1. (FGV) FORÇA ARTIFICIAL
Dois ídolos são pegos usando testosterona e mostram que “doping” é regra, não exceção. Dois casos de “doping” envolvendo ídolos americanos chamaram a atenção não apenas pela fama dos acusados, mas também pela substância detectada nos exames de ambos: a testosterona.
(“Veja”, 09.08.2006)
A presença de testosterona no organismo dos atletas pode ser considerada “doping”:
a) quando em atletas homens na idade adulta, pois ela é produzida e só pode ser detectada no organismo no início da puberdade.
b) apenas quando em atletas mulheres, uma vez que o organismo feminino não a produz.
c) apenas quando em atletas homens, uma vez que o organismo masculino não a produz.
d) quando em atletas homens ou mulheres, caso sua concentração esteja muito acima do normal.
e) se for detectada em qualquer concentração no organismo, pois assim que é produzida pela tireoide, é imediatamente metabolizada.


2. (UNIFESP) Um homem dosou a concentração de testosterona em seu sangue e descobriu que esse hormônio encontrava-se em um nível muito abaixo do normal esperado. Imediatamente buscou ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia a que se submetera havia dois anos. A vasectomia consiste no seccionamento dos ductos deferentes presentes nos testículos. Diante disso, o pedido do homem
a) não tem fundamento, pois a testosterona é produzida por glândulas situadas acima dos ductos, próximo à próstata.
b) não tem fundamento, pois o seccionamento impede unicamente o transporte dos espermatozoides dos testículos para o pênis.
c) tem fundamento, pois a secção dos ductos deferentes impede o transporte da testosterona dos testículos para o restante do corpo.
d) tem fundamento, pois a produção da testosterona ocorre nos ductos deferentes e, com seu seccionamento, essa produção cessa.
e) tem fundamento, pois a testosterona é produzida no epidídimo e dali é transportada pelos ductos deferentes para o restante do corpo.


3. (PUC-PR) A produção do hormônio luteinizante estimula as células intersticiais ou de “Leydig” a liberar um hormônio que, por sua vez, é responsável pela manutenção dos caracteres sexuais. Qual das alternativas a seguir corresponde corretamente ao que está descrito no texto?
a) a hipófise produz o hormônio luteinizante, que estimula os testículos a produzir testosterona.
b) os testículos produzem o hormônio luteinizante, que estimula a hipófise a produzir estrógeno.
c) o hormônio luteinizante estimula os testículos a produzirem estrógeno, que estimula a hipófise.
d) o hormônio luteinizante estimula os ovários a produzirem progesterona, que estimula a hipófise.
e) o hipotálamo produz o hormônio luteinizante, que estimula a hipófise a produzir testosterona.


4. (IFMT) A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que esses hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria das vezes, de pequena e média intensidade. Marque a alternativa que apresenta um hormônio sexual relacionado com a acne.
a) Adrenalina
b) Insulina
c) Ocitocina
d) Testosterona
e) Prolactina


GABARITO
1:D - 2:B - 3:A - 4:D