1 - O clima predominante no Centro-Oeste:
a) subtropical
b) tropical de altitude
c) tropical continental
d) equatorial
e) semiárido
 
2 - (FGV) Esse importante bioma tem passado por transformações lentas, mas significativas, nas últimas décadas. A caça ilegal, a pesca predatória, o turismo e a expansão urbana têm acelerado estas transformações. A ocupação desordenada das regiões mais altas, onde nasce a maioria dos rios, é o risco mais grave. A agricultura indiscriminada está provocando a erosão do solo, além de contaminá-lo com o uso excessivo de agrotóxicos. O resultado da destruição do solo é o assoreamento dos rios (...).
Os problemas descritos referem-se ao domínio:
a) da Mata Atlântica.
b) da Caatinga.
c) dos Campos.
d) da Floresta Amazônica.
e) do Pantanal.
 
3 - (UFV-2002) Sobre o Pantanal Mato-grossense é CORRETO afirmar que:
a) tem uma vegetação muito homogênea, predominando espécies típicas da floresta equatorial.
b) possui solos com alta fertilidade natural própria para agricultura intensiva.
c) apresenta rios encachoeirados e com grande vazão, por ser uma região montanhosa.
d) constitui uma região de transição onde se encontram características de vários domínios ecológicos brasileiros como cerrado, floresta e campo.
e) localiza-se no extremo leste do país, o que facilita o acesso de turistas.
 
4 - (PUC-SP) O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?
“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.
a) Floresta tropical
b) Caatinga
c) Formação do Pantanal
d) Mata semiúmida
e) Cerrado
 
5 - O Cerrado é o segundo maior bioma do território brasileiro em área, sendo superado apenas pela:
a) Caatinga
b) Mata das Araucárias
c) Amazônia
d) Mata Atlântica
e) Pampa

GABARITO
1:C - 2:E - 3:D - 4:E - 5:C

6 - O domínio morfoclimático do Cerrado, conforme classificação elaborada por Aziz Ab'saber, é definido por “chapadões tropicais interiores com cerrados e florestas galerias”. O seu tipo predominante de solo é o:
a) Latossolo, com baixo nível de nutrientes.
b) Pergelissolo, com baixa profundidade.
c) Terra rocha, com intensa fertilidade.
d) Arenoso, suscetível à arenização.
e) Calcário, bastante sedimentado.
 
7 - O relevo da Região Centro-Oeste do Brasil apresenta uma enorme diversidade. Segundo Jurandyr Ross, há muitas unidades de relevo nessa região que guardam uma característica comum: a altitude média baixa. Os pontos mais elevados encontram-se em Goiás, nas proximidades do Distrito Federal, mais precisamente ao norte dele, na Chapada dos Veadeiros, que chega a atingir 1960 metros. Do lado do Mato Grosso, na fronteira com Rondônia, encontramos outra unidade famosa: a Chapada dos Parecis. Sua importância está no fato de:
a) constituir a unidade de relevo mais elevada do Brasil, com o Pico da Neblina na fronteira dos dois estados, com 3.014m;
b) apresentar o formato de uma serra verdadeira, a única que se encontra no Brasil;
c) distribuir-se no sentido norte–sul, separando assim as bacias dos rios Paraguai e São Francisco;
d) constituir uma extensão da Cordilheira dos Andes dentro do território brasileiro;
e) distribuir-se no sentido leste–oeste e, com isso, separar as duas mais importantes bacias hidrográficas da América do Sul: a Amazônica e a Platina.
 
8 - O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos estados brasileiros que possuem esse bioma.
a) Goiás e Mato Grosso.
b) Bahia e Minas Gerais.
c) Pará e Amazonas.
d) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
 
9 - O Cerrado se caracteriza por conter?
a) Árvores muito altas, formando florestas.
b) Árvores baixas, com troncos retorcidos e de aparência seca.
c) Cactos e palmeiras, longe uns dos outros.
d) Pinheiros altos e de troncos finos.
 
10 - Sobre o pantanal mato-grossense, assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
1- (__) O pantanal mato-grossense é a parte brasileira de imenso planalto, rodeado de terras baixas, localizado na parte nordeste da América do Sul.
2- (__) O pantanal abrange também, áreas de vários países vizinhos: Bolívia, Paraguai e Argentina. Nestes países recebe a denominação de Chaco.
3- (__) O clima predominante do pantanal é o equatorial. As chuvas ocorrem durante o ano todo.
4- (__) No pantanal predomina a pecuária extensiva. O gado fica solto em fazendas enormes, alimentando-se de pastagem natural.
5- (__) A vegetação do pantanal não é parecida com nenhuma outra do Brasil. Ela é uma mistura de diversas vegetações que aparecem em diferentes regiões do país.
O ordenamento correto das questões acima é:
a) F V F V V                
b) F V F V F                
c) F V F F V                
d) F V V V V              
e) F F F V V 


GABARITO
6:A - 7A:E - 8:D - 9:B - 10:A

11. (UNESP2015) Brasília simbolizou na ideologia nacional-desenvolvimentista o "futuro do Brasil", o arremate e a obra monumental da nação a ser construída pela industrialização coordenada pelo Estado planificador, pela ação das "forças do progresso" (aquelas voltadas para o desenvolvimento do "capitalismo nacional"), que paulatinamente iriam derrotar as "forças do atraso" (o imperialismo, o latifúndio e a política tradicional, demagógica e "populista").
(José William Vesentini. A capital da geopolítica, 1986.)
Segundo o texto, a construção de Brasília deve ser entendida
a) como uma tentativa de limitar a migração para o Centro do país e de reforçar o contingente de mão de obra rural.
b) dentro de um conjunto de iniciativas de caráter liberal, que buscava eliminar a interferência do Estado nos assuntos econômico-financeiros.
c) dentro do rearranjo político do pós-Segunda Guerra Mundial, que se caracterizava pelo clima de paz nas relações internacionais.
d) dentro de um amplo projeto de redimensionamento da economia e da política brasileiras, que pretendia modernizar o país.
e) como um esforço de internacionalização da economia brasileira, que provocaria aumento significativo da exportação agrícola.
 
12. (ENEM 2010) A maioria das pessoas daqui era do campo. ViIa Maria é hoje exportadora de trabalhadores. Empresários de Primavera do Leste, Estado de Mato Grosso, procuram o bairro de Vila Maria para conseguir mão de obra. E gente indo distante daqui 300, 400 quilômetros para ir trabalhar, para ganhar sete conto por dia. (Carlito, 43 anos, maranhense, entrevistado em 22/03/98).
Ribeiro, H. S. O migrante e a cidade: dilemas e conflitos. Araraquara: Wunderlich, 2001 (adaptado).
O texto retrata um fenômeno vivenciado pela agricultura brasileira nas últimas décadas do século XX, consequência:
a) dos impactos sociais da modernização da agricultura.
b) da recomposição dos salários do trabalhador rural.
c) da exigência de qualificação do trabalhador rural.
d) da diminuição da importância da agricultura.
e) dos processos de desvalorização de áreas rurais.
 
13. (UFRRJ 2007) Leia o texto a seguir e responda:
"Atingido pela construção de Brasília e das rodovias que passaram a integrar a nova capital ao resto do país, esse bioma vem rapidamente sendo degradado por causa das atividades econômicas desenvolvidas nos últimos anos, principalmente em relação ao seu manejo."
(Adapt. ALMEIDA, Lucia Marina Alves de e RIGOLIN, Tércio Barbosa. 'Fronteiras da Globalização: Geografia Geral e do Brasil'. São Paulo: Ática, p. 90, 2004).
Nas opções a seguir, aponte o bioma referido no texto e as principais atividades econômicas desenvoIvidas que causam sérios impactos ambientais:
a) Caatinga. Pecuária e principalmente o cultivo da cana-de-açúcar, agravando a desertificação e a poluição em geral.
b) Cerrado. Pecuária, cultivo da soja e garimpo, agravando o desmatamento e a poluição em geral.
c) Cerrado. Urbanização e invasão de reservas indígenas, agravando o desmatamento e a poluição em geral.
d) Cerrado. Aumento da população e invasão de terras, agravando o desmatamento e a poluição em geral.
e) Caatinga. Pecuária e produção de lenha, agravando a desertificação e a poluição em geral.
 
14. (ENEM 2011) O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna.
SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).
O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da:
a) industrialização voltada para o setor de base.
b) economia da borracha no suI da Amazônia.
c) fronteira agropecuária que degradou parte do cerrado.
d) exploração mineral na Chapada dos Guimarães.
e) extrativismo na região pantaneira.
 
15. (PUCPR 2010) Em 21 de abril de 2010, Brasília completou 50 anos. Sobre isso, pode-se considerar que:
I. As cidades satélites deveriam ter sido criadas de forma planejada e somente após o Plano Piloto terem sido ocupados, o que foi desvirtuado já na primeira década. Atualmente as cidades satélites comportam aproximadamente 80% da população do Distrito Federal, e apresentam índices de renda e educação menores que os de Brasília. 
II. Brasília é um marco na organização do espaço regional e urbano, pois é a primeira cidade planejada do Brasil. O projeto modernista de Lúcio Costa divide a cidade em setores ocupacionais. Desde o seu planejamento, constatou-se que o Distrito Federal não poderia ter vocação industrial ou turística. Seria somente a capital administrativa do país.
III. A construção de Brasília representa um marco importante na ocupação do centro-oeste brasileiro. A partir dos anos de 1960, construíram-se grandes rodovias as quais passaram a ligar a região ao restante do país, o que impulsionou a ocupação (da região) e a transformação do cerrado em área de grande produção agropecuária.
Está(ão) correta(s):
a) Somente o enunciado I.
b) Somente os enunciados I e II.
c) Somente os enunciados II e III.
d) Somente os enunciados I e III.
e) Todos os enunciados.


GABARITO
11:D - 12:A - 13:B - 14:C - 15:D

16. (UFSM 2015) A ocupação da região Centro-Oeste baseou-se na pecuária de corte que abastecia os grandes mercados consumidores da região Sudeste. Na década de 1970, a introdução de novas tecnologias valorizou as áreas de cerrado, até então consideradas impróprias para a agricultura em função da elevada acidez de seus solos. No começo da década de 1980, muitos agricultores do Sul e Sudeste migraram para o Centro-Oeste, atraídos pela disponibilidade de terras virgens e baratas. Surgiram as chamadas fronteiras agrícolas, e vastas áreas foram incorporadas a dinâmica da economia brasileira.
Fonte: TAMDJIAN, J.O.; MENDES, I.L. Geografia Geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço - ensino médio. São Paulo: FTD, 2005. p.175. (adaptado)
Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre a região Centro-Oeste, é correto afirmar que as atividades agropecuárias desenvolvidas nessa região se caracterizam por
a) apresentar um paradoxo: por um lado, os cultivos têm sido mais produtivos e menos danosos ao meio ambiente, graças ao emprego de tecnologia; por outro lado, a expansão do cultivo de soja e da pecuária bovina ameaça de extinção várias espécies do ecossistema dos cerrados.
b) estar marcada por um processo de destruição da Mata Atlântica, a qual, inicialmente, com o cultivo do café e, posteriormente, com o advento do pró-álcool e a geração de energia combustível, cedeu espaço para o cultivo da cana-de-açúcar.
c) contrastar cenários com atividades tradicionais em um ecossistema recoberto pela Caatinga onde são praticadas atividades de subsistência ao lado de grandes plantações comerciais cultivadas com modernos sistemas de irrigação.
d) apresentar como formas de produção não só uma agricultura itinerante muito danosa ao meio ambiente, como também uma agricultura comercial baseada no grande latifúndio, onde a principal produção é a pecuária bovina de corte de tipo extensivo, que, muitas vezes, é utilizada para legitimar a posse de terras.
e) apresentar, em um ecossistema recoberto por vegetação de campos, uma pecuária semiextensiva com destaque para a criação de bovinos e ovinos, cujos rebanhos são continuamente aprimorados com raças europeias.
 
17. (UEL 2010) Assinale a afirmativa que corretamente descreve aspectos da localização e da hipsometria do Pantanal:
a) O complexo do Pantanal localiza-se entre as bordas dos Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba e o sulco do rio Paraná, com altitudes que variam entre 200 e 300 metros.
b) A planície do complexo Pantanal constitui terreno de deposição muito antiga, de origem marítima, sendo uma área de depressão costumeiramente chamada de "depressão pantaneira", com altitudes que variam de 0 a 100 metros.
c) A planície aluvional do complexo do Pantanal tem altitudes que variam entre 500 e 600 metros, sendo uma área de enorme extensão de colinas tabuliformes e baixos platôs arenosos, situados entre as bordas da Chapada do Araripe e do Planalto da Borborema.
d) Situado entre as Chapadas dos Parecis e a Serra dos Carajás, o complexo Pantanal constitui terreno sedimentar de diversos ciclos de erosão, pontilhados de serras e morros isolados, com altitudes que variam de 400 a 500 metros.
e) O complexo do Pantanal é uma planície aluvional localizada entre as bordas do Planalto Central e Meridional Brasileiro e da Bacia rio Paraguai, com altitudes que variam entre 100 e 200 metros, sendo a mais típica e homogênea das grandes planícies.
 
18. (UNIFESP 2005) A gênese de cidades no Brasil Central registra dois momentos distintos, como o século:
a) XVI, por meio da captura de escravos, e a década de 1930, a partir do planejamento estatal.
b) XIX, pela expansão cafeeira, e a década de 1950, com a construção de Brasília.
c) XVII, pela presença de quilombos, e a década de 1970, com a construção da Transamazônica.
d) XVIII, pela mineração, e a década de 1970, com a expansão da fronteira agrícola.
e) XVI, pela pecuária extensiva, e a década de 1990, com o cultivo de soja.
 
19. (UPE 2014) Trata-se de uma área de primeira grandeza espacial, avaliada em aproximadamente 2 milhões de km². A precipitação que nela ocorre tem uma variação de 1.300 e 1.800mm, concentrada no verão e relativamente baixa no inverno. O verão é definido por estação úmida, e o inverno, por estação seca. O relevo apresenta o predomínio de morfoestruturas tabulares horizontais.
Essa caracterização geográfica aplica-se CORRETAMENTE à seguinte porção do território brasileiro:
a) Região da foz do Amazonas.
b) Centro-Oeste.
c) Tabuleiros Costeiros nordestinos.
d) Campos do Rio Grande do Sul.
e) Coxilhas Gaúchas.
 
20. (UNICAMP 2011) A soja é a principal cultura agrícola do Brasil em volume e em geração de renda e ocupa hoje uma área de mais de 21 milhões
de hectares. Em 2008, foram produzidas 57,2 milhões de toneladas do grão, com valor bruto de R$ 51,5 bilhões (Focus: Visão do Brasil – Desafios e oportunidades para a produção de soja sustentável no Brasil. www.visaobrasil.org, 04/2010).
A soja
a) apresenta uma tendência de crescimento de produção no Brasil em médias e pequenas propriedades da região Sul, onde os produtores tendem a ganhar competitividade com o avanço tecnológico.
b) com o amplo desenvolvimento das culturas pelo altíssimo investimento do governo em novas e baratas tecnologias, está despontando como melhor produção agrícola da história do país.
c) dada a dimensão da área onde é cultivada no Centro-Oeste, é considerada uma cultura que tem impacto positivo na criação intensiva de empregos agrícolas.
d) tem como principal produtora a região Sul do Brasil, que se beneficiou com a melhoria da infraestrutura regional.
e) tem os custos de produção para os produtores do Centro-Oeste mais elevados que na região Sul, pois os centros consumidores e os portos estão a grandes distâncias.



GABARITO
16:A - 17:E - 18:D - 19:C - 20:E

21.(UPE 2013) Para melhor exercer as atividades administrativas e coordenar a política estatística, demográfica e econômica, o Governo Federal dividiu o país em cinco grandes regiões. Essas regiões possuem áreas muito desiguais e são também desigualmente povoadas. Algumas são bastante povoadas e relativamente desenvolvidas, outras se encontram em processo de ocupação e outras estagnadas, fato que nos leva a concluir que o Brasil dispõe de um território ainda em construção, o que é comum em países novos.
ANDRADE, Manuel Correia de. Formação Territorial e Econômica do Brasil. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2007.
Com relação ao assunto central do texto transcrito, NÃO é correto afirmar que
a) a população brasileira ainda se encontra desigualmente distribuída pelo território nacional.
b) as regiões Norte e CentroOeste ainda se encontram em fase de ocupação, havendo uma migração de pessoas das demais regiões para ocupálas.
c) exuberância dos recursos naturais e a rica biodiversidade atraíram a atenção de companhias estrangeiras com grandes projetos para a Região Norte.
d) a Região Sul é a menos extensa do país, distinguindose das demais regiões por ter sido povoada mais recentemente e ter recebido um diversificado contingente populacional europeu e asiático.
e) o povoamento do CentroOeste foi iniciado com o agronegócio, sobretudo o cultivo da soja, que contribuiu para o superávit anual da balança comercial brasileira.
 
22. (PUCPR) Observe o texto:
“É uma área com aproximadamente 100 000km, com altitudes de 100 e 200m, estendendo-se além das fronteiras do Brasil. A região é marcada pelo ciclo das águas. No período da cheia, os rios extravasam de seus
leitos, alagando grandes extensões de terra. No período da vazante, ocorre a principal contribuição dos rios aos solos da região, grandes quantidades de sedimentos, nutrientes e material orgânico e decomposição são
arrastados pelos rios e depositados no solo anteriormente alagado. A vegetação é bastante variada em espécies de cerrado, amazônicas, do chaco e da caatinga.”
O texto acima refere-se à região:
a) da Mata de Cocais.
b) da Amazônia.
c) do Pantanal.
d) dos Lençóis Maranhenses.
e) da Chapada Diamantina.
 
23. (PUC Minas) “Os Planos Nacionais de Desenvolvimento, na década de 1970, integraram essa região ao processo de desenvolvimento capitalista, induzido pelo Poder Central. Expande-se o espaço produtivo agropecuário, tornando-se a região exportadora de grãos e de carne frigorificada”.
O texto se refere à seguinte região do Brasil:
a) Sul.
b) Sudeste.
c) Norte.
d) Nordeste.
e) Centro-Oeste.
 
24. (PUC Minas) “Foi ocupada com pecuária extensiva em pastos naturais; suas terras não são muito férteis;
existência de seis meses de seca de abril a setembro; grande parte de seu bioma já perdeu a cobertura vegetal original; atualmente vem sendo ocupada por extensas plantações de soja.”
Essas características referem-se:
a) ao planalto Meridional.
b) ao sertão Nordestino.
c) à região Amazônica.
d) à região do Cerrado.
e) à região do Pantanal.

25. (Mackenzie) “É a região brasileira menos industrializada, registrando-se aí grande crescimento do extrativismo mineral e, nas últimas décadas, o crescimento da população foi acelerado.” Trata-se do:
a) Sudeste.
b) Triângulo Mineiro.
c) Planalto Central.
d) Centro-Oeste.
e) Nordeste.

GABARITO
21:E - 22:C - 23:E - 24:D - 25:D

26. (FUVEST 2009) Considere as afirmações abaixo, relativas à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, onde originalmente predominava a vegetação do Cerrado.
I. A vegetação nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em função do processo de expansão da fronteira agrícola, que avança agora na Amazônia.
II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no Centro-Oeste fosse, em grande parte, resolvido.
III. O modelo fundiário predominante na ocupação da área do Cerrado imitou aquele vigente no oeste gaúcho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste nos últimos 30 anos.
Está correto o que se afirmar em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.
 
27. Assinale a alternativa que associa de forma correta, a área do Centro-Oeste com a atividade mais importante aí praticada.
a) Chapada dos Guimarães / coleta de babaçu.
b) sul de Mato Grosso do Sul / mineração de quartzo.
c) Serra dos Parecis / extração de manganês.
d) Planície do Pantanal / criação extensiva de gado.
e) Espigão Mestre / extração de "látex".
 
28. Nas zonas do cerrado, no Centro-Oeste brasileiro, onde o clima dominante é de duas estações (secas de inverno e chuvas de verão) ocorre uma outra forma localizada de vegetação, a saber:
a) as "ilhas úmidas", em torno de áreas mais elevadas, que recebem maior pluviosidade.
b) os "campos abertos", geralmente encontrados em manchas de solos mais férteis.
c) a "mata de igapó", quase sempre inundada e que se situa nas margens de rios pobres em sedimentos.
d) o "cerradão", encontradiço nos platôs mais elevados, onde predominam formações vulcânicas.
e) a "mata-galeria", devido à presença de maior umidade nos solos das margens dos rios.
 
29. Qual das características a seguir NÃO está correta, tendo-se em vista o dinamismo da Região Centro-Oeste nas duas últimas décadas?
a) Aumento percentual de participação da sua população no conjunto brasileiro, já apresentando, inclusive, dois aglomerados urbanos, cada um com mais de um milhão de habitantes.
b) Aumento percentual da participação regional no conjunto brasileiro, sobretudo em grãos (soja, milho, arroz), com taxas elevadas de mecanização.
c) Expansão da área agrícola - a de maior crescimento no país - incorporando áreas de mata, de cerrados e de campos, com aumento, sobretudo, de áreas de pastos plantadas.
d) Sensível parcelamento fundiário, que determinou o predomínio, no conjunto, das pequenas e médias propriedades.
e) Apesar de ter registrado aumentos na industrialização, principalmente no setor extrativo mineral, ainda é a menos industrializada do país.
 
30. "Em uma tentativa de aumentar as ligações desta região com o resto do território nacional e também com os países vizinhos, na última década o poder público e a iniciativa privada realizaram quatro grandes empreendimentos. A região ganhou uma rota para o Pacífico, atravessando o Peru, uma ferrovia ligando-a ao Porto de Santos e duas hidrovias, uma que faz a ligação com o Sul e a outra com o Norte. O resultado é um explosivo crescimento econômico e populacional."
(Fonte: Revista "Veja", Edição Especial, Maio de 2002, p. 32.)
O texto refere-se às transformações espaciais observadas na região:
a) Norte.
b) Nordeste.
c) Centro-Oeste.
d) Sul.
e) Sudeste. 

GABARITO
26:D - 27:D - 28:E - 29:D - 30:C


31. A formação do território goiano constitui-se pela conjugação de diversos fatores de ordem natural, histórico-social e político-econômica. Essa formação se manifesta
a) na posição geográfica privilegiada pela centralidade no território brasileiro, o que promoveu o povoamento desde o período colonial.
b) nos litígios de terras com os estados do Pará, Maranhão, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins, o que determinou a extensão atual de sua área.
c) no relevo de planalto e pelas bacias com grande potencial hidrográfico, o que facilitou a construção de usinas hidrelétricas.
d) na política de colonização oficial que incentivou a imigração de europeus, o que transformou as relações tradicionais de produção no campo.
e) na distribuição mineral, no avanço da agropecuária e na implantação de ferrovias e rodovias, o que possibilitou a sua integração ao território nacional.
 
32. Nas décadas de 1970 e 1980, a região Centro-Oeste apresentou um grande crescimento demográfico motivado por grandes fluxos migratórios vindos, principalmente,
a) da região Sul, pois a modernização agrícola e a concentração fundiária reduziram as oportunidades de emprego na região.
b) da Zona da Mata nordestina, devido à redução das áreas canavieiras, gradativamente substituídas pela pecuária de corte.
c) da Amazônia ocidental, pois a proibição dos garimpos nas margens dos rios Madeira e Xingu reduziu as oportunidades de trabalho na região.
d) do norte e oeste de Minas Gerais, devido aos longos períodos de seca que inviabilizaram os cultivos de pequenos proprietários.
e) do Meio-Norte, pois a diminuição do extrativismo vegetal e a forte concentração de terras criaram grande número de desempregados.
 
33. A região Centro-Oeste não faz fronteira com o Estado:
a) Roraima.
b) Rondônia.
c) Bahia.
d) Paraná.
e) Pará.
 
34. Sobre o extrativismo mineral não é típico do Centro-Oeste:
a) carvão mineral
b) ouro.
c) ferro.
d) diamante.
e) níquel.
 
35. (PUC-RIO) A partir da década de 1970, o Governo Federal passou a intervir de forma mais decisiva na Região Centro-Oeste. Programas e planos contemplaram a região, concedendo incentivos e atraindo investidores para numerosos setores da sua economia.
Assinale a alternativa que NÃO apresente um objetivo desses programas e planos regionais.
a) O acirramento de conflitos pela posse da terra entre grandes proprietários e empresários agrícolas.
b) A execução de grandes projetos agropecuários com base em incentivos fiscais.
c) A ampliação da fronteira agrícola com a incorporação de novos espaços produtivos.
d) O aumento do rendimento agrícola graças à introdução de técnicas mais eficientes.
e) A ampliação da infraestrutura viária e a construção de hidrelétricas.


GABARITO
31:E - 32:A - 33:A - 34:A - 35:A