1. (FCC 2018) A parte da filosofia aplicada que estuda os conceitos fundamentais do meio-ambiente e seus valores, assim como problemas reais que envolvem o comportamento da sociedade e suas atitudes em razão de proteger a biodiversidade e a natureza em seu complexo balanço refere-se a Ética
A) educacional.
B) ambiental.
C) política.
D) social.
E) moral.
2. (CESPE 2017) Em dezembro de 2014, o prefeito de determinado município brasileiro recebeu do proprietário de um supermercado local, a título de presente de Natal, uma caixa de garrafas de champanhe francês, cujo valor total ultrapassava os R$ 20 mil. No entanto, no início do ano seguinte, o empresário, fazendo menção ao regalo, solicitou que o prefeito intercedesse em seu favor em disputa judicial cujo objeto era um terreno público no qual havia construído um galpão para a armazenagem de produtos.
Nessa situação hipotética, do ponto de vista ético, a atitude do prefeito em aceitar o presente
A) foi condenável: o prefeito, ao receber o presente, comprometeu a lisura e a transparência, fundamentais aos atos da administração pública.
B) só seria condenável se o prefeito intercedesse judicialmente em favor do empresário e a decisão judicial fosse benéfica ao interessado: o simples recebimento de presentes não é crime típico.
C) não foi condenável: o Estado, ao enaltecer a confiança entre os membros da sociedade, considera a lealdade entre eles um valor superior e um fim moral.
D) não foi condenável: mesmo aceitando o presente do empresário, o prefeito tem como compromisso atender às solicitações da comunidade em geral, desde que elas não sejam públicas.
E) só seria condenável se o prefeito aceitasse interceder pelo empresário na disputa judicial: o recebimento de presentes e valores, por si só, não é crime típico.
3. (IFB 2017) Em sua obra “Ética a Nicômaco”, Aristóteles mostra que é a amizade que produz o desejo de viver junto, na forma da convivência política. Assinale a alternativa que NÃO corresponde à concepção de amizade em Aristóteles.
A) Tem como características a benevolência, a reciprocidade e o reconhecimento.
B) Pode ser fundada no prazer.
C) Pode ser fundada na mútua utilidade.
D) Pode ser fundada na virtude.
E) Pode ser fundada na esperança.
4. (IBADE 2017) No estudo da relação entre os valores éticos ou morais e a cultura, pode-se afirmar que:
A) a cultura de massa é uma expressão, de uso ambíguo, frequentemente utilizada para designar a possibilidade de uma população ter acesso aos bens e obras produzidos no passado e no presente, seja o processo de degradação.
B) a moral está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica.
C) em um sentido mais filosófico, a ética pode ser considerada como um feixe de representações, de símbolos, de imaginário, de atitudes e referências suscetível de irrigar, de modo bastante desigual, mas globalmente, o corpo social.
D) a crítica é definida pelo conceito que serve para designar tanto espírito humano quanto de toda a personalidade do homem: gosto, sensibilidade, inteligência.
E) na filosofia, a crítica possui o sentido de análise. Assim, a filosofia crítica designa o pensamento de Karl Marx e de seus sucessores.
5. (CESPE 2017) Pesquisas mostram que, no Brasil, ocorre, em média, um linchamento a cada dia; calcula-se que, nos últimos sessenta anos, um milhão de brasileiros participaram de atos dessa natureza. Sob a perspectiva da ética, é correto afirmar que a prática do linchamento
A) deve ser superada mediante o estabelecimento, pelo poder político, de retribuição equivalente ao ato.
B) deve ser tema de discussão de caráter educacional, com vistas à compreensão coletiva acerca de condutas sociais inadequadas.
C) é legitimada pela teoria contratualista do século XVII, que considera o impulso de vingança inerente ao ser humano.
D) é um ato eticamente aceitável: recorre-se a ele para atingir um fim legítimo, isto é, a reparação de injustiças.
E) é juridicamente legitimada, por ser um costume arraigado na cultura brasileira desde o período colonial.
GABARITO
1:B - 2:A - 3:E - 4:A - 5:B
1. (CESPE 2017) Um delegado de polícia descobriu uma quadrilha de tráfico internacional de pessoas cujos elementos perpetravam, comumente, ações cruéis, inclusive contra mulheres e crianças. Preso, o líder da associação criminosa recusou-se a declarar o paradeiro das pessoas sequestradas e escravizadas. Na ocasião, o delegado usou força física contra o criminoso, a fim de obter as informações necessárias para resgatar as vítimas.
Com referência a essa situação hipotética, analise as asserções a seguir.
I De acordo com preceitos do campo ético, o delegado agiu equivocadamente, pois a sua ação para com o criminoso não obedeceu ao princípio da moralidade.
II O agir moral, segundo princípios da ética moderna, traduz uma máxima que deve ser necessariamente universalizável.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
2. (CESPE 2017) Um episódio ocorrido na Copa do Mundo de futebol de 2014 causou espanto na sociedade brasileira. Os torcedores japoneses, após uma partida de sua seleção, coletaram e ensacaram o lixo por eles produzido na arquibancada durante o jogo.
Considerando-se os fundamentos sociais da ética, a atitude dos torcedores japoneses acima descrita
A) reflete o entendimento acerca da condição humana conforme o qual o homem se reconhece como indivíduo autônomo e livre, que não necessita da sociedade.
B) remete ao modelo grego de comunidade política, segundo o qual o bem alcançado pela coletividade afeta positivamente todos os indivíduos.
C) comprova a falibilidade da vontade geral, noção proposta por Rousseau para descrever a soma das vontades particulares com vistas ao interesse comum.
D) corrobora, simbolicamente, o pensamento de Nietzsche ao questionar a moral tradicional, baseada na compaixão e no igualitarismo.
E) ratifica os pressupostos hobbesianos, segundo os quais os interesses de determinados indivíduos se sobrepõem aos interesses coletivos.
3. (IDECAN 2016) Pensar no compromisso ético de um profissional é pensar no significado de seus atos, como o ato de ensinar para um professor. Ser ético é buscar a reflexão sobre o que é bom ou mau, justo ou injusto, correto ou incorreto e adequado ou inadequado, para encontrar bons caminhos na atuação profissional. Esta reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a ética. A propósito desta temática, cabe ao profissional:
A) Entender que essa teoria filosófica não sustenta uma prática.
B) Adotar uma visão positivista, idealista e materialista da relação do sujeito com o mundo.
C) Buscar a integração do sujeito com ele mesmo, distanciando‐o dos aspectos circunscritos ao social.
D) Pensar a relação sujeito e objeto, buscando a síntese das múltiplas determinações pessoais, particularidades e estruturais.
4. (IDECAN 2016) Muitos são os autores que discutem e conceituam ética. Uma das possíveis definições é de que ela seria uma parte da filosofia que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata‐se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo quanto no âmbito individual. Analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Sócrates, Platão e Aristóteles foram responsáveis por propor uma espécie de “estudo” sobre o que de fato poderia ser compreendido como valores universais a todos os homens, buscando, dessa forma, ser correto, virtuoso, ético.
( ) Os sociólogos clássicos foram os primeiros a discutir sobre ética, num esforço pelo exercício de um pensamento crítico e reflexivo quanto aos valores e costumes dos seres humanos.
( ) A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, nossa forma de conduta.
( ) Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis à vida ética ou moralmente correta.
A sequência está correta em
A) F, F, V, F.
B) V, V, F, F.
C) V, F, V, V.
D) F, V, F, V.
5. (FAFIPA 2016) Sobre a ética, assinale a alternativa INCORRETA.
A) O objeto principal da ética, como ramo da filosofia, é a reflexão do comportamento humano através da análise dos valores e normas sociais vigentes em determinado lugar.
B) Ética e moral nem sempre são sinônimos; a moral seria um conjunto de normas que podem variar com o momento histórico e cultural de cada sociedade, sendo, na verdade, o objeto de estudo da ética.
C) Ética vem da palavra romana ethos, que vem de mos ou mores do grego, que significa moral, caráter ou costumes.
D) Muitos dividem a ética didaticamente em dois campos: o primeiro cuida dos problemas gerais e fundamentais relacionados aos valores e normas da sociedade e o segundo, de áreas específicas, como a ética profissional etc.
GABARITO
1:A - 2:B - 3:D - 4:C - 5:C
1. (IF-RS 2015) Sobre a ética de Aristóteles, analise as afirmativas abaixo e assinale “V" para VERDADEIRO e “F" para FALSO.
( ) A ação correta do ponto de vista ético deve evitar os extremos, tanto o excesso quanto a falta, caracterizando-se assim pelo equilíbrio, ou justa medida.
( ) Nitidamente teleológica, a ética afirma que os seres humanos buscam a felicidade (eudaimonia). Assim sendo, a felicidade (eudaimonia) é o fim ao qual conscientemente tendem todos os homens.
( ) A possibilidade de agir corretamente e de tomar decisões éticas depende de um conhecimento do Bem, que é obtido pelo indivíduo por meio de um longo e lento processo de amadurecimento espiritual.
( ) A ética, ao pertencer ao domínio do saber prático, possui o intuito de estabelecer sob que condições podemos agir da melhor forma possível tendo em vista o nosso objetivo principal que é a felicidade (eudaimonia), ou a realização pessoal.
( ) A virtude não pode ser ensinada: ou já a trazemos conosco ou nada será capaz de incuti-la em nós. Assim, a virtude dever ser inata. Porém, encontra-se adormecida em cada uma das pessoas, e o papel do filósofo consiste exatamente em despertá-la.
A sequência correta de cima para baixo encontra-se em qual alternativa?
A) V, V, F, F e V.
B) F, F, V, F e V.
C) F, V, F, V e F.
D) V, V, F, V e F.
E) V, F, V, V e F.
2. (UFMT 2015) A ética aplicada é um ramo contemporâneo da filosofia que nos coloca diante do desafio de deliberar sobre problemas práticos que exigem a justificação racional. Esse novo tipo de reflexão ligada à ação surgiu a partir de acontecimentos inéditos que marcaram o século XX: as duas guerras mundiais e os totalitarismos trouxeram o espectro do uso de armas de destruição em massa, de massacres e genocídios; desde a década de 1960 grandes questões estimularam as discussões sobre a extensão de direitos civis e minorias excluídas da sociedade, bem como presenciaram-se reivindicações de uma nova ética sexual. A esse novo estado de coisas veio juntar-se o risco de manipulação genética, decorrente dos avanços da biologia. Outros problemas, como a degradação ambiental, a pobreza, a injustiça social e a exploração do trabalho, também estimularam o debate público entre conservadores e radicais
(ARANHA, M. L. de A., MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2013.)
Sobre a ética aplicada, analise as afirmativas.
I - A bioética é um campo da ética aplicada.
II - A ética ambiental é um campo da ética aplicada.
III - A ética da degradação é um campo da ética aplicada.
Está correto o que se afirma em
A) I e III, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I, II e III.
3. (EXATUS-PR 2015) Sobre o significado de ética é correto afirmar que:
I - Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais.
II - A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.
III - A palavra “ética" vem do Grego “ethos" que significa “modo de ser" ou “caráter".
IV - Ética é o nome dado ao ramo da ciência que trata do movimento do corpo humano.
Dentre as afirmativas acima estão corretas:
A) Apenas as afirmativas I, II e III.
B) Apenas as afirmativas I e IV.
C) Apenas as afirmativas I, II e IV.
D) Todas as afirmativas estão corretas.
4. (IF-RS 2015) Considere as seguintes afirmativas relacionadas aos temas de bioética e ética do meio ambiente.
I. O interesse pela bioética surge, primeiramente, na Europa, na década de 60 do século XX, devido a desafios e problemas típicos das ciências da saúde.
II. Em Princípios de Ética Biomédica (1979), Beauchamps e Childress propõem quatro princípios básicos da bioética, a saber: não maleficência; beneficência; respeito à autonomia; e justiça.
III. A ética ambiental, sob o signo de Jonas, repudia o antropocentrismo, proclamando os direitos da natureza, isto é, torna a natureza um verdadeiro sujeito de direito.
IV. No âmbito de uma ética ecológica, o princípio de responsabilidade, criado e proposto por Jonas, refere-se ao presente e futuro imediato dos seres.
V. Como ética particular ou aplicada, a bioética pressupõe uma ética geral, pois visa à aplicação de princípios morais nos diferentes âmbitos da vida, em razão de problemas daí decorrentes.
Assinale a alternativa correta:
A) Apenas as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
B) Apenas as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
C) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
D) Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
E) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
5. (IF-RS 2015) Considere as afirmativas abaixo sobre a ética discursiva de Jürgen Habermas.
I. Habermas reconhece que a ética está inexoravelmente determinada pela impossibilidade de fundamentação do agir moral: não há critérios absolutos, os juízos morais possuem um caráter histórico e social incontornável. Cabe à ética discursiva admitir o relativismo de toda verdade moral e renunciar ao alcance de normas universais.
II. Diante da pluralidade de perspectivas que orientam a ação moral, Habermas afirma que os juízos morais devem necessariamente expressar atitudes e preferências de cada integrante do diálogo. Por conseguinte, em face do relativismo, a ética discursiva abandona qualquer intenção formalista, concedendo centralidade às decisões particulares e/ou aos contextos.
III. Buscando renovar as pretensões universalistas da ética, Habermas constrói uma teoria na qual apresenta a importância do discurso racional como formador do consenso. É, pois, por intermédio do discurso que se alcança a justificação racional capaz de legitimar a validade das normas.
IV. Para a ética do discurso, é necessário discernir o consenso do falso consenso. O critério capaz de realizar a distinção encontra-se na concepção habermasiana de situação ideal de fala, mediante a qual seria possível imaginar comunicações livres de eventuais coações.
V. Ao conceder centralidade ao discurso, Habermas defende a ideia segundo a qual as normas somente alcançam legitimidade por intermédio do esforço compartilhado da prática comunicativa. Sendo assim, a ética é um exercício que se realiza na comunicação de sujeitos simetricamente dispostos em suas oportunidades de fala.
Assinale a alternativa correta:
A) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas II, III são verdadeiras.
E) Somente as afirmativas II, IV são verdadeiras.
GABARITO
1:D - 2:C - 3:A - 4:A - 5:B
1. (UFMT 2015) Promulgada pelas Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi produzida em parte como resposta aos horrores cometidos na Segunda Guerra Mundial. A Declaração retoma explicitamente os ideais da Revolução Francesa, mas os contempla com os ideais de fraternidade e solidariedade [...] A Declaração Universal de 1948 representa a culminância de um processo ético de reconhecimento da igualdade essencial de todo ser humano e da necessidade de respeito à igual dignidade de todos, independentemente de distinções de cor, sexo, religião, opinião ou origem.
(STORCK, A. Direitos Humanos. In TORRES, J. C. B. (org.) Manual de Ética: questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis, RJ: Vozes; Caxias do Sul, RS: Universidade de Caxias do Sul; Rio de Janeiro: BNDES, 2014.)
O teor ético da Declaração Universal dos Direitos do Homem é marcado pela presença de vários conceitos do campo da filosofia moral. Sobre esses conceitos, considere:
I - Igualdade; declaração; solidariedade.
II - Igualdade; dignidade; respeito.
III - Fraternidade; solidariedade; dignidade.
São conceitos que marcam o teor ético da Declaração Universal dos Direitos Humanos:
A) II e III, apenas.
B) I e III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I, II e III.
2. (NUCEPE 2015) Sobre as éticas deontológicas, marque a alternativa INCORRETA.
A) Para uma ética deontológica, o conceito central é o de Dever.
B) Em sua formulação contemporânea, uma ética deontológica assume a prioridade do justo sobre o bem.
C) Em Kant, a ética deontológica preconiza uma razão prática autônoma em relação às inclinações naturais, de caráter universal.
D) Para uma ética deontológica, o único sentimento apropriado é o de respeito à lei moral, dada a precedência das normas sobre os desejos.
E) Para uma ética deontológica, o conteúdo do dever universal é configurado a partir das consequências do curso de ação escolhido.
3. (NUCEPE 2015) Sobre a ética das virtudes, marque a alternativa INCORRETA.
A) Na ética das virtudes os conceitos de eudaimonia (felicidade) e phronésis (sabedoria prática) são centrais.
B) O principal representante clássico da ética das virtudes é o filósofo Aristóteles, já no período medieval destaca-se Tomás de Aquino; mas as raízes mais antigas da ética das virtudes se estendem também à filosofia chinesa.
C) Na perspectiva da ética das virtudes, não podemos pensar o agir moral somente a partir de normas, mas estas enquanto articuladas a um bem.
D) Os principais representantes contemporâneos da ética das virtudes são Peter Singer e Mangabeira Unger.
E) A ética das virtudes assumiu um papel importante no debate filosófico contemporâneo a partir do artigo de E. Anscombe “Modern Moral Philosophy” (1958).
4. (UFMT 2015) Sobre como a ética pode ser compreendida, considere:
I - Reflexão sobre as ações e as práticas relacionadas com a vida em sociedade.
II - Reflexão sobre a determinação natural sem a ação humana em comunidade.
III - Reflexão sobre a conduta social de cada pessoa.
Está correto o que se afirma em
A) II e III, apenas.
B) I, II e III.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
5. (SHDIAS 2014) Complete a Lacuna a seguir: A ética profissional consiste na aplicação da ética ______________.
A) no campo da ciência.
B) geral no campo das atividades profissionais.
C) no campo das artes.
D) no campo da psicologia.
GABARITO
1:A - 2:E - 3:D - 4:D - 5:B
1. (Quadrix 2014) O ramo da filosofia que trata dos costumes ou dos deveres do homem para com seus semelhantes e para consigo, sobre como se deve viver e, portanto, sobre a natureza de certo e errado, bem e mal, dever e obrigação, faz parte dos conceitos da:
A) dialética
B) estética.
C) essência.
D) ética.
E) teologia.
2. (CONSULPAM 2014) Leia o seguinte texto e responda a questão em seguida:
Ética Profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.
São exemplos de atitudes éticas em um ambiente de trabalho, EXCETO:
A) Educação e respeito entre os funcionários.
B) Respeito à hierarquia dentro da instituição.
C) Buscar o crescimento profissional prejudicando os colegas de trabalho.
D) Respeitar as regras e normas da instituição.
3. (FUNCAB 2014) O racionalismo ético é uma das principais concepções filosóficas da moral. Atribui à razão humana lugar central na vida ética. É correto afirmar que essa concepção:
A) identifica a liberdade com a plena manifestação do lado passional do homem.
B) não difere vontade e desejo, já que ambos tomam a forma de atitudes irrefletidas ou irracionais.
C) considera as motivações e as intenções humanas possíveis de serem conhecidas pela razão.
D) associa os diversos vícios humanos (egoísmo, avareza, má-fé) à própria natureza do homem, impossível de ser domesticada.
E) nega à razão o direito de intervir sobre o desejo e as paixões do homem.
4. (CONSULPAM 2014) A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
A partir da leitura, pode-se AFIRMAR que ética é:
A) Um conjunto de comportamentos corretos, relacionados à conduta humana fora de uma sociedade organizada.
B) A maneira como os seres humanos se comportam uns com os outros.
C) O princípio fundamental para que o ser humano possa viver em família.
D) Um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
5. (CONSULPAM 2014) A ética é um elemento vital na criação de regras que regem as relações humanas, facilitando a vida em sociedade. Um ser humano que possui atitudes que NÃO condizem com a ética da instituição em que está inserido é denominado de:
A) Antiético.
B) Antissocial.
C) Imoral.
D) Excluído.
GABARITO
1:D - 2:C - 3:C - 4:D - 5:A
1. (CESPE 2013) Com relação à ética kantiana, assinale a opção correta.
A) A vontade é boa quando o homem age movido por suas paixões, e não quando quer e age movido apenas pela consideração ou pelo respeito ao dever.
B) A boa vontade é um meio para um fim, valendo tanto quanto os resultados efetivos que ela alcança.
C) A boa vontade pode ser entendida a partir do dever e do querer autônomo. Dever é a necessidade de uma ação feita por respeito à lei moral. A lei moral, porém, é dada pela racionalidade prática do sujeito. Ter boa vontade é seguir o imperativo categórico da razão.
D) Submissão ao dever e autonomia do querer se contradizem. Logo, são incompatíveis para funcionar como princípios éticos ao mesmo tempo.
E) O homem não pode conhecer objetivamente, do ponto de vista da Crítica da razão pura, nem a liberdade, nem a imortalidade da alma, nem a existência de Deus. Logo, esses três temas devem ser excluídos da ética, na perspectiva de uma Crítica da razão prática.
2. (CESPE 2013) A respeito da ética aristotélica, assinale a opção correta.
A) Para Aristóteles, é suficiente que o homem busque o bem de modo universal, sem se preocupar com o modo como o bem pode se dar na viabilidade da ação, que acontece a cada vez na particularidade de cada situação.
B) Em uma perspectiva aristotélica, a virtude da prudência é bastante significativa para reger a vida prática do homem, pois ela possibilita descobrir o que pode conduzir o homem à felicidade. É ela que decide sobre o que é ser valoroso e justo, tanto no nível individual quanto no comunitário-social-político.
C) Para Aristóteles, agir é mais importante que pensar. A vida prática, política, vale mais que a vida teorética, dedicada ao pensamento, à busca da verdade por causa da própria verdade.
D) Na concepção de Aristóteles, a razão tem um significado apenas teorético, ela não tem um papel diretivo na vida prática do homem.
E) Na ética aristotélica, as paixões são necessariamente más e, para o homem conduzir uma vida racional, ele deve anular a força das paixões em sua vida.
3. (FUNCAB 2013) A ética aplicada é um ramo contemporâneo da Filosofia que discute os efeitos negativos da ciência e das tecnologias sobre a vida das pessoas. NÃO é, filosoficamente, visto como problema ético:
A) o uso militar dos conhecimentos genéticos, como a produção de armas biológicas.
B) a produção de alimentos transgênicos, muito mais resistentes a pragas e outros problemas ambientais, em substituição a alimentos naturais.
C) a chamada “sondagem genética”, por meio da qual se pretende detectar, por exemplo, pessoas que teriam genes predispostos a certas doenças e a práticas criminosas.
D) a biologia molecular que, descobrindo a origem da vida, abalou as concepções religiosas e a moral tradicional.
E) a modificação das células reprodutoras, a fim de alcançar o ideal de purificação da espécie, através da eliminação dos “impuros” e dos “inferiores”.
4. (FUNCAB 2013) Embora a ética, mesmo quando empregada no sentido original da palavra (do grego, ethos), não seja entendida consensualmente como sinônimo de moral (do latim, moris), uma e outra, grosso modo, dizem respeito a valores, hábitos e costumes de uma sociedade ou cultura. Assim, é correto afirmar que:
A) os valores éticos e morais são transmitidos de pai para filho, geneticamente, assim como os caracteres físicos de uma pessoa.
B) a ação moral, para as religiões como um todo, é autônoma e independente, já que o homem age não por dever, mas de acordo com o que a Razão estabelece.
C) o sujeito moral é aquele que busca o bem e evita o mal, segundo as definições da cultura de certo e errado, justo e injusto.
D) os princípios éticos e morais são comuns a todos os povos e lugares, a despeito das condições em que vivem as pessoas, segundo o relativismo moral.
E) a origem da moral e do senso de moralidade é notada pela maioria das pessoas, que tendem a não naturalizar costumes e valores coletivos.
5. (CESPE 2013) Considerando a ética teleológico-eudemonológica da tradição platônico-aristotélica e a da tradição cristã, assinale a opção correta.
A) Essas tradições identificam a felicidade com o prazer. Para elas, a felicidade é simplesmente um sentimento subjetivo de prazer.
B) De acordo com essas tradições, a felicidade não é somente uma questão de sentimento subjetivo, mas é também uma questão de escolha individual. A felicidade comunitária e a social são desconsideradas tanto na ética quanto na política.
C) Para essas tradições, a ética é vista utilitariamente, ou seja, a felicidade ou o bem maior para o viver humano coincide, de forma necessária e exclusiva, com o útil e o prazeroso.
D) A felicidade, entendida como bem-viver, é pensada de maneira ontológica como o prosseguimento pleno da realização da essência do homem. O caminho para alcançar a felicidade, por sua vez, é a virtude. Além disso, a felicidade e a virtude têm um papel importante na consideração ética, tanto na história biográfica dos indivíduos, quanto na vida histórica coletiva das comunidades e sociedades humanas.
E) Segundo essas tradições, a ética é uma questão de dever. Sua preocupação central é com as normas do viver ou do conviver humano.
GABARITO
1:C - 2:B - 3:D - 4:C - 5:D
1. (CESGRANRIO 2010) Para Aristóteles, as virtudes éticas são hábitos que apresentam
A) libertação de estímulos externos.
B) realização do dever moral.
C) satisfação total dos apetites.
D) justa-medida.
E) risco real de morte.
2. (FESMIP-BA 2011) Examine as assertivas abaixo.
I. Assim como a palavra “moral” vem do latim (mos, moris), a palavra “ética” vem do grego (ethos) e ambas se referem a costumes, indicando as regras do comportamento, as diretrizes de conduta a serem seguidas.
II. A moral social trata dos valores e das normas de conduta que são exigidas do indivíduo para realizar sua personalidade.
III. As normas éticas são aquelas que prescrevem como o homem deve agir.
IV. A norma ética possui, como uma de suas características, a impossibilidade de ser violada.
Assinale a alternativa que contém as assertivas corretas.
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) II e IV.
3. (CESPE 2010) A ética profissional e, consequentemente, das organizações é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência tanto das pequenas quanto das grandes empresas. As organizações estão percebendo a importância da ética como instrumento para melhorar sua imagem, o que permitirá o crescimento da relação entre empregados e clientes. A respeito das éticas profissional e empresarial, assinale a opção correta.
A) Apesar de desvinculada da visão e da missão da empresa, porque interesses individuais são diferenciados dos interesses da organização, as principais tarefas do empregador são: manter vivo e atualizado o código de ética da empresa e promover os meios necessários para a formação contínua de todos os empregados nesse campo específico.
B) O que é natural como comportamento ético é que a profissão esteja a serviço do social, quer dos indivíduos isolados, quer do coletivo ou conjunto, indiscriminadamente.
C) O código de ética é um instrumento criado para coibir o desempenho inadequado da empresa em suas ações e na interação com seu diversificado público. Para a concretização desse relacionamento, é necessário que a empresa desenvolva o conteúdo do seu código de ética com clareza e objetividade, facilitando a compreensão dos seus empregados.
D) Os preceitos éticos defendidos pelos códigos profissionais e empresariais dizem respeito estritamente ao relacionamento entre chefia e empregado, porque essa díade é a responsável pelos maiores conflitos nas organizações.
E) A atualidade exige uma postura consciente das criaturas em relação ao mundo físico, principalmente das empresas que usam recursos naturais, o que sustenta de forma completa o pensamento ético da organização.
4. (CESPE 2010) Acerca da relação entre ética e moral, assinale a opção correta.
A) O entendimento ético discorre filosoficamente, em épocas diferentes e por vários pensadores, dando conceitos e formas de alusão ao termo ética.
B) Durante as Idades Média e Moderna, a ética era considerada uma ciência, portanto, era ensinada como disciplina escolar. Na Idade Contemporânea, a ética assumiu uma nova conotação, desvinculando-se da ciência e da filosofia e sendo vinculada às práticas sociais.
C) A simples existência da moral significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discute, problematiza e interpreta o significado dos valores morais.
D) A ética não tem por objetivo procurar o fundamento do valor que norteia o comportamento, tendo em vista a historicidade presente nos valores.
E) O conhecimento do dever está desvinculado da noção de ética, pois este é consequência da percepção, pelo sujeito, de que ele é um ser racional e, portanto, está obrigado a obedecer ao imperativo categórico: a necessidade de se respeitar todos os seres racionais na qualidade de fins em si mesmos.
5. (CESPE 2010) Acerca da relação entre ética e moral, assinale a opção correta.
A) A partir do estudo da ética, pode-se considerar uma visão utilitarista, em que a verdade de uma proposição consiste no fato de que ela é útil, tendo alguma espécie de êxito ou satisfação.
B) A ética reflexiva se dedica exclusivamente à reflexão sobre os deveres das pessoas contidos nos códigos específicos dos grupos sociais.
C) A ética é equivalente à moral porque ambos os preceitos investigam os princípios fundamentais do comportamento humano.
D) A ética é temporal, enquanto a moral é permanente.
E) A simples existência da moral significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discute, problematiza e interpreta o significado dos valores morais.
GABARITO
1:D - 2:B - 3:B - 4:A - 5:A

0 Comentários