PDF

6º Ano - Prova sobre agricultura e atividade industrial

 

1. Entre os séculos XV e XVI, ocorreram as Grandes Navegações marítimas europeias e foram ampliadas as trocas culturais e comerciais entre povos de diferentes partes do planeta. Explique como isso afetou a dispersão de plantas e alimentos entre os continentes.

 

2. Apesar de ser uma técnica muito antiga e necessária para o desenvolvimento da agricultura, a irrigação pode trazer impactos negativos ao meio ambiente. Cite dois exemplos desses impactos.

 

3. Diferencie os solos formados em áreas de planícies dos solos formados em terrenos inclinados, como áreas montanhosas. Explique como essas características afetam a produção agrícola.

 

4. Marque um X na alternativa correta sobre a agricultura em terraços. 

A)    Ocorre em planícies inundáveis às margens dos rios, que são ideais para o cultivo, por causa da fertilidade do solo.

B)    É uma prática pouco comum e muito recente, pois requer o uso de máquinas modernas e outros equipamentos de alta tecnologia.

C)    É considerada inadequada para o cultivo, pois acelera a velocidade do fluxo dos cursos d’água, ampliando as chances de erosão.

D)    Utiliza um sistema de cortes nas encostas de montanhas que reduz a erosão e facilita a absorção da água da chuva, possibilitando o cultivo.

 

5. No território brasileiro há áreas destinadas a grandes culturas comerciais e áreas destinadas a culturas especializadas. Explique as diferenças entre ambas considerando as características da paisagem e o uso da terra em cada uma.

 

6. Marque um X na alternativa incorreta sobre as consequências da expansão da fronteira agropecuária no Brasil. 

A)    Formação de pequenas propriedades com produção voltada para consumo próprio das famílias.

B)    Conflitos por terras entre fazendeiros e indígenas e outros grupos expulsos de suas terras.

C)    Desmatamento e queimadas na Floresta Amazônica e no Cerrado.

D)    Aumento da produção da agricultura e da pecuária em direção a áreas pouco habitadas.

 

7. Diferencie os sistemas extensivo e intensivo de produção pecuária.

 

8. Cite algumas mudanças ocorridas na paisagem natural após o desenvolvimento industrial e o crescimento das cidades.

 

9. Marque um X na alternativa correta sobre as grandes transformações ocorridas na sociedade e na paisagem após a Revolução Industrial.

A)    Aumento da população em áreas rurais e redução da divisão social do trabalho.

B)    Intensa urbanização e preservação da paisagem natural.

C)    Consolidação do sistema capitalista e mudanças no espaço geográfico das cidades.

D)    Fortalecimento do trabalho assalariado e fim da divisão em classes sociais.

 

10. Descreva como a expansão das atividades industriais pode se relacionar com as mudanças climáticas.

 

GABARITO COMENTADO

 

Questão 1

Essa questão avalia a capacidade de relacionar a dispersão de plantas e alimentos pelo mundo às Grandes Navegações marítimas europeias, que, entre os séculos XV e XVI, deram início ao processo de globalização.

Resposta: Espera-se que o aluno explique que, a partir das Grandes Navegações, os europeus passaram a transportar plantas e alimentos de um continente a outro, iniciando o cultivo de espécies não nativas em terras distantes e propiciando trocas culturais que contribuíram para a formação de novos hábitos alimentares.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder à questão, retome com ele o conteúdo referente às Grandes Navegações e destaque que o período se caracterizou pela ampliação dos contatos entre sociedades distintas de várias partes do mundo, dando início a trocas comerciais e culturais que resultaram na adaptação de plantas cultivadas a diversos tipos climáticos, em outros continentes, e na formação de novos hábitos alimentares.

 

Questão 2

Essa questão avalia a compreensão dos impactos dos sistemas de irrigação sobre o meio ambiente.

Resposta: Espera-se que o aluno cite como possíveis problemas relacionados à irrigação o risco de redução da disponibilidade de água para outros usos, a poluição de águas subterrâneas causada pela infiltração de sais e defensivos agrícolas, mudanças nos regimes de vazão de cursos d’água decorrentes da instalação de barragens ou reservatórios, entre outros.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder à questão, releia o enunciado e ajude-o a refletir acerca dos impactos que o ser humano pode causar ao meio ambiente ao utilizar técnicas de irrigação. Discuta como a construção de barragens ou reservatórios pode afetar os cursos d’água e a fauna e flora que dependem deles.

 

Questão 3

Essa questão avalia a capacidade de diferenciar o processo de formação do solo em áreas de planície e em áreas inclinadas, associando as características de relevo e solo ao desenvolvimento da prática da agricultura.

Resposta: Espera-se que o aluno explique que em áreas de planície ocorre a deposição de sedimentos, sobretudo se for às margens de um rio, gerando solos mais profundos e férteis. Já em terrenos inclinados, os processos erosivos não permitem a acumulação de sedimentos da mesma maneira, gerando solos rasos e pouco férteis. Por causa dessas características, as áreas de planície são mais favoráveis à prática da agricultura do que as áreas montanhosas.

Caso o aluno demonstre dificuldade em responder a essa questão, releia o enunciado com ele e explique novamente como se dá o processo de formação dos solos. Destaque que este é um processo lento, que leva milhares de anos e que está associado ao clima, ao relevo, à vegetação e à ação dos seres vivos. Comente que, historicamente, as margens dos rios têm sido ocupadas por grupos humanos em razão da fertilidade do solo e da maior facilidade de ocupação e cultivo nessas áreas.

 

Questão 4

Essa questão avalia a capacidade de identificar as características da agricultura em terraços.

Resposta: Alternativa D.

Caso o aluno assinale as alternativas A, B ou C, retome a explicação referente à agricultura em terraços. Comente que essa prática é muito antiga e ocorre em diversos países. Destaque que ela evita a erosão do solo, pois o sistema de corte das encostas sob a forma de degraus facilita a absorção da água da chuva e possibilita o plantio. Lembre-os também que, por causa das altitudes e da inclinação, não é comum, na agricultura em terraços, o uso de equipamentos e máquinas agrícolas modernas.

 

Questão 5

Essa questão avalia a capacidade de identificar, nas características da paisagem, as diferenças no emprego de capital e trabalho humano nas atividades agrícolas.

Resposta: Espera-se que o aluno explique que as grandes culturas comerciais se destinam principalmente ao atendimento das demandas do mercado mundial e são desenvolvidas nas várias regiões do Brasil, caracterizando-se por elevada produtividade. Elas podem ser identificadas nas paisagens pela vastidão das áreas ocupadas pelas plantações e pelo uso de tecnologia e técnicas agrícolas avançadas. Já as culturas especializadas, mais dependentes dos fatores naturais, ocorrem geralmente em propriedades menores, em áreas que oferecem condições de solo e de clima adequadas para o desenvolvimento do cultivo, sendo fonte de renda para famílias e pequenos arrendatários.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder a essa questão, reveja com ele a caracterização das grandes culturas comerciais e das culturas especializadas. Ajude-o a estabelecer diferenças entre esses dois tipos de agricultura no que se refere ao uso do solo, tamanho da propriedade, capital investido na produção, presença ou não de trabalhadores contratados, tecnologia empregada etc. Se julgar necessário, utilize exemplos presentes no município onde se localiza a escola, evidenciando o tipo de produção e suas características.

 

Questão 6

Essa questão avalia a capacidade de identificar as características da expansão da fronteira agropecuária no Brasil.

Resposta: Alternativa A.

Caso o aluno tenha marcado as alternativas B, C ou D, provavelmente equivocou-se com o enunciado e assinalou uma alternativa correta. Releia o enunciado com ele e, se necessário, relembre que a expansão da fronteira agropecuária foi promovida pela instalação, em áreas pouco habitadas, de grandes fazendas voltadas para a produção comercial em grande escala.

 

Questão 7

Essa questão avalia a capacidade de diferenciar os sistemas extensivo e intensivo de produção pecuária.

Resposta: No sistema extensivo, o gado é criado solto em grandes extensões de terra, alimentando-se principalmente da pastagem; a produção é voltada à comercialização da carne e do leite. No sistema intensivo, diferentemente do extensivo, o gado fica confinado em uma área restrita, alimentando-se de ração; a criação é voltada, sobretudo, à produção de leite em grande escala.

Caso o aluno não consiga responder a essa questão, releia o enunciado e retome o conteúdo relativo aos sistemas de produção pecuária. Explique novamente que no sistema extensivo há menor investimento de capital e menos tecnologia envolvida, enquanto no sistema intensivo observam-se as características opostas. Relembre também que há o sistema semiextensivo, que visa abastecer o mercado de carne, associando pastagens e confinamento de animais.

 

Questão 8

Essa questão avalia a compreensão das consequências da interferência humana na natureza após a industrialização e o crescimento das cidades.

Resposta: Espera-se que o aluno aponte o desmatamento, a ocupação de vales fluviais, desvios e canalizações de rios, o aterramento marítimo de áreas costeiras, a modificação do relevo para a construção de vias de transporte, entre outros.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder a essa questão, retome com ele o conteúdo referente ao surgimento da indústria e ao crescimento das cidades. Se julgar necessário, estimule-o a se lembrar de algum grande centro urbano e pergunte como ele imagina que era aquele espaço quando a cidade começou a se formar. Questione-o sobre o relevo, a vegetação, a hidrografia e o solo da localidade.

 

Questão 9

Essa questão avalia a capacidade de identificar as grandes transformações ocorridas na sociedade e na paisagem após a Revolução Industrial.

Resposta: Alternativa C.

Caso o aluno assinale as alternativas A, B ou D, mostre a incoerência dessas respostas, incentivando-o a estabelecer relações entre a Revolução Industrial e o êxodo rural e a urbanização, a ampliação da divisão social do trabalho, as mudanças na paisagem natural e o aprofundamento da divisão da sociedade em classes sociais.

 

Questão 10

Essa questão avalia a capacidade de descrever a relação entre a expansão das atividades industriais e as mudanças climáticas.

Resposta: Espera-se que o aluno explique que as atividades industriais realizadas em usinas termelétricas e em refinarias de petróleo, por exemplo, lançam gases do efeito estufa, responsáveis por alterações climáticas de impacto global.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder à questão, retome com ele que a queima de combustíveis fósseis contribui para o aumento da poluição e do efeito estufa, gerando o aquecimento global. Explique novamente que a indústria usa grandes quantidades de carvão mineral, petróleo e gás natural como fontes de energia.