Localização do Sudão do Sul no globo terrestre

Os países mais jovens do mundo: Nações que nasceram "ontem"

Você provavelmente acha que o mapa-múndi é algo fixo, como uma tatuagem na Terra, certo? Errado! A geografia está sempre mudando. Guerras, votações e acordos políticos fazem fronteiras desaparecerem e novos países surgirem o tempo todo.

Se o seu globo terrestre for muito antigo, ele pode estar mentindo para você. Nos últimos 20 anos, três novos países entraram oficialmente para o clube das nações. Vamos conhecer os "caçulas" do mundo.

1. Sudão do Sul (Nasceu em: 2011)

O país mais jovem do mundo é africano e tem apenas 14 anos (considerando que estamos em 2025).

  • A história: Antes, ele fazia parte do Sudão, o maior país da África na época. Mas as diferenças eram enormes: o norte era majoritariamente árabe e muçulmano, enquanto o sul era composto por vários grupos étnicos negros e cristãos/animistas.
  • O nascimento: Após décadas de uma guerra civil triste e longa, o povo do sul votou em um referendo (uma eleição especial) e 98% escolheram a independência.
  • Hoje: O Sudão do Sul tem capital em Juba. Infelizmente, ser um país novo é difícil: eles ainda enfrentam muitos conflitos internos e pobreza, apesar de terem muito petróleo.

2. Kosovo (Nasceu em: 2008)

Este é o "filho rebelde" da Europa. Kosovo declarou independência da Sérvia em 2008, mas sua situação é complicada.

  • O drama: A Sérvia diz que o Kosovo não é um país, mas sim uma província rebelde. Porém, mais de 100 países do mundo (incluindo Estados Unidos, França e Reino Unido) dizem: "Sim, Kosovo é um país".
  • Curiosidade: O Brasil faz parte do grupo que não reconhece a independência do Kosovo oficialmente, preferindo aguardar um acordo entre as duas partes.
  • Cultura: A maioria da população é de origem albanesa e muçulmana. A cantora Dua Lipa, por exemplo, tem orgulho de suas raízes kosovares e sempre fala sobre isso!

3. Montenegro (Nasceu em: 2006)

Diferente dos outros casos, a separação de Montenegro foi um "divórcio amigável".

  • A história: Lembra da Iugoslávia? Ela se dividiu em vários pedaços nos anos 90 (Croácia, Bósnia, etc.). Sobrou apenas uma união chamada "Sérvia e Montenegro".
  • O nascimento: Em 2006, os montenegrinos foram às urnas e votaram pacificamente para se separar da Sérvia. O país é pequeno, lindo, cheio de praias e montanhas, e hoje é um destino turístico famoso na Europa.
  • No futebol: Na Copa do Mundo de 2006, a Sérvia e Montenegro jogou junta, mesmo com o país já tendo se separado dias antes do torneio. Foi a despedida do time.

Quem será o próximo?

O mapa vai mudar de novo? Provavelmente.

Existe uma ilha chamada Bougainville. Hoje ela pertence à Papua-Nova Guiné (na Oceania), mas em 2019 a população votou quase unanimemente (97,7%) para se tornar independente. O governo está negociando, e eles podem se tornar o mais novo país do mundo a qualquer momento até 2027.

Isso nos ensina uma lição importante: Fronteiras são linhas imaginárias desenhadas por humanos, e humanos mudam de ideia.


Referências e Fontes (Para saber mais)

1.    ONU News: "Sudão do Sul: a nação mais jovem do mundo" (Histórico da independência).

2.    BBC News: "Perfil de país: Kosovo" (Explica a disputa com a Sérvia).

3.    National Geographic: "Como nascem os países" (Artigos sobre referendos de independência).

4.    CIA World Factbook: Dados atualizados sobre as datas de independência de todas as nações.