1. (COPESE - UFT 2018) Sobre a rede urbana do estado do Tocantins, analise as afirmativas a seguir.
I. A partir da década de 1990, houve um intenso processo de redimensionamento do papel desempenhado pelas cidades, influenciado pela criação do estado e da nova capital, Palmas.
II. Os primeiros embriões urbanos, surgidos na antiga região do norte de Goiás, estavam relacionados à exploração da borracha na Amazônia.
III. Na região sul do estado, destaca-se a cidade de Gurupi como importante centralidade, sobretudo nas funções de comércio e serviços.
Assinale a alternativa CORRETA.
A) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
B) Apenas a afirmativa I está correta.
C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
D) Apenas a afirmativa II está correta.
2. (COPESE - UFT 2018) As festividades religiosas no Tocantins expressam as manifestações culturais, preservadas e celebradas pela população, em diversas localidades e municípios. Neste contexto, destacam-se as celebrações à padroeira do Estado, representada por:
A) Nossa Senhora do Rosário.
B) Nossa Senhora da Aparecida.
C) Nossa Senhora de Natividade.
D) Nossa Senhora da Consolação.
3. (Quadrix 2016) Desde sua criação, em 05 de outubro de 1988, o Tocantins não para de crescer no setor do agronegócio. Por onde se anda pelo Estado, é possível ver novas áreas se abrindo para a produção, lavouras em crescimento e, principalmente, mais produtividade. Muitos fatores têm contribuído para o crescimento da produção de grãos, como disponibilidade de água em abundância, energia, logística de escoamento e principalmente o uso de novas tecnologias no campo, indo desde o manejo do solo, escolha correta da semente e até a adubação. Em 1990, o Estado contabilizava apenas 35.140 toneladas de soja produzidas por ano. Na safra 2014/15, esse número saltou para 2,4 milhões de toneladas, ou seja, um aumento de 6.945 %. O mesmo aconteceu com:
A) o milho e o arroz.
B) o milho e o feijão.
C) o arroz e a cevada.
D) o feijão e o sorgo.
E) a aveia e o trigo
4. (REIS & REIS 2016) O Tocantins foi o último estado brasileiro a ser criado. Antes da sua criação, o território pertencia ao Estado:
A) De Goiás.
B) Do Pará.
C) Do Mato Grosso.
D) Do Amazonas.
5. (Quadrix 2016) Com apenas 27 anos, o Tocantins é o Estado mais novo do Brasil e se destaca como uma das economias mais promissoras da região Norte. Leia as seguintes afirmativas acerca da indústria no Estado.
I. O Tocantins possui onze distritos industriais, sendo que quatro são projetos do Estado, com infraestrutura adequada à instalação de empresas, e os demais são projetos dos municípios.
II. Os distritos estão localizados nas seguintes cidades: Palmas (Capital), Colinas do Tocantins (região centro=norte), Porto Nacional (região central), Gurupi (região sul), Araguaína (região norte) e Paraíso (região central).
III. O Tocantins tem um dos melhores programas de incentivos fiscais do País. São modalidades que disponibilizam, entre outros benefícios, reduções tributárias e facilidades para instalação e manutenção de empresas. Entre eles está o Propespar: voltado para empresas com projetos de implantação, revitalização ou expansão de unidade industrial, agroindustrial, comercial atacadista e turística.
Pode-se afirmar que:
A) somente I está correta.
B) somente II está correta.
C) somente III está correta.
D) há apenas duas afirmativas corretas.
E) todas estão corretas.
GABARITO
1:A - 2:C - 3:A - 4:A - 5:E
1. (COPESE - UFT 2016) Analise as afirmativas a seguir em relação às regiões administrativas, criadas pela Secretaria Estadual de Planejamento, e à regionalização do Tocantins, estabelecida pelo IBGE.
I. São ao todo 18 regiões administrativas no estado.
II. São 3 mesorregiões: ocidental do Tocantins, oriental do Tocantins e de Araguaína.
III. As microrregiões definidas pelo IBGE para o Tocantins são 8 no total.
IV. A Lei Estadual nº 972, de 14 de abril de 1998, autorizou o poder executivo do Tocantins a criar as regiões administrativas.
Indique a alternativa CORRETA.
A) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
B) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
C) Somente as afirmativas I, III e, IV estão corretas.
D) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
2. (Quadrix 2016) Analise as afirmativas a seguir, relacionadas aos aspectos naturais, físicos e geográficos do Estado do Tocantins. I. No Tocantins o clima que predomina é o tropical, o qual apresenta duas estações bem definidas, uma seca e uma chuvosa; a primeira produz temperatura com média anual de 26°C e a segunda, 32°C. II. A vegetação predominante no Estado é o cerrado (cobre 60% do território), cujas principais características são os grandes arbustos e as árvores esparsas, de galhos retorcidos e raízes profundas. O restante do território é constituído pela floresta de transição amazônica, ao centro-norte do estado. III. O Estado faz parte dos principais potenciais hídricos do Brasil; dessa forma o território demonstra importantes rios como o Araguaia, o Tocantins, do Sono, das Balsas e Paraná, sendo que no primeiro está localizada a segunda maior ilha fluvial do mundo, denominada de Ilha do Bananal. Pode-se afirmar que:
A) somente I está correta.
B) somente II está correta.
C) somente III está correta.
D) há apenas duas afirmativas corretas.
E) todas estão corretas.
3. (Quadrix 2016) As seguintes informações dizem respeito ao Estado do Tocantins.
I. Sua localização, no centro geográfico do país, possibilita fazer limites com estados do Nordeste (Maranhão, Pernambuco e Bahia), do Centro-Oeste (Goiás e Mato Grosso) e da Região Norte (Pará). II. A bandeira do Tocantins é composta por uma faixa azul, que representa os rios da região; uma faixa amarela, representando as riquezas do Estado; e um sol sobre uma faixa branca, que significa que o sol nasce para todos os cidadãos do Tocantins.
III. Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tocantins totaliza 1.383.445 habitantes. Apresenta crescimento demográfico de 1,8% ao ano, superior à média nacional. Isso ocorre devido ao intenso fluxo migratório com destino ao Estado.
Pode-se afirmar que:
A) somente I está correta.
B) somente II está correta.
C) somente III está correta.
D) há apenas duas afirmativas corretas.
E) todas estão corretas.
4. (COPESE - UFT 2016) Analise as afirmativas a seguir em relação ao Cerrado, domínio morfoclimático e fitogeográfico que cobre a maior a parte do Estado do Tocantins.
I. Suas características não são as mesmas em todos os lugares. Em regiões úmidas, principalmente as que estão em contato com matas ou baixadas, a vegetação desenvolve-se mais, tendendo a atingir porte de cerradões mais densos; por sua vez, em regiões mais secas, dominam os cerradinhos.
II. Possui uma biodiversidade restrita, sendo composta basicamente de plantas lenhosas e animais invertebrados.
III. Trata-se de um bioma com grandes concentrações de espécies endêmicas.
IV. Apresenta um mosaico de diferentes tipos de vegetação, constituindo-se na maior formação vegetal brasileira.
Indique a alternativa CORRETA.
A) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
B) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
C) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
D) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
5. (Aroeira 2014) Então eles chegaram aqui, são mais inteligentes. Eles entraram na agricultura, com máquinas, e o nortista só é plantar braçal e criar gado. E isto desapareceu. Quer nós não termos acompanhado o desenvolvimento deles. O nortista está baixando.
O texto acima é um relato de um pioneiro do Estado do Tocantins, feito em 1992. Analisando o texto e o contexto em que foi produzido, verifica-se que, aos olhos do nortista, a característica marcante do migrante sulista era o:
A) progressismo, ao introduzir a modernidade na produção agrícola.
B) autoritarismo, ao impor novos padrões de trabalho no campo.
C) produtivismo, ao orientar o convívio no campo pelas regras do mercado.
D) separatismo, ao distinguir os grupos sociais pelo modo de produção utilizado.
GABARITO
1:C - 2:A - 3:D - 4:B - 5:A
1. (Aroeira 2014) O estado do Tocantins contribui para os índices elevados na produção de grãos na região do MAPITOBA (acrônimo referente às áreas de chapada dos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e da Bahia) e também para o próprio estado: entre 2010 e 2013 houve uma valorização de 27,5% no preço médio da terra para a agricultura no território tocantinense nessa região. Entretanto, a principal limitação à expansão do desenvolvimento agrícola no estado refere-se:
A) à baixa disponibilidade hídrica.
B) aos elevados índices de radiação solar.
C) às precárias condições de logística.
D) à escassez de financiamentos bancários.
2. (Aroeira 2014) A região do Jalapão apresenta uma imensa e diversa rede hidrográfica. A elevada permeabilidade dos solos identificados nessa região favorece ressurgências de água nas bases das escarpas. Essa permeabilidade é favorecida pelo substrato geológico, que é representado por
A) arenitos da Formação Urucui.
B) quartzitos do Grupo Araxá.
C) granitos da Formação Bambuí.
D) carbonáticos do Grupo Canastra.
3. (FUNCAB 2014) No ano de 2010, depois um processo iniciado com ação civil pública proposta em 1999, os índios da Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, foram autorizados e desautorizados pela Procuradoria da República a permitir gado de fazendeiros em suas terras, através de arrendamento. O impedimento e consequente retrocesso na decisão por parte da Procuradoria da República no Estado do Tocantins, coma consequente ordem para a retirada do gado, se deu porque:
A) os indígenas deveriam ser transferidos para uma reserva no Alto Xingu.
B) era necessária a realização de licitação e concorrência pública e isso não ocorreu.
C) as terras indígenas são propriedade da União, e cabe aos índios a sua posse e usufruto exclusivos.
D) as terras da Ilha do Bananal pertencem à FUNAI e somente ela poderia realizar a transação.
4. (COPESE - UFT 2013) O estado do Tocantins tem se destacado no Brasil pela alta produção de grãos realizada pela agricultura comercial. É CORRETO afirmar que as características da agricultura comercial são:
A) criação intensiva de gado com baixo investimento em máquinas e equipamentos
B) utilização de muita mão de obra para o cultivo de produtos como arroz, feijão, milho e mandioca
C) grande volume de recursos financeiros e moderna tecnologia para o preparo do solo, cultivo e colheita
D) pouca utilização de máquinas no preparo do solo e grande quantidade de trabalhadores rurais na colheita
5. (COPESE - UFT 2013) É CORRETO afirmar que o Tocantins, o mais novo estado brasileiro, foi criado oficialmente em 1988 pela promulgação:
A) do Plano Diretor Federal
B) do Regimento Federativo do Brasil
C) do Ato de Criação dos Estados Brasileiros
D) da Constituição da República Federativa do Brasil
GABARITO
1:C - 2:A - 3:C - 4:C - 5:D
1. (COPESE - UFT 2013) As formas de relevo mais comuns no Brasil são: planície, planalto e depressão. É CORRETO afirmar que, das planícies listadas abaixo, a única localizada no estado do Tocantins é a:
A) planície Araguaia
B) planície Litorânea
C) planície Amazônica
D) planície do Pantanal
2. (CESGRANRIO 2009) Atualmente, no estado do Tocantins, o setor industrial é representado principalmente pela agroindústria, centralizada em distritos instalados em quatro cidades- polo. Dentre essas cidades- polo, além da capital Palmas, está incluída
A) Gurupi.
B) Pau D’ Arco.
C) Pedro Afonso.
D) Paraíso do Tocantins.
E) Miracema do Tocantins.
3. (AMEOSC) É o estado mais novo do Brasil, sua criação ocorreu após o desmembramento do norte do estado de Goiás, 1988. Após esse processo houve um acelerado crescimento demográfico estadual, impulsionado pelos fluxos migratórios regionais. Estamos falando do estado de:
A) Mato Grosso.
B) Tocantins.
C) Minas Gerais.
D) Amapá.
4. (COPESE - UFT) A região está situada no extremo norte do estado, localizada entre os rios Araguaia a oeste e Tocantins a leste, sendo considerada uma área de transição entre a fauna e a flora do Cerrado e da Amazônia, a qual tem seus limites entre o Pará a oeste e o Maranhão a leste.
É CORRETO afirmar que a descrição refere-se a qual região do estado do Tocantins:
A) Jalapão.
B) Ilha do Bananal.
C) Bico do Papagaio.
D) Chapada Diamantina.
5. (COPESE - UFT) É CORRETO afirmar que o estado do Tocantins faz divisa com os estados: do Maranhão, do Piauí, da Bahia, de Goiás e também
A) Pará e Amazonas.
B) Mato Grosso e Acre
C) Mato Grosso e Pará.
D) Amazonas e Rondônia.
GABARITO
1:A - 2:A - 3:B - 4:C - 5:C
1. (CS-UFG) De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, 2016), o Estado do Tocantins recebe um número significativo de migrantes de outros estados. Em relação à dinâmica migratória, a maior parte dos imigrantes esse estado é oriunda de
A) fluxos migratórios extrarregionais, especialmente do Estado de Goiás.
B) fluxos migratórios intrarregionais, especialmente do Estado do Maranhão.
C) fluxos migratórios intrarregionais, especialmente do Estado do Piauí.
D) fluxos migratórios intrarregionais, especialmente do Estado do Pará.
2. (CS-UFG) A localização de centros urbanos e a de suas respectivas redes urbanas são importantes elementos para o planejamento de um estado ou região. Dentre os três municípios mais populosos do Estado do Tocantins, dois possuem seu núcleo urbano localizado
A) às margens dos rios Araguaia e Tocantins.
B) às margens da rodovia BR-153.
C) na região central desse Estado.
D) na divisa com o Estado do Pará.
3. (CS-UFG) Os povos indígenas constituem parte importante da população e da cultura tocantinenses. A maior área indígena, em extensão, localizada no Estado do Tocantins é a Terra Indígena
A) Parque do Araguaia.
B) Xerente.
C) Apinayé.
D) Khraolândia.
4. (CS-UFG) A pecuária tem um importante papel na economia do Estado do Tocantins. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2015), as duas principais Microrregiões produtoras de bovinos deste estado são:
A) Bico do papagaio e Dianópolis.
B) Gurupi e Porto Nacional.
C) Jalapão e Miracema do Tocantins.
D) Araguaína e Rio Formoso.
5. (CS-UFG) O projeto de divisão territorial que criou o Estado do Tocantins foi aprovado em 1988. Sua capital, Palmas, é uma cidade planejada. O início de sua construção e a transferência da sede do governo para a nova capital foram realizados, respectivamente, em
A) 1989 e 1990.
B) 1988 e 1991.
C) 1989 e 1992.
D) 1988 e 1989.
GABARITO
1:B - 2:B - 3:A - 4:D - 5:A
1. (CS-UFG) A formação do Estado do Tocantins guarda estreita relação com a Rodovia Federal BR-153, também conhecida popularmente, em parte de seu trecho, como Belém-Brasília. Muitas cidades tocantinenses têm sua origem relacionada à construção dessa via, que teve seu projeto encampado pelo engenheiro
A) Bernardo Sayão.
B) Francisco Santana.
C) Mauro Dias.
D) Benjamim Carvalho.
2. (COPESE - UFT) As festividades religiosas no Tocantins expressam as manifestações culturais, preservadas e celebradas pela população, em diversas localidades e municípios. Neste contexto, destacam-se as celebrações à padroeira do Estado, representada por:
A) Nossa Senhora do Rosário.
B) Nossa Senhora da Aparecida.
C) Nossa Senhora de Natividade.
D) Nossa Senhora da Consolação.
3. (COPESE - UFT) Sobre a rede urbana do estado do Tocantins, analise as afirmativas a seguir.
I. A partir da década de 1990, houve um intenso processo de redimensionamento do papel desempenhado pelas cidades, influenciado pela criação do estado e da nova capital, Palmas.
II. Os primeiros embriões urbanos, surgidos na antiga região do norte de Goiás, estavam relacionados à exploração da borracha na Amazônia.
III. Na região sul do estado, destaca-se a cidade de Gurupi como importante centralidade, sobretudo nas funções de comércio e serviços.
Assinale a alternativa CORRETA.
A) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
B) Apenas a afirmativa I está correta.
C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
D) Apenas a afirmativa II está correta.
4. (REIS & REIS) O Tocantins foi o último estado brasileiro a ser criado. Antes da sua criação, o território pertencia ao Estado:
A) De Goiás.
B) Do Pará.
C) Do Mato Grosso.
D) Do Amazonas.
5. (Aroeira) O estado do Tocantins destaca-se nacionalmente no cultivo de arroz irrigado, e a garantia para uma melhor produção de grãos de arroz é favorecida pela combinação de fatores ambientais como:
A) topografia ondulada, temperatura do ar em torno de 35 °C, solos férteis, sem limitações químicas aos usos.
B) topografia plana, temperatura do ar em torno de 25 °C e solos relacionados a terrenos de várzeas.
C) topografia plana e ondulada, temperatura do ar em torno de 35 °C e solos argilosos com boa permeabilidade.
D) topografia levemente ondulada, temperatura do ar em torno de 25 °C e solos sujeitos à hidromorfia.GABARITO
1:A - 2:C - 3:A - 4:A - 5:B
1. (COPESE - UFT) Sobre a Ilha do Bananal, localizada na extremidade Oeste do estado do Tocantins, é CORRETO afirmar.
A) Compreende uma região formada por 66 municípios, sendo 25 no Tocantins, 25 no Pará e 16 no Maranhão. Foi palco de conflitos por posse de terra, na década de 1970.
B) É uma área desértica, possui baixa densidade demográfica, que pode ser explicada pelo isolamento e difícil acesso.
C) A área é coberta pela mata de babaçuais e encontra-se na faixa de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica. Foi palco de conflitos por posse de terras, na década de 1970.
D) Está localizada entre os rios Araguaia e Javaés e modifica suas feições ao longo do ano de acordo com a chuva e a estiagem. A ocupação humana da ilha se dá pelas aldeias Karajá e Javaé.
2. (COPESE - UFT) As formas de relevo mais comuns no Brasil são: planície, planalto e depressão. É CORRETO afirmar que, das planícies listadas abaixo, a única localizada no estado do Tocantins é a:
A) planície Araguaia
B) planície Litorânea
C) planície Amazônica
D) planície do Pantanal
3. (COPESE - UFT) O estado do Tocantins tem se destacado no Brasil pela alta produção de grãos realizada pela agricultura comercial. É CORRETO afirmar que as características da agricultura comercial são:
A) criação intensiva de gado com baixo investimento em máquinas e equipamentos
B) utilização de muita mão de obra para o cultivo de produtos como arroz, feijão, milho e mandioca
C) grande volume de recursos financeiros e moderna tecnologia para o preparo do solo, cultivo e colheita
D) pouca utilização de máquinas no preparo do solo e grande quantidade de trabalhadores rurais na colheita.
4. (Aroeira) Então eles chegaram aqui, são mais inteligentes. Eles entraram na agricultura, com máquinas, e o nortista só é plantar braçal e criar gado. E isto desapareceu. Quer nós não termos acompanhado o desenvolvimento deles. O nortista está baixando.
O texto acima é um relato de um pioneiro do Estado do Tocantins, feito em 1992. Analisando o texto e o contexto em que foi produzido, verifica-se que, aos olhos do nortista, a característica marcante do migrante sulista era o:
A) progressismo, ao introduzir a modernidade na produção agrícola.
B) autoritarismo, ao impor novos padrões de trabalho no campo.
C) produtivismo, ao orientar o convívio no campo pelas regras do mercado.
D) separatismo, ao distinguir os grupos sociais pelo modo de produção utilizado.
5. (COPESE - UFT) "Grandiosa e deserta, a região do Jalapão é uma das mais isoladas do país, (...) grande parte da população é de pequenos proprietários rurais. A roça ainda é de exploração do solo, por meio de destoca e queimada. Devido a seu isolamento, o modus vivendi da população rural é bastante tradicional."
IPHAN/14a Superintendência Regional. Vivências e sentidos: o patrimônio cultural do Tocantins. Goiânia: Iphan, 2008. p. 60 (Adaptado)
Sobre as características das atividades econômicas dos municípios que formam o Jalapão é CORRETO afirmar que são:
A) oriundas do cultivo do milho, arroz, e a pecuária é realizada com pequenos rebanhos soltos no campo, suficientes apenas para a subsistência local.
B) provenientes basicamente do artesanato de capim- dourado e da lavoura de algodão que empregam a maior parte da população local.
C) predominantes o cultivo da soja em grandes fazendas e o turismo de aventura que empregam a maior parte da população local.
D) formadas por grandes áreas de pastagem mecanizadas para o gado de corte e leiteiro, o cultivo variado de leguminosas ocorre em pequenas propriedades.
GABARITO
1:D - 2:A - 3:C - 4:A - 5:A

0 Comentários