1. (COMPERVE 2017) No Rio Grande do Norte, são desenvolvidas diversas atividades econômicas, algumas modernas, outras tradicionais. Na atualidade, as atividades econômicas desenvolvidas no Rio Grande do Norte e os principais municípios sedes dessas atividades são:
A) Indústria Petrolífera: Guamaré e Messias Targino; Fruticultura: Açu e Mossoró; Mineração: Caicó e Currais Novos; Castanha de Caju: Serra do Mel e Bodó; Salineira: Areia Branca e Rio do Fogo; Turismo: Natal e Portalegre.
B) Indústria Petrolífera: Mossoró e Guamaré; Fruticultura: Açu e Ipanguaçu; Mineração: Parelhas e Currais Novos; Castanha de Caju: Serra do Mel e Mossoró; Salineira: Areia Branca e Galinhos; Turismo: Natal e Parnamirim.
C) Indústria Petrolífera: Mossoró e Serra Negra do Norte; Fruticultura: Mossoró e Frutuoso Gomes; Mineração: Acari e Currais Novos; Castanha de Caju: Mossoró e Jucurutu; Salineira: Areia Branca e Ouro Branco; Turismo: Natal e Martins.
D) Indústria Petrolífera: Natal e Guamaré; Fruticultura: Mossoró e Açu; Mineração: Parelhas e Currais Novos; Castanha de Caju: Jaçanã e Mossoró; Salineira: Macau e Ouro Branco; Turismo: Natal e Caicó.


2. (COMPERVE 2017) As economias fundadoras do Rio Grande do Norte produziram espaços, territórios e foram responsáveis pelo desenvolvimento econômico e povoamento do estado. Nesse contexto, é correto afirmar:
A) A Pecuária, primeira economia do estado, foi implantada na região Agreste e requereu um grande contingente de trabalhadores. A atividade Algodoeira promoveu a urbanização na região agreste do Estado.
B) A atividade Algodoeira foi a primeira economia do Rio Grande do Norte e gerou uma forte classe política. Essa atividade foi responsável pela urbanização de Caicó, Currais Novos, Ceará-Mirim e São José do Seridó.
C) A atividade Canavieira foi a primeira economia do estado, e os engenhos de Cunhaú e Ferreiro Torto, seus principais representantes. A Pecuária foi implantada no sertão, onde algumas cidades, tais como Currais Novos e Pau dos Ferros, surgiram a partir de fazendas.
D) A Mineração, primeira economia do Rio Grande do Norte, destacou-se pela exploração da scheelita. As cidades de Currais Novos, Acari, Caicó e Parelhas foram povoadas e desenvolvidas a partir da implantação dessa economia.


3. (FCC 2013) A Petrobras é responsável, no Rio Grande do Norte, pela produção de
A) gasolina, querosene e gás natural.
B) nafta petroquímica, óleo lubrificante e querosene.
C) parafina, solvente e combustível de aviação.
D) gás natural, gás liquefeito de petróleo e óleo diesel.
E) óleo lubrificante, óleo diesel e nafta petroquímica.


4. (FCC 2013) Apesar de sua importância para a economia do Rio Grande do Norte, a carcinicultura tem provocado grandes danos ao meio ambiente, afetando
A) zonas de pastagem.
B) a vegetação da caatinga.
C) campos cultivados.
D) áreas de mangue.
E) a nascente dos rios.


5. (FCC 2013) Embora houvesse indícios anteriores da existência de petróleo, somente no início da década de 1970 intensificaram-se as pesquisas que possibilitaram a descoberta do primeiro poço petrolífero na plataforma continental do Rio Grande do Norte. Tal empreendimento
A) permitiu que o Brasil se tornasse autossuficiente na produção e consumo dos produtos derivados do petróleo.
B) resultou na extração de petróleo em Mossoró, em 1973, o que colocou o Estado em 10° lugar na produção nacional do petróleo em terra.
C) não teve continuidade nas décadas posteriores, pois não ocorreram outros aumentos significativos do preço do barril de petróleo no comércio internacional.
D) ocorreu no contexto da crise internacional do petróleo, com elevação dos preços do produto imposto pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
E) deixou o Estado em situação econômica privilegiada, pois estimulou a produção da indústria automobilística local.


GABARITO
1:B - 2:C - 3:D - 4:D - 5:D

1. (FCC 2012) Considere as seguintes afirmações sobre as atividades agropecuárias do Rio Grande do Norte:
I. Cerca de 85% dos estabelecimentos agropecuários do Rio Grande do Norte são ocupados pela agricultura familiar.
II. A grande maioria da mão de obra no setor agrícola potiguar trabalha em grandes propriedades comerciais.
III. Atualmente, a agricultura familiar é responsável pela maior parte do arroz, milho e mandioca produzidos no estado.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I
B) I e II.
C) I e III.
D) II.
E) II e III.


2. (FCC 2010) Considere as seguintes afirmações sobre a produção mineral do Rio Grande do Norte:
I. Na década de 1940, teve início a exploração da scheelita no estado, elevando-o à condição de maior produtor desse minério no Brasil; a região do Seridó era o principal polo de produção.
II. Diferente do que ocorre com outros estados brasileiros onde há extração de petróleo, o Rio Grande do Norte não recebe royalties da Petrobras.
III. A exploração de sal no litoral norte do estado foi ampliada a partir da necessidade de concorrer com a produção chinesa, que pratica preços mais elevados no mercado internacional.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I.
B) I e II.
C) I e III.
D) II.
E) III.


3. (FCC 2010) Sobre a carcinicultura potiguar são feitas as seguintes afirmações:
I. A atividade é importante criadora de emprego e renda para a população do estado.
II. A produção do Rio Grande do Norte é a terceira do país, sendo suplantada pelo Ceará e Paraíba.
III. A sustentabilidade da atividade é questionada a longo prazo devido aos efeitos negativos sobre o meio ambiente, sobretudo nos manguezais do estado.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I.
B) I e II.
C) I e III.
D) II.
E) II e III.


4. (CONSULPLAN 2006) Leia atentamente as frases abaixo acerca do estado do Rio Grande do Norte e marque a opção relacionada às afirmativas INCORRETAS:
I. O Rio Grande do Norte é o maior produtor de petróleo no mar do Brasil.
II. Natal foi considerada, pelo IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), a capital mais tranquila do Brasil.
III. A capital potiguar recebeu da NASA (EUA) o título de ar mais puro das Américas.
IV. O Farol da Mãe Luiza, em Via Costeira, perto da Areia Preta, está desativado, mas foi muito utilizado para orientar os navios na costa de Natal.
Está(ão) incorreta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
A) I e II
B) II e IV
C) I e III
D) III e III
E) I e IV


5. (ESAF 2005) Atividade turística no Rio Grande do Norte tem apresentado intenso crescimento inclusive no interior do Estado. Dois municípios têm-se destacado enquanto roteiro turístico no interior, devido às suas características naturais, em especial a geomorfologia.
Os municípios em questão são
A) Apodi e Pau dos Ferros
B) Umarizal e São Miguel
C) Cerro Corá e Lagoa Nova
D) Florânia e Tenente Laurentino
E) Martins e Portalegre



GABARITO
1:C - 2:A - 3:C - 4:E - 5:E

1. (ESAF 2005) A mineração junto com o algodão e a pecuária foram atividades econômicas importantes para o processo de ocupação e crescimento econômico do interior potiguar. No caso específico da produção de scheelita, a Microrregião do Estado do Rio Grande do Norte que mais se beneficiou com essa produção foi
A) Borborema potiguar.
B) Agreste potiguar.
C) Seridó.
D) Serrana Norte-rio-grandense.
E) Sertão de Angicos.


2. (ESAF 2005) Na atualidade apresenta-se como uma importante atividade para a economia potiguar. No entanto, a sua realização é motivo de preocupações por parte da sociedade, tendo em vista constituir uma atividade ameaçadora do equilíbrio ambiental marinho e, particularmente do mangue.
A atividade a que o texto faz referência é o(a)
A) carcinicultura.
B) pesca da lagosta em áreas profundas.
C) pesca predatória.
D) expansão das salinas.
E) desenvolvimento do turismo.


3. (IBFC) O Rio Grande do Norte abrange diferentes domínios morfoclimáticos brasileiros, apresentando diferentes características vegetacionais em seu território. Em relação à vegetação no estado do Rio Grande do Norte, assinale a alternativa correta.
A) O litoral do estado apresenta predominância de áreas de mangue e floresta subtropical.
B) Na porção oeste do estado predominam fitofisionomias do Cerrado.
C) Formações vegetais de mata atlântica podem ser identificadas no litoral do estado.
D) Extensas áreas do território do estado estão relacionadas ao bioma amazônico.


4. (FCC) Os fluxos migratórios no Estado do Rio Grande do Norte convergem, nos dias atuais, para polos economicamente dinâmicos em torno de dois municípios: Natal e
A) Mossoró.
B) Caicó.
C) Currais Novos.
D) Canguaretama.
E) Nova Cruz.


5. (FCC) Considere as assertivas.
I. A atividade fruticultora está fortemente associada às grandes empresas internacionais que atuam na América Central.
II. A produção de frutas está situada principalmente na área de influência do município de Mossoró (Vale do Açu e Baraúna).
III. A fruticultura é um segmento econômico de expressiva importância, que coloca o Rio Grande do Norte na condição de grande produtor de frutas tropicais irrigadas do Brasil.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I.
B) I e II.
C) I e III.
D) II.
E) II e III.



GABARITO
1:C - 2:A - 3:C - 4:A - 5:E