
1. O Brasil está dividido em três regiões geoeconômicas que refletem as diferentes formas de ocupação humana ao longo do tempo histórico: Nordeste, Centro-Sul e Amazônica. Analise os aspectos que caracterizam essas regiões:
I. O Nordeste é a principal área de refluxo (saída) de pessoas nas migrações internas do país.
II. A região Centro-Sul é a mais industrializada, povoada e urbanizada do país.
III. A Amazônia é a região menos povoada do Brasil e sofre grandes impactos ambientais.
IV. A região nordestina apresenta muitas marcas da colonização e, por praticamente três séculos, foi a região mais rica do Brasil.
Está correto o contido em:
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV
2. O IBGE divide o Brasil em cinco regiões administrativas. Quais são elas?
a) Norte, Sul, Centro-Norte, Sudoeste e Nordeste.
b) Norte, Sudeste, Centro-Sul, Noroeste e Oeste.
c) Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul.
d) Norte, Centro-Leste, Sul, Nordeste e Leste.
3. (IFPA) “A estrutura regional brasileira é do tipo Centro-Periferia. O Sudeste funciona como núcleo dessa estrutura, em virtude da concentração espacial da indústria. No Interior do Sudeste, o Estado de São Paulo e o triângulo Rio-São Paulo-Belo Horizonte abrigam os principais polos dinâmicos da indústria no país. A industrialização do Sul evoluiu em um ritmo mais lento, mas acelerou-se recentemente. Hoje, Sul e Sudeste integram suas estruturas produtivas industriais configurando uma “região concentrada” na expressão do geógrafo Milton Santos.” (MAGNOLI, Demetrio. Geografia para o Ensino Médio, 2010, p. 84).
Com relação à região concentrada e ao processo de industrialização é correto afirmar que:
a) esta região abrange São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul caracterizada por elevado nível de desenvolvimento industrial e de urbanização do território em função da difusão do meio técnico-científico-informacional integrado ao mercado global.
b) trata-se de uma região superurbanizada e industrializada que coincide, em toda sua extensão, com a megalópole brasileira comandada por três cidades globais e diversas cidades-regiões globais como Porto Alegre, Campinas e Curitiba.
c) a formação desta região concentrada desconfigurou a tradicional tendência a concentração e centralização da industrialização brasileira, uma vez que a difusão do meio técnico-científico-informacional provocou a falência do modelo de desenvolvimento industrial fundado no conceito economia de aglomeração.
d) a recente tendência de difusão do meio técnico-científico-informacional gera uma difusão mais equilibrada e homogênea das condições técnicas e produtivas pelo território brasileiro reduzindo as desigualdades regionais de forma qualitativa dos anos de 1990 em diante.
e) na verdade a difusão do meio técnico-científico-informacional e a formação da região concentrada acentuam as desigualdades regionais, pois aceleram a concentração espacial da indústria e a centralização do capital, caso verificado por exemplo na indústria automobilísticas e de eletroeletrônica moderna que está toda localizada nos limites da região concentrada.
4. (IBADE) Existem diferentes metodologias de divisão regional do território brasileiro, sendo que a elaborada pelo IBGE é a mais utilizada. Contudo, outras formas de divisão possuem utilizações importantes, como é o caso da divisão denominada Geoeconômica. Tal divisão, elaborada por Pedro Pinchas Geiger já na segunda metade do século XX, dividiu o Brasil em 3 complexos regionais. Sobre essa regionalização, assinale a alternativa correta.
a) O estado de Minas Gerais possui a maior parte do seu território na região Centro-Sul, mas o norte do estado pertence à região Nordeste.
b) O estado do Mato Grosso do Sul pertence à região da Amazônia enquanto o estado do Tocantins pertence à região Nordeste.
c) O estaco do Maranhão está dividido. exatamente ao meio, entre as regiões Norte e Centro-sul.
d) O estado do Mato Grosso está dividido entre as regiões Amazônia e Nordeste, enquanto a Bahia está dividida entre Nordeste e Centro-Sul.
5. Das cinco regiões brasileiras, a que ocupa a maior área do Brasil é a:
a) Nordeste
b) Norte
c) Centro-Oeste
d) Sudeste
e) Sul
GABARITO
1:E - 2:C - 3:A - 4:A - 5:B
6. (SESC) Uma nova proposta de regionalização do Brasil surgiu em 2001, de autoria de Milton Santos e Maria Laura Silveira, propondo a divisão em “quatro Brasis”. Com relação a esse modo de regionalização, é correto afirmar que a(s)
a) chamada região concentrada lidera os fluxos de capital e técnica, sendo caracterizada pelo dinamismo econômico e pela forte presença do meio técnico‐científico‐informacional.
b) inserção das regiões na economia globalizada se faz de forma heterogênea, a partir dos espaços elencados pelo Estado.
c) rugosidades da região Nordeste, nessa abordagem, se definem a partir dos aspectos naturais hostis, como o clima, que criam obstáculos ao desenvolvimento econômico.
d) região amazônica, onde predomina a rarefação de técnicas e de população, se caracteriza como uma região de “tempo lento” e de ausência absoluta de enclaves modernos.
e) região concentrada corresponde, territorialmente, ao Sudeste e ao Sul da divisão oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), assim como a região amazônica corresponde à região Norte do IBGE.
7. Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger elaborou uma divisão regional do Brasil, criando as regiões geoeconômicas. A principal particularidade dessa regionalização é o fato de ela não obedecer aos limites territoriais das unidades federativas do país, pois:
a) a preocupação do elaborador eram os limites naturais do país.
b) as divisas dos estados não coincidem com as dinâmicas econômicas.
c) foi realizada a partir de dados historiográficos da ocupação populacional.
d) as divisões regionais não eram muito bem definidas na época de sua elaboração.
e) os limites dos estados impediam uma análise integral do território.
8. A Região Sul é:
a) a maior em tamanho.
b) a região que abrange mais estados.
c) a região que tem a menor área.
d) onde se localiza a capital do Brasil.
9. (CONTEMAX) “Poderíamos, grosseiramente, reconhecer a existência de quatro Brasis, ou seja, regiões específicas dentro do país. Num desses Brasis, verifica-se a implantação mais consolidada dos dados da ciência, da técnica e da informação, além de uma urbanização importante, com um padrão de consumo das empresas e das famílias mais intenso. Nele se produzem novíssimas formas específicas de terciário superior, um quaternário e um quinquinário ligados à finança, à assistência técnica e política e à informação em suas diferentes modalidades”. SANTOS, M. e SILVEIRA, M. O Brasil. Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 268-269.
A descrição dos aspectos geográficos mencionados no texto trata especificamente do complexo regional denominado:
a) Centro-Sul - corresponde a quase um terço do território nacional, compreende aos estados das regiões Sul e Sudeste (exceto o extremo norte de Minas Gerais), ao estado de Goiás, Mato Grosso do Sul, extremo sul do Mato Grosso e extremo sul do Tocantins.
b) Nordeste - vai desde a porção leste do Maranhão até o norte de Minas Gerais, incluindo todos os estados nordestinos. Abrange cerca de 30% do território nacional.
c) Amazônia - Compreende toda a extensão da floresta Amazônica localizada em território brasileiro. Integrada por todos os estados da região Norte, além do Mato Grosso (exceto sua porção sul) e oeste do Maranhão. É uma região que apresenta baixa densidade demográfica.
d) Nordeste – abrange todos os estados da região nordeste e tem como principais atividades econômicas o extrativismo vegetal, a agricultura tradicional de algodão, a cana-de-açúcar e o arroz.
e) Zona da Mata - predominam as grandes propriedades agrícolas que praticam a monocultura canavieira destinada para a exportação do açúcar. Além da cana, ocorre o cultivo do cacau e do fumo. Destaca-se também a produção de sal marinho, principalmente no Rio Grande do Norte.
10. A principal característica socioeconômica que difere o Complexo Regional da Amazônia das demais regiões geoeconômicas brasileiras é:
a) a concentração das atividades no setor primário, com destaque para o extrativismo.
b) o intensivo adensamento demográfico na segunda metade do século XX.
c) a presença da Zona Franca de Manaus, um importante polo industrial.
d) a existência de áreas comerciais de integração com os países ao norte.
e) a maior ocupação militar em razão da necessidade de preservação ambiental.
GABARITO
6:A - 7:B - 8:C - 9:A - 10:A
11. Região brasileira que possui o maior número de estados:
a) Nordeste
b) Norte
c) Centro-Oeste
d) Sudeste
e) Sul
12. (IBADE) Segundo Milton Santos, a irradiação do meio técnico-científico-informacional se instala sobre o território brasileiro em áreas contínuas no que ele define por “Região Concentrada”. Nessa regionalização do Brasil, elaborada pelo referido autor, “Região Concentrada" é formada por:
a) os estados da Bahia e Goiás aglutinados ao Sudeste.
b) a região Sudeste somada aos estados do Mato Grosso do Sul e Goiás.
c) os estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, bem
d) todos os estados das regiões Sul e Sudeste.
13. A respeito do Complexo Regional do Centro-Sul, assinale o que for INCORRETO:
a) A região Centro-Sul apresenta uma maior concentração populacional em razão de sua avançada industrialização e pela acelerada urbanização.
b) A modernização do campo permitiu que essa região liderasse a produtividade agrícola brasileira.
c) Por ser a região mais industrializada, apresenta complexos industriais em toda a sua extensão de forma coordenada.
d) O Centro-Sul apresenta, em termos proporcionais, uma baixíssima quantidade de habitantes residentes em propriedades rurais.
14. A Região Centro-Oeste é:
a) a maior em tamanho.
b) a região que abrange mais estados.
c) a região que tem a menor área.
d) onde se localiza a capital do Brasil.
15. Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira, elaboraram em 2001 uma proposta de divisão regional baseada na difusão diferencial dos meios técnicos-científicos-informacionais e nas heranças do passado, resultando no que se chamou de quatro Brasis.
A regionalização divide o país em
a) Região Concentrada, Centro-Oeste, Nordeste e Amazônia.
b) Região Concentrada, Centro-Sul, Nordeste e Amazônia.
c) Centro-Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Amazônia.
d) Região Concentrada, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
e) Região Concentrada, Centro-Sul, Nordeste e Norte.
GABARITO
11:A - 12:D - 13:C - 14:D - 15:A
16. (CPCON) As Regiões Geoeconômicas Brasileiras são
a) Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
b) Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
c) Amazônia, Leste e Sudeste.
d) Centro-sul, Leste e Nordeste.
e) Centro-sul, Leste e Centro-Oeste.
17. A Região Sudeste é:
a) A maior em tamanho.
b) A região que abrange mais estados.
c) A região que tem a menor área.
d) Nenhuma alternativa correta.
18. (METODISTA 2012) Considerando o processo histórico de ocupação e transformação do território pela sociedade, que nos levou ao atual estágio do meio técnico-científico-informacional, o geógrafo Milton Santos e sua equipe propuseram uma outra regionalização para o território brasileiro, uma divisão regional em “quatro Brasis”
Essas regiões são
a) Centro-Sul, Centro oeste, Nordeste e Leste.
b) Centro-Sul, Nordeste, Amazônia e Sudeste.
c) Região concentrada, Centro Oeste, Nordeste e Amazônia.
d) Centro, Sudeste, Nordeste e Amazônia.
e) Centro-Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.
19. (PUCRS 2001) A divisão do Brasil em três grandes complexos regionais reflete as diferentes formas de ocupação do espaço pela ação humana ao longo da história brasileira. Em relação a tais espaços, é correto afirmar que
a) a Amazônia, embora seja o espaço menos povoado, neste início de século, é o que mais expulsa migrantes em direção ao Centro-Sul.
b) o Centro-Sul é a região mais industrializada e urbanizada, embora a maior parte da população economicamente ativa se encontre no setor primário da economia.
c) o Nordeste, caracterizado como a região mais rica do país durante três séculos, foi considerada, no século passado, a maior fornecedora de migrantes para o Centro-Sul, devido à pouca perspectiva de oportunidades de trabalho.
d) mais de 50% da população brasileira se concentra no Centro-Sul, sendo o sul da Bahia a área que apresenta os maiores vazios demográficos da região.
e) o Centro-Sul e a Amazônia dividem entre si o Estado do Maranhão, sendo que a área ocupada pela Mata de Cocais pertence ao Centro-Sul.
20. Essa é a região brasileira que possui o segundo maior contingente populacional do Brasil. Ainda que venha crescendo economicamente nas últimas décadas, boa parte de sua população enfrenta graves problemas sociais. Em algumas áreas dessa região, encontramos o clima tropical semiárido.
O texto refere-se a qual região brasileira?
a) Nordeste
b) Centro-Oeste
c) Norte
d) Sul
e) Sudeste
GABARITO
16:B - 17:D - 18:C - 19:C - 20:A
21. (UNIMONTES UAB 2013) Ao proporem para o Brasil, em 1999, uma regionalização baseada na disseminação do Meio Técnico-Científico-Informacional, Milton Santos e Maria Laura Silveira identificaram uma região como Região Concentrada.
Essa região compreende:
a) Somente a Região Sudeste do IBGE.
b) As unidades políticas que formam o Centro-Sul conforme Pedro Pinchas.
c) As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do IBGE.
d) Todos os estados da Região Sudeste e Sul do IBGE
22. (FUVEST) A divisão do território brasileiro em 3 grandes complexos regionais – Amazônia, Nordeste e Centro-Sul – tem a vantagem de caracterizar
a) a Amazônia, com seus recursos explorados a partir de um planejamento global do Estado.
b) o Nordeste, como um polo de atração demográfica, em decorrência do turismo.
c) o Centro-Sul, como região socioeconômica de poucos contrastes internos.
d) a homogeneidade econômica no interior de cada complexo, do ponto de vista agropecuário.
e) a espacialidade do processo socioeconômico, considerando a gênese histórica de cada complexo.
23. Todos os Estados abaixo fazem parte da região Nordeste, exceto:
a) Alagoas
b) Rio Grande do Norte
c) Paraíba
d) Roraima
e) Sergipe
24. (MPE-GO) De acordo com a regionalização proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira, que dividiu o território brasileiro em quatro regiões, a região concentrada possui como principal característica:
a) O meio técnico-científico-informacional de forma mais intensiva.
b) A baixa densidade demográfica.
c) A agricultura pouco mecanizada.
d) O elevado número de bacias hidrográficas.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
25. (UEL 2001) “O geógrafo Pedro Pinchas Geiger propôs, em 1967, a divisão regional do Brasil em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais (…). Essa divisão regional tem por base as características geoeconômicas e a formação histórico-econômica do Brasil. (…)” (ADAS, M. “Geografia: o Brasil e suas regiões geoeconômicas”. São Paulo: Moderna, 1996. p.52 e 67.) Aos complexos regionais da Amazônia, do Nordeste e do Centro-Sul, propostos por Geiger, podem-se atribuir, respectivamente, as seguintes caracterizações:
a) Povoado no período colonial – industrializado – de baixa densidade demográfica.
b) De agricultura tecnificada – de atração de mão de obra – de predomínio de população rural.
c) De pequenas propriedades rurais – de industrialização tradicional – de economia extrativa.
d) De expansão da fronteira agrícola – colonizado através da economia açucareira – o mais industrializado e urbanizado.
e) De integração dos povos da floresta – de economia agropecuária moderna – de expulsão de mão de obra.
GABARITO
21:D - 22:E - 23:D - 24:A - 25:D
26. (MPE-GO) No tocante à divisão do Brasil em regiões, é incorreto dizer que:
a) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável pela elaboração da divisão regional ou regionalização oficial do território brasileiro;
b) a divisão do Brasil em regiões, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), agrupa unidades com características semelhantes, a partir de determinados critérios;
c) a regionalização oficial feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide o Brasil em seis regiões: Norte, Sul, Central, Oeste, Nordeste e Sudeste;
d) a divisão do Brasil em regiões, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem, entre outras finalidades, a agregação e a divulgação de dados estatísticos que facilitem o planejamento, a integração nacional e a redução das desigualdades entre as regiões;
e) a região Sudeste compreende os Estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
27. (IBFC 2017) “Os quatro Brasis" é uma proposta de divisão regional do território brasileiro criada por Milton Santos. Sobre essa regionalização do espaço brasileiro, assinale a alternativa correta:
a) É composta pela Região Concentrada, Região Amazônia, Região Nordeste, Região Centro-Oeste sendo que os limites que separam os complexos regionais não são os mesmos dos territórios dos estados.
b) A Região Concentrada abrange São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, caracterizada pela implantação mais consolidada dos dados da ciência, da técnica e da informação.
c) A Região Centro-Oeste, constituída pelos Estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Rondônia, é uma área de “ocupação periférica” recente. O meio técnico-científico-informacional se estabelece sobre um território “natural” ou “pré-técnico”, onde a vida de relações era rala e precária.
d) O Nordeste, incluindo Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, é uma área de povoamento antigo, onde a constituição do meio mecanizado se deu de forma pontual e pouco densa.
e) A Amazônia, definida pelos Estados do Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e parte do Mato Grosso, é uma região de rarefações demográficas herdadas e baixas densidades técnicas.
28. (UFAM 2004) Quanto à divisão regional brasileira em regiões geoeconômicas, todas as afirmativas são verdadeiras, exceto:
a) Foi elaborada com base na formação históricaeconômica do Brasil.
b) Trata-se de uma divisão regional não-oficial.
c) Os limites não coincidem com os limites dos Estados.
d) Tem como objetivo o levantamento de dados estatísticos para análise da realidade social e econômica da região.
e) Foi proposta, em 1967, pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger.
29. (MPE-GO) A região Centro-Oeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Sobre ela, é correto afirmar:
a) É a primeira região do país em superfície territorial.
b) É formada pelos Estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso.
c) É formada somente pelos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
d) É formada pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal.
e) É formada pelos Estados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais e pelo Distrito Federal.
30. (VUNESP) Assinale a alternativa que contém o nome científico do principal critério definidor do termo regional “quatro brasis”.
a) Meio técnico-científico-conurbado.
b) Meio científico-polarizado.
c) Meio científico-informacional-globalizado.
d) Meio técnico-mecanizado-industrializado.
e) Meio técnico-científico-informacional
GABARITO
26:C - 27:D - 28:D - 29:D - 30:E
0 Comentários