1. Conforme os escritos sobre História da Música, na primeira metade do século XX, três correntes musicais obtiveram maior importância, sendo elas: Neoclassicismo, Dodecafonismo e Nacionalismo.
1. Propôs uma volta aos ideais estéticos do Classicismo e do final do século XVIII, uma música clássica.
A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
2. Sobre a história da educação musical no Brasil, é correto afirmar que o fundador do primeiro conservatório brasileiro de música no Rio de Janeiro, considerado o organizador do ensino de música em nosso país e autor do Hino Nacional Brasileiro, foi:
E) Domingos Caldas de Barbosa.
3. No contexto da história da música internacional, os autores contemporâneos relatam que, nos anos de 1970, houve uma divisão entre o pop e o rock, porém em alguns contextos musicais os nomes são intercambiáveis.
A) Punk.
B) Grunge.
4. Responsável por motivar as reflexões na educação musical contemporânea, para a escuta criteriosa e reflexiva, abrangendo em seu trabalho as muitas experimentações sonoras, incluindo ruídos e sons ambientais, e formas de escrita e leitura musicais que incluem sons além daqueles convencionalmente grafados.
A) John Payter.
E) Gertrud Meyer-Denkmann.
5. (AOCP) A música brasileira das décadas de 1920 e 1930 passou por grandes transformações. Nesse período, Heitor Villa-Lobos se consolidou como o mais representativo criador. Em relação Villa-Lobos, assinale a alternativa correta.
B) Em 1922, Heitor Villa-Lobos fez sua estreia oficial na Semana de Arte Moderna, em São Paulo. Sua música moderna foi vaiada e o evento foi um desastre para sua projeção internacional como um criador original pela fusão dos ritmos folclóricos e populares com a música erudita.
C) Heitor Villa-Lobos fundou e foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Música. Era membro da Academia de Belas Artes de Moscou e recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Paris.
D) O auge da criatividade de Heitor Villa-Lobos ocorreu na década de 30, quando deu início à série das nove “Bachianas Brasileiras”, suítes para diversas combinações de instrumentos que expressam a afinidade entre Bach e procedimentos melódicos e harmônicos da música popular instrumental brasileira.
6. Conforme os escritos sobre História da Música, na primeira metade do século XX, três correntes musicais obtiveram maior importância, sendo elas: Neoclassicismo, Dodecafonismo e Nacionalismo.
Sobre o Dodecafonismo, é correto afirmar que:
1- Propôs uma volta aos ideais estéticos do Classicismo e do final do século XVIII, uma música clássica.
A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
7. Sobre a história da educação musical no Brasil, é correto afirmar que o fundador do primeiro conservatório brasileiro de música no Rio de Janeiro, considerado o organizador do ensino de música em nosso país e autor do Hino Nacional Brasileiro, foi:
B) Francisco Braga.
D) Francisco Manoel da Silva.
E) Domingos Caldas de Barbosa.
8. No contexto da história da música internacional, os autores contemporâneos relatam que, nos anos de 1970, houve uma divisão entre o pop e o rock, porém em alguns contextos musicais os nomes são intercambiáveis.
A) Punk.
B) Grunge.
9. Responsável por motivar as reflexões na educação musical contemporânea, para a escuta criteriosa e reflexiva, abrangendo em seu trabalho as muitas experimentações sonoras, incluindo ruídos e sons ambientais, e formas de escrita e leitura musicais que incluem sons além daqueles convencionalmente grafados.
A) John Payter.
E) Gertrud Meyer-Denkmann.
10. (AOCP) A música brasileira das décadas de 1920 e 1930 passou por grandes transformações. Nesse período, Heitor Villa-Lobos se consolidou como o mais representativo criador. Em relação Villa-Lobos, assinale a alternativa correta.
GABARITO
6:C - 7:D - 8:A - 9:D - 10:D

0 Comentários