1. (FUNCAB 2016) As capitais dos estados brasileiros são, normalmente, os municípios mais populosos. O Censo demográfico do IBGE, realizado a cada dez anos, confirmou tal característica para o estado do Acre. Dessa maneira, Rio Branco, possui, numericamente, a população dentro do seguinte intervalo:
A) inferior a 90 mil habitantes.
B) entre 98 mil e 100 mil habitantes.
C) entre 105 mil e 210 mil habitantes.
D) entre 215 mil e 300 mil habitantes.
E) superior aos 315 mil habitantes.


2. (FUNCAB 2016) O estado do Acre é dividido geograficamente em cinco microrregiões. Existem diferenças entre a quantidade de pessoas, a extensão territorial bem como nos aspectos sociais e econômicos. Entre as alternativas a seguir, a que apresenta a maior extensão territorial é a seguinte microrregião:
A) Brasileia.
B) Tarauacá.
C) Rio Branco.
D) Cruzeiro do Sul.
E) Sena Madureira.


3. (FUNCAB 2016) O Acre está localizado no bioma denominado Amazônia. Notoriamente, a Amazônia possui uma enorme extensão territorial com grandes semelhanças e também com diferenças. Entre as alternativas a seguir, assinale a que pode ser apresentada como uma das características da Floresta Amazônica.
A) Clima com baixíssimo índice pluviométrico.
B) Vegetação herbácea com predomínio de coníferas.
C) Possui a maior amplitude térmica entre os biomas do Brasil.
D) Os animais de grande porte formam a maior biodiversidade.
E) Divisão entre áreas de inundação, como várzea, igapó e terra firme.


4. (MS CONCURSOS 2014) Os limites do Estado do Acre são estabelecidos por fronteiras internacionais de países, cujas capitais administrativas são ______________ e por divisas com os estados brasileiros, cujas capitais são ________________.
Qual alternativa apresenta os dados que preenchem adequada e respectivamente as lacunas?
A) Lima e Caracas / Boa Vista e Cuiabá
B) La Paz e Lima / Manaus e Porto Velho
C) Bogotá e Caracas / Porto Velho e Boa Vista
D) La Paz e Caracas / Manaus e Boa Vista


5. (FUNCAB 2013) Entre os Municípios a seguir, o que possui fronteira coma Bolívia é:
A) Tarauacá.
B) Rio Branco.
C) Porto Acre.
D) Plácido de Castro.
E) Santa Rosa do Purus.




GABARITO
1:E - 2:B - 3:E - 4:B - 5:D~

1. (FUNCAB 2013) Abrange áreas do centro-leste do vale do Acre, sendo drenadas por rios da bacia hidrográfica do Purus (rio Acre e seus afluentes) e da bacia hidrográfica do Madeira (rio Abunã e seus afluentes). É a microrregião mais populosa; economicamente, a mais importante. Por estas condições, centraliza a principal praça comercial e as poucas indústrias locais. Ademais, é nesta região que alguns municípios apresentam os maiores índices de áreas desmatadas. Disto provém ser esta região área de grande expansão das atividades agrícolas e pecuárias no Estado.
(SILVA, Silvio Simione da. Das “Microrregiões Geográficas” às “Regionais de Desenvolvimentos”: regionalização das terras acreanas e as possibilidades de novos rearranjos no princípio do século XX. NERA-FCT/UNESP, 2005).
A microrregião acima descrita é:
A) Brasileia.
B) Tarauacá.
C) Rio Branco.
D) Cruzeiro do Sul.
E) Sena Madureira.


2. (FUNCAB 2013) O relevo do estado do Acre possui características semelhantes ao de parte significativa da região Norte, onde existem diferentes unidades de relevo. Algumas delas são encontradas no Acre. Entre as unidades de relevo a seguir, a que ocupa a maior extensão territorial do estado do Acre é:
A) Tabuleiros do Norte da Amazônia.
B) Chapadas do Meio-Norte.
C) Depressão do Rio Amazonas.
D) Tabuleiros Interioranos.
E) Depressão do Norte da Amazônia.


3. (FUNCAB 2013) Uma das maiores preocupações das grandes nações é a preservação ambiental e o uso responsável da natureza para a construção do espaço social. São várias as tentativas de aliar essas duas demandas. Uma delas, presente no Estado do Acre, foi a criação de Reservas Extrativistas. Assinale aquela que NÃO representa uma Reserva Extrativista no Acre:
A) Alto Juruá.
B) Cazumbá-Iracema.
C) Chico Mendes
D) Riozinho da Liberdade.
E) Wilson Pinheiro.


4. (FUNCAB 2013) O zoneamento ecológico-econômico promovido no Acre (ZEE – Fase II) permitiu avançar nos estudos sobre o meio biótico acreano e contribuiu para melhor conhecimento da biodiversidade no Estado.
A despeito da exuberante biodiversidade local, os domínios fitoecológicos estão divididos principalmente em duas grandes regiões, predominantes e nas quais coexiste grande diversidade de formações vegetais.
Entre os domínios fitoecológicos a seguir, o que predomina territorialmente no estado do Acre é:
A) campinas do amazonas.
B) florestas ombrófilas.
C) savanas estépicas.
D) matas halófitas.
E) campinaranas.


5. (FUNCAB 2013) Os rios que cortam o território do Acre são importantes para o transporte hidroviário no Estado. Entre os rios abaixo aquele que NÃO faz parte da hidrografia acreana é o Rio:
A) Tarauacá.
B) Xingu.
C) Purus.
D) Gregório.
E) Envira.



GABARITO
1:C - 2:C - 3:E - 4:B - 5:B


1. (IPAD 2012) Na área compreendida entre Taumaturgo e Cruzeiro do Sul, no Acre, o espaço geográfico é atravessado por um importante rio. Esse rio é o:
A) Ipixuna.
B) Breu
C) Juruá.
D) Batã
E) Ituí.


2. (IPAD 2012) Existe uma determinada região do Acre, que ocupa um relevo dissecado (em interflúvios tabulares), com a cobertura sedimentar cenozoica, com duas fisionomias vegetais: arbórea densa e arbustiva, constituindo a Sub-região das Áreas de Acumulação Inundáveis. A ocorrência nesta área de manchas de solo Podzol Hidromórfico limitou o desenvolvimento da vegetação, devido às características do solo.
Como é conhecida essa região?
A) Região de Mata de Igapó.
B) Região de Floresta Densa.
C) Região de Floresta Caducifólia.
D) Região da Campinarana.
E) Região das Cactáceas.


3. (IPAD 2012) No século XIX, na região correspondente hoje ao Estado do Acre e que na época pertencia ao território boliviano, teve início um processo ocupação que foi intensificado devido ao crescimento da atividade extrativista do látex nos seringais da região. Este fluxo migratório iria ser responsável pelo aumento considerável da população local, tornando-se uma região cobiçada principalmente por seu grande potencial econômico na época. Tem relação com este momento da História:
A) A chegada de muitos imigrantes europeus para a região.
B) O desenvolvimento de grandes indústrias nesta região.
C) A elevação do Acre à categoria de Estado.
D) A ocupação da região por pessoas em sua maioria oriundas do nordeste do Brasil.
E) A assinatura do Tratado de Madri que deu ao Brasil a posse do território do Acre.


4. (FUNCAB 2010) Mesmo com toda expansão econômica, principalmente da agropecuária, o estado do Acre mantém 89% do seu território coberto por florestas, segundo Zoneamento Ecológico- Econômico de 2004.A paisagem típica da Floresta Amazônica, é composta por ecossistema com elevada biodiversidade, formada por vegetação densa e com árvores de grande porte. Contudo, existem biomas no Brasil com paisagens naturais semelhantes. O Bioma que possui a maior semelhança com a Amazônia em relação à paisagem natural da vegetação é:
A) a mata de Araucária.
B) a caatinga.
C) o campo sulino.
D) a restinga.
E) a mata Atlântica.


5. (FUNCAB 2010) “No Acre, o Programa Estadual de Zoneamento Ecológico-Econômico tem assumido um papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável. O Zoneamento Ecológico-Econômico do Acre constitui-se num instrumento privilegiado de negociação entre o governo e a sociedade de estratégia de gestão do território. O ZEE- Acre tem a atribuição de fornecer subsídios para orientar as políticas públicas relacionadas ao planejamento, uso e ocupação do território, considerando as potencialidades e limitações do meio físico, biótico e socioeconômico, seguindo princípios do desenvolvimento sustentável.” (Zoneamento Ecológico Econômico. Acessado em www.ac.gov.br/index, p. 25)
Desta forma, a execução do Zoneamento Ecológico - Econômico deve seguir, principalmente, o princípio:
A) econômico, promovendo a maximização dos recursos naturais existentes no estado através de uma industrialização nos moldes das zonas francas.
B) preservacionista, promovendo a conservação das paisagens naturais sem a possibilidade de transformações, promovendo o Acre como símbolo do ecologismo.
C) militar, possibilitando uma eficiente defesa das áreas de fronteira, seguindo as diretrizes nacionais de evitar integrações espaciais.
D) participativo, promovendo a intervenção dos atores sociais durante todas as fases do trabalho, com vistas à construção de seus interesses próprios e coletivos.
E) globalizante, possibilitando uma identificação global, através da desconstrução de uma identidade acreana, firmada atualmente, na ideia de florestania.



GABARITO
1:C - 2:D - 3:D - 4:E - 5:D