+ 20 QUESTÕES SOBRE A REGIÃO NORTE I



    1. (Vunesp-2003) Dentre as principais atividades extrativistas brasileiras, destacam-se as praticadas nos seringais e castanhais. Assinale a alternativa que contém estados produtores, a região onde estão localizados e os respectivos produtos derivados.
    a) Acre e Pará, região Norte; borracha e óleo.
    b) Alagoas e Sergipe, região Nordeste; sisal e óleo.
    c) Maranhão e Piauí, região Norte; borracha e cereais.
    d) Mato Grosso e Goiás, região Centro-Oeste; leguminosas e tanino.
    e) Ceará e Rio Grande do Norte, região Nordeste; tanino e borracha.


    2. Durante o período de inverno, a massa de ar frio do Polar Atlântico (mPa) chega até a região Norte do Brasil. Assinale a alternativa que contém corretamente
    a denominação local desse fenômeno.
    a) Estiagem.
    b) Geada.
    c) ranizo.
    d) Friagem.
    e) El Niño.
     
    3. (Unirio) Sobre a Zona Franca de Manaus podemos afirmar corretamente que:
    a) seu parque industrial é dominado principalmente por modernas indústrias têxteis e alimentícias.
    b) seu projeto industrial tem como base a proteção tarifária e, em sua estrutura dominam os capitais internacionais.
    c) sua produção se destina basicamente a atender à demanda do mercado consumidor regional.
    d) mesmo caracterizando-se como um polo industrial, a zona franca não chegou a promover um processo de expansão urbana.
    e) domina a utilização de matérias-primas regionais atendendo às necessidades do mercado consumidor.
     
    4. (Fatec) A paisagem desta sub-região da Amazônia, em duas décadas, transformou-se. Várias construções foram realizadas: ferrovia, moderno terminal de exportação de minérios, represa para a produção de eletricidade. Até a segunda metade da década atual, tudo isso pertencia a um Projeto de uma companhia estatal. A paisagem continua a mesma, mas houve mudanças profundas no gerenciamento da empresa.
    O texto aplica-se à paisagem construída:
    a) no Amazonas, entre os rios Madeira e Xingu, onde a companhia mineradora americana United Steel Company tinha 49% das ações desse grande projeto, sendo os minérios exportados para os países industrializados pelo Porto de Ponta da Madeira, em São Luís do Maranhão.
    b) no Amapá, às margens do rio Jari, onde a Cia. Vale do Rio Doce construiu toda a infraestrutura para a exportação de manganês, minério raro no mundo, mas indispensável para a produção do aço.
    c) em Rondônia, às margens do rio Madeira, onde a Cia. Meridional de Mineração devastou a mata para extrair a cassiterita e transformá-la em estanho, necessário à indústria brasileira.
    d) no Sul do Pará, entre os rios Tocantins e Xingu, onde a Cia. Vale do Rio Doce, hoje privatizada, detém o monopólio da extração de vários minérios para exportá-los para Alemanha, Estados Unidos, Japão e outros países industrializados.
    e) em terras limítrofes entre os estados do Amazonas e do Pará, onde a extração da bauxita e a construção de barragens para a produção do alumínio transformou essa área em polo de atração para os trabalhadores amazônicos e nordestinos.
     
    5. Chamada região Norte ou Amazônica apresenta as seguintes características, quanto ao clima e a vegetação:
    a) clima equatorial, semiárido, índice pluviométrico de 300 a 600mm e uma vegetação densa e exuberante.
    b) clima equatorial superúmido, índice pluviométrico de 2.000 a 3.000mm e uma vegetação densa e exuberante.
    c) clima tropical superúmido, índice pluviométrico entre 300 a 600mm e uma vegetação pouco densa e formada de campo e cerrados.
    d) clima temperado superúmido, índice pluviométrico entre 2.000 a 3.000mm e vegetação densa e exuberante.

     

    6. Na região Norte o clima é muito quente e úmido, o que se deve a sua localização geográfica e a presença da:
    a) Floresta equatorial.
    b) Floresta tropical.
    c) Floresta subtropical.
    d) A caatinga.
    e) Ao cerrado.
     
    7. A Região Norte foi a mais transformada nas últimas décadas, seja no seu quadro econômico, seja em sua demografia e até na sua divisão administrativa. Grandes projetos, embora muitos dos quais severamente criticados pelos ambientalistas, produziram sensíveis mudanças na sua dinâmica espacial.
    Que afirmativa, entre as a seguir selecionadas, NÃO pode ser considerada como transformadora do espaço amazônico?
    a) As rodovias de penetração de sentido oeste-leste mudaram substancialmente o padrão do transporte na Amazônia, substituindo com eficácia a navegação fluvial.
    b) Registrou-se sensível alteração do padrão energético regional em face da construção de grandes usinas hidrelétricas, tanto na Amazônia Ocidental quanto na Amazônia Oriental.
    c) Ocorreu um crescimento na produção agropastoril, com maior produção agrícola na Amazônia Ocidental e criação de gado na porção oriental.
    d) Ocorreu um aumento significativo da produção mineral na Amazônia Oriental, inclusive com a construção de ferrovias para o escoamento dessa produção.
    e) Houve um sensível aumento na indústria regional, predominando, na Amazônia Ocidental, a produção de bens de consumo duráveis e, na Amazônia Oriental, a metalurgia.
     
    8. As afirmações a seguir referem-se à Região Norte do Brasil. Assinale a INCORRETA.
    a) A região tem exercido, nas últimas décadas, o papel de fronteira demográfica e econômica. Seus Estados apresentam as maiores taxas médias de crescimento populacional do país.
    b) As profundas transformações ocorridas na região, a partir da década de 1950, foram promovidas pelo Governo Federal, com o principal objetivo de integrar essa área ao contexto da economia nacional.
    c) Embora a maior parte da população indígena do Brasil viva nessa região, a intensidade dos conflitos agrários tem inviabilizado a demarcação das terras indígenas, o que explica a sua maior concentração na região Nordeste.
    d) Apesar de ser a região brasileira menos urbanizada na atualidade, a maior parte da população urbana está concentrada em um número reduzido de cidades.
    e) Os núcleos urbanos que surgiram nas proximidades das mais importantes jazidas minerais da região, como Porto Trombetas e Carajás, são planejados e dotados de uma moderna infraestrutura de serviços.
     
    9. Considere as seguintes afirmativas sobre os aspectos socioeconômicos da Região Norte do Brasil.
    I - Os investimentos feitos pelo Estado para desenvolver a Região Norte nos anos de 1960 a 1980 melhoraram substancialmente as condições sociais e ambientais da região.
    II - O desenvolvimento da Região Norte tinha por objetivo a integração da região ao país e a resolução da crise social gerada pelo excedente de mão-de-obra do Sul-Sudeste do País.
    III - O governo criou na Região Norte a SUDAM, Zona Franca de Manaus, Banco da Amazônia, Projeto RADAM e uma extensa rede viária.
    Sobre as afirmativas anteriores, pode-se considerar corretamente:
    a) apenas I é verdadeira.
    b) apenas I e II são verdadeiras.
    c) apenas II é verdadeira.
    d) apenas II e III são verdadeiras.
    e) apenas III é verdadeira.
     
    10.
     No Brasil, têm-se identificado focos de tensões em áreas indígenas, causadas pelo extrativismo mineral e vegetal, bem como pela invasão das reservas por posseiros para transformá-las em áreas agrícolas. O complexo regional e o Estado que centralizam o maior número de conflitos são, respectivamente,
    a) Nordeste e Rio Grande do Norte.
    b) Centro-Sul e Rio Grande do Sul.
    c) Amazônia e Pará.
    d) Nordeste e Piauí.
    e) Amazônia e Acre.

     

    11. (FGV) A ocupação e a exploração da região norte, durante a 1ª metade do século XX, pode ser explicada pelo grande fluxo de mão de obra migrante. Entre 1939 e 1945, com o Brasil envolvido, direta ou indiretamente, na II Guerra Mundial, ocorreu um forte afluxo de migrantes para a região norte, devido à necessidade da ampliação da extração de borracha.
    Em relação aos migrantes responsáveis pelo desenvolvimento da produção da borracha, é correto afirmar que:
    a) os gaúchos formaram a grande maioria dos migrantes da região norte;
    b) os paulistas buscaram um novo eldorado com a ocupação da região norte;
    c) a presença de nordestinos foi a marca desse processo em função da seca no nordeste;
    d) os catarinenses em busca de terras baratas formaram o grupo majoritário;
    e) a população mestiça prevaleceu, oriunda da região centro-oeste.
     
    12. (FUNDEP) Sobre o processo de ocupação da região Norte brasileira e sua integração às demais macrorregiões do país, assinale a alternativa INCORRETA.
    a) A criação da Zona Franca de Manaus e o desenvolvimento, na região, de uma indústria de enclave promoveram o crescimento da interdependência com o Centro-Sul do país.
    b) A implantação de grandes eixos rodoviários, durante o Governo Militar, permitiu fluxos de imigrantes, em particular do Sertão nordestino, o que contribuiu para uma redução do superpovoamento econômico nessa sub-região.
    c) A linha de fronteira amazônica, inscrita sobre um quadro natural de baixa permeabilidade, impõe-se, pelo uso de severas medidas de controle, como uma barreira à penetração de redes criminosas internacionais.
    d) Os esforços de ocupação do espaço regional promovidos pelo poder central, do Período Colonial até a República, tiveram em comum o objetivo geopolítico de manutenção da soberania política.
     
    13. (IDECAN) O Brasil é um país de baixa densidade demográfica e também apresenta uma distribuição muito desigual da população pelo território. Das áreas listadas a seguir, qual delas apresenta densidades inferiores a 3 hab/km²?
    a) Zona Cacaueira (BA).
    b) Grande parte do Amazonas.
    c) Encosta do Borborema, no agreste (PE, PB).
    d) Sul de Minas Gerais e Zona da Mata Mineira.

     

    14. (UFRR/2017 adaptada) O vasto território brasileiro é fortemente marcado pela presença de diferentes tipos climáticos. Embora a nomenclatura e a classificação desses tipos climáticos possam variar em razão de diferentes autores e bibliografias, podemos destacar que o clima presente na maior parte da região Norte do Brasil possui às seguintes características:
    a) Temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas durante todo o ano.
    b) Temperaturas elevadas com chuvas escassas e irregulares ao longo do ano.
    c) Temperaturas elevadas com chuvas escassas e irregulares ao longo do ano.
    d) Temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas durante todo o ano.
    e) Temperaturas elevadas com umidade durante todo o ano vinda do oceano.
     
    15. (UERR/2017) A reconstrução da BR-319, que liga Manaus e Porto Velho, e consequentemente, Roraima ao restante do país, fez com que os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA - simulassem diversos impactos ambientais de conectar Roraima à região. Atualmente a maior preocupação ocorre devido:
    a) A ligação da região do ‘Arco do Desmatamento’
    b) Ao aumento da frota de veículos
    c) Demanda por fiscalização na rodovia
    d) Estímulo ao turismo na região
    e) Aumento na arrecadação de tributos

     

    16. Na Região Norte, faz muito calor e chove o ano inteiro. É um território de grande vegetação. Qual é o tipo de clima nessa região e a vegetação predominante?

    a) Clima equatorial/Floresta Amazônica
    b) Clima tropical/Mata dos Cocais
    c) Clima equatorial/Mata Atlântica
    d) Clima tropical/Vegetação litorânea

     

    17. Apenas três estados nortistas possuem população superior a 1,5 milhão de habitantes, sendo, portanto, os mais populosos da região Norte.

    Indique o item que é composto por esses três estados.
    a) Roraima, Pará, Acre.
    b) Pará, Tocantins, Amazonas.
    c) Rondônia, Acre, Amapá
    d) Amazonas, Roraima, Tocantins
    e) Pará, Amazonas, Rondônia

     

    18 - A região Norte tem o maior território do Brasil, e é composta por 7 estados. Os estados que compõem a região Norte são

    a) Rio Grande do Norte, Amapá, Tocantins, São Paulo, Acre, Tocantins e Ceará.
    b) Ceará, Piauí, Rondônia, Amapá, Para, Amazonas e Roraima.
    c) Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins.
    d) Pará, Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Goiás e Piauí.

     

    19. (FEPESE) Analise as afirmativas abaixo sobre a Região Norte.
    1. É a mais extensa do Brasil.
    2. Abriga grande parte da população indígena do País.
    3. Uma característica marcante da região é a presença da floresta atlântica, que se estende por quase todo o seu território.
    4. A região distingue-se pelo clima quente e chuvoso, pelo relevo, em geral, de baixas altitudes e também pela grande quantidade de rios.
    Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

    b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

    c) São corretas as apenas afirmativas 1, 2 e 3.

    d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

    e) São corretas as apenas afirmativas 2, 3 e 4. 

     

    20. (UFMG) Durante o período de inverno, a Massa de Ar Frio do Polar Atlântico (mPa) chega até a região Norte do Brasil. Assinale a alternativa que contém corretamente a denominação local desse

    fenômeno:

    a) Estiagem.

    b) Geada.

    c) Granizo.

    d) Friagem.

    e) “El Niño”

      

    GABARITO
    1:A

    2:D

    3:E

    4:D

    5B

    6:A

    7:A

    8:C

    9:E

    10:C

    11:C

    12:C

    13:B

    14:A

    15:A

    16:A

    17:E

    18:C

    19:D

    20:D