---
     

    1. (UFMG/2007) As viagens espaciais conjuntas têm comprovado que as potências militares podem cooperar pacificamente nessa área. No entanto essas cooperações são fenômeno recente, pois, entre os anos 1950 e 1980, no quadro da Guerra Fria, prevaleceu uma competição acirrada.
    Considerando-se a corrida espacial travada, nessa época, entre os EUA e a URSS, é INCORRETO afirmar que
    a) as conquistas obtidas eram usadas na guerra de propaganda, a exemplo do que ocorreu com Iuri Gagarin, enviado em turnê mundial para divulgar os feitos da URSS.
    b) o propósito era conseguir superioridade científica e política em relação à potência oponente, sem, contudo, a intenção de usar as conquistas espaciais para fins bélicos.
    c) os investimentos dos EUA, na fase final da corrida espacial, se dirigiram para os ônibus espaciais, enquanto os da URSS se concentraram na construção de estações orbitais.
    d) os melhores resultados soviéticos alcançados nos anos 1950 foram compensados pelos norte-americanos com o projeto vitorioso de chegar primeiro à Lua.
     
    2. (PUC MG/2007) A corrida espacial no século XX levou o homem a transpor as fronteiras em direção ao espaço. Todas as afirmativas abaixo refletem os impactos dessa corrida, EXCETO:
    a) O consumo marcado por produção voltada para a indústria espacial e bélica e, depois, reinventada para a sociedade.
    b) A aliança entre ciência e governo nas sociedades capitalistas, em que os cientistas se tornaram funcionários públicos.
    c) O conflito velado entre Estados Unidos e União Socialista das Repúblicas Soviéticas, denominado Guerra Fria.
    d) O sonho dos homens por novos heróis e por expansão territorial, representado pelos astronautas e suas conquistas.
     
    3. (FGV/2010) Em 20 de julho de 1969, o mundo acompanhou maravilhado o desembarque dos astronautas da missão Apollo 11 em solo lunar. No dia seguinte, o jornal New York Times abordaria o evento de um ponto de vista exterior à humanidade, estampando poesia na primeira página: “Homens andam na Lua”. Algumas linhas abaixo, o jornal trazia a celebre frase pronunciada por Neil Armstrong ao pisar em solo lunar: “Um pequeno passo para um homem, um gigantesco salto para a humanidade”.
    Considerando o contexto mundial na década de 1960 e a chegada do homem à Lua, podemos considerar:
    I - A conquista da Lua e os consequentes avanços tecnológicos frutos dessa realização só podem ser compreendidos no contexto da Guerra Fria, período em que duas superpotências (EUA e URSS) lutavam pela hegemonia política e militar do mundo.
    II - Na verdade, a URSS não representou uma ameaça à hegemonia norte-americana durante a corrida espacial, uma vez que, nesse período, os soviéticos desenvolveram, em parceria com os EUA, as estações espaciais para pesquisa científica na órbita da Terra.
    III - Decididos a superar os soviéticos, os EUA criaram a NASA - Agência Espacial norte-americana – e cumpriram o desafio proposto pelo então presidente John F. Kennedy, de levar um astronauta até a Lua e trazê-lo de volta, em segurança.
    IV - Com o fim da Guerra Fria, os EUA e a URSS perderam interesse pela corrida espacial e passaram a priorizar a luta contra o terrorismo, principalmente após a invasão do Iraque e do Afeganistão e os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
    V - A corrida espacial teve início com o lançamento do Sputnik - primeiro satélite artificial da Terra – pela URSS, que, anos depois, mandou para o espaço o cosmonauta Yuri Gagárin, pioneiro das missões tripuladas.
    a) I e II estão corretas.
    b) II e IV estão corretas.
    c) II, III e V estão corretas.
    d) I, III e V estão corretas.
    e) Todas as afirmações estão corretas.
     
    4. (UEPB/2010) Em julho de 1969, uma nave espacial norte-americana pousava em solo lunar. A corrida espacial se iniciara na década de 50, quando os soviéticos colocaram o primeiro satélite artificial - Sputnik I – em órbita da Terra. Assinale a alternativa INCORRETA.
    a) As viagens espaciais trouxeram benefícios. As naves eram usadas como laboratório para se testarem materiais usados na Terra, como o velcro, a energia solar, a tecnologia digital e o sistema de telemetria.
    b) Seguindo a lógica da Guerra Fria, John Kennedy anunciou ao Congresso, em 1961, que os EUA enviariam um homem à lua, e o trariam de volta à Terra, até o fim da década para “não verem o satélite natural da Terra sob uma bandeira hostil e sim sob uma de liberdade e paz”.
    c) Custos altos e acidentes puseram em risco os voos espaciais. A NASA consumiu algo em torno de 30 bilhões no projeto da viagem à lua, o que levou Kennedy a propor ao líder soviético, Nikita Khrushchev, uma cooperação financeira entre as duas potências.
    d) Os EUA lançaram o Projeto Apolo para desviar a atenção da opinião pública internacional sobre a Guerra do Vietnã, que desgastava a imagem que os norte-americanos cultivavam de defensores da liberdade e da democracia.
    e) Ir à lua era primordial para os EUA, pois se equiparariam aos soviéticos, pioneiros na corrida espacial. Além do Sputnik 1, tinham lançado a cadela Laika (no Sputnik 2) e a sonda Lunik-2, além do feito de enviarem Yuri Gagarin, no Vostok-1, para um voo em órbita da Terra.
     
    5. (PUCCamp SP/2010) Na década de 1970, os conhecimentos adquiridos com a corrida espacial foram utilizados, principalmente,
    a) no desenvolvimento dos satélites artificiais que, nos dias atuais, servem a diversas áreas, como: telecomunicações, meteorologia e observação militar.
    b) no desenvolvimento de inovações tecnológicas responsáveis pela robotização de diversas áreas, como: as de bioquímica, de microeletrônica e de mecânica.
    c) na produção de artefatos bélicos capazes de destruir a humanidade, como a bomba atômica que destruiu Hiroshima e mísseis nucleares de longo alcance.
    d) no processo de produção de mercadorias que, nos dias atuais, proporcionam transformações técnicas e tecnológicas como as da indústria automobilística.
    e) na mecanização da produção de bens de base que, nos dias atuais, servem para libertar o trabalho da força braçal excessiva em diversas áreas industriais.

    6. (UNIMONTES MG/2005) Sobre a crise dos mísseis em Cuba, em 1962, é INCORRETO afirmar que
    a) foi responsável pelo afastamento de Che Guevara da cúpula do governo cubano, que discordava da solução dada pelos soviéticos a essa crise.
    b) foi um dos momentos em que mais se temeu o holocausto nuclear, devido à intransigência inicial das superpotências em negociar uma solução pacífica.
    c) serviu para demonstrar a submissão cubana ao governo de Moscou, já que Fidel Castro foi excluído das negociações.
    d) se deveu à descoberta, por aviões de espionagem, de plataformas para lançamento de mísseis de origem soviética em território cubano.
     
    7. (Mackenzie SP/2007) O episódio conhecido como “a crise dos mísseis”, de 1962, que pôs em grande risco a paz mundial, resultou da
    a) invasão do território sul-coreano pelo exército da Coréia do Norte, então apoiada pela União Soviética e pela China.
    b) intervenção militar realizada pela URSS na Hungria, com a ocupação de Budapeste e a deposição de I. Nagy.
    c) descoberta, pelos EUA, dos trabalhos de instalação de armas nucleares soviéticas em Cuba.
    d) ereção de um muro em Berlim, pelo governo comunista, dividindo fisicamente a cidade e a República Democrática Alemã.
    e) ruptura das relações diplomáticas entre a China e a URSS, em razão das acusações de “revisionismo” feitas pelo PCC a dirigentes soviéticos.
     
    8. (UFPB) Ao final da II Guerra Mundial, a derrota das forças do Eixo – Alemanha, Japão e Itália – e o enfraquecimento econômico, militar e político das potências, europeus levaram o mundo a um período de grandes transformações geopolíticas, especialmente, pelos Estados Unidos da América e pela então União Soviética. Esse processo de reorganização estendeu-se até o final dos anos 1980. Durante esse período, o mundo passou por vários momentos de tensão, colocando as forças armadas nesses dois países em alerta máximo, com a iminência de uma guerra nuclear.
    No âmbito da geopolítica mundial, é correto afirmar que, durante a chamada Guerra Fria, um dos momentos mais tensos entre Estados Unidos da América e União Soviética foi:
    a) A Guerra da Coreia, onde a porção norte, apoiada pelos Estados Unidos, invadiu a porção sul, apoiada pela União Soviética, causando a divisão do território coreano.
    b) A instalação, pela União Soviética, de mísseis balísticos de longo alcance nos países membros da OTAN localizados no leste europeu.
    c) A Guerra do Vietnã, onde a porção sul apoiada pelos Estados Unidos invadiu a porção norte apoiada pela União Soviética, ocasionando a divisão do território vietnamita.
    d) A instalação, pelos Estados Unidos, de mísseis balísticos nos países membros do Pacto de Varsóvia, localizados no oeste europeu.
    e) A instalação secreta, pela União Soviética, de mísseis balísticos em Cuba, país localizado no continente americano que se orientou para o socialismo.
     
    9. (IFMT 2014) Em 1962, o então líder soviético Nikita Kruschev, em represália à instalação de mísseis na Turquia, decidiu fazer o mesmo em Cuba, dando início à chamada “crise dos mísseis”, um exercício de força e de propaganda que, por alguns dias, deixou a humanidade à beira de mais um conflito mundial, desta feita com a possibilidade do recurso às armas nucleares de destruição em massa. Sobre o contexto da Guerra Fria, no qual esse episódio se insere, assinale a afirmativa correta.
    a) A retórica apocalíptica e o radicalismo político dos E.U.A. e U.R.S.S. impuseram uma série de escaramuças militares que envolveram diretamente as forças armadas desses dois países.
    b) O principal palco de luta das superpotências pelo estabelecimento de áreas de influência aconteceu na Ásia e na África com a dissolução dos antigos impérios coloniais.
    c) Os presidentes norte-americanos tiveram que combater uma forte oposição de cunho socialista no Congresso dos E.U.A. liderada pelo senador Joseph McCarthy.
    d) Em relação à América Latina, esse período trouxe o decisivo apoio norte-americano à implantação e manutenção de governos democráticos na região, como o de Salvador Allende no Chile e o de João Goulart no Brasil.
     
    10. (PUCRS 2004) A chamada "Crise dos Mísseis", de 1962, que levou as relações Washington - Moscou a um ponto crítico no contexto da Guerra Fria, foi resultante
    a) da aproximação entre o governo de Fidel Castro e a URSS.
    b) do escândalo político internacional conhecido como Watergate.
    c) do fim da política continental norte-americana da "Aliança Para o Progresso".
    d) da afirmação do stalinismo na política interna da URSS.
    e) do avanço do macarthismo no Congresso norte-americano.

     

    11. (UNIFOR CE/2003) Nos primeiros anos da Guerra Fria, os Estados Unidos difundiram vários discursos com a intenção de legitimar as ações do Estado e convencer a opinião pública acerca dos "perigos" da expansão soviética e consequentemente do socialismo. Sobre a Doutrina Truman, formulada nos anos que seguiram à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
    a) visava criar na população mundial um clima de terror em razão dos perigos do avanço do socialismo no território americano e do liberalismo no território soviético.
    b) almejava unir os países capitalistas e socialistas em torno de um único programa de desenvolvimento mundial e formalizar a Organização das Nações Unidas (ONU).
    c) ambicionava formar um bloco de países da Europa Oriental para lutar contra o avanço dos governos comunistas e socialistas e preservar as colônias da Ásia e da África.
    d) objetivava preservar a hegemonia mundial dos Estados Unidos, evitar o confronto entre os países capitalistas e isolar a União Soviética e seus aliados.
    e) buscava alternativas para acabar com a rivalidade entre os Estados Unidos e a União Soviética e, consequentemente, propor a "coexistência pacífica" entre as duas potências.
     
    12. (FGV/2008) Em 12 de março de 1947, em mensagem enviada ao Congresso, o presidente norte-americano Harry Truman, declarou que acreditava que a política dos Estados Unidos deve consistir no apoio aos povos livres que estão resistindo à subjugação por minorias armadas ou pressões externas. Esse é o ponto de partida da Doutrina Truman. Essa doutrina é reforçada em 1949, pois
    a) começam a Guerra do Vietnã e a revolução socialista na Mongólia.
    b) a Iugoslávia comanda a criação do Pacto de Varsóvia e eclode a revolução iraniana.
    c) ocorre a Revolução Chinesa e há o primeiro experimento nuclear bélico soviético.
    d) forma-se o Mercado Comum Europeu e Stalin é afastado do poder soviético.
    e) a União Soviética invade a Hungria e o Egito nacionaliza o canal de Suez.
     
    13. (FFFCMPA RS/2008) “Um dos objetivos primários da política exterior dos Estados Unidos é a criação de condições nas quais nós e outras nações possamos ser capazes de trabalhar por um sistema de vida livre de coerção. Esse foi um aspecto fundamental da guerra contra a Alemanha e o Japão. Nossa vitória foi obtida sobre países que queriam impor a sua vontade e seu modo de vida sobre outras nações. (...) Não poderemos alcançar, no entanto, nossos objetivos, a menos que sejamos capazes de auxiliar um povo livre a manter suas instituições livres e sua integridade nacional contra movimentos agressivos que buscam impor-lhes regimes totalitários impostos a povos livres, por agressão direta ou indireta, minam as fundações da paz internacional e assim a segurança dos Estados Unidos.”
    O trecho acima corresponde à Doutrina Truman, exposta ao Congresso norte-americano pelo Presidente em 12 de março de 1947.
    Sobre a Doutrina Truman, é correto afirmar que:
    I. Legitimava a intervenção norte-americana em países onde a “liberdade e a democracia” estivessem ameaçadas pelo “totalitarismo soviético”.
    II. Justificou a ajuda militar e econômica norte-americana para a Grécia e a Turquia.
    III. Foi criada a fim de conseguir apoio da opinião pública norte-americana para efetivar mudanças na Constituição que legitimassem a Guerra Fria.
    IV. Garantia aos Estados Unidos o retorno a uma política isolacionista, que permitisse o país se reerguer economicamente após a Segunda Guerra Mundial.
    Quais estão corretas?
    a) apenas I.
    b) apenas II.
    c) apenas I e II.
    d) apenas III e IV.
    e) apenas I, III e IV.

     

    14. (UNIFOR CE/2003) Nos primeiros anos da Guerra Fria, os Estados Unidos difundiram vários discursos com a intenção de legitimar as ações do Estado e convencer a opinião pública acerca dos "perigos" da expansão soviética e consequentemente do socialismo. Sobre a Doutrina Truman, formulada nos anos que seguiram à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
    a) visava criar na população mundial um clima de terror em razão dos perigos do avanço do socialismo no território americano e do liberalismo no território soviético.
    b) almejava unir os países capitalistas e socialistas em torno de um único programa de desenvolvimento mundial e formalizar a Organização das Nações Unidas (ONU).
    c) ambicionava formar um bloco de países da Europa Oriental para lutar contra o avanço dos governos comunistas e socialistas e preservar as colônias da Ásia e da África.
    d) objetivava preservar a hegemonia mundial dos Estados Unidos, evitar o confronto entre os países capitalistas e isolar a União Soviética e seus aliados.
    e) buscava alternativas para acabar com a rivalidade entre os Estados Unidos e a União Soviética e, consequentemente, propor a "coexistência pacífica" entre as duas potências.
     
    15. (FGV/2008) Em 12 de março de 1947, em mensagem enviada ao Congresso, o presidente norte-americano Harry Truman, declarou que acreditava que a política dos Estados Unidos deve consistir no apoio aos povos livres que estão resistindo à subjugação por minorias armadas ou pressões externas. Esse é o ponto de partida da Doutrina Truman. Essa doutrina é reforçada em 1949, pois
    a) começam a Guerra do Vietnã e a revolução socialista na Mongólia.
    b) a Iugoslávia comanda a criação do Pacto de Varsóvia e eclode a revolução iraniana.
    c) ocorre a Revolução Chinesa e há o primeiro experimento nuclear bélico soviético.
    d) forma-se o Mercado Comum Europeu e Stalin é afastado do poder soviético.
    e) a União Soviética invade a Hungria e o Egito nacionaliza o canal de Suez.
     
    16. (FFFCMPA RS/2008) “Um dos objetivos primários da política exterior dos Estados Unidos é a criação de condições nas quais nós e outras nações possamos ser capazes de trabalhar por um sistema de vida livre de coerção. Esse foi um aspecto fundamental da guerra contra a Alemanha e o Japão. Nossa vitória foi obtida sobre países que queriam impor a sua vontade e seu modo de vida sobre outras nações. (...) Não poderemos alcançar, no entanto, nossos objetivos, a menos que sejamos capazes de auxiliar um povo livre a manter suas instituições livres e sua integridade nacional contra movimentos agressivos que buscam impor-lhes regimes totalitários impostos a povos livres, por agressão direta ou indireta, minam as fundações da paz internacional e assim a segurança dos Estados Unidos.”
    O trecho acima corresponde à Doutrina Truman, exposta ao Congresso norte-americano pelo Presidente em 12 de março de 1947.
    Sobre a Doutrina Truman, é correto afirmar que:
    I. Legitimava a intervenção norte-americana em países onde a “liberdade e a democracia” estivessem ameaçadas pelo “totalitarismo soviético”.
    II. Justificou a ajuda militar e econômica norte-americana para a Grécia e a Turquia.
    III. Foi criada a fim de conseguir apoio da opinião pública norte-americana para efetivar mudanças na Constituição que legitimassem a Guerra Fria.
    IV. Garantia aos Estados Unidos o retorno a uma política isolacionista, que permitisse o país se reerguer economicamente após a Segunda Guerra Mundial.
    Quais estão corretas?
    a) apenas I.
    b) apenas II.
    c) apenas I e II.
    d) apenas III e IV.
    e) apenas I, III e IV.

     

    17. (UERJ/1995) A alternativa que melhor indica uma das causas que levou à crise da URSS, a partir da queda do Muro de Berlim é:
    a) os enormes gastos com a indústria de bens de consumo.
    b) as revoluções democráticas no Leste Europeu.
    c) o enfraquecimento da burocracia militar.
    d) o aprofundamento da crise econômica.
    e) o processo de reunificação alemã.
     
    18. (PUC PR/1999) Sob a liderança de Mikhail Gorbachev, a "perestroika" buscou criar nova economia na URSS e a "Glasnost" buscou abertura política. Desapareceu a URSS e foi criada a CEI (Comunidade de Estados Independentes).
    Na política externa, o resultado mais importante das reformas no Leste Europeu foi:
    a) o enfraquecimento da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
    b) o fim da Guerra Fria.
    c) a reestruturação do Pacto de Varsóvia.
    d) o aumento do poderio bélico americano com a "Guerra nas Estrelas".
    e) a militarização do Japão em função das ameaças da Coréia do Norte.
     
    19. (Mackenzie SP/2006) Como resultado das reformas realizadas por Mikhail Gorbatchev, a partir da metade da década de 1980, na URSS, pode-se apontar:
    a) o fortalecimento do PCUS na condução da política soviética, através da extrema centralização do planejamento econômico pela cúpula conservadora do partido.
    b) a abertura gradual e controlada da economia soviética ao mercado capitalista mundial, permitindo a entrada regulada de empresas transnacionais no país e buscando transferência de tecnologia.
    c) a estatização das empresas de mineração e bancos do país, que, apesar da revolução de 1917, não haviam sido nacionalizados, e que, por isso, permaneciam sob controle estrangeiro.
    d) o afastamento diplomático definitivo em relação aos EUA e, ao mesmo tempo, um revigoramento da corrida armamentista entre os dois países.
    e) a imposição do unipartidarismo aos países da chamada Cortina de Ferro, como forma de fortalecimento do bloco socialista.
     
    20. (UFRGS/2007) O colapso da URSS e do Leste Europeu, a partir da segunda metade dos anos 80, foi antecedido por diversos fatos que apontavam para o esgotamento do poder da liderança soviética e de seus aliados regionais e para a dificuldade em manter o controle sobre situações cada vez mais tensa.
    Entre esses fatos, pode–se citar corretamente
    a) o desgaste produzido pelas reivindicações do sindicato Solidariedade na Polônia e a invasão russa do Afeganistão.
    b) a queda do Muro de Berlim e a unificação da Alemanha ocidental e da Alemanha oriental.
    c) o processo de desintegração iugoslavo e o fortalecimento do poder instituído em Belgrado.
    d) a explosão de conflitos separatistas na Tchetchênia e na República moldava.
    e) a vitória soviética no embate econômico com os EUA e na corrida armamentista conhecida como “Guerra nas Estrelas”.
     

     GABARITO
    1:B

    2:C

    3:D

    4:D

    5:A

    6:A

    7:C

    8:E

    9:B

    10:A

    11:D

    12:C

    13:C

    14:D

    15:C

    16:C

    17:D

    18:B

    19:B

    20:A