1. (CEFET-AL 2013) Movida por disputas pelo controle político da província de Alagoas, Maceió assistiu a um conflito, em que não houve participação popular, mas que promoveu grandes tumultos para a população. O fato narrado acima pode ser descrito como:
A) Guerra contra os papa-méis.
B) Guerra dos cabanos.
C) Cabanagem.
D) Revolta dos lisos versus cabeludos.
E) Revolta do Quebra-quilo.


2. (COPEVE-UFAL 2010) Apesar de sua origem recente, Rio Largo deu a Alagoas filhos ilustres, entre os quais destacaram-se dois ex-governadores do Estado:
A) Arnon de Mello e Lamenha Filho.
B) Guilherme Palmeira e Arnon de Mello.
C) Luiz de Souza Cavalcante e Muniz Falcão.
D) Osman Loureiro e Silvestre Péricles.
E) Arnon de Mello e Luiz de Souza Cavalcante.


3. (CEFET-AL) Minha profissão é ser alagoano, já que, no momento, estou sem trabalho e passo os meus dias jogando baralho. Sou um homem do povo. Meu nome é ninguém.
Ledo Ivo, Calabar (Um poema dramático)
Analisando a formação e povoamento de Alagoas, podemos afirmar que:
A) Penedo foi um dos primeiros povoamentos colonizados, fundado em 1575, dando início à civilização do couro.
B) Porto Calvo foi o primeiro povoamento na zona da mata, baseado no trabalho escravo de índios, onde a cultura da cana de açúcar foi iniciada, mas logo substituída pela criação de gado.
C) A civilização de couro, em Alagoas, se inicia com a expansão da colonização de Penedo, que não conheceu a escravidão negra e sim a servidão do índio de aldeia, baseada na lavoura da cana de açúcar e dos seus engenhos.
D) Fundada como Vila Madalena de Sumaúna (hoje, Marechal Deodoro), teve seu povoamento fortalecido por sua proximidade com o mar, onde servia de entreposto para o transporte de gado e açúcar.
E) Em Porto Calvo o povoamento ocorreu movido pela força do trabalho escravo, desenvolvendo a civilização do couro (expressão do historiador Capistrano de Abreu).


4. (CESPE/CEBRASPE) No século XVII, no atual território do estado de Alagoas, ocorreu a maior revolta de escravos realizada no Brasil e que se tornou célebre pela capacidade de estruturar economicamente a comunidade de libertos e de resistir ao cerco dos senhores e das autoridades. Esse importante fato histórico corresponde
A) à Revolta de Penedo, cujo líder foi Duarte Coelho.
B) à Revolta dos Emboabas, sob a liderança Caramuru.
C) ao surgimento do Quilombo de Trindade, cujo líder foi Arariboia.
D) à Revolta dos Malês, cujo líder foi Ganga.
E) ao surgimento do Quilombo dos Palmares, cujo líder foi Zumbi.


5. Em grande parte do período colonial, Alagoas pertenceu:
A) ao Estado da Bahia.
B) à Capitania de Pernambuco.
C) à Capitania de Itamaracá.
D) à Província de Sergipe.
E) à Capitania de Salvador.


GABARITO
1:D - 2:E - 3:A - 4:E - 5:B

1. Acerca dos processos de colonização e ocupação da região onde se localiza o estado de Alagoas, julgue os itens seguintes. A conquista do interior do estado de Alagoas consolidou-se a partir da guerra contra Palmares, na medida em que as terras tomadas foram distribuídas entre soldados, com destaque para a sesmaria recebida por Domingos Jorge Velho.
C) Certo
E) Errado


2. Com relação à história de Alagoas no período colonial brasileiro, julgue os itens a seguir. No período colonial, a região de Alagoas dependia da importação de víveres da Bahia, porque a economia alagoana era voltada exclusivamente para a produção de açúcar para o mercado internacional.
C) Certo
E) Errado


3. Com relação à história de Alagoas no período colonial brasileiro, julgue os itens a seguir. Penedo era conhecida no período colonial por abrigar grande número de indígenas e servir de esconderijo para criminosos oriundos de regiões de Pernambuco, da Bahia e de Sergipe.
C) Certo
E) Errado


4. Com relação à história de Alagoas no período colonial brasileiro, julgue os itens a seguir. A criação da capitania das Alagoas se deu em 1817 com o objetivo de melhor investigar e punir os apoiadores do movimento separatista que havia assolado Pernambuco naquele ano.
C) Certo
E) Errado


5. No que se refere à história política, econômica e social de Alagoas no período imperial, julgue os itens a seguir. Entre 1832 e 1835, a região que abrigava Palmares foi palco da Cabanada, movimento rural que contou com a participação de diferentes segmentos sociais, com predominância de populares e que teve como principal líder o mulato Vicente Ferreira de Paula.
C) Certo
E) Errado


GABARITO
1:C - 2:E - 3:C - 4:E - 5:C

1. No que se refere à história política, econômica e social de Alagoas no período imperial, julgue os itens a seguir. A partir de 1850, a exportação de escravos de Alagoas para outras províncias se tornou importante atividade comercial e propiciou a presença significativa de mão de obra livre nos engenhos e nas fazendas alagoanas já na década de 1860.
C) Certo
E) Errado


2. Com relação à história de Alagoas no período colonial brasileiro, julgue os itens a seguir. Numerosos mocambos espalhados pelas serras da capitania de Pernambuco constituíam o quilombo de Palmares, espaço no qual se forjou uma sociedade singular a partir de diferentes etnias africanas, cujos conhecimentos e práticas foram ressignificados no contexto colonial da América portuguesa.
C) Certo
E) Errado


3. No que se refere à história de Alagoas no contexto do processo de independência do Brasil, julgue os itens seguintes. Alagoas aderiu ao movimento constitucionalista português em 1821, quando o então governador Sebastião Francisco de Melo e Póvoas, com amplo apoio das elites de Maceió e Alagoas, proclamou fidelidade ao rei, às Cortes e à Constituição.
C) Certo
E) Errado


4. No que se refere à história de Alagoas no contexto do processo de independência do Brasil, julgue os itens seguintes. As eleições para as juntas provisórias e para as cadeiras alagoanas na Assembleia Constituinte do Brasil em 1822 se deram sem contestações.
C) Certo
E) Errado


5.  No que se refere à história de Alagoas no contexto do processo de independência do Brasil, julgue os itens seguintes. No processo de independência do Brasil, violentos conflitos ocorreram nas regiões Norte e Sul do país, inclusive em Alagoas, que, ainda em 1822, foi palco da guerra de independência quando as tropas de Labatut, com destino a Salvador, desembarcaram em Maceió e estacionaram em Penedo.
C) Certo
E) Errado


GABARITO
1:C - 2:C - 3:C - 4:E - 5:C 

1. No que se refere à história de Alagoas no contexto do processo de independência do Brasil, julgue os itens seguintes. A sedição ocorrida em Porto Calvo contra a Junta de Governo eleita em 1822 foi rapidamente derrotada e seus líderes alijados das disputas políticas locais.
C) Certo
E) Errado


2. No que se refere à história política, econômica e social de Alagoas no período imperial, julgue os itens a seguir. A Sociedade Libertadora Alagoana, criada em Maceió, no ano de 1881, teve existência efêmera apesar da participação inicial de importantes personalidades da sociedade de Alagoas favoráveis à abolição.
C) Certo
E) Errado


3. No que se refere à história política, econômica e social de Alagoas no período imperial, julgue os itens a seguir. Devido à pequena densidade demográfica e às fugas de potenciais combatentes, Alagoas teve grande dificuldade para recrutar soldados para lutarem na guerra do Paraguai: ao longo de todo o conflito, o contingente alagoano na guerra não chegou a mil soldados.
C) Certo
E) Errado


4. Julgue os itens a seguir, acerca da história republicana de Alagoas. A instabilidade política que marcou os primeiros meses da República foi contornada em Alagoas por Euclides Malta, contudo o período de sua liderança na política do estado foi marcado por forte contestação da oposição.
C) Certo
E) Errado


5. Julgue os itens a seguir, acerca da história republicana de Alagoas. Nos primeiros anos do governo de Getúlio Vargas, formou-se em Alagoas uma ampla e bem sucedida coalisão política, denominada Política do São Patriotismo, liderada por Góes Monteiro (Ministro da Guerra) e Osman Loureiro (interventor).
C) Certo
E) Errado


GABARITO
1:E - 2:E - 3:E - 4:C - 5:E

1. Julgue os itens a seguir, acerca da história republicana de Alagoas. A cena política alagoana esteve em ebulição em 1957, quando transcorreu o processo de impeachment contra Muniz Falcão, tendo sido Teotônio Vilela relator do voto que acatou a denúncia contra o então governador do estado na Assembleia Legislativa.
C) Certo
E) Errado


2. Julgue os itens a seguir, acerca da história republicana de Alagoas. O Pacote de Abril, de 1978, visou frear o crescimento do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), mas, em Alagoas, a tendência de fortalecimento da sigla teve continuidade com a eleição de José Moura Rocha, candidato do MDB ao Senado Federal.
C) Certo
E) Errado


3. Acerca de aspectos econômicos e políticos da ocupação e expansão do território da colônia portuguesa na América, julgue os próximos itens. A ocupação das Alagoas, ao sul da Capitania de Pernambuco, se deu com a instalação de entrepostos de suporte para a exploração e o armazenamento do pau-brasil e foi impulsionada pela instalação dos engenhos para a produção de açúcar na região.
C) Certo
E) Errado


4. No século XVII, no atual território do estado de Alagoas, ocorreu a maior revolta de escravos realizada no Brasil e que se tornou célebre pela capacidade de estruturar economicamente a comunidade de libertos e de resistir ao cerco dos senhores e das autoridades. Esse importante fato histórico corresponde
A) à Revolta de Penedo, cujo líder foi Duarte Coelho.
B) à Revolta dos Emboabas, sob a liderança Caramuru.
C) ao surgimento do Quilombo de Trindade, cujo líder foi Arariboia.
D) à Revolta dos Malês, cujo líder foi Ganga.
E) ao surgimento do Quilombo dos Palmares, cujo líder foi Zumbi.


5. No território alagoano, os engenhos de açúcar:
A) dependiam da participação da mão-de-obra escrava.
B) estavam dominados pelos interesses do mercado interno.
C) conseguiram se desenvolver com a ajuda do trabalho indígena.
D) pouco representaram para a economia do Nordeste.
E) tiveram seu auge na economia do século XVI.



GABARITO
1:C - 2:E - 3:C - 4:E - 5:A