1. (IADES) No que se refere aos aspectos físicos do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.
A) No Distrito Federal, localiza-se o ponto de união entre duas grandes bacias hidrográficas brasileiras: a Bacia Amazônica e a Bacia do Atlântico Leste.
B) As precipitações pluviométricas no Distrito Federal, em geral, são bem distribuídas ao longo do ano, alcançando o maior índice no mês de julho.
C) A dispersão de águas no Distrito Federal é muito acentuada, dada a composição dos solos, a formação de cangas e o relevo planáltico.
D) Quanto ao clima do Distrito Federal, a latitude elevada compensa a baixa altitude, contribuindo para que predominem temperaturas sempre baixas, mesmo no verão.
E) Durante o período de inverno, no Distrito Federal, verifica-se maior concentração de chuvas, o que garante o suprimento de água no período de estiagem.
2. (IADES 2017) A construção de Brasília seria o ápice de um grande projeto de interiorização do desenvolvimento do Brasil. Sendo assim, as avaliações feitas ao longo do tempo tinham um caráter físico, econômico, político, social e, com menor intensidade naquela época, ambiental. Mais ampla territorialmente, a área do Distrito Federal também seguiu os mesmos princípios, mas sem a verve do planejamento. O desenvolvimento e o crescimento de Brasília e do Distrito Federal (DF) eram inevitáveis, e os graves problemas apareceram e não pouparam, de forma geral, a população. Considerando essas informações, em relação aos processos de estruturação e desenvolvimento, bem como aos problemas atuais de Brasília e do DF, assinale a alternativa correta.
A) A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) é composta pelo Distrito Federal, por municípios de Goiás e por três cidades de Minas Gerais, sendo essas fronteiriças com o DF.
B) A crise hídrica é resultante de um processo de expansão realizado com políticas habitacionais inadequadas ou inexistentes, por grilagem de terras, por crescimento populacional desordenado e pelo uso irresponsável da água, inclusive em setores produtivos, como a agricultura.
C) A mobilidade urbana é um dos grandes avanços da organização socioespacial do DF. Graves problemas (como o deslocamento e a falta de estacionamentos) foram resolvidos com a construção do sistema metroviário e a ampliação de rodovias internas, que evitam extensos congestionamentos.
D) As atividades produtivas do DF estão concentradas no setor terciário da economia, não havendo grandes empresas no setor secundário, além de um setor primário de baixa produtividade, principalmente a agricultura, em razão da não utilização de recursos tecnológicos adequados.
E) O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ao tombar a cidade de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, promoveu um elevado crescimento econômico para todo o DF, fazendo com que essa unidade da federação detenha o título de pior índice de Gini do País.
3. (IADES 2016) O primeiro conflito social/espacial da cidade de Brasília aparece com a necessidade de abrigar os pioneiros que construíram a cidade – os “candangos” –, para os quais não havia lugar no plano urbanístico de Brasília. As cidades-satélites, que não estavam incluídas, inicialmente, nas premissas do Plano Piloto, foram, posteriormente, acrescentadas e serviram de acomodação para candangos – pioneiros/operários – de Brasília. O governo inaugurou a primeira delas quase dois anos antes da própria capital e fundou outras três em fins de 1961. PAVIANI, Aldo. Brasília – gestão urbana: conflitos e cidadania. Brasília: Universidade de Brasília, 1999, com adaptações.
Em relação à organização do espaço geográfico do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.
A) As cidades-satélites constituíram-se, originalmente, em núcleos rurais, formados pelo setor público para abrigar, exclusivamente, atividades agropecuárias.
B) Núcleo Bandeirante e Ceilândia foram as duas primeiras cidades-satélites construídas no Distrito Federal.
C) Planaltina e Brazlândia – cidades-satélites de Brasília – eram cidades goianas, preexistentes à instalação da capital da República.
D) Como Plano Piloto é considerado o território que engloba Asa Sul, Asa Norte, Cruzeiro, Candangolândia e Guará.
E) As cidades-satélites foram construídas para abrigar os primeiros imigrantes não envolvidos na construção da nova capital.
4. (FUNIVERSA 2015) Dados do produto interno bruto (PIB) trazem o DF como sétima economia do país.
Internet: < www.codeplan.df.gov.br>. Acesso em 26/4/2015 (com adaptações).
Com relação à economia do Distrito Federal e a temas correlatos, assinale a alternativa correta.
A) Mesmo com uma das maiores economias do país, Brasília ainda carece de infraestrutura em saneamento básico. Assim, inexistem núcleos urbanos no Distrito Federal que contem com cobertura total de abastecimento de água potável.
B) Assim como ocorre nos municípios mineiros e goianos da RIDE, a população total ocupada do Distrito Federal é, em sua maior parte, composta por homens.
C) Entre as unidades da federação que compõem a região Centro-Oeste, o Distrito Federal é a que possui o maior PIB em valores absolutos.
D) A renda per capita mensal no Distrito Federal tem se mantido como a segunda maior do país, superada apenas pela renda per capita mensal do estado de São Paulo, em função de ser essa a maior economia entre as unidades da federação.
E) Quanto à distribuição da economia da RIDE pelos diversos setores de atividade, destaca-se o secundário, seguido pelo terciário e, em último plano, o primário.
5. (FCC 2018) Entre os paralelos 15° e 20° havia um leito muito extenso, que partia de um ponto onde se formava um lago. Então, uma voz disse repetidamente: "Quando escavarem as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a grande civilização, a terra prometida, onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível..."
Tais palavras, que prenunciam a instalação da nova capital brasileira no Planalto Central, foram proferidas por
A) Hipólito José da Costa.
B) José Bonifácio de Andrada e Silva.
C) Luís Cruls.
D) Dom Bosco.
E) Francisco Adolfo de Varnhagen.
GABARITO
1:C - 2:B - 3:A - 4:C - 5:D
1. (FCC 2018) Sem dispor dos mesmos elementos de infraestrutura de Brasília, as regiões administrativas que se formaram nos arredores da capital federal, sem planejamento, são conhecidas como
A) cidades-satélites.
B) comunidades.
C) favelas.
D) cidades-dormitórios.
E) arrabaldes.
2. (IDECAN) Sobre a proposta de construção de uma cidade planejada no centro-oeste brasileiro (Brasília), analise as afirmativas seguir.
I. Levar o progresso para o interior.
II. Criar uma cidade mais adequada às necessidades do poder.
III. Servir de referência para uma maior integração nacional.
IV. Afastar o poder central da turba, das manifestações populares.
São justificativas para a construção de Brasília as afirmativas
A) I, II, III e IV.
B) II e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
3. (IADES) A marca de Brazlândia ainda é a vida pacata. O asfalto tomou conta das ruas, o comércio se expandiu, os setores residenciais também, só que basta uma circulada pelas quadras para respirar tranquilidade.
A Região Administrativa de Brazlândia ficou regionalmente conhecida
A) pelo respectivo polo industrial de roupas.
B) por concentrar atividades de alta tecnologia ligadas à informação.
C) por ser a maior região produtora de pecuária leiteira do Distrito Federal.
D) por concentrar toda a produção de soja da região do entorno.
E) por ser a maior produtora de morango do Distrito Federal.
4. (CESPE) Julgue os próximos itens a respeito da realidade atual do Distrito Federal (DF).
I O índice de Gini — uma medida de desigualdade econômica que mostra o quão concentrada é a renda de determinada população — indica que a desigualdade de renda no DF é menor que no restante do Brasil.
II No DF, a população de mulheres é maior que a população de homens.
III Em relação à população do DF, a proporção de pessoas que trabalham na região do Plano Piloto é superior à proporção de pessoas que trabalham na região administrativa onde residem ou em outras regiões administrativas.
Assinale a opção correta.
A) Apenas o item I está certo.
B) Apenas o item II está certo.
C) Apenas os itens I e III estão certos.
D) Apenas os itens II e III estão certos.
E) Todos os itens estão certos.
5. (IDECAN) A respeito da construção de Brasília, analise as afirmativas a seguir:
I. Seu projeto urbanístico foi resultado de um concurso promovido por Juscelino Kubitschek em 1956.
II. O projeto é do arquiteto Lúcio Costa, que chamou Oscar Niemeyer e Burle Marx, respectivamente, para o projeto dos prédios e dos jardins.
III. O projeto do Plano Piloto propunha dois eixos que se cruzariam, um para as obras públicas e outro para as residências.
Assinale
A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
D) se nenhuma afirmativa estiver correta.
E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
GABARITO
1:A - 2:A - 3:E - 4:B - 5:E
1. (FCC) O Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, tem seu nome ligado
A) aos poderes de cura de determinada planta nativa.
B) a uma ave típica do bioma Cerrado.
C) a um grupo indígena de origem tupi.
D) ao bócio endêmico observado na região.
E) à flor comestível de arbusto similar ao loureiro.
2. (FCC) A fim de delimitar a zona da futura capital do Brasil, a Comissão Exploradora do Planalto Central, chefiada por Luiz Cruls (1892), adotou o critério
A) orográfico, baseado na conformação do relevo.
B) do quadrilátero, inspirado na prática estadunidense.
C) hidrográfico, que segue o curso dos principais rios.
D) da divisão judiciária das comarcas e seus termos.
E) político-administrativo, priorizando as zonas mais densamente povoadas.
3. (IADES) Em 1946, com a Revisão Constitucional, a mudança da capital do País para o Planalto Central foi incluída nas disposições transitórias da Constituição. Assim, em novembro do mesmo ano, o presidente Eurico Gaspar Dutra nomeou a Comissão de Estudos para a Localização da Nova Capital do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2018, com adaptações.
Considerando que o texto apresentado se refere a um importante momento para a criação da Nova Capital, é correto afirmar que a mencionada comissão denominava-se Missão
A) Cruls.
B) Nova Capital.
C) Gaspar Dutra.
D) Polli Coelho.
E) Planalto Central.
4. (FCC) A seca de 1958 no Nordeste determinou a vinda de milhares de trabalhadores para a região de Brasília. Muitos desses nordestinos foram abrigados em Taguatinga, onde passaram a ser chamados, de modo pejorativo, pelo mesmo termo usado na época da escravidão para designar os pobres que praticavam agricultura itinerante no interior do Brasil:
A) retirantes.
B) calangos.
C) candangos.
D) cabeças-chatas.
E) biriguis.
5. (FCC) A única figura representativa da literatura do Distrito Federal a ingressar na Academia Brasileira de Letras foi
A) José J. Veiga.
B) Cora Coralina.
C) Bernardo Élis.
D) Gilberto Mendonça Teles.
E) José Décio Filho.
GABARITO
1:D - 2:B - 3:D - 4:C - 5:C
1. (FCC) Misto de oca e disco voador, o Memorial Darcy Ribeiro, localizado no campus da Universidade de Brasília e inaugurado em 2010, foi projetado pelo arquiteto
A) Oscar Niemeyer.
B) João Filgueiras Lima.
C) Lúcio Costa.
D) Márcio Kogan.
E) Paulo Mendes da Rocha.
2. (FCC) Os primeiros habitantes da cidade de Brasília ficaram conhecidos com o nome de
A) pioneiros.
B) desbravadores.
C) bandeirantes.
D) candangos.
E) peões.
3. (FCC) Apesar da celebrada redução da criminalidade no Distrito Federal, observada pela Secretaria de Segurança Pública em 2017, os Estados Unidos da América do Norte divulgaram lista das áreas de risco a serem evitadas no Brasil, mencionando quatro regiões administrativas do Distrito Federal:
A) Gama, Planaltina, Ceilândia e Riacho Fundo.
B) Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá.
C) Águas Claras, Santa Maria, Cruzeiro e Samambaia.
D) Taguatinga, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas e Planaltina.
E) Varjão, Lago Norte, Samambaia e Paranoá.
4. (FCC) A data de 30 de novembro corresponde, no âmbito do Distrito Federal, ao feriado comemorativo.
A) do nascimento de Juscelino Kubitschek de Oliveira.
B) do Dia do Servidor Público.
C) da padroeira N. S. da Conceição Aparecida.
D) da primeira missa rezada em Brasília.
E) do Dia do Evangélico.
5. (IADES) O primeiro conflito social/espacial da cidade de Brasília aparece com a necessidade de abrigar os pioneiros que construíram a cidade – os “candangos” –, para os quais não havia lugar no plano urbanístico de Brasília. As cidades-satélites, que não estavam incluídas, inicialmente, nas premissas do Plano Piloto, foram, posteriormente, acrescentadas e serviram de acomodação para candangos – pioneiros/operários – de Brasília. O governo inaugurou a primeira delas quase dois anos antes da própria capital e fundou outras três em fins de 1961.
PAVIANI, Aldo. Brasília – gestão urbana: conflitos e cidadania. Brasília: Universidade de Brasília, 1999, com adaptações.
Em relação à organização do espaço geográfico do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.
A) As cidades-satélites constituíram-se, originalmente, em núcleos rurais, formados pelo setor público para abrigar, exclusivamente, atividades agropecuárias.
B) Núcleo Bandeirante e Ceilândia foram as duas primeiras cidades-satélites construídas no Distrito Federal.
C) Planaltina e Brazlândia – cidades-satélites de Brasília – eram cidades goianas, preexistentes à instalação da capital da República.
D) Como Plano Piloto é considerado o território que engloba Asa Sul, Asa Norte, Cruzeiro, Candangolândia e Guará.
E) As cidades-satélites foram construídas para abrigar os primeiros imigrantes não envolvidos na construção da nova capital.
GABARITO
1:B - 2:D - 3:B - 4:E - 5:C
1. (CONSULPLAN) Brasília completa 50 anos em meio a uma das mais graves crises políticas enfrentadas pela capital federal, que passou por quatro governadores num prazo inferior a um ano. Sobre a principal cidade brasileira, é possível afirmar que:
I. Candangos é o nome oficial dado a todas as pessoas que nascem em Brasília em homenagem aos primeiros brasileiros que se fixaram no planalto central, onde hoje se encontra a capital federal.
II. Rogério Rosso (PMDB), ex-membro do governo de José Roberto Arruda, foi eleito governador do Distrito Federal com o voto da grande maioria dos eleitores de Brasília.
III. O Distrito Federal enfrenta uma crise política desde que a Polícia Federal deflagrou, em novembro de 2009, a Operação Caixa de Pandora que investiga um suposto esquema de distribuição de propina, envolvendo o primeiro escalão do governo distrital.
IV. Após a prisão e o afastamento do governador José Roberto Arruda, governaram o Distrito Federal o vice governador, Paulo Octávio e o presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A) I, II
B) III, IV
C) I, III
D) II, IV
E) I, IV
2. (CIEE) O Expresso DF Sul, sistema de transporte coletivo de passageiros que ligará duas regiões administrativas ao centro de Brasília, começou a operar em fase de testes a partir de abril deste ano. Os coletivos vão trafegar num corredor exclusivo, 24 horas por dia, tendo como objetivo reduzir em 50 minutos o tempo de viagem dos passageiros. Assinale a alternativa que apresenta as duas regiões administrativas nas quais passará o Expresso DF Sul.
A) Taguatinga e Brazlândia.
B) Gama e Santa Maria.
C) Sobradinho e Samambaia.
D) Ceilândia e Guará.
3. (FUNIVERSA) No ano de 2006, a partir da reestruturação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), foi criado o Sistema Penitenciário Federal, com a finalidade de ser o gestor e fiscalizador das Penitenciárias Federais em expresso cumprimento ao contido na Lei de Execução Penal (LEP), especialmente em seu artigo 72, parágrafo único, que lhe confere essa incumbência de forma exclusiva.
O Sistema Penitenciário Federal é constituído pelos estabelecimentos penais federais, subordinados ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça.
Atualmente, integram o Sistema Penitenciário Federal quatro estabelecimentos penais. Trata-se dos presídios de Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN). Está prevista a construção do 5.º estabelecimento em
A) Palmas (TO).
B) Uberlândia (MG).
C) Goiânia (GO).
D) Brasília (DF).
E) Santarém (PA).
4. (IADES) Com relação às Regiões Administrativas com maior contingente populacional no Distrito Federal, é correto citar
A) Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo.
B) Brazlândia e Itapoã.
C) Gama e Cruzeiro.
D) Lago Sul e Lago Norte.
E) Ceilândia e Taguatinga.
5. (IADES) A partir da primeira metade do século 18, inicia- se a exploração das minas de ouro e esmeralda e o povoamento do interior de Goiás pelos bandeirantes. Desde então, essa região passa a ser frequentada como ponto de passagem da estrada real, utilizada para o escoamento de ouro e arrecadação de dízimos territoriais à Coroa. Os documentos existentes não indicam a data exata da fundação, no entanto, a data convencionada de fundação é 19 de agosto de 1859, mas há relatos de alguns historiadores de que a cidade possui mais de 200 anos.
Por outro lado, no início dos anos de 1930, as famílias conseguiram, por influência política, que o povoado fosse elevado à categoria de distrito de Santa Luiza (hoje Luziânia/GO). O decreto criando o distrito é de 15 de abril de 1932, sendo a data mais significativa para a cidade. Mesmo assim, o aniversário é comemorado em 5 de junho, porque nessa data, em 1933, foi criada a sua subprefeitura.
O texto apresentado faz referência a um município e a um distrito que pertenciam ao estado de Goiás e que, por ocasião da inauguração de Brasília, passaram a fazer parte do Distrito Federal. Em relação a esse município e a esse distrito, assinale a alternativa que indica a quais regiões administrativas eles correspondem atualmente.
A) RA II – Gama e RA VII – Paranoá.
B) RA XIII – Santa Maria e RA XIV – São Sebastião.
C) RA XVII – Riacho Fundo e RA XXIII – Varjão.
D) RA VI – Planaltina e RA IV – Brazlândia.
E) RA XIX – Candangolândia e RA XXVIII – Itapoã.
GABARITO
1:B - 2:B - 3:D - 4:E - 5:D

0 Comentários