1. (UECE) A morfoestrutura e a morfoescultura do Ceará são reflexos da morfogênese e da morfodinâmica geológica e geomorfológica do Nordeste. Esses elementos são bem importantes para os estudos e diagnósticos geoambientais integrados. Considerando a compartimentação topográfica do Estado do Ceará, assinale a opção cujas unidades apresentadas NÃO servem de interpretação de paisagens.
A) Planícies fluviais, Planalto da Borborema, cristas residuais e inselbergs.
B) Planície litorânea, tabuleiros pré-litorâneos e depressão sertaneja.
C) Chapadas do Apodi e Araripe, Planalto da Ibiapaba e maciços residuais cristalinos (serras).
D) Maciços residuais cristalinos, depressão sertaneja e tabuleiros pré-litorâneos.


2. (SEPOG/CE) O território do estado do Ceará apresenta diferentes unidades de paisagens que têm potencialidades e vulnerabilidades diversificadas. Assinale a alternativa em que todas as unidades de paisagem citadas encontram-se situadas no estado do Ceará.
A) Agreste, cerrado e planaltos sedimentares.
B) Zona da mata, pampa cearense e depressão sertaneja.
C) Depressão sertaneja, maciços residuais e planaltos sedimentares.
D) Agreste, zona da mata e chapadas.


3. (SEPOG/CE) Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o bioma que predomina no estado do Ceará
A) Caatinga.
B) Zona da mata.
C) Cerrado.
D) Mata atlântica.


4. (SEPOG/CE) Entre as áreas do estado do Ceará mais degradadas ambientalmente que apresentam evidências dos processos de desertificação, podemos destacar:
A) o planalto da Ibiapaba e a faixa litorânea.
B) a região dos Inhamuns e os tabuleiros pré-litorâneos.
C) a região dos Inhamuns e a região do médio Jaguaribe.
D) os sertões de Canindé e a região do baixo Jaguaribe.


5. (SEPOG/CE) Assinale a opção CORRETA, que define o tipo de escoamento superficial que predomina nos rios e riachos situados no ambiente sertanejo do estado do Ceará.
A) Intermitente.
B) Perene.
C) Endorreico.
D) Efêmero.


GABARITO
1:A - 2:C - 3:A - 4:C - 5:A

1. (SEPOG/CE) Marque a opção CORRETA, da qual constam os principais planaltos sedimentares situados no estado do Ceará.
A) A serra de Baturité e a chapada da Ibiapaba.
B) A chapada do Araripe e a chapada da Ibiapaba.
C) O planalto da Borborema e a serra do Machado.
D) A serra de Baturité e a serra de Maranguape.


2. (SEPOG/CE) A bacia do rio Jaguaribe ocupa cerca de 48% do território do estado do Ceará, percorrendo aproximadamente 633 km, desde suas nascentes no município de Tauá até sua foz no Oceano Atlântico. Assinale a alternativa CORRETA, em que há alguns dos principais afluentes do rio Jaguaribe.
A) O rio Banabuiú e o rio Salgado.
B) O rio Acaraú e o rio Curu.
C) O rio Pacoti e o rio Coreaú.
D) O rio Quixeramobim e o rio Aracatiaçu.


3. (CETREDE) A produção, conservação e transmissão da cultura popular é o objetivo principal dos Mestres da Cultura no Ceará. Em Juazeiro do Norte encontram-se entre alguns de seus representantes e suas respectivas atividades:
I. Mestre Pedro Bandeira representou Juazeiro em 2017 com as atividades de cantoria, repente e atividade de cordel.
II. Mestre Tico no ano de 2015 tornou-se Mestre da Cultura com reisado.
III. Mestre Geraldo Ramos foi considerado Mestre da Cultura com a atividade artesanato de relojoaria de torre, coluna e sinos de igreja.
IV. Mestre Maurício Flandeiro destacou-se em 2010 na arte de trabalhar com flandres.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
A) I – II – III - IV.
B) II – III – IV.
C) I – II.
D) I – III – IV.
E) I – II – IV.


4. (Crescer Consultorias) O Ceará é o 11º menor estado do Brasil em área, distribuído ao longo de 148.887,632 km², e apresenta uma formação geomorfológica relativamente simples. Sobre a geografia do Estado do Ceará, assinale a alternativa incorreta.
A) A maior parte do Estado do Ceará possui planaltos compostos por rochas magmáticas e sedimentares, conhecidos como cuestas. O principal deles, o Planalto de Ibiapaba (ou Chapada de Ibiapaba), se caracteriza por um conjunto de platôs, degraus litoestruturais e planaltos mais rebaixados, sustentados por rochas sedimentares. Sua altitude varia de 650 a 920 metros.
B) A planície costeira abrange faixa estreita ao longo do litoral cearense, composta por planícies fluviomarinhas e campos de dunas. Essas, formadas pela ação dos ventos, estendem-se de 5 a 10 km em direção ao interior do continente, podendo chegar a mais de 30 metros de altura.
C) Ao longo da costa surgem desembocaduras de rios que viabilizam o desenvolvimento de manguezais. Rios como Acaraú, Ceará, Cocó, Coreaú, Jaguaribe, Mundaú e Piranji são alguns dos que chegam ao litoral, garantindo a lodosidade do terreno junto às suas margens e servindo como hábitat de diversas espécies de seres vivos.
D) Grande parte do território cearense é constituído pela Depressão Sertaneja. Tal formação se caracteriza pelas superfícies aplainadas, resultantes da ação erosiva sobre o relevo.


5. (UECE-CEV) Acerca das características regionais e da produção do espaço no Ceará, é verdadeiro dizer que
A) as bacias hidrográficas metropolitanas dos rios Cocó, Ceará e de seu principal afluente, o rio Maranguapinho, têm a qualidade de suas águas bastante comprometidas devido aos impactos da urbanização desordenada e do lançamento de resíduos domésticos e industriais.
B) a formação de inúmeros condomínios residenciais fechados de luxo adquire muita evidência na Região Metropolitana de Fortaleza, onde se observa um acentuado processo de transferência de população rica para os municípios localizados ao sul e sudoeste da capital.
C) a Região do Sertão Central, situado numa sub-bacia sedimentar, apresenta aspectos diferenciados das regiões circundantes, favorecendo o desenvolvimento da agroindústria canavieira e de importantes atividades da indústria cearense, a exemplo dos gêneros têxtil e de confecções.
D) no Cariri, o aproveitamento social da água em termos de volume que chega pelas chuvas está crescendo, pois existe um uso mais racional desse recurso depois que a indústria e os serviços urbanos passaram a ser as principais atividades econômicas da região.



GABARITO
1:B - 2:A - 3:A - 4:A - 5:A