1. (Fuvest-1999) Considere, nos E.U.A., as seguintes regiões: Nordeste, Centro-Norte, Sul e Oeste. Nos últimos anos, têm ocorrido grandes deslocamentos populacionais entre elas. As duas regiões que têm recebido maiores contingentes são:
a) Nordeste e Centro-Norte.
b) Sul e Oeste.
c) Centro-Norte e Sul.
d) Centro-Norte e Oeste.
e) Nordeste e Sul.
2. (Fuvest-1998) Quanto às formas de relevo, as Américas do Norte e do Sul apresentam, em comum, a predominância de:
a) cadeias montanhosas do terciário a oeste e planícies sedimentares a leste.
b) grandes planícies sedimentares na porção central e dobramentos recentes na porção oriental.
c) cadeias montanhosas do terciário a oeste e planaltos antigos a leste.
d) grandes planícies sedimentares na porção central e planaltos erodidos na porção ocidental.
e) escudos cristalinos a oeste e planaltos antigos a leste.
3. (Uniube-2001) Recentemente, conflitos comerciais, envolvendo exportação de carnes e aviões, marcaram as relações entre o Brasil e o Canadá, com ampla cobertura da crise pela imprensa nacional.
Sobre o Canadá, é correto afirmar que
a) possui baixas densidades demográficas, ocasionadas pela pequena população, com grandes espaços vazios, principalmente ao norte do país.
b) apresenta amplos recursos minerais ao lado de terrenos pouco férteis e pequenas cidades na região do rio São Lourenço.
c) se trata de um país desenvolvido, bem povoado, com predominância de população rural dividida etnicamente, mas com maioria francesa.
d) é um país com intensa ocupação agrícola em áreas de tundra, o que possibilita tornar-se um dos celeiros agrícolas do mundo.
4. (Fatec-1996) "É hora de curarmos as feridas". Com essas palavras pronunciadas durante um discurso oficial, em julho de 1995, o presidente norte-americano Bill Clinton reatou, oficialmente as relações diplomáticas entre os E.U.A e o Vietnã.
Após a derrota militar norte-americana, o motivo que levou à superação dos ressentimentos e à reconciliação foi:
a) a tentativa de localização dos soldados norte-americanos desaparecidos em combate, o que só seria possível com o restabelecimento de relações entre os dois países.
b) o pedido oficial de desculpas feito pelo governo do Vietnã, que pretende sair da área de influência do Japão.
c) a intenção do investimento norte-americano no Vietnã socialista, numa economia mundializada com o fim da U.R.S.S. e da bipolaridade.
d) a possibilidade, com o reatamento, dos E.U.A. investirem econômica e politicamente, construindo bases militares no Vietnã.
e) a tentativa dos E.U.A. mostrarem ao mundo que podem superar derrotas militares em guerras tradicionais feitas somente em trincheiras e com armas convencionais, como foi a do Vietnã.
5. (UFRS) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo.
Atualmente, cresce cada vez mais o número de grupos separatistas que lutam pela independência de certas regiões dentro de um país. Em virtude de diferentes processos de colonização protagonizados por _______, as tendências separatistas são atuantes no(a) _______, onde _______, de maioria francesa, reivindica uma posição especial.
Atualmente, cresce cada vez mais o número de grupos separatistas que lutam pela independência de certas regiões dentro de um país. Em virtude de diferentes processos de colonização protagonizados por _______, as tendências separatistas são atuantes no(a) _______, onde _______, de maioria francesa, reivindica uma posição especial.
a) ingleses e franceses - Canadá - Quebec
b) ingleses e franceses - Canadá - Ontário
c) espanhóis e bascos - Espanha - o País Basco
d) ingleses e espanhóis - Espanha - Gibraltar
e) norte-americanos e franceses - Canadá - Quebec
6. (Mack-2005) “...Em 1960, os trabalhadores agrícolas dos Estados Unidos representavam 8% de toda a sua força de trabalho; hoje, eles não chegam a 3%. No meio tempo, a produção agrícola daquele país aumentou enormemente, a ponto de a primeira nação mundial em termos de produção e exportação de produtos agrícolas coincidir com a nação que tem a mais baixa porcentagem mundial de população economicamente ativa ocupada na agricultura.”
Domenico De Masi, A sociedade pós-industrial
Sobre a população economicamente ativa (PEA) e a produção agrícola dos Estados Unidos é, correto afirmar que:
a) a PEA possui grande participação no setor primário da economia.
b) embora a PEA no setor primário seja pequena, a produção é grande devido à alta mecanização no setor agrícola.
c) a produção de alimentos é colocada em segundo plano e quase não recebe investimento já que a produção industrial e de serviços é mais rentável.
d) devido aos baixos salários e à ineficiência do setor primário, a maior parte da população prefere se deslocar para os setores secundário e terciário.
e) com o dólar valorizado, os Estados Unidos optaram por importar alimentos a preços baixos, facilitando sua entrada no país através de tarifas alfandegárias baixas.
7. (MACKENZIE 1999) Nesta região, favorecida pela presença da floresta, de reservas minerais e do grande potencial hidrelétrico, concentra-se a maior parte da população e da atividade industrial do Canadá. Trata-se:
a) da Colúmbia Britânica.
b) das Províncias Atlânticas.
c) do Sudeste.
d) das Pradarias.
e) do Grande Norte.
8. (PUC-SP-2005) “Derek morava em Park View [na cidade Washington, EUA] já então uma região sobretudo de negros com alguns brancos de classe operária [...] dali iria para o Colégio Roosevelt. Billy [por sua vez] passaria para o Coolidge, onde havia poucos negros [...] muitos alunos do Coolidge iriam para a faculdade; do Roosevelt seriam bem menos [...] Derek e Billy moravam a poucos quilômetros um do outro, mas eram espantosas as diferenças em suas vidas e perspectivas futuras”.
(George PELECANOS. Revolução Difícil. São Paulo: Cia das Letras, 2005. p. 16)
O trecho refere-se a um romance cuja trama ocorre nos anos de 1960. Tendo em conta a questão da segregação racial em áreas urbanas, pode-se dizer que
a) ela tem uma expressão espacial: as etnias estão separadas geograficamente a partir de distâncias criadas num espaço concentrado.
b) há uma tendência de mistura das diferentes etnias nas cidades, inspirada no fim do regime de apartheid na África do Sul, como a cidade de Joanesburgo mostra.
c) há uma tendência à superação dessa situação nos EUA com o processo de eliminação dos guetos como, por exemplo, o Harlem em Nova York.
d) os anos 1960 foram particularmente tensos nas cidades americanas, mas depois disso, a inexistência de conflitos aponta para uma solução do problema.
e) as cidades americanas são segregadas racialmente nos seus centros, mas em direção às regiões suburbanas, é comum encontrarem-se conjuntos multirraciais.
9. Em relação ao território mexicano, é correto afirmar que
a) os climas desérticos localizam-se no setor norte e os climas quentes e úmidos localizam-se nos setores sul e sudeste do país.
b) está livre de terremotos, pois situa-se em zona de grande estabilidade tectônica.
c) a área aproveitável para a agricultura representa mais de 70% de seu território.
d) a proximidade com os Estados Unidos da América favoreceu sua expansão territorial.
e) a atividade industrial apresenta-se bem distribuída e desconcentrada, coerente com uma rede urbana equilibrada.
10. (UNIFESP-2005) A costa oeste dos Estados Unidos da América apresenta
a) polos tecnológicos na região conhecida como Vale do Silício, que combina universidades e empresas.
b) grande presença de mão-de-obra migrante, devido à proximidade com a fronteira mexicana.
c) maior possibilidade de furacões que a costa leste, devido à presença de falhas geológicas.
d) menor densidade populacional na porção sul que na norte, em função das temperaturas mais baixas.
e) produção de laranja orgânica em larga escala, competindo com a produção brasileira.
11. (FUVEST 2005) Leia os itens a seguir:
I. vegetação de tundra
II. vegetação de taiga
III. recursos hídricos
IV. latossolos
V. petróleo
VI. carvão
Assinale a alternativa que destaca corretamente recursos naturais importantes para o fortalecimento da economia do Canadá no século XX.
a) I, II, III e V.
b) I, II, IV e V.
c) I, III, IV e VI.
d) II, III, V e VI.
e) III, IV, V e VI.
12. (UCS 2014) O México é o segundo país mais populoso da América Latina. Por influência da colonização hispânica, é a maior nação de língua espanhola do mundo. Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo sobre o México.
(__) Apresenta economia diversificada, amplas reservas minerais e parque industrial moderno.
(__) Apresenta fábricas de montagem final, que utilizam peças e equipamentos vindos dos Estados Unidos e exportam o produto pronto.
(__) E grande produtor de petróleo, com reservas localizadas no Lago Maracaibo.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.
a) V - V - V
b) V - V - F
c) F - V - V
d) V - F - V
e) F - F - F
13. (Fuvest-1996) A região do "Sun Belt", nos EUA, tem se caracterizado por um acalorado crescimento econômico, Grandes obras de infraestrutura, instalação de centros de desenvolvimento tecnológico e uma fantástica expansão do turismo, entre outros aspectos. Exemplos de áreas que apresentam estas características são:
a) São Francisco - indústria da informática e centros de pesquisa - e Houston - indústria petrolífera, biotecnologia e tecnologia de ponta.
b) Seatle - indústria aeronáutica a informática - a Portland - produção de alumínio e indústria bélica.
c) Boston - indústria de informática a centro aeroespacial - e São Francisco - indústria da informática e centros de pesquisa.
d) Atlanta - indústrias têxteis, químicas o de defesa - e Portland - produção de alumínio e indústria bélica.
e) Seatle - indústria aeronáutica e informática - e Houston - indústria petrolífera, biotecnologia de ponta.
14. Entre 1996 e 2000, o PIB mexicano aumentou, em média, 5,4% ao ano. Em 2001, embora tendo um pequeno recuo de -0,2%, o PIB representava mais que o dobro do registrado em 1990, voltando a crescer em 2003 na ordem de 1,3%.
(www.clipping.planejamento.gov.br)
Sobre os dados apresentados, afirma-se:
I. O crescimento da economia possibilitou ao país resolver inúmeros problemas socioeconômicos, dentre os quais o elevado crescimento vegetativo.
II. A adesão do país ao Nafta foi um fator fundamental para seu crescimento econômico, embora o tenha tornado muito dependente dos Estados Unidos.
III. Parte considerável do bom desempenho econômico do país se deve às indústrias maquiadoras, empresas montadoras de produtos que se destinam aos Estados Unidos.
IV. A participação do país em vários blocos (Nafta e Apec) transformou-o em grande exportador, mantendo há vários anos saldos elevados na balança comercial.
Estão corretas apenas as afirmações
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV
15. (PUC-SP-2003) As lutas por direitos civis nos Estados Unidos na década de 60 (século XX) tiveram, entre suas características centrais, a
a) ausência de mulheres e a manutenção do caráter patriarcal da sociedade norte-americana.
b) defesa dos interesses das grandes corporações industriais e o questionamento da legislação trabalhista.
c) união entre os movimentos ambientalista e gay e a escolha do arco-íris como símbolo comum desses dois grupos.
d) proposta de saídas pacíficas para os conflitos internos americanos e a insistência numa política internacional belicosa.
e) mobilização dos negros norte-americanos pela busca da ampliação de seus direitos e pelo fim das leis raciais segregacionistas.
16. (UFMS 2006) O México, apesar de ser um país agrícola, destaca-se no crescimento industrial. Em especial, no setor petroquímico, ligado à exploração de petróleo extraído do Golfo do México. Assinale a alternativa que aponta corretamente suas características físicas ou socioeconômicas.
a) Tem predomínio de relevo de planície, apresentando clima árido em sua porção setentrional.
b) Sua população apresenta predomínio de índios e negros, concentrando-se no centro-sul do país.
c) Seu território é rico em recursos minerais despontando-se o petróleo, o chumbo e o cobre.
d) Sua região norte é fracamente povoada, tendo como base o cultivo da cana-de-açúcar, no rio Salado.
e) Monterrey, Corrientes e Transbaal são os principais centros industriais do país.
b) Sua população apresenta predomínio de índios e negros, concentrando-se no centro-sul do país.
c) Seu território é rico em recursos minerais despontando-se o petróleo, o chumbo e o cobre.
d) Sua região norte é fracamente povoada, tendo como base o cultivo da cana-de-açúcar, no rio Salado.
e) Monterrey, Corrientes e Transbaal são os principais centros industriais do país.
17. (UFSCar-2003) Avaliando o ataque aéreo aos EUA, em 2001, o sociólogo Octávio Ianni afirmou:
Quando analisamos os acontecimentos de 11 de setembro, precisamos resgatar o sentido de história. Quando vistos isoladamente, os atentados perdem vários significados e parecem coisa de um ‘bando de fanáticos’... Mas, na realidade, os atentados foram apenas um fato em uma cadeia muito complexa de acontecimentos.
(Revista Ciência Hoje, setembro de 2002)
Assinale a alternativa que contém um fato que faz parte desta complexa cadeia.
a) Crescente interferência dos EUA na política interna de outros países.
b) Aumento dos conflitos geopolíticos entre os EUA e os novos países industriais.
c) Interesse dos EUA em explorar economicamente as extensas terras do Afeganistão.
d) Competição entre os EUA e o Japão pelo domínio geopolítico sobre a Ásia.
e) Interesse dos ex-países socialistas em dominar geopoliticamente o mundo.
18. (CFTCE 2006) Sobre a fronteira entre México e Estados Unidos, é correto citar a (o):
a) ausência de vias de circulação modernas entre os dois países.
b) dificuldade de acesso terrestre de norte-americanos ao México.
c) Redução das exportações do norte do México para os Estados Unidos.
d) Restrição da entrada de trabalhadores mexicanos nos Estados Unidos.
e) Embargo econômico dos Estados Unidos à produção agrícola do México.
19. (FGV-2001) Com uma produção diversificada, abrangendo indústrias têxteis, siderúrgicas e de equipamentos ferroviários, a região do Manufacturing Belt, comparada a outras regiões industriais dos EUA:
a) vem aumentando sua participação relativa no total da produção do país, desde o pós-guerra.
b) é uma região de fortes investimentos (hot belt) graças à vertiginosa expansão da indústria automobilística nas duas últimas décadas.
c) perdeu sua posição de comando nas decisões econômicas do país, devido ao deslocamento significativo de indústrias, serviços e rede bancária para o Noroeste.
d) apresenta organização predominantemente fordista, diferenciando-se dos novos centros industriais do Sun Belt, pautados pela acumulação flexível.
e) caracteriza-se por dispersão territorial de suas indústrias, grande automação e pequena dependência das fontes de energia.
20. (UFPE 2008) O Canadá teve forjadas a Geografia e a História, basicamente, ao longo dos 570 km do vale do rio São Lourenço, onde se situam algumas das mais importantes cidades daquele país, como Quebec, Ottawa, Toronto e Montreal. Com relação a este país da América do Norte, é correto afirmar que seu principal problema geopolítico:
a) são os conflitos étnicos verificados na parte meridional do país.
b) são os conflitos de migrantes canadenses com autoridades de fronteira dos Estados Unidos, ao sul.
c) são as tentativas de separatismo, por parte de uma das mais importantes regiões, a província de Quebec.
d) é a diferença de idiomas e de etnias existentes no país.
e) é a ocorrência de grandes depósitos de ferro e carvão mineral, que despertaram a cobiça de grandes multinacionais dos Estados Unidos e da Europa.
21. (PUC-SP-2005) “Derek morava em Park View [na cidade Washington, EUA] já então uma região sobretudo de negros com alguns brancos de classe operária [...] dali iria para o Colégio Roosevelt. Billy [por sua vez] passaria para o Coolidge, onde havia poucos negros [...] muitos alunos do Coolidge iriam para a faculdade; do Roosevelt seriam bem menos [...] Derek e Billy moravam a poucos quilômetros um do outro, mas eram espantosas as diferenças em suas vidas e perspectivas futuras”.
(George PELECANOS. Revolução Difícil. São Paulo: Cia das Letras, 2005. p. 16)
O trecho refere-se a um romance cuja trama ocorre nos anos de 1960. Tendo em conta a questão da segregação racial em áreas urbanas, pode-se dizer que
a) ela tem uma expressão espacial: as etnias estão separadas geograficamente a partir de distâncias criadas num espaço concentrado.
b) há uma tendência de mistura das diferentes etnias nas cidades, inspirada no fim do regime de apartheid na África do Sul, como a cidade de Joanesburgo mostra.
c) há uma tendência à superação dessa situação nos EUA com o processo de eliminação dos guetos como, por exemplo, o Harlem em Nova York.
d) os anos 1960 foram particularmente tensos nas cidades americanas, mas depois disso, a inexistência de conflitos aponta para uma solução do problema.
e) as cidades americanas são segregadas racialmente nos seus centros, mas em direção às regiões suburbanas, é comum encontrarem-se conjuntos multirraciais.
22. (UEL) Sobre a admissão do MÉXICO no NAFTA (Tratado de Livre comércio da América do Norte) é correto afirmar que esse país
a) transformou a organização no maior bloco econômico do mundo, superando a União Europeia tanto em população como em PIB.
b) assumiu a liderança política e econômica do bloco latino-americano, suplantando as tradicionais lideranças do Brasil e da Argentina.
c) pelo fato de pertencer à organização aumentou suas relações econômicas com os outros países latino-americanos.
d) promoveu amplas reformas socioeconômicas internas, reduzindo consideravelmente os níveis de pobreza entre a população.
e) atendeu aos interesses dos outros membros com seu petróleo e mão de obra abundante e barata.
23. (Vunesp-2001) É um estado norte-americano cujo relevo apresenta grandes altitudes e possui quase metade de sua área coberta por gelos eternos. No curto verão, musgos e liquens reaparecem após o degelo, cobrindo extensas áreas de pastagens. Exportação de madeira, extração mineral de ouro, prata e chumbo, pesca de salmão e trutas e exploração petrolífera são as principais atividades econômicas deste espaço, cuja descrição corresponde ao
a) Oregon.
b) Ohio.
c) Wyoming.
d) Alasca.
e) Colorado.
24. (ESPM) “País de grande extensão territorial, clima frio e que, apesar de possuir população relativamente pequena, conseguiu consolidar-se como uma das maiores economias do mundo”. O texto acima caracteriza qual dos países abaixo?
a) Austrália
b) Canadá
c) Brasil
d) Argentina
e) Índia
25. (UFPR) A fronteira do México com os Estados Unidos tem protagonizado distintos processos de natureza social, econômica e espacial. Sobre essa realidade, considere as seguintes afirmativas:
1. Observa-se um intenso processo migratório ilegal do México com destino aos Estados Unidos, desencadeando ações radicais por parte do governo americano, como a construção de um muro para marcar a fronteira e dificultar o ingresso de migrantes clandestinos nos EUA.
2. Há uma importante relação industrial entre os dois países, sobretudo por meio da ação das maquiladoras, indústrias americanas instaladas do lado mexicano que se aproveitam de isenções tarifárias, importam componentes dos Estados Unidos, executam a montagem dos produtos utilizando-se do baixo custo da mão de obra mexicana e exportam os produtos acabados para os EUA, com preços normalmente abaixo daqueles praticados pelas indústrias que produzem em território americano.
3. Os problemas existentes entre ambos os países podem ser atribuídos à separação física estabelecida por essa fronteira: o México compõe a América Central e os Estados Unidos a América do Norte.
4. A importância da fronteira entre EUA e México em relação à migração e ao processo de localização das maquiladoras se justifica pelo fato de as maiores cidades mexicanas estarem localizadas na região de fronteira, inclusive a capital, Cidade do México.
5. As remessas de dólares que os imigrantes fazem para suas famílias no país de origem contribuem com expressiva parcela da economia mexicana.
Assinale a alternativa correta a seguir.
a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.
GABARITO
1. (Mack-2004) Historicamente, os E.U.A. sempre adotaram políticas expansionistas que garantiram sua hegemonia política, econômica e militar sobre o planeta. Dentre elas, podemos exemplificar a Doutrina Monroe, do século XIX, de caráter continental, que colocava a América Latina sob o controle daquele país; a Doutrina Truman, pós a Segunda Guerra Mundial, de caráter planetário, que adotou uma política de contenção do avanço socialista; e, atualmente, a Doutrina Bush, que tem como princípio básico:
a) anexar ao seu território qualquer área do planeta. Caso um antigo território colonial que queira se juntar aos E.U.A., essa questão deva ser decidida apenas entre os seus habitantes e o governo americano.
b) despertar o sentimento de superioridade do povo norte-americano, de descendência europeia, diante das demais nações do planeta, em especial, dos denominados “Países do Sul”.
c) estabelecer uma identidade de interesses entre os E.U.A. e os seus vizinhos latino-americanos, propondo a cooperação para o desenvolvimento comum, instituindo dessa forma, a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas).
d) perpetuar uma posição dominante, impedindo abertamente o surgimento de qualquer outra potência capaz de desafiar sua liderança. A palavra de ordem é agir previamente contra qualquer inimigo em potencial, mesmo na inexistência de agressão prévia.
e) orientar uma estratégia de intervenções militares, visando à sustentação de governos aliados aos E.U.A. que se submetam à uma situação de protetorado, permitindo a ação de investimentos diretos e indiretos de transnacionais norte-americanas em seus territórios.
2. (UFU) Em relação ao território mexicano, é correto afirmar que:
a) os climas desérticos localizam-se no setor norte e os climas quentes e úmidos localizam-se nos setores sul e sudeste do país.
b) está livre de terremotos, pois situa-se em zona de grande estabilidade tectônica.
c) a área aproveitável para a agricultura representa mais de 70% de seu território.
d) a proximidade com os Estados Unidos da América favoreceu sua expansão territorial.
e) a atividade industrial apresenta-se bem distribuída e desconcentrada, coerente com uma rede urbana equilibrada.
3. (Fuvest-2002) No ano 2000, foi firmado um acordo entre os Estados Unidos e a China, visando facilitar investimentos de empresas norte-americanas no território chinês. No entanto, o acordo gerou protestos
a) da União Europeia, pois ela perderia oportunidades de comércio com a China, principal exportador de cereais para o bloco.
b) de países da América Latina, pois desviaria investimentos destinados a essa região para a Ásia, dificultando as futuras relações comerciais na ALCA, em 2005.
c) de trabalhadores chineses, pois a chegada de capital externo não seria condizente com o modelo de desenvolvimento adotado na China desde a Revolução.
d) da Organização Mundial do Comércio, pois não incluía garantia de respeito aos direitos humanos entre as partes envolvidas nas negociações comerciais.
e) de trabalhadores sindicalizados dos Estados Unidos, por se sentirem ameaçados de perder postos de trabalho, devido à migração de capitais para a China.
4. (VUNESP) Considerando as características climáticas do Canadá, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a sequência dos tipos de vegetação do norte para o sul, naquele país.
a) Pradarias, taiga e tundra.
b) Tundra, pradarias e taiga.
c) Tundra, taiga e pradarias.
d) Taiga, pradarias e tundra.
e) Taiga, tundra e pradarias.
5. (FGV-2001) Os Estados Unidos têm o poder da força, pois são os detentores do maior arsenal do planeta, têm o poder econômico, já que são os mais ricos e prósperos e, para completar, ainda têm os artistas de Hollywood, que convencem a humanidade de que seu estilo de vida é o que há de mais sensacional.
(T. Skidmore. Apud Veja S. Paulo, 26/02/2000. p. 48).
Complementa o texto acima, a seguinte afirmação:
a) Os valores das exportações superam os das importações, garantindo anualmente o superávit da
balança comercial dos EUA.
b) O Estado da Califórnia, sozinho, consome três vezes mais água, vinho, automóveis e computadores do que a China.
c) A alta tecnologia norte-americana é responsável pela baixa emissão de poluentes lançados na atmosfera.
d) O elevado padrão de vida dos EUA justifica o fato de apresentarem a menor população carcerária do mundo.
e) O PIB estadunidense supera a totalidade dos PIBs somados da França e da Alemanha.
6. (FGV-2005) Entre 1996 e 2000, o PIB mexicano aumentou, em média, 5,4% ao ano. Em 2001, embora tendo um pequeno recuo de –0,2%, o PIB representava mais que o dobro do registrado em 1990, voltando a crescer em 2003 na ordem de 1,3%.
(www.clipping.planejamento.gov.br)
Sobre os dados apresentados, afirma-se:
I. O crescimento da economia possibilitou ao país resolver inúmeros problemas socioeconômicos, dentre os quais o elevado crescimento vegetativo.
II. A adesão do país ao Nafta foi um fator fundamental para seu crescimento econômico, embora o tenha tornado muito dependente dos Estados Unidos.
III. Parte considerável do bom desempenho econômico do país se deve às indústrias maquiadoras, empresas montadoras de produtos que se destinam aos Estados Unidos.
IV. A participação do país em vários blocos (Nafta e Apec) transformaram-no em grande exportador, mantendo há vários anos saldos elevados na balança comercial.
Estão corretas apenas as afirmações
a) I e II.
b) I e III
c) I e IV.
d) II e III
e) III e IV.
7. (Mack-2000) Os polos mundiais de alta tecnologia, chamados tecnopolos, agrupam os centros de pesquisa de grandes empresas, localizam-se próximos a importantes universidades e contam com eficientes sistemas de transmissão de dados e informações, como é o caso:
a) do Vale do Rhur, na Alemanha.
b) da região industrial dos Grandes Lagos nos E.U.A.
c) do Vale do Silício na Califórnia.
d) da Bacia de Londres, na Inglaterra.
e) da região industrial dos Urais, na Rússia.
8. (IBMEC-2006) “Reconstruir ou não Nova Orleans. Um polêmico artigo na revista eletrônica “Slate” propõe que a cidade de Nova Orleans, desvastada com a passagem do furacão Katrina, não seja reconstruída. Vale a pena ler o texto impiedoso, escrito pelo editor Jack Shafer (…). Ele sintetiza uma série de argumentos, digamos conservadores, que vão agora se avolumando nos Estados Unidos contra a reconstrução desta cidade tão exuberante e atípica no país.”
(Leite Neto, Alcino. Reconstruir ou não Nova Orleans. Disponível em: Folha Online Pensata.
[http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult682u129.shtml]. Acesso em: 19 set. 2005.)
Sobre a riqueza histórica, cultural e econômica da cidade de Nova Orleans, não é correto afirmar que:
a) Nova Orleans tem uma notável riqueza musical. A cidade, que sempre teve uma forte presença negra, é considerada o berço do jazz, além de ter uma famosa festa de carnaval, o Mardi Gras.
b) Nova Orleans já foi a principal cidade do sul dos Estados Unidos e o grande centro comercial da região do Golfo do México. Mas, ao longo do século XX, perdeu terreno para cidades como Houston.
c) Nova Orleans é uma cidade de colonização francesa. A partir do final do século XVII, os franceses foram para o Vale do Mississipi e fundaram Nova Orleans no início do século XVIII.
d) a cidade, localizada no sul dos Estados Unidos, sempre teve maioria negra, descendentes dos escravos das plantações de algodão. Foram essas pessoas as maiores vítimas do furação Katrina.
e) a cidade de Nova Orleans, localizada às margens do Atlântico, é um importante centro econômico do estado do Texas, rivalizando com Houston. A passagem do furação Katrina devastou todo o centro histórico de origem francesa.
9. (UDESC 2012) O México e os Estados Unidos são vizinhos com problemas. Sobre esta relação de vizinhança é correto afirmar, exceto:
a) O México foi uma das primeiras vítimas do nascente imperialismo norte-americano do século XIX. Explorando as instabilidades internas do México, os Estados Unidos conquistaram 1 milhão de km² de territórios originalmente mexicanos. Esses territórios correspondem aos atuais estados do Texas, Arizona, Novo México e Califórnia.
b) Os problemas existentes entre México e Estados Unidos foram resolvidos recentemente com a eleição de Barack Obama, que flexibilizou, por meio de leis, a entrada dos mexicanos nos Estados Unidos.
c) A maioria dos norte-americanos tende a menosprezar, ser indiferente ou simplesmente ignorar os ressentimentos históricos mexicanos. A imagem passada pelo cinema norte-americano a respeito dos mexicanos é geralmente depreciativa.
d) O México pode se tornar um problema geopolítico para os Estados Unidos, se as falhas políticas e econômicas do regime mexicano acirrarem os sentimentos anti norte-americanos.
e) Os mexicanos buscam postos de trabalho nos Estados Unidos, o que aumenta muito o fluxo migratório legal e ilegal para o país americano.
10. (Mack-2002) Arrastada pela desaceleração dos E.U.A., a economia do México pode apresentar um crescimento de menos de 1% este ano.
Folha de São Paulo — 19/08/2001
O atrelamento da economia mexicana aos E.U.A. explica-se:
a) pela dependência mexicana das matérias-primas importadas dos E.U.A.
b) pelo fato de os E.U.A. serem destinatários de cerca de 90% das exportações mexicanas.
c) pela absorção de grande parte da mão-de-obra mexicana pelo setor agrícola dos E.U.A.
d) pela dependência mexicana ao petróleo americano, extraído principalmente no Texas.
e) pela paridade artificial entre as moedas dos dois países.
11. O Canadá e os E.U.A. formam a chamada América Anglo-Saxônica, a América rica. Assim como os E.U.A., o Canadá foi colonizado principalmente, por ingleses, mas apresenta características diferentes. Sobre o Canadá, é correto afirmar que:
1- O crescimento de sua economia industrial se fez apoiada em investimentos estrangeiros, principalmente dos E.U.A., que controlam amplos setores da atividade industrial.
2- A ocupação agrícola das áreas de tundra possibilitou que o Canadá se tornasse um dos celeiros agrícolas do mundo.
3- A população do país é, predominantemente, de origem inglesa e francesa.
4- 90% da população concentram-se ao longo da fronteira com os Estados Unidos.
Assinale uma das alternativas
a) 1 e 2 são corretas.
b) 2 e 3 são corretas.
c) 2, 3 e 4 são corretas.
d) 1, 2 e 3 são corretas.
e) 1, 3 e 4 são corretas.
12. (UFSCar-2001) Sobre a atual organização industrial dos Estados Unidos, é correto afirmar que
a) o Nordeste apresentou um sensível declínio do setor industrial e está em franca decadência econômica.
b) a região das planícies centrais substituiu as tradicionais atividades agrícolas pela indústria.
c) as regiões Sul e Oeste formam o “Sun Belt” (cinturão do Sol), que se destaca pela presença de indústrias de alta tecnologia.
d) a região de fronteira com o Canadá transformou-se em área industrial degradada, o chamado “Rust Belt” (cinturão da ferrugem).
e) as Rochosas apresentaram forte crescimento industrial graças à descoberta de inúmeras reservas minerais.
13. "Além da perda de territórios, as interferências políticas e militares e a influência econômica dos Estados Unidos motivaram um antigo dirigente deste país a exclamar. "POBRE _______, TÃO LONGE DE DEUS E TÃO PERTO DOS ESTADOS UNIDOS"
O país que completa corretamente a citação é:
a) México
b) Porto Rico
c) Panamá
d) Cuba
e) Canadá
14. (Mack-2001) Sobre a economia dos Estados Unidos é INCORRETO afirmar:
a) As grandes extensões de solos férteis, a maior parte do relevo de topografia plana e o clima temperado favorece a agricultura na porção central, que se caracteriza pelo emprego maciço da mecanização e pela baixa utilização de mão-de-obra.
b) A região das Planícies Centrais é dividida em cinturões de cultivo, onde a agricultura é altamente especializada, com alta produtividade.
c) A atividade industrial, tradicionalmente concentrada na região Nordeste e em torno dos Grandes Lagos, beneficiou-se da riqueza mineral e energética da região.
d) Atualmente verifica-se uma descentralização industrial, em direção à Costa Oeste (indústrias de alta tecnologia) e à região do Golfo (indústria petrolífera).
e) Apesar da grande dependência de carvão e petróleo e, em menor grau, de minerais metálicos, o país ainda é responsável pela maior produção industrial do mundo.
15. A posição geográfica é fator determinante nas características climáticas norte-americanas. Sendo assim o tipo climático dominante é:
a) Equatorial
b) Frio-Polar
c) Árido
d) Subtropical
e) Temperado
16. (UDESC 2009) Entre os estados dos Estados Unidos, dois estão separados do território continental, são eles:
a) Michigan e Idaho.
b) Jamaica e Ilhas Galápagos.
c) Alasca e Ilhas do Havaí.
d) Bahamas e Ohio.
e) Califórnia e Flórida.
17. Na América Anglo-Saxônica, a região central, quanto ao aspecto da vegetação, caracteriza-se pela presença de:
a) pradarias
b) xerófitas
c) tundra
d) mangue
e) coníferas
18. (FDF 2013) As campanhas eleitorais para a eleição presidencial de 2012 nos Estados Unidos confirmaram a
a) hegemonia do Partido Democrata, que controla o governo norte-americano há duas décadas e defende a intervenção armada no Oriente Médio e no Sul asiático.
b) fragilidade da posição dos Estados Unidos no atual contexto internacional, em que o protagonismo político e econômico cabe a países emergentes, como a China, a Índia ou o Brasil.
c) importância da economia e das relações internacionais nos debates norte-americanos, que avaliaram saídas para a atual crise financeira e para os conflitos externos em que os Estados Unidos estão envolvidos.
d) a deterioração da democracia norte-americana, expressa no desinteresse generalizado da população dos Estados Unidos pelo processo eleitoral e na grande quantidade de votos nulos e em branco deixados nas urnas.
e) força do Partido Republicano, que defende a suspensão dos ataques ao Iraque e ao Afeganistão e propõe a liberação do aborto e das pesquisas com células-tronco.
19. Nós (os de fala francesa) votamos pelo Sim por uma margem de 60%" é a expressão de um político derrotado no recente plebiscito que procurou decidir:
a) a separação do território dos Tamis, no Sri Lanka.
b) a continuidade das experiências atômicas da França.
c) a independência do território canadense de Quebec.
d) a criação de um país independente na Guiana Francesa.
20. "O terrorismo continua atuando, não devido a seu poder ideológico ou físico, mas porque as nações que dele são vítimas não conseguem detê-lo".
(A.M. Rosenthal. "O Globo", 02/08/96, p. 07)
No caso dos EUA, o terrorismo está relacionado à ação de grupos radicais de origens externas e internas. Com relação a estes últimos, é notório o fato de que se trata de organizações de extrema direita, que, como objetivo, procuram:
a) implantar uma república sindicalista no país.
b) suprimida Constituição as emendas de inspiração nazifascista.
c) reafirmar o poder da maioria anglo-saxônica frente às minorias negra e hispânica.
d) reagir contra o aumento da influência das Forças Armadas na política nacional.
e) protestar contra o aumento da pobreza nas áreas rurais norte-americanas.
21. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a economia do México.
a) Os "ejidos" são aldeias comunitárias criadas com a reforma agrária realizada no começo deste século.
b) Nas "sierras", concentram-se as principais riquezas minerais, exceto o petróleo.
c) O café e o açúcar são os principais produtos agrícolas de exportação.
d) O setor petroquímico concentra-se na região do golfo.
e) No norte, localizam-se as principais áreas de "plantations".
22. "As crises econômicas de 1970 e 1980 revelaram a inversão da dinâmica econômica dos Estados Unidos. O peso demográfico da região caiu de 46% para 40% e seu peso industrial caiu de 68% para 48%."
A região referida no texto é:
a) Sudoeste.
b) Oeste.
c) Planícies Centrais.
d) Sudeste.
e) Nordeste.
23. (UFF) O Exército Zapatista de Libertação Nacional continua liderando um dos principais movimentos organizados de resistência na América Latina. Realizou, em 1996, um Encontro Internacional, quando foram debatidos temas humanitários e econômicos.
Afirma-se corretamente, que esse movimento é:
a) De caráter popular guerrilheiro, comandado formalmente pelo narcotráfico e pretende manter o domínio sobre os, produtores de coca da região de Chiapas.
b) Forte, de alcance internacional e objetiva formar uma união federativa entre as nações indígenas em conflito na América Central.
c) Basicamente de escala nacional, visa à independência do México em relação aos Estados Unidos e propõe sua desvinculação do NAFTA.
d) Antes de tudo, atuante na escala global e visa a impor uma nova ordem econômica que reforce o papel dos Estados-Nações.
e) Constituído, basicamente, por camponeses pobres do Sul do México, visa à autogestão no nível regional e propõe uma articulação nacional e global contra o neoliberalismo.
24. A respeito dos Estados Unidos e de seu papel na nova ordem mundial, é correto afirmar que o país
a) Instituiu uma nova relação de dependência com os países periféricos através do fornecimento de matérias-primas.
b) Consolidou sua liderança econômica através da criação de um bloco comercial com a Europa.
c) Construiu um bloco com os países da Ásia Oriental para manter seu controle econômico sobre o Japão.
d) Fortaleceu sua hegemonia político-militar em relação à Europa e ao Japão.
e) Estabeleceu uma aliança militar com a Rússia para exercer sua hegemonia política nos Balcãs.
25. É cultivado por todo o país, pois é o alimento básico da população mexicana, também chamado de maíz. Trata-se do(a):
a) trigo.
b) feijão.
c) mandioca.
d) milho.
e) cevada.
GABARITO
1. O México está localizado na América: __________ e faz fronteira ao sul com: ______________ e ___________ . A alternativa que preenche as lacunas:
a) Central - Belize e Panamá.
b) Norte - Guatemala e Honduras.
c) Central - Belize e Nicarágua.
d) Norte - Guatemala e Belize.
e) Norte - Belize e Nicarágua
2. O clima do norte da América Anglo-Saxônica é:
a) Árido.
b) Polar.
c) Temperado.
d) Mediterrâneo.
e) Frio de Montanha.
3. Assinale a opção que NÃO identifica as características da formação geográfica das regiões do Canadá:
a) No Vale do São Lourenço e nos Grandes Lagos, encontram-se as grandes metrópoles, que têm na energia elétrica abundante dos Grandes Lagos, no carvão dos Apalaches o no ferro da Península do Labrador os recursos necessários ao seu desenvolvimento.
b) As Províncias Marítimas se destacam por uma policultura e por indústrias de papel; entretanto, sua mais importante atividade econômica é a indústria pesqueira, favorecida pela Corrente do Labrador.
c) As Grandes Planícies Centrais são áreas de grandes propriedades, intensa mecanização e bem servidas de transporte ferroviário, que escoa a importante produção do trigo canadense.
d) a Colúmbia Britânica, região de alta densidade demográfica de clima temperado continental, tem o relevo acidentado, o que permite grande produção de hidro energia.
e) o Grande Norte, região de mais reduzida densidade demográfica, de climas polar, subpolar e frio continental, apresenta atividades ligadas ao extrativismo da floresta.
4. Assinale a alternativa que contempla as principais características do Vale do Silício (Silicon Valley), nos EUA.
a) Formado pela erosão glacial, constitui-se numa área de preservação permanente onde se destacam as faias, sequoias e bétulas, espécies típicas da floresta boreal.
b) É uma das principais áreas de extração mineral, sobretudo de silício, cobre e ferro, altamente prejudicada pela degradação do meio ambiente.
c) Também conhecido por cinturão agrícola (belt s), constitui-se na principal área produtora de cereais dos EUA, sobretudo de milho e trigo, além da pecuária intensiva.
d) Localizado no nordeste dos EUA, constitui-se numa área de antiga concentração industrial, destacando-se as indústrias de bens de produção pela abundância de matérias-primas, energia e mão-de-obra e pela facilidade de transporte.
e) Localizado no oeste dos EUA, próximo a importantes centros de pesquisa, forma um complexo industrial com destaque para os ramos típicos da 3ª Revolução Industrial.
5. O México vem atravessando momentos difíceis mesmo com os entendimentos para criação de uma zona econômica prevista no EUCAMEX. Uma das questões mais importantes, os "braceros", não tem sido objeto de negociações. Assinale a opção que indica corretamente o movimento "bracero".
a) A emigração definitiva dos trabalhadores mexicanos para o complexo turístico na Flórida.
b) A migração dos trabalhadores rurais mexicanos sobretudo para as colheitas da Califórnia.
c) A fixação dos camponeses mexicanos para garantir a produção de subsistência.
d) A modernização das "Haciendas" mexicanas.
e) A ocupação com monocultura de exportação dos latifúndios mexicanos.
6. "É o centro da polarização econômica dos Estados Unidos. Concentra metade da população do país e 80% do seu parque industrial. Essa população, basicamente urbana forma o maior mercado consumidor mundial e constitui a maior concentração urbano-industrial do mundo."
O trecho se refere:
a) à região de Los Angeles.
b) à grande região das Planícies Centrais.
c) ao Sun Belt.
d) à planície dos Grandes Lagos.
e) ao Nordeste do país.
7. (Ufrgs) A economia do México apresentou no primeiro trimestre de 2009 a maior retração das últimas três décadas, registrando uma queda de 10,3%.
A causa desse baixo desempenho foi:
a) o crescente êxodo rural das áreas de produção agropecuária.
b) a crescente diminuição da produção de petróleo no país.
c) o aumento da produção de petróleo na Venezuela.
d) a crescente mobilidade da atividade industrial do país.
e) a redução das exportações para os Estados Unidos.
8. "A revolução militar é movida pelos EUA fundindo: planejadores do Pentágono, o complexo industrial-militar americano e a tecnologia do Vale do Silício. Os EUA são responsáveis por 40 a 45% dos gastos militares de 189 países do mundo".
(KENNEDY, Paul. Poderio bélico dos EUA não garante segurança. "Folha de S. Paulo", 12 de setembro de 2002).
Considerando-se essa informação é INCORRETO afirmar que
a) as guerras são inerentes à política internacional dos estados modernos; a força militar é argumento decisivo em última instância.
b) o uso da força militar organizada como meio de defesa do território e da sociedade é um dado da soberania nacional no mundo moderno.
c) os EUA usam seu poderio militar como meio de persuasão na política internacional, alegando a defesa de sua nação e dos valores da liberdade.
d) a força militar, embora represente um meio não político de se fazer política internacional, sempre foi utilizada pelas potências, após decisão política na ONU.
e) as atuais ações dos EUA em relação ao Iraque são uma demonstração nítida do uso da força militar como meio presente e aceito de se fazer política internacional.
9. (MACK) É incorreto afirmar sobre a economia do Canadá que:
a) a extração de madeira, especialmente voltada para a produção de papel e celulose, é importante indústria canadense;
b) nos platôs interiores das cadeias montanhosas da Colúmbia Britânica, desenvolve-se uma pecuária extensiva para a produção de carne;
c) a região das Províncias Marítimas caracteriza-se pelas atividades policultoras e pela pesca;
d) a maior concentração demográfica situada na região ocidental do país é responsável pelo desenvolvimento da agropecuária regional;
e) a utilização de técnicas modernas e altamente produtivas faz do Canadá um grande produtor de cereais.
10. A ideia de dona do mundo sempre esteve latente na política externa dos Estados Unidos da América, desde o processo de consolidação de sua independência. Ao longo dos séculos XIX e XX, os governos dos Estados Unidos exerceram intervenções econômicas e político-militares em vários países da América Latina. Os fundamentos teóricos utilizados como justificativas para essas intervenções estavam delineados, entre outros,
a) na Emenda Platt, no Corolário Polk e no Plano Ayala.
b) na Doutrina Truman, na Emenda Platt e na Doutrina Sandinista.
c) no Destino Manifesto, no Corolário Roosevelt e no Bolivarismo.
d) na Doutrina Monroe, no Corolário Polk e no Corolário Roosevelt.
e) no Plano Ayala, na Doutrina Monroe e no Bolivarismo.
11. (IFSP) A respeito das chamadas plataformas industriais maquiladoras foram feitas as afirmativas a seguir. Verifique a sua validade.
I. São zonas industriais situadas principalmente no norte do México, formadas principalmente por fábricas, comércios e serviços de capital nacional mexicano.
II. As maquiladoras importam máquinas e matérias-primas livres de impostos e fabricam peças ou produtos com baixos custos os quais serão exportados para as indústrias norte-americanas, sob a bandeira do NAFTA.
III. As fábricas dessa zona especial pagam salários elevados, o que tem gerado um grande desenvolvimento social em Tijuana, atraindo migrações de todo o México e até mesmo dos EUA.
São afirmativas válidas
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III apenas.
e) II, apenas.
12. Vários são os fatores que contribuíram, para que os Estados Unidos atingissem o nível de desenvolvimento científico, tecnológico e industrial, dentre os quais:
I. A independência da dominação inglesa em 1776.
II. A abundância de matérias-primas em seu território (petróleo, carvão mineral, minério de ferro, zinco, ouro, cobre e muitos outros).
III. O espírito inovador, empresarial, científico e técnico do seu povo.
IV. As guerras e os tratados militares.
V. A formação de áreas de influência em todo o mundo, com o objetivo de garantir mercado de consumo para seus produtos e serviços e assegurar fontes de abastecimento de matérias-primas.
Estão corretos os seguintes itens:
a) todos
b) apenas II, III e V
c) apenas I e IV
d) apenas I, II e III
e) apenas III e V
13. Leia as proposições sobre a economia do Canadá:
I. A indústria canadense utiliza um elevado potencial hidráulico.
II. Nas planícies centrais se desenvolve importante agricultura mecanizada de trigo.
III. Toronto e Montreal são importantes centros industriais.
IV. A região da Colúmbia Britânica é muito rica em bauxita.
São verdadeiras as afirmações:
a) I, IV e II
b) II, III e IV
c) I, IV e III
d) I e III
e) I, II e III
14. Os Estados Unidos da América: a potência global!
Analise as afirmativas a seguir sobre os sinais evidentes da influência exercida pelos Estados Unidos:
I - O dólar permanece como a moeda de referência para as transações financeiras.
II - Alguns produtos símbolos - como a Coca-Cola - marcam sua presença na geografia do consumo.
III - As cadeias de televisão, a difusão das imagens do cinema, as redes de difusão de notícias são vetores da sua cultura.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) II, somente.
b) I e II, somente.
c) I e III, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
15. (FGV 2002) A poluição do ar é célebre, na capital do México, devido as condições geográficas e climáticas do vale onde está localizada e ao tamanho da população, às indústrias e à frota de veículos, disse o professor do MIT, Mario Molina, Prêmio Nobel de Química em 1995.
(Adaptado de http://www.uoI.com.br/ambientegIobaI/site/reportagens/uItnot/uIt865u6l .shl)
Dentre as condições geográficas e climáticas citadas, responsáveis pelo aumento da concentração dos poluentes na Cidade do México, pode-se destacar
a) o entorno montanhoso do vale onde a cidade se localiza, que bloqueia a circulação atmosférica, e a ocorrência de inversões térmicas, que dificultam a dispersão de poluentes.
b) a ocorrência de chuvas de convecção diárias, carreando os materiais poluentes da atmosfera para o solo, aumentando a contaminação dos recursos hídricos.
c) a influência da dinâmica climática no Golfo do México que, por sua tendência a estabilidade na maior parte do ano, dificulta a circulação atmosférica nas áreas interiores.
d) o predomínio do clima semiárido no planalto onde a cidade se localiza, o que potencializa o "efeito estufa" produzido pela concentração de poluentes na atmosfera.
e) a ocorrência de constantes tormentas tropicais sobre os planaltos interiores, criando áreas de instabilidade que propiciam a concentração de poluentes nos vales encaixados.
16. (UECE 2007) Desde meados do século XX, os Estados Unidos da América se tornaram a potência-líder do capitalismo internacional, construindo um poder político e econômico que projetou o país na busca da hegemonia mundial. A expansão do modelo norte-americano tem contado com uma série de fatores que lhe garantiram sucesso, em um processo bastante complexo, produzindo problemáticas que não cessam de criar desdobramentos. A esse respeito, marque a opção FALSA.
a) O desmantelamento do poderio soviético, no final do século XX, permitiu uma ampliação acelerada do papel de superpotência desempenhado pelos Estados Unidos em escala mundial, com repercussões no âmbito político e no âmbito econômico.
b) A partir do governo do presidente George W. Bush, iniciado em 2001, a democracia norte-americana se tornou mais sólida e eficiente, privilegiando o igualitarismo e a liberdade de opinião dos americanos, assim como dos imigrantes.
c) A despeito da maciça aprovação popular norte-americana conseguida pelo governo do presidente George W. Bush após os atentados de 11 de setembro de 2001, atualmente, depois das guerras do Afeganistão e do Iraque e da descoberta de prisões secretas onde a prática da tortura é comum, a popularidade do presidente caiu e as críticas à sua política antiterrorista vêm se tornando correntes.
d) A participação dos Estados Unidos como o país mais poluidor do planeta, responsável pela maior parcela das emissões de gases de efeito estufa, é crucial em qualquer estratégia de encaminhamento da questão das mudanças climáticas globais.
17. O Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo atual, com uma economia dinâmica, alto nível cultural e grande desenvolvimento tecnológico. Porém, enfrenta alguns problemas internos, ligados ao baixo contingente populacional e à dificuldade de ocupação de um espaço natural anecúmeno. Uma das opções abaixo NÃO está de acordo com a distribuição da população canadense. Assinale-a:
a) A grande aglomeração populacional, na região sudeste, é explicada pelo poder econômico formado pelas Províncias de Quebec e Ontário, as mais industrializadas.
b) Por ser uma nova área industrial, as Províncias Atlânticas apresentam uma recente concentração populacional.
c) O grande Norte Canadense é uma região de vazio demográfico; embora apresente diversos recursos minerais, sua extração é dificultada pelo clima.
d) A distribuição da população pela linha de fronteira dos Estados Unidos é explicada pelo clima mais ameno.
e) A alta mecanização da agricultura desenvolvida nas pradarias libera mão-de-obra para outras atividades econômicas, como a indústria petroquímica.
18. O dia 11 de setembro de 2001 não será esquecido. Nessa data, o mundo se deu conta da sua fragilidade e de que alguma coisa havia mudado com relação ao século XX, no que diz respeito às relações internacionais. Trata-se de um acontecimento que expressa as modificações que integram o processo iniciado com o fim dos regimes socialistas do Leste Europeu na passagem da década de 1980 para a de 1990.
Esse processo pode ser considerado como a transição entre as duas seguintes situações:
a) polarização entre dois blocos econômicos, políticos e militares - avanço da globalização sob a liderança dos EUA.
b) intolerância religiosa entre países de origens culturais diferentes - crescimento das religiões ocidentais em detrimento da cultura oriental.
c) coexistência entre diversos continentes de poderio econômico equivalente - acirramento da rivalidade ideológica entre capitalismo e comunismo.
d) integração entre um mundo exportador de alimentos e um outro produtor de manufaturados - isolamento crescente entre os grandes produtores internacionais.
19. (UFF 2003) No dia 1º de janeiro de 1994, data que marcou o início da vigência do Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), cerca de 3 mil integrantes de Exército Zapatista de Libertação Nacional assumiram o controle das principais cidades adjacentes à Floresta de Lancadon - San Cristobol de Las Casas, Altamirano, Ocosingo e Las Margaritas - situadas no estado mexicano de Chiapas, na região sul do país.
(Adaptado de CASTELLS, M. 'O Poder da Identidade', Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. v. 2, p. 07)
O texto acima refere-se a um importante movimento social de oposição a globalização em curso no mundo contemporâneo - o movimento Zapatista. A emergência desse movimento étnico-nacional deve-se, dentre outros fatores:
a) à ampliação dos acordos políticos e econômicos do NAFTA, que obrigou o governo mexicano a ceder territórios meridionais às empresas norte-americanas e canadenses, fato que desagradou às etnias da região;
b) à expansão das empresas petrolíferas norte-americanas na península de Yucatã, responsável pela falência das médias empresas locais e pela demissão em massa de trabalhadores de etnia chiapa e zapata;
c) ao intenso conflito na região meridional do México, pelo controle do território, envolvendo facções do narcotráfico e o Exército Zapatista, cujo objetivo maior era o domínio da produção e distribuição de coca;
d) às desigualdades socioeconômicas presentes na estrutura fundiária, associadas à fragilização da agricultura camponesa decorrente das medidas de liberação das importações implementadas pelo governo mexicano;
e) às mudanças neoliberais na legislação trabalhista, que originaram profunda indignação nas populações locais, gerando crescente desemprego e desencadeando a revolta armada das etnias presentes no território.
20. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo.
Atualmente, cresce cada vez mais o número de grupos separatistas que lutam pela independência de certas regiões dentro de um país. Em virtude de diferentes processos de colonização protagonizados por ______________, as tendências separatistas são atuantes no(a) ______________, onde ______________, de maioria francesa, reivindica uma posição especial.
a) ingleses e franceses - Canadá - Quebec
b) ingleses e franceses - Canadá - Ontário
c) espanhóis e bascos - Espanha - o País Basco
d) ingleses e espanhóis - Espanha - Gibraltar
e) norte-americanos e franceses - Canadá – Quebec
21. (UTFPR 2009) Após mais de sete décadas controlando o governo federal mexicano, o Partido Revolucionário Institucional (PRI) foi derrotado pela oposição em 2000, com a eleição de Vicente Fox, pelo Partido da Ação Nacional (PAN). Uma das promessas de Fox era resolver a questão agrária, principalmente em Chiapas, um dos Estados mais pobres do México e dominado por movimentos revolucionários promovidos pelo(a):
a) Movimento Tupamaru de Libertação Nacional.
b) Sendero Luminoso.
c) Frente Mexicana de Libertação Nacional.
d) Polo Patriótico Bolivariano.
e) Exército Zapatista de Libertação Nacional.
22. (CFTCE 2007) A indústria de celulose e papel é muito desenvolvida no Canadá, tanto em Quebec quanto na Colúmbia Britânica, isto em virtude da facilidade de obtenção de madeira proveniente da (o):
a) taiga canadense
b) taiga siberiana
c) importação dos EUA
d) importação da África
e) domínio da tundra
23. (CESGRANRIO 1998) Ao longo do século XX, diversos movimentos sociais eclodiram na América Latina. Dentre eles, destacamos a Revolução Mexicana, iniciada em 1911, que se caracterizou, em suas origens, como um movimento:
a) operário pela implantação de um governo socialista no México.
b) nacionalista contrário à dominação política espanhola.
c) burguês em defesa da industrialização do país.
d) camponês de luta por uma reforma agrária.
e) liberal em prol de uma aliança econômica com os Estados Unidos.
24. (UFES 2000) Sobre a economia do Canadá, podemos afirmar:
I - É fortemente dependente dos Estados Unidos em relação aos fluxos de capitais, tecnologia e mercadorias.
II - Muito prejudicada pela Segunda Guerra Mundial e fracamente industrializada, equilibra na sua balança comercial com exportações de gêneros alimentícios.
III - Dinâmica e forte, tem na produção de papel e celulose uma posição de destaque que coloca o Canadá como o maior produtor mundial do gênero.
IV - Tem no alumínio seu grande destaque na área metalúrgica, embora a matéria-prima (a bauxita) necessite ser quase que totalmente importada da Jamaica e do Suriname.
V - Não utiliza técnicas modernas na agropecuária, o que faz com que essa atividade se torne altamente improdutiva.
São CORRETAS as afirmativas
a) I, II e IV.
b) I, III e IV.
c) I, IV e V.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.
25. (UNIMONTES 2009) São elementos presentes no cotidiano mexicano, nas últimas décadas do século XIX e na primeira década do século XX, que podem ser considerados estopim da Revolução Mexicana (1910–1920):
a) O processo de industrialização e urbanização acelerado e a substituição da mão-de-obra nacional pela imigrante.
b) O processo de concentração fundiária e o desmantelamento da propriedade comunal indígena em seu modelo tradicional.
c) O processo de socialização das propriedades privadas e a expansão dos direitos políticos a todos os mexicanos.
d) O processo de sucateamento da indústria nacional e o fortalecimento das oligarquias agroexportadoras.
GABARITO

0 Comentários