1. (AMEOSC) Trata-se de um Revolta Brasileira que ocorreu em Minas Gerais:
A) Revolta de Felipe dos Santos.
B) Revolta dos Mascates.
C) Revolta do Contestado.
D) Revolução de Beckman.


2. (Instituto Excelência) Sobre a história do estado de Minas Gerais analise as afirmativas abaixo:
I - O desbravamento na região que hoje compreende o estado de Minas Gerais se iniciou no século XVI, por meio do trabalho dos bandeirantes, em busca de ouro e pedras preciosas. Em 1709, foi criada a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que, em 1720, foi desmembrada em São Paulo e Minas Gerais.
II - No início do século XVIII, a região tornou-se um importante centro econômico da colônia, com rápido povoamento. No entanto, a produção de ouro começou a cair por volta de 1750, levando a Metrópole – Portugal - a criar formas cada vez mais rígidas de arrecadação de impostos, o que resultou no mais conhecido movimento político e histórico de Minas Gerais – A Inconfidência Mineira.
III - A introdução da cafeicultura em Minas Gerais ocorreu no início do século XIX e logo se transformou em uma das principais atividades da província e no agente indutor do povoamento e desenvolvimento da infraestrutura de transportes. A prosperidade trazida pelo café ensejou um primeiro surto de industrialização, reforçado, mais tarde, pela política protecionista implementada pelo Governo Federal após a Proclamação da República.
Assinale a alternativa CORRETA.
A) Apenas I e II.
B) Apenas III.
C) I, II e III.
D) Nenhuma das alternativas.


3. (Instituto Excelência) Sobre a bandeira do estado de Minas Gerias leia as afirmativas abaixo:
I- A Bandeira de Minas Gerais é composta por um triângulo vermelho sobre fundo branco, contornado pela expressão em latim “Libertas quae sera tamen” – lema da Inconfidência Mineira -, que significa “Liberdade ainda que tardia”.
II- A atual bandeira do Estado de Minas Gerais foi instituída pela lei 2.793, de 8 de janeiro de 1963, sancionada pelo então governador José de Magalhães Pinto.
III- O triângulo remete à Santíssima Trindade e foi proposto por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos participantes do movimento da Inconfidência, que buscava a libertação da Coroa Portuguesa. Já a frase em latim foi proposta por Alvarenga Peixoto, outro inconfidente, e foi retirada de um versículo do poeta romano Virgílio.
Assinale a alternativa CORRETA.
A) Apenas I e II.
B) Apenas III.
C) I, II e III.
D) Nenhuma das alternativas.


4. (IBFC) Nascido em Cachoeira do Campo, distrito em Ouro Preto, na primeira metade do século XVIII, Antônio Francisco Lisboa mudou a história da arte no Brasil. Boa parte da produção artística da oficina de mestre _____ está concentrada na cidade histórica de Ouro Preto. Mas, está em Congonhas o conjunto do Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, com os doze profetas esculpidos em pedra-sabão e os seis passos da Paixão de Cristo (G1, 2014). Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A) Pablo Picasso
B) Leonardo da Vinci
C) Aleijadinho
D) Van Gogh


5. (IDECAN) A Estrada Real foi construída pelos africanos escravizados ligando as terras mineiras ao litoral brasileiro. Inicialmente essa estrada ligava a antiga Vila Rica ao porto de Paraty no Rio de Janeiro. Com a necessidade de ter um caminho mais rápido e seguro foi construída uma nova estrada que dessa vez passou a ligar Vila Rica ao então porto do Rio de Janeiro. Em qual município há o encontro do Caminho Velho com o Caminho Novo da Estrada Real?
A) Petrópolis.
B) Ouro Preto.
C) Diamantina.
D) São João Del Rei.



GABARITO
1:A - 2:C - 3:C - 4:C - 5:B

1. (VUNESP) A efervescência que conheceram nas Minas [Gerais, do século XVIII] as artes e as letras também teve feição peculiar. Pela primeira vez na Colônia buscava-se solução própria para a expressão artística.
(Laura Vergueiro. Opulência e miséria das Minas Gerais, 1983.)
São exemplos do que o texto afirma:
A) a pintura e a escultura renascentistas.
B) a poesia e a pintura românticas.
C) a arquitetura barroca e a poesia árcade.
D) a literatura de viagem e a arquitetura gótica.
E) a música romântica e o teatro barroco.


2. (UFRN) Sobre a chamada Inconfidência Mineira, a historiadora Cristina Leminski afirmou:
Sem a derrama, o movimento esvaziava-se. Para a população em geral, se a derrama não fosse imposta, não fazia grande diferença se Minas era ou não independente. O movimento era fundamentalmente motivado por interesses, não por ideais. [...]. A prisão dos homens mais eminentes de Vila Rica provocou [...] alvoroço na cidade [...] e o visconde de Barbacena foi obrigado a admitir que a tentativa de manter sigilo sobre o processo era inútil.
LEMINSKI, Cristina. Tiradentes e a Conspiração de Mina Gerais. São Paulo: Scipione, 1994. p. 59-64.
O movimento do século XVIII abordado nesse fragmento textual relaciona-se com a:
a) pretensão das lideranças de Vila Rica, principais beneficiadas com a arrecadação tributária portuguesa.
b) repercussão da Revolução Francesa no seio da elite intelectual colonial da região aurífera nas Minas Gerais.
c) exploração tributária feita pela metrópole sobre os colonos portugueses, no contexto da crise do antigo sistema colonial.
d) revolta desencadeada pela decisão da Coroa de instalar Casas de Fundição, com o propósito de cobrar o quinto.


3. (PUC – SP) “Assim confabulam, os profetas, numa reunião fantástica, batida pelos ares de Minas. Onde mais poderíamos conceber reunião igual, senão em terra mineira, que é o paradoxo mesmo, tão mística que transforma em alfaias e púlpitos e genuflexórios a febre grosseira do diamante, do ouro e das pedras de cor?” (ANDRADE, Carlos Drummond de. Colóquio das Estátuas. In: MELLO, S. Barroco mineiro. São Paulo: Brasiliense, 1985.)
A origem desse traço contraditório que o poeta afirma caracterizar a sociedade mineira remete a um contexto no qual houve:
a) a reafirmação bilateral do Tratado de Tordesilhas entra Portugal e Espanha e o crescimento da miscigenação racial no ambiente colonial.
b) o rebaixamento na política de distribuição de terras na colônia e a vigência de uma concepção racionalista de planejamento das cidades.
c) a diversificação das atividades produtivas na colônia e a construção de um conjunto artístico e arquitetônico que singularizou a principal região da mineração.
d) o deslocamento do eixo produtivo do nordeste para as regiões centrais da colônia e o desenvolvimento de uma estética que procurava reproduzir as construções românicas europeias.
e) a expansão do território colonial brasileiro e a introdução, em Minas, da arte conhecida como gótica, especialmente na decoração dos interiores das igrejas.


4. (UFRN) Sobre a chamada Inconfidência Mineira, a historiadora Cristina Leminski afirmou:
Sem a derrama, o movimento esvaziava-se. Para a população em geral, se a derrama não fosse imposta, não fazia grande diferença se Minas era ou não independente. O movimento era fundamentalmente motivado por interesses, não por ideais. […]. A prisão dos homens mais eminentes de Vila Rica provocou […] alvoroço na cidade […] e o visconde de Barbacena foi obrigado a admitir que a tentativa de manter sigilo sobre o processo era inútil.
LEMINSKI, Cristina. Tiradentes e a Conspiração de Mina Gerais. São Paulo: Scipione, 1994. p. 59-64.
O movimento do século XVIII abordado nesse fragmento textual relaciona-se com a:
a) pretensão das lideranças de Vila Rica, principais beneficiadas com a arrecadação tributária portuguesa.
b) repercussão da Revolução Francesa no seio da elite intelectual colonial da região aurífera nas Minas Gerais.
c) exploração tributária feita pela metrópole sobre os colonos portugueses, no contexto da crise do antigo sistema colonial.
d) revolta desencadeada pela decisão da Coroa de instalar Casas de Fundição, com o propósito de cobrar o quinto.


5. (Unesp) As contradições, amplas e profundas, do processo histórico das Minas Gerais, acabaram gerando relações que podem ser entendidas através dos antagonismos: colonizador/colonizado; dominador/dominado; confidente/inconfidente; opressão fiscal/reação libertadora. Nesse contexto, a Coroa Portuguesa, em seu próprio benefício, desenvolveu uma ação "educativa" compreendendo:
a) o estabelecimento de condições adequadas ao controle democrático da máquina
administrativa.
b) a realização de programas intensivos de prevenção dos súditos contra os abusos das
autoridades.
c) o indulto por dívida fiscal e o estímulo à traição e à delação entre os súditos.
d) o arquivamento do inquérito e queima dos autos contra os inconfidentes.
e) a promulgação de um novo regime fiscal que acabava com a prática da sonegação.




GABARITO
1:C - 2:C - 3:C - 4:C - 5:C

1. (PUC-RIO 2008) A partir de seus conhecimentos sobre a Conjuração Mineira (1789), EXAMINE as afirmativas abaixo:
I – Inspirados pelas ideias iluministas, os conjurados mineiros defenderam a liberdade do comércio e a independência da região das minas.
II – Dentre os grupos sociais envolvidos no movimento, destacaram-se os proprietários de lavras e de terras, oficiais militares, clérigos, letrados e escravos.
III – O exemplo da possibilidade de quebra do vínculo colonial representado pela independência das Treze Colônias exerceu influência entre aqueles que planejaram a conspiração.
IV – O declínio da exploração aurífera, na segunda metade do século XVIII, ao lado da iminente cobrança da derrama foram fatores que contribuíram para aumentar a insatisfação dos colonos mineiros com a Coroa portuguesa.
ASSINALE a alternativa correta:
A) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
B) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
C) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
D) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
E) Todas as afirmativas estão corretas.


2. (CONSULPLAN) Relacione o monumento com suas características:
I. Romaria.
II. Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
III. Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
IV. Museu da Imagem e Memória de Congonhas.
(__) Apresenta estilo jesuítico e frontispício de Aleijadinho, possuindo uma das maiores naves, sem coluna de sustentação, do barroco mineiro.
(__) Centro cultural e de eventos do município, possui uma área de 53 mil metros quadrados e já foi abrigo aos romeiros pobres que se destinavam a festa do Jubileu em Congonhas.
(__) Instalado no antigo casarão dos Fonseca, histórica Rua da Ladeira, possui as galerias dos prefeitos, juízes e mais 11 notáveis da história da cidade.
(__) Mais alta expressão do barroco mineiro com valor artístico inestimável, possui em sua área externa esculturas dos doze profetas e das Capelas dos Passos.
A sequência está correta em:
A) III, I, IV, II
B) II, III, I, IV
C) IV, I, III, II
D) I, III, IV, II
E) III, IV, I, II


3. (IBFC) Preencha a lacuna do texto a seguir com a alternativa correta. A Festa do Divino, como o nome diz, é uma festa que ocorre na data consagrada ao Divino Espírito Santo. Em Minas, costuma ser chamada também de __________________, porque durante sua realização, é eleito um imperador que será o festeiro ou o homenageado da próxima festa.
A) Festa de Reis
B) Festa do Reisado
C) Festa do Boi de Janeiro
D) Festa do Império


4. (Instituto Excelência) Sobre o folclore leia as afirmativas abaixo:
I- O folclore, do inglês, folk-lore, é a identidade, a tradição e o conhecimento de um povo expressos em lendas, crenças, provérbios, canções e costumes. Minas Gerais é um Estado extremamente rico na variedade desses folguedos e mitos.
II- As manifestações folclóricas em Minas Gerais têm suas origens nas tradições, usos e costumes dos colonizadores portugueses, com forte influência das culturas indígena e africana. Essas influências estão guardadas nos objetos de artesanato, na culinária e danças típicas, nas músicas, na linguagem e literatura oral, na medicina popular e nas festas com manifestações populares tradicionais.
Assinale a alternativa CORRETA.
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) I e II.
D) Nenhuma das alternativas.


5. (Gestão Concurso) O Brasil é o segundo país com o maior número de bens listados como ‘’Patrimônio Mundial’’ pela UNESCO na América Latina, sendo Minas Gerais o estado com mais bens. Atualmente, o estado reivindica ampliar essa lista.
São considerados Patrimônios Mundiais no estado de Minas Gerais, EXCETO:
A) A cidade histórica de Ouro Preto.
B) O centro histórico de Diamantina.
C) O conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.
D) O Santuário do Senhor Bom Jesus do Matosinho, em Congonhas do Campo.



GABARITO
1:D - 2:A - 3:D - 4:C - 5:C