1. (PUC RJ/1995) A Revolução Russa de 1917 constituiu uma transformação profunda na história das sociedades ocidentais, na medida que rompe ao mesmo tempo com um modelo de sociedade aristocrática, a Rússia czarista, e com a unidade da economia capitalista.
Nesse contexto, a revolução de Outubro de 1917 pode ser caracterizada como:
a) uma revolta camponesa contra as reformas capitalistas ocorridas na área rural desde o final do século XIX.
b) um movimento de caráter proletário com o objetivo de depor o Czar Nicolau II.
c) uma insurreição liderada pela burguesia russa contra o autocrático regime czarista; esse movimento foi sucedido pela revolução proletária de novembro.
d) uma revolução proletária liderada pelos bolcheviques e sovietes contra o chamado governo provisório.
e) um golpe de estado liderado por mencheviques e bolcheviques contra o czarismo.
2. (FURG RS/2001) No movimento revolucionário russo de 1917, o soviet consistia em:
a) uma organização sindical socialista.
b) uma organização militar estalinista.
c) um comitê formado por camponeses rebeldes, operários e soldados.
d) um conselho burocrático popular.
e) uma milícia formada por cossacos.
3. (PUC RS/2001) Com base nas afirmativas abaixo, sobre a Revolução Russa de 1917.
I. A Revolução teve origem no fracasso das negociações diplomáticas entre Rússia e Alemanha em torno da cidade de Dantzig e do desejado Corredor Polonês.
II. A Revolução caracterizou-se como um movimento liberal, organizado pelos intelectuais orgânicos dos Sovietes dos Camponeses, Burgueses e Operários.
III. As questões sociais relacionadas à terra, à carência de abastecimento (e fome crônica) e à permanência da Rússia na Primeira Guerra foram fundamentais para a eclosão dessa Revolução.
IV. Trotsky e Stalin divergiram quanto aos rumos da revolução, já que o primeiro defendeu o “socialismo em um só país”, ao passo que o segundo propôs a “revolução permanente”.
V. A revolução resultou na saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial em 1917, por Lênin considerar esta uma guerra imperialista.
A análise das afirmativas permite concluir que é correta a alternativa:
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) I, III e V.
d) II, III e V.
e) III, IV e V.
4. (UFF RJ/2000) A Revolução Russa, que iniciou o processo de construção do socialismo na antiga URSS, teve o seu desfecho, em 1917, marcado por dois momentos. O primeiro, em fevereiro, quando os mencheviques organizaram o governo provisório e o segundo, em outubro, quando os bolcheviques assumiram a condução da revolução e a tornaram vitoriosa.
A respeito dos mencheviques e bolcheviques, afirma-se:
I. Os mencheviques defendiam a construção do socialismo por meio de alianças com os burgueses ligados ao grande capital.
II. Os bolcheviques consideravam o capitalismo consolidado na Rússia e pretendiam a mobilização das massas em direção ao socialismo, sem quaisquer alianças com os setores burgueses.
III. Mencheviques e bolcheviques eram denominações decorrentes da origem geográfica dos revolucionários: os mencheviques tinham sua origem social nos núcleos urbanos e os bolcheviques estavam ligados a bases rurais.
Com relação a estas afirmativas, conclui-se que:
a) Apenas a I e a II são corretas.
b) Apenas a I e a III são corretas.
c) Apenas a II e a III são corretas.
d) Apenas a II é correta.
e) Apenas a III é correta.
5. (UFJF MG/1999) A Revolução Russa pôs fim ao regime czarista, constituindo-se na primeira experiência concreta de implantação de uma via alternativa ao Capitalismo na História.
Acerca deste evento, marque a opção ERRADA:
a) o regime czarista, contra o qual se fez a Revolução de 1917, era caracterizado por uma economia de base agrária, a qual coexistia com o estabelecimento de algumas indústrias têxteis e metalúrgicas, localizadas nas regiões urbanas do imenso território russo;
b) nas cidades, as precárias condições de vida e de trabalho dos operários intensificavam o clima de descontentamento, criando condições para uma intensa mobilização contra os abusos do regime;
c) o Estado czarista era formado por uma monarquia aristocrática, sustentada pela Igreja Ortodoxa e pela disseminação do culto ao povo russo, em detrimento de outras etnias;
d) estabelecido o Governo Provisório Russo, em fevereiro de 1917, criou-se uma aliança política entre os partidários do anarquismo, ligados à concepção leninista de Estado, e os mencheviques, ligados à concepção stalinista de Estado.
6. (UFMG/1995) Analise os textos.
“O que conta é que tenham a certeza de que não existiram mais proprietários fundiários no campo, e que serão eles, camponeses, que decidirão suas coisas, que organizarão a sua própria existência.”
“O que se produziu é uma insurreição e não uma composição. A insurreição das massas populares não precisa de justificação. Nós demos têmpera à energia revolucionária dos operários e dos soldados. Nós forjamos abertamente a vontade das massas para a insurreição. Nosso levante alcançou a vitória.”
Esses textos expressam o sentimento de vitória
a) dos comunards, em 1871.
b) dos democratas russos, em 1905.
c) dos espartaquistas, em 1919.
d) dos líderes do Contestado, em 1912.
e) dos líderes da Revolução Russa, em 1917.
7. (UFMG/1999) Leia o texto.
"Nenhumas dúvidas são possíveis. Os kulaques são o inimigo enraivecido do Poder Soviético. Ou os kulaques degolarão um número infinito de operários, ou os operários esmagarão impiedosamente as insurreições da minoria kulaque, espoliadora do povo contra o poder dos trabalhadores. Aqui não pode haver meio termo. Não pode haver paz: o kulaque pode, e pode facilmente, conciliar-se com o latifundiário, com o tzar e com o padre mesmo que tenham brigado, mas nunca com a classe operária.
Guerra implacável contra estes kulaques! Morte a eles! Ódio e desprezo aos partidos que o defendem: os socialistas-revolucionários de direita, os mencheviques e os atuais socialistas-revolucionários de esquerda! Os operários devem esmagar com mão de ferro as insurreições dos kulaques, que concluíram uma aliança com os capitalistas estrangeiros contra os trabalhadores do seu país."
LENINE, Vladimir. Marcharemos para o último e decisivo combate! Agosto, 1918.
Considerando as ideias contidas nesse texto, o conflito dos bolcheviques com os kulaques, após a revolução de 1917, pode ser relacionado a todas as seguintes situações, EXCETO
a) Disputas com os mencheviques e socialistas-revolucionários pelo controle do governo.
b) Oposição à Nova Política Econômica, que permitia a volta de práticas capitalistas, política tida como abandono da Revolução.
c) Conflito com o Exército Branco, integrado pelos partidários do czarismo, financiado pelas potências europeias.
d) Necessidade de controlar a produção agrícola para reverter a crise de fome e mortandade nas cidades.
8. (CESJF MG/2001) Leia as seguintes declarações para responder aos itens abaixo.
“O antigo regime conduziu o país e a população à fome. Era impossível suportá-lo por mais tempo e os habitantes de Petrogrado saíram às ruas para demonstrar seu descontentamento. Foram recebidos a tiro. Em vez de pão, receberam chumbo, os ministros do Tzar lhes deram chumbo.”
(Apelo do Soviet de Petrogrado à População Russa em 1917)
“Cidadãos do Estado Russo...Sucedeu um grande acontecimento. Pelo poderoso impulso do povo russo, o antigo regime foi derrubado. Nasceu uma Rússia livre e nova. Esta grande derrubada coroa numerosos anos de luta.”
(A Primeira Declaração do Governo Provisório em 1917)
“O GOVERNO PROVISÓRIO FOI DEPOSTO; a maioria dos seus membros está presa. O poder soviético proporá uma paz democrática imediata a todas as nações. Ele procederá à entrega aos comitês camponeses dos bens dos grandes proprietários, da Coroa e da Igreja...”
(O Congresso dos Soviets Proclama a Queda do Governo Provisório)
Contextualizando historicamente os textos acima, pode-se afirmar que o processo histórico na Rússia antes da Revolução de 1917 foi marcado pelos seguintes acontecimentos, EXCETO:
a) A situação econômica russa se agravou com a guerra contra o Japão (1904-1905). Todavia, após a guerra, o czarismo na Rússia fortaleceu-se, desmobilizando assim o movimento operário.
b) Após a guerra contra o Japão, a burguesia na Rússia se organizou no Partido Constitucional Democrático (ou Partido Kadete) e passou a reivindicar reformas econômicas e políticas.
c) Em fevereiro de 1917 as greves e revoltas se multiplicaram na Rússia, principalmente na cidade de Petrogrado. Com as revoltas nas ruas e o exército amotinado, o czar Nicolau II renunciou em 27 de fevereiro de 1917.
d) A derrota do czar em 1917 gerou uma situação no mínimo curiosa para os russos. Havia dois poderes na Rússia: os Soviets e a Duma. A Duma atendendo aos interesses da burguesia, pretendia manter a Rússia na Primeira Grande Guerra e estabelecer um regime parlamentar, de estilo ocidental burguês. Os Soviets queriam a saída imediata da guerra e reformas profundas em relação aos operários e camponeses.
e) A partir de fevereiro de 1917, os Bolcheviques foram ganhando gradativamente adesões entre soldados e camponeses, assumindo o comando de diversos Soviets, principalmente o de Petrogrado. Em 24 de outubro de 1917 os Bolcheviques iniciaram a revolução em Petrogrado, tomando os edifícios públicos e fábricas.
9. (PUC SP/2000) Leia o trecho a seguir:
“O povo estava farto da guerra e havia perdido toda a confiança no czar. (...) O próprio czar fora para o Quartel General para proteger-se; e quando tentou voltar para Petrogrado os trabalhadores ferroviários detiveram seu trem. Todo o mecanismo da monarquia havia parado; o czar (...) havia tentado dissolver a Quarta Duma, tal como fizera com as anteriores, mas desta vez os parlamentares se recusaram a se dispersar, e formaram um Comitê Provisório, que nomeou o Governo Provisório.”
Wilson, Edmund. Rumo à Estação Finlândia. SP: Companhia das Letras, 1987.
Sobre as circunstâncias em que se desenvolveram os fatos descritos acima, é correto afirmar que:
a) a derrubada da monarquia, em março de 1917, na Rússia, foi conduzida pelos bolcheviques – parlamentares que controlaram o poder na Duma, durante todo o Governo Provisório.
b) a precipitação do processo revolucionário russo foi produzida pela manutenção desse país na Primeira Guerra Mundial, o que resultou em 4 milhões de baixas, aproximadamente.
c) os sovietes – comitês locais de trabalhadores – funcionaram, desde sua criação em 1906, sob liderança dos bolcheviques, que buscavam espaço de atuação no governo czarista.
d) as movimentações sociais que resultaram na queda da monarquia russa, em 1905, tornaram-se conhecidas como “Ensaio Geral”, já que funcionaram como antecâmara da revolução socialista.
e) o deputado Kerensky representou, no governo provisório, em 1917, as posições mencheviques que, com a palavra de ordem “Todo Poder aos Sovietes”, reivindicavam maior participação popular.
10. (UEPB/2002) “Tenho muita pena, mas não quero ser um ditador. (...) Não quero dirigir, nem conquistar seja o que for. Gostaria de ajudar um por um, se possível, os cristãos, os judeus, os negros, assim como os brancos. (...) O ódio dos homens passará e os ditadores passarão; o poder que usurparam do povo, voltará ao povo. (...) O aperfeiçoamento dos homens está no próprio homem; não em um só homem, em um grupo de homens, mas em todos os homens!”
Do filme “O Grande Ditador” de Charles Chaplin no qual:
a) Carlitos é confundido com Hitler e faz um desconcertante discurso chamado “Apelo aos Homens”, em nome da Paz.
b) Chaplin pronuncia um discurso atacando os anarquistas.
c) Carlitos, na sua fala, declara seu apoio à discriminação racial.
d) O ator inglês evidencia seu entusiasmo com a guerra e a imagem marcial dos nazistas.
e) Carlitos demonstra seu gosto pelo futebol, brincando com uma bola.
11. (UFSE/2001) A Revolução Russa de 1917 constituiu-se em um desafio concreto à ordem burguesa e capitalista, na medida em que
a) deu início a penetração das ideias marxistas na Europa Ocidental, terreno fértil entre os intelectuais de esquerda e entre as massas operárias.
b) possibilitou a transformação da sociedade e das relações sociais de produção, extinguindo a propriedade privada e socializando os meios de produção.
c) provocou desequilíbrios econômico-sociais no país acelerando as transformações nas estruturas da sociedade e do processo de produção.
d) promoveu o enfraquecimento da burguesia industrial, vinculada ao capital estrangeiro e representante dos interesses europeus na época.
e) favoreceu a criação de uma consciência revolucionária entre o proletariado de todos os países da África.
12. (UFOP MG/1994) Sobre a revolução Russa, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O principal objetivo era derrubar o Czarismo, identificado como um dos maiores responsáveis pelo atraso do país.
b) A Revolução Comunista só se consolidou após uma violenta guerra civil, que opôs “brancos” e “vermelhos”.
c) Os bolcheviques controlaram o poder desde o início do processo revolucionário, em fevereiro de 1917.
d) Seu impacto mundial foi muito grande, sob sua influência surgiram Partidos Comunistas em boa parte dos países.
e) Ela levou a Rússia, a médio prazo, a um processo de industrialização rápido, mas com um custo social alto.
13. (UFPA/2000) “A causa principal de todas as revoluções históricas, saídas do seio das classes pobres, das entranhas das grandes massas, e onde as forças trabalhistas e o poviléu faminto toma parte saliente sempre que elas se manifestam, - é o resultado coletivo de toda uma revolta contra absurdos e depredações, arbitrariedades e violências, exercidas por uns poucos em prejuízos de uns tantos. É este o motivo da revolução radical que derrubou a dinastia dos Romanoffs na grande Rússia,
espalhando-se depois pelo mundo inteiro para chegar até nós e vir esclarecer e revoltar os espíritos desta parte do globo”.
(Bruno de Menezes, “A revolução”. A Voz do Trabalhador. Belém, 6/12/1919, p.1)
O texto acima, escrito pelo poeta Bruno de Menezes e divulgado num jornal operário em 1919, chamava a atenção dos trabalhadores paraenses para um processo revolucionário que havia acontecido dois anos antes. Sobre este movimento é correto dizer:
a) trata-se da revolução russa de 1917, que havia posto um fim ao regime dos czares, colocando no poder os bolchevistas, comandados por Lenin.
b) refere-se ao chamado “Ensaio Geral”, um movimento que preparou a revolução de 1917, na qual os soviets avançaram contra o czar, sob o comando de Trotsky.
c) aborda a revolução da “Cortina de Ferro”, na qual os camponeses, depois de derrubarem os czares, passaram a liderar uma revolução mundial sob a liderança russa.
d) diz respeito à revolução russa empreendida pelos bolchevistas, liderados pelo czar Nicolau II, pondo fim ao domínio da antiga dinastia dos Romanoffs.
e) analisa o processo de revolução internacional iniciado na Rússia bolchevique e na China maoísta e, posteriormente, espalhado pelo resto do mundo pelos revolucionários de 1917.
14. (UNIRIO RJ/1994) "TERRA, PÃO E PAZ". (Lênin)
Assinale a opção que apresenta corretamente um fator da crise que conduziu à Revolução Russa (1917).
a) A vitória na guerra russo-japonesa (1905) ampliou o apoio popular do czar, que encerrou as manifestações revolucionárias com uma violenta repressão contra os mencheviques, conhecida como o "domingo sangrento".
b) O lançamento do "Manifesto de Outubro" (1905), instaurando a monarquia constitucional parlamentar, que possibilitou a criação dos sovietes (conselho de trabalhadores) e significou uma tentativa de liberalização do regime, que, entretanto, não foi consolidada.
c) O controle do Parlamento (Duma) pelos bolcheviques, após o assassinato do ministro Stolypin (1911), que favoreceu a gradativa diminuição dos poderes políticos do czar e sua submissão aos deputados do povo até a Revolução de 1917.
d) A participação da Rússia na 1ª Guerra Mundial (1914-18), que recuperou a economia do país e permitiu ao czar abafar com sucesso as críticas da oposição e os movimentos armados contrários ao regime.
e) A divulgação das "Teses de Abril", propostas pelos aristocratas (boiardos), as quais pregavam a ampliação das atribuições do parlamento, o fim dos sovietes e a cassação imediata dos deputados bolchevistas.
15. (FUVEST SP/2000) Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas:
a) fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons e a União Soviética, depois de Gorbatchev, ao capitalismo.
b) geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
c) puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado.
d) efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia.
e) foram marcos políticos e ideológicos, inspirados, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.
16. (ACAFE SC/2002) Sobre a Revolução Russa (1917), é incorreto afirmar:
a) Seu exemplo inspirou outras experiências revolucionárias posteriores, o que tornou o socialismo um regime comum a outros países como China e Cuba.
b) Representou a queda de um dos regimes mais opressores do século XX, a monarquia dos Romanov, dirigida pelo Czar Nicolau II.
c) Foi a primeira revolução socialista que obteve sucesso, preocupando os países capitalistas, temerosos de que ela se espalhasse pelo mundo.
d) Baseada nas ideias de Marx e Engels, liderada por Lênin, defendia a tomada do poder pela força, em que o operariado unido derrotaria a burguesia e o capitalismo.
e) Foi motivada por interesses da burguesia e da aristocracia bolcheviques.
17. (PUC PR/2003) A respeito da Revolução Socialista na Rússia e da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) é correto afirmar:
a) A Revolução socialista que derrubou o Governo de Kerensky, o qual estabelecera uma república liberal-burguesa, exilou a Família Imperial Romanov em Paris.
b) A Revolução Socialista chegou ao poder com a liderança de Lênin e Leon Trotsky e se empenhou em manter a Rússia na Primeira Guerra Mundial, fiel ao tratado da Tríplice Entente.
c) Exceto a Comuna de Paris (1871), a Revolução Socialista na Rússia significou a instauração do primeiro governo inspirado na ideologia de Karl Marx-Frederico Engels.
d) Após a morte de Lênin, Stálin triunfou na luta pelo poder com Trotsky e defendeu sempre a idéia da “Revolução Permanente”, de que deveria o modelo ser levado ao restante da Europa e ao mundo.
e) A URSS terminou, como organização política, em 1945, quando terminou também a Segunda Guerra Mundial.
18. (Mackenzie SP/2006) Uma série de medidas são tomadas pelos dirigentes do novo regime. Entre elas, quatro decretos são votados respondendo às aspirações populares. A aspiração principal era a saída da guerra: o decreto da paz definiu uma paz equitativa e democrática, sem anexações e contribuições por parte de vencidos e vencedores. O decreto sobre a terra aboliu a grande propriedade, sem gradualismo e sem indenizações. O decreto sobre a indústria passou as empresas industriais para o controle dos operários. Finalmente o decreto sobre as nacionalidades estabeleceu a igualdade e a soberania de todos os povos.
Carlos Guilherme Mota, História Moderna e Contemporânea
O fragmento de texto acima refere-se à:
a) Conferência de Berlim.
b) Revolução russa.
c) Comuna de Paris.
d) Guerra civil espanhola.
e) Revolução francesa.
19. (UESPI/2003) A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Bolchevique de 1917 são parte do mesmo contexto de conflagração militar e política. Portanto, é correto afirmar que:
a) A revolução de outubro de 1917 foi induzida de fora para dentro da Rússia, sendo apoiada sobretudo por generais cansados da guerra estrangeira contra a Alemanha;
b) O desfecho da revolução guarda estreita relação com o desenrolar da guerra, notadamente os fracassos militares do exército do czar, que permitiu a morte de milhões de russos;
c) O comunismo germânico acabou por se disseminar pela Rússia invadida, triunfando depois como movimento revolucionário local;
d) A proclamação da República de Weimar, nas fronteiras russas, desperta o sentimento republicano, e também socialista, no povo russo, que proclamará a república soviética;
e) O czar da Rússia aliou-se aos inimigos externos da Tríplice Aliança, e, internamente, entregou “todo o poder aos sovietes”.
20. (UNESP SP/2004) O retorno a uma semieconômica de mercado provocou o reaparecimento da moeda e, durante o ano de 1921, renasceu o mercado propriamente dito. A desnacionalização de empresas começou respectivamente pelo pequeno e grande comércio, atingindo, mais tarde, a indústria leve. As cooperativas foram devolvidas aos seus antigos acionistas e, no final do ano, permaneciam nas mãos do Estado apenas os setores economicamente estratégicos, o crédito e a indústria pesada.
(Martin Malia. Entender a Revolução Russa.)
O trecho apresentado refere-se a um momento da Revolução Russa, no qual:
a) o Estado soviético implementa a Nova Política Econômica, procurando superar as dificuldades econômicas e sociais advindas do Comunismo de Guerra.
b) o partido bolchevista promove um processo de abertura política, instaurando um regime político democrático e pluripartidário.
c) o governo leninista, enfraquecido pela guerra civil, é obrigado a fazer concessões à tradicional nobreza czarista.
d) o Estado soviético aplica uma política de planificação econômica e de coletivização de terras denominada de Planos Quinquenais.
e) o conflito entre facções dentro do Estado resulta na oposição do partido bolchevista ao ideário socialista.
21. (UNIMONTES MG/2004) A revolução dos bolcheviques é a revolução contra O capital de Karl Marx.
(GRAMSCI, Antônio. A revolução contra O capital. Citado por DIVALTE. História.São Paulo: Ática, 2002, p.302)
A interpretação CORRETA da frase do renomado pensador marxista Antônio Gramsci é:
a) Os líderes bolcheviques, assim como parte das esquerdas, em outros países, desconheciam o pensamento marxista, embora fizessem a revolução em seu nome.
b) A revolução russa, da forma como ocorreu, contraria o receituário marxista de revolução elaborado no século XIX.
c) Os resultados da revolução bolchevique, como a ditadura e a desagregação do bloco socialista, confirmam o seu caráter não marxista e burguês.
d) A revolução russa não se inspirou em Marx, dado o caráter autoritário da mesma, embora tenha entrado para a História com o rótulo de socialista.
22. (FGV/2000) Em abril de 1917, o líder bolchevique Lenin, exilado em Zurique (Suíça), voltou à Rússia lançando as Teses de Abril.
Nesse programa político é incorreto afirmar que Lenin propunha a/o:
a) formação de uma República de sovietes;
b) concessão à defesa nacional, dando total apoio ao governo provisório;
c) nacionalização dos bancos e das propriedades privadas;
d) reconstituição da Internacional;
e) controle da produção pelos operários.
GABARITO
1. (FGV/2003)
“Come ananás, mastiga perdiz. Teu dia está prestes, burguês”
Vladimir Maiakóvski, trad. de Augusto de Campos. Schnaiderman, B. et al. Maiakóvski – Poemas, São Paulo, Perspectiva, 1992, p. 82.
“Come Ananás... é um exemplo de poesia de luta. Jornais dos dias da Revolução de Outubro noticiaram que os marinheiros revoltados investiam contra o palácio de inverno cantando esses versos. É fácil compreender sua popularidade: o dístico incisivo, de ritmo tão martelado, à feição de provérbios russos, fixava-se naturalmente na memória e convidava ao grito, ao canto.”
Schnaiderman, B. et al. Maiakóvski– Poemas, São Paulo, Perspectiva, 1992, p. 19.
A poesia citada foi elaborada no contexto:
a) da resistência russa ao avanço das tropas de Napoleão no início do século XIX.
b) dos ataques russos à cidade de Stalingrado, tomada pelos nazistas em 1942.
c) dos grupos contrários a Mikhail Gorbatchov em 1991.
d) da revolução socialista na Rússia, em 1917.
e) da invasão russa ao Afeganistão, em 1979.
2. (FUVEST SP/2005) “… velhos poloneses de bigodes nietzschianos e jovens com caras de filme soviético, alemães de cabeça raspada, argelinos, italianos... ingleses mais pitorescos do que todos os outros, franceses parecidos com Maurice Thorez ou com Maurice Chevalier... Estavam aproximando-se das casernas e começaram a cantar: e, pela primeira vez no mundo, os homens de todas as nações misturadas em formação de combate cantavam a Internacional”.
O texto, extraído do romance A Esperança (1937), de André Malraux,
a) expressa o auge do movimento estético conhecido como surrealismo.
b) descreve o ambiente cosmopolita existente em Paris, no entre guerras.
c) evoca as brigadas internacionais durante a Guerra Civil espanhola.
d) retrata o internacionalismo existente entre os comunistas em Moscou.
e) representa o expressionismo estético dominante em toda a Europa.
3. (UFAC/2003) Um dos momentos mais extraordinários, durante a I Guerra Mundial, foi a eclosão de um poderoso e espontâneo levante popular na Rússia czarista, culminando na chamada “Revolução Russa” e na constituição de uma alternativa de poder que desafiava a lógica dos estados capitalistas da Europa ocidental e da América do Norte.
Dentre as principais bandeiras e reivindicações dos pobres das cidades russas, dos trabalhadores agrícolas e dos operários, responsáveis diretos pela revolução que derrubou a secular monarquia, podemos destacar:
a) Pão, Emprego e Terra
b) Pão, Paz e Terra
c) Pão, Paz e Independência Nacional
d) Pão, Paz e Fim da Guerra
e) Pão, Terra e Independência Nacional
4. (UFRRJ/2005) Leia o texto a seguir.
“Em 1921, o problema nacional central era o da recuperação econômica – o índice de desespero do país é eloquente: naquele ano, 36 milhões de pessoas não tinham o que comer. Nas novas e ruinosas condições da paz, o "comunismo de guerra" revelava-se insuficiente: era preciso estimular mais efetivamente os mecanismos econômicos da sociedade. Assim, ainda em 1921, no X Congresso do Partido, Lenin propõe um plano econômico de emergência: a Nova Política Econômica.”
NETO, J. P. O que é Stalinismo. São Paulo: Brasiliense, 1981.
Sobre a chamada Nova Política Econômica é correto afirmar que:
a) ela reintroduziu práticas de exploração econômica anteriores à Revolução Russa de 1917 que se traduziram num abandono temporário de todas as transformações socialistas já feitas e um retorno ao capitalismo.
b) ela consistiu na manutenção de elementos econômicos socialistas, na organização da economia (como o planejamento) e na permissão para o estabelecimento de elementos capitalistas por meio da livre iniciativa em certos setores.
c) ela significou fundamentalmente uma reforma agrária radical que promoveu a coletivização forçada das propriedades agrárias e a construção de fazendas coletiva, os Kolkhozes.
d) seu resultado foi catastrófico, mesmo permitindo a volta controlada de relações capitalistas na economia, já que ela ampliou ainda mais o nível de desemprego e produziu fome em grande escala.
e) ela significou, com a abertura para o capitalismo, um aumento substancial da produção industrial, mas, ao mesmo tempo, por ter retirado todos os incentivos anteriormente concedidos à produção agrícola, foi a razão da ruína do campo.
5. (PUC MG/2006) Em 1989, o líder soviético Mikhail Gorbatchev visita a ilha de Cuba. Nos tempos da Perestroika, o presidente russo tem como meta:
a) reaproximar o líder cubano do governo norte-americano com o objetivo de derrubar o bloqueio econômico imposto à ilha caribenha.
b) convencer Fidel Castro a abrir o regime para garantir o ingresso de Cuba na nova ordem mundial capitalista.
c) informar ao dirigente cubano a retirada dos investimentos soviéticos em Cuba, devido à grave crise econômica em curso na URSS.
d) integrar a URSS à nova Organização Latino Americana de Solidariedade patrocinada pelo ditador Fidel Castro.
6. (UEPB/2006) Em 1917 a Revolução Russa possibilitou a mudança radical da estrutura política, social e econômica da Rússia. Um novo tipo de poder baseado na “ditadura do proletariado” aniquilou o sistema baseado no czarismo autocrata de Nicolau II.
Marque a alternativa que não é coerente com a afirmação acima:
a) As ideias que sustentam o movimento revolucionário são retiradas das aspirações e reivindicações dos operários, camponeses e soldados russos, e podem ser resumidas nas palavras de ordem: “Pão, Terra e Paz”.
b) Os Bolcheviques chegaram ao poder liderados por Lênin, Trostki e Stálin, que lá mantiveram-se apoiados no Conselho de Comissários do Povo e no Exército Vermelho.
c) A Revolução Russa retirou a monarquia feudal do poder e criou um sistema de governo que representava os diferentes estratos da população russa e da burguesia da Europa Ocidental.
d) Após a tomada do poder, Lênin lançou aquele que seria o lema de todo o processo de mudanças e que demonstrava qual classe social o conduziria: “Todo poder aos Sovietes!”
e) Os Bolcheviques entendiam que a futura sociedade socialista teria de ter a liderança da Classe Operária, em uma aliança com o campesinato, que se encarregaria de retirar da sociedade todos os elementos burgueses existentes.
7. (UFRN/2006) A Revolução Russa implantou, no país, um regime inspirado nos ideais socialistas. Stalin, à frente do governo do Estado a partir de 1927, adotou uma interpretação própria para as teorias socialistas.
Pretendendo o desenvolvimento, em larga escala, da indústria e a transformação da União Soviética em grande potência militar, Stalin, entre outras medidas, decidiu-se pela:
a) regulamentação do Estado sobre a pequena e média indústria alimentícia, sobre o comércio varejista e a agricultura, deixando a grande indústria nas mãos da iniciativa privada.
b) cobrança de impostos sobre a produção agrícola, pela requisição de gêneros alimentícios e pela captação de investimentos no exterior para a indústria bélica.
c) coletivização da agricultura, cujos produtos eram vendidos pelo Estado por altos preços, para que, desse modo, fosse gerado o capital necessário à industrialização.
d) requisição ilimitada e arbitrária dos produtos agrícolas, realizada por tropas de choque, e pela adoção de liberdade salarial e de comércio para as indústrias privadas.
8. (UFPEL RS/2006) “A extrema ruína, agravada pela má colheita de 1920, fez com que a mudança se tornasse necessária com a máxima urgência, diante da impossibilidade de se estabelecer com rapidez a grande indústria. [...] A luta contra a especulação deve ser transformada em luta contra os roubos e contra o modo de enganar a vigilância, o registro e o controle do Estado. Com esse controle dirigiremos o capitalismo, em certo grau indispensável e imprescindível para nós, para a vida do capitalismo de Estado. [...]”
LENIN, Sobre o imposto em espécie. 21 de abril de 1921.
“Ao final da Guerra Civil (1918-1921), a Rússia encontrava-se completamente arrasada. A tarefa dos bolcheviques era extraordinariamente grande e dificilmente se conseguiria implantar o socialismo nas ruínas e escombros.”
MARQUES, Adhemar Martins. História Contemporânea através de textos. 10ª Ed. São Paulo: Contexto, 2003.
Os textos favorecem a compreensão do projeto de Lenin, que foi caracterizado pela política de
a) estabelecer práticas de planejamento estatal no Primeiro Plano Quinquenal soviético.
b) implantar uma economia “exclusivamente comunista” para vencer a crise após a Primeira Guerra Mundial.
c) adotar algumas práticas capitalistas de planejamento estatal aplicadas na Alemanha após o Tratado de Versalhes.
d) “dar um passo para trás e dois para frente” na Nova Política Econômica (NEP).
e) formar o Mercado Comum do Leste Europeu, denominado de COMECON.
9. (UFAC/2006) Em relação à Revolução Russa de 1917, é errado fazer a seguinte afirmação:
a) Iniciada em novembro de 1917, a Revolução Vermelha, liderada por Lênin, marcou a ascensão dos bolchevistas ao poder.
b) Os bolcheviques pregavam que os trabalhadores poderiam conquistar o poder atraindo a simpatia política da alta burguesia.
c) A NEP – Nova Política Econômica, introduzida por Lênin, em 1921, caracterizou-se por um certo retorno a formas econômicas capitalistas.
d) Com a morte de Lênin, em 1924, houve uma grande disputa pelo poder na União Soviética entre Trotski e Stalin, por suas ideias divergentes em torno da expansão ou não da revolução.
e) Os bolcheviques defendiam a ideia de que os trabalhadores somente chegariam ao poder pela luta revolucionária, com a formação de uma ditadura do proletariado.
10. (FMJ SP/2007) A Revolução Russa de outubro/novembro de 1917 implantou no país um regime socialista baseado nas ideias marxistas de Estado proletário. No entanto, além da classe operária, outro grupo social participou ativamente da luta pela queda do governo czarista. Foi
a) a burguesia, buscando desatrelar seu desenvolvimento da ajuda francesa.
b) o campesinato, explorado e sofrendo os efeitos da 1.ª Grande Guerra.
c) a nobreza, contrariada com a interferência das potências estrangeiras no país.
d) o clero, descontente com a influência do monge Rasputin nas decisões políticas.
e) a intelectualidade, partidária da implantação do liberalismo econômico na Rússia.
11. (Mackenzie SP/2007) Sobre a Revolução Russa de 1917 e seu contexto são feitas as seguintes afirmações:
I. Durante o governo de Lênin, institui-se a NEP (Nova Política Econômica), que visava reerguer a economia, estimulando a pequena produção industrial e agrícola por meio da aplicação, planejada pelo Estado, de algumas medidas de cunho capitalista.
II. Com os planos quinquenais, o governo de Josef Stálin consolidou, em grande medida, os objetivos iniciais de planificação econômica e industrialização, simultaneamente à coletivização dos campos e de todos os meios de produção.
III. Leon Trotski, opositor de Stálin, defendia o princípio da revolução permanente, enquanto seu inimigo político sustentava o do socialismo num só país como condição prévia à expansão internacional da Revolução.
Assinale:
a) se apenas I é correta.
b) se apenas II é correta.
c) se apenas I e II são corretas.
d) se apenas I e III são corretas.
e) se I, II e III são corretas.
12. (UEPB/2007) A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era na história da sociedade, na medida em que se constituiu
a) em alternativa para superar a ação das multinacionais.
b) em um desafio concreto à ordem burguesa e capitalista.
c) na mistificação política da ditadura dos partidos.
d) em uma aliança bem-sucedida entre a burguesia e o proletariado.
e) na primeira experiência de um regime político autocrático.
13. (ESCS DF/2008) “Vocês querem que nossa pátria socialista seja derrotada e perca a independência? Se não querem isso, precisam acabar com o atraso no menor tempo possível e construir nossa economia socialista num verdadeiro ritmo bolchevique [..] Estamos cinquenta ou cem anos atrás dos países desenvolvidos. Temos de alcançá-los em dez anos. Ou fazemos isso ou falimos.”
(Stálin, 1931)
Para superar o atraso e garantir a modernização da economia soviética, Stálin propunha uma economia:
a) vinculada ao mercado internacional, visto que a URSS precisaria dos aportes financeiros externos para viabilizar a industrialização;
b) fundamentada no livre mercado, visto que viabilizaria um aumento da produtividade industrial;
c) centralizada e estatizada, pois viabilizaria uma política de industrialização em curto período de tempo;
d) vinculada à tradição agroexportadora do mundo rural russo;
e) fundamentada na concepção de socialismo de mercado, cujo objetivo é garantir um equilíbrio entre livre mercado e Estado regulador.
14. (FUVEST SP/2008) “Há oitenta anos, a Rússia era forte por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, incluindo o poder de atração da sua ideologia. Há quarenta anos, a Rússia Soviética era forte por causa do poderio do Exército Vermelho. Hoje, a Rússia de Putin é forte por causa do gás e do petróleo.”
Timothy Garton Ash, historiador inglês, janeiro de 2007.
Do texto, depreende-se que a Rússia
a) manteve inalterada sua posição de grande potência em todo o período mencionado.
b) recuperou, na atualidade, o seu papel de país líder da Europa.
c) conheceu períodos de altos e baixos em função das conjunturas externas.
d) passou de força política, a força militar e desta, a força econômica.
e) conservou, sempre, a sua preeminência graças ao incomparável poderio militar.
15. (PUC MG/2008) Em outubro de 1917, os bolcheviques assumiram o poder na Rússia. A Revolução Russa de 1917 anunciou o fim do capitalismo e o início do comunismo em escala planetária. Sobre a Revolução Russa e a consolidação do socialismo soviético, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
a) Revelou-se um movimento de caráter radical, visto que morreram milhares de homens defendendo suas posições e impondo um sacrifício à população russa em nome de uma revolução social.
b) Foi um movimento de ruptura no processo do antigo Império Russo. A demolição quase instantânea do regime czarista significou uma mudança no destino da Rússia e da Europa.
c) Revelou-se como um movimento perverso. A ascensão do comunismo demonstrou um socialismo com regime autoritário comparável aos governos totalitários da Europa.
d) Foi um movimento isolado no processo de modernização da Rússia empreendido pelo Czar, refletiu os anseios do grupo dos camponeses pela coletivização da terra.
16. (UEMS/2008) A Revolução Russa de 1917, num primeiro momento, constituiu–se num governo de coalizão burguês–socialista, destoando da aspiração popular, o que provocou:
a) o crescimento por toda parte do movimento popular, em que soldados e marinheiros desrespeitavam as ordens oficiais; os camponeses se adiantavam na Reforma Agrária sem a aprovação do primeiro Governo; as fábricas eram progressivamente ocupadas pelos comitês de fábrica que controlavam o emprego, o abastecimento e a produção.
b) falta de aspiração do povo para a chegada dos bolcheviques ao poder, porque o primeiro governo constituído satisfazia as massas populares o suficiente para que não almejassem promover novas revoluções internas.
c) mesmo com a chegada de Lênin ao poder não houve mudanças significativas, a Rússia permaneceu nos mesmos moldes do sistema czarista.
d) acomodação das classes populares que se contentaram com o novo governo imposto frente a incapacidade de se mobilizarem e promoverem a tão esperada Revolução Socialista.
e) nunca houve a chegada de fato dos comunistas ao poder, nem tampouco a centralização das decisões no Conselho dos Comissários do Povo nem a instauração da chamada ditadura do proletariado propagada por Lênin.
17. (UFMS/2008) Em 2007, a Revolução Russa completa 90 anos. Considerado um dos acontecimentos mais importantes do século XX, o tema continua a ser alvo de discussões e de polarização de opiniões. Sobre a Revolução Russa e alguns de seus desdobramentos no decorrer do século XX, assinale a alternativa correta.
a) Um dos fatores que conduziram a Rússia à revolução, em 1917, foi a vitória na guerra russo japonesa, em 1905, que ampliou o apoio popular ao Czar e permitiu o encerramento das manifestações revolucionárias com uma violenta repressão aos mencheviques, conhecida como “Primavera Sangrenta”.
b) As mudanças ensejadas, a partir de 1985, pelo programa de reformas baseado na glasnost (transparência) e na perestroika (reestruturação), contribuíram para a desagregação da União Soviética, possibilitando o ressurgimento de movimentos separatistas de caráter nacionalista como o da Chechênia.
c) A implantação, por Josef Stalin, de uma política de planificação econômica e de coletivização de terras, denominada Planos Quinquenais, permitiu à União Soviética obter êxito em vários setores da economia, fato que, ao final da década de 1980, impulsionou a globalização do modelo socialista soviético.
d) O desencadeamento da Revolução Russa esteve estreitamente ligado à recuperação da economia após a participação do país na Primeira Guerra Mundial, o que permitiu ao Czar anular as críticas da oposição bolchevique e os movimentos armados contrários ao regime.
e) Em 1985, ao chegar ao posto de Secretário Geral do PCUS, Boris Yeltsin iniciou um abrangente processo de reformas, fundamentado na glasnost e na perestroika, que permitiu a abertura da União Soviética aos princípios políticos da democracia liberal e ao capitalismo.
18. (UFV MG/2008) Sobre a Revolução Russa, iniciada em 1917, é INCORRETO afirmar que:
a) a Revolução de Fevereiro permitiu a chegada dos Soviets ao poder.
b) a Revolução de Outubro foi marcada pela execução do Czar e de sua família.
c) a atuação do país na I Guerra Mundial aumentou os problemas internos, como a fome.
d) o Comunismo de Guerra estabeleceu rígido controle sobre a produção e o consumo.
19. (UNIMONTES MG/2008) A perspectiva em longo prazo é que era problemática, mesmo supondo-se que o poder tomado em Petrogrado e Moscou pudesse ser estendido ao resto da Rússia e ali mantido contra a anarquia e a contrarrevolução.
O programa do próprio Lênin, de empenhar o novo governo do soviete (isto é, basicamente Partido Bolchevique) na “transformação socialista da República russa”, era essencialmente uma aposta na transformação da Revolução Russa em revolução mundial, ou pelo menos europeia.
(HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XXI – 1914–1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 69)
Segundo o pensamento expresso especificamente no texto acima, pode-se afirmar que
a) Trotsky, tal como Lênin, considerava essencial a propagação da revolução socialista no continente europeu.
b) Stálin defendia a necessidade de restringir a revolução bolchevique às fronteiras soviéticas, para garantir o seu sucesso.
c) Lênin defendia que a retirada da Rússia da I Guerra, mesmo com perdas materiais consideráveis, era imprescindível para o sucesso da Revolução de 1917.
d) a consolidação da Revolução de 1917, para Lênin, estava condicionada à propagação do bolchevismo para outros países europeus.
20. (UFMT/2009) O campo, em 1922, colheu 50% a mais de grãos do que no ano anterior. A indústria de consumo dava mostras de recuperação, sobretudo a têxtil. Embora o volume da produção fosse ainda um quinto, em 1922, do que fora no período anterior à 1a Guerra Mundial, em relação ao ano anterior crescera aproximadamente 50 %. O tráfego ferroviário fora reativado em todo o país.
(HECKER, A. Revolução Russa: uma história em debate. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2007.)
No trecho acima, o autor fala sobre a Nova Política Econômica (NEP), instalada por Lênin pouco tempo depois da tomada do poder na Rússia. Sobre a NEP, analise as afirmativas.
I. Representou uma suavização da política econômica anterior, admitindo algumas manifestações capitalistas ou de economia mista para reorganizar o aparelho produtivo.
II. Contribuiu para o surgimento de uma nova categoria social, os nepmen, empresários da iniciativa privada que colaborariam com o governo bolchevique e dispostos a uma adaptação ao comunismo.
III. Expressou o rompimento definitivo da Rússia com o sistema capitalista e uma forte guinada ao comunismo socialista.
IV. Significou melhoria nas condições do trabalhador industrial: aumento salarial e diminuição da jornada de trabalho.
Estão corretas as afirmativas
a) I e IV, apenas.
b) II e III, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I, II, III e IV.
e) I e II, apenas.
21. (UFT TO/2009) Em 1921, a Rússia conhece a mais terrível fome da sua História: “(...) há vários meses, 9/10 da população não come mais pão. Primeiro, misturaram o que restava de farinha com todo tipo de ervas, depois comeram as ervas puras e depois, quando não restava mais nada, cozinharam e engoliram argila. (...) A cada dia, até a colheita, aumentará o âmbito das províncias e distritos onde não subsiste absolutamente mais nada que um ser humano possa comer”
(PASCAL, Pierre, Meu estado da alma. Meu diário da Rússia, tomo III, 1922-1926. L’Age d’Homme, Lausanne, 1982. apud. SALOMONI, Antonella. Lênin e a Revolução Russa. São Paulo: Ática, 1997, p. 133).
Sobre a crise do regime soviético é INCORRETO afirmar:
a) Diante da degradação da economia agrícola, devastada pelo conflito bélico, Lênin impõe o abandono do comunismo de guerra e a passagem para a fase de desenvolvimento da chamada Nova Política Econômica (NEP).
b) Na primavera de 1921, enquanto a degradação da produção agrícola, devastada pela guerra, e as magras colheitas repercutiam de forma drástica na economia da Rússia, em contrapartida, assiste-se a recuperação de seu parque industrial e sistema de transporte e prosperidade na zona rural.
c) Na cúpula do partido comunista havia a consciência de uma “contrarrevolução camponesa”; os dirigentes procuram tirar lições do episódio de Kronstadt e inquietam-se com o esgotamento dos operários. Ocorrendo um recuo econômico, que significou, acima de tudo, abandonar o “comunismo de guerra”.
d) No mesmo momento em que o general Tukatchevski marcha sobre Kronstadt, abre-se em Moscou o Décimo Congresso do Partido Comunista. Apelando para o fim do ‘estado de urgência’, Lênin impõe a passagem para a Nova Política Econômica (NEP).
22. (UFLA MG/2009) Analise o trecho da Música de “Deus lhe pague”, de Chico Buarque de Holanda.
Estrofe I
Por esse pão pra comer, por esse chão pra dormir
A certidão pra nascer, e a concessão pra sorrir
Por me deixar respirar, por me deixar existir
Deus lhe pague!
...
Estrofe II
Pela fumaça, desgraça, que a gente tem que cair
Pela mulher carpideira para nos louvar e cuspir
E pelas moscas‐bicheiras pra nos beijar e cobrir
E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir
(Fonte: http//vagalume.uol.com.br/Chico‐buarque/deus‐lhe‐pague.html)
Os apelos e comparações expressos na poesia de Chico Buarque aplicam‐se também à Revolução Russa de 1917. Nesse sentido, são corretos os seguintes argumentos, EXCETO:
a) A estrofe I: retrata o lamento do campesinato, que era a maior parte da população russa, ao czar, que governava de forma autoritária e teocrática.
b) A estrofe II: retrata a situação do operariado russo, que vivia de forma miserável nos centros urbanos, como Kiev, Minsk e Petrogrado.
c) A estrofe II: retrata a situação vivida pelos soviets operários e camponeses que formavam o partido dos mencheviques e objetivavam tirar a Rússia da 1ª Grande Guerra Mundial.
d) As estrofes I e II: representam os lamentos dos camponeses e operários que compunham o partido Bolchevique, que objetivavam “paz, terra e pão”.
GABARITO
1. (UESPI/2010) Para que a Revolução Russa de 1917 chegasse à vitória foi decisiva a participação dos bolcheviques no poder. Com os bolcheviques na direção dos governos, foram feitas mudanças na sociedade. Na sua relação com os anarquistas, os bolcheviques:
a) aumentaram sua força política, efetivando planos de ação socializantes aceitos pela maioria da população urbana.
b) mostraram as estratégias políticas dos desfavorecidos contra as desigualdades criadas pelo capitalismo ocidental.
c) construíram articulações com outros países da Europa e da América do Sul, com a finalidade de divulgar os princípios comunistas.
d) mantiveram tensões, com divergências na forma de pensar a Revolução, agindo com violência e falta de diálogo político.
e) conseguiram formar um exército para combater a burguesia conservadora e legitimar um parlamento popular.
2. (UFJF MG/2009) Leia os versos a seguir. Eles fazem parte do Hino Nacional da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) adotado em 1944.
A grande mãe Rússia consolidou para sempre
A união indestrutível das repúblicas livres.
Viva a criada pela vontade dos povos,
Única, poderosa União Soviética.
Formamos o nosso exército nas batalhas,
Varreremos os infames inimigos do caminho!
Nas batalhas, decidimos o destino das gerações,
Levaremos nossa Pátria para a glória!
Sobre o processo histórico soviético durante o século XX, é INCORRETO afirmar que:
a) nos anos 20, apesar da adoção dos princípios socialistas, a Nova Política Econômica (NEP) teve como lema “...voltar um passo atrás, para depois avançar dois passos à frente” com a retomada de algumas práticas capitalistas.
b) nos anos 30, a falta de planejamento econômico estratégico contribuiu para que a economia soviética fosse uma das mais afetadas pelas repercussões da crise de 1929.
c) nos anos 40, as lideranças políticas soviéticas procuraram reforçar a ideia de grandeza da URSS e a importância da unidade entre as repúblicas que a compunham.
d) nos anos 50, a URSS ampliou sua área de influência sobre o leste do continente europeu através de alianças como o Pacto de Varsóvia, que apresentava uma natureza militar.
e) nos anos 60, a URSS buscou demonstrar sua superioridade tecnológica, investindo, por exemplo, na corrida espacial, o que permitiu o lançamento do 1º homem ao espaço.
3. (UFT TO/2010) Entre abril e outubro de 1917, os bolcheviques haviam julgado indissociáveis a revolução russa, o fim da guerra seguido por uma paz democrática e revolução proletária pela Europa, sendo que as três coisas fariam parte de um mesmo e único processo. O Decreto sobre a paz (26 de outubro de 1917) é, assim, o primeiro ato de política externa do governo dos soldados, operários e camponeses.
SALOMONI, Antonella. Lênin e a Revolução Russa: século XX. São Paulo: Ática, 1997, p. 45.
Com base no texto, é CORRETO afirmar que:
a) A paz, a terra e o controle operário revelam o interesse de soldados, operários e camponeses, mas não se pode entendê-los como parte de um mesmo processo.
b) O Decreto sobre a paz sobrepunha os interesses dos soldados aos dos camponeses e operários.
c) O processo revolucionário russo estava ancorado na indissociabilidade entre os interesses dos soldados, operários e camponeses.
d) A paz democrática e a extensão da revolução russa pela Europa eram indissociáveis, mas prejudiciais aos camponeses.
e) Os interesses dos soldados, operários e camponeses não foram compreendidos pelos bolcheviques como parte de um único processo, apesar da junção desses interesses serem essenciais para a continuidade do processo revolucionário russo.
4. (FATEC SP/2011) A Revolução de Fevereiro de 1917 derrubou Nicolau II e estabeleceu a República da Duma. Era o fim do regime czarista. Essa primeira fase da Revolução Russa teve, como uma de suas características,
a) a formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) que tinha como tarefa construir o socialismo no mundo.
b) a assinatura do Tratado de Brest-Litovsk com a Alemanha, pelo qual a Rússia entregava aos alemães a Letônia, a Lituânia, a Estônia, a Finlândia, a Polônia e a Ucrânia.
c) a crença no avanço do capitalismo na Rússia e da empresa privada como fonte do progresso econômico.
d) a criação do Politburo (birô político), um pequeno grupo de dirigentes, nascido no interior do Comitê Central, que determinava as políticas a serem adotadas no novo regime.
e) a revolução permanente, inspirada nos ideais trotskistas de expansão imediata dos ideais revolucionários para outros povos.
5. (FGV/2011) Com a NEP (Nova Política Econômica) o comércio interno foi liberado, permitiu-se o funcionamento de pequenas e médias empresas privadas, estimularam-se os investimentos estrangeiros, instituiu-se o pagamento de horas extras e de prêmios aos trabalhadores e criou-se o imposto sobre propriedades urbanas.
(Paulo Sandroni. Dicionário de economia, 1985.)
Durante a Revolução Russa, a NEP foi aplicada no contexto
a) do fim da guerra civil (1918-1921), devido à destruição da economia nacional e às tensões pela aplicação do chamado comunismo de guerra.
b) da tomada do poder pelos bolcheviques, em outubro de 1917, pois a economia russa crescia em função da Primeira Guerra.
c) do fracasso dos planos quinquenais, que geraram a estagnação da economia soviética a partir de 1930.
d) da revolução de fevereiro de 1917, pois os mencheviques apostaram na reestruturação da economia russa por meio das grandes obras de infraestrutura.
e) da morte de Lênin e da ascensão de Stalin, que estabeleceu um rígido e eficaz controle sobre as atividades produtivas.
6. (UEG GO/2011) No século XVI, Nicolau Maquiavel produziu uma separação entre a política e a moral. Para o pensador florentino importava mais a conquista e a manutenção do poder que os meios usados para essa finalidade. Ao longo da história, inúmeros políticos colocaram em prática os ideais de Maquiavel. Um exemplo desse tipo de prática política é o
a) jansenismo.
b) stalinismo.
c) bovarismo.
d) dadaísmo.
7. (UFAL/2011) A Revolução Russa de 1917 é considerada um dos episódios mais importantes da história do século XX. Também reconhecida como Revolução Socialista Russa, ela exerceu considerável influência na vida de centenas de milhões de seres humanos. Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir.
1) O cenário desolador composto na Rússia após sua desastrosa participação na Primeira Guerra Mundial emoldurou o quadro da Revolução de 1917.
2) A disputa entre russos e japoneses pela posse dos territórios da Coréia e da Manchúria constituiu uma das motivações imediatas para se deflagrar a Revolução.
3) Os partidos de esquerda que se encontravam na clandestinidade ressurgiram na conjuntura revolucionária, fazendo eco às exigências de derrubada da monarquia russa.
4) Os Bolcheviques liderados por Lênin preferiam adotar estratégias de negociação, mas foram vencidos pelo bloco liderado por Trotski.
5) Os soldados russos encarregados de conter os movimentos grevistas aderiram a eles, desobedecendo às ordens dos generais czaristas.
Estão corretas apenas:
a) 1, 2 e 3
b) 1, 3 e 4
c) 1, 4 e 5
d) 1, 3 e 5
e) 2, 4 e 5
8. (UNESP SP/2011) Os operários das fábricas e das usinas, assim como as tropas rebeldes, devem escolher sem demora seus representantes ao governo revolucionário provisório, que deve ser constituído sob a guarda do povo revolucionário amotinado e do exército.
(Manifesto de 27 de fevereiro de 1917, in Marc Ferro. A Revolução Russa de 1917, 1974.)
O manifesto, lançado em meio às tensões de 1917 na Rússia, revela a posição dos
a) czaristas, que buscavam organizar a luta pela retomada do poder.
b) bolcheviques, que chamavam os operários a se mobilizarem nos sovietes.
c) social-democratas, que pretendiam controlar o governo provisório.
d) mencheviques, que defendiam o caráter democrático do novo governo.
e) militares, que tentavam controlar a revolta popular.
9. (UNIFOR CE/2011) As origens filosóficas do stalinismo tentam demonstrar que, para além da prática política, o stalinismo é
a) um conjunto de visões teóricas e um método de pensamento que desnaturaram durante décadas o sentido original do comunismo.
b) um conjunto de visões teóricas e um método de pensamento que desnaturaram durante décadas o sentido original do socialismo.
c) um conjunto de visões práticas e um método de pensamento que desnaturaram durante décadas o sentido original do autoritarismo.
d) um conjunto de visões práticas e um método de ensino que desnaturaram durante décadas o sentido original do comunismo.
e) um conjunto de visões teóricas e um método de aprendizagem que desnaturaram durante décadas o sentido original do socialismo.
10. (UEFS BA/2012) Caracterizou a composição político-ideológica da URSS (União Soviética), no período compreendido entre o stalinismo e a dissolução da própria URSS,
a) o investimento maciço em propaganda externa.
b) o culto à personalidade, associado à centralização burocrática.
c) a representatividade das repúblicas socialistas, associadas no alto comando da URSS.
d) a doutrina do isolamento e da autossuficiência, representada pela expressão “Cortina de Ferro”.
e) o pluripartidarismo como expressão das diferentes correntes de interpretação do marxismo existentes no país.
11. (UPE/2013) O período de duração da Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, foi marcado por várias mudanças sociopolíticas que redefiniram o mundo de então. Sobre esse contexto, assinale a alternativa CORRETA.
a) A Rússia, potência diretamente envolvida no conflito, entrou num processo revolucionário interno, que a levou à adoção do socialismo.
b) O Império Austro-Húngaro perdeu domínios com o fim do conflito, embora tenha mantido dois terços do seu território.
c) A França acabou por perder territórios para a Alemanha após a assinatura do Tratado de Versalhes.
d) O Império Otomano conseguiu manter sua hegemonia na região dos Bálcãs, mesmo com o fim da guerra.
e) A Inglaterra, após a eclosão da Revolução de 1917, impôs perdas territoriais à Rússia.
12. (UNISA SP/2013) 1. Fica abolida a propriedade privada da terra, sem qualquer indenização.
2. Todas as grandes propriedades territoriais, todas as terras pertencentes à Coroa, às ordens religiosas, à Igreja, compreendendo o gado, o material agrícola e os edifícios com todas as suas dependências, ficam à disposição dos comitês distritais agrários e de camponeses até a reunião da Assembleia Constituinte.
(John Reed. Dez dias que abalaram o mundo, 2002.)
O texto faz referência
a) aos decretos nazistas de expropriação dos bens da população judaico-alemã no final da década de 1930.
b) às propostas do presidente Roosevelt para combater a Grande Depressão causada pela crise de 1929.
c) às medidas adotadas pelo partido bolchevique após a tomada do poder na Rússia em 1917.
d) à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão elaborada durante a Revolução Francesa de 1789.
e) às Reformas de Base propostas pelo presidente João Goulart em seu comício realizado em março de 1964.
13. (UNIRG TO/2012) Havia uma verdadeira febre de conhecer e discutir. Foram abolidas a censura e a pena de morte, os partidos tiveram, pelo menos nos primeiros meses, ampla liberdade de propaganda e agitação. Os presos políticos foram libertados e os exilados começaram a retornar.
Adaptado de VALLADARES, Eduardo; BERBEL, Márcia. Revoluções do século XX. São Paulo: Scipione, 1994.
A conjuntura destacada no texto, emblematizada na frase "Paz, Pão e Terra", refere-se à:
a) Revolução Cubana.
b) Revolução Mexicana.
c) Revolução Russa.
d) Revolução Inglesa.
14. (UDESC SC/2012) Sobre a Revolução Russa, é correto afirmar.
a) A União Soviética, criada pós-revolução, foi esfacelada logo na sequência, quando as forças alemãs invadiram Moscou durante a segunda guerra.
b) A Revolução foi promovida colocando-se contrária à formação da União Soviética proposta pelo Czar Russo.
c) Os russos, por estarem fora da Primeira Guerra, tiveram tranquilidade e paz social para instaurar um Estado Socialista.
d) A Revolução Russa foi fundante quanto à experiência histórica de um Estado Socialista no século XX.
e) O governo revolucionário priorizou a livre iniciativa e a propriedade privada.
15. (UNIMONTES MG/2013) A primeira fase da Revolução Russa iniciou-se com a abdicação forçada do Czar, em março de 1917, encerrando-se em novembro do mesmo ano, e foi marcada pelo/pela
a) estabelecimento de um governo socialista.
b) estabelecimento de uma ditadura proletária.
c) implantação de uma monarquia constitucional.
d) implantação de uma democracia liberal burguesa.
16. (FPS PE/2014) A Revolução de 1917 abalou o capitalismo e prometeu mudanças radicais na economia. Parecia que as ideias de Marx conseguiriam se efetivar. A trajetória da Revolução de 1917 foi marcada pela:
a) falta de experiência dos seus dirigentes que não se afirmaram na política, mantendo o autoritarismo dos czares.
b) concentração de poderes na economia e pela democracia parlamentar, importante para o socialismo.
c) transformação na agricultura e na forma de governar, com a socialização radical dos lucros e do poder.
d) mudança na educação, que promoveu articulação importante para o surgimento das invenções científicas.
e) presença do debate político que inibiu o autoritarismo e derrubou os vestígios feudais.
17. (FM Petrópolis RJ/2014) Em 1921 o país estava em ruínas. No inverno de 1921-1922, houve uma grande fome que, com as epidemias, matou cerca de cinco milhões de pessoas. As revoltas locais, as greves, a insurreição revolucionária do Kronstadt configuravam um quadro de descontentamento generalizado.
REIS FILHO, Daniel Aarão. As revoluções russas e o socialismo soviético. São Paulo: Editora UNESP, 2003. p. 77.
A situação socioeconômica da Rússia no início da década de 1920, resumida no texto, foi causada, dentre outros motivos, pelo
a) fim das restrições ao comércio externo.
b) isolamento internacional do país.
c) aperfeiçoamento do regime czarista.
d) conflito militar contra Hitler.
e) extermínio dos kulaks.
18. (UDESC SC/2014) Leia o documento abaixo:
“Um terço do país se encontra submetido a um regime de vigilância especial, isto é, fora da lei. As forças policiais, sejam visíveis ou secretas, aumentam dia a dia. Nas prisões e nas colônias penais, além das centenas de milhares de criminosos comuns, há uma enorme quantidade de condenados políticos, e agora ali se encontram até mesmo os operários. [...] As perseguições religiosas nunca foram tão frequentes nem tão cruéis. Em todas as cidades e centros industriais, agrupam-se tropas enviadas, de armas nas mãos, contra o povo. [...] Apesar do orçamento do Estado, que aumenta de maneira desmesurada [...], essa intensa e terrível atividade do governo acentua de ano a ano o empobrecimento da população agrícola, isto é, os cem milhões de homens sobre os quais repousa a potência da Rússia. Por esta razão, a fome agora é um fenômeno normal. O descontentamento geral de todos os grupos sociais e sua hostilidade para com o governo também são um fenômeno normal.” Carta do escritor Leon Tolstoi ao czar Nicolau II, 16 de janeiro de 1902. In: SALOMONI, Antonella. Lênin e a Revolução Russa. 2. ed. São Paulo: Ática, 1997. p. 16-17.
Analise as proposições considerando as informações da carta acima e o contexto histórico da Rússia, no início do século XX.
I. Leon Tolstoi, em sua carta, está criticando o governo do Czar russo devido às perseguições políticas e religiosas e por causa da pobreza, na qual viviam milhões de pessoas na Rússia.
II. Apesar do crescimento industrial e urbano, ocorrido no final do século XIX e início do século XX, a maioria da população russa vivia em condições miseráveis no campo, uma vez que muitos camponeses não eram proprietários das terras nas quais trabalhavam.
III. O governo da Rússia, neste período, era uma monarquia absolutista, governado pelo Czar. Este tipo de governo é caracterizado pela divisão igualitária do poder entre o monarca e os representantes eleitos pelo povo.
IV. Nas duas primeiras décadas do século XX, na Rússia, ocorreram inúmeras revoltas populares, entre as quais a que ficou conhecida como Domingo Sangrento, que ocorreu em janeiro de 1905, quando centenas de pessoas foram mortas, durante uma manifestação que reivindicava direito à greve, melhores condições de vida e convocação de uma Assembleia Constituinte.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
19. (UNESP SP/2014) No final da primavera de 1921, um grande artigo de Lenin define o que será a NEP [Nova política econômica]: supressão das requisições, impostos em gêneros (para os camponeses); liberdade de comércio; liberdade de produção artesanal; concessões aos capitalistas estrangeiros; liberdade de empresa – é verdade que restrita – para os cidadãos soviéticos. [...] Ao mesmo tempo, recusa qualquer liberdade política ao país: “Os mencheviques continuarão presos”, e anuncia uma depuração do partido, dirigida contra os revolucionários oriundos de outros partidos, isto é, não imbuídos da mentalidade bolchevique.
(Victor Serge. Memórias de um revolucionário, 1987.)
O texto identifica duas características do processo de constituição da União Soviética:
a) a reconciliação entre as principais facções social-democratas e a implantação de um sistema político que atribuía todo poder aos sovietes de soldados, operários e camponeses.
b) o reconhecimento do fracasso político e social dos ideais comunistas e o restabelecimento do capitalismo liberal como modo de produção hegemônico no país.
c) a estatização das empresas e dos capitais estrangeiros investidos no país e a nacionalização de todos os meios de produção, com a implantação do chamado comunismo de guerra.
d) a aguda centralização do poder nas mãos do partido governante e o restabelecimento temporário de algumas práticas capitalistas, que visavam à aceleração do crescimento econômico do país.
e) o fim da participação russa na Guerra Mundial, defendida pelas principais lideranças do Exército Vermelho, e a legalização de todos os partidos socialistas.
20. (PUC GO/2014) O poeta escreveu: “Eu sei que ao longe na praça. / Ferve a onda popular [...]”, o que nos faz lembrar os grandes movimentos revolucionários, a exemplo da Revolução Francesa. Um aspecto diferencial das revoluções ocorridas no século XX foi o seu caráter ideológico, com projetos de superação do sistema capitalista. O primeiro movimento vitorioso assim caracterizado ocorreu na Rússia, em 1917. Sobre ele é correto afirmar que (marque a alternativa correta):
a) o Partido Liberal, burguês, com medo das greves e da violência popular, uniu-se ao Partido Comunista e passou a apoiar as propostas de Lenin, Stalin e Trotski na construção de uma ditadura comunista na Rússia.
b) o czar buscou apoio nos mencheviques, que defendiam uma democracia centralizada, mas no último momento esse grupo passou a apoiar os bolcheviques. A união dos dois grandes partidos russos conseguiu derrubar o poder imperial e implantar o comunismo.
c) os comunistas apoiaram, inicialmente, o movimento liberal burguês que derrubou o czar. Apoiados no poder dos sovietes, eles conseguiram, somente após alguns meses de lutas, construir uma revolução socialista vitoriosa.
d) os sovietes dos operários ganharam grande poder nas greves que ocorriam desde 1905, incorporando em suas reivindicações uma proposta radical de comunismo que desprezava os partidos. Foi essa visão que levou à derrubada do czar e implantou um sistema representativo liberal sob a presidência de Vladimir Lenin.
21. (UFPR/2015) O lema dos bolcheviques a partir de abril de 1917 era “Paz, Pão e Terra”, conhecido também como Teses de Abril. Assinale a alternativa que identifica e justifica corretamente qual entre as palavras do lema tem correspondência direta com os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial.
a) A palavra é “Paz”, pois reivindicava que a Rússia conduzisse o Tratado de Versalhes, e retirasse vantagens dos países perdedores.
b) A palavra é “Terra”, pois reivindicava que a Rússia fizesse reforma agrária nas terras conquistadas durante o conflito.
c) A palavra é “Terra”, pois reivindicava que a Rússia anexasse territórios para a constituição da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
d) A palavra é “Paz”, pois reivindicava que a Rússia se retirasse imediatamente da guerra, para livrar sua população do sofrimento e iniciar uma nova ordem socialista.
e) A palavra é “Pão”, pois reivindicava que a Rússia se retirasse da guerra para cessar o desabastecimento que ocorreu no país após a invasão alemã.
22. (UFAM/2015) Segundo o historiador Marc Ferro, o andamento moderado da Revolução Russa em que burgueses e operários pareciam estabelecer seus respectivos projetos para o futuro, encontrou um obstáculo com a volta de Lênin de seu exílio na Suíça. Com a chegada a Petrogrado de Lênin e os outros Bolcheviques exilados, a Revolução seguiria então um novo curso: mais intransigente no sentido da defesa exclusiva dos interesses do proletariado, fora de qualquer mistura com os interesses burgueses. Com as “Teses de Abril”, ficou declarada a incompatibilidade da causa da revolução socialista com o prosseguimento da guerra, com o governo provisório e com a república parlamentar. Quais as principais medidas anunciadas para esse novo momento revolucionário?
I. Expropriação das terras da Igreja, da coroa e da aristocracia e sua distribuição para os camponeses por meio de Comitês Agrários.
II. Nacionalização dos bancos e investimentos estrangeiros no país.
III. Controle das fábricas pelos operários.
IV. Organização do Exército Vermelho, dirigido por Leon Trotsky.
V. Proposta de paz imediata aceita prontamente pela Inglaterra e pela França culminando com a assinatura do Tratado de Paz de Brest-Litovisky.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as proposições I, II, III e IV estão corretas.
b) Somente as proposições I, II, III e V estão corretas.
c) Somente as proposições II, III, IV e V estão corretas.
d) Todas as proposições estão corretas.
e) Todas as proposições estão erradas.
23. (UNESP SP/2015) A influência e o domínio do povo pelo “partido”, isto é, por alguns recém-chegados (os ideólogos comunistas procedem dos centros urbanos), já destruiu a influência e a energia construtiva desta promissora instituição que eram os sovietes. No momento atual, são os comitês do partido e não os sovietes que governam a Rússia. E sua organização padece de todos os defeitos da organização burocrática.
(Piotr Kropotkin. “Carta a Lênin (04.03.1920)”. Textos escolhidos, 1987.)
As críticas do anarquista Kropotkin a Lênin, presentes nessa carta de 1920, indicam a sua
a) crença de que o partido bolchevique consiga reconhecer o poder supremo dos sovietes e extinguir a injustiça social, a hegemonia burguesa e o autoritarismo.
b) insatisfação em relação à diminuição da influência das associações de soldados e trabalhadores e ao aumento da influência política das lideranças bolcheviques.
c) disposição de anular a influência dos sovietes, para que o Estado russo seja eliminado e se instale uma nova organização política, baseada na supressão de toda forma de poder.
d) avaliação de que o partido social-democrata se tornou, após a Revolução de Outubro de 1917, o único grupo político capaz de conter as manifestações sociais e reestruturar o Estado russo.
e) discordância diante do esforço organizativo do país, empreendido pelos bolcheviques, e sua aposta no retorno da monarquia parlamentar derrubada pela Revolução de Outubro de 1917.
GABARITO

0 Comentários