1. (PUC SP/2002) Às 6 da manhã, do dia 7 de dezembro de 1941, aviões japoneses bombardearam a base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. A ofensiva iniciava o avança japonês que, oito meses depois, controlava parte significativa do Oceano Pacifico.
Sobre os conflitos na Pacifico, durante a Segunda Guerra Mundial, pode-se dizer que:
a) Demonstram a instabilidade política do Pacifico e do sudeste asiático, antes dominados principalmente pela França e pela Inglaterra, e alvo, durante a Guerra, de interesses norte-americanos e japoneses.
b) Ilustram o combate de japoneses e norte-americanos contra chineses e soviéticos, que tentavam estabelecer na região a hegemonia de Estados guiados pela ideologia socialista.
c) Desembocam na explosão das bombas atômicas em Hiroxima e Nagasaki, responsáveis pela vitória final dos países Aliados sobre os países do Eixo e pela rendição incondicional de Alemanha e Japão.
d) Iniciam uma sequência de combates aéreos e navais, dos quais participaram ativamente todos os países envolvidos na Guerra, especialmente Alemanha e Itália, empenhadas em defender as posições japonesas.
e) Abrem espaço para a proliferação do islamismo, que acabou por conquistar, por meio de revoluções populares, o controle de Estados como o Paquistão, a Índia ou as Filipinas.


2. (FURG RS/2002) A Segunda Guerra foi uma decorrência da crise de 29, que colocou em risco os fundamentos do capitalismo mundial. Um dos resultados deste conflito foi:
a) a derrota do nazifascismo, marcando o triunfo de um certo tipo de nacionalismo por toda a América Latina.
b) o fortalecimento do comunismo como forma de governo por toda a América, uma decorrência da oposição ao capitalismo.
c) a aceleração da crise do neocolonialismo e as lutas de libertação nacional, devido ao enfraquecimento das potências europeias.
d) a crise econômica dos EUA, devido aos gastos de guerra e à retração de seu parque industrial.
e) a confirmação da Europa como centro da política mundial e da diplomacia de equilíbrio de poder.


3. (PUC RS/2001) Considerando o contexto internacional da segunda metade da década de 1930, é correto afirmar que a charge abaixo reproduzida se refere, com ironia,
a) ao acordo de cooperação militar germano-soviético, pelo qual as diferenças ideológicas eram superadas pelos interesses dos complexos industriais.
b) ao fortalecimento da Sociedade das Nações, que era instrumentalizada pelas potências com ideologias antagônicas para reprimir os países não-industrializados.
c) à aliança militar ofensiva entre a Alemanha e a URSS, que permitiu as operações conjuntas desses países de ideologias opostas no leste europeu.
d) ao pacto germano-soviético de não-agressão, pelo qual interesses de natureza estratégica sobrepuseram-se ao antagonismo ideológico.
e) ao programa germano-soviético de integração econômica, pelo qual se superava o antagonismo ideológico para fazer frente ao capital norte-americano na Europa Oriental.


4. (UFAC/2001) Nos Estados Unidos da América do Norte, uma das mais poderosas nações do mundo, a década de 1950 foi marcada por um clima de "histeria" e medo, onde a "hipocrisia, o conformismo e a mediocridade" impunham-se de forma rápida e, "quase completamente".
Essas particularidades da história dos EUA estão inseridas no contexto da:
a) Segunda Guerra Mundial
b) Guerra do Vietnã
c) Revolução Cubana
d) Guerra Fria
e) Guerra das Malvinas


5. (UFLA MG/2000) É histórica a aproximação ideológica entre Áustria e Alemanha. Esse fato pode ser observado no contexto sócio-político europeu mais recente, como também no contexto político que antecedeu à II Guerra Mundial, nas relações que se deram entre a Áustria e o III Reich naquele momento. Exemplo desse fato foi
a) a realização do “Anchulus” por Adolf Hitler, por decisão de plebiscito.
b) o incêndio do ReichTag Alemão.
c) a criação da chamada “Linha Maginot”.
d) a ocorrência da “questão balcânica”.
e) o atentado ao arquiduque Francisco Ferdinando.


6. (UEMT) A Segunda Grande Guerra (1939 – 1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando:
a) os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos;
b) os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África;
c) os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor;
d) os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia;
e) os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo.


7. (UEL PR/2001) O Brasil participou da 2ª Guerra Mundial, tendo a FEB - Força Expedicionária Brasileira, obtido sua maior vitória, pelo valor estratégico, em solo italiano, no combate de:
a) Montese.
b) Belvedere.
c) Monte Castelo.
d) Camaiore.
e) Castel Nuovo.


8. (FATEC SP/2005) Até setembro de 1944, não existiam crianças em Auschwitz: eram todas mortas a gás na chegada. Depois dessa data, começaram a chegar famílias inteiras de poloneses: todos eles foram tatuados, inclusive os recém-nascidos.
(Primo Levi, Os afogados e os sobreviventes.)
O texto acima refere-se
a) ao chamado holocausto do povo palestino.
b) ao chamado holocausto do povo judeu.
c) à Primeira Guerra Mundial e à política de Anschluss.
d) à Segunda Guerra Mundial e à política de Anschluss.
e) ao terror retratado pelo palestino Levi ao ver seu povo sendo dominado pelos ingleses.


9. (UEL PR/2001) A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939–1945.
Sobre o tema assinale a alternativa INCORRETA:
a) Não teve a participação da Suécia e Portugal, assim como a Suíça, cujas neutralidades foram respeitadas pelos beligerantes.
b) A invasão alemã da Rússia, denominada “Operação Barbarossa”, fez com que esse país tivesse o maior número de mortos no conflito, em torno de 20 milhões de pessoas.
c) Quando o Brasil entrou no conflito, internamente existia o modelo político direitista chamado Estado Novo.
d) Quando Estados Unidos e Japão chocaram-se militarmente, houve a mundialização do conflito.
e) Ao final da luta, irrompeu em todo o mundo a doença conhecida como “Gripe Espanhola”, responsável pela morte de milhões de pessoas.


10. (PUC SP/2000) Leia atentamente:
“No caso de Hiroshima, trata-se da catástrofe mais concentrada que já se abateu sobre os homens. Numa passagem de seu diário, o dr. Hachiya [que testemunhou o fato] pensa em Pompéia. Mas nem mesmo esta oferece termo de comparação. Sobre Hiroshima se abateu uma catástrofe que foi planejada e executada com a maior precisão por seres humanos. A ‘natureza’ está fora do jogo.”
Canetti, Elias. A Consciência das Palavras. SP: Companhia das Letras, 1990.
O texto refere-se à explosão atômica:
a) Com a qual os EUA conseguiram a capitulação dos japoneses, último núcleo de resistência do Eixo, ao fim do conflito mundial ocorrido entre 1939-45.
b) Que funcionou como demonstração do poder militar americano, para intimidar a China que havia aderido ao bloco comunista no fim da Segunda Guerra.
c) Cujo objetivo foi colocar fim ao conflito dos EUA com o Vietnã, onde os guerrilheiros locais impunham derrotas sistemáticas aos soldados americanos.
d) Que resultou de acidente aéreo envolvendo caças americanos e soviéticos, quando realizavam operações conjuntas com arsenal nuclear no Oceano Pacífico.
e) Resultante do bombardeio promovido pelos EUA, durante o Segundo Conflito Mundial, a Pearl Harbour, base militar japonesa onde era desenvolvida a bomba de hidrogênio.


11. (UEPB/1999) O período de 1918 a 1939 foi marcado por profundas transformações políticas, econômicas e sociais no mundo, EXCETUANDO-SE:
a) o fortalecimento dos ideais democráticos na política e do liberalismo na economia.
b) o surgimento de movimentos de extrema direita em diversos países da Europa.
c) a ascensão do partido nazista na Alemanha e chegada de Adolf Hitler ao poder naquele país.
d) o crescimento do fascismo na Itália, tendo como principal líder Benito Mussolini.
e) a ascensão do movimento operário mundial com o advento da revolução socialista na Rússia em 1917.


12. (UEPB/1999) Com referência à história da América Latina pós II Guerra Mundial, assinale a alternativa correta.
a) Objetivando estimular o intercâmbio comercial entre os países da América Latina foi criada a Liga das Nações.
b) Com a vitória da revolução socialista em Cuba, os EUA retiraram toda a assistência que prestavam aos países latino-americanos, inclusive, a Aliança para o Progresso.
c) Um dos fatos de maior relevância ocorrido no Chile foi a implantação do Governo Socialista presidido por Salvador Allende.
d) A América Latina foi palco, nos anos 60 e 70, de diversos movimentos armados comandados por militares. Estes movimentos colocaram em prática, nos seus países de origem, uma política econômica voltada para a independência e a cooperação mútua entre os países latino-americanos.
e) Todas as alternativas estão corretas.


13. (UFPB/1997) O Plano Marshall consistiu em:
a) Uma “ajuda” econômica norte-americana para reconstrução de Formosa, Filipinas, Coréia, Japão, Turquia, Itália, França, Áustria, Grécia e Alemanha, prevenindo contra a expansão do comunismo nestes países.
b) Uma “ajuda” militar norte-americana aos países do Leste Europeu: Polônia, Tchecoslováquia e Hungria, contra a agressão soviética.
c) Um pacto militar russo-americano de não agressão, durante a Guerra Fria.
d) Uma ajuda humanitária norte-americana à China, Filipinas, Coréia, Japão, Turquia, Itália, França, Áustria, Grécia e Alemanha, como parte da Doutrina Truman de promoção da Liberdade, da Igualdade e do Socialismo.
e) Uma estratégia norte-americana de invasão da URSS, República Democrática Alemã (RDA), China e Cuba, países do bloco comunista.


14. (UFPEL RS/1999) Durante a 2ª guerra mundial, a França de “Vichy”, identificada no mapa, caracterizou-se por:
Fonte: Atlas da História do Mundo, Folha de São Paulo, 1995. p.268.
a) ser um território dominado e administrado diretamente pelos oficiais nazistas, sem qualquer participação de franceses.
b) apoiar explicitamente a “resistência” e estabelecer acordos militares com os ingleses.
c) ser uma trincheira contra a “Blitz Krieg” (Guerra Relâmpago) efetivada pela Alemanha, na Europa.
d) representar um território de absoluta neutralidade em relação à guerra, onde não foi permitido o trânsito de tropas beligerantes.
e) ter um governo subordinado aos interesses nazistas, que permitia o trânsito de tropas alemãs em seu território.


15. (UFRN/1996) O Pacto Germânico-Soviético de Não-Agressão, firmado entre Adolf Hitler e Josef Stálin, em agosto de l939, poucos dias antes do início da Segunda Guerra Mundial, estabelecia:
a) a concordância soviética à incorporação dos Sudetos tchecos pela Alemanha e a neutralidade germânica a uma intervenção russa nos Bálcãs.
b) o auxílio da URSS a uma possível invasão da França pelos alemães, que, por sua vez, ajudariam os russos na conquista da Polônia.
c) a aceitação soviética da anexação da Áustria pela Alemanha em troca do reconhecimento alemão às reivindicações russas sobre a Finlândia.
d) a partilha da Polônia entre alemães e soviéticos e a promessa germânica de não intervir na expansão russa pelos países bálticos.
e) a divisão da Europa Ocidental e Oriental, após o fim da guerra, em áreas de influência alemã e soviética, respectivamente.


16. (UFRN/1998) A partir da década de 50, Japão e Alemanha foram envolvidos numa política de contenção do expancionismo comunista, pelas determinações do(a):
a) Plano Marshall e Tratado de São Francisco, elaborados para fornecer ajuda financeira aos países arruinados.
b) Tribunal Internacional de Nuremberg e Conselho de Segurança, organizados para garantir segurança e paz entre os países.
c) Organização das Nações Unidas e Organização dos Estados Americanos, criadas para mediar e ampliar as relações entre os países.
d) Pacto de Varsóvia e Organização do Atlântico Norte, estabelecidos para garantir assistência mútua entre os signatários.


17. (UFSE/2001) A escalada militarista, a falência dos organismos internacionais, o "apaziguamento", o isolacionismo norte-americano e o colapso da diplomacia foram decisivos para desencadear a
a) Guerra Fria.
b) Guerra do Golfo.
c) Revolução Russa.
d) Primeira Guerra Mundial.
e) Segunda Guerra Mundial.


18. (UFOP MG/1995) As afirmativas abaixo referem a Segunda Grande Guerra, exceto.
a) A ocupação nazista foi mais violenta na Europa Oriental: nessa região ocorreu o maior número de massacres de civis.
b) A rapidez das primeiras vitórias dos exércitos alemães se deve, em grande parte, a tática de blitzkrieg.
c) A maior parte das divisões alemãs foi destruída na “frente oriental”, em combate com os soldados da União Soviética.
d) Os ataques japoneses na Ásia atingiram unicamente territórios e alvos norte-americanos.
e) Os EUA ajudaram a causa dos “aliados” fornecendo equipamentos e suprimentos, além de terem mobilizado soldados para lutar contra as tropas do “Eixo”.


19. (UFOP MG/1996) As afirmativas abaixo se referem à Guerra Civil espanhola (1936-1939). Assinale a incorreta:
a) A vitória das forças conservadoras, lideradas pelo General Franco, levou ao estabelecimento de um regime autoritário que durou quase quatro décadas.
b) Os governos da Inglaterra e da França apoiaram decididamente a causa republicana.
c) O grupo defensor da República era composto por uma aliança envolvendo, principalmente, liberais, socialistas, comunistas e anarquistas.
d) A Alemanha nazista e a Itália fascista deram apoio material às forças franquistas.
e) A causa republicana mobilizou a seu favor a opinião pública internacional, motivando milhares de voluntários de vários países e combaterem nas obrigações internacionais.


20. (UFOP MG/1996) As afirmativas se referem à Guerra Civil espanhola (1936–1939).
Assinale a incorreta.
a) A vitória das forças conservadores, lideradas pelo General Franco, levou ao estabelecimento de um regime autoritário que durou quase quatro décadas.
b) Os governos da Inglaterra e da França apoiaram decididamente a causa republicana.
c) O grupo defensor da República era composto por uma aliança envolvendo, principalmente, liberais, socialistas, comunistas e anarquistas.
d) A Alemanha nazista e a Itália fascista deram apoio material às forças franquistas.
e) A causa republicano mobilizou a seu favor a opinião pública internacional, motivando milhares de voluntários de vários países e combaterem nas brigadas internacionais.


21. (UFOP MG/1997) Sobre as consequências e a herança da Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa incorreta:
a) O povo russo foi o mais sacrificado tanto no que se refere a recursos materiais investidos quanto em perda de vidas humanas (20 milhões de mortos).
b) Modificação profunda na dinâmica internacional de poder com o declínio, para segundo plano, de potências europeias tradicionais como Alemanha, Inglaterra e França.
c) A exemplo da experiência após a Primeira Guerra, os povos europeus se deixaram levar novamente pelo acirramento das paixões nacionalistas, dificultando o processo de paz e de reconstrução da Europa por várias décadas.
d) Ao término da Segunda Guerra Mundial, o processo de descolonização do Terceiro Mundo acelerou-se ainda mais pelas inúmeras dificuldades ideológicas de justificar o imperialismo, contra o qual se havia lutado na Europa.
e) Persistência do subdesenvolvimento de nações que conquistam sua independência política, mas que se mostraram fragilizadas por escassez de capitais e de tecnologia.


22. (Univ.Potiguar RN/1999) São dadas as afirmações históricas sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
I. Teve início com a invasão da Polônia pelos alemães em setembro de 1939.
II. A batalha de Stalingrado, em 1942, marcou o início do declínio alemão, uma vez que foi grande a derrota Nazista frente aos russos.
III. A Resistência Francesa teve um dos seus expoentes na figura de Charles de Gaulle.
IV. A Itália deixa o Eixo e passa para os Aliados após a queda do Fascismo.
V. O "dia D" foi o desembarque Aliado na Normandia para libertação da França em poder dos Nazistas.
VI. O final da guerra se deu com a rendição incondicional do Japão.
Estão corretas:
a) todas
b) todas, exceto a IV
c) somente I e VI
d) somente I, III, V e VI.


23. (UFRN) Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
a) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas;
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki;
c) de Gaulle foi o chefe do governo de Vichy;
d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra;
e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.


24. (UEG GO/2005) A fim de assegurar pronta e eficaz ação por parte das Nações Unidas, seus Membros conferem ao Conselho de Segurança a principal responsabilidade da manutenção da paz e da segurança internacionais e concordam em que no cumprimento dos deveres impostos por essa responsabilidade o Conselho de Segurança aja em nome deles.
CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS, cap. 5, art. 24, § 1. Disponível em:
Sobre o Conselho de Segurança das Nações Unidas, é CORRETO afirmar:
a) As Nações Unidas surgiram em consequência direta da Guerra Fria. Isso explica por que, dos cincos membros permanentes do Conselho de Segurança, três eram capitalistas e apenas dois eram comunistas.
b) Pode-se afirmar que o principal critério de escolha dos membros permanentes do Conselho de Segurança foi econômico, pois todos faziam parte do chamado G 7.
c) O Conselho de Segurança respeita as correlações de forças entre os estados, pois um dos motivos do fracasso da Liga das Nações foi o de garantir a todos os países membros o direito de voto nas questões decisivas.
d) O esforço do Brasil em tornar-se um membro permanente no Conselho de Segurança foi recompensado pelo apoio explícito e unânime de todos os países da América Latina, reconhecendo finalmente o país como potência bélica de primeira grandeza.
e) O Conselho de Segurança não conseguiu evitar conflitos bélicos na Ásia e na África; em contrapartida, ele foi responsável pela inexistência de guerras na Europa depois da Segunda Guerra Mundial.


25. (FUVEST SP/1991) “Esta guerra, de fato, é uma confirmação da anterior” (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941).
A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas identificamos:
a) crescente nacionalismo econômico, aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.
b) desenvolvimento do imperialismo chinês na Ásia, com abertura para o Ocidente.
c) os antagonismos austro-ingleses que giraram em torno da questão Alsácia-Lorena.
d) oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo.
e) a divisão da Alemanha que levou a uma política agressiva de expansão marítima.



GABARITO

1. (ACAFE SC/2002) Sobre a ll Guerra Mundial, apenas uma alternativa está incorreta. Assinale-a.
a) Após contornarem as defesas francesas da linha Maginot, os alemães invadiram a França, ocupando Paris.
b) Em 1939 a Alemanha, invadindo a Polônia, inaugurou a guerra-relâmpago (Blitzkrieg); era o início do conflito.
c) A Alemanha e a União Soviética assinaram um pacto de não agressão, sendo que esse acordo foi respeitado até o fim da guerra.
d) A entrada norte-americana no conflito deu-se pelo ataque japonês na base militar de Pearl Harbor.
e) O Brasil participou da guerra, com a Força Expedicionária Brasileira, na Itália.


2. (UNIFOR CE/2000) Considere as afirmativas sobre as transformações no cenário político-econômico mundial que foram consequências da Segunda Guerra Mundial.
I. Os maiores beneficiários da guerra foram os Estados Unidos, pois devido seu isolamento, pode realizar a sua Primeira Revolução Industrial.
II. Para a Europa, o legado da guerra foi devastador, com uma terrível destruição em termos de vidas e de bens materiais e uma profunda crise ideológica e moral.
III. As duas superpotências, à frente da respectiva esfera de influência, passaram a dar as cartas no jogo político internacional.
IV. Em termos políticos, no período posterior à guerra, surgiram partidos que não propuseram soluções à crise econômica, política e financeira na Europa.
V. Um dos fatos mais marcantes ocorrido após a guerra foi a descolonização da África e da Ásia, com o desmoronamento dos grandes impérios coloniais europeus e o surgimento de novas nações independentes nesses dois continentes.
São corretas SOMENTE:
a) I, II e IV
b) I, II e V
c) I, III e IV
d) II, III e V
e) III, IV e V


3. (UNIFOR CE/2001) "A década de 1930 apresenta uma sequência de fatos que, pouco a pouco, encaminha as nações para a Segunda Guerra Mundial. As relações internacionais no período que antecede o conflito foram extremamente tensas. Costuma-se dizer que nessa época ocorreu uma 'política de agressão e de apaziguamento'."
(Leonel Itaussu A. Mello e, Luís Cesar Amad Costa. História Moderna Contemporânea. São Paulo: Scipione, 1999)
A política a que o texto se refere pode ser identificada, entre outros, por meio dos fatos de que a:
I. Alemanha, Itália e Japão, insatisfeitos com a ordem internacional estabelecida após a Primeira Guerra Mundial, tentavam expandir suas fronteiras e suas áreas de influência econômica.
II. Grã-Bretanha e França, satisfeitas com as regiões em que impunham hegemonia econômica e com o grande número de colônias que possuíam, esforçavam-se por evitar uma guerra.
III. Liga das Nações, com o objetivo de manter a paz e a ordem internacional, teve um papel importante em evitar conflitos entre as potências no período, protegendo as pequenas nações da expansão imperialista.
Das afirmações, SOMENTE:
a) I está correta.
b) II está correta.
c) I e II estão corretas.
d) I e III estão corretas.
e) II e III estão corretas.


4. (UNIFOR CE/2002) Entre os fatores que criaram condições para a eclosão da Segunda Guerra Mundial pode-se citar:
I. As determinações do Tratado de Versalhes impondo excessivos tributos às potências derrotadas na Primeira Guerra.
II. A crise de 1929 e suas consequências políticas e sociais na Europa.
III. O surgimento de partidos totalitários, os nazifascistas militaristas e expansionistas.
IV. O fracasso da Sociedade das Nações para resolver problemas internacionais, já que não tinha força militar para impor suas decisões.
V. A vontade de Hitler de alcançar a supremacia mundial, e com isso buscar o "espaço vital" que levaria à construção de uma "nova ordem".
Estão corretas
a) I e II, somente.
b) II e IV, somente.
c) III e IV, somente.
d) IV e V, somente.
e) I, II, III, IV e V.


5. (Mackenzie SP/2005) A respeito do período anterior ao início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), é correto afirmar que:
a) o fracasso do pacto de não-agressão, entre a URSS e a Alemanha precipitou a ofensiva germânica, que invadiu a Polônia, dando início à guerra.
b) a política de apaziguamento, adotada pela Inglaterra e pela URSS, foi uma calculada manobra a fim de protelar o começo do conflito e aumentar o arsenal bélico daqueles países.
c) com a intervenção militar da Itália e da Alemanha na Guerra Civil Espanhola, apoiando Franco, as nações europeias romperam relações diplomáticas com esses países.
d) o Anschluss, ocorrido em 1938, sob a alegação de necessidade de formação de uma única nação ariana, acarretou a expulsão da Alemanha da Liga das Nações.
e) diante da política expansionista alemã, Inglaterra e França acreditavam que a política de apaziguamento seria a única saída para impedir o avanço do socialismo.


6. (UFTM MG/2005) A respeito da Segunda Guerra Mundial, afirmou-se:
Esta guerra é, de fato, continuação da anterior.
Essa afirmação pode ser justificada, entre outros motivos,
a) pelos ressentimentos da Itália e da Alemanha, que passaram a desenvolver um nacionalismo exacerbado e uma política expansionista.
b) pelo enfraquecimento da França e da Grã-Bretanha como mediadoras da paz, diante da ascensão da União Soviética como potência hegemônica.
c) pela rivalidade industrial entre Inglaterra e Alemanha, acentuada pela concorrência econômica após a Crise de 1929, iniciada nos EUA.
d) pela emergência dos nacionalismos na região balcânica, o que gerou intervenções militares dos países do Eixo, contra os interesses dos Aliados.
e) pelo revanchismo francês em relação à Alemanha, devido à perda da região da Alsácia-Lorena na Guerra Franco-Prussiana.


7. (UEPB/2005) "A nuvem em forma de cogumelo" - emblema do mundo contemporâneo - está relacionado à II Guerra Mundial. Analise as proposições e coloque (V) nas verdadeiras e (F) nas falsas.
(__) A ocupação do norte da África facilitou a invasão da Sicília e o desembarque na Itália, onde foi deposto Benito Mussolini.
(__) A despeito da rendição da Itália (dezembro de 1943), foi grande a resistência alemã no interior do país, período em que foi significativa a participação de contingentes terrestres e aéreos brasileiros.
(__) A libertação da França se deu a partir do desembarque aliado na Normandia e em Provença.
(__) Mesmo tendo sido bombardeado com bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, o Japão prolongou sua resistência até o final de l945.
Assinale a alternativa correta:
a) VVFF
b) VVVF
c) VFVF
d) FVFV
e) VVVV


8. (FGV/2001) No início dos anos 30, a produção industrial estava, aproximadamente, 38% menor do que anteriormente a 1929. Os EUA, para responder a essa crise mundial do capitalismo, implementaram internamente a política do New Deal, que consistia em:
a) sob a influência da teoria keynesiana, redistribuir renda através da geração de empregos e outros incentivos coordenados e controlados pelo Estado;
b) ampliar a produção agrícola, abrindo crédito aos desempregados industriais para montagem e gestão de pequenas fazendas;
c) reduzir a interferência do Estado na economia, através da abertura irrestrita do mercado interno e, fundamentalmente, do saneamento das dívidas públicas;
d) produzir mais alimentos, criando um órgão regulador de crédito agrícola para fazendeiros endividados;
e) privatizar as empresas estatais, obtendo capitais de investimento para políticas sociais: seguro-desemprego, formação em serviço e (re)qualificação profissional.


9. (UFMG/2004) Os acordos de Bretton-Woods, firmados na década de 40 do século XX, relacionam-se:
a) aos arranjos econômicos para se viabilizar uma nova ordem na economia mundial no imediato pós-guerra.
b) à criação de condições para a realização de uma conferência internacional a fim de se negociar o término da II Guerra.
c) às tentativas de se reerguer a economia da Europa Ocidental por meio de empréstimos de capitais norte-americanos.
d) aos acordos para estabelecimento de um pacto militar entre os países vitoriosos, visando-se a garantir uma paz duradoura.


10. (UNIFOR CE/2003) Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), é correto afirmar que,
a) as vítimas civis foram em menor número que as ocorridas durante a Primeira Guerra, por ter sido um confronto que empregou uma moderna tecnologia bélica, como os mísseis monitorados por satélites e os bombardeios a alvos militares e industriais.
b) um dos episódios mais tensos e politicamente decisivos para seu desfecho foi o assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, morto em virtude das questões diplomáticas e territoriais dos Balcãs.
c) a ação conjunta das tropas da ONU, dos exércitos das principais nações europeias capitalistas e dos países socialistas liderados pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), foi responsável pela vitória dos Aliados no episódio conhecido como Dia D.
d) a participação dos Estados Unidos da América no conflito se restringiu à ajuda financeira aos países aliados e ao financiamento de armas para conter o avanço nazifascista, como as bombas atômicas usadas durante os ataques ao Japão.
e) a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) teve um papel importante para a vitória dos Aliados, ao empregar com êxito seu potencial humano e militar com o objetivo de conter o avanço do exército alemão na batalha de Stalingrado.


11. (PUC PR/2006) Apesar de possuírem zonas de influência no mundo, alguns países estavam insatisfeitos e, aliados, entraram na 2ª Guerra Mundial. Esses países eram:
a) Japão, Espanha e Itália.
b) Estados Unidos, Itália e Inglaterra.
c) Rússia, Letônia e França.
d) Alemanha, Itália e Japão.
e) França, Inglaterra e Itália.


12. (PUC RJ/2006) Nos anos de 1941 e 1942, houve mudanças na configuração das alianças políticas e militares que então caracterizavam a Segunda Grande Guerra (1939-1945). Frente a tais alterações, o governo do Presidente Getúlio Vargas imprimiu novos rumos à política externa brasileira. Sobre esses acontecimentos, podemos afirmar que:
I. o ataque japonês a Pearl Harbor, em 1941, deflagrou a participação militar ostensiva dos EUA na guerra.
II. a invasão alemã, na União Soviética, em 1941, interferiu, entre outros aspectos, na aproximação diplomática e militar entre EUA, URSS e Inglaterra.
III. a crescente aproximação diplomática com os EUA condicionou a declaração de guerra ao Eixo, por parte do governo Vargas, em 1942.
IV. a participação militar brasileira na guerra, associada ao envio da FEB, conjugou-se à ofensiva das tropas aliadas, no front europeu, em meados de 1944.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.


13. (UFAM/2005) Com relação à Segunda Guerra Mundial, assinale a opção que contém um fator contribuinte para a mudança de rumo deste conflito em favor dos aliados, a partir de 1941:
a) As decisões tomadas na Conferência de Potsdam.
b) O assassinato do príncipe austríaco em Sarajevo.
c) O Pacto Germano-Soviético.
d) O lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima.
e) O ataque japonês à base norte-americana de Pearl Harbor.


14. (PUC MG/2006) Em 22/06/1941, os alemães abriram nova frente de batalha. Por determinação do Füher, numa ação militar que ficou conhecida por Operação Barbarossa, o exército alemão tem como meta:
a) atacar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, vista por Hitler como o último baluarte à sua política expansionista.
b) submeter a Polônia, ponto estratégico para a passagem do exército nazista em direção ao leste europeu.
c) anexar a Áustria, atendendo aos apelos nacionalistas da população de maioria alemã estabelecida nesse território.
d) controlar a região dos Sudetos, palco de exacerbadas manifestações, na luta pela defesa da unidade alemã.


15. (UEPB/2006) Este ano, o mundo comemorou os 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, quando as forças do Eixo foram derrotadas pelos Países Aliados. Sobre essa guerra, afirma-se que:
I. Duas das principais marcas da 2ª Guerra Mundial são a barbárie estabelecida pela Alemanha Nazista, com os campos de concentração para extermínio de seus adversários, e as bombas atômicas lançadas pelos EUA sobre duas cidades japonesas.
II. O Nazismo e o Fascismo estabeleceram-se a partir do apoio, totalmente desprovido de críticas, das elites intelectuais, políticas e econômicas apavoradas com as tentativas expansionistas do comunismo soviético.
III. Após a derrota das tropas do Eixo e o julgamento das atrocidades nazistas no Tribunal de Nuremberg, a Conferência de Bretton Woods sancionou a supremacia mundial do dólar, e os países vitoriosos iniciaram a incorporação do complexo industrial militar à dinâmica de suas economias.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as proposições II e III estão corretas
b) Apenas a proposição I está correta
c) Apenas as proposições I e II estão corretas
d) Todas as proposições estão corretas
e) Todas as proposições estão incorretas


16. (UFG GO/2006) O lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima e Nagasaki, em 6 de agosto de 1945, provocou a rendição incondicional do Japão, na Segunda Guerra. Nesse momento, o mundo ocidental vivia a dualidade ideológica, capitalismo e socialismo. Nesse contexto, o lançamento da bomba está relacionado com:
a) o descompasso entre o desenvolvimento da ciência, financiado pelos Estados beligerantes, e os interesses da população civil.
b) a busca de hegemonia dos Estados Unidos, que demonstraram seu poder bélico para conter, no futuro, a União Soviética.
c) a persistência da luta contra o nazifascismo, pelos países aliados, objetivando a expansão da democracia.
d) a difusão de políticas de cunho racista associadas a pesquisas que comprovassem a superioridade da civilização europeia.
e) a convergência de posições entre norte-americanos e soviéticos, escolhendo o Japão como inimigo a ser derrotado.


17. (UFPE/2006) Os conflitos políticos entre as nações, com uso de tecnologias sofisticadas, foram marcantes no século XX. O lançamento de bombas atômicas nas cidades japonesas, por ocasião da Segunda Guerra Mundial, continua sendo lembrado como um marco de violência e barbárie a não ser repetido. Essa guerra:
a) com seu término, provocou acordos entre as grandes potências, que trouxeram a garantia de uma paz segura.
b) foi provocada pelo imperialismo nazista, ficando limitada a um conflito sem conteúdo político definido, mas com choques de interesses econômicos.
c) transformou a Europa num cenário de disputas violentas, com o uso de uma tecnologia de guerra sofisticada e experiências causadoras de muitas vítimas.
d) consagrou a supremacia da Europa e da sua força militar, diminuindo, assim, a hegemonia dos Estados Unidos no contexto político internacional, e trazendo vantagens para nações mais pobres, como o Brasil.
e) alterou as relações de poder internacionais, limitando a força das grandes potências, com a criação da Organização das Nações Unidas, uma força eficaz na resolução dos conflitos.


18. (UNIFESP SP/2006) Para o historiador Arno J. Mayer, as duas guerras mundiais, a de 1914-1918 e a de 1939-1945, devem ser vistas como constituindo um único conflito, uma segunda Guerra dos Trinta Anos. Essa interpretação é possível pelo fato:
a) de as duas guerras mundiais terem envolvido todos os países da Europa, além de suas colônias de ultramar.
b) de prevalecer antes da Segunda Guerra Mundial o equilíbrio europeu, tal como ocorrera antes de ter início a primeira Guerra dos Trinta Anos, em 1618.
c) de, apesar da paz do período entre guerras, a Segunda Guerra ter sido causada pelos dispositivos decorrentes da Paz de Versalhes de 1919.
d) de terem ocorrido, entre as duas guerras mundiais, rebeliões e revoluções como na década de 1640.
e) de, em ambas as guerras mundiais, o conflito ter sido travado por motivos ideológicos, mais do que imperialistas.


19. (UEG GO/2006) Quando entramos em contato com a Segunda Guerra Mundial, a primeira lembrança que vem à mente é a de perplexidade e horror, tanto em função da experiência nazifascista como em razão das bombas nucleares lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki. Acerca do quadro apresentado pelo mundo após o fim da Segunda Guerra Mundial (1946-50), é CORRETO afirmar que
a) a URSS, isolada em relação à política mundial, procurou consolidar as posições conquistadas durante o conflito, estimulando e patrocinando a expansão do sistema socialista em escala mundial.
b) os países do Terceiro Mundo, fortalecidos pela redefinição do quadro econômico mundial, garantiram a sua participação como membros efetivos do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
c) os Estados Unidos da América asseguraram a sua hegemonia econômica e política sobre a Europa, compensando a perda de sua influência na América Latina, seduzida pela ideologia comunista da União Soviética.
d) a Europa devastada em termos de vidas e de bens materiais experimentava uma profunda crise ideológica e moral. O apoio norte-americano, por meio do Plano Marshall, foi essencial no processo de reconstrução europeia.


20. (UFAM/2006) O mundo inteiro lembrou em 2005 os 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Qual dos eventos abaixo não está associado àquele conflito:
a) O lançamento das bombas atômicas em Hiroxima e Nagasaki;
b) O desembarque da Normandia;
c) O Assassinado do Arquiduque da Áustria em Sarajevo;
d) A batalha de Midway;
e) O ataque aéreo a Pearl Harbor.


21. (UNIMONTES MG/2006) Para o nazismo, expressão da burguesia mais reacionária, a guerra contra a União Soviética teve o caráter de guerra de extermínio: era a luta contra uma raça “inferior”, a eslava, e contra uma ideologia inimiga que o capitalismo sempre quisera destruir. No caso soviético, o procedimento do gigantesco exército alemão foi brutal.
(Lopes, Luiz Roberto, História do século XX. Porto Alegre: Mercado Aberto, s/d, p.83/84  Série Revisão 11. Adap.)
a) a ambição russa, quanto à posse de territórios às expensas da Polônia, levou Stalin a assinar com Hitler um pacto de não-agressão por cinco anos.
b) o Terceiro Reich considerou a campanha contra a União Soviética como uma cruzada contra bárbaros asiáticos, aliada à possibilidade de destruir uma ideologia inaceitável para o capitalismo.
c) os países capitalistas ocidentais aceitaram a política do “espaço vital”, esperando que Hitler destruísse o regime comunista asiático.
d) a invasão da Alemanha, em 1941, foi uma prova evidente de que o Pacto nazi-soviético, para os russos, não passava de uma trégua a ser rompida quando lhes conviesse.


22. (UNIMONTES MG/2006) NÃO se pode(m) apontar como demonstração de espírito nacionalista, após a 2º Guerra Mundial,
a) as disputas entre os eslavos do sul (croatas e sérvios), que culminaram com o desmembramento da Iugoslávia em vários estados Nacionais.
b) os movimentos iniciados pela Lituânia, Estônia e Letônia, dentro do contexto de desmembramento da União Soviética em vários estados independentes, entre os anos 1980 e 1990.
c) o movimento de independência de Cuba frente à tutela anglo-espanhola, com o apoio do México, Guatemala e El Salvador.
d) a forte resistência da população civil afegã, incentivada pelos líderes religiosos, à ocupação soviética.


23. (UERJ/2006) Sessenta anos se passaram desde o fim da Segunda Guerra Mundial, mas terror, fanatismo, fundamentalismo, ódio racial ainda frequentam os noticiários de hoje.
Considerando as relações político-econômicas na Europa, um dos fatores determinantes dessa Guerra está descrito em:
a) eclosão da Guerra Civil espanhola, que propagou movimentos revolucionários por diversos países.
b) imposição dos tratados de paz, que submeteram os vencidos a pagamentos de reparações de guerra.
c) deflagração da crise de 1929, que deixou várias nações do continente em posição desvantajosa frente aos países americanos.
d) instalação do “cordão sanitário”, que se opôs ao avanço do comunismo nos países do Leste com a formação da Liga das Nações.


24. (UERJ/2006) As três décadas que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial foram de grande importância para os povos asiáticos e africanos, que em sua maioria se emanciparam.
Uma transformação político-econômica decorrente do processo de descolonização nesses continentes é:
a) criação de sociedades igualitárias.
b) surgimento de potências regionais.
c) redução das áreas de influência das superpotências.
d) restabelecimento das fronteiras anteriores à colonização.


25. (Mackenzie SP/2006)
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh! não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
Os belíssimos versos do poeta Vinícius de Moraes inspiraram-se em um dos mais trágicos acontecimentos da história do século XX. É correto afirmar, a respeito desse acontecimento, que:
a) marcou o começo da expansão nazista no Pacífico, da mesma forma que a invasão da Polônia assinalara o início da dominação na Europa.
b) teve como resultado a destruição de um dos mais importantes arsenais militares do Japão, o que obrigou o imperador japonês a desistir da ideia de se aliar a Hitler e a Mussolini.
c) deu início à ofensiva dos Aliados, sob o comando do general Eisenhower, que conseguiu anular as forças do Eixo e permitiu, assim, o desembarque aliado na Normandia (o conhecido dia D).
d) provocou a imediata retaliação por parte do Japão, empreendida contra a base naval norte-americana de Pearl Harbor, em dezembro de 1941, garantindo à marinha japonesa o controle sobre o Pacífico.
e) assinalou os últimos momentos de um conflito mundial que, longe de resolver as disputas ideológicas e políticas entre os países, conduziu a um cenário internacional marcado pela polarização e pela ameaça de um confronto nuclear.


GABARITO

1. (UCS RS/2006) Analise, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F), as afirmativas abaixo sobre os resultados da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
(__) Nela morreram cerca de 45 milhões de pessoas, a maioria constituída por civis. Contribuíram para isso os bombardeios indiscriminados às grandes cidades e os campos de extermínio nazistas, que dizimaram cerca de 6 milhões de pessoas, entre judeus, ciganos, comunistas e homossexuais. Com 26 milhões de mortos, a União Soviética foi o país mais sacrificado.
(__) Terminada a Guerra, o mundo foi dividido em dois blocos antagônicos: o bloco capitalista e o bloco socialista. O primeiro era liderado pelos Estados Unidos, o outro, pela União Soviética. Essa divisão bipolar marcou o início da Guerra Fria, período caracterizado pela corrida armamentista entre as duas superpotências, pelo terror nuclear e pela ação da espionagem.
(__) O Canadá foi um dos países beneficiados economicamente com a Guerra: produziu 16 mil aviões e 3 milhões de toneladas de navios para ajudar os ingleses. Em poucos anos, montou sua indústria de alumínio, passou a usar níquel e cromo em grande escala e dobrou a produção de aço. Os maiores benefícios econômicos, contudo, foram obtidos pelos Estados Unidos, cuja produção industrial dobrou nesse período.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) VFV
b) VVV
c) FVF
d) FFV
e) FFF


2. (UFPI/2006) Dentre as características da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), é correto afirmar que:
a) Teve início com o ataque e a invasão Japonesa a um arquipélago americano, no Norte da Ásia.
b) Teve como motivação inicial as desavenças entre o Nacionalismo Alemão e as pretensões expansionistas de Stálin no Leste Europeu.
c) Foi causada pelas disputas entre o Bloco Socialista, co-liderado pela Alemanha, Itália e Rússia, e o Bloco Capitalista, co-liderado naquele momento pelos Estados Unidos, Inglaterra e França.
d) Foi marcada pelo forte avanço tecnológico, no que diz respeito às armas utilizadas, culminando com a utilização, pela primeira vez, de armas nucleares.
e) Contou com o envolvimento exclusivo de países desenvolvidos.


3. (ESCS DF/2007) “O impacto da Segunda Guerra sobre o conjunto da sociedade europeia teve características inéditas.
O fato de ter sido uma guerra total, envolvendo a mobilização de todos os setores produtivos e recursos naturais, deixou cicatrizes profundas entre os sobreviventes.”
(Enrique Serra Padrós. Capitalismo, prosperidade e Estado do bem-estar social).
Assinale a opção que NÃO corresponde aos fatos relativos à reconstrução da Europa no pós-Segunda Guerra Mundial:
a) a expansão de regimes nacionalistas de esquerda que pregavam um sentimento antiamericano no continente;
b) a adoção do Plano Marshall para a recuperação econômica europeia;
c) a implantação de políticas keynesianas com vistas a implantar o Estado de bem-estar social;
d) a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) com vistas a integrar a produção de carvão, aço e ferro da Alemanha e França;
e) a divisão da Alemanha como uma imposição do novo equilíbrio de poder no mundo bipolarizado entre EUA e URSS.


4. (ESPM/2006) No primeiro semestre de 2006, a morte do ex-líder sérvio Slobodam Milosevic, durante o seu julgamento pelo Tribunal Penal Internacional em Haia, na Holanda, suscitou comparações entre o seu julgamento e o ocorrido no Tribunal de Nuremberg. Este último constituiu:
a) Um tribunal que julgou líderes do regime nazista acusados de crimes de guerra cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.
b) Um tribunal que julgou líderes japoneses acusados de crimes de guerra cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.
c) Um tribunal que julgou líderes do regime fascista italiano acusados de crimes de guerra durante a Segunda Guerra Mundial.
d) Um tribunal que julgou comandantes militares alemães acusados de cometerem atrocidades durante a Primeira Guerra Mundial.
e) Um tribunal que julgou governantes sul-africanos acusados de crimes contra a humanidade durante a vigência do “apartheid” na África do Sul.


5. (UNIOESTE PR/2007) Sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Em 1938, os alemães anexaram a Áustria, fazendo com que a Grã-Bretanha e os Estados Unidos declarassem guerra ao Terceiro Reich.
b) O Pacto Germano-Soviético dividiu o território polonês em duas zonas de influência, a alemã e a soviética, evitando que a Alemanha tivesse de lutar em duas frentes.
c) A derrota alemã em Stalingrado, nas margens do Volga, marcou o início do refluxo do Exército nazista.
d) O ataque aéreo de surpresa à base militar norte-americana de Pearl Harbor levou os Estados Unidos a declarar guerra ao Japão, em 1941.
e) Como consequência da Segunda Guerra, o território alemão foi dividido em quatro zonas de ocupação entre as potências aliadas.


6. (ETAPA SP/2007) “Hoje sabemos que Stálin foi a principal vítima dessa falta de realismo, recusando-se obstinada e sistematicamente a aceitar a acumulação de provas detalhadas e absolutamente confiáveis do plano de Hitler de atacar a União Soviética, mesmo depois que os alemães já haviam cruzado suas fronteiras.”
(Eric John Ernest Hobsbawm, Tempos interessantes. São Paulo, 2002.)
Assinale a alternativa correta:
a) Hobsbawm responsabiliza Stálin pelo ataque alemão.
b) Stálin foi advertido por Hobsbawm sobre o perigo alemão.
c) Na época não era possível saber sobre o plano de Hitler.
d) A Alemanha e a União Soviética tinham um acordo de paz.
e) Stálin tinha ciência dos planos germânicos.


7. (UFCG PB/2007)
“Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada”.
(A Rosa de Hiroshima — Vinícius de Moraes)
É CORRETO afirmar que a composição A Rosa de Hiroshima, de Vinicius de Moraes, faz alusão à (aos)
a) campos minados da África contemporânea, que gestam corpos mutilados pelas constantes explosões.
b) bombardeios norte-americanos no Iraque a partir de 2003, destruidores das identidades locais.
c) radioatividade presente nos campos de concentração nazistas, dizimando judeus, Testemunhas de Jeová, ciganos e homossexuais.
d) “estúpida e inválida” bomba de Hiroshima, fabricada pelos japoneses após a Segunda Guerra Mundial.
e) bomba atômica lançada pelos norte-americanos em Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial.


8. (UFMA/2006) O contexto econômico europeu, após a Segunda Guerra Mundial, pode ser caracterizado como:
a) O período de conquista de novas colônias na África e na Ásia, consolidando o predomínio europeu em regiões e continentes que não foram atingidos pelas consequências da segunda guerra mundial, restaurando o vigor da economia.
b) O período marcado pela política de reconstrução da Europa, financiada pelos Estados Unidos, denominada de Plano Marshall, a qual visava o fortalecimento do capitalismo europeu, por meio de empréstimos e créditos a países e a empresas.
c) O estabelecimento da hegemonia norte-americana sobre os países aliados europeus, em contraposição ao bloco socialista liderado pela União Soviética, pela China Comunista e por Cuba, países cooperadores entre si para a expansão do comunismo de mercado.
d) O fortalecimento das políticas econômicas contrárias à intervenção do Estado na economia, permitindo ao mercado o poder de livremente regular a oferta e a procura de produtos industrializados, bem como favorecer os ajustes naturais de preços.
e) O avanço das economias europeias que conseguiram se reerguer sozinhas depois do fim da guerra, concorrendo com os Estados Unidos e formalizando um bloco econômico independente, a Comunidade Econômica Europeia.


9. (UFTM MG/2007) A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar (...). Gerações inteiras se criaram à sombra de batalhas nucleares globais que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a qualquer momento e devastar a humanidade.
(Eric Hobsbawm, Era dos extremos: o breve século XX)
Um dos momentos de tensão dessa “guerra muito peculiar” foi
a) o apoio soviético à República da China, chefiada por Chiang Kai-shek.
b) a divisão da Coréia, ficando o Norte sob influência dos EUA e o Sul, da URSS.
c) a independência da Índia do domínio britânico, com apoio norte-americano.
d) a crise em Berlim, quando Stalin decretou o bloqueio da parte ocidental da cidade.
e) o envolvimento direto de tropas americanas e soviéticas na Guerra da Argélia.


10. (IBMEC SP/2008)
"COMEÇO DA GUERRA
Quando a Alemanha estiver armada até os dentes
Uma grande injustiça lhe acontecerá
E o tocador de tambor fará sua guerra.
Vocês, porém, defenderão a Alemanha
Em terras estranhas, de vocês desconhecidas
E lutarão contra homens seus iguais.
O tocador de tambor soltará disparates sobre liberdade
Mas a opressão no país será sem igual.
E ele poderá vencer todas as batalhas
Exceto a última,
Quando o tocador de tambor perder sua guerra
A Alemanha ganhará a sua."
(BRECHT, Bertolt. Poemas. 1913-1956. SP: Brasiliense, 1987, p. 145)
Bertolt Brecht foi um dos maiores dramaturgos da Alemanha contemporânea. Perseguido pelos nazistas viveu entre 1933 e 1949 no exílio em Paris, Praga, Helsinque, Moscou e Nova York até seu retorno para a Alemanha. Suas peças de teatro e seus poemas são importantes referências na literatura contemporânea.
Considerando o poema, podemos deduzir que para Bertolt Brecht a (o):
a) Vitória alemã na segunda guerra seria importante para a consolidação da liberdade.
b) Propaganda nazista sobre a liberdade dos alemães representava uma verdade parcial.
c) Derrota do projeto expansionista nazista traria benefícios para a própria Alemanha.
d) Exército alemão conseguiria vencer todas as batalhas impulsionado pelo fervor nazista.
e) Contato com outros povos favoreceria a consolidação de um desejo de paz entre os soldados alemães.


11. (UNESP SP/2008) Meu avô francês foi feito prisioneiro pelos prussianos em 1870; meu pai alemão foi feito prisioneiro pelos franceses em 1918; eu, francês, fui feito prisioneiro pelos alemães em junho de 1940, e depois, recrutado à força pela Wehrmacht [exército alemão] em 1943, fui feito prisioneiro pelos russos em 1945.
(Memórias de um mineiro loreno.)
O texto configura a situação política de regiões europeias marcadas
a) por disputas iniciadas no processo de unificação política da França.
b) pelo projeto do Estado francês de revidar a derrota imposta pela Rússia.
c) por lutas entre nações pelo domínio de regiões ricas em petróleo.
d) pela instabilidade e redefinições de fronteiras dos países europeus.
e) pela vitória francesa na guerra franco-prussiana no século XIX.


12. (UEMT) A Segunda Grande Guerra (1939 – 1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando:
a) os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos;
b) os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África;
c) os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor;
d) os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia;
e) os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo.


13. (UNIMONTES MG/2008) Yehudi Menuhin, músico britânico, declarou: “Se eu tivesse de resumir o século XX, diria que foi o século que despertou as maiores esperanças já concebidas pela humanidade e destruiu todas as ilusões e ideais”.
(In: HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX –1914–1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 12)
Entre os argumentos que justificam a afirmativa do violinista Yehudi Menuhin, é INCORRETO elencar:
a) O desenvolvimento da tecnologia e das pesquisas científicas ampliou o conhecimento biológico e de produção de remédios, possibilitando o aumento da expectativa e a melhoria das condições de vida da população do planeta em geral.
b) O pós-Segunda Guerra Mundial deu ensejo ao surgimento de instituições garantidoras da paz, a exemplo da ONU, cujos papéis e decisões foram se ampliando desde sua criação, culminando com a pacificação internacional conquistada com o fim da Guerra Fria.
c) O século XX vivenciou uma crise de poder das instituições públicas modernas, que foram gradativamente se desorganizando, ao mesmo tempo em que ocorreu o desenvolvimento de organizações privadas que afrontavam o poder do Estado, exemplificadas nos cartéis, nas multinacionais e no crime internacional organizado.
d) Cerca de 120 milhões de pessoas, entre civis e militares, perderam a vida em conflitos: na I Grande Guerra, morreram cerca de 10 milhões de soldados; a II Guerra Mundial gerou cerca de 50 milhões de mortos, enquanto a Guerra na Coréia dizimou cerca de cinco milhões e trezentas mil vidas em combates diretos, pela fome, epidemias ou bombardeios.


14. (UNIMONTES MG/2008) Acerca dos acontecimentos ocorridos na primeira década que se seguiu à Segunda Guerra Mundial, é INCORRETO afirmar que
a) os recursos do Plano Marshal permitiram a recuperação dos aliados americanos e da Alemanha Ocidental, transformando-os em economias prósperas.
b) a Espanha franquista e Portugal salazarista recuperaram rapidamente suas economias e índices de produção por terem sido menos afetados pela guerra.
c) os soviéticos impediram que os países do bloco socialista recebessem ajuda financeira norte-americana, conforme a lógica bipolar dos tempos da Guerra Fria.
d) a Alemanha foi dividida entre os quatro países vencedores dessa guerra, dando origem à República Federal Alemã, capitalista, e à República Democrática Alemã, socialista.


15. (UFOP MG/2007) Sobre as consequências da Segunda Guerra Mundial entre os países envolvidos, assinale a alternativa incorreta:
a) Houve uma grande alteração na política internacional com o declínio de tradicionais potências europeias como Inglaterra, Alemanha e França.
b) Em razão dos traumas do conflito, os povos europeus não superaram as rivalidades históricas, o que impediu o processo de unificação europeia.
c) Ao término da Segunda Guerra Mundial, o processo de descolonização acelerou-se em decorrência das dificuldades enfrentadas pelas tradicionais potências europeias.
d) Duas nações saíram efetivamente do conflito como vencedoras, os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).


16. (UFOP MG/2009) O século XX foi marcado por uma grande quantidade de guerras, que resultaram em milhares de mortes. A respeito disso, assinale a alternativa correta.
a) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) caracterizou-se principalmente pela disputa ideológica entre Estados fascistas e socialistas.
b) Os Estados Unidos consolidaram-se como a nação mais influente do mundo, por terem evitado envolver-se diretamente nos conflitos, como a Segunda Guerra Mundial.
c) A América Latina foi uma das regiões mais pacíficas do mundo, já que nenhum de seus Estados esteve envolvido nos conflitos que marcaram o século.
d) A Segunda Guerra Mundial teve como uma de suas principais características o uso de bombardeios sobre áreas civis, causando grande perda de vidas humanas.


17. (UECE/2009) Hiroshima era a sétima cidade do Japão.
Contava com 344 mil habitantes civis e 150 mil soldados. Com localização privilegiada situada entre vales, foi bombardeada em 6 de agosto de 1945. Segundo fontes japonesas morreram 240 mil pessoas. Assinale o correto.
a) O bombardeio de Hiroshima foi ação de países do Eixo que disputavam o controle sobre o Japão, devido a sua posição geográfica e seu avanço tecnológico.
b) A bomba atômica chamada “Little Boy”, lançada sobre Hiroshima partiu do avião americano B-29 - “Enola Gay”, do esquadrão atômico.
c) A bomba atômica foi utilizada pela Alemanha, mediante o emprego de aviões decolados de porta-aviões para destruir a frota e a aviação nipônicas.
d) Apesar da gravidade e intensidade da incursão promovida contra a população de Hiroshima, a cidade conseguiu resistir e revidar aos ataques.


18. (UFAC/2009) O Dia “D” durante a II Guerra Mundial ocorreu quando:
a) A frente aliada desembarcou na Normandia, norte da França, no dia 6 de junho de 1944, anulando as forças alemãs estacionadas no norte da Europa, avançando pelo continente e apertando o cerco sobre o Terceiro Reich;
b) A frente aliada desembarcou na Normandia, norte da França, no dia 6 de junho de 1945, anulando as forças alemãs estacionadas no norte da Europa, avançando pelo continente e apertando o cerco sobre o Terceiro Reich;
c) A frente aliada desembarcou na Inglaterra no dia 06 de junho de 1945, derrotando o exército alemão;
d) Hitler suicidou-se;
e) Hitler entregou-se às forças aliadas no dia 06 de junho de 1945;


19. (UNIFEI SP/2008) Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) os norte-americanos, com o Plano Marshall, promoveram uma intensa ajuda econômica para a reconstrução do mundo capitalista. O Plano Marshall objetivava ajudar:
a) a Europa
b) a Ásia
c) a América do Sul
d) a África


20. (ESPM/2009) Na frente ocidental, a Segunda Guerra Mundial chegou ao final com a capitulação dos alemães, no dia 8 de maio de 1945, perante os norte-americanos e no dia seguinte perante os soviéticos. Em julho do mesmo ano foi firmado o acordo de Potsdam.
(Elza Nadai. História Geral Moderna e Contemporânea)
O Tratado de Potsdam estabelecia:
a) a criação da Organização das Nações Unidas – ONU;
b) que a União Soviética incorporaria os países bálticos: Lituânia, Letônia e Estônia;
c) que a União Soviética participaria do ataque aliado ao Japão;
d) a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN;
e) a divisão da Alemanha e também de Berlim, em zonas de ocupação: inglesa, francesa, norte-americana e soviética.


21. (UCS RS/2009) A segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) foi um conflito que opôs os Aliados, que se definiam como antifascistas, às Potências do Eixo, simpatizantes do regime fascista. Com relação à II Guerra Mundial, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Os governantes das duas grandes potências do pós-guerra, Estados Unidos e União Soviética, assumiram posições favoráveis à descolonização e procuraram atrair as lideranças emancipacionistas afro-asiáticas.
b) As bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, território japonês, levaram milhares de pessoas à morte e alertaram sobre o risco de destruição do planeta pelo uso de armas nucleares.
c) A Doutrina Truman (1947) e o Plano Marshall (1948) possibilitaram a aproximação da URSS ao Ocidente, pois Stalin, em 1945, não mantinha relações amistosas com as potências ocidentais.
d) O massacre cometido contra judeus e outras minorias foi julgado por um tribunal militar internacional, que se reuniu em Nuremberg, entre 1945 e 1946, condenando inclusive à morte os principais líderes nazistas.
e) O clima de otimismo pela preservação da paz, que dominara o mundo após a 2ª Guerra Mundial, foi interrompido pela Guerra Fria, em que a maior preocupação dos Estados Unidos era conter e evitar a ampliação da área sob influência da União Soviética.


22. (UDESC SC/2009) Leia os excertos abaixo:
“Acreditava-se, também, que a parte habitável da Etiópia era moradia de seres monstruosos: os homens de faces queimadas. [...] A cor negra, associada à escuridão e ao mal, remetia no inconsciente europeu, ao inferno e às criaturas das sombras. O Diabo, nos tratados de demonologia, nos contos moralistas e nas visões das feiticeiras perseguidas pela Inquisição, era, coincidentemente, quase sempre negro.”
(DEL PRIORE, Mary e VENÂNCIO, Renato. Ancestrais. Uma introdução à história da África Atlântica. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2004, p. 56)
“A África não é uma parte histórica do mundo. Não tem movimentos, progressos a mostrar, movimentos históricos próprios dela. Quer isto dizer que sua parte setentrional pertence ao mundo europeu ou asiático. Aquilo que entendemos precisamente pela África é o espírito a-histórico, o espírito não desenvolvido, ainda envolto em condições de natural e que deve ser aqui apresentado apenas como no limiar da história do mundo.”
(HEGEL, Friedrich. Filosofia da História. Brasília, Editora da UnB, 1995, p. 174)
Assinale a alternativa incorreta sobre as representações construídas relativas à História da África e dos africanos, evidenciadas acima.
a) A partir do século XVI, monstros, terras inóspitas, seres humanos deformados, imoralidades, regiões e hábitos demoníacos foram elementos constantes nas descrições de viajantes, aventureiros e missionários sobre o continente africano e os africanos.
b) As histórias dos reinos e das civilizações africanas foram utilizadas como exemplo da capacidade africana de organização, transformação e produção, que em nada ficava a dever para os padrões europeus. Os vestígios materiais deixados do passado - técnicas de cultivo, padrões de estética da arte estatuária, ruínas dos mais diversos matizes - foram usados para evidenciar as qualidades do Continente.
c) No século XIX, as ideias científicas, pautadas nas concepções do Darwinismo Social e do Determinismo Racial, situaram os africanos nos últimos degraus da evolução das raças humanas.
d) Infantis, primitivos, tribais, incapazes de aprender ou evoluir, os africanos deveriam receber a benfazeja ajuda europeia, por meio das intervenções imperialistas no Continente.
e) A História da África teria começado somente no momento em que os europeus passaram a manter relações com as populações do Continente, não só pela ação de registrar e relatar, mas principalmente pelas mudanças introduzidas pelos europeus na África.


23. (UERGS/2009) Durante a batalha de Iwo Jima, no Pacífico, um sangrento episódio da guerra ficou imortalizado na fotografia de seis soldados colocando uma bandeira dos Estados Unidos em cima do Monte Suribachi (imagem abaixo). A fotografia serviu de inspiração para Clint Eastwood fazer o filme “A Conquista da Honra” que mostrou os dramas vividos pelos soldados que ergueram a bandeira e, depois, viajaram pelos Estados Unidos a fim de angariar fundos para manter o exército na guerra.
A batalha de Iwo Jima fez parte de que conflito?
a) Primeira Guerra Mundial.
b) Segunda Guerra Mundial.
c) Guerra da Coréia.
d) Guerra do Vietnã.
e) Guerra do Golfo.


24. (UEL PR/2010) Considere as afirmativas a seguir:
I. Um dos principais fatores que provocou a transformação na arquitetura do poder no mundo, pós 1945, foi a invenção e utilização da bomba atômica.
II. A descoberta da fusão do isótopo 235U tornou obsoleto e inútil o emprego das Forças Armadas convencionais nas guerras posteriores a 1945.
III. A energia liberada a partir da fusão nuclear foi empregada como fonte de abastecimento das novas indústrias surgidas no pós II Guerra.
IV. A fissão do isótopo de 235U, a partir de uma reação em cadeia liberando uma energia sem precedentes na história, é uma narrativa, em termos da Física, do evento ocorrido em Hiroshima em agosto de 1945.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


25. (UEL PR/2010) Assinale a alternativa que apresenta uma das principais razões alegadas por Harry Truman, presidente dos EUA, para justificar o uso da bomba atômica contra as cidades de Hiroshima e Nagazaki em agosto de 1945.
a) Apesar das vitórias dos EUA no Pacífico, os japoneses apresentaram notável resistência devido ao emprego de kamikazes, gerando a perspectiva de prolongamento da guerra.
b) A base industrial do Japão não fora destruída pelos bombardeios convencionais, permitindo ao país a continuidade da produção de armamentos em pé de igualdade com os aliados.
c) A despeito das vitórias sobre os alemães na Europa, os exércitos dos EUA e da URSS não tinham condições de promover uma invasão no Japão devido ao seu caráter insular.
d) A resposta negativa do Japão aos EUA e à Inglaterra, que buscavam negociar o fim da guerra e evitar o crescimento da ofensiva nipônica.
e) Para garantir a supremacia dos interesses liberais e capitalistas no pós-guerra, era necessário impedir a conquista do Japão pela URSS, evitando que o Pacífico ficasse sob a influência soviética.


GABARITO

1. (UEPB/2010) Após a rendição alemã, Churchill (Reino Unido), Truman (EUA) e Stálin (URSS) foram, entre julho e agosto de 1945, à Conferência de Potsdam para tratarem de questões importantes como as relações entre os países no pós-guerra. Assinale a alternativa CORRETA.
a) Em Potsdam, Stálin defendeu que a Alemanha tivesse autonomia para se reorganizar, pois a queria no bloco socialista. Truman e Churchill foram radicalmente contra e a Conferência acabou sem que decisões fossem tomadas.
b) Não havia, em Potsdam, desgastes na aliança (de junho de 1941) para derrotar a Alemanha. A guerra seguia e os aliados se encontravam para darem um ultimato ao Japão, que resistia no Pacífico.
c) Em Potsdam, o desgaste entre os aliados era notório. Assim mesmo eles dividiram a Alemanha em quatro zonas de ocupação, criaram um Conselho de Ministros de Relações Exteriores, redefiniram fronteiras e fizeram acordos de paz com países como a Itália.
d) A Conferência de Potsdam aconteceu para que se transmitisse ao mundo a certeza do término da 2ª Guerra. Nela nada foi tratado, pois as diretrizes político-econômicas já tinham sido tomadas nas Conferências de Teerã (1943) e Ialta (fevereiro de 1945).
e) A única decisão em Potsdam foi a de instalar um tribunal internacional, na cidade alemã de Nuremberg, para julgar os criminosos de guerra nazistas.


2. (UFT TO/2010) As formas de resistência podem ser elementares e espontâneas, como a reação dos dinamarqueses que acabavam de tomar seu chope e iam embora do bar assim que entrava um oficial alemão. Entre os exemplos mais elaborados contam-se a recusa dos religiosos e professores noruegueses de se alistarem, ou as manifestações espontâneas de Praga, em 28 de outubro, data da independência, pelos estudantes secundários. Também importante foi a constituição, na Polônia, de uma sociedade paralela, subterrânea, que passa a educar os jovens desde que os alemães suprimiram as características nacionais do país para poder germanizá-lo.
FERRO, Marc. História da Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Ática, 1995, p. 126
Com base no texto, considere as afirmações abaixo:
I. A resistência, forma de luta contra o domínio alemão durante a Segunda Guerra Mundial, ocorreu tanto no cotidiano dos envolvidos quanto nas organizações civis e militares armadas.
II. A resistência, ação exclusiva da Primeira Guerra Mundial, ocorria tanto no cotidiano dos civis quanto nas ações armadas planejadas.
III. Além da conjugação de forças militares de americanos, ingleses e russos, os focos de resistência civil foram importantes para o enfraquecimento do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
IV. Os líderes dos países considerados aliados condenaram as resistências dos civis dinamarqueses, noruegueses e poloneses, ainda que essas manifestações fossem consideradas importantes para a derrocada do nazismo.
V. A resistência espontânea entrou para a História como uma das mais eficazes formas de luta contra o nazismo.
Assinale a alternativa contendo apenas as afirmações CORRETAS em relação ao texto de Marc Ferro:
a) I, II, III e IV.
b) I, IV e V.
c) II, III, IV e V
d) I, III e V.
e) I, II e V.


3. (UESPI/2010) Com o final da 2ª. Guerra Mundial, novas recomposições nas relações de poder aconteceram no mundo, massacrado pelas perdas. Dois países se afirmaram com lideranças expressivas na condução da política internacional. Foram eles:
a) a Inglaterra e a França.
b) a União Soviética e a Bélgica.
c) a França e os Estados Unidos.
d) a Inglaterra e os Estados Unidos.
e) os Estados Unidos e a União Soviética.


4. (FGV/2010) Em 23 de agosto de 1939, foi assinado em Moscou o chamado Pacto Molotov-Ribbentrop, também conhecido como Pacto Germano-Soviético. A respeito desse pacto é correto afirmar:
a) Tratou-se de um armistício duradouro entre a União Soviética e a Alemanha, em razão da entrada da Polônia nos conflitos que levariam à Segunda Guerra Mundial.
b) Tratou-se de um acordo entre a União Soviética e o Reino Unido contra a Alemanha nazista, que ameaçava anexar a Polônia, invadir o território francês, e que prejudicava os interesses soviéticos no mar Báltico.
c) Tratou-se de um acordo entre a União Soviética e a resistência eslava dos territórios da Tchecoslováquia anexados pelos nazistas, que levaria à montagem de um forte grupo de resistência apoiado pelos soviéticos.
d) Tratou-se de um acordo entre a União Soviética e a Alemanha, que permitia, entre outros aspectos, a tomada da Polônia pelos nazistas e a invasão da Finlândia pelos soviéticos.
e) Tratou-se do ato de deflagração da Segunda Guerra Mundial assinado pela União Soviética, Reino Unido, França e Estados Unidos contra as forças da Alemanha e Itália.


5. (PUC SP/2010) Apesar de os combates da Segunda Guerra, ocorrida entre 1939 e 1945, terem transcorrido principalmente na Europa e no Oceano Pacífico, ela pode ser considerada “mundial”, pois
a) os países participantes envolveram suas colônias americanas, africanas e asiáticas nos conflitos e estenderam as ações armadas a todos os continentes e oceanos.
b) não era possível a nenhum país manter-se neutro diante do choque entre os membros do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados (liderados por Inglaterra e França).
c) os seus efeitos políticos e econômicos atingiram as diversas partes do planeta e provocaram alterações importantes nas relações internacionais, durante e após os conflitos.
d) todos os países do Ocidente tiveram parte de sua população envolvida nos confrontos e computaram mortos e feridos durante o conflito e mesmo após seu desfecho.
e) os únicos países que se mantiveram afastados da luta foram Estados Unidos e União Soviética, as chamadas superpotências, que representavam a força do capitalismo e do socialismo.


6. (PUCCamp SP/2009) A explosão de bombas atômicas sobre núcleos populacionais ocorreu
a) pela primeira vez na História na forma de um ataque relâmpago de pilotos kamikase à ilha de Pearl Harbour, como parte do conflito entre japoneses e norte-americanos.
b) após a criação da ONU e durante a Guerra do Pacífico, na perspectiva da rendição do Japão e na contenção do crescimento do poder soviético no Oriente.
c) no contexto da corrida armamentista, no final da II Guerra Mundial, quando os países do Eixo detinham a vantagem e demonstravam maior poderio bélico.
d) de forma arbitrária, devido a erros estratégicos das forças aéreas norte-americanas que deveriam lançar as bombas em alto mar, durante a operação batizada de “Dia D”.
e) como resposta dos países Aliados à divulgação das ações nazistas nos campos de concentração, causando outra tragédia humana, com sérios danos ambientais.


7. (UFG GO/2010) A divisão da Alemanha entre os Aliados, no final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), expressa a relação entre as disputas políticas e a definição de fronteiras territoriais. Considerando as tensões europeias nessa circunstância, conclui-se que a
a) zona de influência francesa em território alemão pretendia pôr fim ao revanchismo entre esses países, presente desde o Tratado de Versalhes.
b) intervenção aliada desejava controlar os desejos expansionistas alemães, sustentados pela permanência da propaganda nazista.
c) atuação dos ingleses na partilha das zonas alemãs visava apoiar a presença soviética na região do Leste Europeu.
d) constituição das zonas de influência na Alemanha expunha o temor europeu em relação aos interesses nacionalistas que agitavam os Bálcãs.
e) criação da República Democrática Alemã e da República Federal Alemã expôs a força política soviética e norte-americana no Continente Europeu.


8. (FGV/2010) A Conferência Monetária e Financeira reuniu representantes dos 44 países aliados na Segunda Guerra Mundial, em julho de 1944. Buscou-se prevenir e evitar situações análogas ao caos monetário, ao desastre financeiro entreguerras e à Grande Depressão.
Sobre o Acordo de Bretton Woods (Bretton Woods Agreement), assinado durante a Conferência, é correto afirmar que:
a) Buscou regulamentar a política econômica internacional, o que provocou desvalorizações monetárias repentinas e altas flutuações das taxas cambiais.
b) Reforçou os objetivos dos Estados Unidos para a economia pós-guerra, abolindo o direito das nações a iguais oportunidades no comércio internacional.
c) Reforçou a política do liberalismo clássico de não intervencionismo estatal na economia, como forma de preservação do sistema capitalista de produção e o desenvolvimento econômico.
d) Desencorajou medidas de incentivo governamental para aumento do emprego e garantia de mercado.
e) Estabeleceu o dólar como moeda padrão para o mercado mundial e instituiu organismos internacionais como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial.


9. (UEPB/2011) “O jornalista italiano Luigi Romerso presenciou um teste nuclear em uma ilha do Mar Báltico, em 1944. Em Hitler Secret Weapon afirma que os testes nucleares nazistas estavam mais avançados do que o de cientistas americanos e ingleses. ‘... Hitler esteve muito próximo de adquirir a primeira arma nuclear do mundo, e só não pode utilizá-la por falta de urânio enriquecido”. Revista História em Curso – A Guerra da Coréia. Ano I. Nº 02. pag. 07/08.
Muitos países defendiam (e defendem) a utilização da energia nuclear para fins pacíficos ou não, pois se considera que os que a detêm fatalmente vencem conflitos. Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) O Projeto Manhattan, suposto programa dos EUA para desenvolver a bomba atômica, não existiu. O exército americano, com colaboração de agências de propaganda, o criou para desviar a atenção de Hitler do esforço que se fazia para a construção de material bélico.
(__) Em 1939, cientistas europeus imigraram para os EUA e alertaram o governo americano da real possibilidade de Hitler usar armas nucleares. Um deles, Albert Einstein, escreveu ao presidente Roosevelt pedindo que verbas fossem investidas na pesquisa do urânio enriquecido.
(__) No início da 2ª Guerra cientistas alemães concluíram que podiam enriquecer urânio e convertê-lo para fins militares. Hitler investiu vultosas somas nessa fonte de energia. Mas a urgência em desenvolver armas dificultou o avanço do programa nuclear alemão.
(__) A Alemanha nazista dominou o conhecimento da bomba atômica e fez provas com estes artefatos. O teste de Thuringia (no Mar Báltico em 1945) destruiu uma área de 500 metros quadrados e usou prisioneiros de um campo de concentração como cobaias.
Assinale a alternativa correta:
a) F, V, F, V
b) V, V, V, V
c) F, F, V, V
d) V, F, V, V
e) F, V, V, V


10. (UERJ/2011) DAPIEVE, Arthur e LOREDANO, Cássio. J. Carlos contra a guerra: as grandes tragédias do século XX na visão de um caricaturista brasileiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2000.
A charge de J. Carlos na capa da revista Careta representa a ofensiva dos aliados, em julho de 1944, que delineou os rumos da Segunda Guerra Mundial.
No que se refere às relações internacionais, a vitória dos aliados provocou mudanças que tiveram como um dos seus efeitos:
a) extinção dos regimes totalitários
b) redefinição da ordem geopolítica
c) controle do expansionismo tecnológico
d) multipolaridade das relações diplomáticas


11. (UFAL/2011) Após a II Guerra Mundial, a proposta de reconstrução da economia alemã, de acordo com o Plano Marshal, objetivava:
a) neutralizar a influência do Kominform sobre os partidos socialistas.
b) provocar crises políticas e rebeliões sociais na Europa Ocidental.
c) garantir o equilíbrio europeu com o fortalecimento do novo Estado alemão.
d) liberar a economia americana da crise de superprodução de alimentos.
e) impedir o desdobramento da Alemanha em duas nações, conforme proposta em Yale.


12. (ESPM/2014) Em 6 de junho de 2014 se completam 70 anos daquele que é considerado o maior desembarque da história. A maioria das pessoas o chama de Dia D, mas este não é seu verdadeiro nome. Para os militares que trabalharam em seu planejamento era Operação Netuno e os desembarques de tropas nas semanas seguintes Operação Overlord.
O enunciado trata:
a) do desembarque aliado no sul da Itália, o primeiro desembarque de tropas aliadas em território de um dos países do Eixo;
b) do desembarque aliado na Normandia, França, enfrentando defesas, construídas pelos alemães, denominadas de Muralha do Atlântico;
c) do desembarque norte-americano em Iwojima, ataque que levou os combates da II Guerra Mundial para o próprio arquipélago japonês;
d) do monumental ataque praticado pelas forças do III Reich contra a União Soviética, ataque que contava com tropas alemãs, italianas, croatas, húngaras, romenas;
e) do ataque de surpresa promovido pelos japoneses contra Pearl Harbor, base norte-americana no Havaí.


13. (UCS RS/2010) Após o final da I Guerra Mundial (1918), a Europa sofreu uma reconfiguração que dimensionou as forças políticas do mundo. O período entre guerras (1918-1939) é fundamental para o entendimento da crise alemã, da ascensão de Hitler, da reorientação do regime soviético e das alianças e antagonismos que desencadearam a invasão da Polônia (1939), dando origem à II Guerra Mundial.
Sobre o período entre guerras (1918-1939), podemos afirmar que
a) Hitler, como chanceler do Reich, contou com o apoio do Parlamento, do Partido Comunista Alemão e do Nacional-Socialismo para o êxito de seu golpe militar.
b) o Acordo de Munique (1938), assinado pelos primeiros ministros da Alemanha (Adolf Hitler) e da Espanha (general Franco), teve como objetivo a não agressão à diplomacia de Moscou.
c) o Komintern constituía uma Organização Internacional anarco-sindicalista com orientação socialista, que objetivava fazer frente a qualquer tentativa de unificação dos Partidos Comunistas.
d) o Tratado de Versalhes (1919), assinado após a I Guerra Mundial, apresentava 440 itens, que penalizavam os países derrotados, principalmente a Alemanha.
e) Hitler, em maio de 1939, ocupou o restante da Tchecoslováquia, com a sua entrada em Praga. Entretanto, sofreu uma derrota militar e estratégica, com a perda do porto de Danzig, que fora adquirido pelo Tratado de Versalhes (1919).


14. (ACAFE SC/2011) O espaço compreendido entre o término da Primeira Guerra (1918) e o início da Segunda Guerra (1939) ficou conhecido como período entre guerras.
Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta.
a) O anti-semitismo desapareceu da Europa com a ascensão dos regimes totalitários.
b) Iniciou-se a Guerra Fria, rivalizando soviéticos e estadunidenses.
c) Ocorreu a Guerra Civil Espanhola, que teve como vitorioso o exército franquista.
d) O plano conhecido como “New Deal” (novo acordo), criado pelo presidente dos Estados Unidos da América, Franklin D. Roosevelt, tinha como finalidade deter o avanço do fascismo em território estadunidense.


15. (ESPM/2011) Correspondência dirigida à Embaixada da Alemanha no Rio de Janeiro pelo Ministro das Relações Exteriores, Oswaldo Aranha, em 28 de janeiro de 1942:
Senhor Embaixador
As repúblicas americanas reunidas no Rio de Janeiro, reafirmam a declaração que considera qualquer ato de agressão de um estado extracontinental contra uma delas como praticado contra todas, por constituir ameaça à liberdade e a à independência da América.
Em consequência, integrando-se no sentimento unânime de solidariedade continental, em momento grave para este hemisfério, recomendaram a ruptura de suas relações diplomáticas com a Alemanha, a Itália e o Japão, por ter este agredido um Estado americano e lhe haverem os dois outros declarado guerra.
À vista dessa recomendação, é o Governo brasileiro levado a suspender as relações diplomáticas e comerciais com a Alemanha. (...)
(Diplomacia Brasileira e Política Externa: documentos históricos (1493-2008) organização Eugênio Vargas Garcia)
O trecho do telegrama apresentado deve ser considerado como um desdobramento da seguinte agressão citada nessa correspondência diplomática:
a) invasão alemã ao território da Polônia;
b) invasão italiana ao território da Abissínia;
c) afundamento de navios brasileiros por submarinos alemães;
d) invasão japonesa na Manchúria, na China;
e) ataque japonês contra a base norte-americana de Pearl Harbour, no Havaí.


16. (UDESC SC/2011) Sobre a Segunda Guerra Mundial e seus desdobramentos, é correto afirmar que:
a) a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ainda é um exemplo dos desdobramentos da Segunda Guerra, e em plena atividade, como demonstrou em sua participação recente na Crise enfrentada pela Líbia.
b) o Estado Alemão saiu fortalecido da Guerra, o que em larga medida explica a riqueza desse país nos dias atuais.
c) a bomba de Hiroxima, explodida no Japão, mostrou ao mundo a capacidade de esse país produzir armas nucleares.
d) na aliança realizada entre Inglaterra e Alemanha, os franceses foram prejudicados, o que justifica a complicada e tensa relação, ainda hoje, existente entre França e Inglaterra.
e) houve acordo entre Mussolini e Rossevelt, presidentes da Itália e dos Estados Unidos, respectivamente, o que possibilitou o fim da guerra.


17. (PUC RS/2011) Considere as afirmativas abaixo, sobre o período de entreguerras (1919-1939).
I. Um dos principais pontos de atrito entre as potências ocidentais eram as reparações de guerra que a Alemanha, derrotada, não reunia condições de pagar.
II. No princípio da década de 1920, os Estados Unidos encontravam-se em uma situação financeira difícil, devido a sua participação na guerra, apresentando alto grau de endividamento com a França e a Inglaterra.
III. Ao longo dos anos 1920, os Estados ocidentais firmaram novos pactos de não agressão e de limitação da corrida armamentista, nas Conferências de Washington e Locarno, bem como no Pacto Briand-Kellog.
IV. As camadas dirigentes ocidentais em geral não consideravam relevantes os riscos da expansão internacional do socialismo através da Terceira Internacional, pois a URSS encontrava-se isolada estrategicamente.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) I, III e IV.


18. (UPE/2012) Leia atentamente o trecho que se segue, extraído do livro de memórias do cineasta espanhol Luis Buñuel (1900-1983):
“Em julho de 1936, Franco desembarcava à frente de tropas marroquinas, com a intenção inabalável de acabar com a República e de restabelecer ‘a ordem’ na Espanha. Minha mulher e meu filho acabavam de retornar a Paris, fazia um mês. Eu estava sozinho em Madri. Em uma manhã, bem cedo, fui acordado por uma explosão, seguida de várias outras. Um avião republicano bombardeava o quartel de La Montaña, e ouvi também alguns disparos de canhão. [...]. Eu mal podia crer. [...]. A revolução violenta que sentíamos germinar havia alguns anos, e que pessoalmente eu tanto almejara, passava sob a minha janela, diante dos meus olhos. Ela me encontrava desorientado, descrente.”
(BUÑUEL, Luis. Meu último suspiro. São Paulo: Casac & Naify, 2009, p. 215. Adaptado.
Baseando-se no texto acima e no fato histórico por ele mencionado, analise as afirmações seguintes:
I. Madri foi um dos palcos da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), que dividiu a Espanha entre radicais conservadores de direita e republicanos de esquerda.
II. O general Franco tinha o apoio interno da Igreja, do exército e dos latifundiários, contando, ainda, com o apoio internacional da Alemanha hitlerista.
III. A fuga para o exterior, como fez a esposa e o filho de Buñuel, foi uma prática comum entre os cidadãos espanhóis, durante a guerra, a qual recebia apoio dos republicanos.
IV. Apoiados pela Igreja, os republicanos não aceitaram a participação de voluntários estrangeiros em seu exército.
V. Os republicanos de esquerda foram influenciados pelo pensamento socialista e anarquista.
Estão CORRETAS
a) I, III e IV.
b) I, IV e V.
c) II, III e IV.
d) II, IV e V.
e) I, II e V.


19. (ESPCEX/2011) A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) vitimou milhões de pessoas e alastrou-se por terras, mares, oceanos e ares de quase todo o planeta.
A postura brasileira durante o conflito, foi a de
a) neutralidade durante todo o tempo, em virtude da posição pró-Eixo do governo brasileiro.
b) aliar-se ao Eixo, sem, no entanto, participar diretamente do conflito com o envio de tropas.
c) após declarar guerra ao Eixo, enviar a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que combateu em terras italianas.
d) manter neutralidade durante todo o conflito, pois o continente americano e os mares que o cercam não foram ameaçados nesta Guerra.
e) declarar guerra ao Eixo, sem, no entanto, enviar tropas para os campos de batalhas europeus, em respeito à tradicional postura não-belicista do País.


20. (Fac. Direito de Sorocaba SP/2013) Alguns fatores que levaram à Segunda Guerra Mundial estão relacionados à Primeira Guerra. Entre eles, pode-se destacar
a) a presença da Rússia na elaboração do Tratado de Versalhes, o que prejudicou a relação com a Alemanha.
b) a força do Império Austro-Húngaro ao final da Primeira Guerra, acirrando as tensões com a Alemanha.
c) o papel desempenhado pela Inglaterra logo após a Primeira Guerra, devido à sua posição de neutralidade.
d) a dificuldade dos EUA e da Alemanha de reconhecer Inglaterra e França como vencedoras da guerra.
e) a Paz dos Vencedores estabelecida no Tratado de Versalhes, que responsabilizava a Alemanha pelo conflito de 1914.


21. (UDESC SC/2013) Analise as proposições sobre a II Guerra Mundial (1939-1945), e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
(__) A II Guerra Mundial foi marcada por atrocidades de ambos os lados, como, por exemplo, os campos de concentração, o extermínio nazista e o lançamento das bombas atômicas contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki pelos EUA.
(__) O Brasil, que durante o período da guerra era governado pelo presidente Getúlio Vargas, apoiou os países do Eixo. Entre os motivos que levaram o Brasil a enviar tropas para lutar nesta guerra foram os ataques de submarinos alemães a navios brasileiros e a defesa da democracia e da liberdade.
(__) A guerra iniciou em 1939, quando as tropas alemãs invadiram a Polônia. Nos primeiros anos o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) obteve várias vitórias contra os Aliados. Os rumos da guerra começam a modificar no ano de 1941, quando o governo de Adolf Hitler decidiu invadir a União Soviética, e os EUA declaram guerra aos países do Eixo, após o ataque japonês a Pearl Harbour.
(__) Um dos fatores que levou à guerra foi o apoio da população alemã às ideias de Adolf Hitler, difundidas no livro Mein Kampf (Minha Luta), conhecidas como nazistas e que pregavam a superioridade da raça germânica em relação a outros grupos, como os judeus, comunistas e ciganos.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
a) F – F – V – V
b) V – V – F – V
c) V – F – V – V
d) V – F – V – F
e) V – V – V – V


22. (UECE/2013) Um dos episódios bélicos mais significativos da história da humanidade, o lançamento de duas bombas atômicas pela aeronáutica americana, destruindo milhares de pessoas, a grande maioria civis, e causando graves danos diretos e indiretos, em diferentes aspectos da vida, suscitou sérios questionamentos sobre as implicações éticas da utilização de armas de destruição em massa.
Sobre o uso da bomba atômica em 1945, é correto afirmar-se que
a) ocorreu pela primeira vez na Manchúria, contra a cidade de Manchukuo.
b) provocou o fim da Primeira Grande Guerra.
c) abalou a União Soviética, que declarou guerra contra a Alemanha.
d) causou danos irreparáveis em Hiroshima e Nagasaki.


23. (UPE/2013) Entre os fatores que desencadearam a Segunda Guerra Mundial, podemos destacar o desejo de consolidação de zonas de influência internacional, bem como a busca por matéria-prima para fomentar a indústria das nações beligerantes. Com base nesses fatores, analise as seguintes proposições:
I. O Leste Europeu foi uma zona de influência requerida tanto pela União Soviética quanto pela Alemanha ao longo da Guerra.
II. Os EUA declararam guerra ao Japão, entre outras razões, por acreditarem que esse país estava comprometendo a influência estadunidense sobre o pacífico.
III. A Força Expedicionária Brasileira (FEB) teve papel decisivo nos conflitos ocorridos no Norte da África.
IV. O general francês Charles de Gaulle apoiou a ação nazista para o domínio da França.
V. Apesar das proporções inimagináveis que a guerra alcançou, alguns países europeus conseguiram se manter neutros ao longo de todo o conflito.
Estão CORRETAS
a) I, II e V.
b) II, III e IV.
c) I, II e IV.
d) I, III e V.
e) III, IV e V.


24. (FPS PE/2013) O século XX enfrentou dificuldades para afirmar a democracia, apesar de toda a luta de liberais e socialistas favoráveis à ampliação dos direitos para maioria da população. Na Espanha, o franquismo estabeleceu um sistema totalitário de poder muito criticado por artistas como Picasso, na sua obra Guernica. O totalitarismo:
a) reforçou a repressão e instituiu condições para a violência ter um papel importante no jogo do poder.
b) prevaleceu como crítico do capitalismo, sem maiores repercussões nas sociedades fora da Europa.
c) defendeu a liberdade dos partidos políticos, desde que eles não combatessem o sistema parlamentar.
d) fez do preconceito racial sua base de contestação aos ideais democráticos e à liberdade cultural.
e) firmou-se nos tempos das guerras mundiais, sem conseguir manter-se no poder depois da criação da ONU.


25. (UFT TO/2012) Considere os dois trechos abaixo
Em 11 de janeiro de 1948, um editorial do Le monde, intitulado “Os sobreviventes dos Campos de Extermínio,” conseguiu aludir de modo tocante a “280 mil deportados, 25 mil sobreviventes,” mas sem mencionar uma única vez a palavra “judeu.”
(...)
Em 15 de março de 2005, no Museu do Holocausto, em Jerusalém, o primeiro ministro francês Jean-Pierre Raffarin declarou solenemente: “A França foi, por vezes, cúmplice dessa infâmia. Ela contraiu uma dívida imprescindível que a mantém sob obrigação”.
Adaptado de JUDT, Tony. Pós-guerra. Uma história da Europa desde 1945. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2008.
A reavaliação do passado feita por Jean-Pierre Raffarin é perceptível ao contrapormos os dois trechos. Com base nessa reavaliação é CORRETO afirmar que existiu
a) a colaboração de cidadãos franceses com os alemães na captura e envio de judeus para os campos de concentração.
b) a colaboração francesa com o exército alemão durante a invasão da Bélgica em 1939.
c) um acordo militar secreto de não agressão entre o governo francês e a Itália fascista no começo de 1938, o que impediu que os exércitos franceses entrassem prontamente na guerra.
d) apoio militar e logístico francês ao exército alemão durante a invasão da União Soviética em 1943.
e) participação francesa no extermínio de judeus nos campos de concentração localizados na Espanha.


GABARITO

1. (FMJ SP/2012) Leia os textos.
I. “Truman, Stalin e Churchill (substituído depois por Clement Attle) foram os principais líderes do encontro que, em julho de 1945, tratou da desmilitarização da Alemanha e ratificou a decisão anterior de dividi-la em quatro zonas de ocupação militar (britânica, francesa, norte-americana e soviética). Nesse encontro, diferentemente dos anteriores, predominaram as diferenças e hostilidades entre Estados Unidos e União Soviética.”
II. Terminado o conflito, (...) Estados Unidos, URSS, Reino Unido e França firmaram o acordo pelo qual se instituía um tribunal militar internacional para julgar os maiores criminosos de guerra. O processo teve início a 20 de novembro de 1945.
Os acusados eram 22 e estavam incluídos, à exceção de Hitler que se suicidara, todos os máximos dirigentes políticos e militares da Alemanha.
(Norberto Bobbio, Dicionário de política. Brasília: UnB, 1986. P. 302. Adaptado)
Os textos aludem, respectivamente,
a) à Conferência de Paris e ao Tribunal de Frankfurt.
b) ao Tratado de Versalhes e ao Tribunal de Rosenberg.
c) à Conferência de Munique e ao Tribunal Internacional de Haia.
d) ao Pacto de Varsóvia e aos Julgamentos de Auschwitz.
e) à Conferência de Potsdam e ao Tribunal de Nuremberg.


2. (UEPA/2013) “Seu nome é Paul Tibbets, 30 anos, veterano de batalhas aéreas, ele foi escolhido a dedo para liderar a missão cujo propósito exato não foi dito a nenhum de seus homens. Eles sabem apenas que irão pôr fim à guerra. O avião chamado Enola Gay leva a bomba atômica intitulada Little Boy para ser lançada em uma cidade japonesa. Após o seu lançamento, o impacto na cidade é imediato e catastrófico. Hiroshima havia desaparecido e cerca de 80 mil pessoas morreram nos primeiros segundos depois da explosão. Outros milhares irão morrer mais tarde, pelas queimaduras ou radiações. Um dos participantes do voo capta sete imagens da nuvem em forma de cogumelo: era a imagem da aniquilação”.
(Hiroshima. 2 º Guerra Mundial. Revista História. Ano 1. Edição n° 11, s/d, p.36)
O fato acima descrito representou historicamente:
a) o estabelecimento de uma ordem mundial unipolar liderada pelos EUA.
b) a rendição do Japão e o final da 2ª Guerra Mundial.
c) o banimento de armas nucleares dos arsenais bélicos mundiais.
d) um prolongado atraso econômico e tecnológico do Japão.
e) uma opção racista de aniquilamento do inimigo asiático em lugar do europeu.


3. (UFG GO/2013) Leia o fragmento a seguir.
Desde o primeiro conflito mundial, a “trégua dos padioleiros” se apaga e não reaparece mais, salvo de maneira excepcional; os feridos agonizam no local dos combates e, na maioria dos casos, o inimigo atira sobre os que lhes prestam socorro. Está livre o caminho para as atrocidades que têm o corpo como alvo.
AUDOIN-ROUZEAU, Stéphane. Massacres: o corpo e a guerra. In: COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo: as mutações do olhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009, p. 396. (Adaptado).
Ocorridas na primeira metade do século XX, as guerras mundiais causaram impacto na imagem civilizada que a Europa construíra de si. Esse impacto decorre de uma mudança na concepção de guerra, explorada no fragmento, que se associa
a) à precariedade técnica do trabalho médico nas ambiências de conflito, indicando as dificuldades de atendimento aos soldados.
b) à ampliação da ideia de inimigo, demarcando a proteção física como um problema para os beligerantes, em meio à escalada da violência.
c) à disseminação de imagens dos corpos dilacerados, traduzindo a morte como uma circunstância natural no cenário da guerra.
d) à disciplina militar exigida dos socorristas, resultando em cursos de treinamento sobre métodos de sobrevivência em campo de batalha.
e) ao desrespeito aos tratados assinados para a guerra, considerando a proibição de maus-tratos direcionados ao inimigo aprisionado.


4. (UFPA/2013) “Os judeus tinham que usar uma estrela amarela, [...] tinham que entregar as bicicletas, [...] não podiam andar de bonde, [...] ficavam proibidos de dirigir automóveis.[...] só podiam fazer compras das três às cinco horas e só em casas que tivessem placa dizendo ‘casa israelita’. Os judeus deviam recolher-se às suas casas às oito da noite [...]. Ficavam proibidos de ir a teatros, cinemas e outros lugares de diversão.”
FRANK, Anne. Diário de uma jovem. São Paulo: Editora Mérito S. A., 1958, p. 14, 3ª edição.
Esse trecho, que foi retirado do diário de uma adolescente judia prisioneira num campo de concentração, na Alemanha, onde morreu em 1945, revela
a) poucas e distorcidas informações para se compreender o que foi a 2ª Guerra Mundial.
b) detalhes das perseguições sofridas pelos judeus na Alemanha, durante a 1ª Guerra Mundial.
c) ideias falsas, pois os alemães não podiam abrir mão do dinheiro que os judeus gastavam em locais como cinemas e teatros.
d) aspectos importantes para nossa compreensão acerca das perseguições sofridas pelos judeus, desde a 2ª Guerra Mundial até os anos de 1960, com o fim do apartheid.
e) a importância desse diário como documento histórico que registrou, para a posteridade, a perseguição sofrida pelos judeus durante a 2ª Guerra Mundial.


5. (UFTM MG/2013) Os combates entre Estados Unidos e Japão, durante a Segunda Guerra Mundial,
a) eliminaram as influências chinesa e soviética sobre o centro da Ásia e o Norte do Pacífico.
b) derivaram, em grande medida, dos interesses políticos e estratégicos conflitantes dos dois países no sudeste asiático.
c) iniciaram-se com o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki e se encerraram com o ataque japonês a Pearl Harbor.
d) contribuíram, em grande medida, para a manutenção da hegemonia militar britânica e francesa no Sul do Pacífico Sul e no sudeste asiático.
e) incluíram amplas ações militares de aliados dos dois países e deslocaram o conflito, antes concentrado no Oceano Pacífico, para o continente europeu.


6. (IFPE/2014) “Hiroshima lembra os 68 anos da bomba atômica. Cerimônia na cidade japonesa tem minuto de silêncio para lembrar as vítimas do 1º ataque nuclear da história e pede o fim da proliferação das armas atômicas”
Disponível em: Acesso em: 28ago.2013
As guerras passam, mas as memórias de suas atrocidades e perdas têm que ser reativadas constantemente para que as novas gerações participem e tentem entender o que aconteceu. A II Guerra Mundial aconteceu entre 1939 e 1945. Sobre este fato histórico lembrado pelas vítimas de Hiroshima, leia as afirmativas abaixo e marque a opção que se apresenta correta.
a) Em agosto de 1941, diante do Parlamento, Winston Churchill proferiu sua famosa frase: “Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior." Estava, com certeza, referindo-se à guerra civil espanhola causadora de muitos rancores entre os aliados.
b) Em 1945, recém-saídos da invasão da China ao seu território, os japoneses atacaram a base americana de Pearl Harbor, no Oceano Pacífico, razão pela qual se justificou o lançamento das bombas atômicas em território japonês.
c) Em 1938, a Áustria foi anexada pelo 3º Reich, caracterizando o início da expansão imperialista alemã, o que causou uma reação de apaziguamento pelas demais potências ocidentais.
d) O acesso aos poços de petróleo explorados na Polônia levou os alemães a invadirem-na. Este fato, apesar de sério, não foi o que levou à declaração de guerra contra a Alemanha pelos aliados.
e) Em junho de 1944, uma força conjunta de norte-americanos, ingleses, franceses, italianos e japoneses estabeleceram um acordo de paz que acabou por isolar a Alemanha, favorecendo a vitória dos aliados.


7. (Mackenzie SP/2014) Com relação aos dois grandes conflitos mundiais, de 1914–1918 e de 1939–1945, considere as afirmativas.
I. O imperialismo e o nacionalismo encontram-se nas origens dos dois conflitos mundiais, uma vez que o primeiro intensificou as tensões mundiais devido à disputa por áreas de influência e o segundo favoreceu a formação dos regimes totalitários fascistas.
II. As duas guerras mundiais, envolvendo povos extra europeus, desenvolveram a consciência nacional deles, influenciando decisivamente no processo de descolonização afro-asiática.
III. O questionamento dos postulados liberais do capitalismo foi intensificado a partir dos dois conflitos, o que criou as condições favoráveis para a expansão dos ideais anarquistas em todo o mundo.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.


8. (UDESC SC/2014) Analise as proposições que se referem ao período entre a I e a II Guerra Mundial na Europa, e marque (V) para verdadeira e (F) para falsa.
(__) As condições do tratado de paz que encerrou a I Guerra Mundial e obrigou a Alemanha a pagar pesadas indenizações de guerra foi um dos fatores que contribuiu para a ascensão do partido de Adolf Hitler ao poder.
(__) Com a necessidade dos homens irem para o front de guerra, as mulheres foram convocadas a trabalhar em postos de trabalhos, normalmente ocupados pelos homens, como por exemplo, nas indústrias metalúrgicas e de armamentos.
(__) O período do entre guerras foi marcado por revoltas e greves dos trabalhadores em muitos países europeus, devido às condições de trabalho e à carestia. Em muitos países este foi um fator que levou governos autoritários e nacionalistas ao poder.
(__) Este período foi marcado pelo surgimento da televisão, meio de comunicação que foi muito utilizado pelos governantes para fazer propaganda de suas políticas sociais durante a II Guerra Mundial.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
a) F – V – V – V
b) V – V – V – F
c) V – V – F – V
d) V – V – V – V
e) V – F – V – V


9. (Fuvest/2009) As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas.
Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações abaixo.
I. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial.
II. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material genético humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas.

III. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, têm-se China, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia.
Está correto o que se afirma em
a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.



10. (IFPE/2014) Em 24 de abril de 1945, as tropas soviéticas cercaram Berlim. Hitler, que se refugiava numa fortaleza – o bunker – cometeu suicídio no dia 30 de abril. Em 2 de maio, Berlim capitulou e as tropas alemães renderam-se aos aliados.
O texto acima retrata o final da Segunda Guerra Mundial, um trágico acontecimento que marcou profundamente a história dos povos no século XX. Sobre a Segunda Guerra Mundial e suas consequências, assinale a alternativa correta.
a) O conflito teve início em 1º de setembro de 1939, quando as tropas nazistas invadiram a Inglaterra.
b) A Segunda Guerra Mundial foi a expressão da luta entre as democracias ocidentais e o socialismo soviético.
c) Após a Guerra, em 1945, foi criada a ONU, organismo voltado para promover a paz mundial.
d) A Alemanha derrotada teve seu território dividido entre norte-americanos e franceses, situação que perdura até os dias atuais.
e) Entre as consequências imediatas da Guerra está a derrocada da hegemonia econômica e bélica dos Estados Unidos.


11. (UERN/2013) Tratado de Versalhes
Os governos aliados e associados declaram e a Alemanha reconhece que a Alemanha e seus aliados são responsáveis por tê-los causado, por todas as perdas e danos sofridos pelos governos aliados e associados e pelos seus nacionais em consequência da Guerra, que lhes foi imposta por agressão da Alemanha e de seus aliados. (...) (Apud. Kátia Mattoso. Op. Cit.. O Tratado de Versalhes, art. 231. p. 166-169.)
O Tratado de Versalhes é um marco importante no final da Primeira Guerra Mundial. Tanto a Primeira Guerra quanto a Segunda marcaram de forma indelével a história da humanidade. Sobre as duas grandes guerras mundiais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) As perdas humanas e materiais foram desastrosas, tanto na Primeira quanto na Segunda Guerra, porém consideradas justificadas diante dos avanços político-territoriais e econômicos alcançados no continente Europeu.
(__) Na Primeira Guerra, ao contrário do que ocorreu na Segunda, o conflito é denominado “mundial”, pois incorporou todos os países europeus e asiáticos, com exceção da URSS, já envolvida no processo de implantação do socialismo.
(__) Na Segunda Guerra, apesar da existência da “guerra de movimento” e da “guerra de trincheiras”, como na Primeira Guerra, a predominância das batalhas foi no meio marítimo devido à concentração dos conflitos no Mar Mediterrâneo.
(__) Os tratados de paz, assinados em ambas as guerras, foram seguidos criteriosamente pelos países- membros, com a orientação e a direção da ONU, organização que se incumbiu de exigir o cumprimento dos mesmos.
A sequência está correta em
a) F, F, F, F
b) V, V, F, F
c) V, F, V, V
d) V, V, V, V


12. (ENEM/2009) O objetivo de tomar Paris marchando em direção ao Oeste era, para Hitler, uma forma de consolidar sua liderança no continente. Com esse intuito, entre abril e junho de 1940, ele invadiu a Dinamarca, a Noruega, a Bélgica e a Holanda. As tropas francesas se posicionaram na Linha Maginot, uma linha de defesa com trincheiras, na tentativa de conter a invasão alemã.
Para a Alemanha, o resultado dessa invasão foi
a) a ocupação de todo o território francês, usando–o como base para a conquista da Suíça e da Espanha durante a segunda fase da guerra.
b) a tomada do território francês, que foi então usado como base para a ocupação nazista da África do norte, durante a guerra de trincheiras.
c) a posse de apenas parte do território, devido á resistência armada do exército francês na Linha Maginot.
d) a vitória parcial, já que, após o avanço inicial, teve de recuar, devido á resistência dos blindados do general De Gaulle, em 1940.
e) a vitória militar, com ocupação de parte da França, enquanto outra parte ficou sob controle do governo colaboracionista francês.


13. (ENEM/2009) O ataque japonês a Pearl Harbor e a consequente guerra entre americanos e japoneses no pacífico foi resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da “Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental”, considerada como a “doutrina Monroe Japonesa”.
A expansão japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer a tutela sobre a Coréia. Definida sua área de projeção o Japão passou a ter atritos constantes com a china e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a china, em 1937.
REIS FILHO, D.A. (org). o século XX, o tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
Sobre a expansão japonesa, infere-se que
a) o Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da doutrina Monroe.
b) o Japão buscou promover a prosperidade da Coréia, tutelando-a à semelhança do que os EUA faziam.
c) o povo japonês propôs cooperação aos Estados Unidos ao copiarem a Doutrina Monroe e proporem o desenvolvimento da Ásia.
d) a China aliou-se à Rússia contra o Japão, sendo que a doutrina Monroe previa a parceria entre os dois.
e) a Manchúria era território norte-americano e foi ocupado pelo Japão, originando a guerra entre os dois países.


14. (IFPE/2015) Um dos aspectos mais bárbaros da Segunda Guerra Mundial foi o holocausto, que se constituiu
a) na migração forçada de alemães para países aliados.
b) na execução em massa de judeus.
c) na ascensão de Hitler ao poder.
d) no lançamento das bombas atômicas no Japão.
e) na censura aos meios de comunicação.


15. (IFPE/2015) Analise as proposições abaixo sobre a Segunda Guerra Mundial.
I. Os países que compunham o Eixo, contra o qual foi declarada a guerra, foram Alemanha, Itália e Japão.
II. O início desta guerra se deu com o lançamento, pelos Estados Unidos, das bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.
III. Um dos fatos determinantes para a entrada dos Estados Unidos no conflito foram os ataques à base militar estadunidense de Pearl Harbor.
IV. A mulheres participaram de diversas formas da II Guerra Mundial, como, por exemplo, enfermeiras nos fronts ou fabricando armas e munições.
V. Antes alinhado com os Estados Unidos, o Brasil, governado por Getúlio Vargas, sofreu pressão italiana e entrou no conflito para lutar ao lado dos países do Eixo.
Estão corretas, apenas:
a) I, III e IV
b) I, III e V
c) II e III
d) III, IV e V
e) III e IV


16. (UEG GO/2015) “Os olhos do mundo estão sobre vocês” (Dwight Eisenhower)
A frase acima foi dita pelo comandante das tropas aliadas durante o chamado “Dia D”. No dia 6 de junho de 2014, comemoraram-se os 70 anos do Desembarque da Normandia, um dos episódios mais conhecidos da II Guerra Mundial. A importância desse acontecimento se deve ao fato de que ele
a) possibilitou que os exércitos britânico e americano apressadamente evitassem a conquista da Europa Ocidental pelo exército soviético.
b) permitiu a abertura de uma nova frente de batalha pelo exército Aliado e iniciou a libertação da Europa do jugo nazista.
c) demonstrou a superioridade técnica do exército nazista, que, liderado por Romell, antecipou o local do desembarque e infligiu pesadas baixas aos aliados.
d) viabilizou a libertação de Paris pelo exército da resistência francesa, liderado pelo experiente herói de guerra, Charles de Gaule.


17. (UNIMONTES MG/2015) Nos primeiros anos, logo após a Segunda Guerra Mundial, o Japão, derrotado, teve que aceitar a imposição de severas medidas. Entre essas medidas, é INCORRETO elencar:
a) A ocupação norte-americana e a dissolução dos Zaibatsu (fortes conglomerados econômicos).
b) A divisão do país em áreas de influência e a perda de vinte por cento do seu território.
c) A imposição de uma Constituição Parlamentar que limitou os poderes do imperador Hiroito.
d) A desmilitarização, por meio, principalmente, da dissolução da maioria de suas indústrias bélicas.


18. (Fundação Lusíadas – SP) Realizar o “Anchluss” era um velho sonho dos nazistas. E isso começou a ser conseguido por Hitler em março de 1938. A expressão entre aspas e a data são suficientes para elucidar o sonho nazista de:
a) ocupação da região do Reno, desmilitarizada pelo Tratado de Versalhes.
b) anexação do corredor polonês, restabelecendo a relação com a Prússia.
c) repúdio total às imposições do Tratado de Versalhes.
d) ascensão de Hitler ao poder.
e) marchar sobre a Áustria, a sua anexação e a concretização da ideia do pangermanismo (reunificação das etnias alemãs).


19. (Fac. Med. Ribeirão Preto-SP) A Segunda Grande Guerra (1939-1945), a partir de 7 de dezembro de 1941, adquire um caráter mundial quando os:
a) russos tomam a iniciativa de anexar o território dos Estados bálticos.
b) alemães invadem a região mediterrânica da Ásia.
c) japoneses atacam a base americana de Pearl Habor.
d) franceses, por determinação de Petain, ocupam o sudeste da Ásia.
e) chineses cedem a maior parte do seu território às tropas do Eixo.


20. (Fuvest) “Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior.”
(Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941).
A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Entre esses problemas, identificamos:
a) o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.
b) o desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente.
c) os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena.
d) a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo.
e) a divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão marítima.


21. (UFRN) Em relação à Segunda Guerra Mundial é correto afirmar que:
a) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas.
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki.
c) De Gaulle foi o chefe do governo de Vichy.
d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra.
e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.


22. (UFRGS/2015) Em 1942, o governo brasileiro decretou estado de guerra contra a Alemanha e a Itália, enviando, em 1944, tropas para o continente europeu. Com relação à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que
a) a experiência da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi decisiva para o sucesso da expedição brasileira.
b) a tomada de Monte Castelo, na Itália, foi a principal conquista militar realizada pelos pracinhas da FEB.
c) o Brasil, durante o período em que permaneceu neutro em relação aos conflitos, não permitiu a instalação de bases militares norte-americanas em seu território.
d) a participação do Brasil na guerra, contra os regimes nazifascistas, estava em consonância com a forma de governo democrática assumida por Getúlio Vargas, desde 1937.
e) a participação do Brasil junto aos aliados concedeu ao país um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.


23. (UFPR/2015) Segundo a historiadora Regina da Luz Moreira, “o retorno dos contingentes da FEB precipitou (...) a queda de Vargas em 1945”.
Fonte: CPDOC. "Fatos & Imagens > 1944: O Brasil vai à guerra com a FEB".
Assinale a alternativa que justifica a declaração acima, relacionando a atuação do Brasil, por meio da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Segunda Guerra Mundial com o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945).
a) Ao lutar pela democracia e contra os fascismos na Europa com a FEB, o governo de Vargas perdeu apoio interno ao manter regime autoritário.
b) Ao lutar pela democracia e derrotar os fascismos na Europa, os pracinhas conquistaram apoio popular para derrubar a ditadura de Vargas.
c) Ao derrubar o regime franquista na Espanha, os soldados brasileiros inspiraram a população a lutar por eleições, após 15 anos de Estado Novo.
d) Ao derrotar os fascistas na Batalha de Monte Castelo na Itália, a FEB conquistou o apoio norte-americano para derrubar a ditadura de Vargas.
e) Ao lutar pela libertação dos povos europeus, o governo brasileiro esgotou seus recursos financeiros no Exército, precipitando a queda de Vargas.


24. (Fuvest/2009) As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas.
Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações abaixo.
I. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial.
II. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material genético humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas. 
III. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, têm-se China, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia.
Está correto o que se afirma em
a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.



25. (UNITAU) O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:
a) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos, na Checoslováquia;
b) a tomada do “Corredor Polonês” que desembocava na cidade-livre de Dantzig (atual Gdanki), pelos italianos;
c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro de sua aliada, declarando guerra ao Terceiro Reich;
d) a efetivação do “Anschluss”, que desmembrou a Áustria da Alemanha;
e) a invasão da Polônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germano-Soviético.


GABARITO