1. (FGV 2018) O modelo de gestão que produz apenas por demanda efetiva, visando à eliminação do estoque e do desperdício, é conhecido por
A) PEPS.
B) tempos e movimentos.
C) 6 sigma.
D) just in time.
E) milk run.


2. (IADES 2018) Na gestão de estoques, o método utilizado para se trabalhar com volumes menores de estoques, na medida da necessidade sinalizada pelo usuário, é
A) o auto lote.
B) o kanban.
C) a produção em escala.
D) empurrar a produção.
E) o just in time.


3. (CS-UFG 2018) Nos anos 1990, o processo de reestruturação produtiva se intensifica sob o estímulo da acumulação flexível e do modelo japonês, o toyotismo. São características desse modelo produtivo:
A) a verticalização da produção, a participação dos trabalhadores nos lucros das empresas e a pouca qualificação dos empregados.
B) a centralização da produção em um único espaço, a garantia do cumprimento das leis trabalhistas e a produção em série.
C) a potencialização de formas diversas de subcontratação, a terceirização da força de trabalho e a descentralização das unidades de produção.
D) o trabalho repetitivo, a redução dos custos na linha de produção e o barateamento dos produtos para que atinjam um maior número de consumidores.


4. (SELECON 2018) O sistema integrado de gestão de materiais que procura eliminar perdas pela diminuição do estoque, produzindo os bens e os serviços nas quantidades e no exato momento em que são necessários, minimizando custos, retrabalho e otimizando processos é o denominado:
A) MRP
B) JIT
C) CRP
D) ERP


5. (CESGRANRIO 2018) Uma das características do sistema JIT (Just in time) de suprimentos é
A) antecipar a produção de modo a garantir a demanda.
B) considerar os desperdícios como inevitáveis.
C) processar o material somente quando for requerido pela operação.
D) reduzir a frequência de entrega de suprimentos, que passa a ser feita em grandes lotes.
E) resguardar a capacidade dos estoques, criando “pulmões” (reservas).




GABARITO
1:D - 2:E - 3:C - 4:B - 5:C

1. (CESGRANRIO 2018) Na filosofia/programação de suprimentos just-in-time, a(o)
A) seu caráter de prontidão apresenta a necessidade de altas capacidades de estoques de processamento.
B) tamanho dos lotes e as quantidades de compras são determinados por economias de escala, em detrimento da necessidade imediata.
C) tempo de reposição longo não se constitui um problema.
D) qualidade precária e os defeitos são tolerados no sentido de se manter a prontidão de suprimentos.
E) fornecedor é um parceiro ativo que se encarrega de suprir as necessidades dos clientes, sendo estes tratados como uma extensão da empresa.


2. (ESAF 2016) São características principais do Just in Time, exceto:
A) o fluxo entre cada estágio do processo de manufatura é “puxado” pela demanda do estágio posterior.
B) as decisões de planejamento e controle são relativamente descentralizadas, não necessitando de um sistema de informação computadorizado.
C) assume e incentiva a flexibilidade dos recursos e Lead Times reduzidos.
D) a programação é baseada em volume produzido (o número absoluto de itens a serem feitos), ao invés de taxas de produção (calculada em termos da quantidade de itens por unidade de tempo).
E) o controle do fluxo entre estágios é conseguido pela utilização de cartões simples, fichas ou quadrados vazios, os quais disparam a movimentação e a produção dos materiais.


3. (FCM 2016) A filosofia operacional, que representa alternativa ao uso de estoques, para cumprir a meta de disponibilizar os produtos certos, no lugar certo e no tempo certo, é chamada de programação
A) kanban.
B) just-in-time.
C) giro de estoques.
D) agregação de riscos.
E) classificação ABC de produtos.


4. (FDC 2011) Disponibilizar os materiais requeridos apenas no momento da sua utilização, para reduzir a imobilização de capital com estoques, é o objetivo do seguinte sistema de reposição de materiais:
A) Materials Requeriment Planning
B) Enterprise Resource Planning
C) Lote Econômico de Compras
D) Ressuprimento Padronizado
E) Just in time


5. (FDC 2010) Em uma Cadeia de Suprimentos, algumas empresas situadas mais próximas do consumidor final costumam adotar a filosofia Just in Time (JIT). Pode-se dizer que o JIT, em termos de Cadeia de Suprimentos, constitui um sistema:
A) empurrado;
B) kanban;
C) puxado;
D) desacoplado;
E) derivado.


GABARITO
1:E - 2:D - 3:B - 4:E - 5:C