1. (IMA 2015) Sobre as características gerais e aspectos geográficos do estado do Piauí, indique a alternativa INCORRETA.
A) É o único delta das Américas em mar aberto, com 2.700 km² de área, dos quais 65% pertencem ao Piauí, indo da barra do rio Igaraçu à ilha das Canárias. Os outros 35% pertencem ao estado do Maranhão.
B) Seu primeiro braço é o rio Igaraçu, que passa pelo centro da cidade de Parnaíba até desaguar em Luís Correia, próximo ao porto marítimo. O segundo braço é o das Canárias, ao lado oeste da Ilha Grande de Santa Isabel. Outro braço é o do Caju, cuja ilha de propriedade particular possui apoio receptivo com transporte fluvial, hospedagem em uma fazenda do século XIX, alimentação à base de peixes e frutos do mar, cavalgadas e tour pelos lugares mais exóticos do local. Logo após o Caju está o braço da Melancieira e, finalmente, o braço de Tutóia, no extremo oeste.
C) Delta é a quarta letra do alfabeto grego, cuja maiúscula tem uma forma triangular. Ao se abrir para o mar em forma de leque, gerando cinco “braços” distintos, o rio Parnaíba cria a forma triangular deltaica. Com mais de 70 ilhas e belíssimos igarapés, forma um santuário ecológico de beleza inigualável.
D) Os passeios de barco que partem do Porto das Barcas, em Parnaíba, ou do Porto dos Tatus, na Ilha Grande, incluem passagens pelos igarapés, com parada para banhos de rio e passeios pelas alvíssimas e sinuosas dunas da região.
2. (IMA 2015) Acerca dos principais rios, lagoas, açudes e lagos do estado do Piauí, assinale a alternativa INCORRETA.
A) O lençol de águas subterrâneas, considerado um dos maiores do mundo, vem complementar a justificativa que torna o Piauí um estado excelente para irrigação. O subsolo é caracterizado pela existência de rochas fraturadas, as quais, apoiadas em formação rochosa impermeável, acumulam e retêm águas, inclusive as originadas pelas precipitações pluviométricas. Esse fator concorre para o abastecimento dos abundantes lençóis existentes no estado
B) Ao sul do estado, margeando o rio Parnaíba, 54 lagoas contribuem com extraordinário potencial agrícola da região. De todas elas, a lagoa de São Domingos, ou lagoa Grande do Buriti, em Buriti dos Lopes, se destaca pelos seus 20 milhões de metros cúbicos de água. As margens das lagoas ao norte piauiense são utilizadas para o plantio de arroz, cuja produtividade atinge duas colheitas por ano. Sem os prejuízos das inundações ocasionadas pelas cheias dos rios Longá e Parnaíba, a produtividade média poderá atingir mais de seis toneladas por hectare.
C) Dono de metade das águas subterrâneas de boa qualidade existentes no Nordeste, o Piauí aparece, junto com Maranhão e Bahia, como o estado nordestino mais vocacionado para irrigação. Isso se deve principalmente às suas extensas bacias de rios perenes ou com possibilidade de perenização de quase todos os rios temporários. O Piauí conta com mais de 140 rios, e quase todos deságuam no Parnaíba, perfazendo juntos mais de cinco mil quilômetros de extensão.
D) Nos vales do rio Gurguéia, o segundo maior rio piauiense em importância, inúmeros poços jorram, em média, mais de 200 mil litros de água por hora. O poço Violeta se destaca com a vazão equivalente a 735 mil litros por hora. Esse manancial faz do Piauí um estado promissor e capacitado a ocupar posição de destaque no contexto nacional.
3. (IMA 2015) Acerca da história da bandeira do estado do Piauí e seu significado, indique a alternativa INCORRETA.
A) O azul representa o céu.
B) O Amarelo representa o ouro e outras riquezas minerais do estado.
C) A bandeira possui formato retangular (proporção de 7:10). Ela é composta por treze listras intercaladas, sendo 7 na cor verde e 6 na cor amarela. No canto superior esquerdo há um retângulo azul com uma estrela de cinco pontas branca ao centro do mesmo.
D) Abaixo da estrela há a inscrição, na cor branca, da data "14 de março de 1823" (incluída em alteração de 2005). Esta é a data em que ocorreu a deflagração da Independência do estado do Piauí na cidade de Parnaíba.
4. (IMA 2015) Observe os itens a seguir relacionados ao Morro do Gritador, ponto turístico do estado do Piauí.
I. Consiste em um paredão íngreme com quase 300 (trezentos) metros de altura, que proporciona um visual espetacular de todo o verde que circunda a extensa região de matas do município.
II. É um dos belos atrativos da cidade serrana de Pedro II, a 300 km de Teresina.
III. Em função das fortes rajadas de vento que se impactam no paredão e se elevam ao topo, dizem que pequenos objetos jogados ao leu retornam às mãos de quem os jogou.
IV. Pedro II fica a 720 metros de altitude, o que lhe empresta um clima permanentemente agradável, especialmente nos meses de junho a agosto. No mês de julho, a cidade recebe o Festival de Inverno – uma época excelente para visitação ao Morro do Gritador.
É verdadeiro o que se afirma em:
A) I, II, III e IV
B) I e IV
C) I, III e IV
D) II e III
5. (CESPE/CEBRASPE) Com relação à necessidade da preservação ambiental no Piauí, é correto afirmar que
A) a chuva ácida é a principal forma de destruição de diversos tipos de vegetação existentes no estado.
B) a degradação dos solos, provocada pelas atividades agropecuárias, é reconhecida como um problema ambiental.
C) a capital do estado compreende a área menos atingida pela degradação ambiental.
D) o desmatamento é irrelevante quanto à questão da preservação ambiental diante da ausência de florestas no estado.
GABARITO
1:A - 2:B - 3:D - 4:C - 5:B
1. (CESPE/CEBRASPE) Ocorre, no Piauí, como no restante do país, um significativo crescimento dos centros urbanos e uma redução da população na zona rural. O deslocamento de migrantes alcança números apreciáveis, principalmente para as sedes municipais mais desenvolvidas, que oferecem maiores atrativos, sobretudo em emprego. Na zona urbana, as maiores cidades, como Teresina, Parnaíba, Piripiri, Picos e Floriano, concentram a maior parte da população. Por outro lado, as pequenas cidades piauienses se destacam por apresentar população predominantemente rural e sedes municipais muito pobres e desprovidas de melhores alternativas ocupacionais.
Assinale a opção correta quanto à dinâmica populacional do estado do Piauí mencionada no texto acima.
A) A população urbana do Piauí apresenta uma velocidade de crescimento menor que a rural.
B) A população urbana do estado está bem distribuída entre as cidades.
C) Condições socioeconômicas deficitárias verificadas no estado constituem fator relevante no crescimento da população em determinadas cidades.
D) É predominante a migração da cidade para o campo, realizada por pequenos agricultores em busca de terras para cultivo.
2. (CESPE/CEBRASPE) As atividades que geraram impactos negativos na base física do território piauiense incluem aquelas relacionadas com o garimpo do diamante, em Gilbués, no sul do estado. Nesse caso, a única preocupação sempre foi a de encontrar diamante, e as consequências registradas ainda estão lá e se ampliam, provocadas pelas águas nos solos não consolidados. O processo de desertificação tem ampliado os seus limites em função da ausência de práticas conservacionistas.
Um problema ambiental causado pela atividade de garimpo do diamante, referido no texto, tem sido a
A) erosão.
B) exaustão do solo.
C) extinção de espécies endêmicas.
D) destruição de áreas de mananciais.
3. (CESPE/CEBRASPE) Quanto ao processo de desertificação no Piauí, assinale a opção correta.
A) A falta de chuvas é responsável pela degradação ambiental que ocorre no estado e é conhecida como desertificação.
B) O clima semiárido, encontrado no estado, provoca a desertificação e impede o aproveitamento econômico das terras.
C) Nas áreas de pecuária extensiva, observa-se excelente estado de conservação ambiental, diferentemente do que ocorre naquelas onde a agricultura intensiva tem levado à desertificação.
D) Práticas conservacionistas objetivando evitar a desertificação devem levar em conta o cuidado com o solo, mediante o combate à erosão e ao desmatamento.
4. (CESPE/CEBRASPE) Em relação à economia do estado do Piauí, assinale a opção correta.
A) A agropecuária se destaca devido à mecanização das atividades e ao seu alto nível tecnológico, comparável ao do Sudeste brasileiro.
B) Nas exportações do estado, predominam os produtos industrializados em consequência da política de incentivos levada a efeito pelo governo.
C) O setor terciário, abrangendo comércio e serviços, é o que mais contribui para a economia do estado.
D) O setor quaternário, relativo às atividades de alta tecnologia, emprega a maior parte da força de trabalho do estado.
5. (CESPE/CEBRASPE) Entre os fatores que determinam a ocorrência da caatinga no estado do Piauí está
A) o índice pluviométrico anual.
B) a baixa temperatura durante o inverno.
C) a ausência de uma densa rede fluvial.
D) o relevo extremamente movimentado.
GABARITO
1:C - 2:A - 3:D - 4:C - 5:A

0 Comentários