1. (AMEOSC 2019) Junto ao Peru, a água do mar é normalmente fria e cheia de fitoplâncton, o que favorece a concentração de cardumes. No entanto esta característica pode ser afetada, afastando a vida marinha e provocando grandes problemas para a indústria pesqueira. O fenômeno responsável por esta variação é conhecido como:

A) Aquecimento global.

B) Intemperismo marítimo.

C) El niño.

D) Voçoroca marinha.

 

2. (ADM&TEC 2019) Leia as afirmativas a seguir:

I. O conceito de poluição atmosférica envolve a poluição do ar em geral, causada principalmente pela emissão de poluentes tóxicos pelas chaminés das fábricas e também pelo escapamento dos veículos. Outros fatores podem ainda causar a poluição atmosférica, como as queimadas, incêndios e até mesmo a atividade vulcânica.

II. A avaliação educacional é uma tarefa didática necessária e permanente no trabalho do professor, ela deve acompanhar todos os passos do processo de ensino e aprendizagem. A avaliação no ambiente escolar não deve ser realizada de forma sistemática, pois é necessário que o educador se abstenha de obter qualquer informação relacionada ao desenvolvimento e ao aprendizado dos alunos.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras.

B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D) As duas afirmativas são falsas.

 

3. (ADM&TEC 2019) Leia as afirmativas a seguir:

I. O efeito estufa é um processo natural intensificado pela ação antrópica. Ele consiste na manutenção equilibrada da temperatura do planeta, temperatura esta ideal para as diversas formas de vida existentes. Assim, o efeito estufa é um fenômeno natural imprescindível para a vida no planeta. É ele que mantém a Terra aquecida ao impedir que os raios solares sejam refletidos para os espaços e que perca seu calor.

II. As escolas são espaços organizados propostos para o ensino e a aprendizagem. Devido a escola não ser capaz de prover conhecimento ao estudante, muitos sistemas de ensino propõem estratégias alternativas de ensino, como a educação rural ou a educação indígena, os quais proíbem a realização de atividades lúdicas em sala de aula.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras.

B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D) As duas afirmativas são falsas.

 

4. (FGR 2019) Sobre as causas e as características relacionadas às enchentes em Belo Horizonte, é INCORRETO afirmar que:

A) O Município tem relevo acidentado, principalmente em suas bordas sul e leste, além de ser cortado por inúmeros cursos d’água.

B) A região administrativa Noroeste é a que apresenta maior risco de inundação, pois dela partem os principais tributários do Ribeirão Arrudas.

C) O asfalto e as construções reduzem a absorção da água pluvial, o que favorece a subida rápida do nível dos cursos d’água.

D) As avenidas Vilarinho, Francisco Sá, Tereza Cristina, Bernardo Vasconcelos e Cristiano Machado são as principais áreas.

 

5. (FAU 2019) Em relação as estruturas de arrimo do Tipo Gabião, é INCORRETO afirmar que:

A) São estruturas de arrimo tipo gravidade.

B) São rígidas.

C) São permeáveis.

D) São preenchidas com pedra de mão ou britadas.

E) São constituídas por caixas de tela metálica em malha hexagonal de dupla torção.

 

6. (FEPESE 2019) Analise o texto abaixo:

Em novembro de 2015, o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, de propriedade das mineradoras Vale, brasileira, e BHP Billiton, .... (1) ...., tornou-se o maior desastre ambiental da história do país. O vazamento da barragem de Fundão destruiu o distrito de Bento Rodrigues, na cidade histórica de Mariana (MG), deixando mortos e desabrigados. O Rio Doce contaminado e um rastro de lama percorreram 537 km até desembocar 16 dias depois após a tragédia, no Oceano Atlântico, pelo litoral .... (2) .....

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

A) (1) portuguesa • (2) do Espírito Santo

B) (1) inglesa • (2) do Rio de Janeiro

C) (1) sueca • (2) do Rio de Janeiro

D) (1) australiana • (2) da Bahia

E) (1) australiana • (2) do Espírito Santo

 

7. (VUNESP 2018) A perspectiva do aquecimento global preocupa especialistas de várias áreas das ciências em razão das implicações que pode trazer, em especial, aumentando a escala dos problemas ambientais produzidos pelas sociedades humanas, como o aumento de períodos de chuva intensa nas regiões tropicais úmidas. É possível antecipar problemas nas áreas em que a cobertura vegetal e o uso da terra apresentam grau fraco na proteção do solo. Essa condição está presente em

A) áreas de reflorestamento ou amplas áreas de florestas naturais.

B) formações naturais ou cultivadas de gramíneas (pastos plantados).

C) áreas de culturas de ciclo longo com ocupação densa (cacau, banana).

D) formações arbustivas densas de origem secundária (capoeiras).

E) áreas desmatadas recentes e agricultura de ciclo curto (milho, soja).

 

8. (FEPESE 2018) Analise as afirmativas abaixo:

1. As políticas voltadas para a preservação da natureza nos países economicamente menos desenvolvidos são tomadas como questões prioritárias, havendo frequentemente leis rígidas que favorecem o desenvolvimento de atividades econômicas compatíveis com a preservação do meio ambiente. 2. O quadro de degradação ambiental generalizado tem levado os especialistas a apontar para o fato de estarmos vivenciando uma profunda crise no modelo consumista de desenvolvimento, no qual se baseia a atual sociedade capitalista. 3. A degradação ambiental imposta pelas atividades humanas interfere diretamente na biodiversidade do planeta, mas não chega a causar risco de extinção às espécies animais e vegetais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A) É correta apenas a afirmativa 2.

B) É correta apenas a afirmativa 3.

C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 1.

E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

 

9. (FEPESE 2018) Analise o texto abaixo sobre o fenômeno El Niño:

As águas__________________ provenientes do fundo oceânico e da Corrente de (das)_______________ são interceptadas por águas_______________ que vêm do__________________ e do_________________.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

A) frias • Guianas • quentes • norte • leste

B) frias • Guianas • quentes • norte • oeste

C) frias • Humboldt • quentes • norte • oeste

D) quentes • Humboldt • frias • norte • oeste

E) quentes • Guianas • frias • leste • oeste

 

10. (FCC 2019) Ninguém fazia ideia e certamente não houve aviso de que um tsunami estava se aproximando do Estreito de Sunda, na Indonésia. Pelo menos 429 pessoas morreram e 1.459 ficaram feridas quando a onda atingiu a costa do país no sábado [22 de dezembro de 2018], de acordo com as informações do governo da Indonésia. (Disponível em: www.bbc.com. Acesso em 20.mar.2019)

As áreas, como a Indonésia, sujeitas a tsunamis

A) possuem estruturas geológicas muito antigas que apresentam pequena resistência às atividades sísmicas.

B) têm predomínio de terrenos com baixa altitude e depressões que atingem profundidades negativas.

C) estão próximas a regiões abissais de grande profundidade perto da estreita plataforma continental.

D) apresentam grande instabilidade tectônica motivada pela permanente movimentação das placas tectônicas.

E) estão em zonas de convergência de ventos alísios que têm forte atuação sobre a superfície do mar.

 

11. (FCC 2017) Emissão de gases estufa do Brasil tem maior crescimento em 13 anos.

As emissões brasileiras de gases do efeito estufa aumentaram 8,9% de 2015 a 2016. É o segundo ano consecutivo de crescimento − o maior desde 2004. O Brasil emitiu 2,3 bilhões de toneladas de gás carbônico em 2016. Em 2015 havia liberado 2,1 bilhões. O aumento é o maior dos últimos 13 anos e representa a emissão mais alta desde 2008.

(Disponível em: goo.gl/4h1bs9. Acesso em 26 out.2017)

Estão entre os fatores responsáveis pelo aumento da emissão de gases 

A) a descentralização industrial e a garimpagem.

B) o desmatamento e a agropecuária.

C) a urbanização e a mecanização agrícola.

D) a agropecuária e a garimpagem.

E) a mecanização agrícola e o desmatamento.

 

12. (IF-SP 2019) A má distribuição dos recursos hídricos não existe apenas espacialmente. Muitas vezes, várias regiões são acometidas por grandes enchentes e em outra época do ano há períodos de seca. O tempo de residência da água na superfície terrestre também acaba por limitar sua disponibilidade. Suécia e Botswana recebem a mesma precipitação anual, mas o primeiro possui um clima úmido e o outro semiárido.

TEIXEIRA, W., et al. (Org.). Decifrando a Terra. 2ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

Considerando o panorama exposto no texto, a desigualdade na distribuição dos recursos hídricos entre Suécia e Botswana é explicada devido à/ (ao):

A) posição da Suécia numa faixa de domínio intertropical, na qual verifica-se um baixo nível de evaporação das águas superficiais.

B) uso predatório dos recursos hídricos para irrigação em Botswana, que contribui para a ocorrência de secas intermitentes.

C) distribuição irregular da chuva ao longo do ano e às elevadas taxas de evapotranspiração no país africano.

D) boa distribuição dos índices de chuva ao longo do ano e elevado nível de afloramento das águas subterrâneas no país europeu.

 

13. (IF-SP 2019) O Brasil é um dos países com maior biodiversidade no mundo. É cada vez mais notório que os recursos naturais ensejam interesses distintos em diferentes grupos da sociedade. De um lado, setores mais ortodoxos da economia enxergam a necessidade de se explorar crescentemente o ambiente como essencial para o crescimento econômico. Por outro, a conscientização de que tais recursos têm valor maior do que o que podem oferecer economicamente também ganha espaço. Para que toda esta riqueza seja preservada, o Brasil protege muitas áreas naturais na forma de Unidades de Conservação (UC). Com o intuito de se organizar as Unidades de Conservação, otimizar seu processo de gestão, e facilitar a criação de novas áreas sob esta identidade foi criado, no ano 2000, o SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/. Acesso em: 26 de nov. 2018 (adaptado)

Na legislação que criou o SNUC, instrumento legal elogiado internacionalmente, foram considerados 12 tipos de unidades de conservação, divididas em duas categorias: Unidades de Proteção Integral (com uso bastante restritivo) e Unidades de Uso Sustentável (compartilhando ocupação humana e conservação dos recursos naturais).

São exemplos de Unidades de Uso Sustentável:

A) Estação Ecológica (ESEC), Reserva Biológica (REBIO); Refúgio da Vida Silvestre (RVS); Monumento Natural (MONAT); Parque Nacional (PARNA).

B) Área de Proteção Ambiental (APA); Reserva Extrativista (RESEX), Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE); Floresta Nacional (FLONA), Reserva da Fauna (REFAU); Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS); e Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

C) Floresta Nacional (FLONA); Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE); Refúgio da Vida Silvestre (RVS); Reserva da Fauna (REFAU); Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS).

D) Área de Proteção Ambiental (APA); Reserva Extrativista (RESEX); Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE); Floresta Nacional (FLONA); Refúgio da Vida Silvestre (RVS); Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS); e Reserva Biológica (REBIO).

 

14. (FGV 2019) Leia o fragmento a seguir.

“Um dos dilemas básicos do mundo contemporâneo é a problemática ecológica, especialmente o aquecimento global e seus desdobramentos imprevisíveis, que coloca em primeiro plano a consciência global das questões ambientais e, consequentemente, o questionamento do atual modelo social, especialmente em seu padrão econômico-energético e tecnológico”. Haesbaert, Rogério. Globalização e Fragmentação no Mundo Contemporâneo. Niterói: Eduff, 2013.

A relação entre a globalização e a problemática ecológica se insere como conteúdo no primeiro ciclo do ensino fundamental. Com relação aos temas de estudo que os professores de Geografia devem abordar nesse ciclo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) As questões relativas à presença e ao papel da natureza e sua relação com a ação dos indivíduos e da sociedade. ( ) As transformações que a natureza sofre por causa de atividades econômicas e que se expressam de diferentes maneiras no meio em que os alunos estão inseridos. ( ) A análise da conjuntura econômica e política do país e do mundo em sua relação com os processos dinâmicos da natureza atuantes ao longo do tempo e em variadas escalas.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

A) V – F – V.

B) F – F – V.

C) F – V – F.

D) V – V – F.

E) V – F – F.

 

15. (FGV 2019) A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas é um tratado ambiental internacional, assinado em 1992, que tem como objetivo estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em um nível que impeça uma interferência humana perigosa no sistema climático. Sobre as premissas do tratado, analise as afirmativas a seguir. I. A Convenção reconhece que a maior parcela das emissões globais, históricas e atuais, de gases de efeito estufa é originária dos países desenvolvidos. II. A Convenção admite que a parcela de emissões globais originárias dos países em desenvolvimento crescerá, para que eles possam satisfazer suas necessidades sociais e de desenvolvimento. III. A Convenção assume que a participação dos diferentes países, em uma resposta internacional às mudanças climáticas, deve ocorrer conforme suas respectivas capacidades e condições sociais e econômicas. Está correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.