trabalhos realizados nos séculos XV e XVI, época em que ocorreram as denominadas “grandes navegações”.
II. A projeção de Mercator, desenvolvida no século XVI, é do tipo cilíndrica conforme e preocupa-se, basicamente, com as formas e bem pouco com o tamanho proporcional de cada área.
III. A projeção de Mercator reproduz, com considerável precisão, todas as áreas do globo terrestre, preservando a proporcionalidade entre elas.
IV. A projeção de Gall-Peters é do tipo cilíndrica equivalente, ou seja, preocupasse mais com a proporção das áreas representadas do que com suas formas, razão pela qual permite comparar com maior precisão o tamanho de países ou continentes.
a) se apenas as assertivas II e III estão corretas.
b) se apenas as assertivas I e II estão corretas.
c) se apenas a assertiva I está correta.
d) se apenas as assertivas II e IV estão corretas.
e) se apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
 
12. (UEL PR/2015) Com o objetivo de representar, o mais próximo possível do real, o espaço geográfico, os cientistas usaram as projeções cartográficas. As mais utilizadas são as de Mercator e Peters. Com base nos conhecimentos sobre projeções cartográficas, assinale a alternativa correta.
a) Na projeção de Peters, o plano da superfície de projeção é tangente à esfera terrestre (projeção azimutal); já, na projeção de Mercator, o plano da superfície de projeção é um cone (projeção cônica) envolvendo a esfera terrestre.
b) Na projeção de Mercator, o espaçamento entre os paralelos diminui da linha do equador para os polos, enquanto o espaçamento entre os meridianos aumenta a partir do meridiano central.
c) Na elaboração de uma projeção cartográfica, o planisfério de Peters mantém as distâncias proporcionais entre os elementos do mapa, aumentando o comprimento do meridiano central.
d) A projeção de Mercator é desenvolvida em um cilindro, sendo mantida a propriedade forma; essa projeção mostra uma visão de mundo eurocêntrica.
e) Na projeção de Peters, o espaçamento entre os paralelos aumenta da linha do equador para os polos, enquanto o espaçamento entre os meridianos diminui a partir do meridiano central.
 
13. (UCS RS/2015) Apesar de o globo terrestre ser a melhor representação do Planeta, em função de seu formato tridimensional, sua utilização nem sempre é possível. Os mapas são outra forma de representação, plana, de toda ou parte da superfície da Terra. Sempre haverá distorções na representação plana do geoide, que é a forma da Terra. A cartografia é a ciência que, entre outros temas, desenvolveu técnicas para minimizar as distorções na representação da Terra. Leia as sentenças a seguir, quanto às projeções cartográficas, e assinale a alternativa correta.
a) As projeções conformes possuem o centro do mapa em qualquer parte do Planeta; permitem determinar rotas e rumos com maior precisão.
b) As distorções nas projeções cônicas se acentuam quanto maior a latitude, tendo sua menor deformidade próxima à linha do Equador.
c) As projeções planas têm somente um dos hemisférios cartografados, sendo ideal para mapear as zonas temperadas por apresentarem menor distorção e, por essa razão, sua utilização é restrita no Brasil.
d) As projeções cilíndricas são também denominadas de tangenciais, azimutais ou polares. Essas projeções possuem aplicabilidade restrita a especialistas e técnicos aeroviários e navais, sendo comuns as derivações desse tipo de projeção nas telas de radares e demais instrumentos de localização.
e) A projeção a ser escolhida depende do que se pretende projetar, como a forma dos objetos cartografados ou a distância entre as localidades a serem percorridas, ou ainda, a área específica dos pontos a serem representados.
 
 
14. (URCA) A cartografia veio acompanhando a evolução técnica da humanidade e o mapa foi se impondo como um instrumento capaz de reunir informações úteis ao homem, para fins diferenciados. A respeito do uso atual do mapa, é CORRETO afirmar que:
a) A curva de nível é uma linha que no mapa liga pontos da mesma amplitude térmica, seu traçado permite identificar os domínios das massas de ar.
b) O planisfério de Mercator é o mapa-múndi usado como padrão nos livros e atlas porque ele representa com maior objetividade a constituição geomorfológica do planeta.
c) O planejamento territorial com base em informações geoprocessadas visa reduzir a ação da fiscalização do Estado sobre as questões ambientais e a propriedade privada.
d) Os mapas que utilizam escalas pequenas permitem uma representação mais detalhada da realidade enfocada.
e) A indicação da escala utilizada é indispensável para a leitura adequada de produtos cartográficos.
 
15. (GUALIMP - 2019) Há um tipo particular de mapa temático em que as áreas dos países são mostradas em tamanhos proporcionais à importância de sua participação no fenômeno representado. Este mapa, ou cartograma, é chamado:
a) Anamorfose geográfica.
b) Mapa cartesiano.
c) Projeção de mercartor.
d) Projeção azimutal.

GABARITO
11:D - 12:D - 13:E - 14:B - 15:A