1 - O clima predominante no Centro-Oeste:
a) subtropical
b) tropical de altitude
c) tropical continental
d) equatorial
e) semiárido
2 - (FGV) Esse importante bioma tem passado por transformações lentas, mas significativas, nas últimas décadas. A caça ilegal, a pesca predatória, o turismo e a expansão urbana têm acelerado estas transformações. A ocupação desordenada das regiões mais altas, onde nasce a maioria dos rios, é o risco mais grave. A agricultura indiscriminada está provocando a erosão do solo, além de contaminá-lo com o uso excessivo de agrotóxicos. O resultado da destruição do solo é o assoreamento dos rios (...).
Os problemas descritos referem-se ao domínio:
a) da Mata Atlântica.
b) da Caatinga.
c) dos Campos.
d) da Floresta Amazônica.
e) do Pantanal.
3 - (UFV-2002) Sobre o Pantanal Mato-grossense é CORRETO afirmar que:
a) tem uma vegetação muito homogênea, predominando espécies típicas da floresta equatorial.
b) possui solos com alta fertilidade natural própria para agricultura intensiva.
c) apresenta rios encachoeirados e com grande vazão, por ser uma região montanhosa.
d) constitui uma região de transição onde se encontram características de vários domínios ecológicos brasileiros como cerrado, floresta e campo.
e) localiza-se no extremo leste do país, o que facilita o acesso de turistas.
4 - (PUC-SP) O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?
“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.
a) Floresta tropical
b) Caatinga
c) Formação do Pantanal
d) Mata semiúmida
e) Cerrado
5 - O Cerrado é o segundo maior bioma do território brasileiro em área, sendo superado apenas pela:
a) Caatinga
b) Mata das Araucárias
c) Amazônia
d) Mata Atlântica
e) Pampa
1:C - 2:E - 3:D - 4:E - 5:C
6 - O domínio morfoclimático do Cerrado, conforme classificação elaborada por Aziz Ab'saber, é definido por “chapadões tropicais interiores com cerrados e florestas galerias”. O seu tipo predominante de solo é o:
a) Latossolo, com baixo nível de nutrientes.
b) Pergelissolo, com baixa profundidade.
c) Terra rocha, com intensa fertilidade.
d) Arenoso, suscetível à arenização.
e) Calcário, bastante sedimentado.
a) constituir a unidade de relevo mais elevada do Brasil, com o Pico da Neblina na fronteira dos dois estados, com 3.014m;
b) apresentar o formato de uma serra verdadeira, a única que se encontra no Brasil;
c) distribuir-se no sentido norte–sul, separando assim as bacias dos rios Paraguai e São Francisco;
d) constituir uma extensão da Cordilheira dos Andes dentro do território brasileiro;
e) distribuir-se no sentido leste–oeste e, com isso, separar as duas mais importantes bacias hidrográficas da América do Sul: a Amazônica e a Platina.
a) Goiás e Mato Grosso.
b) Bahia e Minas Gerais.
c) Pará e Amazonas.
d) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
a) Árvores muito altas, formando florestas.
b) Árvores baixas, com troncos retorcidos e de aparência seca.
c) Cactos e palmeiras, longe uns dos outros.
d) Pinheiros altos e de troncos finos.
1- (__) O pantanal mato-grossense é a parte brasileira de imenso planalto, rodeado de terras baixas, localizado na parte nordeste da América do Sul.
2- (__) O pantanal abrange também, áreas de vários países vizinhos: Bolívia, Paraguai e Argentina. Nestes países recebe a denominação de Chaco.
3- (__) O clima predominante do pantanal é o equatorial. As chuvas ocorrem durante o ano todo.
4- (__) No pantanal predomina a pecuária extensiva. O gado fica solto em fazendas enormes, alimentando-se de pastagem natural.
5- (__) A vegetação do pantanal não é parecida com nenhuma outra do Brasil. Ela é uma mistura de diversas vegetações que aparecem em diferentes regiões do país.
O ordenamento correto das questões acima é:
a) F V F V V
b) F V F V F
c) F V F F V
d) F V V V V
e) F F F V V
11. (UNESP2015) Brasília simbolizou na ideologia nacional-desenvolvimentista o "futuro do Brasil", o arremate e a obra monumental da nação a ser construída pela industrialização coordenada pelo Estado planificador, pela ação das "forças do progresso" (aquelas voltadas para o desenvolvimento do "capitalismo nacional"), que paulatinamente iriam derrotar as "forças do atraso" (o imperialismo, o latifúndio e a política tradicional, demagógica e "populista").
Segundo o texto, a construção de Brasília deve ser entendida
a) como uma tentativa de limitar a migração para o Centro do país e de reforçar o contingente de mão de obra rural.
12. (ENEM 2010) A maioria das pessoas daqui era do campo. ViIa Maria é hoje exportadora de trabalhadores. Empresários de Primavera do Leste, Estado de Mato Grosso, procuram o bairro de Vila Maria para conseguir mão de obra. E gente indo distante daqui 300, 400 quilômetros para ir trabalhar, para ganhar sete conto por dia. (Carlito, 43 anos, maranhense, entrevistado em 22/03/98).
O texto retrata um fenômeno vivenciado pela agricultura brasileira nas últimas décadas do século XX, consequência:
a) dos impactos sociais da modernização da agricultura.
13. (UFRRJ 2007) Leia o texto a seguir e responda:
(Adapt. ALMEIDA, Lucia Marina Alves de e RIGOLIN, Tércio Barbosa. 'Fronteiras da Globalização: Geografia Geral e do Brasil'. São Paulo: Ática, p. 90, 2004).
Nas opções a seguir, aponte o bioma referido no texto e as principais atividades econômicas desenvoIvidas que causam sérios impactos ambientais:
a) Caatinga. Pecuária e principalmente o cultivo da cana-de-açúcar, agravando a desertificação e a poluição em geral.
c) Cerrado. Urbanização e invasão de reservas indígenas, agravando o desmatamento e a poluição em geral.
14. (ENEM 2011) O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna.
O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da:
a) industrialização voltada para o setor de base.
15. (PUCPR 2010) Em 21 de abril de 2010, Brasília completou 50 anos. Sobre isso, pode-se considerar que:
II. Brasília é um marco na organização do espaço regional e urbano, pois é a primeira cidade planejada do Brasil. O projeto modernista de Lúcio Costa divide a cidade em setores ocupacionais. Desde o seu planejamento, constatou-se que o Distrito Federal não poderia ter vocação industrial ou turística. Seria somente a capital administrativa do país.
III. A construção de Brasília representa um marco importante na ocupação do centro-oeste brasileiro. A partir dos anos de 1960, construíram-se grandes rodovias as quais passaram a ligar a região ao restante do país, o que impulsionou a ocupação (da região) e a transformação do cerrado em área de grande produção agropecuária.
Está(ão) correta(s):
a) Somente o enunciado I.
16. (UFSM 2015) A ocupação da região Centro-Oeste baseou-se na pecuária de corte que abastecia os grandes mercados consumidores da região Sudeste. Na década de 1970, a introdução de novas tecnologias valorizou as áreas de cerrado, até então consideradas impróprias para a agricultura em função da elevada acidez de seus solos. No começo da década de 1980, muitos agricultores do Sul e Sudeste migraram para o Centro-Oeste, atraídos pela disponibilidade de terras virgens e baratas. Surgiram as chamadas fronteiras agrícolas, e vastas áreas foram incorporadas a dinâmica da economia brasileira.
Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre a região Centro-Oeste, é correto afirmar que as atividades agropecuárias desenvolvidas nessa região se caracterizam por
a) apresentar um paradoxo: por um lado, os cultivos têm sido mais produtivos e menos danosos ao meio ambiente, graças ao emprego de tecnologia; por outro lado, a expansão do cultivo de soja e da pecuária bovina ameaça de extinção várias espécies do ecossistema dos cerrados.
17. (UEL 2010) Assinale a afirmativa que corretamente descreve aspectos da localização e da hipsometria do Pantanal:
18. (UNIFESP 2005) A gênese de cidades no Brasil Central registra dois momentos distintos, como o século:
e) XVI, pela pecuária extensiva, e a década de 1990, com o cultivo de soja.
19. (UPE 2014) Trata-se de uma área de primeira grandeza espacial, avaliada em aproximadamente 2 milhões de km². A precipitação que nela ocorre tem uma variação de 1.300 e 1.800mm, concentrada no verão e relativamente baixa no inverno. O verão é definido por estação úmida, e o inverno, por estação seca. O relevo apresenta o predomínio de morfoestruturas tabulares horizontais.
a) Região da foz do Amazonas.
20. (UNICAMP 2011) A soja é a principal cultura agrícola do Brasil em volume e em geração de renda e ocupa hoje uma área de mais de 21 milhões
A soja
a) apresenta uma tendência de crescimento de produção no Brasil em médias e pequenas propriedades da região Sul, onde os produtores tendem a ganhar competitividade com o avanço tecnológico.
21.(UPE 2013) Para melhor exercer as atividades administrativas e coordenar a política estatística, demográfica e econômica, o Governo Federal dividiu o país em cinco grandes regiões. Essas regiões possuem áreas muito desiguais e são também desigualmente povoadas. Algumas são bastante povoadas e relativamente desenvolvidas, outras se encontram em processo de ocupação e outras estagnadas, fato que nos leva a concluir que o Brasil dispõe de um território ainda em construção, o que é comum em países novos.
Com relação ao assunto central do texto transcrito, NÃO é correto afirmar que
a) a população brasileira ainda se encontra desigualmente distribuída pelo território nacional.
22. (PUCPR) Observe o texto:
leitos, alagando grandes extensões de terra. No período da vazante, ocorre a principal contribuição dos rios aos solos da região, grandes quantidades de sedimentos, nutrientes e material orgânico e decomposição são
arrastados pelos rios e depositados no solo anteriormente alagado. A vegetação é bastante variada em espécies de cerrado, amazônicas, do chaco e da caatinga.”
O texto acima refere-se à região:
a) da Mata de Cocais.
23. (PUC Minas) “Os Planos Nacionais de Desenvolvimento, na década de 1970, integraram essa região ao processo de desenvolvimento capitalista, induzido pelo Poder Central. Expande-se o espaço produtivo agropecuário, tornando-se a região exportadora de grãos e de carne frigorificada”.
a) Sul.
24. (PUC Minas) “Foi ocupada com pecuária extensiva em pastos naturais; suas terras não são muito férteis;
Essas características referem-se:
a) ao planalto Meridional.
25. (Mackenzie) “É a região brasileira menos industrializada, registrando-se aí grande crescimento do extrativismo mineral e, nas últimas décadas, o crescimento da população foi acelerado.” Trata-se do:
21:E - 22:C - 23:E - 24:D - 25:D
26. (FUVEST 2009) Considere as afirmações abaixo, relativas à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, onde originalmente predominava a vegetação do Cerrado.
II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no Centro-Oeste fosse, em grande parte, resolvido.
III. O modelo fundiário predominante na ocupação da área do Cerrado imitou aquele vigente no oeste gaúcho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste nos últimos 30 anos.
Está correto o que se afirmar em:
a) I, apenas.
O texto refere-se às transformações espaciais observadas na região:
a) Norte.
31. A formação do território goiano constitui-se pela conjugação de diversos fatores de ordem natural, histórico-social e político-econômica. Essa formação se manifesta
a) O acirramento de conflitos pela posse da terra entre grandes proprietários e empresários agrícolas.
0 Comentários