1. (CESPE 2017) O crescimento da produção e da fronteira agrícola na mesorregião norte do estado de Mato Grosso, nas últimas duas décadas, resultou em um intenso processo de urbanização e na constituição de uma rede de cidades integrada à capital Cuiabá e ao restante do país. São cidades dessa mesorregião
A) Alto Araguaia, Jaciara e Rondonópolis.
B) Tangará da Serra, Pontes e Lacerda e Barra do Bugres.
C) Barra do Garças, Confresa e São Félix do Araguaia.
D) Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Alta Floresta.
E) Cáceres, Poconé e Chapada dos Guimarães.
2. (CESPE 2017) O Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento dos Cerrados (PRODECER), implantado no estado de Mato Grosso em 1985, objetivava
A) desenvolver tecnologias para a produção de grãos como o milho e a soja no cerrado brasileiro.
B) construir usinas hidrelétricas para garantir a autonomia energética do estado e da região Centro-Oeste.
C) compor malha rodoviária de integração de Mato Grosso com os estados e países vizinhos.
D) criar polos industriais no Centro-Oeste brasileiro como alternativa para o desenvolvimento econômico.
E) preservar a biodiversidade do bioma cerrado.
3. (IBADE 2017) O Mato Grosso possui um dos mais extensos territórios entre as unidades da federação. Essa extensão resulta em uma grande quantidade de rios e serras, entre outras características naturais. Entre os relevos a seguir, o que está localizado mais próximo ao Rio Araguaia, um dos principais rios brasileiros, é a Serra do(s):
A) Cachimbo
B) Apiacás.
C) Caiabis.
D) Parecis.
E) Roncador.
4. (CESPE 2017) Com relação à história econômica, social e política de Mato Grosso a partir de meados do século passado até as primeiras décadas do século XXI, é correto afirmar que
A) os equívocos da política de integração nacional implementada pelo regime militar durante a década de 70 do século XX retardaram o avanço do agronegócio na região Centro-Oeste.
B) os imigrantes que passaram a buscar o Mato Grosso vieram basicamente do Norte e do Nordeste, enquanto imigrantes provenientes do Sul e do Sudeste optaram, prioritariamente, pelo extremo setentrional do país.
C) a população mato-grossense conheceu, entre a Era Vargas e o regime militar, relativa redução, fenômeno explicado pela ampliação dos problemas fundiários, fator de fuga dos antigos habitantes locais.
D) a divisão de Mato Grosso em dois estados, no final dos anos 70 do século passado, foi justificada pelo governo federal como necessária para o desenvolvimento da região devido à sua grande extensão e diversidade.
E) Mato Grosso passou ao largo de graves tensões decorrentes de problemas relativos a invasões de terras indígenas, ao contrário do ocorrido no Norte do país.
5. (UFMT 2017) Na natureza nada existe isoladamente. A paisagem natural é o resultado da interação de vários elementos da natureza, como estrutura geológica, relevo, clima, hidrografia, solo e vegetação. Assim, pode-se dizer que, no estado de Mato Grosso, a combinação desses elementos resultou numa paisagem natural diversificada que
A) tem sua maior área territorial representada por áreas planas em que predominam três tipos de vegetação: o cerrado, a floresta amazônica e o complexo do pantanal.
B) possui relevo muito acidentado, o que torna a limpeza do terreno para a prática agrícola muito onerosa e dificulta a prática do reflorestamento nas áreas de transição.
C) na maioria das áreas planas, predomina o clima equatorial e a floresta tropical latifoliada, a que sofreu maior desmatamento desde a ocupação da fronteira agrícola.
D) tem a região geológica mais antiga do país, o pantanal mato-grossense, local onde se encontra a maior diversidade da flora e fauna do Brasil.
GABARITO
1:D - 2:A - 3:E - 4:D - 5:A
1. (CESPE 2017) Embora não comporte ainda nenhuma cidade com mais de um milhão de habitantes, a rede urbana do estado de Mato Grosso tem passado por transformações, como, por exemplo, o processo de conurbação da capital Cuiabá com o município de Várzea Grande e a emergência de cidades médias. Nesse contexto, a relação entre a população e a rede de cidades do estado se evidencia
A) na ocupação de média densidade demográfica do território, característica que faz do estado o mais populoso da região Centro-Oeste.
B) na migração de sulistas, resultando em uma população de maioria étnica branca (60%), seguida por indígenas (20%) e afrodescendentes (10%).
C) no elevado índice de desenvolvimento humano (IDH) (0,925), justificado pelos altos índices de escolaridade, de renda e de expectativa de vida.
D) na permanência de grande parte da população (48%) em áreas rurais, que compreendem 52% do território, apesar das transformações urbanas em curso.
E) nos consideráveis fluxos migratórios em direção ao território mato-grossense, resultantes da expansão da fronteira agrícola.
2. (UFMT 2017) Em muitas cidades mato-grossenses, observa-se a existência da segregação urbana que está relacionada também à crescente violência urbana. Sobre o assunto, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.
(__) Um aspecto referente à segregação urbana é a existência da cidade planejada e servida de todos os serviços urbanos onde mora a população rica e a criminalidade não existe.
(__) A violência urbana apresenta índices de criminalidade que ocorrem somente no espaço ocupado pela cidade não planejada e periférica, onde vive a população mais pobre.
(__) A segregação espacial é provocada pela segregação econômica tendo em vista que as classes menos favorecidas habitam, em sua maioria, na periferia, em que a infraestrutura deixa a desejar.
(__) Quanto mais avança a violência urbana, mais se observam investimentos do setor imobiliário na construção de condomínios privados, pois vendem a "imagem" de tranquilidade e segurança.
Assinale a sequência correta.
A) F, V, F, V
B) V, V, F, F
C) F, F, V, V
D) V, F, F, V
3. (FCC 2016) O cultivo da soja no Mato Grosso,
A) caracteriza-se pelo emprego de moderna tecnologia, incluindo o tipo de maquinário envolvido, o uso de biotecnologia, a pesquisa da transgênese e outros investimentos que tornaram o Brasil o maior produtor mundial.
B) teve notável crescimento nas últimas décadas do século XX, sendo o produto agrícola que mais se expandiu em âmbito nacional, mas atualmente sofre uma crise resultante da concorrência oferecida por novos países produtores, como o Canadá.
C) iniciou-se concomitantemente às primeiras levas de assentamento de migrantes do sul na região, favorecendo a economia familiar, a descentralização de recursos e somando, com a produção gaúcha, o mais alto volume de exportações de grãos do Brasil.
D) continua em franca expansão em direção ao Norte e ao Nordeste, em função das grandes demandas de importação existentes por parte de países como Argentina, China e Estados Unidos, os principais compradores desse produto brasileiro.
E) ocupa a maior área plantada do Estado, tem parte da produção destinada à fabricação de rações para animais e conta com certo crescimento de seu consumo nos hábitos de alimentação do brasileiro, ainda que existam polêmicas sobre os benefícios desse grão à saúde.
4. (FCC 2016) Sobre o processo de urbanização do Estado do Mato Grosso, considere.
I. O processo acelerado de urbanização do Mato Grosso teve início na década de 1960, durante o governo de Juscelino Kubitschek, que tinha como uma de suas metas o desenvolvimento da agropecuária na porção central do Brasil.
II. O processo de urbanização no Estado foi estimulado como estratégia de ocupação, controle e incorporação da fronteira agrícola nas últimas décadas do século XX.
III. A urbanização de Mato Grosso, diferente do que ocorreu com outras áreas do Brasil, não foi ligado à industrialização, mas à ocupação do campo.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I e III.
B) I.
C) I e II.
D) II e III.
E) III.
5. (FCC 2016) Toda a extensa rede hidrográfica que serve o Estado de Mato Grosso, abrange grande parte das duas maiores bacias hidrográficas do Brasil − Amazônica e Platina, cujas águas se acham separadas pelas
A) Chapada dos Parecis e Serra Azul.
B) Chapada dos Guimarães e Serra Formosa.
C) Serra de Santa Bárbara e Serra do Roncador.
D) Serra Formosa e Chapada dos Parecis.
E) Serra do Roncador e Serra dos Apiacás.
GABARITO
1:E - 2:C - 3:E - 4:D - 5:A
1. (FCC 2016) Sobre atividades econômicas do Mato Grosso, considere:
I. A borracha natural tem sido foco de incentivos do Governo, que quer agregar valor à borracha produzida no Estado, com beneficiamento e industrialização.
II. Extensas áreas do extremo norte do Estado têm sofrido desmatamento do cerrado para a expansão da soja e da cana-de-açúcar.
III. O Estado se apresenta como o maior produtor de diamante do Brasil e também se destaca pelas pedras coradas, como a ametista, o quartzo rosa, a ágata e a turmalina que fazem nascer importante setor joalheiro. Está correto somente o que se afirma APENAS em
A) I e III.
B) I.
C) I e II.
D) II e III.
E) III.
2. (FCC 2016) Considere as afirmações sobre a população mato-grossense.
I. Embora a densidade demográfica média do Estado seja de pouco mais de 3 hab/km², é possível se encontrar vários Municípios com densidade demográfica superior a 30 hab/km².
II. Com uma esperança média de vida de 73,9 anos, observa-se que o grupo feminino apresenta maior longevidade.
III. Nos últimos recenseamentos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística − IBGE tem-se observado redução contínua da população com idade superior a 60 anos.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I e III.
B) I e II.
C) II.
D) II e III.
E) III.
3. (FCC 2016) A história do Mato Grosso é permeada por alguns momentos nos quais evidenciam-se tensões decorrentes de conflitos entre as elites político-econômicas provocando mudanças significativas no âmbito administrativo. Um episódio característico foi
A) o capítulo da Rusga, no fim do século XIX, que foi a cisão entre os grupos liberais e conservadores, defensores, respectivamente, da centralização e da descentralização da administração da província.
B) a guerra pela independência do Mato Grosso, no começo do século XIX, que dividiu a elite entre defensores da monarquia portuguesa e favoráveis à proclamação da república mato-grossense.
C) o conflito local resultante da criação da Sociedade dos Zelosos, logo após a abdicação de Dom Pedro, por ser esta uma instituição maçônica que fazia oposição ao governo regencial, apoiado pela oligarquia rural.
D) a reação de setores das elites à criação da Liga Norte-mato-grossense, logo após a Guerra do Paraguai quando o governo de Cuiabá constatou os anseios separatista da parte sul do Estado.
E) a campanha pela autonomia da parte sul, que se fortaleceu nos anos 1970, e se valia de diversos argumentos, como a unidade local existente entre as cidades do Bolsão Sul-mato-grossense.
4. (FCC 2016) Sobre o agronegócio em Mato Grosso, considere.
I. O espaço rural mato-grossense, que já nasce diferenciado, sente os efeitos do agronegócio que se manifesta através do crescimento da renda no campo sobre a indústria e os serviços.
II. A expansão do agronegócio tem possibilitado a reformulação da histórica estrutura fundiária, pois tem sido observada a redução do número e extensão dos latifúndios.
III. Uma das críticas ao agronegócio é a degradação ambiental, tanto com a utilização de monoculturas e de químicas para a correção da acidez do solo, característico do cerrado, como com o uso dos defensivos agrícolas.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I e III.
B) I e II.
C) I.
D) II e III.
E) III.
5. (FCC 2016) Segundo o Censo 2010, realizado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística − IBGE, a população mato-grossense era constituída por 51,05% de homens e 48,95% de mulheres. Estes dados revelam
A) a importância dos migrantes, predominantemente homens.
B) a maior expectativa de vida do grupo masculino em relação ao feminino.
C) o aumento da migração das mulheres em direção ao Sul e Sudeste.
D) característica semelhante à encontrada em outros Estados brasileiros.
E) a melhoria das condições de vida que se reflete na taxa de mortalidade geral.
GABARITO
1:A - 2:B - 3:E - 4:A - 5:A
1. (FMP Concursos 2015) Sobre o mapa físico e político do estado do Mato Grosso, assinale a afirmativa correta.
A) O mapa político do Mato Grosso conta, atualmente, com 182 municípios.
B) O Mato Grosso limita-se ao norte com os estados de Rondônia, Amazonas e Pará.
C) O estado do Mato Grosso funciona como um divisor de águas das bacias do Amazonas, do Tocantins –Araguaia e do Paraná-Paraguai.
D) A criação do estado do Mato Grosso ocorreu com a promulgação da Constituição de 1988.
E) O Pantanal mato-grossense localiza-se no sudeste do Mato Grosso.
2. (UFMT 2015) As áreas urbanas do estado de Mato Grosso se consolidaram de diferentes formas durante o processo de expansão da fronteira agrícola. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) Até o início dos anos 1970, o perímetro urbano de Cuiabá não tinha sofrido alterações significativas; apenas nas décadas seguintes, e para suportar a explosão demográfica e a pressão da população residente e migrante, o poder público delimitou áreas urbanas e de expansão.
(__) A transformação do aspecto urbano de Várzea Grande, nos anos 1970 e 1980, foi possível em face da disponibilização de lotes urbanos, antigas terras devolutas municipais e do aumento do número de loteamentos.
(__) Cáceres se destacou durante os anos 80 do século XX, pelos avanços na produção de grãos na fronteira agrícola e pelo expressivo aumento da área urbana, o que acarretou demandas na infraestrutura como saneamento básico e habitação.
Assinale a sequência correta.
A) V, F, V
B) V, V, F
C) F, F, V
D) F, V, F
3. (UFMT 2015) Sobre os aspectos econômicos do estado de Mato Grosso, assinale a afirmativa correta.
A) O maior contingente populacional reside nas áreas rurais onde se encontra a maior oferta de emprego, o que reflete as consequências do estilo de desenvolvimento adotado.
B) A agropecuária é a principal atividade econômica e se caracteriza pela alta rentabilidade na exportação de commodities e liderança na produção de grãos.
C) Devido à alta produtividade e à moderna tecnologia, o setor industrial lidera as exportações direcionadas ao mercado asiático.
D) O rebanho bovino do Estado é pouco expressivo com a utilização de mão de obra especializada em larga escala.
4. (FGV 2015) Sobre as unidades geomorfológicas do Estado de Mato Grosso, analise as afirmativas a seguir.
I. A chapada do Guimarães é formada por terrenos cristalinos recobertos parcialmente por lavas vulcânicas fortemente erodidas.
II. O planalto e a chapada dos Parecis estendem-se no sentido leste-oeste, exercendo a função de divisor de águas entre a Bacia Amazônica e a do rio Paraguai.
III. O Pantanal mato-grossense é uma extensa planície de acumulação, com topografia plana, na qual, durante o verão, o fluxo das águas que vertem para o rio Paraguai supera sua capacidade de escoamento.
Assinale:
A) se somente a afirmativa I estiver correta.
B) se somente a afirmativa III estiver correta.
C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
5. (FMP Concursos 2015) O estado do Mato Grosso insere-se no domínio morfoclimático em que predominam verões chuvosos e invernos secos. A vegetação dominante é composta por dois estratos: um arbóreo-arbustivo e outro herbáceo-arbustivo. O estado do Mato Grosso pertence ao domínio morfoclimático conhecido como:
A) das pradarias.
B) das florestas tropicais.
C) dos cerrados.
D) das floretas caducifólias.
E) dos campos.
GABARITO
1:C - 2:B - 3:B - 4:E - 5:C
1. (FMP Concursos 2015) Na porção nordeste-leste do Mato Grosso, localiza-se a cidade de Barra do Garças no entroncamento da BR 158 e da BR 070. Considere as assertivas sobre os conflitos de terra nessa porção do território mato-grossense.
I. Há muitos posseiros e terras griladas que geram permanente tensão social.
II. Nessa região, os parques e reservas indígenas são preservados e não se constituem em áreas de invasão.
III. Os migrantes sulistas chegados há pouco tempo fazem germinar um novo tipo de regionalismo, que está associado a ideias separatistas.
IV. Os focos de tensão estão associados à criação de cooperativas agrícolas vinculadas à agricultura familiar.
Estão corretas apenas:
A) I e II.
B) I e III.
C) II, e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
2. (UFMT 2015) O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é um dos principais atrativos turísticos do estado de Mato Grosso. Sobre esse local, analise as afirmativas.
I - Integra a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, protegendo as cabeceiras do rio Cuiabá, um dos principais formadores do Pantanal Mato-grossense, apresenta cachoeiras e cavernas que atraem turistas para o local.
II - No parque predomina a vegetação de florestas e as principais atrações resultam do relevo da região, de baixa altitude e elevada latitude, que forma atrativos como o canyon denominado Portão do Inferno.
III - O córrego da Salgadeira está localizado na parte baixa dos contrafortes da Chapada, sua denominação deve-se aos antigos viajantes que ali salgavam a carne e expunham ao sol para secar; a carne de sol integra a tradição cultural mato-grossense até os dias atuais.
Está correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I e III, apenas.
D) I, II e III.
3. (UFMT 2015) A Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (RMVRC) envolve municípios com estreitas ligações. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) O município de Santo Antônio do Leverger está em processo de conurbação com a capital.
(__) Nossa Senhora do Livramento exibe sólidas relações socioeconômicas e culturais com o município de Várzea Grande.
(__) A centralização da oferta de bens e serviços está nos municípios de Rosário Oeste e Acorizal.
(__) Várzea Grande possui população reduzida e dispersa, apresentando baixa taxa de urbanização, e crescimento urbano em direção ao município de Poconé.
Assinale a sequência correta.
A) V, F, V, V
B) F, F, V, V
C) F, V, F, V
D) V, V, F, F
4. (UFMT 2015) Mato Grosso é um estado com grande parte da população procedente de outros estados do país. Sobre o assunto, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.
(__) A abertura dos grandes eixos rodoviários, especialmente a BR-163, Cuiabá-Santarém, foi um marco representativo da efetiva implantação dos projetos de colonização. Como consequência, ocorreu a multiplicação de novos municípios nas áreas de fronteira agrícola.
(__) Na década de 90 do século XX, na microrregião de Colíder, predominou a emigração de nordestinos seduzidos principalmente pelo enriquecimento fácil que o garimpo prometia.
(__) Durante o processo de expansão da fronteira agrícola, o estado poderia ser dividido, grosso modo, em duas porções: o norte, compondo uma área de maior dinamismo demográfico, e o sul, formando uma área mais consolidada e com menores taxas de incremento demográfico.
(__) Enquanto a população de localidades no extremo sul, como Alta Floresta e Alto Araguaia, cresceu a taxas elevadíssimas nos anos 90, nas regiões mais ao norte isso não ocorreu, com exceção de Cáceres e Campo Verde, que cresceram a taxas superiores a 2% ao ano.
Assinale a sequência correta.
A) V, V, F, F
B) F, F, V, V
C) V, F, V, F
D) F, V, F, V
5. (UFMT 2015) A vegetação do estado de Mato Grosso varia de acordo com a localização geográfica. Sobre o assunto, analise as assertivas.
I - Ao sul da capital, Cuiabá, a vegetação encontrada originalmente era o cerrado, com características e biodiversidade próprias. Porém, com o avanço da agricultura, grande parte da área antes coberta pelo cerrado transformou-se em plantações principalmente de soja ou algodão.
II - Ao norte do Estado encontra-se o Pantanal, com predominância de vegetação com árvores altas e raízes profundas, sendo utilizado pela pecuária intensiva.
III - No sudoeste do Estado predomina a vegetação de transição caracterizada pela presença de gramíneas. A prática da queimada otimiza a produção de feijão e algodão em larga escala.
Está correto o que se afirma em
A) II e III, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I, apenas.
D) III, apenas.
GABARITO
1:B - 2:C - 3:D - 4:C - 5:C
1. (FMP Concursos 2015) NÃO se constitui um dos irradiadores da influência geopolítica do Mato Grosso e em consequência da região Centro-Oeste:
A) a localização geográfica
B) a presença do MERCOSUL.
C) as bacias hidrográficas do Paraguai e Paraná.
D) as estradas voltadas para o porto de Paranaguá e Santos.
E) os portos bolivianos.
2. (FMP Concursos 2015) O Parque Nacional do Xingu, localizado no Mato Grosso, possui as seguintes características:
A) Terras com demarcação homologada em que vivem doze povos indígenas com línguas e culturas diferentes em harmonia.
B) Terras demarcadas mediante a fixação de marcos em que vive a tribo dos xavantes.
C) Terras identificadas como pertencentes aos indígenas e que possuem jazidas de ouro e diamantes explorados por garimpeiros contratados.
D) Terras em fase de regularização pelo Governo Federal em que as tribos elaboraram os princípios de um pan-indigenismo autóctone e igualitarista.
E) Terras demarcadas por decreto presidencial em que os indígenas vivem da extração da borracha e estão organizados em cooperativas.
3. (FMP Concursos 2015) Tendo em vista a expansão da população brasileira para o Mato Grosso, no século XX, considere as seguintes assertivas:
I. Getúlio Vargas organizou a “Marcha para o Oeste", contemplando a região Centro-Oeste com dois projetos de colonização: um, na cidade de Ceres em Goiás, e outro, em Dourados, no atual Mato Grosso do Sul.
II. Na década de 50, o Plano de Metas (1956-1961) do governo Juscelino Kubitscheck determinou a implantação de importante malha rodoviária e infraestrutura no Centro-Oeste, caracterizando-se pelas novas frentes de agricultura comercial e bovinocultura tecnificada, assim como as frentes especulativas.
III. O estado do Mato Grosso não se destaca na produção de soja, milho e gado de corte, porque as rodovias implantadas no estado são insuficientes para o escoamento da produção em caráter comercial. Estão corretas apenas:
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.
4. (UFMT 2015) Sobre aspectos da Geografia Física do estado de Mato Grosso, assinale a afirmativa INCORRETA
A) Há três grandes biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Ao norte, o estado é coberto por floresta equatorial, a Floresta Amazônica.
B) O principal divisor de águas de Mato Grosso é o Planalto dos Parecis que divide as águas que correm para três bacias hidrográficas: Amazônica, Platina e do Araguaia-Tocantins.
C) De maneira geral, o relevo é composto por chapadas e planaltos na região central, planícies a oeste, planaltos residuais ao norte e depressões ao sul do estado.
D) O clima no estado caracteriza-se como temperado com variações na direção sul, chegando a atingir temperaturas elevadas devido às massas de ar frequentes nos meses de agosto e setembro.
5. (UFMT 2015) O que se denominou “Marcha para o Oeste” foi
A) a marcha da Coluna Prestes pelo interior de Mato Grosso, chamando o povo para a insurgência contra o Governo Federal.
B) a viagem de Mário de Andrade por Mato Grosso com artistas estrangeiros durante sua fase modernista.
C) a incursão das forças armadas brasileiras contra os insurgentes da Rusga visando a sua destruição.
D) o projeto do governo Getúlio Vargas no período do Estado Novo, para integrar e desenvolver o interior do Brasil, inclusive o estado de Mato Grosso.
GABARITO
1:E - 2:A - 3:D - 4:D - 5:D
1. (FMP Concursos 2015) Tendo em vista a fundação de Cuiabá e a ocupação do Mato Grosso considere as seguintes assertivas.
I - A cidade de Cuiabá, além de outras cidades do Mato Grosso, foi fundada na época da descoberta do ouro e diamantes nessa região.
II - Com o esgotamento da atividade extrativa, a área citada passou por um longo período de estagnação econômica.
III - As principais atividades econômicas dos povoados mato-grossenses, pós época aurífera, eram a pecuária extensiva, a extração rudimentar de madeira e a pequena agricultura de alimentos.
IV - A fundação de Rondonópolis, nas proximidades de Cuiabá, no final do século XIX, reforçou a posição da capital mato-grossense. Estão corretas apenas:
A) I, II e III.
B) II, III e IV.
C) I, III e IV.
D) I e II.
E) II e IV.
2. (UFMT 2015) As características naturais do estado de Mato Grosso são constantemente impactadas pelas atividades econômicas desenvolvidas. Sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) O Bioma Cerrado é composto por árvores baixas com troncos retorcidos, folhas e cascas grossas, além de uma vasta vegetação rasteira formada por capins nativos e arbustos; a ocorrência de incêndios devido às técnicas de manejo agropecuário pode ocasionar múltiplos danos à vegetação, à fauna e à saúde humana.
B) Há no estado nascentes das três maiores bacias hidrográficas do país, cujas principais fontes de poluição resultam, entre outros fatores, dos esgotos domésticos, despejos industriais e das águas do retorno de irrigação.
C) A planície mato-grossense é formada por chapadões com a função de divisores de águas de importantes bacias hidrográficas cujas Áreas de Preservação Permanentes encontram-se intocadas.
D) O Bioma Pantanal é recoberto por uma vegetação característica com predominância do Cerrado cujo desmatamento para estabelecimento de pastagens cultivadas pode levar à perda de áreas nativas e da biodiversidade.
3. (FMP Concursos 2014) Indique a opção que contém a relação completa de estados e/ou países que fazem fronteira com o Mato Grosso.
A) Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Minas Gerais, Rondônia, Tocantins além da Bolívia
B) Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins além da Bolívia.
C) Pará, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, além da Bolívia e do Paraguai.
D) Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins além do Paraguai.
E) Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins além da Bolívia.
4. (FUNCAB 2014) O Estado de Mato Grosso, em razão de sua localização e de sua vasta extensão territorial, é ocupado naturalmente por diferentes formações vegetais. Assinale a alternativa que indica os três principais biomas que formam o espaço natural de Mato Grosso.
A) Caatinga, Mata de Cocais e Pantanal.
B) Cerrado, Restingas e Araucária.
C) Mata de Araucária, Cerrado e Pradarias.
D) Amazônia, Pradarias e Caatinga.
E) Pantanal, Amazônia e Cerrado.
5. (FUNCAB 2013) Localizado na região Centro-Oeste do país, o Mato Grosso é o terceiro Estado brasileiro em superfície. É correto afirmar que o Estado:
A) concentra as atividades econômicas na agropecuária e no extrativismo vegetal, não contando com reservas minerais para exploração.
B) apresenta estrutura fundiária pouco concentrada.
C) é quase totalmente revestido por vegetação do Cerrado.
D) conta com indústrias que se baseiam nas fábricas de produtos vegetais ou agrícolas, como milho e soja.
E) possui baixa densidade demográfica, embora seja um dos mais populosos do país.
GABARITO
1:A - 2:C - 3:E - 4:E - 5:D
1. (FGV 2013) A divisão do estado de Mato Grosso em dois estados, com a consequente criação do estado de Mato Grosso do Sul ocorreu
A) na República Velha, em 1906.
B) na Era Vargas, em 1930.
C) no Estado Novo, em 1942.
D) no Regime Militar, em 1977.
E) na Nova República, em 1987.
2. (FGV 2013) Sobre o processo de divisionismo que caracterizou a formação territorial e política do Estado do Mato Grosso, analise as afirmativas a seguir.
I. Em 1892, ocorreu uma tentativa separatista de Mato Grosso em relação à República dos Estados Unidos do Brasil, para criar o Estado Livre da República Transatlântica.
II. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, o sul do Estado criou uma região autônoma, o Estado de Maracajú.
III. No final da década de 1970, o presidente Ernesto Geisel criou o Estado de Mato Grosso do Sul, após consulta plebiscitária à população.
Assinale:
A) se somente a afirmativa I estiver correta.
B) se somente a afirmativa II estiver correta.
C) se somente a afirmativa III estiver correta.
D) se somente a afirmativa I e II estiverem corretas.
E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
3. (FGV 2013) O território mato-grossense é o resultado de transformações socioespaciais, em parte decorrentes das principais atividades econômicas desenvolvidas na região Centro-Oeste. A moderna sojicultura foi, desde a segunda metade do século XX, uma das principais causas desse dinamismo.
Assinale a alternativa que caracteriza corretamente um aspecto relacionado às transformações trazidas pela moderna sojicultura mato-grossense.
A) A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré tornou o cultivo da soja uma commodity a ser negociada no mercado globalizado.
B) A degradação ambiental do bioma cerrado resultou da erosão e da impermeabilização do solo, com o agravamento do fornecimento hídrico em função das exigências de irrigação, entre outros.
C) A produção de soja se concentrou em municípios cuja vegetação permitiu o desenvolvimento deste agronegócio, como é o caso do bioma Pantanal, do município de Sorriso.
D) O impacto social, com a progressiva colonização das terras do Centro-Oeste com base em um modelo de pequena propriedade familiar, está associado a um projeto de reforma agrária.
E) A introdução da sojicultora no Brasil ocorreu no contexto da imigração japonesa nos estados da região Centro-Oeste, para desenvolver culturas não tradicionais de exportação.
4. (UNEMAT 2008) Por Mato Grosso ser um Estado com características históricas, sociais, culturais e principalmente pelas dimensões territoriais, em 2005 desencadeou-se uma discussão entre as lideranças políticas e empresarias, por uma nova divisão territorial do Estado. Nesse sentido, os movimentos pró-divisão que tramitam no Congresso Nacional pretendem criar novos estados em Mato Groso.
Assinale a alternativa que corresponde com todas as denominações das divisões dos novos estados.
A) O território Federal do Araguaia, O Estado do Araguaia e O Estado de Mato Grosso do Norte.
B) O território Federal do Araguaia, O Estado do Araguaia e O Estado de Mato Grosso do Norte e o Estado do Pantanal.
C) O território do Meio Norte, O Estado do Araguaia e O Estado do Leste Mato Grosso.
D) O território Federal do Araguaia, O Estado do Meio Norte de Mato Grosso e O Estado do Pantanal.
E) O território Federal do Araguaia, O Estado do Araguaia e O Estado do Meio Norte de Mato Grosso.
5. (UNEMAT 2008) No Estado de Mato Grosso as atividades agropecuárias são praticadas predominantemente.
A) No Planalto e Chapada dos Parecis, Planalto dos Alcantilador e Chapada dos Guimarães, a pecuária de corte e agricultura diversificada e de subsistência; na Depressão Alto Paraguai, a cana-de-açúcar e pastagem, na região de Barra dos Bugres; nos Planaltos do Jauru e de Tapirapuã, a cana-de-açúcar, agricultura diversificada e pecuária.
B) No Planalto e Chapada dos Parecis, Planalto dos Alcantilados e Chapada dos Guimarães, a produção de soja, milho e algodão; na Depressão do Alto Paraguai, a cana-de-açúcar, soja e algodão; nos Planaltos de Jauru e Tapirapuã, a produção de gado de corte.
C) No Planalto e Chapada dos Parecis predominam as culturas de soja e cana-de-açúcar; no Planalto dos Alcantilados, a soja; na Chapada dos Guimarães, soja, algodão e milho; na Depressão do Alto Paraguai; a cana-de-açúcar, de soja e pecuária; nos Planaltos do Jauru e de Tapirapuã a produção de grãos e pecuária.
D) No Planalto e Chapada dos Parecis, as culturas de soja e milho; no Planalto dos Alcantilados, a soja e algodão; na Chapada dos Guimarães, milho, soja e pecuária; na Depressão do Alto Paraguai predominam as pastagens e cana-de-açúcar, e nos Planaltos do Jauru e de Tapirapuã, as lavouras diversificadas e criação de gado leiteiro e de corte.
E) No Planalto e Chapada dos Parecis, Chapada dos Guimarães e Planalto dos Alcantilados cultivam- se principalmente soja, milho e algodão; na Depressão do Alto Paraguai e nos Planaltos do Jauru e de Tapirapuã, predominam as culturas de cana-de-açúcar e pastagens na região de Barra do Bugres; grãos e pastagens em Tangará da Serra e agricultura diversificada, pecuária leiteira e de corte em Mirassol do Oeste, Jauru e Araputanga.
GABARITO
1:D - 2:D - 3:B - 4:B - 5:E

0 Comentários