1. (Unitau) As assembleias constituintes de 1987 davam direito aos cidadãos de apresentarem propostas e emendas ao texto constitucional. Nesse sentido, foram intensas as pressões dos grupos organizados para representar interesses setoriais junto ao Congresso Constituinte e forçar suas decisões de acordo com esses interesses. Esses grupos eram chamados de:
a) lobbies.
b) constituintes.
c) reformistas.
d) interventores.
e) relatores.


2. (Unitau) Recentemente, tem havido no país um crescimento do número de movimentos grevistas. Esses movimentos têm como principal reivindicação:
a) reajustes reais de salário, isto é, salários que possam superar o custo de vida.
b) o direito de se organizarem através de uma entidade representativa.
c) o direito ao FGTS e salário desemprego.
d) a legalidade dos movimentos reivindicatórios e da greve.
e) melhores condições de trabalho, direito à recreação e à alimentação fornecida pela empresa.


3. (Unitau) Muitos planos econômicos ocorreram nos anos 80, exceto o:
a) Plano de Metas.
b) Plano Cruzado.
c) Plano Collor.
d) Plano Bresser.
e) Plano Verão.


4. (Unitau) O Brasil vive uma crise econômica há quase duas décadas, que tem como um de seus mais perversos efeitos a inflação. Para combatê-la, têm-se elaborado vários planos econômicos, dos quais o primeiro foi o:
a) Plano Collor.
b) Plano Salte.
c) Plano Cruzado.
d) Plano Cavallo.
e) Plano FHC.


5. (Unitau) A maioria das pessoas depende dos salários para sobreviver. A queda do nível salarial tem sido um fato real. Isso se deve:
a) aos salários que são reajustados em níveis que ficam abaixo dos aumentos do custo de vida.
b) à população que tem aceitado passivamente as imposições do esquema produtivo.
c) à jornada diária de um trabalhador brasileiro que é muito pequena se comparada com a de um trabalhador norte-americano.
d) ao Estado que não permite reivindicações trabalhistas.
e) aos trabalhadores brasileiros que não têm uma entidade representativa que possa encaminhar suas reivindicações.


6. (Unesp) Em seu discurso, ao lançar o plano econômico, o presidente descreveu a inflação como "o inimigo público número um". O plano obteve imediato apoio da população e, da noite para o dia, o presidente e o ministro Funaro se tornaram heróis nacionais. O povo entrava nos supermercados, verificava os preços e denunciava os gerentes quando notava que algum produto havia sido remarcado irregularmente. O texto anterior refere-se ao Plano:
a) Verão
b) Cruzado
c) Collor 
d) Bresser
e) Campos-Bulhões


7. (Puccamp) " ... embora a vontade política do presidente Itamar, dos ex-ministros Fernando Henrique Cardoso e Rubem Ricúpero tenha implantado a primeira fase do Plano Real com sucesso, sem a segunda fase (...) o Plano não será bem sucedido..." Pelo programa econômico divulgado pelo Governo o sucesso da segunda fase a que o texto se refere implica em:
a) ampliar a representação dos Estados no Senado e reestruturar o poder Judiciário.
b) mudanças na legislação trabalhista nas esferas federal, estadual e municipal.
c) reformas estruturais nos sistemas tributário, previdenciário e na administração pública.
d) estimular a criação de mecanismos de proteção ao consumidor e privatizar as empresas públicas. 
e) centralizar as decisões de política monetária nas instituições financeiras privadas.


8. (Cesgranrio) A grave crise do sistema de saúde refletida no noticiário da imprensa está relacionada à implantação do SUS (Sistema Unificado de Saúde), estabelecido pela Constituição de 1988, que preconiza:
a) a centralização do atendimento médico pelo INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social), subordinado ao Ministério da Saúde.
b) a transferência da rede de atendimento aos Municípios e supletivamente aos Estados, cabendo à União o repasse das verbas.
c) a universalização do atendimento médico pela rede pública e privada, através dos Seguros de Saúde, controlados pelo governo.
d) a vinculação do atendimento médico ao sistema de seguridade social gerido pelo Ministério da Previdência Social.
e) a total descentralização do sistema com a transferência aos Estados e Municípios de todas as suas etapas, desde a arrecadação das contribuições até a prestação dos serviços.


9. (Fatec) No mesmo dia da morte de Tancredo Neves, José Sarney assumiu a Presidência da República do Brasil. O consenso sobre o processo democrático foi uma das válvulas mestras que impulsionaram Sarney a enviar ao Congresso, em maio de 1985, uma série de medidas democratizantes, transformadas em lei. Com essas medidas,
a) restabeleceram-se as eleições diretas para prefeito das capitais, das áreas consideradas de segurança nacional e das estâncias hidrominerais.
b) restabeleceram-se as eleições diretas para presidente e vice, e consequentemente manteve-se o colégio eleitoral.
c) criou-se a Lei Falcão, que permitiu a propaganda eleitoral nos veículos de comunicação, principalmente tevê e rádio.
d) apesar da liberdade de organização de novos partidos políticos, não foi permitida a legalização dos partidos que viviam na clandestinidade.
e) restabeleceram-se as eleições diretas para prefeitos, mas não para a Presidência da República.


10. (Mackenzie) O movimento dos estudantes "caras pintadas", clamando por ética e moralidade na vida pública, está relacionado com qual acontecimento da história política brasileira?
a) O apoio popular à emenda constitucional que estabelecia as eleições diretas para presidente.
b) Os sucessivos choques econômicos - "Plano Cruzado", "Plano Bresser" e "Plano Verão" - promovidos pelo governo Sarney.
c) A C.P.I. da Câmara, que investigou as denúncias referentes à Comissão de Orçamento e favorecimento a grandes construtoras.
d) A privatização das Companhias estatais - Vale do Rio Doce, USIMINAS e Petrobrás.
e) Denúncias de que o Presidente da República estava envolvido com correntistas fantasmas, maquiagens contábeis e notas frias.


11. (Mackenzie) Em 29 de setembro de 1992, o presidente Collor de Mello era afastado do poder. Três meses depois, o Senado aprovava a perda de mandato e suspensão dos direitos políticos por oito anos. Dentre as causas deste desfecho apontamos: 
a) a vasta cadeia de denúncias pela imprensa, escândalos, desemprego e recessão.
b) o fracasso total no processo de privatização da economia e liberalização de preços.
c) a forte oposição do governo a um modelo neoliberal.
d) a hiperinflação que não pôde ser evitada, gerando forte crise social.
e) a pressão dos grupos financeiros, visando a renegociação da dívida externa.


12. (Mackenzie) Quatro meses após seu lançamento, o plano econômico começou a despencar; produtos desapareciam do mercado, estocagem especulativa, desobediência ao congelamento e fracasso da operação "caça ao boi gordo no pasto". O plano descrito anteriormente pertence à História recente da república e foi denominado:
a) Plano Bresser.
b) Plano Salte.
c) Plano Cruzado.
d) Plano Collor.
e) Plano Real.


13. (Unirio) O retorno do Brasil ao regime democrático, na década de 80, teve como um dos seus marcos mais significativos a(o):
a) vitória do movimento pela eleição direta para Presidente da República.
b) eleição de Fernando Collor pelo Colégio Eleitoral.
c) eleição de Tancredo Neves com o apoio do último governo militar.
d) promulgação da nova Constituição, em 1988.
e) movimento dos "caras pintadas", a favor do "impeachment" de Fernando Collor.


14. (Puccamp) "Apesar do grande crescimento e diversificação da economia brasileira durante os anos do Regime Militar, o país chegou à Nova República com uma difícil herança econômica: (...) uma inflação sem controle e taxa de crescimento negativa. (...) Para conter a inflação os governos do período de redemocratização lançam sucessivos planos de estabilização e saneamento..."
Em relação aos planos a que o texto se refere pode-se citar os nomes de
a) André Lara Resende e Jânio de Freitas.
b) João Paulo dos Reis Veloso e Pérsio Arida.
c) Octávio Gouvêa de Bulhões e Celso Furtado.
d) Dilson Funaro e Luis Carlos Bresser Pereira.
e) Roberto de Oliveira Campos e Antônio Delfim Netto


15. (Puccamp) "Estudos mostram avanço positivo do Plano Real: com a queda da inflação e o crescimento econômico, o País reduziu significativamente o número de miseráveis. (...) é fundamental, no entanto, que não se cometa o erro absurdo e imperdoável de avaliar que já somos menos injustos..." Tendo em vista a realidade brasileira pode-se afirmar, a partir das ideias do texto, que
a) apesar dos aspectos positivos, possuímos uma das maiores desigualdades de renda do mundo.
b) a queda da inflação foi acompanhada pela redução no consumo de bens das camadas populares. 
c) o crescimento econômico permitiu solucionar o problema do déficit habitacional nos grandes centros.
d) a população situada na categoria de miseráveis é pequena e concentrada nas zonas rurais. e) a injustiça social permanece, pois os índices de analfabetismo foram reduzidos apenas para 50% do total de habitantes.


16. (Fatec) Sobre o governo do Presidente Itamar Franco considere as seguintes afirmações:
I - Embora os graves problemas sociais e econômicos continuassem a exigir providências, o grande debate político dava-se em torno da definição das futuras candidaturas para presidente da república. 
II - Após a realização do plebiscito que decidiu sobre o regime e a forma de governo que deveriam vigorar no país, a revisão constitucional (questão de fundamental importância) não foi adiante. 
III - A culminância da atuação do Ministério da Fazenda deu-se com a implantação de um novo plano econômico: o Plano Real. Tratava-se de um conjunto de medidas que deveriam recuperar a moeda e promover a estabilidade da economia.
Dessas afirmações:
a) apenas a II e a III são corretas.
b) apenas a I e a III são corretas.
c) apenas a I e a II são corretas.
d) apenas a I é correta.
e) todas são corretas.


17. (Puccamp) A vitória da oposição nas eleições presidenciais, em 1985, foi favorecida pelo "Movimento Diretas Já", de 1984, porque
a) a oposição teve o apoio dos setores dissidentes das Forças Armadas.
b) os movimentos populares de sindicatos e estudantes apoiaram os candidatos da oposição.
c) a anistia reordenou o quadro partidário.
d) extinguiram-se os dois partidos do período militar, a Arena e o MDB.
e) a oposição recebeu o apoio da dissidência do Partido do Governo.


18. (Puccamp) Visando a implementar medidas políticas, Sarney enviou ao Congresso a Emenda Constitucional nº 25 que ficou logo conhecida como Emendão. Por ela foram aprovadas, dentre outras,
a) a manutenção das eleições indiretas para prefeitos das capitais, das estâncias hidrominerais e das áreas consideradas de segurança nacional.
b) a liberalização das atividades sindicais, acabando-se com as intervenções governamentais nos sindicatos.
c) a proibição da organização partidária com a impossibilidade de legalização dos partidos.
d) a manutenção da proibição do direito de voto aos analfabetos.
e) a proibição de acesso à TV para propaganda, pelo partido político da oposição.


19. (Fatec) Nos itens abaixo estão relacionadas medidas governamentais.
I. Reforma Agrária, Reforma Previdenciária e Estatização.
II. Reforma Agrária, Política de Privatização, Reforma do Sistema Previdenciário.
III. Reforma do Sistema Eleitoral, Política de Privatização, melhoria da arrecadação de impostos.
IV. Reforma do Sistema Eleitoral, Reforma Agrária, Reforma da Justiça do Trabalho.
V. Reforma do Sistema Eleitoral, aumento do número de Impostos, criação de empresas para a construção de Casas Populares.
Constituem medidas propostas pelo governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso para implementar o Plano Real e propiciar o crescimento econômico do Brasil as indicadas
a) nos itens I, II, III, IV e V.
b) apenas nos itens I e II.
c) apenas nos itens II e III.
d) apenas nos itens IV e V.
e) apenas nos itens I, II e IV


20. (Mackenzie) O confisco das contas bancárias descontentou todos os setores da população. A inflação não foi controlada e o desemprego cresceu. O serviço público desorganizou-se, a abertura para o capital estrangeiro e o fechamento de Estatais faziam parte do plano e do governo, respectivamente:
a) Plano Collor - governo Collor de Mello.
b) Plano Cruzado - governo José Sarney.
c) Plano Bresser - governo Itamar Franco.
d) Plano Real - governo Fernando Henrique Cardoso.
e) Plano de Metas - governo Juscelino Kubitschek. 


21. (Uerj)
Nos barracos da cidade
ninguém mais tem ilusão
no poder da autoridade
de tomar a decisão
e o poder da autoridade
se pode não faz questão
se faz questão não consegue
enfrentar o tubarão
ôôô ôô
gente estúpida
ôôô ôô
gente hipócrita (...)
(Gilberto Gil e Liminha - Barracos)
A música de Gilberto Gil é do ano de 1985. Ela representa uma certa desilusão dos segmentos mais pobres da população brasileira com o que se convencionou chamar de Nova República. Esse sentimento pode ser relacionado com:
a) o fim do milagre econômico.
b) a continuação da crise econômica.
c) a eleição indireta de Tancredo Neves.
d) a manutenção das medidas de exceção.


22. (Ufpe) Durante o período dos governos militares (1964-1980) a inflação sofreu uma escalada vertiginosa. A partir do governo Sarney até o atual de FHC muitos planos econômicos foram propostos visando conter a inflação a retomar o desenvolvimento. Sobre os planos e suas características relacione as colunas a seguir:
1. Plano Cruzado
2. Plano Verão
3. Plano Collor
4. Plano Bresser
5. Plano Cruzado II
6. Plano Real
(__) retomada da negociação com FMI e suspensão da moratória; congelamento dos preços por apenas dois meses.
(__) liberação do congelamento de vários produtos e disparo do gatilho salarial, compensador da inflação.
(__) corte de três (3) zeros do cruzado velho produziu o cruzado novo. Houve também congelamento de preços.
(__) bloqueio das cadernetas de poupança e de contas correntes no valor de aproximadamente 85 bilhões de dólares.
(__) controle de preços, desindexação da economia e reestruturação do câmbio.
(__) congelamento de preços, explosão de consumo, desestímulo à poupança e declaração da moratória.

A sequência correta é:
a) 4, 5, 2, 3, 6, 1
b) 4, 1, 3, 2, 5, 6
c) 1, 5, 3, 2, 4, 6
d) 5, 2, 6, 1, 4, 3
e) 3, 5, 4, 2, 1, 6


23. (Puccamp) "Nesses 25 anos, acompanhei com entusiasmo cada fase da vida política nacional. Depositei fé no país em momentos como as Diretas Já, em 1984. Vibrei com a eleição, mesmo indireta, de Tancredo Neves e chorei com sua morte. No Plano Cruzado, fui fiscal do Sarney e fiquei nas filas do leite e da carne. Meu maior momento de descrença e pessimismo foi o confisco da poupança, promovido pelo assaltante que se instalou no Planalto. No ano passado fui para as ruas pedir sua saída."
Sobre o período relatado no texto (1968-1993) é correto afirmar que
a) a campanha das Diretas Já foi desencadeada após a morte de Tancredo Neves como reação à posse de José Sarney.
b) a Emenda Dante de Oliveira foi votada e rejeitada pelo Congresso em Brasília, com a capital sob estado decretado de emergência.
c) o confisco da poupança como parte do plano de estabilização da moeda pelo governo Collor foi a causa imediata do movimento pelo seu impeachment.
d) o voto direto para Presidente da República, retirado do cidadão brasileiro pelo Estado Novo, só lhe foi restituído pela Constituição de 1988.
e) o período da Ditadura Militar, tal como o da Ditadura Vargas, foi resultante de um golpe de Estado articulado pelo imperialismo norte-americano.


24. (Pucmg) A emenda constitucional que garantiu a reeleição presidencial no Brasil (1997) foi resultado:
a) da vontade popular, referendada em plebiscito.
b) de um conchavo entre governo e Congresso, apoiado pelas elites.
c) da união dos partidos de "esquerda", certos da vitória nas urnas.
d) da pressão dos movimentos sociais para consolidar a democracia.
e) de um esforço suprapartidário, visando ao bem comum.


25. (Ufrrj) Desde o início dos anos 90 o Brasil vem experimentando os efeitos das políticas adotadas pelos Governos Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. As principais características deste modelo político, considerado por muitos como neoliberal, são
a) o pleno emprego e o desenvolvimento econômico, com base nos investimentos estatais e nas parcerias com o setor financeiro.
b) o controle da inflação e da dívida pública, a partir da redução dos impostos, da negociação da dívida externa e da elevação salarial.
c) a redução da interferência do Estado na economia (Estado-mínimo), a abertura ao capital externo e às privatizações, além da redução de gastos do Estado, através de reformas constitucionais.
d) os investimentos exclusivos na política de bem-estar social, expressos nos assentamentos dos Sem Terra e na Ação da Cidadania Contra a Fome, privilegiando a redistribuição de renda e a permanência do homem no campo.
e) a valorização das organizações dos trabalhadores, visando construir parcerias na luta contra o desemprego.


26. (Mackenzie) Dentre os fatores que favoreceram a vitória, por reduzida margem de votos, de Fernando Collor de Mello sobre Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo turno das eleições em 1989, apontamos:
a) as táticas amedrontadoras de Collor sobre o eleitorado conservador, o confronto ideológico e o apoio da mídia.
b) a oposição do governo norte-americano ao candidato Collor de Mello, já que este se posicionava contra o modelo neoliberal.
c) a proposta social de Collor, francamente favorável à reforma agrária, e a defesa de um maior papel do Estado na economia.
d) a convicção de Lula de privatizar estatais e o discurso moralizante, assustaram os segmentos mais ilustrados da classe média.
e) Lula e Collor tinham em comum o apoio da massa, mas a proposta de Luiz Inácio Lula da Silva de abertura total do mercado, impediu o apoio da burguesia nacional à sua candidatura.


27. (Ufmg) Assinale a alternativa em que o contexto destacado está corretamente relacionado a uma manifestação cultural de resistência, de setores da sociedade brasileira, aos problemas vivenciados na época.
a) ERA VARGAS/ Desfiles de escolas de samba com enredos que criticavam Getúlio e seus assessores. 
b) GOVERNO JK / Telenovelas cujas tramas buscavam explicitar os problemas econômicos e sociais gerados pela política desenvolvimentista.
c) GOVERNO FHC / Grupos de 'rap' com denúncias do racismo, da falta de oportunidades econômicas e da miséria que assolam as grandes cidades.
d) GOVERNOS MILITARES / Pornochanchadas cinematográficas com roteiros que desmoralizavam as Forças Armadas e o regime implantado em 1964.


28. (Puccamp) Analise os textos.
"Diante dos documentos internacionais que começam a expor a verdadeira situação do Brasil, depois das reformas neoliberais da Constituição e da economia, o único álibi que os responsáveis pelo resultado clamoroso podem invocar é que o 'processo não está concluído'."
(Janio de Freitas. "Folha de S. Paulo". 19/09/99. Cad. 1. p. 5)
"Nos anos 80 e 90, sob o paradigma neoliberal, diluiu-se a 'legitimidade' dos projetos de desenvolvimento e debilitaram-se os Estados nacionais. Liberalização, desregulação e privatização passaram a constituir os pilares de uma suposta 'nova ordem' que promoveria a modernização e o progresso por força das virtudes da eficiência alocativa dos mercados de capitais".
(Luciano Coutinho. "Folha de S. Paulo", 12/9/99. Cad. 2. p. 2)
Os dois autores referem-se ao Projeto Neoliberal implantado no Brasil pelos últimos governos da Federação. A partir da análise dos textos, pode-se depreender que o Projeto Neoliberal, no Brasil,
a) acelerou o processo de distribuição de renda no país.
b) fortaleceu o poder de intervenção do Estado na economia.
c) não alcançou ainda os objetivos pretendidos pelos seus idealizadores.
d) ultrapassou a fase de implantação do progresso e da modernização econômica.
e) alavancou o projeto de desenvolvimento industrial.


29. (Puccamp) Leia os textos.
"A crise econômica recente no Brasil demonstra que qualquer país está ameaçado por turbulências informativas e movimentos especulativos nos mercados financeiros globais."
(Manuel Castells. "Folha de S. Paulo", 23/05/99. Cad. Mais, p. 5)
(...) uma crise aguda da economia brasileira seria transmitida a toda a América Latina e provocaria uma catástrofe nos Estados Unidos, que destinam 20% de suas exportações a essa região. A Europa, evidentemente, também não seria poupada por uma crise geral da economia. Foi menos o futuro do Brasil do que o medo de uma tal crise mundial que mobilizou uma ajuda internacional considerável para livrar o país dos apuros."
 (Alain Touraine. "Folha de S.Paulo". 31/01/99. Cad. Mais. p. 5)
O Plano Real, adotado pelo Governo de Itamar Franco, em 1994, contribuiu para a eleição do Presidente Fernando Henrique Cardoso. No início de 1999, o Plano Real sofreu uma crise que fez cair os índices de popularidade do Presidente. De acordo com os textos, essa crise estava relacionada, principalmente,
a) à fuga de capitais ocorrida no final de 1998, que provocou uma redução nas divisas e a desvalorização cambial.
b) aos conflitos entre Brasil e Argentina, na definição das taxas alfandegárias para importação/exportação de alimentos.
c) aos baixos investimentos do Governo nas áreas sociais, especialmente na saúde, educação e moradia.
d) à falta de decisão política do Governo para enfrentar os problemas decorrentes da baixa oferta de trabalho.
e) ao retorno do processo inflacionário com a consequente adoção da política de indexação da economia. 


30. (Uerj) MANIFESTO CONTRA A MODA DE SE FALAR MAL DO BRASIL Sim, o Brasil tem problemas medonhos e não é um exemplo de desenvolvimento e justiça social, mas, com o perdão da má palavra, já ando de saco cheio desse negócio de tudo aqui ser o pior do mundo, ninguém aqui prestar e nada aqui funcionar e sermos culpados de tudo o que de ruim acontece na Terra. Saco cheiíssimo [sic.] de sair do Brasil e enfrentar ares de superioridade e desprezo por parte da gringalhada, todos nos olhando como traficantes de cocaína, assassinos de índios e crianças, corruptos natos e mais uma vasta coleção de outras coisas, a depender do país e da plateia. (...) Chega desse negócio, eu não sou bandido, nós não somos bandidos, nós somos brasileiros, eles que vão se catar, enfurnados lá no frio escuro e triste deles.
(RIBEIRO, João Ubaldo. Veja, 31/03/93.)
Em 1985, com o fim da ditadura militar, surge em segmentos da sociedade brasileira, a esperança de construção de uma nova sociedade - a Nova República. Contudo, como é ilustrado pelo texto acima, antigos problemas persistem, contribuindo para alimentar uma determinada imagem negativa do Brasil. Dentre os fatores abaixo, aqueles que indicam, respectivamente, mudança e permanência na ordem político-econômica, durante a Nova República, são:
a) supressão do direito de greve - centralização dos poderes no Executivo.
b) extensão do direito de voto aos analfabetos - pequeno poder de compra dos salários.
c) elaboração de leis referentes ao meio ambiente - restrições à organização dos partidos políticos.
d) extensão dos direitos previdenciários aos trabalhadores do campo - sobrevivência da legislação política de exceção.


GABARITO


1. (Pucmg) No início dos anos noventa, diferentes segmentos da sociedade civil, entre eles os estudantes, mobilizaram-se em torno das principais questões políticas nacionais. A presença dos jovens "caras-pintadas" nas manifestações de rua em 1992 reflete o resgate da cidadania no país e o clamor da sociedade:
a) pelas eleições diretas em todos os níveis.
b) pela imediata abertura política do país.
c) pela melhoria das condições do ensino.
d) pela ética e dignidade na vida pública.


2. (Ufpe) Durante os debates que antecederam a convocação da Assembleia Constituinte que se instalou em 1 de fevereiro de 1987, uma reivindicação da sociedade civil se impôs:
a) Os deputados e senadores que não demonstrassem uma participação ativa nos debates e nas comissões, tivessem seus mandatos cassados, não podendo voltar a exercer cargo parlamentar durante oito anos.
b) Fosse convocada esta Assembleia exclusivamente para elaborar a nova Constituição e que, depois de aprovada, a Assembleia fosse dissolvida e novas eleições fossem realizadas para compor o Congresso Nacional.
c) Houvesse uma escolha de deputados e senadores proporcional por categoria profissional como também por setores excluídos da sociedade, deixando apenas uma pequena parcela de vagas para os candidatos dos partidos.
d) Antes de terem início os trabalhos constituintes, fosse aprovada uma Reforma Agrária, que contemplasse amplos setores de trabalhadores sem terra, de forma a diminuir as tensões sociais e, dessa forma, os Constituintes não fossem alvo das pressões populares.
e) A Igreja Católica fosse a responsável por encaminhar todas as propostas oriundas dos setores populares que estavam organizados em Comunidades Eclesiais de Base.


3. (Pucrs) A vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994 possibilitou a continuidade e o aprofundamento do modelo de desenvolvimento baseado no Plano Real, que fora lançado em julho daquele ano, sob a articulação do futuro presidente, à época Ministro da Fazenda do governo Itamar Franco. Compõem esse modelo de desenvolvimento os itens a seguir, com EXCEÇÃO da
a) necessidade de aprofundar a internacionalização da economia brasileira.
b) preservação da estabilidade da moeda.
c) ampliação da atuação direta do Estado em setores estratégicos da economia.
d) liberação dos mecanismos de mercado como forma de estímulo à competitividade.
e) abertura ao capital estrangeiro como meio potencial de financiar o crescimento.


4. (Ufu) Sobre os anos 90 no Brasil, assinale a alternativa correta.
a) Enquanto a pressão do desemprego levou os sindicatos a perderem força nas negociações salariais, o movimento dos trabalhadores sem-terra (MST) foi se tomando um dos principais movimentos sociais dos anos 90, lutando pela ampliação da reforma agrária.
b) A política de moralização da vida pública foi a tônica do primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, levando-o a exigir que todos os escândalos financeiros e as denúncias de corrupção fossem investigados pelo Congresso, por meio de CPIs, que conseguiram julgar e prender todos os envolvidos.
c) A política de privatizações, marca do governo Fernando Henrique Cardoso, permitiu que o Estado investisse os recursos obtidos em saúde e educação, contribuindo para diminuir significativamente as desigualdades sociais, de acordo com os mais recentes indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano - IDH.
d) A orientação política predominante nos anos 90, de cunho neoliberal, foi responsável pela diminuição acentuada dos níveis de pobreza, pelo aumento da participação dos salários na renda nacional e pelo fortalecimento da capacidade do setor público em atender as demandas sociais.


5. (Ufrrj) "Com 105 votos a mais do que os 336 necessários, a Câmara aprovou ontem o pedido de impeachment do Presidente Collor, mesmo após a conclusão da CPI sobre Paulo César Faria, o PC. (...) A votação foi acompanhada por multidões que ocuparam ruas e praças das principais cidades do país, festejando, voto a voto, o afastamento do Collor."
JORNAL DO BRASIL: Rio, 30/9/92. p. 1.
O afastamento de Fernando Collor se deu entre outros motivos pela
a) oposição externa à sua política econômica.
b) inexistência de composição com a oposição.
c) denúncia de corrupção no interior de seu governo.
d) alta inflação, apesar do confisco da poupança.
e) adoção pelo presidente de uma política neoliberal.


6. (Fatec) Sobre o governo José Sarney (1985-1990) pode-se afirmar:
a) Para manter a ordem social, lançou mão de um governo autoritário, abolindo conquistas políticas anteriores.
b) Durante os cincos anos desse governo, o país enfrentou recordes de taxas de inflação, diversas crises ministeriais (só da Fazenda foram quatro) e vários planos econômicos que alteraram as regras da economia.
c) Cancelou a moratória, que havia sido requerida no governo anterior.
d) Devido às grandes agitações sociais, Sarney não conseguiu renegociar a dívida externa, e a redução dos juros só foi possível com o auxílio do FMI.
e) No fim desse governo, foi aprovado o plano Cruzado, que contribuiu para que Sarney deixasse o cargo com prestígio e apoio integral do PMDB.


7. (Mackenzie) O desemprego nas áreas metropolitanas cresce, impulsionado por uma selvagem política de redução de custos e de modernização tecnológica posta em prática especialmente no setor industrial. (...) A tendência ao crescimento do trabalho autônomo, precário, de remuneração incerta e baixa se acentua. (...) Em contrapartida assistimos à crescente imobilização do Estado, dilapidado pelas altas taxas de juros, afogado em dívidas, incapaz de levar avante políticas de desenvolvimento ou políticas sociais.
Fernando A. Novais e João M. Cardoso de Mello
Esse contexto histórico descreve a economia brasileira no período:
a) da década de sessenta.
b) da República Velha.
c) do Estado Novo.
d) da década de noventa.
e) da década de vinte.


8. (Mackenzie) O agravamento da questão da dívida externa, o Plano Cruzado que visava estabilizar a economia do país, a legalização dos partidos clandestinos, o reatamento diplomático com Cuba e maior ênfase a problemas sociais foram características de um governo da história recente da república brasileira. Identifique-o.
a) Fernando Collor de Mello
b) José Sarney
c) Itamar Franco
d) Fernando Henrique Cardoso
e) João Batista Figueiredo


9. (Fatec) A 15 de janeiro de 1989, foi criado pelo presidente Sarney o Plano Verão, cujas principais medidas foram:
a) combate ao déficit público; realização de eleições municipais; criação do cruzado novo; diminuição das taxas de juros. 
b) aumento da quantidade de dinheiro em circulação; fim da OTN e da URP; novo mecanismo de reajustes mensais de salário, de acordo com a inflação do mês anterior; realização de eleições municipais.
c) congelamento de preços e salários; criação do cruzado novo; fim da OTN e da URP; elevação das taxas de juros.
d) assinatura de um novo acordo externo normalizando as relações do país com o mercado financeiro internacional; criação do cruzado; fim das taxas de juros; congelamento de preços e salários.
e) criação de pacto social entre setor privado, trabalhadores e governo; realização de eleições municipais; criação do cruzado; fim das taxas de juros.


10. (Pucrs) Responder à questão numerando a coluna II de acordo com os planos econômicos citados na coluna I.
COLUNA I
1. Plano Cruzado
2. Plano Collor
3. Plano Real
4. Plano Bresser
COLUNA II
(__) Volta do cruzeiro como moeda nacional, bloqueio por 18 meses dos saldos de contas correntes, poupanças e investimentos financeiros, e abertura da economia ao capital estrangeiro.
(__) Retenção de 15% de todos os impostos e contribuições federais pelo Fundo Social de Emergência, controle da emissão de moeda e criação da URV como indexador diário vinculado ao dólar comercial.
(__) Congelamento de preços, tarifas e salários pelo prazo de um ano e criação do gatilho salarial, a ser disparado sempre que a inflação acumulada superasse os 20%.
A sequência correta dos números na coluna da direita, de cima para baixo, é a seguinte:
a) 2 - 3 - 4
b) 1 - 4 - 3
c) 2 - 3 - 1
d) 3 - 2 - 1
e) 4 - 1 – 2


11. (Umc) Ao assumir a presidência em março de 1990, Collor tinha um efetivo apoio dos meios de comunicação. O governo norte-americano sugeria ao presidente a adoção de uma política neoliberal. Em julho de 1992, 69% desaprovam o governo de Collor. Em setembro desse ano a Câmara dos Deputados vota o impedimento do presidente. Collor renunciou horas antes da votação no Senado que reitera o impedimento. São características desse curto período presidencial:
a) o congelamento das contas de poupança de todos os brasileiros, o aumento das tarifas de importação e a proteção da indústria nacional.
b) a definição de uma política de privatização das empresas estatais, um amplo plano de combate às desigualdades sociais e as boas relações entre os poderes executivo e legislativo.
c) o uso permanente das "medidas provisórias", a desenfreada corrupção em todos os escalões do governo e a política anti-privatista das empresas estatais.
d) o congelamento de poupança de todos os brasileiros, a redução drástica das tarifas de importação e a política de defesa da privatização das empresas estatais.
e) o apoio permanente dos "descamisados" ao presidente, a corrupção em todos os escalões do governo, a queda significativa da inflação.


12. (Fatec) O Plano Real entrou em vigência em fins de 1993, durante o governo de Itamar Franco. Sobre esse plano é correto afirmar que:
a) reduziu a inflação, desenvolveu a indústria nacional e trouxe a estabilização política.
b) reduziu a inflação, desenvolveu a indústria nacional e ajudou a diminuir o desemprego.
c) reduziu a inflação, mas as medidas de ajuste adotadas provocaram recessão econômica, quebras de bancos e de empresas, assim como um surto de demissões e desemprego.
d) reduziu a inflação, trouxe a estabilidade econômica, desenvolveu a indústria nacional, resolvendo muitos problemas sociais, com o aumento do poder aquisitivo da população.
e) reduziu a inflação, estabilizou o setor produtivo nacional, ajudou a diminuir a desigualdade social existente no campo e na cidade, enfraquecendo as organizações de oposição como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.


13. (Pucmg) O Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, para consolidar a estabilidade econômica, defende, EXCETO:
a) o aumento da poupança e do investimento interno.
b) o aumento dos encargos para o setor produtivo.
c) a continuidade do programa de privatizações.
d) a Reforma Administrativa, Tributária e da Previdência.
e) a abertura de certos setores ao investimento estrangeiro.


14. (Pucrs) A vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994 teve como fator decisivo a
a) adoção de uma política eficaz de controle da natalidade, visando a conscientizar parcela da população menos favorecida.
b) redução da criminalidade no campo, devido ao programa de reforma agrária que prevê tolerância em relação à invasão de terras improdutivas no país.
c) política externa de importação de produtos do Mercosul, com o objetivo de reduzir as taxas alfandegárias, resultando em preços mais atrativos no mercado brasileiro.
d) implantação do Plano Real, que criou uma moeda estável no país após décadas de inflação.
e) queda do desemprego devido à adoção do piano de estatização e intervenção reguladora do Estado na economia.


15. (Ufmg) No dia 25 de abril de 1984, uma decisão política marcaria, de maneira decisiva, os rumos da história do Brasil contemporâneo. Nesse dia, a Câmara dos Deputados derrotou a emenda constitucional que restabeleceria as eleições diretas no País. Considerando-se os desdobramentos políticos da derrota dessa emenda, é CORRETO afirmar que esse acontecimento
a) favoreceu a vitória dos militares no Colégio Eleitoral, com a eleição do General João Batista de Figueiredo, então candidato do grupo do General Ernesto Geisel.
b) fortaleceu parte da oposição, reunida em torno de Tancredo Neves, candidato da Aliança Democrática, formada pelo PMDB e pelos dissidentes do PDS.
c) impediu a candidatura de Paulo Maluf pelo PDS, que vinha sendo apoiada pelos dissidentes do PMDB, com apoio dos militares da chamada "linha dura".
d) impulsionou a campanha popular das "diretas já", levando às ruas milhares de brasileiros, que exigiam o fim imediato do regime militar e mudanças na Constituição.


16. (Puccamp) A imprensa transformou-se no maior apoiador do plano e do presidente. Desde a indisfarçada manipulação da "Rede Globo" e do Jornal "O Globo", passando pelo liberalismo ultramontano de "O Estado de S. Paulo", até o pós-modernismo 'epaté' da "Folha de S. Paulo", e as páginas (...) das grandes revistas semanais "Veja" e "Isto É", os louvores ao plano e à coragem, audácia e modernidade do presidente, compuseram uma adulação da imprensa brasileira que só é comparada à subserviência e indigência mental da época do golpe militar de 1964 (...)
(Francisco de Oliveira. ln. Myriam B. Mota e Patrícia R. Braick. "História: das cavernas ao terceiro milênio". São Paulo, 1997, p. 591)
O texto faz uma severa crítica à imprensa no apoio ao plano que determinou
a) a criação da Unidade Real de Valor, indexador provisório da economia, adoção do Real e a paridade ao dólar.
b) o aumento dos preços de certos produtos e serviços e manipulou artificialmente a inflação para conter os índices.
c) mudança de moeda, confisco do dinheiro dos poupadores e congelamento e controle dos preços.
d) substituição da antiga moeda, congelamento dos preços por um ano, conversão dos salários em cruzados e instituição do abono salarial de 8%. 
e) o congelamento de preços acima da realidade do mercado, a contenção dos gastos públicos e a criação de uma nova moeda: o cruzado novo.


17. (Pucsp) Após duas décadas de governos militares e da intensa campanha popular pelas diretas em 1984, as eleições presidenciais de 1985 foram
a) diretas, vencidas por José Sarney, candidato do PDS (Partido Democrático Social), que apoiava o regime militar.
b) diretas, vencidas pelos partidos de esquerda que nasceram após a anistia política de 1979: PT (Partido dos Trabalhadores) e PDT (Partido Democrático Trabalhista).
c) indiretas, vencidas pelo general João Figueiredo, da ARENA (Aliança Renovadora Nacional), que se tornou o último presidente militar do Brasil.
d) indiretas, vencidas pela Aliança Democrática, que reunia o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), de oposição, e setores dissidentes do PDS.
e) diretas, vencidas pelo PFL (Partido da Frente Liberal), que apoiara o regime militar e que, após a redemocratização, passou para a oposição.


18. (Pucrs) Tendo em vista as relações do Brasil com os blocos econômicos e organismos comerciais e financeiros do mundo contemporâneo, a política externa dos governos de Fernando Henrique Cardoso, em linhas gerais, caracterizou-se
a) pelo abandono da ALALC, em vista da participação ativa no NAFTA.
b) pela oposição permanente à OMC, devido a pressões do FMI.
c) pela participação nas negociações da ALCA, preservando a liderança no MERCOSUL.
d) pela participação ativa nos foros da OCDE, buscando o fortalecimento da ALADI.
e) pelo afastamento da OEA, ampliando a participação nos foros econômicos da ONU.


19. (Ufmg) Neste momento, estamos passando de um estágio emocional para um estágio racional. Em fevereiro, a inflação - a inflação mais a correção monetária - estava nos conduzindo para uma situação na qual o Brasil seria um país absolutamente ingovernável. Naquela ocasião, fizemos o que achamos que deveria ter sido feito, sem levar em consideração os custos políticos das nossas decisões, e sim o bem do povo [...] Uma vez anunciada a reforma econômica, o que se viu foi uma extraordinária adesão popular. Não podíamos antever que a reação seria tão favorável. O povo tomou consciência da cidadania.
(Trecho de entrevista concedida pelo, então, Presidente da República, José Sarney. "Veja", n. 949, 12 nov. 1986.)
Nesse trecho, o entrevistado faz referência à reforma econômica conhecida como
a) POLÍTICA DO "FEIJÃO COM ARROZ", que previa uma redução da intervenção do Estado na economia, buscando deixar o mercado cumprir seu papel.
b) PLANO CRUZADO, que adotou medidas heterodoxas - como o congelamento de preços e o gatilho salarial -, visando ao controle da inflação.
c) PLANO SALTE, que pretendeu estimular as taxas de crescimento da economia nacional por meio da decretação da moratória da dívida externa.
d) PLANO VERÃO, que combinou medidas ortodoxas e heterodoxas, com ênfase especial no controle dos salários dos trabalhadores.


20. (Fgv) Em janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito Presidente da República pelo PMDB. A respeito da chamada Transição Democrática, é correto afirmar:
a) O governo de Tancredo Neves foi marcado por uma grande instabilidade política que levou à renúncia do presidente e à posse de seu vice, José Sarney.
b) Tancredo Neves foi eleito presidente de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, tendo como vice José Sarney, ex-presidente do PDS, partido que apoiava o Regime Militar.
c) Em torno de Tancredo Neves formou-se a Aliança Democrática, que reunia o PMDB e dissidentes do PDS, entre os quais José Sarney e Paulo Salim Maluf.
d) A candidatura de Tancredo Neves contou com o apoio oficial de todos os partidos de oposição, isolando completamente os colaboradores do Regime Militar. 
e) Apesar de vitorioso nas eleições indiretas, Tancredo Neves foi impedido de assumir o governo pelas Forças Armadas, que fecharam questão em torno do nome de José Sarney.


21. (Mackenzie) "Sarney convocou os brasileiros e brasileiras para colaborar na execução do Plano e travar uma guerra de vida ou morte contra a inflação" Boris Fausto O Plano Cruzado entrava em vigor em fevereiro de 1986, resultando:
a) na abertura da economia e no bloqueio das contas de poupança, medidas que controlaram rapidamente a inflação.
b) inicialmente, na retomada do crescimento e, posteriormente, no fracasso econômico, em virtude de razões eleitorais, ágio e desabastecimento.
c) na elevação das taxas de juros, no retorno do real como moeda e na volta da hiperinflação.
d) no pleno emprego, na criação da URV e no déficit na balança comercial em função da abertura de mercado.
e) em um vasto programa de privatizações, na inadimplência, no desemprego e na queda do consumo.


22. (Pucrs) Após vinte anos de governos militares, e com a derrota, no Congresso, da emenda Dante de Oliveira, que restabelecia eleições diretas para a presidência da República, Tancredo Neves é eleito presidente pelo Colégio Eleitoral, em disputa com o candidato governista, Paulo Maluf. A aliança política que viabilizou a vitória de Tancredo era composta pelo __________ e por uma dissidência do __________, denominada ____________.
a) PMDB - PDT - Frente Liberal    
b) PTB - PDS - União Democrática
c) PDT - PMDB - Frente Liberal
d) PDS - PMDB - União Democrática
e) PMDB - PDS - Frente Liberal


23. (Pucrs) Os impasses em torno da reforma da Previdência Social, proposta pelo atual Governo Federal do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, estão colocados desde os anos 1980, quando o modelo do Welfare State (Estado de Bem-Estar), defendido pelos ______________ em vários países da Europa, passa a sofrer forte concorrência do modelo ______________, implementado na Inglaterra pelas administrações de Margareth Tatcher, visando à redução da participação do Estado nas políticas sociais, e ao incremento das políticas econômicas de superávit primário.
a) Sociais-democratas - Neoliberal
b) Socialistas - Keynesiano
c) Liberais - Trabalhista
d) Verdes - Republicano
e) Comunistas – Monarquista


24. (Ufrs) Os fatos abaixo apresentam fases do processo de transição ao regime democrático no Brasil contemporâneo. Assinale a sequência cronológica correta.
a) Anistia - Diretas já - Nova República - Constituição de 1988 - Plano Cruzado
b) Diretas já - Anistia - Eleição do presidente Sarney - Plano Cruzado - Constituição de 1988
c) Anistia - Plano Cruzado - Constituição de 1988 - Diretas já - Eleição de Collor
d) Diretas já - Nova República - Plano Cruzado - Constituição de 1988 - Eleição de Collor
e) Anistia - Plano Cruzado - Eleição de Tancredo Neves - Constituição de 1988 - Diretas já


25. (Ufu) A respeito das manifestações sociais ocorridas no Brasil entre 1983 e 1993, assinale a alternativa correta.
a) Entre os mais significativos movimentos, estão o dos consumidores em defesa do congelamento de preços no Plano Cruzado e o dos estudantes "caras pintadas", que ocuparam as ruas exigindo o impeachment do presidente Collor, investigado por corrupção e enfraquecido pelo fracasso na política econômica de combate à inflação.
b) A campanha das "Diretas-Já", iniciada após a derrota da emenda Dante de Oliveira pela eleição direta para presidente, reuniu políticos e intelectuais na chamada Aliança Liberal, tendo sido fortemente impulsionada pela mídia televisiva.
c) A década de 1980 pode ser identificada como a década dos movimentos sindicais operários, após a fundação da CUT, Central Única dos Trabalhadores. Isto deveu-se à desmobilização dos servidores públicos, ao enfraquecimento do movimento ecológico após a morte do líber seringueiro Chico Mendes e à diminuição dos saques, invasões de terras e terrenos.
d) A comoção social observada com a morte e o enterro do presidente Tancredo Neves, cuja eleição selou o fim da ditadura, tornou-se símbolo de mobilização nacional popular, possibilitando a vitória das esquerdas na constituinte de 1988 contra o chamado "Centrão", sobretudo com os avanços obtidos na legislação sobre a Reforma Agrária.


26. (Fatec) Sobre a eleição de Tancredo Neves, em 1985, é correto afirmar:
a) foi eleito pela Aliança Democrática, de forma direta, tendo como opositor Paulo Maluf.
b) foi eleito pela Aliança Democrática, de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, tendo como opositor José Sarney.
c) foi eleito somente pelo PMDB, de forma direta, tendo como opositor Paulo Maluf.
d) foi eleito somente pelo PMDB, de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, tendo como opositor Paulo Maluf.
e) foi eleito pela Aliança Democrática, de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, tendo como opositor Paulo Maluf.


27. (Fuvest) Nos últimos 20 anos, houve mudanças socioeconômicas significativas no Brasil. Entre elas, observa-se que
a) a produtividade agrícola avançou, mas não eliminou os movimentos sociais no campo.
b) o país entrou na era da globalização e a produção industrial alcançou autonomia tecnológica.
c) as crises econômicas não foram superadas, mas o produto interno bruto (PIB) cresceu continuamente.
d) as políticas para o meio ambiente ocuparam o centro da agenda governamental e suas metas principais foram implementadas.
e) o desemprego se agravou, mas as políticas públicas compensaram seus efeitos negativos.


28. (Uerj) O BALANÇO DAS PRIVATIZAÇÕES
O que o governo diz:
- Dinheiro arrecadado + dívidas transferidas = 85,2 bilhões de reais
As contas que o governo esconde:
- Dinheiro que não entrou nos cofres do governo ou que saiu deles = 87,6 bilhões de reais
(Adaptado de BIONDI, Aloysio. "O Brasil privatizado". São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1999.)
Os dados apresentados referem-se ao processo de privatizações no Brasil, nos anos 90. A expansão desse processo, em escala global, como parte das políticas neoliberais, é decorrente da relação entre:
a) falência das empresas estatais e endividamento do Estado.
b) especialização produtiva e flexibilização da legislação trabalhista.
c) manutenção do sistema previdenciário e crescimento dos gastos públicos.
d) expansão dos conglomerados internacionais e desregulamentação econômica.


29. (Ufu) A respeito do panorama político no Brasil na década de 1990, assinale a alternativa correta.
a) O segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, iniciado em 1998, foi obtido em função de sua grande aprovação popular, tendo em vista o sucesso do Plano Real que fez diminuir os índices de desemprego e aumentar a distribuição de renda. Ao defender o monopólio nacional do petróleo e das telecomunicações, o governo FHC conseguiu interromper o crescimento das esquerdas, derrotadas nas eleições de 2000.
b) A eleição de Fernando Henrique Cardoso em 1994 representou a vitória da social democracia no Brasil por meio do Plano Real, concebido pelo PSDB, Partido Social Democrático do Brasil, evitando assim uma aproximação do governo aos setores mais conservadores da política como o PFL, Partido da Frente Liberal. 
c) Apesar de todo o discurso do presidente Collor em defesa dos "descamisados" e da promessa de "caça aos marajás" do serviço público, a decepção e a indignação da população, bem como o envolvimento do presidente em esquemas de corrupção, foram marcas do primeiro governo eleito após o fim da ditadura.
d) A construção de imagens carismáticas dos governantes pela mídia e pela propaganda governamental, na década de 1990, especialmente de Collor e de Itamar Franco, baseou-se na disseminação do culto à modernidade e à democracia. Com a revalorização do princípio da ética na política, os esquemas de corrupção, detectados no governo Collor, foram diminuindo nos governos seguintes.


30. (Mackenzie) O modelo econômico brasileiro dos anos 70 não se sustentou na década seguinte, dentre outras causas, porque:
a) a distribuição equilibrada de renda e a politização das massas inviabilizaram a alternativa econômica autoritária.
b) a política eficaz de controle à inflação gerou desemprego e redução do mercado interno.
c) os altos investimentos, no ensino público e pesquisa, impossibilitaram o Estado de manter-se como agente do desenvolvimento.
d) as preocupações ecológicas e pressões internacionais exigiam a mudança do modelo.
e) o Estado perdeu sua capacidade de financiar o modelo de substituição de importações, que se esgotou.


GABARITO



1. (Mackenzie) O modelo econômico brasileiro dos anos 70 não se sustentou na década seguinte, dentre outras causas, porque:
a) a distribuição equilibrada de renda e a politização das massas inviabilizaram a alternativa econômica autoritária.
b) a política eficaz de controle à inflação gerou desemprego e redução do mercado interno.
c) os altos investimentos, no ensino público e pesquisa, impossibilitaram o Estado de manter-se como agente do desenvolvimento.
d) as preocupações ecológicas e pressões internacionais exigiam a mudança do modelo.
e) o Estado perdeu sua capacidade de financiar o modelo de substituição de importações, que se esgotou.


2. (Pucsp) As eleições presidenciais brasileiras, ocorridas neste ano, envolveram oito candidatos, concorrendo por partidos ou alianças diversas. Alguns dos candidatos fizeram, em suas campanhas, referências a episódios ou a personagens da história política brasileira do século XX. Entre tais referências pode-se mencionar a lembrança do:
a) nascimento de vários partidos entre 1979 e 1982, momento da "reforma partidária", quando surgiram, entre outros, o PMDB de Orestes Quércia e o PRN de Carlos Gomes.
b) golpe militar de 1964, defendido àquela época pelo PFL e pelo PSC, que instalou no poder o almirante Fortuna, presidenciável nas últimas eleições.
c) desenvolvimentismo de Juscelino Kubitschek, que governou de 1956 a 1961, e que fez aparecer a proposta social-democrata, defendida por Esperidião Amin e por Enéas Carneiro.
d) "impeachment" do presidente Fernando Collor de Mello, ocorrido em 1992 e que contou com a participação favorável, entre outros, de Luiz Inácio Lula da Silva e de Fernando Henrique Cardoso.
e) período presidencial de Getúlio Vargas entre 1951 e 1954, quando se formaram os atuais partidos políticos de esquerda - PT e PTB - e quando surgiu a liderança política de Leonel Brizola.


3. (Ufmg) A partir do governo Sarney, foram adotados vários planos econômicos que tentaram controlar o aumento desenfreado da inflação brasileira. Alguns desses planos apresentavam características heterodoxas tais como congelamento de preços, confisco da poupança, tentativa de regulação do mercado através de medidas provisórias do Executivo. A alternativa que apresenta o plano econômico adotado no Brasil, pós 1985, de características heterodoxas é
a) Plano Cruzado.
b) Plano de Ação Econômica (PAEG).
c) Plano de Metas.
d) Plano SALTE.
e) Plano Verão.


4. (Cesgranrio) A movimentação causada pelo pedido de "impeachment" do Presidente Fernando Collor de Mello, no Congresso Nacional gerou uma acirrada discussão acerca dos 3 (três) poderes nacionais. De acordo com a Constituição em vigor, assinale a opção CORRETA:
a) O Congresso Nacional tem poder para cassar o mandato do Presidente da República nos casos de crimes comuns.
b) Somente o Supremo Tribunal Federal tem poderes para julgar o Presidente da República nos casos de crime de responsabilidade.
c) O Congresso Nacional deve julgar os crimes de responsabilidade do Presidente da República.
d) O Presidente da República tem o poder de dissolver o Congresso Nacional, toda vez que este tentar processá-lo.
e) O Supremo Tribunal Federal tem poderes para julgar o Congresso Nacional por crime de responsabilidade, caso o Presidente da República seja inocentado.


5. (Unirio) A economia brasileira conheceu, na década de 1986 -1996, uma sucessão de crises e de planos de estabilização. Assinale a opção que expressa uma afirmativa correta acerca desses planos econômicos.
a) Os planos de estabilização priorizaram o acerto das contas externas e o programa de privatização, relegando a segundo plano o controle da inflação.
b) O Plano Cruzado, que promoveu a abertura da economia brasileira, favoreceu a retomada do desenvolvimento financiado pela poupança externa.
c) O Plano Real, que instituiu a nova moeda brasileira, vem conseguindo índices de inflação baixos, mas não conseguiu reduzir o desemprego.
d) As políticas de distribuição de renda e geração de empregos, adotadas pelos planos econômicos, contribuíram para a aceleração do processo inflacionário.
e) A redução da inflação e a retomada acelerada da produção têm sido financiadas pelos recursos do programa de privatização, implantado pelo atual governo.


6. (Uff) Em julho em 1998 foi privatizado o conjunto de empresas estatais brasileiras do sistema Telebrás, dando prosseguimento ao programa neoliberal do governo Fernando Henrique Cardoso. Assinale a opção que melhor define "privatização":
a) aplicação de instrumento legal pelo Estado brasileiro no favorecimento de empresas estrangeiras em leilões das Bolsas de Valores.
b) apropriação do Estado pelo capital privado, nacional ou estrangeiro.
c) processo de incorporação de novas empresas privadas ao Estado - o mesmo que Estado-mínimo. 
d) processo de organização de vendas das empresas estatais através de leilões nas Bolsas de Valores.
e) transferência do patrimônio público para o controle privado de setores empresariais, nacionais ou estrangeiros.


7. (Puccamp) "...as elites e camadas superiores do Terceiro Mundo, que já cercaram suas residências de arame farpado, deixaram de por o pé em vastas regiões de seu próprio país e somente ousam sair na rua armadas, obviamente já não consideram seres humanos a maioria dos seus chamados concidadãos. São essas minorias que se aferram às estratégias de privatização e abertura do FMI..."
No Brasil, as minorias a que o texto se refere foram responsáveis, recentemente, pela ascensão política de
a) Roberto Marinho.
b) Herbert de Souza.
c) Fernando Collor de Mello.
d) Luiz Inácio Lula da Silva.
e) José Carlos Alves dos Santos.


8. (Pucmg) Em novembro de 1979, foi extinto o bipartidarismo no Brasil, vigente durante o período militar, favorecendo o surgimento de novos partidos políticos. Definidos mais claramente na década de 80, os partidos expressaram as pretensões dos diversos setores sociais, sendo correto afirmar que, EXCETO:
a) o PDS, antiga ARENA, agrupou parte dos conservadores e a direita.
b) o PT reuniu aqueles que acreditavam em novas alternativas socialistas.
c) o PP, formado por antigos políticos conservadores ligados ao trabalhismo, acabou sendo absorvido pelo PMDB.
d) o PDT retomou a tradição trabalhista congregando a esquerda radical.
e) o PMDB congregou os setores liberais, facções conservadoras e, durante certo tempo, a esquerda tradicional.


9. (Uerj) GERAÇÃO COCA-COLA
Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês nos empurraram
Com os enlatados dos USA, de 9 às 6. 
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês.
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação Geração Coca-Cola.
Depois de vinte anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do jogo sujo
Não é assim que tem que ser?
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis.
(Renato Russo)
O título e a letra da canção expressam a insatisfação e a visão crítica de parte da juventude brasileira da década de 1980, em relação a padrões de comportamento dominantes na sociedade. Dois problemas característicos da juventude dessa década, que estão identificados na letra e que melhor justificam o rótulo "geração coca-cola", são:
a) decadência moral - rígido controle social
b) pobreza econômica - limitações culturais
c) alienação cultural - insatisfação política
d) nacionalismo musical - falta de acesso à escola


10. (PUC RS/2005) A política interna do Governo Luiz Inácio Lula da Silva tem recebido críticas de diversos setores da sociedade. Empresários e partidos de direita na oposição, por exemplo, criticam _______________; os partidos de esquerda desaprovam ______________.
a) o controle externo do judiciário a demora na reforma da legislação trabalhista.
b) a política de arrocho fiscal as restrições aos investimentos estrangeiros.
c) a política de juros altos a submissão às metas fixadas pelo FMI.
d) a repressão às invasões no campo a demora na privatização das estatais.
e) a crise na segurança pública o corporativismo no funcionalismo público.


11. (ESPM/2012) Em setembro de 2011, a presidente Dilma Rousseff discursou na entidade que pela primeira vez em sua história assistiu à abertura realizada por uma mulher. O evento foi no (na):
a) Conselho de Segurança da ONU.
b) Assembleia Geral da ONU.
c) Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
d) Corte de Haia.
e) Tribunal Penal Internacional.


12. (PUC RS/2005) Responda à questão com base nas afirmativas a seguir, sobre fatos relacionados à política interna do Governo Luiz Inácio Lula da Silva.
I. Foi criado o programa “Primeiro Emprego”, como forma de combater o trabalho infantil e o escravo, em expansão em várias regiões do país.
II. Ampliaram-se, através do ProUni, as vagas no ensino superior, para acolher alunos provenientes do ensino público e com renda familiar reduzida.
III. O Programa Fome Zero, taxado por vários representantes da sociedade civil de assistencialista, tem sido criticado pelos entraves burocráticos e pela forma de controle adotada para a concessão dos benefícios, que dificultam a expansão do programa.
IV. O Governo Federal reduziu significativamente os impostos visando a diminuir a carga tributária sobre a classe média e a produção industrial.
Estão corretas as afirmativas 
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV


13. (UNIFOR CE/2014) O plenário do Senado aprovou, no dia 22.04.2014, por votação simbólica, o Projeto de Lei 21626/11, conhecido popularmente como Marco Civil da Internet. A redação final da matéria foi aprovada sem alterações em relação ao texto da Câmara dos Deputados pela unanimidade dos senadores presentes. A lei foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, em 23.04.2014.
Analise as afirmativas abaixo, relacionadas ao Marco Civil da Internet.
I. O princípio da neutralidade garante que, ao comprar um plano de Internet, o usuário paga somente pela velocidade contratada e não pelo tipo de página que vai acessar.
II. O Marco prevê a inviolabilidade e o sigilo das comunicações na rede, cujo conteúdo não poderá ser acessado em hipótese alguma, sem a anuência formal do usuário.
III. O usuário não mais poderá acessar o que quiser, ficando sua liberdade de acesso dependente do tipo de conteúdo, previamente acertado com o provedor.
IV. Segundo o Marco Civil, os provedores de conexão são obrigados a guardar, por um período de cinco anos, os registros de acesso a aplicações de Internet.
V. O projeto assegura proteção a dados pessoais e registros de conexão e torna ilegal a cooperação das empresas de Internet com órgãos de informação estrangeiros.
É CORRETO somente o que se afirma em:
a) I e II.
b) III e IV.
c) IV e V.
d) II e III.
e) I e V.


14. (UEM PR/2006) Depois de perder três eleições consecutivas à presidência, finalmente o candidato do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, venceu o pleito em 2002 e elegeu-se Presidente da República. A respeito do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, assinale a alternativa correta.
a) Assim que assumiu o governo, o presidente Lula desencadeou um amplo programa de privatização e, por isso, passou a ser acusado, pelos partidos de oposição, de prática de corrupção.
b) A proposta de acabar com a fome no Brasil, divulgada como Fome Zero, foi uma das principais bandeiras de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
c) Por sua orientação socialista, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentou muitas dificuldades para iniciar seu governo, uma vez que os militares de direita tentaram de várias maneiras impedir que ele tomasse posse.
d) Ao assumir o governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou medidas imediatas para mudar radicalmente a política econômica praticada por seu antecessor e suspendeu unilateralmente o pagamento da dívida externa brasileira.
e) Na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil tem sido atuante no campo da política externa, participando, inclusive, da força de coalizão que hoje ocupa o Iraque.


15. (Unievangélica GO/2015) A escolha de presidente da República no Brasil na década de
a) 1930 ocorreu por meio de eleições diretas, sendo eleito o revolucionário Getúlio Vargas, que assumiu e permaneceu no poder até 1934.
b) 1960 ocorreu por meio de eleições diretas, sendo eleito o General Emílio Garrastazu Médici, que governou o país até 1975.
c) 1990 ocorreu por meio de eleições diretas, quando foi eleito Fernando Collor de Melo, que governou o país até 1994.
d) 2010 ocorreu por meio de eleições diretas, quando Dilma Rousseff foi eleita a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da República do Brasil, para exercer o mandato até 2014.


16. (UFF RJ/2011) “Miséria é imoral. Pobreza é imoral. Talvez seja o maior crime moral que uma sociedade possa cometer.” BETINHO
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda, cujo objetivo é auxiliar famílias em situação de pobreza. Sobre esse projeto pode-se afirmar
a) que houve uma redução de quinze pontos percentuais no número de pobres da população rural brasileira, entre 2003 e 2008, como indicam dados das Nações Unidas.
b) que é considerado, por muitos, o mais importante projeto de transferência de renda do mundo, criado pela primeira vez por Getúlio Vargas, tido até hoje como o “pai dos pobres”.
c) que o sucesso do programa pode ser verificado pela diminuição do êxodo rural da população pobre brasileira.
d) que foi um dos programas responsáveis pela concentração da população miserável no campo, segundo os dados da Fundação Getúlio Vargas.
e) que desestimula a agricultura familiar, já que os contemplados não são constrangidos a trabalhar, em razão do auxílio dado pelo governo.


17. (IGEC 2018) No dia 31 de outubro de 2010, com o fim da apuração dos votos do segundo turno, _____________derrotou o candidato do PSDB, __________, ao obter a maioria dos votos: 55.752.529. Assinale a alternativa correta.
a) Fernando Haddad - Aécio Neves
b) Flávio Dino - Geraldo Alckmin
c) Dilma Rousseff - José Serra
d) Luiz Inácio Lula da Silva - Fernando Henrique Cardoso


18. (UNIFOR CE/2011) Em janeiro de 2007, o Governo Federal brasileiro lançou um programa, apresentado pela sigla PAC. Esse programa engloba um conjunto de políticas econômicas, com o objetivo de estimular o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, prevendo investimentos totais de R$ 503,9 bilhões até 2010. Entre suas prioridades, está o investimento em infraestrutura, em áreas como saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos.
Assinale a alternativa que apresenta de forma CORRETA o significado da sigla PAC.
a) Programa de Atendimento aos Carentes.
b) Projeto de Articulação e Controle Social.
c) Programa de Aceleração de Crescimento.
d) Programa de Ataque à Corrupção.
e) Programa de Aceleração de Combate à Fome.


19. (IGEC 2019) Foi a primeira mulher a ser eleita Presidente da República no Brasil.  Eleita duas vezes, em 2010 e em 2014. Assinale a alternativa correta.
a) Heloísa Helena
b) Dilma Rousseff
c) Marina Silva
d) Luciana Genro


20. (UFT TO/2011) Em 2003, o operário Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse como Presidente da República do Brasil. Em 2007, Lula tomou posse para cumprir seu segundo mandato, que se estendeu até 2010. Entre os pontos considerados positivos em seu governo estão a política de proteção social, como o Bolsa Família, o crescimento da taxa de emprego e a campanha internacional pela multipolarização da economia. Porém, no campo político, o governo Lula foi muito criticado.
Assinale a alternativa CORRETA em relação aos motivos da grave crise política que atingiu seu primeiro mandato:
a) O impeachment de Collor e sua renúncia, motivada pela montagem de um enorme esquema de tráfico de influências, irregularidades financeiras e contas bancárias fantasmas envolvendo pessoas do governo federal. 
b) O escândalo dos “anões do orçamento”, no qual os deputados recebiam verbas das empreiteiras para, em troca, incluírem no orçamento da União previsões de recursos públicos para execução de obra.
c) O escândalo do “Mensalão”, esquema de corrupção montado por integrantes do governo para pagar “mesadas” aos deputados que votassem a favor dos seus projetos na Câmara e no Senado Federal.
d) O escândalo da merenda escolar no Estado de São Paulo, em 2008, no qual empresas fornecedoras de alimentos para as escolas foram acusadas de fraudar licitações para ganhar concorrências.
e) A violação do painel do Senado Federal, em 2002, no qual alguns senadores foram acusados de manipular os instrumentos eletrônicos de votação para descobrirem em que e em quem os parlamentares dessa casa votavam.


21. (UNILAVRAS 2018) Criada em 8 de novembro de 2012 pela então Presidente Dilma Rousseff, a política pública educacional que teve como objetivo a valorização e a profissionalização de docentes, repercutindo como condição para uma educação emancipatória, que busca garantir a alfabetização dos alunos e a valorização docente, é chamada de
a) Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.
b) Programa de Formação de Professores Alfabetizadores.
c) Pró-Letramento.
d) Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa.


22. (PUCMG 2010) O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, do governo Lula), lançado em 2007 pela Ministra da Casa Civil Dilma Rouseff, tem inspiração nas teses de desenvolvimentistas criadas na década de 60:
a) pela OEA (Organização dos Estados Americanos).
b) pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
c) pela CEPAL (Comissão Econômica para América Latina).
d) pelo FMI (Fundo Monetário Internacional).


23. (CONSULPLAN 2014) Lançado pela presidente Dilma Rousseff por meio de Medida Provisória, o programa “Mais Médicos” foi apontado como um instrumento do governo federal para combater a carência de profissionais de medicina nas cidades pequenas ou remotas e nas periferias das grandes cidades. Sobre este programa, gerador de grande discussão social e política, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) Entidades, como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Ministério Público Federal, tornaram-se defensores da dispensa do exame de revalidação do diploma aos estrangeiros.
(__) Médicos cubanos são inseridos ao programa pelo convênio realizado entre os governos do Brasil e de Cuba, efetivado através da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
(__) O programa compreende investimentos no Sistema Único de Saúde, altera as diretrizes curriculares dos cursos de medicina e define regras para abertura de novas faculdades.
(__) O programa prevê o recrutamento de médicos do exterior que disputam as vagas disponibilizadas nos municípios em caráter de igualdade com os médicos brasileiros.
A sequência está correta em
a) F, F, V, V.
b) F, V, V, F.
c) V, F, V, F.
d) V, V, F, F.


24. (FDF 2017) O impeachment de Dilma Rousseff, aprovado pelo Senado em agosto de 2016, originou-se de pedido de abertura de processo, em que se acusava a presidente de
a) crime eleitoral, incapacidade administrativa e desrespeito à autonomia do Congresso Nacional.
b) crime passional, perseguição a adversários políticos e tentativa de implantar um regime socialista no país. 
c) crime de responsabilidade fiscal, desrespeito à lei orçamentaria e improbidade administrativa. 
d) crime fiscal, desrespeito à autonomia da Petrobrás e adoção de política econômica neoliberal.


25. (COPESE 2012) Em relação ao primeiro mandato do governo Lula (2003-2006), assinale a alternativa CORRETA.
a) A nomeação de Palocci e de Henrique Meirelles para os cargos de Ministro da Fazenda e Presidente do Banco Central, respectivamente, bem como a definição da equipe econômica, sinalizou o abandono de algumas ideias do Partido dos Trabalhadores e a continuidade do governo anterior em relação à política econômica.
b) Umas das primeiras medidas do governo Lula em relação ao FMI foi o cancelamento dos acordos firmados no governo anterior.
c) A partir dos principais índices de preço (IPCA, IGP-DI e IPA-DI), observou-se uma estagnação da inflação durante o período de 2003 a 2006.
d) O período de 2003 a 2006 é caracterizado por uma forte redução no consumo das famílias, resultante de dois fatores: a queda nas transferências governamentais associadas aos programas assistenciais e a queda no crédito para pessoa física.


26. (UFSM 2012) O presidente Lula (2003-2010) adotou uma política econômica semelhante a do seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, ampliando a atuação no campo social, em que se destaca:
a) a diminuição dos níveis de pobreza do país.
b) o combate à igualdade social.
c) a despreocupação com a igualdade racial.
d) a valorização exclusiva das camadas mais ricas da sociedade.
e) a exclusão dos trabalhadores rurais, operários e da classe média.


27. (FGV 2018) “Os dados disponíveis no Basômetro demonstram que a presidente Dilma Rousseff tem enfrentado maiores dificuldades na articulação de interesses do governo junto ao Congresso, especialmente na Câmara, em comparação aos governos FHC e Lula. Alguns de seus aliados atribuem tal problema ao fato de a presidente fazer pouca interlocução política.”
O trecho apresentado, retirado do site do “Estadão”, representa um problema relacionado com o conceito de:
a) governabilidade.
b) governança.
c) jurisdição.
d) economia.
e) legalidade.


28. (FGV 2016) Com relação ao primeiro governo Lula (2003-2006), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(__) As medidas da equipe econômica foram definidas com o objetivo de mostrar comprometimento com o ajuste fiscal e a estabilidade econômica.
(__) A redução da instabilidade econômica se deveu, em parte, à preservação da política econômica do governo Fernando Henrique Cardoso e à renovação do acordo com o FMI.
(__) A forte valorização cambial decorrente da resolução da incerteza econômico-política e do boom das commodities.
As afirmativas são, respectivamente,
a) V, V e V.
b) V, F e V.
c) V, F e F.
d) F, V e V.
e) F, F e F. 


29. (FEPESE 2016) No início de dezembro de 2015, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, aceitou um pedido feito pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaina Paschoal.
Assinale a alternativa que identifica a natureza de tal pedido.
a) O impeachment (impedimento) da Presidente Dilma Rousseff e seu Vice, Michel Temer.
b) O impeachment (impedimento) da Presidente Dilma Rousseff.
c) O impeachment (impedimento) do Vice-Presidente Michel Temer
d) A cassação do mandato do Deputado Eduardo Cunha.
e) A cassação do mandato do Senador Renan Calheiros.


30. (IESES 2014) A eleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República em 2010 ocorreu em um momento excepcional para a economia. Naquele ano, o PIB teve alta de 7,5%, o ritmo mais acelerado em 25 anos, o que demonstrava um clima de otimismo. As projeções para o quadriênio seguinte eram ambiciosas. Estimavam um crescimento médio anual de 6% entre 2011 e 2014, capaz de fazer o Brasil consolidar-se como a quinta maior economia do mundo, deixando para trás potências como a França e a Inglaterra. Com relação ao PIB do Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. Em 2013, segundo o IBGE, o crescimento do PIB brasileiro ficou em 2,3%, aquém das expectativas pelo terceiro ano consecutivo.
II. O ritmo médio de crescimento do PIB do país dos três primeiros anos do Governo Dilma foi de 2%.
III. De acordo com as consultorias econômicas, em 2014 o avanço, mais uma vez, ficará ao redor de 2%. Com isso, a taxa média nos anos Dilma será um terço da estimada originalmente pelo Governo, em razão de baixos investimentos e pouca produtividade.
IV. O ritmo lento do crescimento do PIB do Brasil e a desvalorização do real farão o Brasil perder posições no ranking do PIB global.
V. Em 2014, a economia brasileira tem que enfrentar alguns fatores adversos, como o agravamento da crise na Argentina, o principal destino das exportações de produtos manufaturados.
Considerando as afirmativas I, II, III, IV e V, assinale a opção correta.
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
d) As afirmativas I, III e V estão corretas.


GABARITO